Image
Dilma: discurso sobre a Copa teve óbvios fins eleitoreiros (Foto: reprodução TV)

Belo trabalho fez o jornal Folha de S. Paulo ao noticiar o pronunciamento feito por rede nacional de rádio e TV pela presidente Dilma Rousseff para defender a realização da Copa do Mundo no Brasil nos moldes em que foi feita e para atacar a oposição, que não citou nominalmente mas classificou de “os pessimistas”.

O discurso foi obviamente parte da campanha da presidente para reverter sua queda nas pesquisas de intenção de voto para as eleições de outubro. Eleitoreiro, pois. E é claro que a Justiça Eleitoral não vai tomar providência alguma, porque o pretexto de dirigir-se ao país às vésperas da Copa é suficiente para defender a atitude de Dilma.

Ao reproduzir trechos do pronunciamento um tanto distantes da verdade, a Folha colocou no seu devido lugar, em pequenas notas sob os títulos “Faltou dizer” e “Não é bem assim”, declarações da presidente.

Vejam só:

Diz o texto, a certa altura:

“A presidente defendeu o ‘legado’ da Copa ao reafirmar que ‘fizemos isso para os brasileiros’ e que essas intervenções ‘não voltarão na mala dos turistas'”.

Para o jornal, “faltou dizer” o seguinte: “Faltando dez dias para a Copa, só metade das obras estavam prontas, segundo balanço da Folha“.

Um pouco adiante, continua o texto:

“… e criticou aqueles ‘que chegaram ao ridículo de prever uma epidemia de dengue na Copa em pleno inverno no Brasil'”.

Para o jornal, “faltou dizer” o seguinte: “Campinas (SP), onde ficam concentrados Portugal e Nigéria, passa por uma epidemia de dengue”. A Folha poderia ter acrescentado que, mesmo em pleno inverno, têm surgido no país três tipos de dengue conhecidos, assim identificados por hospitais públicos.

Um pouco mais para a frente, registra o texto:

“Dilma se referiu a obras de mobilidade como ganhos. Citou avenidas, viadutos, pontes, metrôs, vias de trânsito rápido e ‘avançados sistemas de transporte público'”.

Para a Folha, “não é bem assim”. E informa: “Todos os 5 projetos de transporte sobre trilhos foram excluídos do plano. Corredores de ônibus (BRTs) estão sendo entregues incompletos”.

Finalmente, o jornal registra outro trecho da fala presidencial: “Em educação e saúde, afirmou a presidente, as esferas federal, estadual e municipal ‘investiram’, desde 2010, cerca de R$ 1,7 trilhão”.

E mostra que “não é bem assim”,  refrescando a memória dos leitores: “Só se chega à cifra de R% 1,7 trilhão se contabilizados, além dos investimentos, gastos com custeio e pessoal”.

Que tal?

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 18 =

Nenhum comentário

AUller em 27 de junho de 2014

Nada que venha da Folha é digno de qualquer reflexão. Ao acusar politicagem, politizam. Incoerência constitutiva de uma mídia sem cor.

Geraldo Saraiva Santana em 25 de junho de 2014

A nação indiferente, ver prosperar as nulidades que infestam as instituições do país! Lamentavelmente!!!

Cristina em 24 de junho de 2014

Como costumo dizer:matou a pau,Juvenal.Mas tenho que dizer:esse discurso?-nem a pau Juvenal...

Ricardo Romano em 24 de junho de 2014

Os marqueteiros do PT, já descobriram como convencer o proletariado, infelizmente, se a oposição não contra atacar urgentemente, seremos reféns desses malditos por muitos e muitos anos !!!

marcos lima em 23 de junho de 2014

ja ganhou, os experts da fifa,a globo,band,os jogadores, tecnicos, dirigentes,o governo, e nós povo brasileiro pagamos todas as contas,...pra que educação,..saude,...segurança, vai BRASIL,...pobre povo brasileiro.....

Paulo Pinto em 23 de junho de 2014

' Nossos problemas não são só políticos e/ou religiosos, eles são também filosóficos, culturais, psicológicos, entre muitos outros.

Paulo Pinto em 23 de junho de 2014

“ ... o eterno mistério do mundo é sua compreensibilidade.” Einstein “ A vida é um absurdo, destituída de qualquer significado ...” Kafka “ Ninguém é digno de inveja ... “ Schopenhauer EXISTÊNCIA ILÓGICA Sondo o espelho . Vejo-me! Nascer, sobreviver e morrer. Que vida, hem? Existimos sem saber o por quê, o por quem, o até quando. A animalidade prevalece ... Crianças perecem: doenças, fome, maus tratos; mulheres espancadas, arruinadas e ceifadas aos milhares... Questionam-se o ideal e a lógica humana! O racismo, a religião, o capitalismo nunca somam os males maiores. As famílias, sim! Geram as guerras, as pequenas batalhas, a maioria da atrocidades e a superpopulação. O egoísmo libera “sublimes baleias” de curta sobrevida, forçadas ao antissocial, justificando o existir no compra-compra. Socialmente, continuamos na pré história! Humanos versus a crueldade, o engodo, o medo, equivocados em misérias e em seduções. Ah, os embates pelo procriar: patologia histérica. Quem incentiva a família deveria responsabilizar-se ... Familiares podem alicerçar o mundo justo. Rumam insatisfeitos – parindo em desespero no sonho inconsequente ... Perpetuam-se. Ainda chamam-na de “sagrada família”.

Luciano Cunha em 19 de junho de 2014

Nós apernas cidadãos brasileiros, sabemos muito bem que tudo que ele disse é mentira, tanto que ela continua despencando nas pesquisas eleitorais, que por acaso; nem se tem falado na imprensa, bem diferente das anteriores quando descaradamente e nenhum de nós estávamos acreditando, que ela seria eleita em 1º turno em qualquer cenário. O povo brasileiro vem sendo subestimado por ditos especialistas e políticos, pois nós povo, sabemos muito bem o quanto tem sido difícil sobreviver em um pais com um governo corrupto e que vive de favorecimentos, onde defende descaradamente ladrões dos cofres públicos, e onde a maioria deste, é da alta cúpula do próprio governo, e ninguém é punido de verdade. Isto, nem os humildes toleram, pois todos nós sabemos muito bem que o nosso sinto está muito apertado e não estamos vivendo e nem vendo as maravilhas que Lula e Dilma pregam na TV, Isso nos deixa mais indignados ainda.

celso em 14 de junho de 2014

Não publico ofensas a quaisquer pessoas, o que naturalmente inclui leitores do blog.

juca em 14 de junho de 2014

Não é bem assim..

Samuel em 12 de junho de 2014

Não se tem mais o que falar, tem se o que fazer,vcs repórteres, blogueiros, artistas, pessoas esclarecidas vamos juntos, em busca de pessoas que raciocinam, Petista só pensam em ganho fácil, a cabeça é igual a um coco só tem aguá . ponto final

Moacir 1 em 12 de junho de 2014

Setti, Setti, Complementando o meu raciocínio no comentário anterior,das 9:51hs, cito o Painel da FSP de hoje: // "Melhor sem eles A campanha do petista Alexandre Padilha ao governo de São Paulo pretende manter em segundo plano os apoios de Dilma Rousseff e Fernando Haddad. O motivo são as pesquisas que mostram a irritação de boa parte do eleitorado paulista com a presidente e com o prefeito da capital. Até o momento, a ordem é apostar todas as fichas no prestígio do ex-presidente Lula, que bancou a candidatura do ex-ministro. A Dilma e Haddad, sobrariam papéis de discretos coadjuvantes." // Abc

Warnner Julles em 12 de junho de 2014

quanta inveja, inveja pq não fizeram nada no tempo do psdb. E rebolou em, pra encontrar o que "não é bem assim"...... MORRAM DE INVEJA kkkkkkkkkkkkkkkk

Moacir 1 em 12 de junho de 2014

Setti, VALE TUDO! Até mesmo MENTIR alterando os dados de seu próprio desgoverno sobre a miséria * http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1469015-segundo-ipea-dilma-inflou-dado-sobre-diminuicao-da-miseria.shtml * Sem falar na maquiagem no legado da copA * http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1468970-veja-o-legado-e-os-principais-compromissos-dos-governos-para-a-copa.shtml * E no entanto estamos assistindo a um fato incontestável e - como direi ? - atípico nessa Banânia eleitoreira: quanto mais a CandidatA aparece nas rádios e televisões gaguejando bobagens ou fazendo bondades,menos intenções de votos ela segura ou conquista. Não é a toa que na propaganda chapa-branca o Criador passará a ter mais tempo televisivo do que a péssima FenômenA de marketing que ele inventou. Na última inserção nacional do PT por decisão unânime do comissariado 8243,o Luizinácio teve direito a mais de 1 minuto para pinoquear à vontade. * http://www.youtube.com/watch?v=51urUv32jRk&feature=youtube_gdata * Já a CandidatA teve deu o ar da sua graça durante mixurucas 30 segundos cumpanheiros. Veja a imagem da Convenção do PMDB semi comprado e fisiologista todo: * http://www.robertorequiao.com.br/wp-content/uploads/2014/06/pmdb5.jpg * Onde estão as faixas, o nome, a foto DaquelA a quem os pmdbistas decidiram apoiar? Na propaganda da Nomenklatura de araque a DilmonA deixou de ser a alma do negócio.Como se diz no jargão do "marquetingue" ..."She doesn't sell". Traduzindo: DilmA não convence .Sua imagem dá prejú. E todos esses ratos precisam de VOTOS! Por isso estão pulando fora da BarbA. Pense num problema para o Santana! Inventar um passarinho? Como? Por aqui o pajarito chiquitito - segundo as pesquisa - parece ser um tucano Abraço

Marlon em 12 de junho de 2014

você odeia a lógica e os argumentos?

Luis Machado em 11 de junho de 2014

Para quem curte ler os jornais...

Jandira Gomes em 11 de junho de 2014

Como a ***** é parte do DNA, nada a estranhar de tudo o que foi dito pela "desneuroniada"...

wilson1 em 11 de junho de 2014

Setti, o que estamos vendo no país é a vitória dos PREPOTENTES. Todos influenciados pelo PT, UM PARTIDO DE PREPOTENTES. Mesmo que, de uns tempos para cá, procurem esconder esta verdade, ELES não conseguem ser mais do que PREPOTENTES DISSIMULADOS. É verdade, que a prepotência não é exclusividade da esquerda, há prepotentes na direita, também, mas esta não é uma prática dos partidos neste campo, a não ser dos radicais, mas estes, ao contrário dos da esquerda, estão em baixa, muita baixa, né? Mas voltando ao foco principal, a diferença dos radicais da esquerda com o PT é que aqueles não escondem sua PREPÔTENCIA, eles a escancaram, Vide a greve do metrô em São Paulo (PSTU), o movimento passe livre (PSOL), os black blocs (ao que parece não está, ainda, definido o partido, mas tudo leva a crer que é PSOL, né?), enquanto os petistas, repito, procuram DISSIMULAR SUA PREPÔTENCIA, mas sem sucesso, a não ser para os analfabetos e para os que se fazem de leitões para mamar deitados.

Payxão em 11 de junho de 2014

Pena que pouca gente ler o editorial ou mesmo o jornal! Vamos divulgar enviando a conhecidos!

Meia Verdade em 11 de junho de 2014

Há nos brasileiros duas mentes "TAPADAS".....as dos que não querem ver o mal que o PT fez ao país, e as que não querem admitir ou ver o que de bom fizeram pelo país. Pena que o mal que fizeram acabou se sobressaindo ao bom.

pierre em 11 de junho de 2014

Na infeliz Venezuela,para se manter, ilegalmente, no poder, os truculentos bolivarianos estão à caça de fantasmas magnicidas; No Brasil a decadente candidata, que pisa na Lei Eleitoral para querer ficar no poder,encontra na oposição, pessimistas jumenticidas!

Gil Santos em 11 de junho de 2014

Vendo os pronunciamentos da presidente fico imaginando como seria o Brasil se não existisse a FIFA e a Copa do Mundo. Milhões de brasileiros imploram há muito tempo por melhoria no transporte público e nada de acontecer. Há muito tempo os usuários dos aeroportos queixam das condições dos mesmos, e nada de melhoria. Bastou a FIFA exigir para que alguma coisa fosse feita, aliado à FIFA as grandes empreiteiras viram na realização da Copa uma forma de ganharem bilhões. Diante disso, acredito que o reclame do povão não foi e nunca seria atendido.

Renato em 11 de junho de 2014

O PT mente descaradamente. Usa e abusa das mentiras e considera o brasileiro um idiota, ou seja, quem tem complexo de vira-lata é o governo do PT que pensa isso do povo brasileiro. Nas próximas eleições vamos responder ao PT que ao contrário do ue eles pensam, nós não somos vira-latas.

Paulo Marcelo Farias Moreira em 11 de junho de 2014

No Estadão: Um vírus similar ao da dengue e também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti foi identificado pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo em seis soldados do Exército brasileiro recém-chegados do Haiti, onde participavam de missão de paz. Eles foram infectados pelo chikungunya, comum no Sudeste Asiático e que há alguns meses tem se disseminado por ilhas do Caribe.

Justiceira em 11 de junho de 2014

Ninguém mais acredita nessa senhora e muito menos no seu "mentor". FORA PT!

nena em 11 de junho de 2014

Dizem que o agnullo tentou abafar mas que no próprio Mané Garrincha foram dectetados focos do aedes. A culpa pode não ser da dilma ou do agnullo, mas não me venha dizer que é imaginação da oposição. E é sim responsabilidade dos governos cuidar do saneamento para que isso não ocorra já que a ameaça é constante e verdadeira.

Marcos F em 11 de junho de 2014

O TSE esteve comprado desde a primeira eleição do Lula. Senão, como pode uma presidente da República candidata à reeleição, falar mentiras descaradas na TV, rebatidas pelo maior jornal do país - com fatos, claro - e ela não ser ao menos, repreendida? O PT conseguiu corroer valores importantes dos 3 poderes, mas não a percepção do povo. Veremos nesta eleição.

Leonardo em 11 de junho de 2014

Ela se esqueceu do poto em cuba, 2bi.

André em 11 de junho de 2014

A herança maldita do Lula. a única obra que ela fez foi o porto de mariel.... em cuba.

Caio Ottoni em 11 de junho de 2014

Fora Dilma e junto o PT, não é preciso falar mais nada !!

julio em 11 de junho de 2014

caro Setti, nada do que ela diz se aproveita. Nada!

Eduardo L. da Silva em 11 de junho de 2014

Caro Setti, tudo o que a Dilma diz é preocupante. Mas o investimento/gasto em saúde e educação é imenso visto ao estado medíocre que se encontra a saúde e educação do nosso país. O dinheiro sai do tesouro, mas não chega na ponta que seria as Unidades Básicas de Saúde e escolas públicas. Isso é preocupante. Abs

Marceloo Nascimento em 11 de junho de 2014

Errata: Jonas Donizette do PSB.

Marceloo Nascimento em 11 de junho de 2014

O prefeito de Campinas, Jonas Donizete do PSDB nao tem culpa nenhuma nos casos de Dengue. A culpa eh da Dilma, como sempre.

Marceloo Nascimento em 11 de junho de 2014

A dengue em Campinas nao eh um problema municipal, estadual e depois por ultimo federal? Li uma noticia de que das obras de mobilidade foram disponibilizados a fundo perdido 12 bilhoes que no fim das contas os Estados conseguiram somente tocar 400 milhoes. O clima de eleicao tem que parar um pouco ... Daqui a pouco a Folha consegue convencer que o problema da falta de agua em SP eh da Dilma ...

Cidadão Quem em 11 de junho de 2014

Seria interessante que a presidente nos dissesse quanto custou aos cofres públicos o "aluguel" das cadeias de televisão e rádio para mais esse ato de propaganda eleitoral enganosa. Poucos brasileiros sabem, mas inserções como essa ou por oportunidade da campanha eleitoral implicam grandes gastos públicos, realizados a título de indenização dos meios de comunicação por uso de tempo de rádio e televisão. Por isso mesmo, não admira que os meios de comunicação mantenham absoluto silêncio quanto a essa mania provincial de os governos, de quando em vez, invadirem nossos lares com sua retórica oca e demagógica.

JT em 11 de junho de 2014

O elemento foi numa mensa branca e afirma ter conversado com o espírito de Tim Maia, que teria feito uma nova versão de um antigo sucesso seu: "Quando outubro chegar Não votarei em você Pode o Lula xingar Não votarei em você Porque (é primavera) Se manda! (é primavera) Minha Dilma Trago essa carta Pra você se aposentar"

Jose Almeida em 11 de junho de 2014

Faltou a FSP dizer que boa parte dos atrasos foi pr causa de projetos mal feitos por governos estaduais. Prever epidemia de dengue no inverno é mesmo absurdo. Se tem uma em Campinas não tem nos outros 5560 municípios. E poderia dizer que um tipo de dengue foi trazido pelo exercito brasileiro que ajudava no Haiti. Talvez fosse o caso de não ajudar. O trecho das obras de mobilidade se referem tbm ao primeiro item. projetos mal feitos pelos governadores e prefeitos. Faltou a FSP dizer o que ela chama de gasto com pessoal e custeio. Se pessoal for médicos e enfermeiros e custeio for gase, algodão, paletas de lingua, etc...qual o problema? A FSP é aquele jornal que publicou uma ficha falsa da Dilma durante a eleição de 2010. Deveria ter citado isso também.

JT em 11 de junho de 2014

O cúmulo da fala da Dilma foi com relação à negativa da epidemia de dengue. Ela nuca teve dengue ou tem o mesmo comportamento dos mosquitos que nos sugam o sangue para afirmar isso. Moro na região de Campinas e acabo de me restabelecer da dengue, que também premiou minha esposa, mas poupou minha filha de um ano aqui em casa. Não vou colocar isso apenas na conta do governo, pois a nossa população também é culpada. O terreno baldio ao lado de casa recebe entulho quase toda semana. Somos um país de terceiro mundo, com políticos e povo atrasado: esta é a verdade. Posso garantir o seguinte: é muito ruim engrossar as estatísticas dessa doença. Por dias me senti como um zumbi. Espero sinceramente que jogadores de Portugal e Nigéria não sejam contaminados. Seria terrível para eles e para o povo de Campinas, que passaria uma vergonha alheia de alcance mundial. Agora vejo muita gente estufando o peito para dizer que não irá votar na Dilma. Para eles eu respondo: não votei nela. Essa culpa eu não carrego. Chega logo, outubro!

Sonia em 11 de junho de 2014

Ela esqueceu de um legado real e verdadeiro q vai ficar prá nós: as dívidas impagáveis de obras inúteis....

André em 11 de junho de 2014

A dilma está cavando a sua própria cova. Ridícula! ela continua fazendo campanha eleitoral antecipada. os "pessimistas" não aguentam mais tanta incompetência, roubalheira e populismo. chega!!! por que ela não faz discurso no jogo de abertura, brasil x croácia ? porque ela levaria uma vaia ensurdecedora de 61 mil pagantes. fora lula, fora dilma e o resto da corja

Antoninho em 11 de junho de 2014

Essa turma do PT só fazem ADMINISTRACAO de caráter artístico digno de novelas da televisao. Q mais me irrita mesmo é essa loucura de misturar custos com investimentos. Aumentar custos para o contribuinte sempre é a principal tarefa a praticar por essa gestao. Nunca viu uma vez só dizerem q vao cortar custos. O resto é sempre o velho e afirmativo populismo como método político.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI