Image
Praias lotadas em Palma de Mallorca, nas paradisíacas Ilhas Baleares: 145 mil turistas por dia na Espanha (Foto: El Mundo)

As expectativas da Exceltur, o lobby que agrupa as empresas espanholas do setor de turismo, eram otimistas: a Espanha deveria receber 726 mil turistas mais do que no ano passado até o final da temporada de verão (31 de agosto). O número foi superado de longe: ainda sem contar agosto, o mês mais forte, o mês de férias por excelência dos europeus, visitaram o país quase 2 milhões de turistas mais do que em 2012, atingindo um número recorde de 30,2 milhões de viajantes em oito meses.

As previsões da Exceltur levavam em conta que o movimento no verão de países como a Espanha, Portugal, a França, a Itália e a Grécia seriam engordado pela fuga de visitantes do Egito sob os efeitos do golpe militar e da violência contra manifestantes, da Turquia em agitação política e da Tunísia em contínua instabilidade — três destinos no Mediterrâneo que absorvem milhões de europeus.

A Espanha teve seu melhor mês de junho de todos os tempos, com 6,3 milhões de turistas.

Como sempre ocorreu, o Reino Unido e a Alemanha continuam sendo os principais mercados para o turismo espanhol, somando mais de 40% dos viajantes. O maior de visitantes por região, porém, veio dos países nórdicos, cuja onda turística aumentou 26% em relação ao ano passado — e há 14 anos seguidos cresce ano a ano o fluxo vindo de Suécia, Dinamarca e Noruega.

O turismo é responsável por 10% do PIB espanhol e, no quadro da brutal crise por que passa a Espanha desde 2008, mantém-se como o único setor da economia que continua pujante. Em 2012, o país recebeu 57,9 milhões de turistas, 3% mais do que em 2011, com média de gastos per capita próximo a 1.000 euros — o que significou a entrada de algo como 56 bilhões de euros (pouco mais de 176 bilhões de reais) na economia.

A Espanha é o terceiro país mais visitado do mundo, em empate com a China e atrás da campeã França (83 milhões de turistas em 2012) e dos Estados Unidos (67 milhões).

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 14 =

5 Comentários

Sergio em 03 de setembro de 2013

Meus caros amigos pensantes, se o voto nao fosse obrigatório, nossos governantes com certeza, tambem. Seria pensante. Nao acha?

anselmo em 03 de setembro de 2013

Valeu Setti, vou fazer um carnêzinho....hehehehhehe.

carlos nascimento em 02 de setembro de 2013

Ricardo, Fico imaginando o nosso País com as maravilhas que a mãe natureza nos doou, praias maravilhosas, floresta amazônica esplendorosa , ilhas espetaculares - por um acaso vc conhece as Ilhas do Marajó no PA - além da Cidade Maravilhosa (RJ) e de SP com sua pujança como metrópole,o Pantanal no Mato grosso,afora outros atrativos que temos, Serra gaúcha, litoral de SC,etc.etc. Bastaria termos uma melhor infra estrutura, outros padrões de segurança e educação, isso aqui viraria uma febre de consumo para os turistas, mas........ vivemos ainda na era da mediocridade, o quê fazer ?

anselmo em 02 de setembro de 2013

2014....hehehehe

anselmo em 02 de setembro de 2013

Setti, vc que é "viajandão", madrid é boa em maio? To juntando uns caraminguás para conseguir o feito em 2013...hehehehhee. Abraços. Faz tempo que não vou, Anselmo, mas maio já é um pouco quente. Madri é uma cidade muito quente no verão (maio ainda não é verão, mas já esquenta) e muito fria no inverno. Mas nada que seja de afastar uma viagem. Vá em frente. Um abração

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI