Image
Córdoba, vista de Montoro (Foto: Consorcio de Turismo de Córdoba)

Hoje, Córdoba, berço do filósofo Sêneca, uma encantadora província na Andaluzia, na Espanha, foi declarada patrimônio da humanidade, pela Unesco, mas esse povoado ganhou importância no ano de 206 a.C., quando de sua conquista pelos romanos, período em que floresceu.

Image
Região da Andaluzia

Localizada às margens do rio Guadalquivir, já nos séculos 9 e 8 a.C se mostrou um importante centro minerador e comercial a fenícios e gregos que ali chegaram.

Image
Castelo de Almodóvar  (Foto: Consorcio de Turismo de Córdoba)

Córdoba encontrou seu momento de maior esplendor por volta do século 2 a.C., quando o general romano Claudio Marcelo, decretou a cidade como a capital da Espanha Ulterior. Os que se seguiram foram anos prósperos com enriquecimento e desenvolvimento da infraestrutura pública. Há na cidade ainda algumas construções deste período.

Image
Torre de La Calahora  (Foto: Consorcio de Turismo de Córdoba)

Esse período áureo teve fim com a ocupação visigoda, e pelo período de sua duração, Córdoba vivenciou um estancamento cultural e econômico.

Image
Molino de Martos  (Foto: Consorcio de Turismo de Córdoba)

Mais tarde, no século 8, a cidade foi palco de um acontecimento que mudou os rumos do mundo ocidental: tropas muçulmanas desembarcaram nas costas mediterrâneas e tomaram o poder dos visigodos; Córdoba foi tomada e ali passaram a conviver cristãos e muçulmanos

Image
Mesquita, para onde foi levada a primitiva musalla (plataforma de oração), anda no século 8 (Foto: Consorcio de Turismo de Córdoba)

Em 756, como consequência de disputas árabes, Córdoba foi proclamada capital do emirado independente de Al-Andalus, e a cidade vive momentos de grande corrida construtiva.

Image
Casa de Sefarad  (Foto: Consorcio de Turismo de Córdoba)

Em 929, Córdoba é proclamada capital do califado independente de Damasco, sede religiosa, política e administrativa de todo o reino islâmico ocidental, e foi no período que se seguiu que a cidade viveu seu maior esplendor cultural, mas o califado encontrou seu fim em 1013.

Image
Sinagoga  (Foto: Consorcio de Turismo de Córdoba)

Com a chegada de de Fernando III, o Santo, em 1236, e a tomada de Córdoba pelos cristãos, foram construídas 14 igrejas, as fernandinas, em toda da região. E em seguida vieram tempos difíceis: a Guerra Civil (1366-1369) e os dois surtos de Peste Negra (1949 e 1964) causaram inúmeras mortes, escassez de alimentos e de dinheiro e uma enorme crise econômica e social.

Image
Rua Cardenal Herrero  (Foto: Consorcio de Turismo de Córdoba)

Um século mais tarde, os Reis Católicos expulsaram os últimos reminiscentes muçulmanos e habitantes judeus. Ao final do século 16, Felipe II tratou de restabelecer a importância de Córdoba: mandou construir cavalariças reais em sua homenagem, e a Porta da Ponte, e a cidade ainda recebeu construções barrocas de enorme riqueza arquitetônica.

Image
Praça Potro  (Foto: Consorcio de Turismo de Córdoba)

No século 19, Córdoba sofreu assédio da ocupação francesa, não sem luta e oposição, e deste episódio resultaram uma renovação urbanística e um empobrecimento econômico.

Image
Ponte Romana  (Foto: Consorcio de Turismo de Córdoba)

Atualmente, Córdoba segue recuperando seu esplendor e importância perdidos no passado. O crescimento da população e da economia, assim como a criação de uma universidade, enriquecem cultural e artisticamente a cidade.

Image
Porta Almodóvar  (Foto: Consorcio de Turismo de Córdoba)

Com as modernas construções, Córdoba se sente preparada para conviver com seu patrimônio histórico. A alegria de seu povo, a melodia de suas músicas, as cores e sabores desse caldo cultural estão aí para nos contar toda uma história!

Image
Banho Hamman  (Foto: Consorcio de Turismo de Córdoba)

LEIAM TAMBÉM:

Fotos e vídeo: na Espanha, uma cidade inteira escondida entre as rochas

Ruy Castro não conseguiu fazer a barba no barbeiro de Sevilha. Eu cortei o cabelo lá

FOTOS — Parece o paraíso, mas existe: a fronteira entre Canadá e EUA

Fotos deslumbrantes: Okavango, o rio que transforma o deserto num luxuriante oásis para milhares de animais selvagens

Vídeo: um dos lugares mais lindos do mundo — Alberta, no Canadá

É fim de semana, vocês merecem um vídeo de encher os olhos: uma viagem pela belíssima Normandia, na França

Vídeo de arrasar: a fabulosa Londres, seu brilho e suas milhões de luzes, vista à noite de helicóptero

Vídeo para melhorar o seu dia e que é uma obra de arte: Veneza, do amanhecer à noite, em pouco mais de 3 minutos

FOTOS DE ENCANTAR: já viu Veneza por esses ângulos?

VÍDEO EM HD: Em 5 minutos, paisagens fabulosas dos EUA vistas dos céus — de Manhattan às cataratas de Niagara, das grandes pradarias a Las Vegas… e muito mais

VÍDEO DE RARA BELEZA: A Terra lá de cima, filmada por supercâmeras de um balão meteorológico

VÍDEO VIBRANTE: A colossal metrópole que é Tóquio, em time-lapse

Vídeo espetacular: A Terra vista do céu, como se você estivesse parado e ela, girando

Vídeo trepidante: DUBAI, suas luzes, seu movimento e seus delírios de grandeza

Vídeo para não perder: em três minutos frenéticos, a transição do dia para a noite na gigantesca Los Angeles

Vídeo realmente espetacular: “TimeScape”, o filme – o primeiro do mundo em tecnologia 4k, com cinco vezes mais definição do que a do cinema atual

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + três =

4 Comentários

Vera Scheidemann em 05 de agosto de 2013

Que bela herança eles deixaram ! Vera

Marco Balbi em 04 de agosto de 2013

Setti, parabéns pelo post! Parabéns a Córdoba! Acho, pelo pouco que conheci, que merece muito. A igreja/mesquita é espetacular e ali, no último altar lateral, já na porta de saída dos visitantes existe uma imagem representando Santo Antonio de Pádua ou , única. Se você for lá confira.

Marco em 04 de agosto de 2013

Don Setti, Boa mescla. PS- Acho q o Bota,Bahia,Vitória, não se mantém no topo da tabela,o Curitiba quando contratou o Alex sono, falei para o meu guri, esse jogador é muito interessante ele acerta qq time. Então estou em dúvida se não vai se manter. Se desenha uma disputa entre Cruzeiro, Inter e Coringão. Pelo título, vamos ver... Abs.

Dulce Regina em 04 de agosto de 2013

Querido Setti, um presentão para a tarde de domingo. Adorei o vídeo ! Nos mostrou todas as fascinações de Córdoba. Arquitetura, templos históricos, seu povoado, a bela música e dança, com seu ritmo caliente e, de muita emoção, sua gastronomia deliciosa, cada cantinho aconchegante, para nos acolher com a simpatia peculiar dos espanhóis. Infelizmente, só conheço, o norte da Espanha. Chegamos até Barcelona. Está na agenda de viagens, fazer Sul da Espanha e Portugal. Uma boa tarde, Dulce Regina

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI