Image
Xi Jinping, já eleito presidente em novembro passado, dirigindo-se ao Congresso Nacional do Povo da China: combate à corrupção atingiu a CNPC, gigante petrolífera que fatura quase meio trilhão de dólares por ano e é sócia da Petrobras na exploração do campo de Libra, a maior reserva descoberta até hoje no pré-sal (Foto: AFP / Getty Images)

O assunto passou praticamente em branco no avassalador noticiário sobre o recente leilão para exploração do campo de Libra, a maior reserva de petróleo na camada de pré-sal descoberta até hoje. Mas o fato é que uma das empresas integrantes do consórcio vencedor, a gigantesca estatal chinesa China National Petroleum Corporation (CNPC), está sendo alvo da mão de ferro contra a corrupção que o novo presidente da China, Xi Jinping, anunciou ao tomar posse, há um ano.

Um colosso que fatura quase meio trilhão de dólares por ano e comanda uma rede de subsidiárias, a CNPC é um dos esteios da economia chinesa e virou alvo do presidente justamente pelo seu porte — e, claro, pelo que ocorria lá dentro.

Quem achava que a campanha de Xi tinha efeitos propagandísticos passageiros surpreendeu-se quando o presidente, depois de formalmente ouvido o órgão de controle e disciplina do Partido Comunista Chinês, mandou afastar da CNPC alguém que era mais do que um chefão da empresa, mas também uma figura em ascenção na complexa política chinesa — o vice-presidente da companhia,Wang Youngchun, assim como o vice-presidente da PetroChina, uma filial da CNPC, Ran Xinquan, e mais dois altos dirigentes – todos eles da mesma forma dinamitados dos cargos que ocupavam no Partido.

china national petroleum corporationA chacoalhada na empresa que detém 10% do consórcio vencedor do leilão de Libra já era esperada por conhecedores da política chinesa desde que, em um corta-cabeças anterior, caíra Jian Jieming, justamente diretor do órgão encarregado de supervisionar as enormes empresas públicas chinesas.

Como de hábito no fechado regime chinês, o governo não divulgou os motivos concretos dos afastamentos, embora os dirigentes já estivessem sob a acusação formal de ter cometido “graves violações de disciplina”, maneira eufemística que, na China, costuma ser utilizada para encobrir o embolsar de subornos ou outros atos de corrupção.

A ação de limpeza não se limitou à alta cúpula, mas também se estendeu de forma radical e fulminante empresa afora: nada menos do que 1.000 altos e médios executivos da gigante petroleira receberam ordens de entregar os passaportes à polícia e informar periodicamente seu paradeiro às autoridades. No final das investigações, centenas podem ir para a rua — e para a cadeia.

Um episódio dramático nesse processo – e também um sinal de que a coisa parece mesmo ser para valer – foi a morte de uma alta executiva de uma das principais fornecedoras da CNPC, a Sichuan Star Cable (cujo nome se manteve em sigilo): ela se suicidou atirando-se do alto de um edifício de Chengdu, a capital da província de Sichuan. O presidente da empresa e dois diretores deixaram de comparecer ao local de trabalho há três meses, coincidindo com o início das investigações sobe a CNPC.

Image
A luxuosa sede da petroleira, em Pequim (Foto: dailyfusion.net)

Quando o presidente Xi Jinping assumiu o cargo, alguns especialistas em assuntos chineses previram “novos tempos”, em especial no combate ao câncer que se alastra pelas instituições do país e é uma das principais causas de insatisfação da sociedade – a corrupção de agentes públicos.

Ao anunciar que iria baixar o porrete, Xi lançou mão de uma das tradicionais metáforas utilizadas pelos líderes comunistas chineses, anunciando que, no Partido e no Estado, seriam investigados “tanto tigres como moscas”. Mas outros dirigentes já haviam feito, no passado, promessas do mesmo tipo, sem que grandes mudanças fossem observadas no cenário de roubalheira e outras irregularidades que campeiam no aparato estatal, e as previsões caíram na vala comum do ceticismo.

Xi Jinping, porém, já nas primeiras semanas – conforme registramos no blog – voltou a falar grosso, atacando “vadiagem e roubo” dentro do governo e extinguindo privilégios e mordomias em um dos sacrossantos e em geral intocáveis baluartes do regime chinês, o Exército.

Depois, causando grande impacto junto à opinião pública e repercutindo fortemente no exterior, veio o longo e ruidoso julgamento do popular e influente ex-líder Bo Xilai, ex-prefeito, ex-governador de província, ex-ministro, ex-chefe do Partido em Chongking — distrito no Sudoeste da China com 7 milhões de habitantes na capital e 34 milhões em sua área de influência — condenado à prisão perpétua por supostos corrupção e abuso de poder. Aos 57 anos, Bo por pouco escapou da pena de morte.

Image
Jian Jiemin, dirigente do órgão fiscalizador: também expurgado e excluído do Partido Comunista (Foto: Agência Nova China)

Mas, na China como em qualquer parte, a luta contra a corrupção encerra também uma disputa pelo poder, ou a reafirmação de quem o exerce.

No caso, o novo presidente parece estar querendo minar a influência ainda mantida por Zhou Yongkang, ex-membro do poderoso Politburo (o pequeno núcleo de 25 principais dirigentes do Partido Comunista, sete dos quais — os integrantes do Comitê Permanente — detêm o poder real) e ex-chefe do chamado Comitê Central Político e Legislativo, organismo que disfarça, sob esta nomenclatura inocente, a tarefa de supervisionar os órgãos de segurança e as instituições policiais da China.

Image
Zhou, o ex-czar da segurança na China, em rara foto ao lado do hoje condenado à prisão perpétua Bo Xilai (Foto: scmp.com)

O ex-czar da segurança foi governador da província de Sichuan, de onde também é originária a maioria de seus protegidos que vêm caindo em desgraça. Há rumores de que Zhou, afastado de suas funções em novembro, está sob prisão domiciliar. Seu filho, Zhou Bin, também ocupante de cargo importante no Partido, foi preso há três meses em Chengdu.

Tal como os demais, o problema de Zhou parece ter sido sua proximidade com o hoje maldito Bo Xilai.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 1 =

21 Comentários

Dulce Regina em 12 de agosto de 2014

Ronaldo força-12/08/14-13.10H- claro que você sabe porque isto está acontecendo. A petrobras está com seus cargos de eficiência, nas mãos dos destrambelhados do PT. Elles prometeram ajuda; então tiram um profissional competente, de carreira, com mestrado e doutorado, concursado, para " enfiar goela baixo" seus apaniguados corruptos e ineficientes. Temos que reverter esta situação, URGENTEMENTE .Abraços

Ronaldo força em 12 de agosto de 2014

O Financial Times saiu ontem com esta matéria: Petrobras do Brasil encoberta por corrupção. Além de: Uma investigação dentro da companhia estatal de petróleo está manchando a reputação de políticos. Este é o retrato da maior companhia do Brasil, que era para todos nós um orgulho nacional. Vejam o que o PT conseguiu fazer com o nosso patrimônio.

Dulce Regina em 11 de agosto de 2014

Caro Setti, excelente explicação com informações certíssimas. Não entendo muito do assunto, mas tenho um " expert " aqui em casa. Dá gosto ouvi-lo falar sobre tudo da Petrobras, pré sal e afins. Um recado para a Aninha-02/11/13-9.22H- Nada me surpreende nessas notícias e podridão do assunto em pauta, mas eu tenho é vontade de CHORAR. O próximo presidente, que não será a Dilma, tem que voltar a colocar pessoas competentes , com mestrado e doutorado e acima de tudo honestos, para reeguer a Petrobras .

Antonio R. Melo Jr. em 11 de agosto de 2014

Como diz a Lei do Universo: "Os semelhantes se atraem". A diferença é que no comunismo de lá os corruptos são severamente punidos, que pode até ser a pena capital (da qual sou contra, cumpre esclarecer), ao contrário, os "nossos" comunistas adoram uma corrupção, adoram roubalheira, adoram dinheiro. Quando muito pegam uns mesinhos de cadeia, com direito a certas regalias.

CECILA em 11 de agosto de 2014

As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web. Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo? Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm Obrigado

PAULO em 11 de agosto de 2014

Já não basta os comunistas daqui pra saquear o Brasil? temos de importar bandido também?

Orley em 10 de agosto de 2014

Com certeza, já tem PETISTA infiltrado na estatal Chinesa, ou seja, onde tem CORRUPÇÃO o PT está presente!

Melissa L'Abbate - São Paulo em 03 de novembro de 2013

Os asquerosos ratinhos-comunistas continuam destruindo o Brasil! Que cara-de-pau, Dona Dilma: até acusou seus sábios críticos de xenófobos. TODOS LADRÕES, enfim! Já coloquei um queijinho gorgonzola, em uma poderosa ratoeira, para caçar Dilma + Lula + Haddad + Carvalho. AGORA, não escaparão...

razumikhin em 03 de novembro de 2013

Cumpanhêruz xinêiz.

norton em 02 de novembro de 2013

COMO CONVENCER DEZ MILHÕES leia até o final os políticos atuais estão viciados na pior forma de fazer política o prato do dia é a pizza, o interesse é somente individual não vote em branco, não anule seu voto voto de protesto? e daí? aquele(a) que você votou decepcionou? troque, virão novos canditados você vai deixar os outros decidirem por você? cada eleitor convence em média 10 eleitores para votar até as eleições convencer em média 1 eleitor por mês 1, 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000, 1.000.000, DEZ MILHÕES VAMOS FAZER UMA GRANDE LIMPEZA DEMOCRÁTICA, PELO VOTO VAMOS RENOVAR A MAIORIA DOS ATUAIS POLÍTICOS você vai continuar somente reclamando? converse com vizinhos, no trabalho, na universidade, etc. vamos começar cedo a conscientização compartilhe no facebook etc., entre nesta corrente copie o texto e envie por e-mail aos seus amigos AJUDE A MUDAR O BRASIL

Marcelo em 02 de novembro de 2013

Está tudo certo. Tudo nas mãos do comunistas. E o fim disso tudo a gente já pode prevê. Falência da Petrobras. Vamos que vamos Brasil pro fundo do poço.

carlos nascimento em 02 de novembro de 2013

Ricardo, Uma aula de informações, minúcias do fechado mundo político chinês, vamos convir, só tendo padrão RS de jornalismo. Um detalhe, na última foto do texto, quem é Zhou, quem é Bo Xilai, vou tentar adivinhar... Zhou é o de sorrio aberto, o condenado à prisão perpétua deve ser o de olhar buscando uma saída. A corrupção é um câncer em escala planetária, fico imaginando o tamanho da desgraça que são os labirintos do poder corrupto em regime totalitários, espero que a nova parceria da Petrobrás não esteja contaminada. Obrigado pelo elogio, meu amigo Carlos. Quanto à última foto, seguindo convenção internacional do jornalismo, os mencionados o foram na legenda pela ordem. Portanto, Zhou é o que está à esquerda de quem olha a foto, e Bo Xilai é o outro. Pelo que pesquisei, a nova parceira da Petrobras está, sim, bem contaminada. E os chineses estão punindo os ladravazes. Abraço

reobeerto em 02 de novembro de 2013

Já não chega nossos, terremotos , tsunamis, praga de gafanhoto etc. mais esses ainda , acho que cuspimos na cruz

Marcos Antonio em 02 de novembro de 2013

Me digas com quem andas, que eu lhe direi quem és!

Aninha em 02 de novembro de 2013

Não sei por que, mas eu só consigo rir. Nada desta notícia me surpreende. Por que será?? :)

RONALDE em 02 de novembro de 2013

"Lá como cá, más fadas há."

The Wall em 02 de novembro de 2013

A cada dia fica mais claro que as ligações do governo brasileiro, nos negócios, são sempre suspeitas. Nem todos fecham os olhos!

Isaias em 01 de novembro de 2013

A engenharia do PT é especialista em construir sempre a partindo de um ralo, ou "ladrão".

juscelino em 01 de novembro de 2013

nada mais lógico. que envolve com corrupto? posso responder? corrupto.. e depois de tudo isso aí o petroleo vai pra china e o restin do dim dim que fica por aqui vai pro bolso dos calhordas.. os de sempre. ou tem algum otário que acredita que será aplicado em educação...

jandira gomes em 01 de novembro de 2013

Shiiiiiiii! Então esta explicado porque esta empreiteira foi uma das escolhidas...

Roberto Souza em 01 de novembro de 2013

Parabéns Setti! Mais uma vez você vai além do óbvio e fala daquilo que muitos gostariam que permanecesse esquecido. Vejamos se agora que você escancara mais uma face obscura dessa história de leilão com um só interessado, outros se mexam e procurem fazer jornalismo como se deve. Um abraço! Muito obrigado, caro Roberto -- sempre generoso para comigo. Um abração!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI