Image
No Aeroporto Kennedy, em Nova York, o Enterprise sendo retirado das “costas” do Jumbo que o trouxe de Washington. O ângulo da foto o ônibus espacial parecer maior do que o Jumbo. Na foto abaixo, porém, que mostra o Jumbo voando sobre Manhatta, tem-se a exata dimensão dos dois aparelhos (Foto: csmonitor.com)

Desde o dia 25 passado, o ônibus espacial Enterprise está em seu destino final — o Intrepid Sea, Air & Space Museum, um espetacular museu militar com centenas de aviões e outros artefatos espalhados pela coberta e no interior do desativado porta-aviões Intrepid, ancorado no cais 86 do Rio Hudson, no final da rua 46 Oeste de Manhattan, em Nova York.

O programa dos ônibus espaciais, que começou nos anos 70, foi encerrado em 2011.

Image
Vejam que bela imagem: o Jumbo conduzindo em seu dorso o Enterprise sobrevoa Manhattan (Foto: nypost.com)

O Enterprise já estava aposentado desde 1984. Foi exibido em vários lugares do mundo e em muitas cidades dos Estados Unidos. Depois, de sua base normal no Cabo Canaveral, na Flórida, a NASA primeiro levou-o para o espetacular Air & Space Museum da Smithsonian Institution, em Washington, até que o ônibus espacial finalmente foi doado ao museu do Intrepid e conduzido, nas “costas” de um Jumbo, até o aeroporto Kennedy, em Nova York.

Embora situado a minutos das áreas de Manhattam onde passam milhões de turistas, muita gente que conhece Nova York há anos nem sabe que o museu existe.

Image
O Entreprise já colocado no convés do desativado porta-aviões-museu “Intrepid” (Foto: cockpitusa.com)

O vídeo que vocês poderão ver abaixo mostra, em apenas 1 minuto e 5 segundos, uma operação que durou horas, no aeroporto Kennedy, em Nova York: a de retirar, cuidadosamente, o Enterprise das “costas” do enorme Jumbo — a Shuttle Carrier Aircraft da NASA, um dos Boeings 747 que transportavam os ônibus espaciais de uma base de lançamento a outra nos Estados Unidos — para que ele fosse transportado até uma barcaça no Hudson que o levou ao museu-porta-aviões.

Não foi tarefa simples: o Enterprise, de 56 metros de comprimento, pesa, vazio, 78 toneladas.

Confiram:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 6 =

TWITTER DO SETTI