Image
Ambulâncias e paramédicos atendem as vítimas das bombas em Boston (Foto: AP)

Diante das responsabilidades que tem como governante do país mais poderoso do mundo, é até compreensível que o presidente Barack Obama tenha sido enérgico diante da explosão das bombas na Maratona de Boston — os responsáveis sentirão “o peso inteiro da Justiça” — mas não haja, ainda, pronunciado a palavra certa sobre o que ocorreu: terrorismo!

“Ainda não sabemos quem fez isso, ou por que fez, e as pessoas não devem tirar conclusões antes de que tenhamos todos os fatos”, disse o presidente. “Mas não se enganem, nós iremos até o fim nisso… Nós vamos descobrir quem fez isso, e responsabilizá-los criminalmente”.

Sejam os autores malucos antissistema, fanáticos islâmicos ou partidários de partidos ou seitas exóticos, o que ocorreu em Boston foi, pura e simplesmente, terrorismo — artefatos explodindo, matando e ferindo gente a esmo, com o objetivo de instalar o medo, o caos e a insegurança.

Além disso, a toda a movimentação das autoridades converge para que o episódio horrendo esteja sendo tratado como uma ameaça à segurança interna dos Estados Unidos.

Vamos a alguns fatos:

1. O presidente assegurou que o governo está mobilizando “todos os seus recursos” para ajudar as autoridades locais de Boston e do Estado de Massachusetts a investigar o caso e “garantir a segurança”.

2. O presidente reuniu-se para ouvir briefings a respeito da assessora para assuntos de Segurança Interna, Lisa Monaco, e outros membros de sua assessoria mais próxima.

3. Obama convocou para reunião o diretor do FBI, Robert Mueller, e a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.

4. O procurador-geral Eric Holder também reuniu-se com o diretor do FBH e também garantiu o emprego de “todos os recursos” do Departamento de Justiça (ao qual o FBI é subordinado) no caso.

5. A FAA — Administração Federal de Aviação — ordenou restrição de sobrevoo sobre a área de Boston em que ocorreram as explosões.

6. Seguindo protocolos de segurança, a Casa Branca interditou toda a área pública que dá para a Ala Oeste, onde trabalham o presidente e seus principais assessores.

7. Outras grandes cidades americanas além de Boston, entre elas Nova York e Washington, aumentaram as medidas de segurança.

8. A rede de televisão CNN informou que unidades de contra-terrorismo de diferentes procedências foram acionadas pelo governo.

9. As medidas de cautela se espalham pelo país afora. O prefeito de Danbury, no Estado de Connecticut, Marc Broughton, escreveu em seu Twitter: “Se vocês virem algo [suspeito], avisem”. E acrescentou: “Todas as cidades ficarão em estado de alerta, de acordo com os protocolos do Departamento de Segurança Interna”.

Bombinhas de São João não levam a esse tipo de movimentação.

Houve um atentado terrorista em Boston.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =

36 Comentários

Ronaldo Barra em 21 de abril de 2013

Caro Ronaldo, apesar da ressalva, seu comentário é extraordinariamente preconceituoso contra toda uma coletividade e não posso publicá-lo. Tente de novo.

Corinthians em 17 de abril de 2013

Setti, Complementando meu comentário anterior, segue abaixo alguns sites com a lista de fatalidades do atauqe terrorista, bem simples até de achar, incluindo os scans dos manifestos de vôo e de onde estavam sentados os passageiros: http://www.philaahzophy.com/2008/09/11/complete-list-of-people-killed-in-911-attacks/ http://911research.wtc7.net/planes/evidence/passengers.html Dá até para navegar e ver algumas fotos das vidas que foram tiradas simplesmente pelo motivo do terror. == P.S. Uma dúvida - existe alguma outra maneira de cair sem ser de cima para baixo ?

Corinthians em 17 de abril de 2013

Setti, Achava eu que a salvação para o Brasil seria educação. Mas estou enganado - e estupefato - devido ao que vejo neste post. Diante desta situação horrenda estão pulando insanidades, absurdos, conforme bem notado pelo Reynaldo-BH... Eu até espero que um ou outro despaupério deste tipo apareça em algum momento, mas me preocupa e muito com a velocidade e quantidade que estão aparecendo. Somos uma nação doente, isso sim. Sustentam que os EUA são o satã, igualzinho prega a cartilha de seitas como a Al Qaeda. Fanatismo fantasioso puro. Só consegui deduzir que, diante dos ataques terroristas, estas pessoas estão sustentando que a culpa é dos próprios EUA e argumentando com o mesmo fanatismo que sustenta.... novos ataques terroristas. Realmente não precisamos de mais educação não - precisamos de mais (muito mais) instituições psiquiátricas.

Dalberto Jacometi Lima em 17 de abril de 2013

Voce por acaso tem a lista de passageiros dos aviões...??? encontraram algum pedaço de fuzelagem no pentágono..??? por maior que fossem os aviões não seriam capazes de derrubar um monstro de edifício daquele tamanho, e ainda por cima caindo de cima para baixo...!!! Há..!!! desculpa peço eu, pela transparência das minhas perguntas, e voce sim é que precisa não de um tratamento, mas sim de uma camisa de força, porque com certeza voce acredita em "papai noel" está louco de pedra, eu é que digo pelo amor de Deus, vai gostar de americano assim lá em Pindamonhangába...hahahahahh Estes americanos tem a lábia de enganar todo mundo com suas tramas diabólicas. Voce me parece ser um homem tão bem informado e culto, se deixar levar por estes senhores da guerra e doentes pelo poder, não..!!! não posso acreditar, não fique com raiva de mim e nem me de bronca, mas eu sei que voce pode fazer muito mais do que acreditar nestes mentirosos invasores do quintal alheio. Estou muito bem de saúde em todos os sentidos, até porque sou servo fiél a Deus, e Ele me livra de todo o mal, principalmente dos "americanos tiranos" que fique bem claro, não o povo comum de lá, que sei que tem gente boa por lá e muita, mas a grana fala mais alto, então cuidado porque eles não perdoam ninguém que queira impedir seus planos diabólicos. Se voce quiser é só me dizer onde eu posso mandar sua "camisa de força"...hahahaha. Calma..!!! brincadeirinha, loucos são eles e obsecados, para lá que devería-mos mandar as camisas de força, aquilo virou um hospício, os cara tem medo até da sombra, isso sim. Um grande abraço, e se conseguir a lista dos passageiros, por favor publique aqui neste blog, e quem sabe um pedacinho pelo menos de uma unha de algum passageiro, pode fazer uma exposição, vai ser o máximo...!!! Sem resentimentos, mas eu te garanto que não preciso de tratamento nenhum, e sim a maior parte da humanidade que acredita nestes verdadeiros terroristas camuflados, lobos com pele de carneiro...! Fora intrusos, este país ainda tem dono, tirem o olho da amazônia, que não é, e nunca será para seus bicos... Viva meu Brasil querido, e tomara que uma nova geração, comece a defende-lo de verdade, e não venda para estes intrometidos enganadores, que convencem a maioria das pessoas. Deus que nos proteja desta barbaridade...!!!

Vera Scheidemann em 17 de abril de 2013

O terrorismo é sempre insano e odioso ! E, o que é mais triste, está cada vez mais difícil de combatê-lo. Não há palavras para descrever a dor dos que perdem familiares por causa de um ato tão desprezível. Vera

Eduardo Lleão em 17 de abril de 2013

Não entendo de "rabos de tatus", "jegues" e quejandos. Essas coisas, talvez, sejam comuns lá para os lados das alterosas. Ou prá quem gosta de lamber botas. Vai saber. Por falar em alterosas: O amigo chega pro Renardo e fala: - Renardo, sua muié tá te traino co Carzeduardo! - Magina! Ela num trai eu não. Cê tá inganado, sô. - Renardo! Toda veiz qui ocê sai pra trabaiá, o Carzeduardo vai pra sua casa e prega ferro nela. - Duvido! Ele não teria corage... - Mais teve! Pode confiri! Indignado com o que o amigo diz, o Renardo finge que sai de casa, se esconde dentro do guarda-roupa e fica olhando pela fresta da porta. Logo vê sua mulher trazendo o Carzeduardo para dentro do quarto. Mais tarde, ele encontra com o amigo, que lhe pergunta o que houve. E então, o Renardo relata cabisbaixo: - Foi terrive di vê! Ele jogou ela na cama, tirou a brusa... e os peito caiu... tirou a carcinha... e a barriga e a bunda dispencaro... tirou as meia... e apariceu aquelas varizaiada toda, as perna tudo cabiluda. E eu dentro do guarda roupa, cas mãos no rosto, pensava: Ai...qui vergonha que tô do Carzeduardo, sô!

Dalberto Jacometi Lima em 16 de abril de 2013

Não..!! foi a branca de neve e os sete anões...! Claro que foram eles que derrubaram as torres, está provado eles são oa senhores da guerra, e tem gente que duvida. São capazes de qualquer coisa pelo poder, o povo tem razão em dizer que são satãnicos esses americanos. Fora tiranos..... Deus é muito mais. Deus seja louvado. "Está provado" que foram os próprios americanos que derrubaram as Torres Gêmeas? Santo Deus, mais um que precisa buscar, urgente, tratamento... Desculpe a franqueza, caro Dalberto.

Osvaldo em 16 de abril de 2013

O Mentor foi o Renan Calheiros. Os EUA deve se vingar. Atirar um míssil atômico no congresso brasileiro. Ele surrupiou a panela de pressão da sua vizinha da direita e depois a da esquerda e entregou as panelas-bombas para sua gang realizar o atentado.

silvio em 16 de abril de 2013

Setti, em nenhum momento discordei de seu texto. Acho até que o complementei, dando um testemunho sobre o que aqui estou presenciando. Abraços! Silvio

moacir em 16 de abril de 2013

Setti, Já eu não acho graça.Que se ironize e se faça piadas com um ato terrorista que matou,amputou e feriu maisde 100 seres humanos,é um despropósito.um insulto ao bom senso. O que é que está acontecendo por aqui?Por acaso,mergulhados nessas ideologias loucas de hospício,as pessoas estão abrindo mão da compaixão, de indignar-se? Da capacidade de sentir empatia e solidariedade pelos da sua própria espécie? São seres de esquerda antes de serem humanos? Lamentável. Abraço

Reynaldo-BH em 16 de abril de 2013

Setti, um rescaldo.. hehehe. Que divertido - quando provenientes de loucos mansos - alguns comentários. Sério, sem ironias. A RAQUEL (10:09) surtou! Inventou uma "farça" (sic) e quer os mariners nas fronteiras atirando em nós!!!! Os aviões o 09/11 levantaram vôo sem pilotos!!! E o piloto automático respondeu às torres de controle!! Inclusive em um notável avanço da telemática, até fingiram (no voo da Pensilvânia!) uma discussão em árabe, ouvida (e gravada) nas mesmas torres. Esses gringos são mesmo uns capetas... Afinal, o computador (ou tablet ou smartphone) que a Raquel digitou estas sandices, foi inventado lá. Idem a Internet. Para não falar no telefone. Assim, cuidado Raquel, ELES estão te vigiando!! wellingtom Melo. (12:19). Que argumentos! Que linha de pensamento! Como é lógico! Redator? Bem, poupou o JORNALISTA. Ao menos isto. Pesauisas que fiz de modo aprofundado indicam que wellinton Melo (me intriga a miniscúla no nome, mas..) é o primeiro colocado na Escolinha da profrssora Dilma. Neste ritmo, vai ser ghost writer da mesma! Eudardo Leão (11:33). Gente sossega que o leão é manso! Louco manso! Está saudoso das porradas que toma. Vá entender masoquismo. (só dei uma de leve na escolinha da anta... Basta ou você precisa de mais?). Acho que o Leão (o manso) já esteve no site do augusto Nunes. Lembro-me do dito cujo. Certamente - culpa do augusto ! - tomou uma surra de rabo de tatú ou - sonho de lulopetistas (gostou, Edward, The Lion?)- um abraço de jegue! Vá entender.... Amigo Reynaldo, não há limites para a insânia...

carlos nascimento em 16 de abril de 2013

Ricardo, O Presidente Obama tem de oferecer respostas rápidas para a trágica ocorrência, é emergencial esclarecer o seguinte : - a ação foi ato praticado por desajustados internos ? - ou a ação foi ato praticada por forças externas ? Esta é a primeira indagação que o mundo se faz, pois ultimamente, em âmbito interno, os americanos estão entrando em "surto", com várias ocorrências macabras, tipo : ataques em escolas, cinemas, shoppings, e outros. Não adianta ficarmos especulando, não creio que forças externas tenham condições hoje,diante da vigilância ostensiva das forças de segurança,arquitetarem qualquer tipo de ataque terrorista, somente com apoio internos - americanos desajustados - é possível ação desse tipo. Aposto minhas fichas que nesse episódio há braços, mãos e pernas de grupo interno, malucos desajustados. Vamos aguardar.

luiz em 16 de abril de 2013

Deve ter um bando de petralhas comemorando este atentado. Pois muitos deles não fazem mais isso, graças aos militares. Mesmo assim eles não tomaram vergonha na cara, e estão comendo pelas beiradas. PT, PARTIDO DA ÉTICA E DA MORAL. FORA LULA, FORA DILMA, FORA PT.

welington Melo em 16 de abril de 2013

Terrorismo?? Kkkk que redator fraco esse da veja. Eu diria conspiracao pura para acchar uma desculpa para desarmar a populacao e achar um falso culpado como a coreia do norte q nao mexe com ninguem! Alguem mexe com o brasil? Por ai vc ve qo gov americano e satanico e conspirador Realmente, sou fraquíssimo "redator" -- sobretudo perto de um gênio como você, cujo talento se nota pela profundidade e complexidade de seu erudito comentário.

Ricieri em 16 de abril de 2013

Ninguém assumiu a autoria? Geralmente atentados terroristas são sucedidos por algum discurso de pessoas ou grupos que o fizeram. Essa é uma forma de diferenciar se houve terrorismo ou acidente.

Jeferson em 16 de abril de 2013

Lametável a atitude da administração Obama... A Casa Branca não quer chamar o crime de terrorismo porque sabe que falharam com a segurança nacional, pois no ex-governo Bush, após 11 de setembro, os republicanos conseguiram evitar todos as tentativas, enquanto o Presidente Obama não. Típico governo covarde, nessas horas, ninguém quer assumir as responsabilidades.

sally em 16 de abril de 2013

quando acontece esse tipo de coisa ,lembro da Inglaterra. Deus conforte as pessoas feridas e os que perderam seus parentes.

Raquel em 16 de abril de 2013

O proprio EUA em 2001 atacou a si mesmo, jogando dois avioes nos predios, que ja foi constatado que nao tinha ngm no aviao, foi piloto automatico, e tudo aquili era apenas uma desculpa para atacar o iraque afeganistão, e agora porque não? Só pq a coreia fica dizendo que vai atacar e tals, eles fizeram isso, estados unidos é o capeta, usam a desculpa de enviar soldados para o iraque e afganistão pra levar a paz p/ aquele lugar, tudo farça, soldados morrem todos os dias, em prol de nada, eles assassinam crianças com a desculpa que serão futuramente "homens bomba" se a corda apertar pra lá, não vamos querem nenhum americano aqui, pois se fosse no brasil, pode ter certeza que as forças armadas deles ja estariam nas fronteiras impedindo qqr brasileiro de passar pra la. Se você acha que o 11 de Setembro foi provocado e praticado pelos Estados Unidos, eu sugeriria, com certa urgência, buscar tratamento. Correndo!

Luiz em 16 de abril de 2013

Uma das possibilidades é que foram grupos que são contra o controle de armas http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/04/16/ataques-em-boston-podem-ter-relacao-com-debate-sobre-controle-de-armas.htm

Alberto Porém Jr. em 16 de abril de 2013

A não utilização da palavra terrorismo no seu mais amplo espectro é que ela está associada a terrorismo islâmico, " Al Qaeda", esqueceu das aulas de PNL? A colocação de terrorismo interno dissocia esta vinculação perniciosa que os E.U.A criou, quando falamos "terrorismo" a primeira imagem que vem é um turbante com uma AK 47 na mão tal nos foi impingida por Hollywood, mídia e governo. Se trazermos ao Brasil podemos verificar que quando falamos em corrupção a primeira figura que vem a mente é Lula, tal a vinculação exaustiva que ocorreu. Assim não é interessante o terrorismo interno que lá ocorreu por isto esta tergiversação aqui também a corrupção quando ocorre em outros níveis diferentes do patamar desejado é apresentado formalmente e esquecido. PNL pura e simples ( sei disto pois a esposa é MBA na matéria).

jze em 16 de abril de 2013

Será que esse ataque foi patrocinado pelo governo da Coréia do Norte?

Reynaldo-BH em 16 de abril de 2013

Este "comentário" do Podre (digo Maduro!) Radonsky ne enojou! De presente para ele, se tiver coragem de ler! http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-terrorismo-transforma-o-humano-em-coisa-para-que-possa-mata-lo-sem-remorso-ou-consideracoes-sobre-uma-foto/

Reynaldo-BH em 16 de abril de 2013

Setti, o Maduro Radonski (das 23:57) tem todo o direito de se manifestar. Aqui e, quem sabe?, no enterro das vítimas de uma festividade esportiva! Que ria lá. E leve algumas hienas do bando que frequenta!

silvio em 16 de abril de 2013

O presidente Obama não fez menção ao termo terrorismo porque nos Estados Unidos há uma diferença semântica entre terror e terrorismo.Pode ser uma bobagem mas até que se tenha maior informação da violência de hoje em Boston, o fato será tratado dessa maneira.Não quer dizer que o governo fique de mãos cruzadas até que tenha mais detalhes. Portanto, as medidas tomadas são providenciais. Por coincidência estou em NY e é nítido o aumento da segurança de forma ostensiva nas principais estações de metro e locais de grande afluência de público. Não escrevi uma só linha afirmando que o governo ficará de mãos cruzadas -- aliás, o próprio texto mostra que não está, caro Silvio. Um abração e aproveite a estada aí.

realista em 16 de abril de 2013

nao vejo essa comoçao toda quando morrem crianças no paquistao atingidas pelos drones americanos....as de la valem menos que as yankees?? por mim, que se danem....que vivam em eterno estado de terror....isso que dá se meter na terra dos outros.....que se danem!

pierre em 16 de abril de 2013

Sem dúvida! Terrorismo endógeno ! Pois, lá,o há! Nessa babilônia da era moderna, o que não falta são malucos fazendo terrorismo com armas e bombas! Devem ter aproveitado os blefes da ditadura norte-coreana de ameaças de ataque aos EUA e fizeram-no, como se o fosse ,para criar o pânico na população americana! Só falta fugirem para o Brasil,buscando proteção e impunidade...

Lincoln em 16 de abril de 2013

Programa Argentino falando do Brasil(Muito interessante: http://www.youtube.com/watch?v=dYceMosvPhQ Minuto 19:13 comentários dos participantes do programa: http://www.youtube.com/watch?v=SJPUoy6T0ag

Maduro Radonski em 15 de abril de 2013

O autor foi o Bin Ladi, vamos invadir o Afeganistão 2. Ah, não esquece de roubar mais petróleo e matar mais gente hehehe

Reynaldo-BH em 15 de abril de 2013

Não sei quem foi o autor,. Ou autores. MAs terrorismo se define pela covardia, ataque a inocentes, falta absoluta de uma razão mínima que justifique a barbárie, alvos escolhidos pelo espetaculismo e pela crueldade. Não foi acidente. Foi terror. Evitar o termo pode ser uma solução política e estratégica em um momento de choque e perplexidade. Mas foi sim. Os USA (e o mundo) ainda estão longe de estar preparados para evitar a ibecilidade assassina. Pouco importa quem fez. Conhecemos os motivos. E NENHUM deles faz parte do escopo humano. E certamento - sinto dizer, sem ironias - nem dos animais. Não se conhece uma espécie que mate inocentes de forma tão covarde. Só o estolho de quem coloca o que julga pensar acima de tudo. E todos. Enquanto vivem abaixo das amebas na escala biológica!

maria luiza guião bastos em 15 de abril de 2013

Este ano completam-se 50 anos da morte de Kennedy. E foi no seu Estado........ e na biblioteca que tem o seu nome. E também onde estão Harvard...... M.I.T. - lugar perfeito p/ os suspeitos de sempre, ops, os ressentidos.... Caro Setti, Caro Jornalista: apesar de não acreditar em teorias conspiratórias.... ela são como as bruxas, né não?

André em 15 de abril de 2013

Seu comentário generaliza uma ofensa a toda uma coletividade e, assim, de acordo com as regras do blog, foi deletado. Divulguei intensamente a atualização das regras. Veja o link http://goo.gl/u3JHm Obrigado

RUY em 15 de abril de 2013

Caro Ricardo, Uma vez mais, acho que sua análise acertou na mosca: é terrorismo, sim, mesmo que não parta de nenhuma das organizações conhecidas e seja motivado por qualquer loucura dessas que vicejam nos Estados Unidos. Creio que, quando Obama fala em não tirar conclusões antes de todos os fatos serem conhecidos, mostra a sensata preocupação com eventuais reações irresponsáveis de alguém que queira, desde logo, apontar presumíveis culpados, o mais das vezes por puro preconceito. Uma coisa é certa, entretanto: como todo ato terrorista, é de uma covardia e de uma crueldade inomináveis. Um grande abraço.

Casca Fina em 15 de abril de 2013

Sim, claro que foi um ato terrorista. De não tão grande escala, mas foi. Tanto melhor. Teria sido muito pior se fossem bombas de alto poder destrutivo, ou até bombas químicas, bactericidas e sei lá mais o quê. Realmente, o mundo enlouqueceu. Nunca o abismo foi tão escuro e aterrador e nunca foi tão pequena a proximidade de sua borda. Firmeza, centramento e Fé. Se cada um melhorar o seu espaço vital, então todos se melhorarão também, por consequência lógica. É se manter no cosmo interior, apesar do caos exterior.

TROUXA em 15 de abril de 2013

QUAL A "REDE" RESPONSÁVEL PELO ATENTADO? TA NA CARA OU NAO?

Observer em 15 de abril de 2013

Ilmo.sr.Ricardo Setti,provavelmente eu esteja ficando paranoica(o),mas continuo afirmando que por tras desta onda de terrorismo,principalmente nos USA,se escondam os falsos evangélicos,falsos pastores,falsos bispos e bispas.Na minha modesta opiniao,sao estes individuos a praticarem estes verdadeiros genocidios.Estas seitas sao muito mais organizadas do que imaginamos e nao entendo como nao sao espionados,investigados etc.Mas principalmente no Brasil,pois ali podem agir tranquilamente.USA e Brasil deveriam se unir para combater estas pragas que estao distruindo tudo e todos.Mas no fundo nao sei se a minha seria uma paranoica...

patricia m. em 15 de abril de 2013

Sim, concordo, eh terrorismo. Estou achando que eh coisa interna, de maluco americano mesmo. Dia 19 de abril marca o aniversario da matanca em Oklahoma City pelo malucao Timothy McVeigh.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI