Image
Fernando Henrique: “Ajudarei, nos limites da compostura, os candidatos do PSDB. (…) Mas não concorrerei a cargo eleitoral algum” (Foto: Wilton Junior / Agência Estado)

Falei agorinha com o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso sobre os boatos de que aceitaria ser candidato a vice-presidente na chapa do tucano Aécio Neves, cuja candidatura, no PSDB, defendeu desde o começo das discussões sobre o tema.

O ex-presidente me disse o seguinte:

— Desde que deixei a Presidência tenho reiterado que continuarei ativo na vida pública, ajudarei, nos limites da compostura, os candidatos do PSDB, mas não concorrerei a cargo eleitoral algum.

E prosseguiu:

— Seria despropositado, aos 82 anos, rever tudo isso, mormente porque continuo pensando a mesma coisa, que cada um deve saber avaliar seu momento existencial e agir em correspondência com ele. O meu momento para ser candidato já passou. Para quem foi Presidente e levou a sério o ofício, não tem sentido candidatar-se a nada mais.

 

LEIAM TAMBÉM:

FHC candidato a vice de Aécio Neves é uma bobagem, resultado de desinformação ou má-fé

Quem acha que FHC vai candidatar-se a algum cargo também acredita que o Papa quer ser deputado na Argentina

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

Nenhum comentário

Rosa Clélia de Oliveira Mota em 23 de setembro de 2014

Candidato,Aécio Neves , para muitos inclusive eu ,está perdendo credibilidade por ter essa sombra ao seu lado que se diz apoiando

geran em 02 de abril de 2014

A dignidade esta acima de tudo. Parabéns Presidente!

Thomas Hardman Filho em 30 de março de 2014

FHC foi o maior presidente da história do país. Pena que não houve continuidade de seu governo com José Serra e/ou Geraldo Alckmin. Tenho esperanças de que este ano Aécio Neves, liderança jovem e preparada, possa retomar de onde FHC parou -- apesar do enorme estrago, sobretudo moral, feito no país pelo lulopetismo.

Sergio em 30 de março de 2014

Que pena que o FHC, não vai entrar mais em cena, vai por terra a esperança dele, FHC salvar o BRASIL.

Giovanio em 30 de março de 2014

FHC não perde a linha e, apesar de divergir dele em diversas situações, eu não me canso de admirá-lo.

J.B.CRUZ em 30 de março de 2014

A frase de F.H.C. que também é o título da matéria, vale por 1.000 discursos do lula.... "Para quem foi PRESIDENTE e levou a SÉRIO o OFÍCIO,,,,,não tem sentido a candidatar-se a nada mais""'...Lição de Civilidade e Patriotismo !!!.

mariza tannure em 29 de março de 2014

O Brasil é e será eternamente grato a este grande FHC. Salvou a pátria do desastre da inflação. É um estadista.

Kensy Froid em 27 de março de 2014

FHC foi (e é) simplesmente o maior estadista do planeta na virada do milênio... governou por 2 mandatos sem atitudes populistas e com Luis Inácio torcendo contra (FHC e o país) de forma ridícula e baixa...

Ronaldo Barra em 23 de março de 2014

Caro Ricardo Setti, o FHC entendeu o erro do seu posicionamento quanto a CPI pedida pelo Aécio Neves e deu uma nota, apoiando a mesma pela gravidade dos fatos e , tendo em vista, o desmoronamento da Petrobrás. Ainda bem!

Meia verdade em 22 de março de 2014

Ha uma certa incoerência nos eleitores petistas.....antes das privatizações quem comprava uma linha telefonica fixa ou movel era a classe media alta, classe C ou D, NEM SONHAVA COM ISSO, era artigo de luxo, para poucos. A Vale, depois da privatizacao, gerou bilhoes de dolares em impostos aos cofres da uniao, que certamente ajudou MUITO ao governo Lula e Dilma nos bolsas familias e nas contrucoes do minha casa minha vida, bem diferente daquela empresa deficitaria. A Petrobras que e "nossa" nos herda bilhoes de dolares em dividas"...........a pergunta e.....ate quando vocês serão BURROS.?

Regina Maria em 22 de março de 2014

FHC foi o maior presidente que já tivemos no nosso Brasil e faz muito bem em não se candidatar, permanecendo como o único estadista vivo deztepaiz, como diz seu infeliz sucessor.

gunter jr em 21 de março de 2014

Este seu novo texto é ainda mais ofensivo do que o anterior. Você não possui neurônios suficientes para travar qualquer discussão de ideias? É sempre assim -- ataca o interlocutor, em vez de argumentar contra o que ele diz ou escreve? Suma daqui, cara. Não preciso de leitores como você, não.

gunter jr em 21 de março de 2014

Seu comentário é ofensivo. Se você enviar um texto minimamente respeitoso, eu publicarei sem hesitar. Do contrário, como não sou masoquista, não.

Meia Verdade em 21 de março de 2014

Ele esta certo...sua contribuição ao país ele já fez.....só falta a oposição defender o que ele, além do real, (privatizações), bem para dizer a verdade .....até o Lula e a Dilma deveriam agradecer.

vicente em 21 de março de 2014

Em comparação, o Lula esta parecendo ter a idade de Fernando Henrique, ou talvez um pouco mais velho do que ele.

Valter em 21 de março de 2014

A postura de FHC mata O Lula de inveja.

Jujuba Salgada em 21 de março de 2014

Seu comentário canalha, ofensivo e sobretudo MENTIROSO foi deletado. Suma daqui, já disse e digo pela última vez.

Trevisan em 21 de março de 2014

FHC foi o maior presidente que o Brasil já teve. Morro de saudades.

Thiago Assumpção em 20 de março de 2014

Se FHC tivesse ficado ainda mais tempo no poder, pelo voto popular, o Brasil teria dado um salto de 50 anos.

Jujuba Salgada em 20 de março de 2014

Seu comentário ofensivo, calhorda e mentiroso -- além do mais, covarde, por estar escondido em pseudônimo e email falso -- foi deletado. Suma daqui.

Cássio Lino em 20 de março de 2014

Não há mesmo sentido FHC se candidatar. Tendo sido um excelente presidente, cuja grandeza cada vez mais é reconhecida, cabe-lhe mesmo, agora, ser o estadista que é e orientar as novas lideranças do PSDB.

Ronaldo Barra em 20 de março de 2014

Caríssimo jornalista Ricardo Setti, venho respeitosamente dizer-lhe que no caso em questão não houve ofensa ao ex-presidente FHC, que admiro e fui seu eleitor. Respeito seu legado e tenho admiração por ele. Porém, quando li que o presidente Fernando Henrique Cardoso disse hoje no Estadão que era contra uma CPI na Petrobrás devido a proximidade das eleições, fiquei deveras decepcionado com o mesmo. Além do mais, em outra ocasião lamentava que pessoas que lutaram pela pátria como José Dirceu e Genoíno estavam na prisão, o que não condiz com a realidade dos fatos. O que disse e o caro jornalista interpretou como ofensa foi que o ex-presidente toda vez coloca panos mornos nas ações maléficas do PT e do Lula. Se fosse ele o responsável pela negociata da Petrobrás, e tenho certeza que não o faria, o PT e Lula já estaria com a CPI engatilhada. Infelizmente, os homens de bem do nosso país,incluindo o ex-presidente FHC, são muitos tolerantes e conciliadores. Foi por isso que quando do mensalão, dever-se-ia pedir o impeachment de Lula a oposição ficou de forma medrosa, achando que sangraria até o fim, o que não ocorreu. Peço que não interprete mal meu pensamento e divulgue este comentário. Independente de tudo continuo admirando seu blog e fazendo parte dele, que é uma trincheira em favor da democracia. Um abraço Ronaldo

gunter jr em 20 de março de 2014

vou dar uns exemplos para ajudar: 1) a reeleicao, mudou a constituicao em seu beneficio. 2)o projeto no final do governo para as autoridades so poderem ser julgadas no supremo, criou duas classe de brasileiros. 3)o filho do fhc desviar um voo para sua comodidade 4) fhc dizer que o estado tem seus motivos para mentir, 5) a gravacao do limite de responsabilidade nas privatizacoes. 6)o seu partido nunca ter coragem de falar dele nas eleicoes sequintes a sua saida do governo...porque sera? 7)aposentar-se e chamar os aposentados de vagabundos. quanto alguem se candidatar, nada mais democratico,quem tem que julgar e o povo, no voto. nao adianta espernear. gj Publico, apesar das apelações de sempre, quando se trata de criticar FHC, como o caso dos "vagabundos". Ele se referia CLARAMENTE aos aposentados precoces, e não a todos. Até porque não seria burro de fazer isso. Quem mudou as regras para a reeleição, não sei se você atentou para o detalhe, não foi o presidente, evidentemente beneficiário da mudança, mas o Congresso. Já passou por sua cabeça que havia 27 governadores loucos para concorrerem à reeleição, o mesmo se dando com mais de 6 mil prefeitos? Bem, não tenho procuração de FHC para defendê-lo. Mantenha sua fé ideológica, acredite na turma em que você acredita, fazer o quê? PS -- Quer dizer que você era o anônimo?

Jujuba Salgada em 20 de março de 2014

A 13 anos se descobre os podres do governo PT,mas nos 8 anos do governo PSDB também se fez muitas coisas erradas e até hoje muitas bem escondidas .Até hoje não aceitei as facilidades dadas nas privatizações a consorcios de amigos tucanos ,aquilo foi um absurdo. Acusar é fácil. Jogar lama em homens públicos é facílimo, ainda mais sob anonimato, não é mesmo? Se houve irregularidades, por que em quase 12 anos de lulopetismo o PT não mandou a Polícia Federal investigar? Foi tudo feito com concorrência pública, às claras, com regras rígidas aprovadas em lei. Você fala em coisas "erradas" e "escondidas". Pois bem: o quê? Que consórcio amigo ganhou o quê? Amigo de quem? Dê algum exemplo!

Ronaldo Barra em 20 de março de 2014

Não publico ofensas a ninguém neste blog.

Blumenau em 19 de março de 2014

Ricardo. FHC podia tentar mais uma vez convidar o lulla para uma entrevista.Na globo.Podia ser em inglês ou em português ,aquele correto,não o da cartilha petralha . Encino,kkkkkk. Oooo gentalha burra e atrasada,preferem a ditadura do que a democracia e,inteligência,liberdade ,ORDEM E PROGRESSO! Deus nos livre desses abjetos,trogloditas.

Roberto Souza em 19 de março de 2014

Caro Setti, depois de FHC tivemos duas vezes Lula e, pelo jeito que as coisas vão,mais duas vezes Dilma. Acrescente-se a possibilidade de mais duas vezes Lula ou coisa pior a partir de 2018. É desesperador.

gunter jr em 19 de março de 2014

o dep roni von que o diga. gj

Maria Augusta em 19 de março de 2014

Está certíssimo, ele. Só quem já foi presidente e não levou a sério o ofício, pensa em se candidatar a alguma coisa. Recado mais direto, impossível.

gunter jr em 19 de março de 2014

um dos principais responsáveis pelas conquistas do pt. gj

Trovão em 19 de março de 2014

Perguntar não ofende: -será que o lulla X9, aquele que caguetava os outros para a ditadura militar, entenderia o que o FHC disse na última linha do texto acima?

Luiz C. em 19 de março de 2014

Teve seus erros, mas talvez tenha sido o único Estatista que o País teve.

Sonia Regina em 19 de março de 2014

Bom dia Sr. Ricardo Votei pela 1ª vez parra presidente quando tivemos a democracia restabelecida e na época votei só no 1º turno. Quando votei no presidente Fernando Henrique escolhi o menos ruim, já no segundo mandato eu escolhi com segurança o meu candidato a presidente. Gostei da resposta e principalmente pelo fato dele continuar na vida pública.

JOSÉ CARLOS WERNECK em 19 de março de 2014

Prezado Setti, Para vice seria mesmo um despropósito,mas para presidente,sem qualquer sombra de dúvida,votaria nele outra vez.E com muito orgulho e imensa satisfação!

wilson www em 19 de março de 2014

Elegância, dignidade e cultura. Este sim é um estadista.

Rodrigo Santos em 19 de março de 2014

Ele não tem idade e nem saúde para isso. Vamos deixar o ex-presidente em paz. Não tem porque colocá-lo numa pesada disputa política.

Kah Leew em 19 de março de 2014

Palavras de FHC: . "Para quem foi Presidente e levou a sério o ofício, não tem sentido candidatar-se a nada mais." . Ótima lição para o apedeuta fanfarrão ...

Toninho Malvadeza em 19 de março de 2014

Quanta diferença daquele outro,que vive arrotando ter criado o mundo e não larga mais do osso.

MILTON SIMON PIRES em 19 de março de 2014

CHAMEM O EXÉRCITO ! Milton Pires 1. A Polícia não dá conta de toda criminalidade? Chamem o Exército! 2. Choveu muito e há pessoas desabrigadas? Chamem o Exército! 3. Traficantes estão entrando pelas fronteiras? Chamem o Exército! 4. Não há segurança para Copa do Mundo? Chamem o Exército! 5. O Papa vem nos visitar? Chamem o Exército! 6. Vai haver confusão no dia das Eleições? Chamem o Exército! 7. Precisamos ajudar o Haiti e a Indonésia? Chamem o Exército! 8. Tem criança na Amazônia que não foi vacinada? Chamem o Exército! 9. Ninguém mais encontra o avião que caiu na Amazônia? Chamem o Exército! 10. Minha mulher está me colocando guampas e as crianças não param de chorar? Chamem o Exército! “Apenas não se esqueçam, seu bando de imbecis, que o Exército não é um cachorro que pode ser chamado quando queremos e que ninguém lembrou dele quando foram colocados no poder os traficantes, mensaleiros e assassinos de prefeitos que agora nos estão transformando na Venezuela e, em breve, em Cuba!” Porto Alegre, 19 de março de 2014.

Fernando em 19 de março de 2014

A melhor parte é a alfinetada no Lulala - "Para quem foi Presidente e levou a sério o ofício, não tem sentido candidatar-se a nada mais."

Mr. Z em 19 de março de 2014

Enquanto o outro ex, é o contrário: ajuda com descompostura porque é sua formação de vigarista.

Misael em 19 de março de 2014

Pena que não tenha mais idade para isso,quanto ao demagogo Lula, tomara que se mantenha longe do planalto.

Marcelo Di Giuseppe em 19 de março de 2014

Setti, convido você e a seus seletos leitores à lerem o desabafo sincero de um político sobre a Copa no Brasil. http://www.institutoibespe.blogspot.com.br/2014/03/o-desabafo-sincero-de-um-politico-sobre.html

J.B.Lopes em 19 de março de 2014

Aí estar um grande estadista, que o Brasil já teve e acredito que não mais tera outro, pois a lama política em nosso país é Grande.

VALMIRO-BA em 19 de março de 2014

E assim que agem os verdadeiros estadistas. Respeito pelo cargo e não o usar o cargo em projeto pessoal. Parabéns FHC!

Bajulador em 19 de março de 2014

Boa FHC, mas bem que poderia por o dedo na cara do Mollusco e pedir um tete a tete com direito a tres rounds nas tvs abertas. Seria bom demais e iria faltar pipoca e guaraná nos mercados.

cesar marcelo O Paiva em 19 de março de 2014

FHC disse desde quando deixou a presidencia que nao se candidataria e nenhum cargo politico. Nao é, como diz a mensagem abaixo do internauta completamente dissociado da realidade, porque arrimentaria mais votos para o candidato a sua preferencia, mas por uma questao de honra e principios. Gostando ou nao aqueles que sao contra o ex presidente terao de conviver eternamente com a verdade de que o Brasil tem enorme divida com FHC. Nao fosse ele jamais estariamos vivendo no pais onde as oportunidades se multiplicaram, as instituiçoes se fortaleceram e a democracia foi institucionalizada. O resto do discurso, é conversa mole.

Celinha Ribeiro em 19 de março de 2014

Setti, é uma pena termos tão poucos homens públicos como FHC. O Lula deveria copiar esse desprendimento dele já que copiou quase tudo do tucano.Após dois mandatos, está na hora de dar lugar ao sangue novo. Abração

cesar em 19 de março de 2014

Joel Lima, você é ingênuo, Ptista ou tem memoria curta? FHC esmagou o Lula "apenas" nas 2 vezes que concorreu com ele. Se ele tivesse idade seria Presidente novamente, ele é simplesmente o "fantasma" que assombra os pesadelos do Luladrão e toda a Ptezada.

Gabriel em 19 de março de 2014

O nome do Aloysio Nunes é bom. Não havia mesmo motivo pro FHC ser o vice. Você que tem boa entrada com nomes do PSDB, Setti, por favor, eu e sei lá quantos milhões de brasileiros imploramos, peça para eles concorrerem com vontade de ganhar. É isso ou o auto-exílio. Por que o PT, na atual toada, ainda vai cercear até minha internet.

Maria Paula em 19 de março de 2014

Quem perde com isso é o Brasil. É de se chorar perder um presidente como FHC para os PeTralhas.

Edegar em 19 de março de 2014

FHC está na história deste país como Estadista. Além dos acertos, teve alguns erros? Sim! Depois tivemos um aventureiro, oportunista e gabola de sua própria ignorância - um "Doctor Honoris Causa" de Quarta Série do Ensino Fundamental. "História do Brasil" a ser estudada pelos nossos netos e bisnetos.

Flavio em 19 de março de 2014

É isso. Quem é sério, quem leva um país a sério e tem compostura de um estadista, nem merece ser alvo da abjeta campanha do pt. Parabéns, nosso verdadeiro estadista! Infelizmente não teremos, tão cedo alguém a altura de um FHC. Pobre de nós.

Joel Lima em 18 de março de 2014

FHC não vai ser vice pelo motivo da realidade = seu nome não ajuda a aumentar de maneira substancial as intenções de voto de Aécio. Se isso acontecesse, FHC iria achar uma brecha no discurso do texto acima e iria se lançar como vice. Todo político é hábil nessa arte. A repercussão pouca que sua figura política tem hoje entre a grande massa do eleitorado deve-se ao seu segundo período na presidência. O triunfo arrebatador do primeiro mandato (fim da inflação pornográfica e popularização da telefonia, algo até então tão caro quanto um carro ) foi dilapidado por erros do segundo - culminando no apagão e num índice alto de desemprego. Aliás, acho que nem mesmo está 100 por cento definido os candidatos à presidência. Se a intenção de votos de Dilma chegar num nível cantareira (rs), aposto que Lula sai da reserva e entra no jogo, substituindo-a. Aí, automaticamente, Eduardo Campos tira o seu time de campo e deixa o caminho pra Marina. E restará ao PSDB ter que convocar Serra e seus 44 milhões de votos de 2010 para não sofrer o risco de sequer ter um candidato no segundo turno da eleição.

Angela em 18 de março de 2014

Setti Simples, verdadeiro, digno, decente... Será que deixamos escapar todos esses valores? Depende muito da escolha que fizermos, e que influenciaremos outros próximos a nós a fazer, nas eleições.

Liberato Castro em 18 de março de 2014

FHC é incomparável. Tem capacidade e lucidez para ser novamente presidente. Este sim, considero como o último presidente que tivemos neste país. Sintia orgulho quando FHC nos representava perante o mundo. Saudades ;

Cleonice em 18 de março de 2014

Grande Presidente! Durante seu período, eu era feliz... e SABIA! Claro que, depois de ter sido o melhor presidente da história, FHC não pode concorrer a cargo algum que não seja a própria Presidência, a qual ele deixou claro que não pretende disputar, também.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI