Estados Unidos e China têm as duas pontes de vidro mais espetaculares — e amedrontadoras — do mundo.

A primeira, inaugurada para atrir turismo e renda pelos dirigentes da reserva dos índios Hualapai em 2007, simula uma plataforma sobre o Grand Canyon, no Estado do Arizona, e oferece uma oportunidade rara, quase como um vôo de helicóptero: está a nada menos do que 1,6 quilômetro acima da base do Canyon e se projeta a cerca de 21 metros da borda do colossal precipício.

É a Grand Canyon Skywalk (“passarela do céu” do Grande Canyon).

Image
A ponte de vidro Grand Canyon Skywalk, no Arizona: passear por ela quase equivale a um voo de helicóptero (Foto:imageshack.us)

Image
De outro ângulo, e de mais longe, a Skywalk no Grand Canyon, (Foto: BBC Brasil)

AGORA, VEJA ESTE VÍDEO:

A segunda incrível ponde de vidro, inaugurada na China em novembro passado, é ainda mais radical: possui 90 centímetros de largura e 61 metros de extensão, e rodeia a montanha Tianmen, próximo à cidade de Zhangjiajie, na província de Hunan (centro-sul do país), com piso e guarda-corpo de vidro, a mais de 1,4 quilômetro de altura. O Parque Nacional Tianmen é tombado como patrimônio mundial da Unesco.

Image
A ponte que rodeia a montanha Tianmen, na China, é de vidro multilaminado com 63,5 milímetros de espessura (Foto: China FotoPress)

Image
Detalhe da estrutura da ponte na China (Foto: China FotoPress)

Image
Vista mais de longe, e de outro ângulo, a ponte que rodeia montanha (Foto: China FotoPress)

Image
Mirante na China: o parque foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Foto: China FotoPress)

Durante a construção da ponte na China:

Image
Trabalhador a mais de 1,4 quilômetro de altura assentando as bases para a ponte de vidro na China(Foto: China FotoPress)

Image
Olha o frio na barriga (Foto: China FotoPress)

Image
As imagens da construção sugerem uma grande precariedade em matéria de segurança (Foto: China FotoPress)

Image
Os trabalhos, naturalmente, exigiram muito cuidado e atenção (Foto: China FotoPress)

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + dezessete =

7 Comentários

joel dos santos em 15 de setembro de 2014

fico muito feliz e ater mesmo pela inteligencia do homem e, que kd metro construido uma nova questao a coloca sera que vamos a diante

Antonio Marmo em 03 de julho de 2012

Os vídeos não conseguem passar a ideia de altura e profundidade. As fotos falam mais alto, os operários naquela precariedade...Isso aí é um desafio e tanto para quem sofre de acrofobia, o medo de alturas.

Robson Vieira em 02 de julho de 2012

Este blog, cada dia se tornando mais e mais obrigatório. Muito obrigado por mais essa agradável leitura, em meio a assuntos comuns pela rede. Até mais, Setti. Puxa, Robson, que alegria receber um comentário assim. Volte sempre ao blog! Um abração

Flávia Massini em 01 de julho de 2012

É de dar frio em qualquer barriga,rs ..acredito que eu iria demorar alguns minutos para tentar subir nesta ponte, risos. Ficamos maravilhados com tantas descobertas maravilhosas que temos nesse mundo a fora. Parabéns Setti. Abraços das terras capixabas.

Franklin Rohr em 30 de junho de 2012

A CN Tower em Toronto Canadá podia entrar tbem. Voce é muito massa e seu blog é um dos melhores, disparado. Desculpe a demora na resposta, caro Franklin. E muitíssimo obrigado por seu elogio ao blog. Volte sempre, será um prazer! Abração

Paulo Matthes em 29 de junho de 2012

Muito boa a reportagem. Fiquei mais impressionado mesmo com os chineses sem cabo de segurança para trabalho em altura e ainda sorridentes. Paúra!

Roberto Souza em 29 de junho de 2012

Setti, eu não sei como e onde você descobre essas maravilhas, não importa, continue descobrindo e nos presenteando. Caro Roberto, fico muito feliz por você ter apreciado. É o resultado de um trabalho diário de pesquisa feito pela minha colaboradora Rita de Sousa e por mim -- e também o resultado de amigos pessoais e amigos do blog que dão dicas e me enviam links. Um abração

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI