Image
Samantha Cristoforetti, uma das 3 mulheres astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA), a primeira italiana a passar uma temporada no espaço (Foto: Armando Rotoletti)

Samantha Cristoforetti, aos 36 anos, conquistou o que nenhuma mulher até hoje conseguiu: uma temporada na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). É para lá que ela vai em novembro de 2014, a bordo da nave russa Soyuz, partindo de Baikonur, no Cazaquistão, para uma missão de longa duração: a italiana de Milão ficará entre as estrelas por cerca de 6 meses.

Image
Samantha em ação na Star City, em Moscou, na Rússia (Foto: GCTC)

Samantha completou o treinamento básico em 2010, e agora está estudando robótica para a viagem.

Image
Samantha fotografada diante de um painel que mostra a Estação Espacial Internacional (Foto: ESA – M. Koell)

É engenharia mecânica, graduou-se na Escola Nacional Superior de Aeronáutica e Espaço, em Toulouse, na França, e na Universidade de Química e Tecnologia Mendeleev, na Rússia.

Image
Samantha é piloto de caça da Força Aérea Italiana

Ingressou na academia da Força Aérea Italiana em Pozzuoli,  e tornou-se a primeira mulher a chegar ao posto de tenente da aviação militar na Itália, na qual registrou mais de 500 horas de voo em seis tipos de aeronaves militares.

Image
Em treinamento de voo parabólico (Foto: ESA)

Fala 5 idiomas fluentemente (italiano, inglês, alemão, francês e russo), é solteira e tem como principais passatempos o montanhismo, o mergulho e a exploração de cavernas.

Durante treinamento na Soyuz (Foto: GCTC)

LEIAM TAMBÉM:

FOTOS E VÍDEO ESPETACULARES: em busca das nossas origens cósmicas

NOVE VÍDEOS CURTOS E MUITO LEGAIS: Astronauta mostra o que acontece quando se torce uma toalha molhada no espaço, sem gravidade — e como se faz para escovar os dentes, cortar o cabelo, dormir…

VÍDEO DE ARREPIAR: em só 3 minutos, 3 anos de imagens inéditas e muito nítidas do Sol

EM FOTOS tiradas do espaço, maravilhas e mistérios da Terra, o nosso planeta

VÍDEO FANTÁSTICO: em animação, a missão da NASA que vai capturar um asteroide, colocá-lo em órbita da Lua e mandar astronautas inspecioná-lo

FOTOS E VÍDEO: grandes metrópoles fotografadas a partir da Estação Espacial Internacional

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

2 Comentários

Marco em 08 de junho de 2013

Don Setti, Para mim já podem ser confirmados! Abs.

Marco em 08 de junho de 2013

Dons Setti, Então, parabéns a ela q com perfeição e agilidade vai ultrapassando de longe o espaço da terra. PS- Rapaz, fiz aqui no Blog campanha para 2 treinadores, no ano passado e ambos passaram pela draga q hj virou o Vasco. E continuo recomendando ambos, para mim nem são mais promessas, já merecem oportunidades em times de ponta no Brasil. Q é o Cristovão do Bahia q fez uma linha de quatro maravilhosa nos 2 jogos q assisti a La Boca Jrs. E o Marcelo q está num time de ponta e se não me engano esta no G4. Com a Raposa. Abs. Grande Marco, preciso prestar mais atenção nesses dois! Abraço

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI