EXCLUSIVO: Aécio vai se licenciar sem remuneração como senador a partir do próximo dia 5 e até as eleições de outubro

Candidato do PSDB a presidente se licenciará do Senado a partir do dia 5, após o recesso de meio de ano do Congresso, e promete mostrar a "lisura" do processo de construção de pista de pouso em terreno desapropriado de um parente (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

Candidato do PSDB a presidente se licenciará do Senado a partir do dia 5, após o recesso de meio de ano do Congresso, e promete mostrar a “lisura” do processo de construção de pista de pouso em terreno desapropriado de um parente (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

O senador Aécio Neves (MG), candidato do PSDB à Presidência da República, confirmou a esta coluna que pedirá licença do Senado, sem vencimentos ou benefícios, assim que o Congresso Nacional voltar do recesso do meio do ano, na terça-feira, dia 5 próximo.

O senador não acha correto continuar recebendo salários enquanto percorre o país em campanha eleitoral e, consequentemente, falta a sessões do Senado — ainda que o Congresso pretenda permanecer em “recesso branco”, sem resolver nada de importante, até o dia 5 de outubro, data do primeiro turno da eleição presidencial.

Se passar para o segundo turno, Aécio deverá prosseguir em licença pelo menos até a data da realização dessa rodada, a 26 de outubro.

O senador também promete para as próximas horas informações “que mostram a lisura do processo” de construção de pista de pouso para aviões em uma área desapropriada pelo governo de Minas de um parente seu, quando ele estava no Palácio da Liberdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

50 Comentários

  • Carlos Nascimento

    Ele nao aceita salario mas aceita a construcao de um aeroporto a 6 km da casa de campo dele, com indenizacao por apropriacao de terras para o seu tio avo, em uma cidade com 20 mil habitantes, sendo que o aeroporto mais proximo jah existia a 30 km de distancia. Fora que como nao foi aprovado pela ANAC, seu uso se tornou particular.
    O proprio Aecio jah disse que a MP investigou o caso e como o governo de MG apropvou construir essa aberracao nao existe nada de errado nisso. Ou seja, o TCU e o MP de Mg esta aparelhado.
    Como eu sei que nao vai publicar isso, fica aqui a minha revolta. E acredito que qualquer pessoa um pouco mais esclarecida consegue ver algo de errado em tudo isso.

  • contribuinte

    Existe uma rejeição ao candidato do PSDB por causa de governos anteriores do partido quando o salário do servidor público ficou congelado. Aécio poderia minimizar isso, anunciando no seu programa de governo uma política para o servidor público civil ou militar e, exigências de concurso público constitucional. O PT-partido dos trabalhadores(SIC) fez pior, criando o servidor sem concurso público, uma forma de dar emprego aos companheiros incompetentes e toda sorte de pessoas sem capacidade de fazer um concurso público para provar as suas competências ou, ter algum problema como acumulação de cargos públicos, até mesmo problemas sociais ou policiais. Estes companheiros sem concurso muitas vezes chamados de “temporários” acabam ficando muito tempo, pois não tem ESTATUTO e são propriedades dos seus chefes, como se a sua lealdade fosse para com a pessoa que manda e paga seu salário, em vez de compromisso com a Pátria, e não meros militantes partidários, enquanto durar o regime comunista. A tabela de salários dos temporários é com valores maiores do que os salários dos estatutários, independente, da qualificação e o tempo no cargo público, então, além de lealdade aos chefes, se transformaram numa arma do governo contra as justas manifestações de servidores reivindicando salários e melhores condições de trabalho por serem servidores do estado e não do partido do momento. Quem perde é a sociedade, com profissionais de capacidade duvidosa pois não foi comprovada mediante concurso público constitucional e plural. Ano-a-ano esses temporários vão sendo estatizados nos chamados “trens da alegria” com efetivação nos cargos, mas os fracos currículos e a falta de concurso público continuam sendo prejudiciais ao País. Caso mais escabroso é a falta de salário e condições de trabalho para os médicos formados nestepaiz e, são substituídos por enfermeiros cubanos sem REVALIDA mas com salários de médicos de verdade. Na importação de profissionais estrangeiros ou acolhimento de refugiados com condições de renda no Brasil melhores do que os brasileiros natos, ainda existe a diferenciação no pagamento de impostos aplicados aos nativos e na aposentadoria pública, ou seja, os brasileiros tem vergonha de cobrar impostos de estrangeiros e exigir uma simples Nota Fiscal Legal de comerciantes estrangeiros, o tal complexo de vira-latas. Nos crachás republicanos deveriam registrar o número do DO-diário oficial do concurso público onde o servidor foi aprovado e para qual o cargo ele foi nomeado, só assim a sociedade teria a garantia de um bom serviço público.

  • golpista da oscar freire

    Super, agora temos que dar a ele uma medalha por tentar ser decente. A que ponto se chegou nesse paiseco de bananas.

  • Grace Olsson

    Todos os politicos deveriam se portar desta forma…Mas ainda acho que o Aercio não leva a. Presidência …Ainda não decidi em quem votar, Ricardo.

  • lavinia modesto

    Boa sorte ao Aécio!
    Torci pelo Serra e torço pelo Aécio.
    O PT já mostrou para o que veio, e não foi para melhorar nada.
    Mudança já!

  • arnor de oliveira ruella

    Se é para averiguar, e não perseguir, porque a receita federal repetiu por varias vezes auditorias na Assembleia de Deus, do Malafaia, e não averigou, a evolução astronômica do filho do lula?, Porque tambem não averiguar a evolução patrimonial do lula?E o que me diz o pessoal da receita federal, do se diz da filha da presidenta, que dizem ja ter vinte empresas, se antes da mãe dela ser presidente, era uma simples funcionaria publica federal?Eo que me diz a receita federal e o MPF, sobre a aquisição pela presidenta de uma mansão no RS no valor de R$5.000.000,00?Quando digo receita federal, é obrigação do MPF, verificar estas aberrações de evoluções patrimoniais. E tem o filho do FHC, que segundo os petistas tambem teve evolução astrônomica tambem.

  • Nasdarra Turião.

    A ideia da licença sem remuneração é tão boa que deveria ser lei a muito tempo. Não é cobrada de quem deve, nem é de iniciativa da maioria de quem se diz nos representar. Estes INFELIZMENTE, devem representar BEM a muitos brasileiros, a mim não representam. Aécio sofre o que os pmdbistas mais temem, a campanha naufragar antes mesmo de começar. Não é de agora que o PSBD desaprendeu a política brasileira. Se o candidato tinha alguma aresta que poderia ser usada pelos adversários, o risco não poderia ser descartado. O fato e que as instituições no Brasil , até as mais confiáveis, segundo opinião popular, são levianamente instáveis e cheias de altos e baixos. Vide a OAB defendendo com unhas e dentes a soltura e a impunidade dos formandos a ********** do Black Bloc da esquerda radical do Brasil. As instituições estão tomadas, as mentes das pessoas NÃO. Muitos não querem mais o PT por não concordarem com sua forma de proteger seus amigos, de administrar favorecendo a negociata, de não mostrarem o mínimo de caráter em assumir seus erros, de dividir a opinião em nome de seu sonho de poder. Poder este que se conseguido é incompatível com o estado democrático, o pluripartidarismo, etc. Mesmo assim, na falta de algo melhor, o PT FICA.

  • Mário

    E ele atuava realmente como senador? Era assíduo?

  • Marcos

    Demorou hein? Já estava em campanha desde que deixou o governo de Minas.

  • Geine

    Deveria ser obrigatória tal atitude…

  • Braziliensis

    Esse tipo e de coisa não devia ser notícia. Eh o mínimo que se espera de alguém que quer ser presidente da república. Brandida assim como demonstração de ética ou o que o valha, são cabotino.

  • JT

    Caro Setti, seguindo sua linha de apresentar boas histórias sem compromisso com o azedume, deixo um link para sua apreciação:
    http://www.mplafer.net/2014/07/viagens.html
    Abraços!

  • Rod

    E a pesquisa Ibope de ontem Ricardo??
    Estou achando muito esquisito, como pode a presidente estar com índice de rejeição alto e continuar tão na frente no primeiro turno???

    Respondo com toda a honestidade de que sou capaz: eu não confio no Ibope. Para mim, o único instituto que tem credibilidade na área de intenção de votos é o Datafolha.

  • JOSÉ CARLOS WERNECK

    Decisão correta.Creio que a presidente Dilma deveria seguir este exemplo muito salutar para a lisura do pleito.

  • haroldo libero mattei sobrinho

    Realmente Aecio Neves está no caminho certo e devera ir para o 2. Turno com Dilma, e necessitara de argumentos bons para vencer, coisa que a oposição terá que preparar se quiser vencer as eleições, hoje estando fraca demais não venceria.

  • Marcos F

    Isso aí, Aécio! Mata a cobra e mostra o pau!

  • TORA

    acho que quem constrói um Aeroporto com apenas 14 milhões é muito competente, já quem perde 1 Bilhão em uma Estatal…..

  • Meia Verdade

    Muito bom mesmo.
    Quando nós cobramos, não queremos “espinafrar por espinafrar” um político, a democracia e a livre liberdade da imprensa, exigem deles uma postura correta.
    Agora entre nós, com toda bagagem política,que ele tem, não era para ele se “perder – gaguejar” em alguns questionamentos, um comparativo.. quando via o Neymar (jogador), no início de sua carreira dando entrevistas, comparando com as de hoje, vejo claramente o “dedo” de sua assessoria….o Aécio precisa ser um pouco mais politico…..”mais vaselina”, sua assessoria precisa melhorar…MEU PONTO DE VISTA.

  • Leonardo Saade

    Uma atitude honesta de Aécio, pena que não seja regra entre os colegas. Em relação a essa história do aeroporto, que Aecio fez questão de explicar sem atacar a imprensa ou se fingir de vítima como é regra no PT , parece que apenas os petistas estão interessados em dar uma dimensão maior à reportagem, na tentativa de desviar o foco das próprias explicações que o partido tem a dar à população.

  • Meia Verdade

    Tristemente, ouvi ontem que a Santa Casa de São Paulo, não estará mais atendendo o pronto socorro, isso por um misero 50 milhões de dividas.
    Alguns dirão… míseros?…sim se compararmos com uma área construída no Amazonas pela FORTUNA de de 1 BILHÃO.

  • Alex Mamed

    José Henrique – 23/07/2014 às 8:42, aproveita e me informa os mesmos dados para os tais aeroportos cubanos.

    Hipocrisia é pouca coisa para petista. Bando de ********.

    “Pimentel assina empréstimo para modernização de aeroportos cubanos
    06/05/2013
    Havana (6 de maio) – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, assinou hoje, em Havana, um memorando de entendimento que estabelece os critérios para a
    concessão de um empréstimo de US$ 176 milhões para a modernização de cinco aeroportos cubanos.
    Por parte do governo de Cuba, o documento foi assinado pelo ministro do Comércio Exterior e do Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca. Os recursos vão financiar a exportação de bens e serviços brasileiros para a ampliação e modernização dos aeroportos de Havana, Santa Clara, Holguin, Cayo Coco e Cayo Largo.
    Os valores não serão transferidos para o governo cubano, mas pagos pelo governo brasileiro aos
    fornecedores de bens e serviços brasileiros.”

    “http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1&noticia=12382”

  • Marcia Maria

    Alô, Seu Moacir,preciso de sua ajuda de novo. Estou aqui lendo ZH,sobre a variação ou evolução patrimonial dos deputados parlamentares gaúchos q tentam á releição em 2014. No total a média ficou em 70 %.Isto esta disponível no site do TSE.Q a maioria dos deputados do PT, tiveram variação negativa. Com exceção da Manuella do PCB, q a variação foi de 1.240,29 %. Mas o mais surreal é q a declaração de bens dela em 2010 era apenas de R$ 14.000 e agora é de 184.000.00 – Isso q queria q o Sr. me explicasse como essa moça em toda sua vida pública de anos, consegue juntar só isso de patrimônio, com todo excelente salario dela, se o Sr. conseguir me explicar, gostaria muito- mas como precisa de denúncia e registro no MP para verificar de fato essas declarações. Mas pelo q pude apurar um deputado Estadual recebe mais de R$ 962 mil nos 4 anos e um Federal R$1,3 milhão. Metade disso, eu teria no minimo um patrimônio de mais de 300 mil. Se o Sr. puder me ajudar a entender isso, lhe agradeço novamente.
    ObrigadA.

  • zé mané

    A imprensa séria tem de insistir em pedir esclarecimentos quanto às doações das propriedades da Petrobrás na Bolívia, anistia de dívidas aos países africanos, caso Francenildo Pallocci, enriquecimento do Lulinha, Operação Porto Seguro Rosemary Noronha, devolução das ilhas da doadas ao Gilberto Miranda, escândalos Erenice, caso Pasadena, Petrobrás na Argentina, Refinaria ABreu Lima, etc… além de demonstrar que se trata de mais um dossiê aloprado

  • Sonia Regina

    Bom dia Sr. Setti
    É bom mesmo ele licenciar-se. Se continuar subindo nas pesquisas, vão esquadrinhar até suas roupas intimas para verificar se foi paga devidamente.
    É, a senhora do poder já avisou faz algum tempo que teria que “fazer o diabo”, outro diz que “o bicho vai pegar”. Eta gente religiosa.

  • Cidadão Quem

    Li, logo abaixo, nesta lista de comentários, que um leitor “aplaude” a “atitude” de Aécio. Viram??? Colou!!! Tem gente, sem miolos, que acredita em diabo. Que enxerga assombração e que gosta do Dunga. Não nos enganemos, colegas!!! Dilma tem que ser exportada para Cuba. Nisso, concordamos. Aécio, por seu turno, ainda é uma incógnita. E começou mal. Começou com demagogia. Com a história de “economizar” dinheiro público. HAHAHAHA
    Só rindo. “Economizar” dinheiro público deixando de receber o salário ao qual faz jus… Só rindo. O Brasil ainda é um país muito pouco civilizado, de gente primária, ignorante e crente. Pobre do Brasil. Pobres de nós…

  • ESDRAS CARDOSO SOARES

    Certinho Aécio, por uma questão de lisura emoral, essa outra aí, tal de Dilma , deveria fazer o mesmo, é muito fácil fazer campanha com o dinheiro do contribuinte, e usar o cargo para o mesmo fim.

  • Dilma Soares

    Achei meio oportunista…

  • roger

    Engraçado o senhor Aecio vai se licenciar, mas outro vai assumir novamente o cargo, faça me rir né kkkkkkkkkkkkkkkk
    Só para cumprir o acordo de campanha e ainda dizem que e pensando no povo…

  • Tania Maria Aleph

    Bem que a Dilma poderia se afastar também, como fez o governador Mario Covas quando se candidatou à reeleição.

  • Angèlìka

    Oportunista ou não, AÉCIO VAI VENCER e nos tirar das GARRAS do PT cavernoso.
    “****** essa amargosa, seus PTistas de uma **** *******”!
    FOOOORAAAA PT!

  • Meia Verdade

    Cidadão Quem – 23/07/2014 às 13:57
    Caro Cidadão, concordo em termos com você, talvez o momento não seria propicio a abrir mão de seus direitos. Seria melhor apos as eleições, devolver aos cofres públicos o recebido, independentemente de ter ganho ou não, as eleições.

  • S.Pereira

    Quem constroe porto e aeroportos em Cuba , utilizando financiamento do BNDES de mais de US$ 800 milhões, a fundo perdido e com cláusula de sigilo até 2027 realmente deve ser preocupar com pista de aeroporto construído em Claudio MG…R$ 14m.

  • PAULO ARAKAKI

    Concordo em parte com o comentário do Cidadão Quem (23/07/14). Como é da regra, o suplente assumirá o seu cargo. Mas, não é por opção do senador. Melhor que realmente se licencie.

  • Moacir 1

    Setti,
    É lamentável que atitudes de respeito para com
    a coisa pública, absolutamente banais em nações civilizadas – e…. d-e-s-e-n-v-o-l-v-i-d-a-s! –
    em Banânia, em vez, sejam consideradas oportunistas e desonestas e bobóides.
    Conforme alguns comentaristas aí embaixo,inclusive,político bem sucedido tem que ser “vaselina”…
    Fica difícil se ter “homens públicos” no Planalto, pensando tão imaturamente nas nossas praias.
    Enfim, a gente apenas se projeta nos julgamentos que fazemos.
    Abc

  • Cidadão Quem

    O que eu, realmente, gostaria de ver é o Aécio viver do salário do Senado Federal, e mais nada.
    Pelo jeito, não vive do salário, não. Se dependesse disso para viver, a esta altura não estaria abrindo mão do dinheiro, mas, isto sim, pedindo reajuste salarial.

  • Cidadão Quem

    Obrigado, Meia-Verdade. Não precisamos concordar, mas conviver civilizadamente.
    Quanto a Aécio, quero ver como ele vai tratar o coitado do servidor público, principalmente o concursado. Aquele servidor que não tem QI e não carrega a pasta do tiranete de plantão.
    Quero ver se ele não vai jogar a conversa mole do “marajá” em cima do servidor. Até aqui, começou mal, com essa conversa mole demagógica de “abrir mão” do dinheiro que recebe, aberta e honestamente, do Senado.
    Repito: o que eu gostaria de ver é ele viver SOMENTE com o dinheiro que percebe no Senado. Será que ele conseguiria???

  • Meia Verdade

    Moacir 1 – 23/07/2014 às 20:55
    Caro Moacir, um político que gagueja no seu primeiro enfrentamento com a imprensa, me desculpe…precisa apreender a ser “vaselina”, isso não quer dizer ser desonesto, por isso coloquei entre aspas. Mas…omo você bem disse, a gente se projeta nos julgamentos ou nas conclusóes que fazemos.

  • Che Gaudério

    Se toda a imprensa do país se digna-se a divulgar todas as aberrações praticadas por esse gover no nos seus doze anos de poder,o aeroporto de Minas é um grãozinho de areia num oceano.

  • fora parasitas

    Nos PeTralhas não podemos fazer isso nossa unica fonte de renda é o dinheiro publico, se nos licenciarmos durante a campanha sem receber salario vamos viver do que ?

  • lulão$$$$

    Oque se pode esperar de um ParTido PoliTico formado e comandado por gente oriunda e que se sustenta de sindicatos tetas publicas, gente que só aparece na hora da colheita nunca na hora de plantar , gente que só sabe dividir não multiplicar

  • Angèlìka

    PARABÉNS aos “filtradores” do Ricardo Setti.
    Escrevi algumas “asneiras” e eles colocaram “******” para encobrí-las.
    Foi uma forma inteligente e delicada de me dizer: “preste mais atenção”.
    MUITO OBRIGADA!
    Abraços.

  • Luis Machado

    Atitude ética, coisa de que o Brasil precisa.

  • Moacir 1

    Meia Verdade – 24/07/2014 às 0:00
    Muito obrigado pela…. T-R-A-D-U-Ç-Ã-O!!
    Eu – desavisado!! – pensava que a VASELINAGEM por você recomendada tivesse o seguinte significado,
    entre aspas:
    //
    Seja como for, a “vaselinagem” (gramaticalmente o correto seria “vaselinamento”) demonstra desrespeito com a outra pessoa, e ausência total de autoconhecimento.
    O vaselina nunca diz que tem um problema e precisa de ajuda. Ele chega com uma conversa mole, chamando o interlocutor de amigo, fazendo elogios, para num dado momento dar a estocada verbal, que sempre implica sugerir que o “amigo” seja o culpado pelas mazelas do vaselina (que se acha o senhor perfeito em tudo, que não erra, sequer se equivoca).
    É claro que ao ser confrontado pela verdade o vaselina não hesitará em pedir desculpas e encher a pessoas ofendida pelas suas insinuações decoradas com elogios e frufrus, como se fosse um cagalhão recoberto de purpurina. Mas se acontecer de um vaselina agir assim com você, não se engane: em sua prepotência, pedir desculpas é apenas uma maneira de encerrar o assunto que lhe dá no saco. Quando o vaselina diz “me desculpe, eu estava errado” na verdade ele quer dizer “eu te odeio por tentar me botar para baixo, seu desgraçado, e vou dizer que concordo e pedir desculpas porque você é tão insignificante que não merece nem mesmo meu desprezo”.
    Por um mundo melhor, abaixo a vaselinagem! Viva o papo reto!

  • Álvaro

    Lendo os comentários, sempre voltando ao aeroporto de Cláudio, chego à seguinte conclusão: bem fez Dilma em não fazer nada, assim não será acusada de ter feito alguma coisa.

  • Meia Verdade

    Moacir 1 – 24/07/2014 às 16:25
    Caro Moacir (UM), Não sei porque a minha “vaselina” lhe incomodou tanto.

  • Moacir 1

    Meia Verdade – 25/07/2014 às 19:39
    Caro Meia Verdade ( METADE )
    Você me incomodar? Não se dê tanta importância.
    Seria muita pretensão sua.
    Digamos que eu sou cismado ( e MEIO ) com “OS SUJEITOS VASELINA”.Só isto.Você me concede esse direito?
    O melhor exemplo de “vaselinagem demagoga” contemporânea talvez seja um personagem criado pelo Jô Soares , chamado “Múcio”. O tal do “Múcio” “vaselinava” muuuuito bem. Lembra dele?
    Falava sempre … “TIROU DAQUI Ó!” … nos mostrando com o dedo em riste a própria língua.
    Os “Múcios” são peritos em negacear cada uma das suas palavrinhas ,todas as vezes que assim lhes parece conveniente.Caras de pau ou “de lata” , como se diz além mar.Profissas do engodo. Os “Múcios” populistas,fazem qualquer coisa, dizem qualquer absurdo,pagam qualquer mico, juram qualquer script,rezam por qualquer cartilha…para não perder MEIO voto.
    Sabe quem foi um Múcio da gema? O vovô Marx.Certa feita numa carta de próprio punho que enviou a Engels , o “vaselina” do século 19 garantiu:
    “Sempre poderemos lançar mão da “DIALÉTICA” – leia , por favor ,”VASELINA” – para provar que pensamos EXATAMENTE o contrário daquilo que escrevemos”
    É “teoria” demais da conta.
    Diante de duas alternativas, os “Múcios” da vida deslizam oblíquos,serpenteando e sibilando “vaselinados”, estrada a fora.Sem jamais declarar, mesmo com MEIAS palavras, qual é a deles.
    Faça como eu: divirta-se com a “vaselinagem” bananeira.E lembre-se que, por aqui , ela foi da “sua” autoria.
    *
    http://www.youtube.com/watch?v=JS1uX6Fzasw
    *
    Bom final de semana

  • Meia Verdade

    Moacir 1 – 26/07/2014 às 11:01
    Para um cara tido como “insignificante”, você esta levantando muito minha bola, em dar-me tanta atenção. Moacir…você tem todo o direito de achar o que quiser, assim como eu, talvez o que você escreveu em algum momento, eu possa ter discordado, mas sempre entendi que devo respeitar o que os outros pensam, podendo no máximo, com educação, respeito e principalmente sem histeria colocar meu ponto de vista. O que nos difere é que você é dono da verdade e eu só meia verdade, ou verdade inteira ou mentira inteira….posso?, não quero de forma alguma ferir seu ego…..prometo a você que não responderei mais seus comentários, feitos a mim, vou deixá-lo terminar como verdade inteira, assim você fica em paz consigo mesmo…tá bom?.
    abs

  • Meia Verdade

    Faça como eu, divirta-se com histeria, ela se acha dona da verdade.
    https://www.youtube.com/watch?v=fdDCBC4DwDg

  • Moacir 1

    Meia Verdade – 27/07/2014 às 22:46
    Meia Verdade – 27/07/2014 às 23:02
    Me ensinaram que responder ( aos seus DOIS! comentários) é preciso.
    Mas à Chauí ???? !!!! Tou fora…
    Tinha razão o Marx:
    “As últimas palavras são para os tolos que acham que ainda não falaram o bastante!”