Image
As ruínas de Saint-Lô, Normandia, França, no verão de 1944: rastros de destruição de uma das batalhas mais importantes da história (Fotos: Frank Scherschel – Time & Life Pictures/Getty Images)

O fotógrafo Americano Frank Scherschel (1907-1981) acumulou, ao longo de 46 anos de carreira, uma série de prêmios – entre os quais o Joseph A. Sprague Memorial Award por excelência, entregue pela National Press Photgraphers Association, dos Estados Unidos -, por suas coberturas de guerras e outros grandes acontecimentos do século 20.

Registrou conflitos importantíssimos como a II Guerra Mundial no Pacífico e na Europa, mas também eventos sociais de repercussão global como o casamento da então princesa Elizabeth, da Inglaterra, em 1947,  além de ter retratado na intimidade figuras como o mítico primeiro-ministro britânico Sir Winston Churchill e a coleccionadora de artes e mecenas americana Peggy Guggenheim. Cobriu, ainda, esportes como basquete, boxe e beisebol.

Image
Frank Scherschel com traje militar, durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Time & Life Pictures/Getty Images)

Embora falecido há mais de três décadas, Scherschel construiu uma obra que continua gerando impacto. É o que comprova a série de fotografías inéditas todas coloridas, que fez da Batalha da Normandia (1944), publicadas só recentemente ela revista americana Life em seu site.

As imagens do fotógrafo, que começou a trabalhar para a Life em 1942, são um testemunho histórico do quão duros foram os enfrentamentos resultados do “Dia D”, 6 de junho de 1944, quando, transportadas por mais de mil navios de todos os tamanhos, centenas de milhares de soldados aliados desembarcaram na Normandia, no noroeste da França, para enfrentar o dominio dos alemães. Foi a maior operação militar da história.

Algumas das ciudades e personagens retratados não puderam ser identificados, porque Scherschel não tinha como identificar todos em meio às milhares de fotos que fez durante a II Guerra. Confiram:

Image
Soldados americanos limpam destroços em Saint-Lô
Image
Embarcação aliada em praia da Normandia
Image
Cartaz em francês e alemão em frente a prédio danificado na Normandia
Image
Cidade normanda não identificada em estado de destruição
Image
Alguns jipes, incluindo um de veículo de imprensa, em Marigny, Normandia
Image
Soldados americanos em cidade normanda não identificada
Image
Restos de um tanque em cidade que pode ser St. Gilles ou Hambye
Image
Um tanque anfíbio desembarcado para enfrentar os alemães

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =

9 Comentários

Cineide em 06 de julho de 2013

Eu estou emocionada, são fotos fantásticas. Parabéns

GEROLDO ZANON em 05 de julho de 2013

É o HITLER alemão se suicidou no final o nosso HITLER de GARANHUNS o 9 dedos que se cuida eu ainda não tinha feito esta comentario

José Ricardo em 04 de julho de 2013

Fantásticas imagens, tema que devoro. Grato

Rubens em 03 de julho de 2013

Setti, aquela foto dos jipes em Marigny eu acho que localizei o lugar no Google Maps. Veja no link abaixo, abraço, Rubens https://maps.google.de/maps?q=marigny+normandy&ll=49.098357,-1.242571&spn=0.001096,0.006384&oe=utf-8&client=firefox-a&hnear=Marigny,+Manche,+Lower+Normandy,+France&gl=de&t=h&z=18&layer=c&cbll=49.098356,-1.24257&panoid=7K7Xf1u31HZmOW5N1IbYLw&cbp=11,249.93,,0,0 Legal. Muito bacana, Rubens. Admirável mundo novo! Abração

Marmello em 02 de julho de 2013

O teu blog é uma fartura de imagens e informação, parabéns.

IZIDRO SIMÕES em 01 de julho de 2013

A última foto é um lanchão de desembarque, inclusive com 2 jipes atrás e, não um tanque anfíbio.

Irineu em 01 de julho de 2013

Sempre nos presenteando com diversidade de conteúdo... Não é mesmo Setti? Parabéns Amigão! Obrigado, caro Irineu, por seu comentário generoso e gentil. Um grande abraço e... conto com sua audiência!

maria luiza guião bastos em 30 de junho de 2013

Um choque! as imagens da Grande Guerra, constantemente exibidas em documentários variados e sempre bem-vindos, nunca mostraram tudo em....... colorido! Já repassei bastantão e agradeço imensamente, abs.!

Marco em 30 de junho de 2013

D. Setti, belo acervo! Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI