Image
Uma grua é testada no 93º andar do One World Trade Center (Foto: Joe Woolhead)

Se a mera contemplação das fotos que ilustram este post já dá vertigem, imaginem só estar na pele dos protagonistas destas imagens.

Image
Guindaste iça viga de aço no 100º andar (Foto: AP)

Estamos falando dos trabalhadores que, trajando não mais que os equipamentos básicos exigidos em uma obra, colocam a mão na massa a altitudes de quase 400 metros na construção do One World Trade Center, em Nova York, em andamento desde 27 de abril de 2006.

Image
O céu é o limite para os trabalhadores do OWTC (Foto: Sipa USA/Rex Fetures)

Mesmo lugar do WTC original

Originalmente batizado The Freedom Tower (“Torre da Liberdade”), o edifício de 104 andares ocupa o espaço deixado pelo World Trade Center 6, de oito andares, que era parte integrante do complexo de sete edifícios World Trade Center, destruído pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Image
O “vizinho” Empire State Building visto do alto do OWTC (Foto: Reuters)

Ainda que não esteja concluído – a previsão do fim das obras é no final do ano que vem – O One Trade Center é oficialmente, desde 30 de abril, o prédio mais alto de Nova York. Na ocasião, a megatorre superou os 380 metros de altura do lendário Empire State Building, que desde o massacre promovido pela Al Qaeda voltara a ocupar o primeiro posto na vertiginosa lista.

Simbologia patriótica

Image
O presidente Barack Obama visita as obras em 14 de junho (Foto: World Trade Center)

A altura que o OWTC ostentará em sua inauguração será de exatamente 1.776 pés, em alusão ao ano da Independência dos Estados Unidos. “Traduzindo” os números, isso significa 541,3 metros, o que credenciará o edifício desenhado pelo arquiteto David Childs, do escritório SOM,como o mais alto do Ocidente e o terceiro mais alto do mundo (perdendo apenas para o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, com 828 metros, e o Royal Clock Tower Hotel, com 601, em Meca, na Arábia Saudita).

Image
Um trabalhador fotografa de um dos andares mais altos do edifício (Foto: AP)

A simbologia patriótica do projeto, estimado em 3,8 bilhões de dólares (8,2 bilhões de reais), vai além da altura e do local escolhido: a antena de 124 metros que reinará no cume do gigantesco prédio, que começa a ser instalada nos próximos meses, também foi desenhada de forma que evoque a Estátua da Liberdade.

Mais números

Quando estiver funcionando, o One World Trade Center oferecerá nada menos do que 914 mil metros quadrados de espaço para seus escritórios, que se distribuirão por 71 dos 104 andares. Acima de tudo, haverá um grande observatório panorâmico da cidade e um parapeito, com respectivas alturas simbólicas de 415,1 e 416,9 metros, as mesmas das duas Torres Gêmeas.

Image
Outro edifício alto e clássico de Nova York, o Rockfeller, também pode ser bem observado do OWTC (Foto: AFP/Getty Images)

Para acompanhar o progresso das obras do OWTC com fotos, notícias e uma câmera 24 horas, acessem o site oficial do World Trade Center.

Image
O horizonte de Nova York quando as Torres Gêmeas ainda existiam… (Foto: Daily Mail)
Image
…e o horizonte atual, com o OWTC em fase quase final de obras (Foto: AP)

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 13 =

3 Comentários

Marco em 31 de julho de 2012

Dom Setti: Acredito q é uma obra gigantesca tb de força e ambição social do país. Abs.

Mimi em 31 de julho de 2012

A foto dos trabalhadores sentados numa viga do Empire State Buiding para almoçar, sem nenhum equipamento e até sem camisa, é um clássico. Muito louco isso, não? Talvez esses homens não se disponham a escalar uma montanha, mas encaram essa altura como parte do trabalho com tão aparente naturalidade!http://www.fosforo.blog.br/nos-sempre-teremos-o-empire-state/

Reynaldo-BH em 30 de julho de 2012

Setti, meu amigo! As vezes um simples gesto (ou ação) nos enchem de orgulho. Minha filha mandou-me este vídeo, que segue no link. |ficou com a boa sensação de que, de novo, até aqui fui bem! E ele, vai melhor! Espero que goste. Um abraço Reynaldo. PS: produzido no Brasil. http://vimeo.com/44130258 Gostei muito, e vai para o blog! Desculpe a demora na resposta. Tive problema sério de conexão. Um abração

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI