Enquanto o Datafolha extermina 800 mil manifestantes contra o lulopetismo em São Paulo, a Polícia Militar reitera: havia UM MILHÃO de pessoas nas ruas

Datafolha: credibilidade em risco, diante de evidências de que seu cálculo é ridículo para quem esteve na Avenida Paulista

Datafolha: credibilidade em risco, diante de evidências de que seu cálculo é ridículo para quem esteve na Avenida Paulista

A espantosa conclusão a que chegou o Instituto Datafolha — contra todas as evidências, inclusive o puro e simples olho nu — segundo a qual havia 210 mil pessoas na Avenida Paulista nos protestos de domingo contra o governo Dilma e o lulopetismo bateu de frente com a estimativa de 1 milhão de manifestantes, solidamente embasada em fundamentos técnicos, da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O Datafolha informou que não levou em conta as pessoas que estavam “nas adjacências” da Avenida Paulista — o que significa que seu levantamento vale tanto quanto uma nota de 3 reais, uma vez que dezenas de milhares de cidadãos se encontravam “nas adjacências” da Paulista por uma excelente razão: não cabia mais gente na avenida.

Se os critérios do Datafolha fossem utilizados nas colossais manifestações populares pelas Diretas Já, em 1984, os números seriam de um décimo daquilo que a História (e quem participou delas) registra.

A Polícia Militar, por meio de seu Centro de Comunicação Social, tomou a rara iniciativa de, defendendo seus números, contestar frontalmente os do Datafolha, expedindo comunicado em que diz: Polícia Militar de SP _ escudo“ESCLARECIMENTO

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, a respeito da grande manifestação popular realizada nesta data (15/03), na região da Avenida Paulista, ratifica suas estimativas de público em aproximadamente 1 milhão de pessoas, de acordo com a aplicação de sua ferramenta tecnológica “COPOM ON-LINE”, que utiliza recursos de mapas e georreferenciamento, baseadas nas imagens aéreas colhidas por um dos helicópteros Águias, determinando a extensão principal da manifestação, bem como, a ocupação das ruas adjacentes adotando como parâmetro de cálculo, naquele momento, de 5 pessoas por metro quadrado.

A estimativa, apurada por volta de 15h40min, considerou a extensão da Avenida Paulista, da Praça Oswaldo Cruz até a Rua da Consolação, considerando ainda, a ocupação das ruas adjacentes e paralelas, além do Vão Livre do MASP. (…)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

122 Comentários

  • BV

    Sabe por que o PT tem a maior rejeição nacional em Santa Catarina, e nunca ganham aqui no estado?

    Por comentários como este:

    Presidente do PT-SC ironiza manifestantes:

    http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/03/presidente-do-pt-sc-ironiza-manifestantes-4719243.html

  • Debora

    Mostramos ao mundo uma população até então desconhecida: Parabéns à classe média brasileira !!! Inteligente, educada e conscientemente politizada. Aviso ao PT: Este é só o começo, tá ?

  • Liz

    Protesto em Florianópolis ocorreu debaixo de forte chuva.
    https://www.youtube.com/watch?v=PQ6lQgx8qbg

  • silvando

    Seguidores ou partidários desse partido tem DNA, sempre surrupia alguma coisa.

  • David

    E principalmente a Folha está endossando em seu site esses 240 mil como absoluta verdade está sendo vergonhoso, fica uma mancha negra na reputação da Folha e seu instituto de pesquisa.

  • nimue

    Esse Data folha não vale nada desde das eleições.

  • Jean Paschalis

    Dilma vá embora
    Não queremos mais você
    Aproveita e leva o lula
    E os ********** do pt.

  • Ronaldo Braga

    Um novo governo precisa ser instalado
    A relação entre manifestante e policia ou guarda metropolitana, aqui em Salvador, foi tranquila e cordial, primeiro por que a policia veio para proteger tanto as manifestações, como para coibir a ação de intruso vermelho, caso algum ousasse infiltrar no meio pra bagunçar. Não encontramos nenhum obstáculo, muita gente, pelo menos quase doze mil pessoas, e a conversa era o fora Dilma e estamos cheio e enojados do Lula.
    Ontem em Salvador quebramos o Tabu Lula e o povo em peso gritou: Lula ****** seu lugar é na prisão.
    A verdade começa a aparecer e quando a verdade se instala a mentira é forçada a bater em retirada, a mentira não fica perto da verdade, morre de inanição, pois a verdade toma o corpo me a mente de uma forma total e fataliza uma ação em nome da ética e da honestidade.
    O Brasil sabe agora que seu poder é grande, o povo aprendeu que pode e deve lutar pelos seus direitos e que o PT não nenhuma intenção boa com o povo brasileiro.

    http://www.ronaldobragas.blogspot.com
    R.B.Santana

  • Osmar

    Basta comparar com os dados fornecidos pelo Datafolha em relação ao número de participantes na festa de final de ano, ou na parada gay, com o espaço tomado ontem pelos brasileiros direitos na Av. Paulista para saber que algo está muito errado na avaliação de 15 de março.

  • Laerte

    E na sexta-feira, quando a PM informou 9.000, o Datafolha encontrou 43.000. Com certeza o instituto contou as ruas adjacentes (da Paulista até…GUARULHOS)!!!

  • sergio cabral de carvalho, eng.

    No principio da tarde quando a Paulista já estava praticamente lotada o Metrô estava levando 4000 pessoa a cada 2 minutos. Isso significa que estavam chegando, fora os que iam a pé carro ou onibus, 240.000 pessoas só na próximas 2 horas. Isos nos conduz a imaginar realmente uma populaçao próxima de 1.000.000. Ou seja, assim como nas eleiçoes o Datafolha teve um comportamento muito estranho.

  • Maurício

    Ricardo
    O Mauro Paulino vai cobrar quanto por essa “ajudinha”, ainda que um pouco desastrada, mas uma “ajudinha” ao governo mais corrupto da história do mundo ocidental? Colocou os índices de popularidade de Dilma onde sempre, na realidade, estiveram e agora mostrou do que é capaz com seu cinismo. Certamente, vai cobrar mais caro.

  • Parabéns Setti!

    Muito bom o esclarecimento da Policia Militar de São Paulo. Estive na Paulista e a estimativa de 5 pessoas por metro quadrado é bem modesta. Nunca vi tanta gente em toda a extensão da avenida.

  • ivan

    Os “institutos de pesquisa” como o Ibope e Vox Populi estavam desmoralizados por sua falta de isenção. Agora o até então referencial DataFolha resolve se juntar a seus “cumpanheiros”. Realmente, o jornalismo independente está em extinção no Brasil.

  • RONALDE

    “Show da virada de 2015 leva 2 milhões para a Avenida Paulista e tem clima tranquilo”.

    A notícia acima foi extraída da FOLHA no dia 02/01/2015.

    Como que a PM estima a presença de 240 mil pessoas na avenida? A Paulista diminuiu de tamanho? A Paulista encolheu?
    O DATAFOLHA lulopetizou?

  • Paulo Marcelo Farias Moreira

    Um homem passando pela beirada dum açude se espanta com a quantidade de raposas que jura ali haver visto bebendo água.
    Proseia com a mulher.
    H-Pois foram 50 casais de raposas!
    M-Cinquenta???
    H-Uma meia dúzia de 8 ou 9…
    M-Nesse inverno tão brabo?
    H-Eram 3 raposinhas…
    M-Mas raposas só andam aos casais!
    H-Como disse, ia passando e vi 1 raposa …
    M-Sozinha???
    H-Mulher, eu só vi o vulto!

    ———–
    Assim, disseram para Dilma e para os petistas que só viram o vulto de manifestantes na Avenida Paulista ou na Praça Portugal, aqui em Fortaleza.

  • NELSON

    Esperar o que da DATAFOLHA? que credibilidade eles tem? Tem sido assim durante todo esse Governo. Uma vergonha. Um dia saberemos por que.
    O que importar é QUE FOI LINDO. FOI GRANDE. É O COMEÇO.

  • Na letra

    Como sempre, uma pesquisa, a serviço do “corruPTos”, as anteriores não fora diferente, a vantagem para paucos, felezmente, é melhor do que a cridibilidade

  • Luciana LB

    Quem estava lá sabe que havia no mínimo 4 pessoas por metro quadrado. Às 16h muita gente estava saindo por causa da chuva, mas estava chegando muito mais gente. Tanto é que o metrô teve que fechar as portas por excesso de pessoas. Se considerarem a rotatividade, deve ser mais que isso.

  • FORA BOLIVARIANOS !

    Todos sabemos quem é o UOL, faz tempo! Não surpreendem mais…
    Na última virada de ano na Paulista eles estimaram 2 milhões de pessoas, já ontem ‘meia dúzia de gatos pingados’!

  • Agenor

    Já não me impressiona a desfaçatez dos institutos Datafolha e Ibope, que na contramão da realidade, encenam este teatrinho macabro de sustentação das aberrações do PT. Lembro-me dos despropósitos e absurdos casuísticos promovidos pelo marqueteiro João Santana durante a campanha para presidente, tendo amarrados os tais Datafolha e Ibope que erraram feio as projeções de 1° e 2° turnos. O que se presencia no Brasil é o derrame de dinheiro público na defesa de um projeto de poder de uma esquerda mequetrefe, arrogante e fanfarrona na essência. Quem acredita no Datafolha? Quem acredita no Ibope? VERGONHA!

  • Marco Antonio

    Confiar em um instituto q coloca Portuguesa Paulista com Maior torcida do que o Fluminense,esse instituto deveria chamar ” Data Trouxa”

  • Cícero Adamantino

    Incrível o poder de dissimulação dessa gente. O “Datafaia” na manifestação patrocinada pela esquerda no dia 13 na Avenida Paulista, inflou seus números. A PM falava em 12 mil, o instituto em 41 mil. Estranho né? Agora com a participação maciça de brasileiros numa manifestação espontânea que fechou a Av. Paulista de ponta a ponta, a PM acertadamente defende com critérios a participação de 1 milhão de pessoas, e o “Datafaia”, 210 mil. Tá difícil.

  • Marcelo

    Será que tem algum empréstimo subsidiado do BNDES pra esse instituto?

  • Júnior - SP

    E agora depois que o bicho pegou, o Planalto através do seu marqueteiro oficial contrata os serviços do Datafolha e Ibope para medir a popularidade da Dilma. Bom, qualquer coisa acima de 7% de ótimo e bom será marmelada. Estamos de olho capetas.

  • Luciana

    É um absurdo o que o Datafolha fez. Já não chega os erros cometidos durante a campanha eleitoral em 2014?
    Devia se calar, ou melhor, deixar de tentar realizar este serviço. Porque passa a impressão de incompetência ou até algo pior, que nem vou citar.

  • ps

    Caro Setti, além do psol, a muito, sabemos que o tal datafolha tornou-se uma filial dos petralhas e que estão competindo, corpo-a-corpo, com o joão santana…

  • Meia Verdade

    A coisa esta tão feia que só vejo duas saídas….a renúncia de Dilma ou um pacto político nacional.
    1.- Somente 5 partidos
    2.- Um partido somente poderia governar por dois mandatos.
    3.- Um judiciário, PF e Ministério Público, eleito por eles, sem a “mão” partidária.
    4.- Somente 15 ministérios
    5.- Leis mais rígidas a políticos corruptos.
    6.- A saída de um político para outro partido, o tornaria inelegível para cargos…prefeito, governo e presidência, por dois mandatos.
    7.- Estatais presididas com independência partidária.
    __________________________________________________
    A poeira esta tão densa que a única sensibilidade que tenho é a auditiva…..”o soar das botinas”.

  • Jose

    Data folha deve ter ligação com o Lulopetismo?

  • Vera

    O esquerdismo emburrece, só pode.
    Não é possível que esse The Guardian ainda venha com essas visões rasas e distorcidas de elite branca e outros clichês démodé. Burrice.

    A sra. Cristiana Lobo na globonews com seu viés nitidamente pró governo (quando como jornalista deveria pelo menos se aproximar da isenção), disse que 50 mil pessoas na esplanada em Brasília nas manifestações não muda nada. Essa senhora está por acaso zombando da democracia?! É um acinte, burrice.

    E o Datafolha, incrivelmente cego não enxergou ‘um milhão’ de pessoas na av. Paulista! Emburrecida também?

    Eu, claro também estava lá! A sensação era de que havia milhões… a avenida não deu conta, absorveu ruas afluentes da avenida e a marcha nem pode ser seguida tamanha a quantidade de pessoas.

    Graças a Deus! O emburrecimento não chegou à maioria das pessoas de bem e que está bem lúcida para pedir o fim de uma era de incompetência do lulopetismo no país.

  • Meia Verdade

    A irresponsabilidade desses políticos, como um todo, esta levando a democracia ao abismo, e pior…sem volta.

  • Patética Folha!

    A FOLHA É O ÚLTIMO REDUTO PETISTA !!!
    PATÉTICO!!!! PERDEU A CREDIBILIDADE!!! PERDEU FOLHA!!!
    Ricardo Setti, porque a FOLHA de SP insiste na versão das 200 mil pessoas? Por acaso 200 mil não conferem legitimidade e credibilidade ao protesto “FORA PT” ??
    Que diferença faz qualquer número entre 200 mil e 1 milhão? Houve protestos em mais de 400 cidades brasileiras!!!!! Em Montes Claros (MG), que tem 390 mil habs., 40 mil pessoas (10% da pop.) foram às ruas!!!
    Mais de 3 milhões de brasileiros, direitos, saíram de casa para gritar “FORA PT!” !!
    A FOLHA É O ÚLTIMO REDUTO PETISTA! PATÉTICO!!!!
    PATÉTICO!!! PATÉTICA FOLHA! PERDEU FOLHA!!!

  • Karina

    Setti,

    Quero parabenizar você, e os colunistas de Veja por colaborar com a consciência política analisando os fatos, falando dos bastidores. Não só hoje, mas de sempre.
    Eu nordestina, aos 48 anos fui sozinha para o protesto na Av. Boa Viagem. Todos os meus amigos e familiares dizendo que era perigoso, que ia ter violência e eu me sinto realizada por ter ido, pintado a cara, cantado o hino nacional. Estou de alma lava e enxaguada como diria o famoso personagem.

  • Joao

    Esse Data Folha é produto PETISTA, ele acabou de comprovar que fora tendencioso durante as pesquisas realizadas no segundo turno de Dilma, “quando a candidata a Presidência disparou nas intenções de votos”; uma vez que os marqueteiros sabem que existe uma gama de brasileiros que votam onde a pesquisa de intenções de votos indicar. Porquê: grande parte dos brasileiros são ignorantes na política e acreditam nas manobras, inclusive, nas pesquisas mentirosas de DATA FOLHA.

  • ales

    O Metrô de SP não divulga o número de pessoas que passaram pelas catracas no dia 15/03, na linha verde? Não é possível saber? Se passar das 210 mil, o DataFolha mentiu.

  • Ismael Pescarini

    Fui à paulista carregando uma cartolina onde se lia: Chega de “Nós contra Eles”, Chega de PT. Fomos, eu e minha esposa, de metro desde a Vila Prudente. O metro estava lotado mais que em horário de pico de dia de semana. Ficamos em frente à FIESP, onde estava o carro de som do VemPraRUa e não havia nem como se mexer. Teve um momento em que até pensei em ir embora mais cedo pois me senti clautrofóbico, mas minha mulher me deu uma bronca, quase me chamando de frouxo, e disse que não arredava o pe´dali antes das seis da tarde. Pelo que vimos no face de amigos em outros pontos da avenida, estava tudo igual ou mais lotado. O datafolha está mentindo descaradamente.

  • Paulo Varela

    O Data Folha é um instituto sem credibilidade. Não é a primeira vez que seus cálculos estão completamente errados. Já fizeram o mesmo nas eleições. Não sei ainda poruqe falam em Data Folha.

  • verde amarelo

    Assistindo a Globo News ontem Cristiana Lobo, estava chapa branca de dar nojo, deu uma informação do Metrô que a cada 2 minutos desembarcavam 4 mil pessoas. Daquele momento em diante a impressão é que a jornalista tinha uma macaúva na boca, perdida em alto mar não conseguia ajustar as velas.

  • antonio

    e eu que pensava ser um jornal serio…que decepçao.

  • Marcos Pereira

    Pois é. Estive no Ato Cívico na Paulista. Interessante. Foi fácil constatar o motivo de insuficiência de espaço na Paulista: Muita, muita gente – cheguei a contar 6 por m2 – e a maldita obras, do ***** do haddad!

  • pensador

    A Folha definitivamente é ******** pelo governo. Fala que foram 210mil pessoas na Paulista. Sua pagina na internet nem menciona quantos foram. Uol que faz parte do mesmo grupo Folha, fala que foram 210mil pessoas na Paulista. Esse pessoal acha que o povo é bobo.

  • Bernardo Machado

    Grande Augusto, O Datafolha afirma que tinham 210 mil pessoas ontem na Paulista. Esse número corresponde a 3 Maracanãs cheios, uma vez que lá cabem 70 mil pessoas. Agora, faça uma simples comparação: Olhe uma foto da final da Copa do Mundo de 2014 e multiplica essa foto por 3x. Tenho certeza que na Paulista ontem haviam mais do que 3 Maracanãs cheios. OU, na final da Copa do Mundo de 2014 tinham 300 mil pessoas, ao contrario dos 70.000!

  • André

    Será que essa estimativa do Datafolha não foi encomendada por alguém interessado em diminuir a importância desse ato?

  • Fábio Silva

    Como um lugar com área de 117.000m2 (e olha que isto é contando do paraíso com os canteiros centrais que estão em reforma) pode comportar 1 milhão de pessoas? Sei que no curso de jornalismo não ensinam matemática, mas isto é regra de 3 simples, que aprendemos no primeiro grau. Faça as contas e verá quem tem razão nas contas. E coloque 4 pessoas por m2 (óbvio pelas imagens que lá tinha menos que isto) mas use esta medida.. Vai se surpreender, afinal, os números não mentem, seres humanos, sim.

  • Luis R N Ferreira

    A Folha, com a estratégia editorial de dar uma no cravo e outra na ferradura tentando parecer imparcial e isento, está se tornando um jornal sem credibilidade. O detalhe risível da estimativa foram os dez mil acrescentados aos duzentos mil para passar a ideia de rigor no método e exatidão absoluta no cálculo.

  • domenico

    Oh, cálculo fajuto ! A Av. Paulista, foi inundada por um mar verde-amarelo e o Datafolha quer enganar a quem ? Com certeza, haviam mais de 1 milhão de manifestantes !

  • Sergio Almeida

    Que coisa feia, Folha! Cadê sua explicação técnica? Ah, se excluiu a contagem das ruas adjacentes por que divulgou então um levantamento imperfeito? Seria melhor que ficasse sem divulgar sua contagem que, ao que tudo indica, foi feita da janela e a olho nu. Ficou claramente tendencioso.

  • J.B.CRUZ

    Este esclarecimento da Policia Militar, revela um engôdo em que os institutos de pesquisas nos forçou a “engolir” por mais de 10 anos; as pesquisas eleitorais, desaguando nas eleições presidenciais a possibilidade concreta de fraudes nas urnas eletrônicas..

  • Pedro

    Na Bahia nao teve contagem segundo a Policia (governador e PT) No Rio a polocia nao teve contagem(governador aliado do PT)

  • Chico

    Há muito que os números o instituto datafolha não vem batendo com a realidade dos fatos, foi assim nas eleições para governo paulista, bem como para presidente da república. Mas não vamos nos importar com coisas menores, o importante é que neste 15 de março de 2015 f milhões de brasileiros Brasil afora pediram o fim do governo dos trabalhadores (quadrilha), e fora sua boneca de bronze na figura de dilma rousseff. Quem trabalha e paga impostos neste país já está de saco cheio desta quadrilha que não aplica o dinheiro recolhido dos imposto na melhoria da EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA e INFRA-ESTRUTURA. Este dinheiro suado e arrecadado é na maior parte aplicado em contas fantasmas da quadrilha através de doleiros, em paraísos ficais bem conhecido como propino duto. Mas o importante é que o sons de revolta do povo brasileiro que saíram as ruas neste domingo 15/03/15 fizeram ouvir não só no Brasil como no mundo afora. FORA QUADRILHA petista, investigação, julgamento e condenação dos envolvidos. IMPEACHMENT JÁ!

  • Alessandra SP

    Setti
    Essa DATAFALHA é lamentável…
    A Paulista estava absolutamente tomada e tínhamos grande dificuldade para andar dada a quantidade de gente.
    Saímos para tomar água numa lanchonete próxima e nem conseguimos voltar para a Paulista. Por isso, ficamos na Rua Pamplona, cuja quadra próxima à Paulista estava lotada.
    E eles não consideraram o entorno ???????????????
    Risível.
    Boa PM !
    Abç

  • Debora

    Os institutos de pesquisas só não medem o grau em que o interesse próprio lhes distorce o próprio juizo. Só o que tem feito é violar as leis morais de um país inteiro.

  • irs

    Que beleza, toma Datafolha!
    O instituto de pesquisas que não se cansa de puxar o saco do PT, como pode isso, meu Deus! E se continuar pesquisando desse jeito, vai ficar desacreditado tanto quanto o partido dos trambiqueiros.
    Belo esclarecimento da PM em que ratifica o número de manifestantes de 1 milhão de pessoas com sua ferramenta tecnológica, e ainda, contesta o número do Datafolha que é muito abaixo, isso é uma falta de vergonha danada deste instituto. O importante é que nós brasileiros do bem, acreditamos no número da PM.

  • Edival Medeiros

    Não é só Instituto Datafolha que pode perder a credibilidade, o grupo todo corre este risco. É só ver as manchetes de hoje do jornal Folha de São Paulo, onde frases fora do contexto pinçadas em reportagens da imprensa internacional foram transformadas em manchetes,todas elas procurando minimizar os protestos do dia 15 e valorizar as manifestações do dia 13 a favor do governo composta de “militantes” remunerados.

  • Wake up

    DataBolha na certeza de que PTralhas e outras quadrilhas politicas sempre farão fluir os impostos pagos pelos pelos brasileiro para seu cofre, juga no lixo a coisa mais valorosa de um instituto de pesquisa, a CREDIBILIDADE.

  • Suely Epsztein Grynberg

    Como sempre a Folha de São Paulo e seu Instituto protegendo os Petistas. Parabéns à Polícia Militar do Estado de São Paulo por não deixar-se intimidar.

  • Kaleo

    Tamanho da avenida Paulista
    12m de largura e 2700m de comprimento.
    Contemos as calçadas e adicionemos mais uns oito metros (pra ser muito generoso)
    Total de 20m x 2700m
    Conta básica: 20×2700 = 54000m²
    Se tivesse um milhão de pessoas: 18 pessoas por metro quadrado
    Se tivesse 210 mil pessoas: 4 pessoas por metro quadrado.

    Qual é o mais lógico???

  • Milton Ribeiro

    O datafolha é tão eficaz, quanto às eleições em que errou em quase todos os prognósticos. Pena que parte da imprensa ainda se manifeste favorável a um governo corrupto e infame, como este. Infelizmente é o retrato do Brasil!

  • claudio

    muito bonito…. quando da micro passeata do pt eles contavam até formigas…

    que vergonha…

  • Fernando

    1 milhão só em S. Paulo…

  • Meira

    DATAFOLHA, não tem credibilidade, é ligado ao PT. Não é necessário. O Brasil inteiro viu.

  • Vilma

    Eu estava sob o vão livre do Masp e até acho que tinha mais de 5 pessoas por m²…

  • Sérgio de Mauro

    O DataFolha afirma que a lotação máxima da Av. Paulista é de 950 mil pessoas, conforme este trecho de uma matéria intitulada “Paulista reúne maior ato político desde as Diretas-Já, diz Datafolha” (15/03/15, 18:35h): Em estudo para reportagem da revista “sãopaulo”, da Folha, em 2011, o Datafolha estimou que “a área de 135,5 mil m² da avenida [Paulista] suportaria 950 mil em sua aglomeração máxima”. A respeito da manifestação de ontem, o DataFolha sustenta que houve aproximadamente 210 mil pessoas. Pois bem, ainda que aceitemos 950 mil como número máximo real, observem as fotos aéreas da Av. Paulista ontem, e respondam, DataFolha e petistas: onde seriam colocadas mais 740 mil pessoas, já que a avenida estava completamente tomada, inclusive as ruas adjacentes?!

