Image
Espiral perfeita em West Kenneth Long Barrow, 9 de junho de 2008: quem está por trás? (Fotos: APS Aerial Photography e WCCSG)

Os defensores da teoria sobre a existência de vida inteligente em outros planetas garantem que são obras de alienígenas; alguns cientistas apostam em uma complexa ação do vento e do solo; outros juram que não passam de pegadinhas armadas por agricultores mais habilidosos esteticamente.

Na verdade, não importa. Os célebres crop circles, ou “círculos de colheita”, continuam aparecendo aos montes pelos campos do mundo afora, sem que alguém explique de uma vez por todas como são produzidos.

Em busca de respostas para este incrível mistério, pesquisadores do fenômeno baseados em Wiltshire, condado no sudoeste da Inglaterra mundialmente conhecido como o epicentro global dessas enigmáticas manifestações, além de território do mítico monumento pré-histórico Stonehenge, criaram em 1995 o Wiltshire Crop Circle Study Group (WCCSG).

6 mil crop circles desde os anos 1980

Image
Whitefield-Hil, 30 de agosto de 2010: arte no trigo

Como o próprio nome indica, trata-se de um grupo de estudos, que se apoia em três pontos de vista sobre o assunto – “físico, metafísico e espiritual” –  para tentar entendê-lo melhor.

O WCCSG, que organiza eventos e edita o jornal bimensal The Spiral (“A Espiral”) dá como certo que os crop circles existem, estão distribuídos por todo o planeta (mais de 6 mil desde a década de 1980), são inspirados em geometria complexa, simbologia antiga e matemática avançada e podem ser codificados, entre outros preceitos.

O interessante site do WCCSG traz uma enxurrada de imagens dos círculos, captadas pela empresa britânica APS Aerial Photography e informações mais aprofundadas sobre o tema. Selecionei uma dezena realizada entre 2008 e 2012 apenas em lugares do condado de Wiltshire. Confiram:

Image
Uma serpente de mais de 45 metros em Wilton Windmill: senso de humor extraterreno?
Image
Campo próximo a Hannington, a 12 de maio de 2012
Image
“Pássaro” em Beckhampton, 3 de julho de 2010
Image
Cubo em Winchester Hampshire, 1 de julho de 2012: as formas dimensionais estão cada vez mais comuns nos “crop cricles”
Image
Quatro desenhos como este, de 2 de julho de 2009, já apareceram no mesmo campo próximo a Stanton St. Bernard
Image
Campo próximo a Devizes, 25 de julho de 2010
Image
Um diamante em All Cannings, 30 de junho de 2008
Image
Honeystreet, 26 de junho de 2011: o círculo principal tem quase 50 metros de diâmetro

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 4 =

59 Comentários

Reginaldo Tobias em 09 de setembro de 2014

A última imagem parece o nosso sitema solar as bolas são os planetas e a maior que tem uma bola dentro parece o sol

Rudi Santos em 17 de junho de 2014

Eu faço isso de boa. sem sofrimento, mole mole: Aceito qualquer aposta!

Flávia em 12 de junho de 2014

Um bom photoshop explica isso! Kkkkkk

Lucélia Bernardes de Freitas em 23 de abril de 2014

Desenhos com conotações sobrenaturais... O primeiro aqui me parece o numero da besta embutido em si mesmo, o terceiro é uma serpente também símbolo do coisa ruim, o sétimo me lembra o beija-flor de Nazca... Resta-nos orar a que DEUS nos proteja do principado desde mundo, o ser das trevas!

jucemar marques em 28 de março de 2014

olá eu não tenho muito estudo apenas ler e escrever.não tenho a minima ideia de como ocorre estes sinais em plantação tambem não sei se é conhecidencia , mais eu queria que alguem que andam pesquisando sobre estes sinais ficasse atento em um ponto , exemplo eu já percebi que acada que ocorre estes sinais dali alguns dias a natureza da um susto no povo daquela região aonde ocorre muitas mortes por desmoronamento de terra e desaparecimento de pessoas em enchente ventos forte (bom para resumir algo para o povo sofrer) você que quer perceber isso como eu percebi fica atento nos jornais e quando acontecer estes sinais em plantação pode esperar no maximo uns 30 dias para a natureza da um susto na quela cidade , o b s vocês ja pode buscar os locais e data de onde ocorreu estes sinais que você vai perceber que por ali a natureza fez alguns estragos por aqueles dias .

Hanner DH em 25 de março de 2014

Vai me dizer que os Homens n possuem recursos tecnológicos para fazer simples desenhos a base de geometria em plantações de qualquer coisa? O.o cai na real... -_-

Tiluriso em 16 de março de 2014

O fenômeno é real - isto é, não é feito pelo homem. O leitor que escreveu que são causados por satelites artificias enviando raios de micro-ondas acertou e errou ao mesmo tempo: Sim, aparentemente os Crop Circles são causados por pulsos de micro-ondas de algum tipo, porém ele também errou, pois a existencia dos 'Agroglífos' precede a invenção de satélites artificiais feitos pelo Homem. Sim. O fenômeno já era observado/reportado em muito menor escala na Europa há priscas eras, porem era muito pouco conhecido pela 'Ciência Oficial' e pelo público em geral. OVNIs existem, assim como fenomenos paranormais - são 'simplesmente' a parte da natureza e leis que o Homem ainda desconhece - a nossa história é um 'continuum' de avanço no conhecimento e balizado por ocasionais 'Quebras de Paradigmas'(A Relatividade, A Macanica Quantica,etc...) que mostram formas mais refinadas,revolucionárias e quase sempre 'fantasticas' (do ponto de vista da geração/paradigma anterior) de se ver o mundo. OVNIs não se comportam como exploradores interplanetários recem chegados `a Terra. Os avistamentos sao muito mais numerosos do que seria necessário em termos de 'missões espaciais'para que Extra-Terrestres conhecessem/explorassem nosso planeta. São anteriores `a 1947(o início da chamada 'era moderna dos OVNIS'), pelo contrario, 'eles' sempre estiveram presentes. Conosco. Aqui na Terra. A grande maioria de objetos avistados/relatados - e inclusive investigados pela Força Aérea dos EUA, Inglaterra e Brasileira - mostra 'objetos' que mudam de cor, forma, tamanho, por vezes transparentes, outras vezes invisiveis a olho nu, porem registrados em radar, capazes de voar na atmosfera a velocidades supersônicas sem produzir choque-supersônico, objetos que aparecem e desaparecem repentinamente como fantasmas. O que indicaria natureza Parafísica e /ou Extradimensional. Podem ser em grande parte, 'criações e criaturas' de um mundo normalmente invisível `a nossa visão (emitindo luz nos espectros Infra-Vermelho e/ou Ultra-Violeta, por exemplo), mas cuja existencia coincide com o espaço físico da Terra. Outros poderiam ser habitantes de nichos ecológicos ainda não explorados - sob os oceanos ou em vastas cavernas sob a crosta Terrestre (que tem aproximadamente 40 km de espessura e que sabidamente não é inteiriça, mas como um 'queijo-suiço'). Esse seres poderiam ser de cosntituição e nível de inteligencia muito vasto/variado, indo de 'bestas' (como animais selvagens), até Ultra-Inteligentes e com capabilidades naturais, capazes de realizar feitos para nós 'impossiveis' -leviatacao, mainpulacao de energia e materia, transmitir informações via 'telepatia'etc.. - como que 'semi-deuses'. Existe ainda forte ligação entre OVNIs/paranormalidade/'lendas,folclore e mitologia'/O fenômeno Religioso. Vários eventos da Bíblia encontram paralelos em nosso mundo moderno em relatos de contatos com 'operadores' de OVNIs, fenomenos paranormais, Cirurgias Espirituais e experiências mediúnicas. A descrição de como Moisés recebeu os 10 mandamentos aponta para 'a primeira psicografía' registarada na História. É bem possível que 'Eles'formem uma grande hierarquia de seres vivos que se encontram em uma escala cósmica que começa aonde a 'nossa' termina. Assim na Terra Como no Céu - As Above, so Below - indica a existencia de padrões que se repetem em 'sistemas' de formas de vida. Cada sistema seria, por sua vez, um componente menor do sistema que existe 'acima'. Assim como o formigueiro do playground do meu prédio é um 'mundo' para aquelas formigas, ele é 'apenas' um elemento menor no meu prédio, que é um elemento do bairro, que é um elemento da cidade, que é um elemento do país, que é um elemento do planeta,etc...Da mesma forma que o Homem é o 'Senhor/Rei dos Animais', 'Eles' podem ser os 'Senhores' do Homem.E pelo que indicam os casos de contato, tanto de OVNIs quanto de mitologia/relgião, etc...,parecem variar, em seu comportamento, de neutros até benevolentes ou hostis em relação ao homem. Bastante parecidos, diga-se de passagem com nosso prórpio comportamento. Um dos nomes de D*** em Hebráico é 'Elohim'e que estranhamente é um 'plural' e sginifica 'Senhores'(O Judaísmo é um religião monoteísta). PARA FINALIZAR: É uma pena que os melhores autores sobre o assunto (em minha modesta opinião) jamis tenham sido publicados no Brasil, nem mesmo no original, até aonde eu sei. Fica aqui para aqueles de mente aberta, uma sugestão de LITERATURA BÁSICA destes pioneiros cujos trabalhos são essenciais para uma compreensão mais profunda da Hipótese Ultraterrestre/Cripto-terrestre/Parafísica/Extra-Dimensional. Quase todos podem ser encontrados em sites de compartilhamento na internet (sugestão: busquem o site chamado scribd) 1 - Autor:Charles Fort; Livro: "The Book Of The Damned" 2 - Trevor James Constable ; "They Live In The Sky" e "The Cosmic Pulse Of Life" 3 - John A. Keel; "Operation Trojan Horse' 4 - Jacques Valleé; "Dimensions:A Casebook Of Alien Contact" 5 - Salvador Friexedo; "Defendamonos De Los Dioses". Vale `a pena também pesquisar os autores Brasileiros Ernesto Bono e Fernando Grossman. PS: Não acredidem em 100% do que cada autor escreve/cocnclui - eles divergem em certos pontos de suas análises/conclusões (se é que podemos chama-las assim), porém todos estão de acordo com um ponto: "Eles' existem e para todos os propósitos práticos, não dão indicação de serem (ao menos em sua grande maioria) "Extra-Terrestres" no sentido literal. Mesmo que aluns sejam 'Extra terrestres, outros podem ser Extra-dimensionais, uma Hipótese não exclui a outra...Assim como a vida Humana pode ter vindo de outro planeta para a Terra, via Panspermia, a 'origem'de alguns'deles' pode também ser outro planeta ou sistema. Mas todos são, para todos os efeitos 'Terrestres, porém não Humanos".

Alessandro Pires em 09 de março de 2014

Eu NÃO ACREDITO que o homem, neste caso os EUA foram até a LUA, mas EU ACREDITO que os da LUA vieram aqui na terra. Esta aí as PROVAS para quem querer ver.

Cleiton em 26 de fevereiro de 2014

Não foi nenhum fazendeiro brincando de fazer desenhos em sua plantação sabem porque?porque qualquer ser humano teria que ser muito rápido para fazer desenhos com medidas tão perfeitas em uma noite de trabalho...imaginem quantas pessoas seriam necessárias para fazer um desenho desses?sinto muito em dizer pessoal,o que está fazendo estes símbolos não é deste nosso planeta e tentam de alguma forma nos alertar de alguma coisa que está para acontecer e muita gente tira sarro mais na hora que o bicho pegar vai ser gente gritando pra todo lado!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkk

Manuel em 09 de fevereiro de 2014

Na minha opiniao e que pelo menos 2 desses desenhos me da entender que o nosso planeta esta protegido por outros a sua volta e que querem contactar com nos humanos para nos alertar para alguma castatrove que se avisinha.

Candido Machado em 14 de janeiro de 2014

Passei por aqui para pegar fotos de ETs, mas o unico ET que vi foi do Dennis Rodman, do Pelé e duma bunitona. Estas decoraçoes nas plantaçoes deve ser de algum colono sem nada pra fazer e com talento para decorações, que fez na ausencia do patrão.

Estefanes dos santos melo em 13 de janeiro de 2014

E muinto perfeito, ninguem faria isso tao rapido da noite pro dia, sem que ninguem percebece, eu creio que alguns sao verdadeiros.

Kawe em 09 de janeiro de 2014

cada um tem sua opinião e respeito muito isso ...mas ter coisas que são OBVIAS que provam que ha algo que tem explicaçao .. alguns desenhos talves sejam feitos pelo Homen..mas alguns ficam nos mais absolutos dos mistérios pois ja foram investigados profundamente..claro não podemos acreditar em tudo o que dizem.ha muito fraude..mais tem coisas muiti estranhas acontecendo no mundo desde tempos antigos...Eu em particular nã acredito muito em coisa que vejo na internet...Apenas de noite sento na varanda de casa e olho pro céu e começo a questionar sozinho muitas coisas..Isso é suficiente para Acreditar !!! Abraço a todos...

Kawe em 09 de janeiro de 2014

Alguns comertarios estão totalmente sem fundamento...mas é tipico de pessoas ignorantes que não aceitam a realidade pois fica mais facil dizer que é mentira aquilo que simplesmente as podemos comprender..tudo isso graças a suas mentes limitadas.. Deus existe por uma questão de fé ...Alienigenas existem por uma questão de Lógica...Deus com tanta perfeiçao não criaria um desperdício de Espaço sem vida..

Kawe em 09 de janeiro de 2014

Vi o documentario onde fazendeiros confessaram ter feito isso.. os desenhos eram Absolutamente menores que a maioria ..e algo importante é o FATO de em muitos casos as plantações não são CORTADAS e sim apenas estão DOBRADAS pela metade...isso sim é impossível do homen ter feito... e mesmo se estão cortadas..de noite com tamanha perfeição... o ser humano não é tão brilhante assim...

Paulo Santana em 31 de dezembro de 2013

Seria muito simples achar que isso é coisa do homem. O difícil e responder as perguntas. A ignorância e a prepotência de alguns ao achar que num universo infinito o único planeta habitado é a Terra. E resto? o infinito serviria apenas de enfeite? Deus faria algo tão inútil? Se esses desenho foram feitos em uma noite, então isso é humanamente impossível.

Joao Oliveira em 10 de novembro de 2013

e também o homem nao tem tanta imaginaçao para fazer uma perfeiçao destas !

Joao Oliveira em 10 de novembro de 2013

aff...olhem esses desenhos a cima,o homen nao fazeria isso em uma noite...demoraria uns 10 dias ou mais para o homem fazer isso..isso é gigante,sao até maiores do que algumas cidades ,isso é claro que sao os extraterrestres

ROBERTO em 13 de outubro de 2013

já houve um DOCUMENTÁRIO sobre isso, os fazendeiro CONFESSARAM que eles mesmos é que faziam os desenhos.

Edemar em 12 de outubro de 2013

É claro que são extraterrestres, não os adimitimos por nossa prepotencia, não queremos ver o óbvio.

Tony em 09 de outubro de 2013

Boa tarde...Acho q não seria possível estas imagens serem feitas pelo homem,primeiro q são perfeitas e isso exige mão de obra caulificada e muitas horas de trabalho,ainda mais a noite!.hoje nao sei o que pensar,mas antigamente eu achava q eram as partes debaixo das naves q causavam essas marcas ao aterrizar.

Maria Clara em 16 de maio de 2013

concordo com a lais

Laís em 29 de abril de 2013

Foram feitos por seres humanos, simples. http://www.youtube.com/watch?v=a_opN9ghPKQ

fpenin em 22 de fevereiro de 2013

Continuando- E,o mais espetacular:analisado, o corpo celeste mostrou FERRO em sua constituição. Sim, o mesmo ferro que abarrota o subsolo do Pará, o mesmo ferro que dá vida ao sangue que corre em nossas veias e artérias.Não é maravilhoso, Setti? Mas..., quem explica? Tem gente que acha explicações simples e facílimas, como você está constatando aqui mesmo. Um abração!

fpenin em 22 de fevereiro de 2013

Setti, Ironicamente, os colegas comentaristas podem estar analisando uma mesma coisa ou coisas que têm a ver entre si. O certo: é intrigante!A propósito: poucos dias atrás, um meteorito caiu em território russo, causando grandes estragos. De onde terá vindo o estranho visitante, de que confins do Universo? E, o mais espetacular:

Carlos em 21 de fevereiro de 2013

Com centenas de satélites nos vigiando, será que nenhum teria registrado o evento? Façam o favor, hein?

MOLTO FRANCO em 21 de fevereiro de 2013

Minha tese: Isto vem da rede de satelites da terra. Sao testes de emissores de ultra-som, micro-ondas e coisas afins. Notem que todos os agroglifos obedecem a estetica terrena, nada mostra proporções ou perspectivas desconhecidas, nem alem das 3 dimensões.

José Roberto Frederick em 21 de fevereiro de 2013

Não me surpreenderia agentes institucionais serem flagrados forjando a confecção destes desenhos (agroglifos) com tratores,roçadeiras,pás enxadas,etc...

A. J. Gevaerd em 20 de fevereiro de 2013

Guilherme. Vou me ater aos casos dos agroglifos, para simplificar. Veja, se o fenômeno é genuíno e não ação humana, então ele existe, certo? O passo seguinte é buscar seu autor. Neste caso, vc enumera as diversas possibilidades, desde ação de insetos, vórtices, fenômenos meteorológicos ainda mais exóticos etc. Enfim, lista tudo o que é possível, não importa quão improvável, e vai excluindo. Bem, se vc chegar ao final de sua lista e não encontrar nenhuma explicação, digamos, "terrena" para o fenômeno, a conclusão óbvia é de que alguma força, alguma inteligência, alguma tecnologia, enfim, não terrena está por trás dele. Como vc mesmo enumerou, seriam espíritos, seres do tipo pé-grande, mensagens de Deus etc? Não sabemos, mas temos também que examinar estas teorias e muitas outras. Mas se você também chegar ao fim desta lista e não encontrar a explicação, temos então ainda mais reforçada a hipótese da autoria extraterrestre. Mas isso somente não basta, é preciso ir além. E no caso dos agroglifos, como eu expus em meus artigos na Revista UFO, a conexão com UFOs está no fato de que sempre são vistos sobre os campos, nas noites que antecedem a descoberta das figuras, objetos luminosos com as características que já conhecemos de sobra. Isso ocorreu em Ipuaçu, aqui no Brasil, isso ocorreu em 90% dos casos genuínos de agroglifos do Hemisfério Norte. Para mim, basta. Mas para um cético, como o Randi, jamais bastará. Ele ou qualquer cético só acreditará se vir um ET ali na hora fazendo os círculos, um que esteja munido de uma carteira de identidade de ET. Fora isso, nada. Aí fica complicado, pois a ciência e os céticos viram as costas ao fenômeno antes mesmo de analisá-lo, como fez, por exemplo, Marcelo Gleiser em sua desastradíssima manifestação na Folha. Veja minha resposta a ele: http://www.ufo.com.br/noticias/resposta-do-editor-de-ufo-a-j-gevaerd-aos-artigos-de-marcelo-gleiser/. A propósito, saiu o vídeo de minha palestra sobre agroglifos no Campus Party: http://live.campus-party.org/player/load/id/039e2fce6463ecbd941ace6ca62830a3. Talvez você a ache interessante.

Guilherme em 19 de fevereiro de 2013

Gevaerd, respeito teu trabalho, te considero um sujeito sério, mas não concordo com as explicações que você dá aos fenômenos mencionados no post, e em outros também. O que você escreveu em seu último post não basta como evidência de uma inteligência extraterrena nos visitando, pelo simples motivo que os fenômenos descritos por você podem ter explicações alternativas, e ainda não há boa evidência de que extraterrestres inteligentes existam e nos visitem. Se você tiver evidências suficientes, proponho que você entre em contato com James Randi e tente levar o prêmio de 1 milhão de dólares que ele oferece. O prêmio, normalmente, é designado a quem der provas de possuir poderes paranormais, mas como sua alegação é igualmente extraordinária, talvez seja uma maneira de financiar a pesquisa em ufologia no Brasil.

A. J. Gevaerd em 19 de fevereiro de 2013

Guilherme, o Ministério da Defesa brasileiro dá um passo à frente de muitos de países mais avançados e reconhece a legitimidade do pedido dos ufólogos por documentos que ainda são mantidos secretos nas Forças Armadas. E vai determinar aos comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica que abram os seus arquivos contendo informações sobre UFOs. A questão é: que informações são essas? Elas são, entre outras coisas, relatórios de investigações de avistamentos ufológicos, detecções de objetos por radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), perseguições de aviões por UFOs, tanto civis como comerciais, etc. Basta? O grande detalhe é que tais materiais, muitos dos quais já são de nosso conhecimento porque vazaram antes, dão conta de que o Governo Federal tem, através de seus militares, consciência absoluta e informação comprobatória de que estamos, sim, sendo visitados por inteligências não terrestres, cuja tecnologia está muito acima de qualquer outra conhecida na Terra até mesmo em testes secretos. O resto você deduz! Agora, quanto aos agroglifos, todo cuidado é pouco na hora de se fazer afirmações, evidentemente. No meio ufológico há o conhecimento corrente e inquestionável, por já ter sido exaustivamente testado, que, excetuando-se as fraudes, evidentemente, eles são produzidos por uma inteligência avançada e que tem interesse em chamar a nossa atenção e interagir conosco. Se ela é extra e ultraterrestre, espiritual ou dimensional, não sabemos. Sabemos, isso sim, que não é terrestre. Claro que esta e as afirmações anteriores, feitas por mim ou por colegas, são contundentes, mas temos a proporcional quantidade de evidências para apresentar sobre o que declaramos. Busque-as! Entrementes, ofereço mais uma informação neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=08hBV09dBY8&feature=youtu.be. Obrigado por ter sido leitor da UFO.

Guilherme em 19 de fevereiro de 2013

Engraçado, Gevaerd, mas é o Ministério da Defesa de um país que concede "status" de ciência, ou de seriedade, a algum campo de estudo? E o Ministério da Defesa brasileiro vai apresentar documentos, fotos e vídeos (verdadeiros) de que algum disco voador, ou ser alienígena, foi resgatado no Brasil? Ou vai tratar de luzes no céu e fenômenos assim? E como saber que isso é algo de outro planeta? Fui leitor da revista UFO quando eu era adolescente, e gostava bastante da revista. E ainda gosto, penso que ela enriquece muito nosso folclore. O problema é que vcs, que se dedicam a ufologia, tentam alargar os limites da ciência até que ela possa englobar qualquer coisa, e aí a ufologia pode ser "ciência". Para que algo seja ciência, no entanto, é necessário que se apresentem EVIDÊNCIAS de sua existência. Caso contrário, pode ser considerado religião, história, folclore, ou qualquer coisa assim. Em relação aos círculos de plantação: como vc sabe que são seres de outro planeta que fazem esse tipo de coisa? Não podem ser anjos? Espíritos? Mensagens de Deus? O Pé-Grande? O Jaime Mausán, que adora esse tipo de coisa? A ufologia está hoje onde ela sempre esteve, às margens da ciência. O dia em que houver alguma boa evidência de que 1) existe vida inteligente em outros planetas, 2) esses seres têm capacidade tecnológica para nos visitarem, 3) esses seres têm interesse em nos visitar, 4) eles de fato nos visitam, e há fatos que corroborem isso, aí sim a ufologia pode ser enquadrada como ciência. A afirmação de que seres inteligentes de outros planetas nos visitem é extraordinária e, como tal, exige uma pesada carga de evidência para que seja levada a sério. Ninguém tem isso, infelizmente.

A. J. Gevaerd em 19 de fevereiro de 2013

Guilherme, vc parece desconhecer por completo o que é Ufologia e onde ela está hoje. Assim como parece não ter muita informação sobre os agroglifos. Sugiro entrar em alguns sites, como o http://www.cropcircleconnector.com, entre tantos, para reformular suas impressões. Já sobre o status atual da Ufologia, por favor, acompanhe o que fará o Ministério da Defesa quanto a isso entre os dias 25 e 01 próximos. Veja mais informações aqui: http://www.ufo.com.br/noticias/carta-de-foz-do-iguacu-comeca-a-dar-resultados. Talvez vc se surpreenda não apenas com o que há hoje sobre estes temas, mas com quanta falta de informação vc tem convivido.

Guilherme em 18 de fevereiro de 2013

Parabéns aos artistas que realizam essas verdadeiras obras-de-arte em plantações e campos. Pena daqueles que ainda insistem que isso é obra de seres de outro mundo, anjos, almas penadas, espíritos não-sei-o-que, etc. (e como saber qual deles realmente é o autor dessas imagens? ETs ou espíritos? Anjos ou demônios? Velhinhos ou crianças?), e não conseguem ter um pingo de espírito crítico para avaliar situações assim. Em relação à ufologia, é bizarro saber que, em mais de 60 anos de existência, não conseguiu dar sequer uma prova concreta de que existem seres em outros planetas, e que somos visitados por alguns deles. E ainda querem conseguir, no grito, o status de ciência.

fpenin em 18 de fevereiro de 2013

Setti, É impressionante o desconhecimento que a ciência convencional tem sobre fenômenos, digamos, metafísicos. Por exemplo, todos falam , principalmente as religiões, em espírito ou alma, mas poucos são os setores que se dedicam a estudar o assunto. Espírito é um termo que muitos ouvem falar, nada conhecem sobre o tema, mas emitem opiniões "definitivas", baseando-se apenas em dogmas ultrapassados que suas crenças incutiram em suas mentes.A ciência, da mesma maneira, conhece muito sobre fenômenos passíveis de comprovação, mas quase nada de manifestações que escapem à sua metodologia investigativa. Não tendo como opôr-se ao que desconhece, usa o caminho mais fácil da negação e até mesmo da desconstrução.Hoje, qualquer criança sabe algo sobre bactérias e vírus, mas até há pouco mais de 200 anos não havia a compreensão de doenças e morte relacionadas a seres invisíveis. Na Idade Média, as epidemias de peste disseminavam-se pela ação da ignorância e da presunção de reis e religiosos. Os reis mudavam de cidades e os padres organizavam procissões para, com preces, exorcizar o mal. Criavam-se, assim, condições favoráveis à disseminação da praga:migrações e grandes aglomerações. A Humanidade precisa convencer-se que a evolução não dá saltos. Você já imaginou,Setti, o que acontceria a alguém que, há 300 anos, em praça pública mobilizasse um guindaste de 30 toneladas com apenas uma caixinha de controle remoto? Seria acusado de feitiçaria ou incensado como um novo deus.Para tudo há explicação, desde que se tenha conhecimento do assunto.A evolução da civilização mostra-nos isso.O desconhecido, o maravilhoso e o milagre só permanecerão como tal até serem decifrados. O tempo revelará mais verdades, mas sempre haverá coisas a espera de reconhecimento. É simples; a nossa ansiedade é que torna as coisas misteriosas.Parabéns pela abordagem de assunto tão polêmico.

Antonio Benedicto em 18 de fevereiro de 2013

O fato é que o trabalho por sinal é muito bonito, não poderia ser feito por humanos. Não lá entre britânicos. No Brasil de volta às pranchas fincadas no grafite !

A. J. Gevaerd em 17 de fevereiro de 2013

Fiquei positivamente surpreso ao ver este tema tratado com seriedade em um blog da Veja. A imprensa brasileira, em geral, e Veja, em particular, têm sido extremamente preconceituosos com este assunto, que é da maior seriedade e requer o máximo de atenção. Tenho estudado o fenômeno dos agroglifos há mais de 20 anos e, desde 2008, os poucos, mas significativos, casos brasileiros. Posso garantir, baseado em muita investigação, que, embora haja grande número de fraudes, o fenômeno é absolutamente legítimo. Fiz palestra recente sobre isso no Campus Party 2013, no Anhembi, em São Paulo (http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/ufologia-e-ciencia-pura-diz-pesquisador-de-casos-no-brasil,76cc0f82dbc9c310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html) e publiquei inúmeros artigos sobre estes sinais em plantações (por exemplo, http://www.ufo.com.br/noticias/agroglifo-surge-em-ipuacu-neste-sabado/. http://www.ufo.com.br/artigos/pesquisa-dos-agroglifos-de-santa-catarina-revela-que-sao-verdadeiros/ e http://www.ufo.com.br/artigos/os-agroglifos-estao-de-volta-assim-como-o-ceticismo-cego-sobre-eles/). Parabenizo Ricardo Setti por despontar entre os preconceituosos – e infelizmente ignorantes – integrantes da imprensa brasileira, para quem os agroglifos são obra dos velhinhos inglês Dave e Doug. – A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO (a.j@gevaerd.com)

Mayara Locat em 17 de fevereiro de 2013

Acho engraçado esse povo que não entende nada de ufologia nao estuda nem se interessa dar seus palpites na base do achismo e das besteiras que leem, ainda acreditam que foram os velhinhos que fizeram isso com corda e madeira acordem busquem a luz

Carlos Alberto Yates em 17 de fevereiro de 2013

Estes desenhos em plantações não são feitoss por seres materiais e sim por espíritos de zonas de mais alta evolução do que o plano material. Explico estes desenhos em meu blog: http://circulosdepoder.blogspot.com.br/

NELSON FERRAZ em 16 de fevereiro de 2013

Não podemos esquecer os agroglifos (desenhos nas plantações de trigo)ocorridos em 2011, em Ipuaçu, Santa Catarina,Brasil, http://poleshift.ning.com/profiles/blogs/brazil-crop-circle. Se examinar a figura impressa nas dobraduras da plantação de trigo, ver-se-á, no canto direito,acima do circulo menor, uma réplica da mensagem de Arecibo, enviada ao espaço em 1976, pelo raditelescópio de Arecibo, elaborada por cientistas como Carl Sagan, contendo todas as medidas da civilização terráquea: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&list=PLD891A71C78420A39&v=H2PxOzChCkU#at=32

wilson em 16 de fevereiro de 2013

Segundo a heroijaponês National Kid (nacionaru kido) são os incas venusianos. Ficaram charmosos sendo chamados de "crop circles" Depois do album do Led Zepellin a muitas luas.

João Fernandes em 16 de fevereiro de 2013

Gente, os autores do primeiro desenho se apresentaram, mostraram como fizeram, outras pessoas já fizeram na frente de câmeras... É só uma brincadeira que foi levada a sério por pessoas que...bem... acreditam em extraterrestres...

Guilherme schiroky em 15 de fevereiro de 2013

Os vídeos que postei parecem ter sido produzidos nos anos 90. Talvez hoje utilizem tecnologia mais avançada para fazerem desenhos mais bem definidos.

Maria Áurea da Silva em 15 de fevereiro de 2013

Para o terrestre, nem desenhando!!!!!!!!!!ahahah

Guilherme schiroky em 15 de fevereiro de 2013

Esses desenhos já foram explicados e desmitificados há muito tempo: são trabalhos artísticos. Basta assistirem a este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=rtkMrNrEMLM ou a este: http://www.youtube.com/watch?v=9eh9q8gadas

Ismael Pescarini em 15 de fevereiro de 2013

A explicação do anonimo (0:01) é boa mas incompleta. Li e não há mesmo certeza que os desenhos são apenas obra de artistas anônimos. Só que atribuir isso a extra terrestres tb é incosequente, pois não há quaisquer evidências nesse sentido. Talvez a fraude mais perfeita e simpática do século.

Antonio Junior em 15 de fevereiro de 2013

Esses cientistas são tão inteligentes e ao mesmo tempo burros !! Sera q ainda ñ pensaram q isso pode ser mensagens dos nossos irmãos galáticos??? Tem sempre alguem q possa decifra-las !! Ta ai a dica !!

neil ferreira em 15 de fevereiro de 2013

SR EDITOR, Eu sei, artistas ETs claro, da mesma escola hiperrealista de Nazca.

Nina - RS em 15 de fevereiro de 2013

Puxa vida, é impressionante mesmo e a gente chega a "viajar" fantasiando ETs, espaçonaves extra galáticas, outros "mundos"... Assim como Niura (23:13) tbém acho que não somos os únicos, Deus não criaria tanto para tão poucos, mas neste caso específico, o Anonimo (00:01) conseguiu uma boa explicação. Não sei se gostei ou não, mas admito que me bateu uma pontinha de decepção ao ver o "velhinho" (aliás, brilhante artista) criar tão rapidamente seu desenho na plantação. Meus ETs se evaporaram imediatamente... rsrs Que pena!!

patricia m. em 15 de fevereiro de 2013

Anonimo das 0.01: gostei do link!!!

Anonimo em 15 de fevereiro de 2013

http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2754/crculos-ingleses-e-o-bom-velhinho Aqui esta a explicação.

Niura Adrien Fer em 14 de fevereiro de 2013

acredito em vidas inteligentes em outros planetas e galaxias, porque não? deus não seria tão seletivo a ponto de criar vida apenas no nosso planeta. é muita pretensão de nossa parte pensar assim..

Maco Aguilera em 14 de fevereiro de 2013

As pessoas precisam debater algo que e` obvio, såo obras feitas por seres nåo humanos, os que duvidam deveriam parar para pensar pensar pensar raciocinar raciocinar e perceber que e` miopia achar que estamos sozinhos no universo, achar que såo pessoas que saem durante a noite para amassar lavouras na esperança que alguem veja e fotografe e` burrice até porque os desenhos såo perfeitos. Opa mas o que eu estou dizendo , ainda no dia de hoje existem os que acreditam em estorinhas encantadas .

Gustavo Schwantz em 14 de fevereiro de 2013

Tá legal.É bem capaz que ETs viajariam milhões de anos-luz pra chegar aqui e fazer uns amassos em plantações e ir embora.É ridículo.Agora o cara que fez isso ta de parabéns.

Michael em 14 de fevereiro de 2013

Isso é uma obra de arte de um grupo de verdadeiros artistas que ta querendo chamar a atenção do povo sem querer se indentificar. Grandes homens. Eu ja vi uns que fazem buracos na avenida, e parece bem real até vc pisar em cima.

Ronaldo Azevedo em 14 de fevereiro de 2013

Ainda que seja uma farsa, de alguém querendo simular que são ETS fazendo isso, esse alguém é um verdadeiro ARTISTA

Rogério em 14 de fevereiro de 2013

É impossível não ligar as imagens a fatos apocalípticos ou bíblicos.... a serpente do pecado,planetas alinhados ou não ao redor do Sol,e o quinto desenho lembra um meteoro a colidir.Sei lá, viu!......

João Fernandes em 14 de fevereiro de 2013

Tá brincando? Isso já foi mais do que explicado!! Tá bom. Então comece a explicar. Estou atento, estou ouvindo.

Luiz em 14 de fevereiro de 2013

Morre Fernando Lyra, um dos Autênticos do MDB. http://www1.folha.uol.com.br/poder/1230717-ex-ministro-fernando-lyra-morre-aos-74-anos-em-sp.shtml

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI