Image
Álvaro Dias (PSDB-PR) foi o senador proporcionalmente mais votado do país e de todos os tempos. José Serra (PSDB-SP) alcançou o maior número de votos. Bezerra Coelho foi o segundo em votação proporcional. Romário bateu um político tradicional e Anastasia ganhou fácil em Minas um pleito em que o candidato a governador naufragou (Fotos: Pedro França/Agência Senado :: Andréia Copini :: Fabio Pozzebom/ABr :: Ailton de Freitas/Agência O Globo :: Carlos Alberto/Imprensa MG)

No amplo noticiário sobre os parlamentares eleitos no domingo, 5, houve destaques — merecidos, logicamente — para a espetacular vitória do ex-governador de São Paulo José Serra sobre o petista Eduardo Suplicy, há 24 anos no Senado, que parecia imbatível e terminou massacrado pelo adversário tucano: com 11,1 milhão de votos, o ex-presidenciável do PSDB obteve quase o dobro dos sufrágios atribuídos a Suplicy.

Igualmente houve destaque para a esplêndida vitória do deputado federal e ex-craque Romário, eleito senador pelo PSD do Estado do Rio contra um político de peso, o três vezes prefeito da capital, ex-deputado federal, ex-secretário da Fazenda e atual vereador Cesar Maia (DEM), por 4,6 milhões de votos contra 1,5 milhão. O mesmo se pode dizer do ex-governador tucano de Minas, Antonio Anastasia, que, diferentemente do candidato do PSDB a governador do Estado natal de Aécio Neves, Pimenta da Veiga, não apenas não naufragou como foi guindado ao Senado com 5,1 milhão de votos — 1,5 milhão à frente do empresário Josué Alencar (PMDB), filho do falecido ex-vice-presidente José Alencar.

Mas há que se ressaltar um feito fora da curva: a maior votação proporcional da história da democracia pós-1946 alcançada no Paraná pelo senador Álvaro Dias (PSDB), que se reelegeu com o fabuloso índice de 77% dos votos válidos, deixando longe, em percentual, todos os outros 26 senadores eleitos.

Dias, ex-governador do Paraná e que até alguns meses antes do pleito não contava com a menor simpatia do governador tucano Beto Richa, a ponto de ter pensado em deixar o partido, obteve o reconhecimento do Estado — onde o PT perdeu cinco das seis últimas eleições presidenciais, desde a volta do voto direto para o Planalto, em 1989 — por sua atuação como a voz mais forte da oposição ao longo de todo o mandato da presidente Dilma, como líder e, atualmente, vice-líder da bancada tucana.

O campeão na eleição para o Senado foi seguido de perto, na votação proporcional, pelo aluvião com o qual o ex-ministro da Integração Fernando Bezerra Coelho (PSB) e ex-secretário do Desenvolvimento Econômico do falecido governador Eduardo Campos sepultou o ex-prefeito petista do Recife, João Paulo: Coelho, de tradicional família de caciques pernambucanos, obteve 64,4% dos votos válidos — 30 pontos percentuais mais do que o candidato de Lula e Dilma.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − treze =

19 Comentários

cida valente em 14 de outubro de 2014

grande trabalhador

anonimo em 11 de outubro de 2014

sempre foi coerente com seu discurso de oposição. não fez oposição meramente por fazer mas sempre com conteudo . sempre foi firme na sua postura e sempre na mesma linha. nunca mudou de lado

Anderson Sacramento em 11 de outubro de 2014

Parabéns Senador Alvaro Dias pela excelente votação como reconhecimento de seu árduo trabalho oposicionista no Senado Federal e parabenizo tbém o povo paranaense pela inteligência política e visão atenta aos fatos que ocorrem no cenário político nacional.

PEDRO P. CAMPOS em 10 de outubro de 2014

Se eu estivesse na pele do criador da criatura Dilma,mais conhecido como LUIS INÁCIO "LULA" DA SILVA, diante de tantas denúncias de corrupção, entraria IMEDIATAMENTE no PROGRAMA DE DELAÇÃO PREMIADA .

RAFAEL ESCOLÁSTICO FONSECA em 09 de outubro de 2014

As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web. Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo? 99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas. Peço que você faça o mesmo das próximas vezes. Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm Obrigado

Hellena em 09 de outubro de 2014

Grande Álvaro Dias!!!

Carlos Vieira em 09 de outubro de 2014

O senador Antonio Anastasia eleito ao Senado por ampla maioria, tirando do páreo Josué Alencar apadrinhado de Lula, eh um dos homens mais respeitados de Minas, seja por sua cultura e seu saber jurídico. Fez um grande Governo Minas e eh amigo e um dos braços direito do futuro Presidente.

Blindado em 09 de outubro de 2014

Um estadista.é como o vejo sempre que fala, defendendo o Brasil e apontando as negociatas e seus malfeitores; sendo direto,olho no olho, sem medo e sem ódio.Gostaria muito que após o governo de Aécio,tivéssemos o Álvaro como candidato a presidente e Aécio como vice;aí poderíamos tratar das feridas do nosso Brasil aflingidas por esse ********** que estão atualmente no poder.

marize em 09 de outubro de 2014

Duro é ver esse ******** do Romário, ser eleito senador. Isso para mim, é pior do que PT, ganhar as eleições.Meus Deus!!! Carioca é um povinho *******.Só falta agora eleger as milicias evangélicas.

ze do matogrosso em 08 de outubro de 2014

...parábens ao paulista alvaro dias pela excelente votação no parana. Sem qualquer demérito, ao excelente povo paranaensse, fizeram uma boa escolha. O senador é combTIVO, coerente, de principios e digno. Parábens paraná. Se fosse aqui no MT, també, seria eleito e nos orgulhariamos.

ivone prado dias ayres em 08 de outubro de 2014

Orgulho de ser paranaense e de Londrina, origem política do senador Álvaro Dias! Um político honrado, de princípios éticos e de grande sabedoria, exercendo anos a fio uma difícil tarefa: defender o Brasil. Ser oposição no Senado, quando muitos se acovardaram em inúmeras situações críticas; ser a voz altissonante como nosso representante na Câmara Alta, apesar de solitária, recebe agora o reconhecimento dos eleitores, notadamente paranaenses, do esforço hercúleo de ser correto, ético e combativo, além de educado e civilizado. Parabéns senador Álvaro Dias ! Gratidão! O Paraná é um Estado tão generoso e aberto a brasileiros de toda parte que sem o menor problema elegeu como seu governador um paulista, como é o caso do senador Álvaro Dias, depois eleito e reeleito senador, que vai agora para seu quarto mandato (não consecutivo). Um abração

Maria Luz em 08 de outubro de 2014

Alguém pode informar o que o Romário fez , faz no Senado? Ele entende é de futebol, não de política. Romário não faz nada no Senado, por ora, Maria Luz, porque ele acaba de ser eleito. Ele é atualmente deputado federal, e vem merecendo elogios por sua atuação nesses quatro anos de mandato: dificilmente falta a uma seção, participa de várias comissões da Câmara dos Deputados, tem sido muito ativo em temas ligados a deficientes físicos -- ele foi levado a se interessar pelo assunto devido a sua filha caçula ter nascido com a Síndrome de Down -- e a esportes. Apresentou vários projetos e é respeitado por deputados sérios. Pessoalmente, não gosto muito do jeito de ele se comportar, mas a verdade é esta que lhe passo em poucas palavras. Abraço

Cleber em 08 de outubro de 2014

Qualquer paranaense que tenha mais de 35 anos vai confirmar isso: O Álvaro Dias foi o melhor governador que esse estado já teve, fez em um mandato muito mais que Lerner em dois e Requião em três. Sem falar que ele é o único senador paranaense que faz aquilo que todo senador devia fazer: Fiscaliza o executivo e não tem medo de criticar o que vê de errado.

Paulo/Curitiba em 08 de outubro de 2014

Álvaro Dias é um orgulho para o povo do Paraná.

Aureliano Junior em 08 de outubro de 2014

Desconsidere meu comentário anterior. Não há nada para corrigir.

Felipe Biancarelli Cunha em 08 de outubro de 2014

Grande figura, o senador Álvaro Dias. Sou do Paraná, tenho orgulho de tê-lo como representante. Toda a minha família votou nele.

Karin em 08 de outubro de 2014

Tenho orgulho de ser paranaense quando assisto o Senador na tribuna. Espero que o PSDB saiba dar o devido valor a este homem que por muito tempo foi um dos poucos oposicionistas de fato ao Governo corrupto e incompetente do PT. A sua fala é direta e pautada em fatos, bem como as suas ações são coerentes.

Cidadão Quem em 08 de outubro de 2014

O Álvaro Dias é um grande senador. Realiza trabalho irretocável no Congresso Nacional.

Franklin Saldiva em 08 de outubro de 2014

O senador é meu ídolo. Votação merecida!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI