Image
Setenil de las Bodegas, em Cadiz, na Espanha

O principal atrativo deste povoado é ele mesmo, Setenil de las Bodegas, na província de Cádiz, região da Andaluzia, na Espanha, com suas casas entranhadas nas rochas — elas só não parecem fazer parte da paisagem de pedras porque são pintadas de branco.

Esse povoado belíssimo e original cresceu sobre saliências rochosas acima do rio Tejo, que na Espanha, antes de correr para Portugal, chama-se Tajo. A maioria das casas foi construída em penhascos e pináculos de proteção, penetrando também nas cavernas das falésias acima do rio. As suas casas brancas ofuscantes — é um os chamados Pueblos Blancos da Andaluzia — parecem emergir das rochas, e algumas as usam como abrigo e telhado.

mapa de Setenil de las bodegas

Setenil moderna começa em 1484, relativamente tarde na Reconquista Cristã, quando os exércitos cristãos expulsaram os mouros, cujo último reduto foi um castelo hoje em ruínas, no topo da cidade.

O nome da cidade se acredita ter sido retirado da frase em latim romano “septem nihil”, “sete vezes não”, uma frase possivelmente ligada a invasões anteriores ou escaramuças. No século XV,  seus novos governantes cristãos desenvolveram uma base agrícola de azeitonas, amêndoas e vinhas — daí o “de las Bodegas” (vinícolas) do nome.

Os dois primeiros ainda florescem sobre as colinas e os telhados de Setenil, mas o seu comércio do vinho foi exterminado pela infestação do inseto filoxera da década de 1860, o que destruiu as cepas.

Ao longo dos séculos seguintes, Setenil ganhou reputação para seus produtos de carne, a partir de suínos criados nas colinas circundantes. O povoado é famoso também por sua pastelaria, e seus bares e restaurantes estão entre os melhores da região.

Várias de suas casas centenárias são, hoje, alugadas a turistas, no esquema de “turismo rural” muito em voga na Espanha. Confira o caráter único do povoado nas fotos abaixo. Depois, veja o vídeo.

setenil-17

setenil

setenil-1

setenil-2

setenil-3

setenil-4

setenil-5

setenil-6

setenil-7

setenil-8

setenil-9

setenil-10

setenil-11

setenil-12

setenil-13

setenil-14

setenil-15

setenil-16

NÃO DEIXE DE VER O VÍDEO:

Leia também:

Fotos deslumbrantes: Okavango, o rio que transforma o deserto num luxuriante oásis para milhares de animais selvagens

Vídeo: um dos lugares mais lindos do mundo — Alberta, no Canadá

É fim de semana, vocês merecem um vídeo de encher os olhos: uma viagem pela belíssima Normandia, na França

Vídeo de arrasar: a fabulosa Londres, seu brilho e suas milhões de luzes, vista à noite de helicóptero

Vídeo para melhorar o seu dia e que é uma obra de arte: Veneza, do amanhecer à noite, em pouco mais de 3 minutos

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um − um =

Nenhum comentário

Dani Miguel em 30 de julho de 2012

Que linda cidade! Se algum dia eu for a Espanha certamente visitarei Setenil de las Bodegas. Sr. Setti, adoro seus posts sobre lindas cidades no mundo, aquele video da Normandia em especial eu recomendei a todos meus conhecidos. Abraços.

Carlos Alberto Boff em 29 de julho de 2012

Vi o vídeo e no fim dele o YouTube coloca, como sempre outras visões do mesmo assunto claro que escolhi um deles que é o seguinte: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6Dr5Q6fpT30 Além da beleza de Setenil tem o luxuoso acompanhamento de: Martirio e Chano Dominguez Trio. Estou ouvindo até agora tudo sobre esta cantora Martirio, que eu não conhecia e você? Achei impressionante, estou certo? Caro Carlos Alberto, como vivo parte do meu tempo na Espanha, por causa de meus filhos, que aqui estão há anos, sim, conheço a cantora Martirio, que é muito popular aqui e tem voz e repertório personalíssimos. Ainda não a vi ao vivo, porém. Um abração

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI