Exclusivo: o fotógrafo J. R. Duran conta como foi feita a nova foto de Adriane Galisteu se depilando

capa-galisteu-playboy-depilação

A capa da edição de 36 anos de “Playboy”, com Adriane Galisteu na Itália

Post publicado originalmente em 4 de agosto de 2011.

Repetir no ensaio de Adriane Galisteu nua, prestes a ir para as bancas na edição de 36º aniversário de Playboy, a famosa e polêmica foto da estrela simulando a depilação do púbis, publicada pela revista em agosto de 1995, aconteceu por acaso.

Campeões de Audiência

Campeões de Audiência

O fotógrafo J. R. Duran revela que, no último dos 9 dias de trabalho realizado entre Capri e Positano, na esplendorosa Costa Amalfitana, na Itália, recebeu pelo celular a mensagem de um de seus seguidores no Twitter perguntando se ele pretendia fotografar novamente a cena ou não.

“Aí fui conversar com a Adriane, contei o que tinha ocorrido e propus que sim, fizéssemos a foto”, conta.

jr-duran

J.R. Duran

A resposta veio rápida e sem hesitação:

— Claro, claro, Duran. Vamos, sim.

“Acabamos rindo ao constatar que nós dois éramos as únicas pessoas que poderiam reeditar essa foto, não é mesmo?”, continua o mestre das lentes. “Foi como uma espécie de citação do primeiro ensaio” — a foto seria a única, nas 32 páginas dedicadas a Adriane Galisteu, a se inspirar no ensaio anterior, cuja edição superou todos os recordes de vendagem da revista até então, batendo em 1 milhão de exemplares.

Naquela ocasião, em 1995, e como já contei no post cujo link está no parágrafo anterior, a foto da “deusa loura nua na Grécia”, como dizia a chamada de capa da revista, virou notícia no dia em que a edição veio à luz e não apenas tornou-se a campeã de venda nos à época 20 anos de existência da revista no Brasil como deu margem a grande polêmica.

galisteu-ensaio-mansão

Adriane na mansão barroca em Positano onde Duran fez a nova foto simulando uma depilação: cenário que surgiu por acaso

O colunista Zózimo Barrozo Amaral, que ditava moda e modismos no (infelizmente) extinto Jornal do Brasil, logo a denominou de “raspadinha” – alusão maliciosa aos bilhetes da loteria instantânea, ainda muito em voga naquele 1995.

O tema atiçou uma torrente de manifestações, que incluíram de psicanalistas a programas de fofoca e até mesas-redondas no rádio e na televisão, de textos do escritor Luis Fernando Verissimo a reportagens de revistas semanais. Adriane e Playboy não saíam do noticiário. Na festa dos 20 anos da revista, com um show do cantor Bobby Short para 1.200 convidados no Teatro Municipal, em São Paulo, uma multidão se aglomerou na porta para ver, aplaudir e saudar aos gritos a estrela, vestida num longo branco.

Na Folha de S. Paulo, que tratou do caso várias vezes, o exigente colunista Marcelo Coelho sentenciou: “Uma foto antológica”.

Ao resolver pela segunda versão da foto, Duran sabia que as comparações seriam e serão inevitáveis, mas foi em frente.

A locação para a foto também surgiu na história sem querer. “Por acaso achamos uma casa espetacular”, lembra Duran: o Palazzo Santa Croce, que teria sido residência de algum dignitário da Igreja séculos antes, fora inteiramente restaurada pelo atual proprietário e quedava, majestoso e barroco, fincado num promontório rochoso de Positano, com uma vista de tirar o fôlego para o azul do Mar Tirreno.

Adriane-nua-ensaio-Playboy-barco

Uma das fotos do ensaio: Adriane posa nua numa lancha entre a ilha de Capri e Positano

A casa entrou no ensaio porque o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, que fez parte da equipe que produziu o ensaio de Adriane em 1995, esbarrou de forma inteiramente casual com um grupo de amigos em Capri, um dos cenários do ensaio. Um deles mencionou a luxuosa mansão em Positano, e a equipe de Playboy acabou alugando a casa como locação para o último dia de trabalho.

No ensaio anterior, num hotel em Santorini, na Grécia, Duran propositalmente havia criado um quadro inverossímil para a cena da depilação. Adriane não se pôs a depilar-se no banheiro, mas num cenário inusual – uma saleta ornada com quadros, assentada sobre um sofá de couro branco. Tampouco estava de todo nua, e sim de salto alto, blusa de seda azul, faixa branca nos cabelos louros, um anel de ouro e pedra preciosa no dedo mínimo esquerdo, naturalmente sem roupa íntima, com espuma de barbear sobre o púbis e um barbeador comum na mão direita (veja reprodução feita a partir da revista, abaixo). A revisita à foto teria o mesmo conceito.

 

galisteu-depilando-playboy

“A casa era realmente magnífica”, lembra Duran. Isolada no alto do promontório, não tem acesso de automóvel. A equipe precisou descer dos carros que utilizava e caminhar 500 metros até a mansão.

Percorrendo-a, diz Duran, “encontrei um canto com uma luz incrível, e achei que era o local para fazer a foto. Estava um clima fantástico, havia luz, cores — então, pumba!”. Segundo ele, “foi praticamente a mesma cena” de 1995. Como não podemos mostrá-la aqui, Duran diz como é: “Adriane, tal como da primeira vez, não está totalmente nua, mas usa uma camisa de tons azuis, e joias — colares, pulseiras, anéis, um relógio. Não há a faixa branca nos cabelos da primeira foto”. Em vez de ter um banheiro como cenário, uma sala, com Adriane sentada sobre uma poltrona cadeira de estilo. Nos pés, sandálias douradas de salto alto. Aos pés, um tapete magnífico. Emoldurando a foto, duas cortinas, e a cena toda sob o fundo ocre da parede do cômodo.

O ângulo da foto é diferente da anterior — Adriane dispõe as pernas mais abertas, situa-se mais de frente para o leitor, com a espuma de barba espalhada por todo o púbis, e o olhar concentrado ali.

Quanto ao ensaio como um todo, além de ter como cenário a mensão onde se revisitou a famosa foto, se ambientou em diferentes locações: a ilha de Capri, a cidade de Positano, uma lancha entre Positano e Capri…

Duran, como profissional talentoso e exemplar, que respeita o próprio trabalho, não quer estabelecer comparações entre os dois ensaios de sua autoria. Quem julgará, como sempre, será o leitor.

Leiam também, da série “Histórias secretas de Playboy“:

O dia em que Adriane Galisteu se depilou, na foto mais polêmica da história da revista

O dia em que Maitê Proença foi regra 3 de Vera Fischer

Uma militante do MST ia posar nua, e o mundo veio abaixo

O dia em que contratei a filha de Fidel Castro para posar nua (1ª parte)

O dia em que Pelé foi, pessoalmente, recolher todas as fotos de Xuxa nua

E leiam ainda:

Revista do fotógrafo J. R. Duran é para “ver, ler e guardar” — e é ótima


Galisteu-Playboy-ensaio-barco

Outra das fotos do ensaio feita na lancha que circulou entre Capri e Positano. Sob o chapéu e a manta colorida, ela está nua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

57 Comentários

  • Reynaldo-BH

    Setti, perco o amigo mais não a observação!
    Você está abusando!
    Um dia um canalha disse para outro, no Senado. “Você despertou em mim meus instintos mais primitivos!” você sabe a que me refiro e as personagens!
    Eu tenho sorte! os instintos que a bela Adriane Galisteu me provoca são sim primitivos. mas de outro tipo! Dos saudáveis.
    E vem você com novas revelações! (Mesmo não sendo adepto/admirador da infantilização desta coisa chamada depilação. Ela seria o que é de qualquer forma! Ainda bem…)
    Sacanagem! Melhor, falta de!
    Playboy encomendada na banca! É o que resta….
    Abraços

    Trata-se de uma simulação, como expliquei no post, amigo Reynaldo.
    Abração

  • Tuco

    .

    Já não bastam os “remakes” de livros, músicas
    e novelas – estas intragáveis…
    Agora a tremenda falta de imaginação e de
    idéias vão povoar as fotos de nus.
    Resta saber se La Galisteu está se depilando
    com um, digamos, Iphone…

    .

  • Luís Roberto SBO

    Bem melhor essas fotos da Adriana com o seu comentário, deixou a nossa tarde mais linda ou seja esquentou.
    Vc.devia de colocar foto de mulher bonita nas fotos onde aparece o lulla, a dilma, os renans, o collor,o sarney, a ideli, a martaxa, o suplicy, pq. são pessoas horríveis em tudo.
    Veja a foto do seu comentário “Como confiar num Tribunal de Contas desse jeito?”, são pessoas muito feias e ridículas, sujam o seu comentário…..rsrsrs……ou então uma dica, coloque uma tarja preta na cara dos indivíduos e um aviso “proibido de ver – faz mal a saúde”.

  • Cicero Marinho da Silva

    Prezado Cícero, seu comentário continha, em meio a considerações interessantes, ofensas à pessoa que você mencionou. Foi, portanto, suprimido tendo em vista as regras do blog.
    Se não as conhece, por favor veja o link
    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/amigos-depois-de-mais-de-8-meses-de-blog-e-40-mil-comentarios-nao-havera-mais-asteriscos-comentarios-com-linguagem-inconveniente-serao-deletados-vejam-minhas-razoes-e-as-regras-para-comentarios/

  • Reynaldo-BH

    Entendi, prezado Setti. Mas a galisteu merece que eu pule da simulação para o real! Salto no escuro! vai que ela lê? Galisteu me tira do sério… Ou me coloca no lugar correto! Sem simulações!
    Abraços!

    Hahahahaha… Valeu, Reynaldo. Grande abraço e desculpe por não ter podido vê-lo em SP.

  • Klecia Reis

    Ela não tem o rosto bonito; mas o corpo é maravilhoso! Mulher camarão! Rs…

  • Paulo Toshiharu Watanabe

    Ricardo, obrigado, valeu! Numa semana de escândalos, descobertas de corruptos (aos níveis locais e regionais), demissão de mais 1 ministro que deveria ser substituído pelo “estagiário na pasta” Genoíno,.. ver que a Adriana continua um colírio, não deixa de ser um BELA PRESENTA!

  • Ixe

    Nossa ! Isso sim é uma bela mulher. Linda em todos os sentidos. Grande mulher.

  • JOSÉ CARLOS WERNECK

    Prezado Setti.
    Confesso que ainda não li o texto.
    Realmente,não há jornalista no mundo que consiga escrever algo que possa concorrer com essas fotos MAGNÍFICAS!

    Hahahahaha, caro José Carlos. Entendo muito bem.
    Abraços

  • sandovalsader

    Nao costumo comprar. Mas esta edição vou comprar duas. Uma para guardar(depois de curtir, é claro) e a outra vou mandar para o meu Filho que mora nos USA. E depois me lembro, sempre, de sua brilhante passagem
    pela revista e dos artigos sobre ela que Voce sempre posta. Parabens, Obrigado e um abração.(Apesar do Amorim…..)

    Obrigado, prezado Sandoval. Mas na verdade eu não posto “sempre” artigos sobre ela. Postei um único antes deste, o “Histórias Secretas de Playboy (5): o dia em que….”, que depois foi reprisado por ter sido um campeão de audiência.
    Um abração

  • Ismael

    Setti, você é um gentleman e tem bom gosto. Não sei como alguém pode fazer um comentário ofensivo, ainda mais nesse post. Bem, Adriane continua linda exuberante. Quanto ao interior dela, não sei e não me interessa. É linda e ponto. Eu gosto das depiladas, mas o mais importante numa mulher continua sendo o rosto. Um rosto lindo, delicado, emoldurado por cabelos cheirosos e hoje é sexta feira e o sol brilha lá fora. Abraços a todos.

    Um ou outro comentário ofensivo referia-se de forma extremamente pejorativa a personalidades que posam para Playboy.
    Quando à depliação a que você se refere, lembro que a foto original, em 1995, e ao que tudo indica a nova foto, mostravam um simulacro. As demais fotos do ensaio de 1995 dizem tudo.

  • Marco

    Amigo Setti : Nada a comentar, a não ser q o Deus natureza ama a Drica. Vou continuar pleno de desejo e cíume. Meu amigão !
    Abs.
    Ps: As dicas da Srta. Adriana Setti foram confirmadas com Louvor, mas tenho um desafio para ela, descobrir alguma coisa turística em Poa q não seja o frio, depois vou te contar as fofocas da Política do RN e sua sociologia .

  • Hamilton Macedo

    Ricardo,
    Gostaria de saber seu e-mail, pois gostaria de saber o seu e-mail, pois aprecio as suas matérias e gostaria da sua autorização para publicar no Brasil em Foco e colocar um link seu no meu site.
    Como só publico matérias, depois de autorizadas, por achar deselegante fazer isso.

    Abraço
    Hamilton Macedo

    Caro Hamilton, já lhe enviei mensagem, autorizando.
    Um grande abraço

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    A molecada aqui do escritório comprou – o povo coleciona e guarda em um armário que denominamos “Acervo Técnico”. Amigo, desculpe a sinceridade, mas passados vários anos ela continua gostosíssima!!!!!!!
    Parabéns á Playbou e ao Duran em especial pelo trabalho maravilhoso.
    Um abraço

  • Mirian

    Coisa desagradável entrar nesse blog e ver essa mulher exposta em pose ginecológica…

    As fotos são de bom gosto, Mirian. Qual pose é “ginecológica”, como diz você?

  • wilson

    Ainda existem que ama e se apetece com a mulher,
    na formosura, na voz, no carinho,alguns preferem
    bebadas e drogadas bem é gosto.

  • Como não deslumbrar com tanta beleza?! Setti, parabéns! Precisamos de um pouco de notícias verossímeis (ou sonhadoras), senão os entulhos das BrasIlhas da vida, a nos entorpecer.

  • ffabiano

    Espero que a Adriana doe alguma coisa ao Instituto Ayrton Senna… Pois foi este relacionamento que fez surgir a oportunidade de ganhar um dindin com a Playboy.

  • Claudio Teran

    A modelo é que é fraca. Playboy errou feio. Adriane era a mulher do Senna em 1995 e havia uma curiosidade em torno dela. Hoje em dia virou esse tipo de celebridade tipica do Brasil: não é nada não tem talento não tem beleza não faz nada de relevante para o bem do país mas aparece. Playboy parece em crise. Não tem ninguém mais relevante para desnudar.

  • Ellen

    Ela é uma Divaaaaaa linda amei a escolha da revista!!!!

  • Petista arrependido

    Ricardo,
    Esse J.R.Duran é um felizardo.
    Será que ele…

  • kelly

    É MUITA CORAGEM DELA TIRAR FOTO SE DEPILANDO!
    CREDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Silas S. Carvalho

    Quem gosta de mulher sempre verá as suas qualidades. Quem não gosta, sempre vai inventar algum defeito.

  • Ixe

    Gatassa, cada dia mais linda, linda, linda.

  • luiz

    Ouvi dizer :
    Dos bastidores.
    Duran antes das fotos se preparou.
    Durante alguns dias,tomou refeições com adição de salitre, para aguentar o tranco.
    Sou volutário para descolorir pelinhos superfluos com agua oxigenada, a cotonetes.
    rabugento.hihihihihi
    até

  • Jefferson

    Pessoal, todas as opniões deve ser respeitadas, entretanto, a única coisa que não posso concordar é alguém contestar a beleza dá Adriane.

  • NICOLA FILHO

    Pô, meu!!!!!

  • alexandre

    é muito deliciosa belissima Mulherrr uma delicia apreciar esse corpo perfeito sua beleza é marcante !!!!

  • Ana - Rj

    Nossa!!Tudo por dinheiro,se é que precisa tanto assim.Essa mulher velha,posar nua,não sei onde arrumou tanto coragem de mostrar esse corpo magro,cheio de estrias,hahahahaha,só um bom foto shop para fazer MILAGRE.HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH.

  • Petista arrependido

    Ricardo,favor tirar essa foto da Galisteu do site.
    A minha mulher anda desconfiada,que entro no seu blog,só para vê-la.
    Vai que ela tem razão…

    Por enquanto não pretendo retirar, caro Petista Arrependido. Ficará mais um tempo, porque o post continua sendo um campeão de acessos.
    Desculpe…
    Abraços

  • Alexandre-Ararquara

    ana fica com inveja nao
    só pq vc chegou na idade dela sem mil homens atraz nao quer dizer q vc é tão feia (na verdade deve ser sim)
    Galisteu linda e Boa como sempre ^^
    parabens ao trabalho de todos.

  • eurico

    ela e uma mulher muito linda

  • luis renato

    Essa mulher deve adorar…

  • Vivian

    Fotoshop

  • Alaércio Flor

    Certas mulheres podem pecar mais por pureza do que por malicia…essa Adriane é uma Malena moderna que o próprio Jesus a abosolveria por seus pecados de vaidade e luxuria serem tão ínfimos.Musa e santa,pecadora e pura como uma virgem dos tempos de martirios….

  • Jeremias-no-deserto

    Adriane é magnífica, capaz de matar de inveja as mulheres e de paixão os homens.Bravo, Adriane. E sempre que precisar, conte com o amigo Jeremias, barbeiro dos melhores nas horas de folga.

  • Luizão Lima

    Não acho Adriane particularmente bonita mas ela está com um corpão incrível e as fotos estão fantásticas. Ela realmente tá gostosa, e olha que eu sou gay, hein? Hehehe.

  • EDUARDO

    maravilha ….

  • Manoel

    Hoje ela sstá mais, mais….do que na edição anterior da Playboy. Madura e sabedoura dos babados.

  • paulo orth

    Seu comentário é ofensivo e não será publicado.

  • sebastiao leandro

    Seu comentário é ofensivo e não será publicado.

  • Orlando Catanduva

    Que mulher…que mulher…gostosa no sentido preciso da palavra.

  • Lucia s.

    Criativos, não? Sempre a mesma pose…
    Como diriaa o maravilhoso A. Nunes, realmente vivemos a era da mediocridade.
    Garanto que os trabalhadores braçais amam estas fotos.

  • Simples Assim

    As revistas antigas mostram mais o que os homens procuram nos modelos fotográficos, o que ela tem realmente. Hoje com softwares poderosos de edição gráfica deixamos de ver o real para dar lugar ao virtual. Deveriam ser obrigados a dizer o que fizeram de alterações nas fotos antes de publicar. Não compro revistas BO.

  • João Bosco

    Galisteu nunca foi um mulherão… Compará-la a Julia Paes ou Mulher Moranguinho chegar a ser malvadeza. A passagem do tempo traz sabedoria e velhice; Galisteu só obteve a última…

  • Ana Carla

    Bom, tanto a Dri como o fotografo são show de bola neh, estão de parabens pelo SUCESSO!

  • joao netto

    e ai manoel!!
    sabedoura dos babados e muito boa!!kk

  • Neimir Castro Neves

    A coroa ainda dá um belo caldo. Parabéns para ela. Gostosona.

  • EXTREMA DIREITA

    QUEM DIRIA HÉIN CARO SETTI, VOCÊ , TITULAR DO BLOG MAIS SEXY DE VEJA !!!!! GOSTEI!!!!

  • Francy Granjeiro

    Essa coroa precisaria estar no BBBarraco pra alavancar a audiencia…O caso do suposto “estupro” pode muito bem ser uma tentativa desesperada ou nao foi?????

    http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/audiencia-do-bbb-12-e-a-pior-da-historia-do-programa-diz-jornal/

  • Francy Granjeiro

    Terreno em disputa em Pinheirinho, SJ Campos, pertence ao corrupto Naji Nahas??? Alckmin, o açougueiro do Pinheirinho, precisa ser denunciado até mesmo ao Tribunal Penal Internacional de Haia, para responder por estes crimes contra a humanidade, ao lado de gente como o açougueiro dos balcãs.

    …………………………………………
    BBB: nova denúncia de estupro e os podres de Boninho na revista Veja

  • Francy Granjeiro

    PTISTA ARREPENDIDO NAO CAIU A FICHA QUE Essa coroa precisaria estar no BBBarraco pra alavancar a audiencia…???????????

  • Sergio

    Baita mulherão !!!! O Senna deve ter dado muitos 360 nestas curvas. Treinar já devia ser maravilhoso. Fazer uma corrida completa então!!! que sonho.

  • Marco Antônio

    Linda,gostosa e com personalidade!

  • Paula

    Dri é diva.ADORO!

  • ROMERO BARROS

    Já tinha algum tempo que não a via. Estou bolado com tanta beleza e gostosura. Amei e babei com as fotos. Tô ligado.