ENQUETE: VOCÊ FICARIA SATISFEITO COM A ELEIÇÃO DE UM PAPA BRASILEIRO?

Dois cardeais brasileiros estão entre os favoritos a papa: Dom Odilo Scherer e Dom Jõao Braz de Aviz (Fotos: AP)

Dois cardeais brasileiros estariam, segundo vaticanistas, entre os favoritos a papa: Dom Odilo Scherer e Dom Jõao Braz de Aviz (Fotos: AP)

Cerca de 1,2 bilhão de católicos estarão acompanhando, a partir de amanhã, o conclave que escolherá o novo papa. No recinto solene da Capela Sistina, sob pinturas de Michelangelo, 115 cardeais dos quatro cantos do mundo se isolarão até decidirem quem ocupará a posição que Bento XVI deixou vaga.

Vaticanistas — os especialistas em acompanhar as atividades da Santa Sé — apontam entre os favoritos o cardeal Peter Turkson, de Ghana; o cardeal de Milão, Angelo Scola, da Itália e o cardeal brasileiro Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, são os mais citados. Na lista do colunista Caio Blinder, outro cardeal brasileiro figura entre os mais prováveis papa, em quinta posição, o cardeal João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília e integrantes de organismos da direção da igreja, no Vaticano.

Nossa pergunta de hoje é: Você ficaria satisfeito com a eleição de um papa brasileiro?

Então, chega de conversa: vão ali na coluna à direita desta, no local destinado às enquetes, e votem!

Se quiserem, comentem aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =

18 Comentários

  • Levi

    Sera que D. Odilo, eleito papa, poderia segurar essa mão sinistra do PT que tenta esganar o Brasil?

  • João Marcos

    Se isto acontecer o Lulla irá falar que foi ele que influenciou para eleger o Papa brasileiro, ele e a “cumpanheira” Dilma. E que o FHC nunca elegeu um Papa…

  • Arthur Lopes

    Depois do que acabei de ler no blog de seu chará, sobre a maior sauna gay de Roma, em cujo prédio moram nada menos que 18 cardeais, e custou cerca de 23 milhões de euros (provavelmente só a reforma), uma das “qualidades” do novo Papa no mínimo tem que ser a “CONDESCENDÊNCIA”, caso contrário não será votado.

  • ze do matogrosso

    ..seria a glória….para nóóósssaaa aaalllegriiiiiaaaa!!!….Habemos candidatos. PapaROSE, PapaVERBAS, PapaCARGOS, PapisANTA, PapaTUDO e os papa ratos-rabudos do Piaui. Afinal, DEUS é brasileiro, a vai andar no teleférico do alemão…

  • ze do matogrosso

    ..e o neymar não é candidato? prevaricou?…caiu…

  • alexandre fonseca

    O Brasil é um país curioso. Quase todas as pessoas que conheço são católicas. No entanto, conheço muito poucos católicos (a menos que para ser católico baste declarar-se católico, o que tornaria o catolicismo uma religião igualmente curiosa).
    .
    Se tivermos um papa católico, essa hipocrisia branda atingirá o paroxismo. Já posso até ouvir o Galvão Bueno: “É ele, é ele, o nosso Odilo SCHERRRRRERRRRRRR!!!!”

  • Ezequiel-SP

    Já pensou ?

    O astronauta brasileiro gastou 1 milhão prá plantar feijão no espaço e descobrir que as raizes cresciam ao contrário. Foi um auê só. Agora imagina papa brasileiro. “nuncanessepaiz tivemos um papa….”

  • Caio

    Os cardiais brasileiros são muito brandos com a Teologia da Libertação e com desvios doutrinários,então um papa brasileiro não seria uma boa coisa.

  • Observador100

    Caro Setti
    Infelizmente a Igreja Católica está “falindo”. Discussões sobre a cor da roupa e dos sapatos que Bento XVI deverá passar a usar, se o anel (aliás um tesouro) deve ou não ser destruído, são uma brincadeira de mau gosto, frente aos atuais problemas do mundo e das próprias religiões. O Vaticano com sua fabulosa fortuna comprova que a Igreja Católica realmente dá prioridade às coisas materiais em detrimento das espirituais. Nesta altura um Papa brasileiro não acrescenta absolutamente nada e só vai servir para inflar este nacionalismo basbaque tão comum por estas bandas
    abraço

  • Denes Lucas

    Sem dúvida, como uma uma das maiores populaçoes católicas do mundo, seria para o Brasil uma forma muito mais fácil de estar em contato com a Santa Sé, e com certeza o Brasil é um país onde a Igreja Católica reflete mais essa nescessidade.

  • Marilene L'Abbate - São Paulo

    O Brasil ainda não está preparado para eleger um Papa, pois necessita aprender a construir uma Verdadeira-Democracia. O Planeta Terra será mais feliz com o Cardeal Angelo Scola. Gesù Cristo è il Signore! ORO…

  • Jaine Silva

    Agradeço pelo espaço para falar de um assunto importante como este.

    Sinto me muito lisongeada em saber que entre os cardeias-eleitos, esta em destaque o brasileiro Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.

    Assim mostra que fomos vistos mais uma vez com bons olhos, isso reforça o quanto somos um país em destaque, não desmerecendo aos estejam cientes do que iram enfrentar e portanto, desejo imensamente que o nomeado papa no lugar de dirigente, pregador da paz e da solenidade exerça incasavelmente seu posto e tente resgatar para o nosso mundo o que nos falta a tão sonhada PAZ acabando com a diferenças, precipuamente, no que tange as religiões.

    Obrigada

  • moacir

    Prezado Setti,
    Infelizmente a canditatura de nosso grande Dom Odilo Scherer,dizem os jornalistas especializados em políticas vaticanas,é apoiada por
    Tarcisio Bertone,aquele senhor desagradável que fazia e acontecia na ex-Santa Cúria Romana.O dono da banda podre da Igreja.O traidor do Papa Emérito.
    O bandido do Vatileaks.Pois é.
    Dom Odilo teria trabalhado sobre as ordens do obscuro Bertone,por anos.E eles seriam amigos.Ou pelo menos conviveriam,numa boa.
    É difícil acreditar,a ser verdade essa capacidade toda de diálogo entre Scherer e Bertone,que a candidatura brasileira ao trono petrino,prospere.
    E mais,narrou o Il Messaggero,dia desses, um arranca rabo civilizado e cristão, entre os papáveis brasileiros aí em cima,durante uma das reuniões de preparação para o conclave.Dom João de Aviz cobrando transparência e providências tanto no IOR quanto na Igreja,e Dom Odilo defendendo a Cúria.Sei não…Acho que se não for Scola,será Turkson,Ouellet,Erdo,um dos cowboys,Dom João.Mas não Dom Odilo.
    Abraço

  • Felipe Goltz

    Boa noite, Ricardo

    O primeiro escrutínio foi finalizado hoje com uma torrente de fumaça preta tão intensa, que cheguei a pensar se a própria Capela Sistina não estaria ardendo em chamas. Brincadeiras à parte, preocupa-me, sim, o fato de Dom Odilo, homem ilibado e correto, quanto a isso não restam dúvidas, estar atrelado à Cúria Romana. Não sabemos ao certo o quão próximo o cardeal brasileiro está do tão mal falado ultimamente Tarcisio Bertone. Mas chama a minha atenção o perfil descortinado de um outro brasileiro, Dom João Braz de Avis, catarinense de Mafra, de origem muito pobre e com discurso muito semelhante ao do falecido João Paulo I, que ficou apenas 33 dias como pontífice. Dom Albino Luciani, dizem, estava prestes a fazer uma “limpeza geral” nos altos escalões da Igreja na época, e aqui estamos falando de 1978, quando morreu. De “morte morrida”, dizem os não-conspiracionistas. Outros, de “morte matada”. Ou melhor seria dizer, “morte envenenada”. Caso Dom João de Aviz torne-se o grande vencedor, e isso seria uma grande notícia, é bom que passe a tomar cuidado com Bertone e seus truques. Que contrate, sei lá, um provador de alimentos, por exemplo. Já seria um bom começo.
    Abraço,
    Felipe

  • marilena safadle

    Gostei do comentário do Zé do Matogrosso(22:29) e do Alexandre Fonseca.E pra mim tanto faz o papa ser brasileiro ou não.

  • Fábio Luís Inaimo

    Imaginem se esta pergunta fosse feita ao Lula; Vofceis fsabem , eu jva coloquei um posfte na previdênfia , jvá coloquei um posfte em fsao paulo, pra colocar agora maif um em Roma ficou Fafcil, asf zelitesf vão ter que engolir agora eu vou colocar um posfte lá em roma.

  • ze do matogrosso

    brigado. Pela fumaça da chaminé, o Seedorf do botafogo, foi eleito mas não toma posse pois é africano, de alma branca, viveu na Holanda, gosta de branca e joga no Brasil. Hoje tem nova rodada, se fumacê verde dá Gabeira, se vermeia ´é Lula ou pedro caroço. Renan e Temer naõ pronunciaram. Já o Barbosão, tirando as virgulas, *&#!..+@”**¨¨, perguntou: ” Cadê o Lawendosqui???”;…

    Seedorf não é africano, mas nasceu em Paramaribo, no Suriname, ex-colônia holandesa na América Latina. E,como tal, possui também a cidade holandesa.

    Abraços

  • moacir

    Setti,
    O La Stampa conta a história com mais detalhes..
    Dom João de Aviz,nas tais reuniões pré -conclave vinha cobrando de Bertone mais transparência no IOR,como noticiara Il Messaggero,no domingo.
    Na 2a feira,Bertone teria reagido,e acusado Dom João de ter vazado para a imprensa suas críticas.
    Dom João teria respondido que não vazara coisa alguma e que se houve vazamento este teria sido de responsabilidade da “organização”.Teria sido entusiasticamente aplaudido. Neste momento que Dom Odilo teria aparteado,defendendo a Santa Cúria.
    Embora a maioria acredite que ao tomar tal posição Dom Odilo prejudicou sua candidatura,outros são de opinião que ali,Dom Odilo abocanhou todos os votos situacionistas.
    A gente fica se perguntando como é que a imprensa sabe de tantas coisas sigilosas.Se questionando quem está vazando o quê e porquê.Esse conclave não me parece nada católico.Ou melhor,”lo Spirito Santo
    sofia certamente nella Sistina,ma è anche una questione di voti”…
    Se ao menos eu conseguisse saber quem é situação e
    quem é oposição,eu até que torceria por algum dos candidatos.Do jeito que anda a carruagem,me calo.
    Mas viva a oposição seja ela quem for! Avanti!
    Abraço