  • pedrao

    Deve estar na época de renovação do contrato do Datafalha, com a turma da governanta ,para garantir o capilé oficial!
    Engana, que eu pago!
    Vendilhões da democracia!

  • Anônimo Paulistano

    A diferença entre o resultado obtido pela PM e pelo Data Falha: a primeira foi feita pelo helicóptero Águia e a segunda pelo drone alugado que caiu na cabeça de dois manifestantes.
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/212044-drone-contratado-pela-folha-cai-na-paulista-e-fere-duas-pessoas.shtml

  • Rodrigo

    Parabéns ao DataFalha por, mais uma vez, cumprir com louvor sua função de falhar em favor do governo.

  • Carlos Ramalho

    O deputado federal Romário (PSB) foi eleito com uma votação surpreendente para o Senado. Com 100% das urnas apuradas, o ex-jogador somou 4.683.963 votos ( a passeata do dia 15, foi calculada em dois milhões, em todo país, sendo um milhão só no reduto do PSDB/SP então era melhor o Romario fazer a passeata
    sozinho, pois representa mais do dobro de pessoas). Que fiasco.

  • ps

    Setti, veja como a madamA e sua turma (della) está famosa nos EUA : https://www.youtube.com/watch?v=3uxtctclq7w

  • LC

    Ricardo,
    Esta todo mundo revoltado e super decepcionados com o DataFolha…..
    Quem esteve na Paulista ou viu as imagens sabe que havia mais de 1 milhão com certeza……
    Porque esse instituto esta mentindo desse jeito?
    Já achei estranho o cáculo da marcha da sexta 13, quando 8 mil viraram 41 mil pela “nova metodologia” …..

  • alexandre fonseca

    Segundo a Folha, havia 2 milhões de pessoas na Paulista na virada do ano. Vejam as fotos e comparem com ontem. O que mudou de lá para cá? http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/01/1569435-virada-leva-2-milhoes-para-a-avenida-paulista-e-tem-clima-tranquilo.shtml

  • Paulista

    É impressionante como essa gentalha se vende, e não tem o menor medo de passar vergonha e cair em descrédito.
    Só mesmo analfabetos, que nem contar sabem, e tolos poderiam discutir com imagens.

  • Emília

    O Datafolha ainda está contaminado pela margem de erro das eleições. Está chamando urubu de louro…

  • Lupa

    Caro Setti
    Uma constatação bem simples: para o Datafolha eu valho 1/5 (1.000.000 equivalem na ótica obtusa do instituto a 200 mil). Assim, os assinantes que não cancelarem devem solicitar (exigir é meio fascista) a redução da assinatura da Folha (do mesmo grupo) para 1/5 do que cobram por inteiro.

  • Carlos Humberto Zanglionne

    Não vale nem a pena comentar sobre esse “instituto de pesquisas”, vendidos como todos os PTralhas.

  • rogerio

    Esse DataFolha deve produzir um número para agradar seus clientes e outro que eles guardam, levando em conta que são competentes e experientes em fazer pesquisas.

  • JB Figueiredo

    Cabe lembrar que as pesquisas da Datafolha e as urnas eletrônicas que podem ser fraudadas, não podem ser periciadas e foram administradas por uma empresa Venezuelana e validadas pelo Tofoli são responsáveis pelo que esta acontecendo na Terra Brasilis.

  • Costa

    O datafolha é do mesmo esquema do jornal Folha, que não passa de mais uma ferramenta petista….

  • Alex Arns

    O Grupo Folha acabou tendo êxito em sua intenção: Desviar o foco e diminuir a importância desse momento histórico. Se há controvérsias com os números, o menos relevante seria estampá-lo na capa. Essa atitude deixa claro que foi uma atitude muito bem pensada. Um dia lindo para o Brasil e vergonhoso para a Folha (e para o PT, é claro!). A Folha conseguiu fazer desse momento histórico um ato de militância política. Lamentável!
    .
    O fluxo foi constante. A quantidade de gente vai além da imagem estática. Há também as adjacências, o vão do MASP, o povo nas janelas etc. O número foi mais próximo de 1 milhão do que de 210 mil.
    .
    A Paulista nunca esteve tão lotada e com tanto fluxo. Era fácil de perceber isso. O Metrô teve de trabalhar em capacidade máxima e foi obrigado a fechar as portas em vários momentos. Se na manifestação de ontem tinha 210 mil, de onde é que o jornalismo tiras os 3 milhões da ‘Parada Gay’, os 2 milhões da ‘Virada’ etc. Nesses eventos sobra muuuuiiito espaço na Avenida, o que não foi o caso de ontem. Óbvio que os números da Parada Gay, por exemplo, sempre foram fora da realidade, mas também é fora da realidade concluir que ontem tinha “apenas” 210mil… E mais: Aqui em SP (creio que em todo o País), a maioria que ficou em casa pensa exatamente igual aos que estavam nas ruas. Isso é o mais importante, não adianta o jornalismo militante tentar amenizar a situação e desvalorizar o ocorrido nesse dia histórico.

  • marcos

    Esse é um “instituto” totalmente desacreditado, desmoralizado. Braço direito desse governo corrupto, pode começar a contar os minutos para igualmente desaparecer, para o bem da maioria da nação.

  • rodolfo

    O datafolha só mediu a paulista. Fofos eles?
    Dá uma olhada nisso daqui: https://www.youtube.com/watch?v=FnaRIoPOG3k&feature=player_embedded
    Só usando um “Neuralyzer” mesmo. Quem defende este governo deve usar um toda manhã para esquecer o escândalo do dia anterior

  • Pedro!!

    Datafolha e Folha de São Paulo viraram apêndices da Secretaria de Comunicação Social da presidência da República. Deveriam mudar logo os endereços da web para datafolha.gov.br e folha.gov.br.

  • Roger

    No Réveillon o público sempre é de aproximadamente 2 milhões segundo a PM. Se a PM é a mesma a AV. Paulista é a mesma, e ontem o público foi bem maior do que no Réveillon então como pode ser somente 210 mil?

  • Mairalur

    Não importa quantos houvesse, se 1 milhão de nossa PM, se os 210 mil da Folha. O que importa é que demos nosso recado, sem confusão, sem apelação. Até as revistarias da avenida estavam funcionando normalmente, pois sabiam que para lá iriam família, pessoas decentes. Os poucos que não o eram foram “catados” por nossa PM, como os tais carecas e uma mulher fortona, que vi sendo levada pela Rocha Azevedo, provavelmente pega tentando roubar alguma pessoa. A própria PM, em seu balanço, apontou um número mínimo de ocorrências. A um bobão que estendeu de uma janela, bem alta, uma bandeira vermelha, só foi feito um convite: pula, pula…

  • Nico

    Cópia do email que enviei ao ombudsman da Folha:

    Sra. Vera, bom dia.
    O Datafolha estimou em 210 mil o número de manifestantes no 15/03 em São Paulo, enquanto a PM estimou o mesmo público em cerca de 1 milhão. A Folha escolheu utilizar a estimativa do Datafolha em suas reportagens sobre o assunto. Como as estimativas da PM e Datafolha foram tão discrepantes e dada a importância dessa estimativa (foi ou não a maior manifestação democrática do Brasil?), penso que, para o bem da boa informação, a Folha deveria explicar detalhadamente em um artigo a parte o porquê utilizou uma versão em detrimento a outra. Senão, pontos obscuros continuarão a comprometer a credibilidade do Jornal sobre esse tema: por exemplo, como assim a estimativa do Datafolha não considerou as pessoas nas ruas paralelas à Paulista? Isso não seria uma prova de que os números do Datafolha são subestimados? Obrigado pela atenção e parabenizo a Folha por disponibilizar esse meio de contato.
    att

  • ForaPT

    militontos questionam a confiabilidade do software da polícia
    mas dizem amém para as urnas eletrônicas

  • ricardo

    A Datafolha errou por pouco. Havia na avenida, exatas 210.631 pessoas, sem contar os pipoqueiros e vendedores de garrafas de água.

  • Atentus

    O Grupo Folha e a Globo News já perderam, a muito, a credibilidades daqueles cidadãos mais instruídos, dos medianos restam apenas os desinformados, já os de viés esquerdista, atestam credibilidades apenas quando o “cálculo manipulado” é de seus interesses. Cancele sua assinatura e não faça mais publicidade nestes veículos de credibilidade zero.

  • elizangela

    Pior que medíocre foi o rosseto que não faço a minima questão de uma grafia correta, em seu pronunciamento ordinário ter falado “em especial as manifestações do dia 13 dão conta da necessidade e governo assim reconhece de ampliar o dialogo” para Dilma e PT as únicas manifestações de peso e relevância foi as realizadas no dia 13 com 12 mil só em São Paulo e 33 mil ao todo, as do dia 15 com 1 milhão só em São Paulo e 2,3 milhões na estimativa total segundo a PM vale menos que os da CUT, MST e afins demonstrando o mais completo desrespeito pelo povo brasileiro ele falou de violência, golpismo intolerância onde esse ******* viu esse topo de manifestação porque não foi nas do dia 15 que ocorreu de forma bela e maravilhosa de dar orgulho a qualquer Estado democrático povo descente+liberdade de se manifestar=a paz, ordem amor a democracia, esse povo tá brincando com a nossa cara e esse pronunciamento é prova disso vamos aumentar o numero de manifestantes as ruas para mostrar que o povo bota o povo tira não foi isso que o pilantra lula disse no impeachment do Collor vamos fazer as palavras dele as nossa, a final já diz o ditado pau que dá em em Chico dá em Francisco, ou seja, pau que dá em Collor dá em Dilma e no PT, porque a matemática do PT não é desse mundo como é que 33 mil vale mais que 2,3 milhões, só no inferno de onde eles saíram.

  • Darcy Nogueira

    A diferença entre 210 mil e um milhão é gritante. É meia ordem de grandeza no linguajar dos físicos e engenheiros. Precisamos tirar a limpo. A PM e o Datafolha precisam divulgar seus dados, principalmente o Datafolha que tem uma reputação como órgão de estatística a zelar. A PM faria bem em divulgar fotos de alta resolução das transversais e das extremidades da Paulista. Por enquanto, ambas divulgaram generalidades que não podem ser verificadas de forma independente.

  • TEODORO

    PANELA NELES!!!

    Oração da panela: santa panela que está na minha cozinha, santificado é o seu barulho, aqui na rua ou na minha laje…….

  • Valmir Peçanha

    A Dilma poderia contratar o pessoal do Datafolha para fazer o balanço da Petrobrás. O Prejuízo ficaria muito menor.

  • joao

    Ajuste de contas está na parte que o povo recebe e na parte que o povo paga. Mas não há ajuste na parte que o governo gasta.
    Fazer ajuste sem cortes na maquina estatal não é ajuste.

  • Alan XY

    Já pensou com toda essa gente haver black blocks infiltrados para baderna. A polícia não pode vacilar tem que atirar pra matar. Aliás, se b blocks a mando do PT forem escalados para melar a manifestação de 12/04 será o inicio da separação do Brasil. São Paulo arrastará uma penca de estados e aí sim a divisão que o Lula tamto prega ocorrerá de fato.

  • olavo

    simples, é que o pessoal da folha é tão cego e analfabeto quanto ao pessoal do PT que não sabem fazer conta de area ocupada pela população.

  • Kitty

    Bom e glorioso dia, caro Ricardo…O doce gostinho do dia “D” da democracia ainda persiste..estou feliz..podemos sonhar com um Brasil muito melhor. O povo, um pouco letárgico, finalmente, acordou e, comprovou que os que se acham intocáveis e acima do bem e do mal, são frágeis perante uma mega-manifestação do tamanho da que o mundo todo viu. O povo é quem manda e o verde-amarelo predominou..Dilma não teve a coragem de falar ao povo e, preferiu mandar o ministro da Justiça Cardozo e o ministro Rossetto para que digam nada que não soubéssemos..insistem na mesma ladainha e na tal Lei contra a corrupção’, reprisando o que prometeram em junho de 2013..e até aqui, nada..parole, parole, parole!
    Voltando ao tema dos números da Data Folha, a verdade acabou aparecendo e foi a PM que deu os números certos. Se fosse pelo instituto de pesquisa sempre favorável ao governo, seriam apenas uns gatos pingados..Datafolha está sendo desacreditada tanto quanto o PT, tapeação e manipulação de índices tem hora..institutos de pesquisas que se vendem, perdem credibilidade e para recuperar essa credibilidade vão ter que penar muito e, isso serve para o governo também..o povo está de olhos abertos.
    Gostei dos simples dizeres escritos em uma faixa que um jovem carregava: “Mãe, deixei o quarto bagunçado e fui arrumar o Brasil”. Um jovem de pele morena e roupas simples que foi lá de graça, para se juntar aos outros manifestantes para levar o seu protesto, independentemente de ser rico ou pobre..Comovente pela simplicidade dos dizeres, que tocou fundo o meu coração!
    Foi apoteótico..impressionante a quantia de pessoas na Avenida Paulista..mesmo, aqui em Jampa foi muito lindo..todo mundo de verde e amarelo, em forma ordeira protestaram, e com razão, contra a presidente Dilma e seu governo. Uma grande festa onde a democracia foi a estrela principal…Deu um nozinho na garganta com algumas lágrimas despontando, estou certa que ficará na nossa memória por muito tempo…///Um forte abraço amigo Ricardo.

  • Moacir 1

    Setti,
    Tomara que o Datafolha e a a Folha insistam nessa bobice e continuem enfurecendo a galera.Tomara que o Ibope me apareça com uma pesquisa onde a GovernantA tenha 40% de aprovação.Tomara que o PT continue em negação.Tomara que a PresidentA continue a dar seus tiros costumeiros nos próprios pés. Tomara que coloquem o Yousseff na CPI – durante 6 horas ininterruptas – repetindo que o Planalto sabia. Cumu é que é , cara-pálida? Quem sabia mesmo?
    O Lula, a Dilma, a Erenice, O Dirceu, a Gleisi, o Palloci …..
    Estão dizendo por aí que o Vaccari foi denunciado e o Duque encarcerado ,porque o Brasil , ontem, foi para as ruas.Lá fora só leio …OUT DILMA!
    Temos que continuar botando pressão!
    Quem sabe as ozupussissão saiam da janela e faturem algum? Quem sabe as ruas encontrem , finalmente, LIDERANÇAS?
    É bom suas excelências abstraírem que não existe espaços vazios em política.
    E last but not least , ontem eu perdi a voz.
    Foi de 7 a 1!
    Vambóra, moçada!Teclemos!As ruas começaram por aqui aqui!
    Abc

  • Angelo Losguardi

    Tudo completamente aparelhado. Ao menos, resolveram ir pro fundo do mar abraçados ao pt. Nota-se que eles já não tem mais o menor interesse em manter sua credibilidade ou parecerem neutros. Estão jogando no tudo ou nada. Isso confirma o que eu já sabia desses institutos de pesquisa há algumas eleições, seu aparelhamento ou comportamento mercenário. Num Brasil aonde o pt tenta corromper absolutamente tudo, nem é estranho. Mas é patético o ponto em que isso chegou.

  • waldir

    Como se dizia antigamente, vá para o raio que o parta. E suma daqui.

  • wilson

    Prezado Ricardo Setti,
    Gostaria de solicitar sua opinião sobre a discrepância nas fotos da parada gay na Av. Paulista e as fotos do dia 15 deste mês. A massa humana é muito semelhante para um número tão diferente. Na parada Gay havia 100 mil e na outra 1 milhão segundo a própria PM.
    Agradeço a gentileza da atenção.

    Não tenho condições de julgar as duas situações, embora confie nos critérios técnicos adotados pela Polícia Militar.

  • Alerta Brasil

    Não importa se um instituto em que ninguém acredita tente tirar o brilho de uma manifestação gigante como a de domingo.Importa que o que se viu em nosso País de Norte a Sul, mais de um milhão de pessoas ordeiras, alegres defendendo as suas reivindicações democraticamente em uma mistura de todas as raças, credos e classe social.Parabéns a Policia que deu toda segurança aos cidadãos de bem que ali se encontravam. Quem teme a Policia é marginal.

  • Ricardo Wagner

    O DataFolha repete a Globo das “Diretas Já’. Com a diferença que a Globo no começa não noticia os comícios e o DataFolha mente para cima e mente para baixo. Só que chegou num momento que a globo perdeu o medo e começou a cobrir a campanha. Será que o Datafolha tomará vergonha e passará a dizer a verdade. Basta olhar as duas fotos na própria capa da Folha [sábado e segunda] e ver a diferença. Na primeira ângulo fechado pq não tinha muito mais que mostrar.

  • Meia Verdade

    Não sei a métrica usada pelo datafolha, porém sempre tive como um instituto sério, assim como tenho pela PM.
    Apesar da distância dos números PM X Datafolha, temos de um lado 250 mil e do outro 1 milhão, em ambos fica evidente a representatividade desse protesto.
    Minha “métrica”, se assim posso chamar, são por dados passados(matérias) e oculares (fotos), se tivemos recentemente 1 milhão na passagem de ano lotando a av Paulista, comparando-se as fotos com as das manifestações do dia 15, acho que não foge muito desse número.
    “Da próxima vez vamos colocar catracas para ter acesso a Av. Paulista”, assim acalma os ânimos. kkkkkk

  • Sidnei

    Infelizmente este instituto de “pesquisa” perdeu sua credibilidade por completo, não basta-se tamanha estimativa furada, hoje 17/03 publicou que a grande maioria dos presentes no protesto estavam ali protestando contra a corrupção e uma “pequena” minoria pelo impeachment da presidenta Dilma. com estes fatos entende-se que esta instituição de pesquisa FURADA esta em total apoio ao governo petista. SIMPLESMENTE LAMENTÁVEL

  • Sonja

    Será que a direção do Datafolha está lá porque é parente do dono? Parece…
    São tantas bolas fora que fica-se com a impressão de que, quem a dirige, não tem a formação – ou o conhecimento – técnica necessária. Além disso, à moda da cérebro de ameba que esquenta a cadeira da presidência da república, não diz coisa com coisa…

  • jones

    um calculo simples:o data folha estimou 40 mil pessoas na sexta e 200 mil no domingo,significa que,com base no data folha a quantidade de pessoas do domingo era somente 5 vezes a mais que na sexta?
    é achar que todos são inuteis ao ponto de não conseguir fazer um calculo.
    então data folha,onde voces erraram na sexta ou no domingo?
    pois a conta não fecha.

  • Leniéverson

    Curiosamente, só ela usou este número, mas a Globo comprou, em parte, esses dados, que são risíveis de dar dó.

  • Rodrigo Perilo

    O problema não foi sinal nada, caiu do meu lado , o problema é que ele colocou uma bandeira do Brasil e ficava subindo e descendo com o drone e a bandeira enroscou nas hélices e caiu, é só ele olhar a bandeira , na hora voou pedaços da bandeira pra todo lado.kkkk.
    OBS: Não tinha sinal de celular de nenhuma operadora e nem wi-fi na Paulista na hora do protesto,”CENSURARAM” e o povo com medo da ditadura.

  • Rodrigo Perilo

    Se prepara que só começou 12/04 tem mais, vai ser maior.
    Cuidado Pholha vai morrer abraçada ao barba e sua quadrilha.
    FORA DILMA FORA PETE

  • Antonio Anício da Silva

    datafalsa mentiu demais. na realidade tinha 200.000+ 800.000 e mais um grande número

  • Ernesto Barros

    Na cobertura do Réveillon de 2015, a Folha disse que havia 2 milhões de pessoas na Paulista, segundo estimativa da PM.
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/01/1569435-virada-leva-2-milhoes-para-a-avenida-paulista-e-tem-clima-tranquilo.shtml
    Já na cobertura da manifestação de domingo, o jornal cita um estudo feito em 2011 para contestar o número da PM. Segundo este estudo, “a área de 135,5 mil m² da avenida [Paulista] suportaria 950 mil em sua aglomeração máxima”.
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1603271-paulista-reune-maior-ato-politico-desde-as-diretas-ja-diz-datafolha.shtml
    Primeira conclusão: quando o evento não é contra Dilma, Lula e PT, a estimativa da PM é válida. Segunda conclusão: a Paulista estica na virada do ano!

  • Carlos

    Se tinha 200 mil no Domingo, então proporcionalmente na sexta-feira tinham 950 pessoas.
    Datafolha – Vocês também foram comprados pela quadrilha como a OAB, a UNE e o STF ??????

  • João

    Em toda passeata, o cálculo da pm sempre subestima o número de manifestantes. No domingo, surpreendentemente, a pm do Alckmin superestimou o número de manifestantes. Na sexta, dia 13, os manifestantes fecharam uma via da av. Paulista. No domingo, foram duas. A pm calculou em 12 mil pessoas a manifestação de sexta (a CUT em 41 mil). Ou seja, segundo a pm, haveria quase cem vezes mais manifestantes no domingo do que na sexta (estimativa que coincide com a dos organizadores da passeata de domingo). Mas as fotos, comparando as manifestações lado a lado, deixam claro que isso não seria possível. Falta imparcialidade num dado técnico.

  • Luis

    O que é engraçado é ouvir o data-falha dizer que não cabem 1 milhão de pessoas na Paulista, quando na virada do ano disse que haviam 2,5 milhões !!!!!!

  • Marcio

    Datafolha por favor calcule minhas dividas!!!!

  • Ronaldo força

    No dia 12 de abril este número vai dobrar, pois o povo brasileiro acordou e não é bobo. Será como você diz Ricardo Setti, será uma bola de neve, até que esta corrupta e incompetente saia do governo com a quadrilha petista e o chefão Lula.

  • sergio machado

    vejamos o seguinte a av paulista tem 2.700mts de estenção po 50 de largura fazendo 135.000 m2 sendo que são 7 pessoas por metro2 para dar alotação de 950.000 pessoas sem considerarmos as adjacentes que estavam tomadas de pessoas passou muito acima de 1.000.000 pelo jeito como disse o amigo abaixo na próxima vas levar as catracas e mostrar que são mais de 1.000.0000 bem mais.

  • Maria Regina Fantini

    A Polícia Militar tem toda razão! Eu fiquei horas na Paulista e “adjacências” com um grupo de amigos e nunca vi multidão maior na vida. Como você bem diz, Setti, as adjacências que a Folha não contou estavam superlotadas porque não cabia mais ninguém na Paulista!
    Tiro no pé da Folha!

  • Marco Antonio

    Setti da pra acreditar em um instituto q em 2012 chegou absurdo de coloca Portuguesa Paulista na frente do Fluminense com maior numeros de torcedores,fala isso com toda liberdade ja q torço pelo Flamengo,esse Instituto deveria chamar “Data Trouxa”
    Qta sua saida do BLog,so lamento,desejo vc toda sorte,considero um Equilibrado e sabio Jornalista,comparo vc ao saudoso Comentarista da Palavra Facil Luis mendes e ao Joemir Beting,pautados pelo equilibrio e bom senso e etica acima de tudo,espero ve-lo em canal,midia,blog,boa sorte amigo,toma liberdade de te chamar de amigo,enfim se cuide.

    Ricardo Setti não está no momento na Redação. Mas deixou expressas recomendações para agradecer de coração manifestações como a sua.
    Da equipe de VEJA.com

  • David

    A única coisa que eu achei estranha foi pela primeira vez os dados da PM baterem com os dos organizadores da manifestação. Por razões óbvias sempre o cálculo dos organizadores é pra mais.

  • Eveline

    A única coisa que eu achei estranha foi que pela primeira vez o número da PM bateu com o número dado pelos organizadores do evento. Geralmente por razões óbvias, os organizadores sempre superestimam os números.

  • fpenin

    Setti,
    A história é dinâmica, um dia a verdade vem à tona. Admira-me que um dos mais importantes jornais do país embarque na canoa dos que se propõem a apedrejar a verdade. Vai acontecer o que ocoreeu com a Globo, que teve de reconhecer o seu facciosismo em relação aos governos militares. Pegou mal. Mas, como se dizia à antiga, nada como um dia atrás do outro.

  • andrade veiga

    Não publico em hipótese alguma comentários que defendam, estimulem ou mostrem tolerância com a ruptura da ordem constitucional.