Image
Momento inesquecível e belíssimo: depois de 30 anos longe da luz natural, três chimpanzés saem pela primeira vez à luz do sol. Um deles parece sorrir (Foto: Jens Koch)

Eles são 38 chimpanzés, ao todo, e têm nomes como Susi, David, Clyde, Lingo ou Moritz. Arrancados dos braços das mães, na África, ainda bebês, ou já nascidos em cativeiros, foram mantidos por 30 anos ou mais sem contato com qualquer outro animal, com a natureza ou com o sol, vivendo em ambiente fechado e, para experimentos farmacêuticos de um laboratório austríaco, infectados com vírus como os da hepatite e do HIV.

Com a compra do laboratório austríaco pela multinacional americana Baxter, em 2002, os testes seriam imediatamente suspensos. Os novos proprietários ainda anunciaram que a empresa tinha a “responsabilidade moral” de melhorar a vida dos chimpanzés, que em condições normais podem viver até os 60 anos de idade.

Image
O chimpanzé “Clyde” estranha a natureza e parece hesitar antes de sair ao ar livre (Foto: Jens Koch)

Eles foram então levados para um local fechado num parque tipo safari enquanto se providenciava a construção de um abrigo natural para animais nessas condições, mas dois anos depois problemas financeiros levaram à interrupção do empreendimento e os macaquinhos foram obrigados a viver em jaulas até setembro de 2011.

Aí, finalmente, veio a liberdade, com os chimpanzés transferidos para um santuário ao ar livre em Gänserndorf, quase na fronteira da Áustria com a Eslovênia, pertencente à ONG de proteção a animais Gut Aiderbichl, dirigido pelo conservacionista Michael Aufharser, 60 anos.

Image
De partir o coração: a chimpanzé Suzy, de 37 anos de idade, finalmente deita-se num gramado e curte a luz do sol. Ela estava trancada há 35 anos (Foto: Roger Allen)

A Gut Aiderbichl abriga mais de mil animais vítimas de maus tratos e deu origem a 15 outras pequenas fazendas com o mesmo propósito na própria Áustria, na Alemanha, na Suíça e na França.

Segundo Aufharser, dois chimpanzés morreram antes de finalmente voltarem a viver como deveriam, e mais de um enlouqueceu no cativeiro. Agora, estão tentando a recuperação de todos os sobreviventes.

Vejam, agora, o incrível vídeo do momento em que os chimpanzés saem pela primeira vez à luz do sol em décadas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 14 =

39 Comentários

Eliane em 18 de maio de 2012

Nossa...são humanos!! Eram bebes quando foram presos,como pode tanta maldade???? Ainda bem que exitem ANJOS na terra

evanira em 28 de fevereiro de 2012

chorei realmente de ver tamanha maldade

evanira em 28 de fevereiro de 2012

nossa esse bichos são como gente só quei nocentes como podem fazer um absurdo desses

Luiz carlos mathias em 27 de fevereiro de 2012

O dia que o ser humano aceitar que os animais tem muito para nos ensinar, o mundo será um lugar bem melhor.

TAmim em 27 de fevereiro de 2012

Pois é...muita gente se comove, mas ninguém toma atitudes que poderiam ajudar, como boicotar as empresas que fazem testes em animais e exigir de nosso governo políticas de bem-estar para animais de produção (galinhas poedeiras, por exemplo, são criadas em condições tão degradantes quanto a descrita acima). Não é preciso fazer loucuras como alguns ativistas radicais...é simplesmente questão de coerência e consciência!

Fer em 26 de fevereiro de 2012

O homem ainda pagará por seus crimes!

Regia em 26 de fevereiro de 2012

Um absurdo,o desprezo pela vida, é por isso que digo que quanto mais conheço o ser humano mais amo os animais.

Fabiano em 25 de fevereiro de 2012

hhehe, Os chimpanzés todos desconfiados para sair do local...

Nanda em 25 de fevereiro de 2012

Nossa que horror prenderem os animais por 30 anos. Tõ chocada em como o ser humano consegue fazer uma coisa tão absurda assim. Que droga de humanidade heim!

Miltonnx-MT em 25 de fevereiro de 2012

Simplesmente divino, batatal..

fabio em 24 de fevereiro de 2012

EMOCIONANTE A HORA QUE ELES SAEM E REVOLTANTE VER ANIMAIS PASSANDO MAIS DE 30 ANOS PRESOS SENDO QUE NO BRASIL O CARA MATA 10 PESSOAS NÃO PASSA 15 ANOS NA CADEIA...

Luciano Azevedo em 24 de fevereiro de 2012

Meu Deus!!!! Como o ser humano é tão desgraçado!!! Vc só por ser considerado um animal irracional, não ter direito a viver livre!!!

ROGERIO em 24 de fevereiro de 2012

SE FAZEMOS COISAS PIORES COM O NOSSO SEMELHANTE IMAGINA O QUE AINDA NÃO ESTA ABERTO AO "PUBLICO" É DE SE INDIGNAR NÃO RESOLVEMOS COISAS SIMPLES "EDUCAR" MAS ALMEJAMOS CONQUISTAR OS UNIVERSOS.NÃO IMPORTA O QUE FIQUE PARA TRAZ.

Everton em 24 de fevereiro de 2012

Isso traz á tona um direito universal de todos os seres. A LIBERDADE.

edmilson trajano em 23 de fevereiro de 2012

é dessa maneira q nós percebe q a vida naõ significa nada, pois gente q é gente naõ procura radicar a propria vida, nem taõ pouco de animais, esse q é um animal e q merece ficar decadas na escuridaõ, gente foi feito pra amar, animal foi feito para viver solto livre e n para ser preso e condenado no seu proprio mundo, essa gente ou essas pessoas merecem o mesmo tratamento, pra ver se é bom viver preso, sem ver a luz do dia, estou furioso e aterrorizado com tanta maldade com os animais, vamos amar e cuidar das coisas q DEUS fez pra nós, viva a vida e a maldade .....traj....

Renato em 23 de fevereiro de 2012

haverá alguma forma de punição aos "seres com vida inteligente" que realizaram este "belo trabalho cientifico em prol das pesquisas"? particularmente desejo toda a sorte de males aos "humanos e até as ,próximas 50 gerações deste lixo dito humano.

LIVIO LUIZ SOARES DE OLIVEIRA em 23 de fevereiro de 2012

Simplesmente comovente! Principalmente quando dois chimpanzés se abraçam após verem que estavam livres para sair e ver a luz do sol! Essas experiências com esses animais deveriam ser proibidas. Saber que eles foram infectados por vírus do HIV e da hepatite é inaceitável, eticamente deplorável. Os autores desses experimentos deveriam ser responsabilizados

LUNARDELI em 23 de fevereiro de 2012

Sou favorável a usar homicidas e traficantes como cobaias, ao invés dos chimpanzés. Alguém apoia essa ideia?

Dyanee Bonato em 23 de fevereiro de 2012

Que emocionante ver a felicidade desses animais. Como o homem pôde privar esses bichinhos de algo que Deus os deu por direito que é a luz do Sol?!

Nivaldo Silva em 23 de fevereiro de 2012

É lamentável ter q ver essas imagens, é muito cruel da parte dos humanos ter tirado essa liberdade a tanto tempo deles, e porq? Claro pela ganância e sangue frio dos cientistas. Lindas imagens, fico feliz por vê-los assim de certa forma felizes.

rod em 23 de fevereiro de 2012

Tratam melhor criminosos. Esse é o nosso mundo.

Heron em 23 de fevereiro de 2012

Inacreditável! A própria situação dos símios, como também o eclético garimpo praticado pelo jornalista, que varre, praticamente, tudo que diz respeito à vida, no pior e horroroso, no belo e grandioso. Essa dos símios combinada com a pérola lacrimal do Vinicius é para aplausos ininterruptos em pé, por pelo menos 3 minutos!

Maristela em 23 de fevereiro de 2012

Tenho vergonha de pertencer a essa maldita raça chamada de HUMANA.

Maria em 23 de fevereiro de 2012

Como o ser humano por ser tão cruel? Mas o gesto dessas pessoas que permitiram a volta dos animais à natureza (de onde eles nunca deveriam ter saído) me faz acreditar que o mundo ainda tem salvação.

Dilvete Freitas em 23 de fevereiro de 2012

Só de ver a alegria dos macacos eu chorei.

Maria da Penha em 23 de fevereiro de 2012

Os feiticeiros da maldade em nome do lucro desen freado não hesitam em sacrificar o que for ou quem for para obter seus intentos, nem sempre para o bem da humanidade. Aliás, o HIV não foi um vírus plantado em tribo na África?

Teresinha em 22 de fevereiro de 2012

Apesar da indignação, a reação dos chimpanzés a liberdade foi linda, a foto da Suzy é encantadora.

J.B.CRUZ em 22 de fevereiro de 2012

Só de ver o misto de alegria e surpreza do macaco do meio ao sentir o sabor da liberdade, chorei !!!

Audie Amaral em 22 de fevereiro de 2012

No vídeo não consegui ver animais, somente chimpanzés, creio que os animais estavam preocupados com a venda do laboratório, animais capitalistas e selvagens.

Bernadete Marques em 22 de fevereiro de 2012

Meu Deus. Aonde está a evolução do homem? Quem ele pensa que é?

paulo barros em 22 de fevereiro de 2012

Deveria colocar nos lugares desses seres inovensivos, os grandes e ilustres idealizadores dessa façanha vergonhosa e lamentável. E que os seus célebros fossem colocados em estudos!

Moises em 22 de fevereiro de 2012

Deus pois sua mão no caminho desses Animais para que pudessem voltar até uma vida com de liberdade e sem sofrimento, que agora eles possam desfrutar o tempo que ficaram presos.

Frederico Rego em 22 de fevereiro de 2012

Essa pena toda sem ter cometido nenhum crime!A parte abominável da nossa ciência!

Vanessa Ferraz em 22 de fevereiro de 2012

Até quando nós vamos tratar os animais como se eles estivessem aqui só para nos servir? Não sou contra a experimentação que seja completamente necessária, mas sou contra mal-tratar os seres que estão se sacrificando (mesmo contra sua vontade) para fazerem da nossa vida melhor. Fico muito triste e chocada em ver que isto ainda aconteça, e como cientista, tenho vergonha dos meus colegas que são coniventes com tais torturas.

Silvia em 22 de fevereiro de 2012

Sem palavras.

ignez cintra em 22 de fevereiro de 2012

Como pode existir seres humanos tão cruéis e ignorantes ainda !!

Sinara Foss em 22 de fevereiro de 2012

MEU DEUS DO CEU!!!! a vida so é valida se for pra lutar pelos animais. This life is only worthliving if I fight for the animals

Mariza Cipriano em 22 de fevereiro de 2012

Sem palavras!

Heliana Lacerda Dal Fabbro em 22 de fevereiro de 2012

Ainda bem que os americanos estão se comportando como humanos e por que será que os austríacos gostam de cativeiro? Pessoas(filha)e animais? Como leitora de Veja gostaria que vocês denunciassem ao mundo a bárbarie que está ocorrendo na ilha de Réunion, França, onde os pescadores estão jogando gatos e cachorros como iscas para tubarões. O anzol é enfiado nos animais vivos...Por Deus, vocês podem fazer alguma coisa...Obrigada, Heliana

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI