Image
Motel abandonado no meio do Deserto da Califórnia; beleza e melancolia (Fotos: Ed Freeman)

Mudar radicalmente de rumo profissional e obter o mesmo reconhecimento que em seu primeiro trabalho é para poucos. Em vias de completar 71 anos, o americano Ed Freeman figura entre os exemplares desta espécie rara.

Até a década de 1970, ele foi um bem-sucedido produtor, arranjador e músico de estúdio, colaborando com artistas de grande projeção com Carly Simon, Don McLean e até eles, os Beatles (estava na equipe da última turnê da banda).

Mudança de rumo

Image
O fotógrafo americano Ed-Freeman (Foto: Arquivo pessoal)

Depois disso, porém, seus interesses mudaram em direção à fotografia. Uma escolha ousada, em se tratando de alguém que triunfava no mundo da música, mas que lhe renderia frutos: seus ecléticos trabalhos, que incluem de séries feitas em baixo d’água a registros de surf e experimentos com texturas, seriam publicados em dezenas de revistas e livros, além de expostos em galerias espalhadas pelos EUA.

Entre os seus ensaios de maior destaque estão Desert Reality, realizado em desertos da Califórnia e que rendeu livro homônimo em 2003, e Urban Reality, produzido em Los Angeles. Ambos partem da admiração estética e arquitetônica de Freeman pelas construções/ruínas escolhidas, mas também do potencial de isolamento e melancolia que os cenários de abandono em que estão inseridas possam transmitir.

Freeman, que é professor do software Photoshop no Santa Monica College, informa que todas as fotos foram propositalmente manipuladas com auxílio digital, embora não especifica em que detalhes mexeu. Abaixo, mais imagens de Desert Reality e Urban Reality:

Ed-Freeman

Ed-Freeman

Ed-Freeman

Ed-Freeman

Ed-Freeman

Ed-Freeman

Ed-Freeman

Ed-Freeman

Ed-Freeman

Ed-Freeman

Ed-Freeman

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + catorze =

3 Comentários

barbudo em 13 de outubro de 2013

Tem gente que vê arte onde não existe

J.B.CRUZ em 12 de outubro de 2013

A foto de MARINA MOTEL é simplesmente:Desoladora,melancólica, TRISTE !!!

Nádia em 12 de outubro de 2013

Incríveis. Impossível descrever a sensação que essas imagens provocam. Que coisa..

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI