Casa há muito tempo não é mais aquele quadrado com tijolinho à vista e telhado vermelho. A arquitetura moderna pegou carona na sustentabilidade, integra o ambiente à sua volta e, com ousadia de formas, cria ambientes aconchegantes, futuristas e até há pouco impensáveis.

Confira:

Casey Key Guest House

Image
Casey Key

Localizada em uma ilha na baía de Sarasota, na Flórida, EUA,  essa casa de hóspedes foi construída em meio aos nós intrincados – moldados pelos ventos predominantes da região – de velhos carvalhos.

Image
Casey Key

É que o dono encomendou “casa na árvore”, e o escritório de arquitetura TOTeMS fez exatamente isso: um loft de  um quarto, banheiro e uma sala, organizado para proporcionar privacidade e oferecer uma vista deslumbrante.

O projeto destina-se a evocar uma arquitetura orgânica, segundo a qual a casa é influenciada e, dizem, ao mesmo tempo reinventa o local onde foi construída.

Villa Valls

Image
Villa Valls

A Villa Valls, criação dos escritórios de arquitetura Search e Christian Muller, já se tornou um marco local em Vals,  cidade termal na Suíça. Trata-se de uma casa de três andares, completamente escondida no interior de uma montanha, a não ser pela entrada e um terraço.

Image
Villa Vals

Mas se engana quem pensa que é um lugar escuro e sombrio – longe disso: ela tem quatro quartos, três banheiros, uma sala de jantar, uma cozinha e a sala de estar, tudo decorado ao estilo minimalista.

Eco Perch

Image
Eco Perch

Essa pequena casa pré-construída, que pode ser erguida em 5 dias, é criação da empresa de construção Blue Forest, baseada em East Sussex, na Inglaterra.

Image
Eco Perch

Pode ser considerada uma casa de árvore de luxo: montada com materiais naturais, ela se integra facilmente à paisagem. Seu interior mede 6 x 8 metros, com cozinha e sala de jantar, sala de estar e quarto, pode comodamente quatro pessoas.

Envolta em uma superfície de telhado contínuo, sua geometria oval ainda compreende janelas e varanda. Pode ser remodelada para servir de escritório ou sala de aula.

Blob  VB3

Image
Blob VB3

Essa é para o interessado levar no carro, se não se incomodar de se hospedar, literalmente, em um ovo. Criação do escritório de arquitetura belga DmvA, foi projetado inicialmente como um escritório móvel.

Image
Blob VB3

Com pequenas mudanças, designers transformaram o Blob em uma pequena casa elegante.

Image
Blob VB3

É pequeno sim, mas tem tudo o que se pode esperar de uma casa: cozinha, banheiro, cama e — armários! Na verdade, pequenos nichos organizadores.

House on the Flight of Birds

Image
House on the Flight of Birds

Como o nome diz, essa casa se assemelha ao voo de um pássaro e foi projetada pelo arquiteto português Bernardo Rodrigues. É uma mistura de formas e curvas, que resulta em um espaço confortável e alegre.

Image
House on the Flight of Birds

A casa foi construída em São Miguel, na Ilha dos Açores, em Portugal, uma região exposta a ventos e chuvas frequentes, motivo pelo qual o arquiteto pensou em usar as formas para bloquear os ventos, e criou em seu interior diversos espaços, com pátio coberto no piso térreo.

Image
House on the Flight of Birds

As paredes de vidro são uma forma de aproveitar a luz e o verde exuberante do exterior.

The Cube

Image
The Cube

Ousado, esse prédio de apartamentos de luxo no distrito oriental de Beirute, no Líbano, criado pelo escritório holandês Orange Architects, em forma de cubo, tem um ousado e interessante design. A forma atinge a altura máxima permitida para a produção de plantas flexíveis de maneira a otimizar uma vista impressionante da cidade e do Mediterrâneo.

Image
The Cube

Cada piso está empilhado de forma tal que cada um tem uma área diferente, com o conjunto mantendo a estabilidade estrutural.

Image
The Cube

Contínuas janelas oferecem ângulos preciosos da magnífica vista. Varandas ao ar livre contendo jardins e terraço e um parque infantil são colocados dentro de nichos naturais. O estacionamento coberto está escondido na base da torre, coberta com vegetação nativa.

House Mahina

Image
House Mahina

A casa Mahina (palavra maori para lua), foi desenhada pelo escritório neozelandês Weber Consultoria na forma de lua crescente, para ser construída na ilha de Kawau, a cerca de 60 quilômetros ao norte de Auckland, na Nova Zelândia.

Image
House Mahina

Com janelas do chão ao teto e interior moderno, todo em branco, essa luxuosa casa tem cerca de 77 metros quadrados, com salas, deck, piscina e regulagem de temperatura interna.

httpv://www.youtube.com/watch?v=cx8imzXajY8

Las Lomas

Image
Las Lomas

A casa fica  em Lomas del Mar, praia em Cerro Azul, a 120 quilômetros de Lima, no Peru. Foi projetada por Vértice Arquitetos, e construída sobre um monte rochoso e arenoso em forma de meia curva que atinge 48 metros de altura acima do nível do mar e cai abruptamente 8 metros em sua parte mais baixa.

Image
Las Lomas

Tem uma vista de 180 graus para o Oceano Pacífico, ao sul, e uma vista panorâmica da praia para o leste e para o norte. É baseada sobre dois blocos paralelos, um apoiado no outro, para oferecer essa vista toda. Os blocos são unidos por um eixo de circulação principal, que termina em uma piscina igualmente com vista para a praia.

Image
Las Lomas

Concreto branco nas paredes, aço inoxidável, vidro temperado e pedra de granito foram os materiais utilizados na construção.

Ninety7 @ Siglap

Image
Ninety7 @ Siglap

Essa casa diferente e intrigante, chamada Ninety7 @ Siglap, projetada pelo escritório de arquitetura Aamer, foi construída em Singapura.

Super-criativa, como se vê, oferece vistas esplêndidas: os quartos da família ficam no terceiro piso superior e a eles está reservada a melhor visão.

Image
Ninety7 @ Siglap

A sala de estar e jantar ficam no segundo piso, ligadas a varandas externas e terraços, onde o telhado faz uma curva estratégica para  canalizar brisa por toda a casa.

Os quartos de hóspedes estão localizados no térreo, e se abrem para um terraço aberto, à beira da piscina.

Villa Aura

Image
Villa Aura

Essa deslumbrante construção, projetada por Mobius Design, fica na ilha de Chipre, no Mediterrâneo, ao sul da Turquia, próximo ao aeroporto internacional de Nicósia, a capital.

Image
Villa Aura

Com um desenho futurista, essa casa tem 912 metros quadrados. que abrigam seis quartos, banho turco, sala de leitura, sala de ginástica, adega, duas jacuzzis, plataforma de ioga e uma imensa piscina.

Image
Villa Aura

Esta fantástica moradia está à venda por módicos apenas 12,5 milhões de euros, algo como 32 milhões de reais.

 

VEJAM TAMBÉM:

FOTOS SURPREENDENTES: a Líbia que Kadafi escondia, repleta de belezas naturais, históricas e humanas

Oscar Niemeyer — Em cada obra uma escultura

Um lago que sorri, um jardim em forma de mulher gigante e outras loucuras belíssimas do paisagista Charles Jencks

Fotos belas e desconcertantes: Morando em uma concha

Fotos: conheça 12 oásis, de aparências diferentes, em países diferentes

Fotos: ousados, geniais, loucos, feios ou bonitos. Confira 18 projetos incríveis bolados por arquitetos — e que se tornaram realidade

Esqueça tudo o que você sabe ou pensa sobre iates — e fique boquiaberto com esses projetos. Num deles, o iate tem até vulcão próprio

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =

2 Comentários

JT em 11 de março de 2013

Gostaria de ter carta branca e orçamento livre para projetar uma casa digna de ser mencionada aqui. A realidade brasileira é bem outra. A maioria das casas populares que contam com financiamento do governo federal repetem fórmulas fracassadas de mais de 40 anos... nem vou me estender muito no assunto para não me aborrecer.

moacir em 10 de março de 2013

Prezado Setti, Belíssima post,parabéns!Minha mulher é arquiteta,daí meus modestos "conhecimentos" em arquitetura.Não tenho opção! Sem desmerecer a Casa Folha,cujas fotos vimos aqui outro dia,as minhas prediletas são a neozelandesa Casa Mahina e a Casa do Vôo dos Pássaros,do português Bernardo Rodrigues. Dica:a Casa Godiva,localizada em Cascais, totalmente sustentável,top de linha em certificação energética,do português Luís Mendes,a qual ganhou prêmios europeus em 2012. Abraço

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI