Por Daniel Setti

Na semana em que os atentados de 11 de setembro completam 10 anos, o Música no Blog não passa ileso à data, trazendo a este espaço alguns dos momentos em que a tragédia de Nova York esbarrou no mundo da música. A relação completa você pode conferir a partir de sexta-feira no blog Lá Vem o Mala da Lista.

Image
Steve Reich: obra inspirada em tragédia que acompanhou de perto

O músico minimalista novaiorquino Steve Reich, 74, a quem o jornal The New York Times já chamou de “o maior compositor vivo”, lança no próximo dia 20 um disco baseado nos atentados de 11 de setembro de 2011. A versão digital já está disponível hoje nos principais sites de venda online e na página da gravadora responsável, Nonesuch.

WTC 9/11 é assinado por Reich em colaboração com seus velhos amigos do Kronos Quartet, grupo norte-americano formado por dois violinistas, um violista e um violoncelista conhecido por dezenas de projetos relacionados a diversos tipos de música (já gravaram de tango a jazz).

As cordas do Kronus dividem espaço com gravações de diálogos reais entre pessoas que viveram os atentados de perto, algo que caracteriza a obra de Reich. Pertencente à safra de compositores modernos ligados ao minimalismo – o mais famoso é Philip Glass -, Steve Reich é precursor de diversas técnicas musicais muito em voga atualmente. Entre os quais, o sampling e o phasing (repetições contínuas de camadas de sons até que saiam de sincronia para formar novos ruídos ou melodias).

O álbum se divide em três partes, sendo a primeira, “WTC 9/11”, a mais relacionada com a tragédia, que o músico viveu na pele. Filho, nora e neta de Reich estavam em seu apartamento a quatro quadras do World Trade Center quando as torres foram atingidas pelos aviões. Felizmente, ninguém da família saiu ferido. Mas o trauma ficou. “Para nós, o 11-9 não foi um acontecimento de mídia”, diz.

Como no caso do The Coup, o disco também teve sua capa original alterada de última hora. Inicialmente, seria esta abaixo.

Mas, diante de severas críticas por “falta de sensibilidade” que passou a receber quando o projeto gráfico foi divulgado, o autor voltou atrás e escolheu esta outra.

Para escutar WTC 9/11 na íntegra ou trechos das faixas, clique aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 19 =

1 comentário

Reynaldo-BH em 06 de setembro de 2011

Daniel, sei que o foco, esta semana, está no 09/11. E nas ligações musicais que vem daí. Mas, te envio um link com uma cantora que ainda não vi por cá listada. Mônica Salmaso. A interpretação dela para BEATRIZ é antológica. Chega a ser emocionante. De verdade. Grande abraço. http://www.youtube.com/watch?v=zie5paDsUBg Caro Reynaldo, obrigado mais uma vez. Abraço Daniel

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI