Image
A “obra” de Michael Elion: todos os dias entre 14h45 e 15h45 (Foto: Bart Fouche)

Não raro, o conhecimento de certos segredos científicos pode ocasionar verdadeiros “milagres”.

Ciente disso, Michael Elion, artistas radicado em Cidade do Cabo, Áfrical do Sul, se especializou na geração de um fenômeno que encanta a humanidade desde tempos imemoriáveis: a criação de pequenos arco-íris. Claro que a novidade encantou os moradores da cidade.

Image
Casal se diverte com a brincadeira: motor a gasolina e vapor de água para gerar o arco-íris. Na imagem o arco-íris aparece bem sutilmente: veja a placa vermelha afixada ao poste e você o encontrará (Foto: Bart Fouche)

“Meu arco-íris consiste de vapor de água e luz do sol, e é gerado por uma bomba de alta pressão que funciona com a ajuda de um motor a gasolina”, explica Elion, antes de entrar em terreno ainda mais técnico. “A água do tanque flui pela bomba e sai quando aciono a mangueira de alta pressão com uma boca especial, que atomiza a água a seu tamanho de partícula correto”.

Image
Este aí tentou pegar o arco-íris (Foto: Bart Fouche)

Para controlar tal processo, Elion afirma que são fundamentais tanto o posicionamento  e o formato desta boca em ângulo determinado quanto que a  bomba não ultrapasse uma pressão específica.

Uma hora ao dia

Image
(Foto: Bart Fouche)

“O elemento mais importante, no entanto, é o ponto-de-vista privilegiado de quem o observa, em relação ao sol”, continua Elion. “Para esta exibição, eu queria criar o arco-íris de forma que ele o conduzisse até a porta frontal da galeria, e isso só é possível entre 14h45 e 15h45 em Cidade do Cabo”.

Image
(Foto: Bart Fouche)

O arco-íris foi exibido diariamente neste horário até ontem, 14 de outubro, em frente  à galeria Commune 1, que celebra seu primeiro ano. O happening também integrou uma semana de artes local conhecida como Creative Week.

Elion promete que ele logo voltará.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

3 Comentários

Teresinha em 17 de outubro de 2012

O mais legal desse efeito é despertar nas pessoas o encantamento com alegria, reações espontâneas como crianças!

Marcia em 15 de outubro de 2012

muuuuito lindo!!

Marco em 15 de outubro de 2012

Dom Setti; Belo efeito! Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI