aurora-boreal1

Por Rita de Sousa

Não foi paixão à primeira viagem. É que quando o empresário curitibano Marco Brotto foi, pela primeira vez, em busca do fenômeno da aurora boreal, em 2008, no Alasca, a convite de um amigo, ele não conseguiu ver absolutamente nada.

A aurora é um fenômeno óptico espetacular, consequência do impacto de partículas de vento solar e da poeira espacial encontrada na Via Láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas por campos magnéticos.

Foi só três anos depois, na Noruega, que Brotto finalmente presenciou a maravilha, e foi fisgado por ela: “o fenômeno é incrível, você tem um turbilhão de emoções; um instante você se sente grandioso por estar observando aquilo tudo, de repente vem uma formação enorme parece que vai te engolir e você é tomado pelo medo, depois vem admiração… enfim, é maravilhoso”.

No mês passado foi a nona vez que Marco esteve em uma expedição em busca da Aurora. Ele embarcou dia 29, com 15 brasileiros do Rio de Janeiro e Porto Alegre, desta vez para o Pólo Norte, e o que presenciou foi uma bela surpresa:  “aconteceu uma fantástica, uma aurora de aproximadamente 5 horas de atividade espetacular. Consegui até filmar, coisa que é muito difícil com equipamentos não tão sofisticados como os do fotógrafo norueguês que foi publicado aqui‘.

O vídeo será lançado por Marcos Brotto no fim de 2014, quando terá completado uma viagem por todos os países do Ártico em que é possível ver a aurora. Ainda faltam Groenlândia, Canadá e Rússia. Outra coisa que está nos planos deste caçador de auroras é a publicação de um livro.

Por enquanto, entre uma viagem e outra, Marco gosta de dividir o que aprendeu com outros aventureiros: “eu dou suporte com informações, mesmo estando aqui o Brasil. no início de janeiro uma curitibana, 3 mineiros e 2 pessoas de Brasília estavam por lá, e eu mandava informações, porque é frustrante você viajar tanto e não conseguir ver; às vezes ela está pertinho e quem não tem os dados e experiência acaba perdendo.” 

Ele não perdeu, como vocês podem constatar pelas maravilhosas fotos abaixo:

aurora-boreal2

aurora-boreal3

aurora-boreal4

aurora-boreal5

aurora-boreal6

aurora-boreal7

aurora-boreal8

aurora-boreal9

aurora-boreal10

aurora-boreal11

aurora-boreal12

Image
Foto da expedição ao Alasca, em 2013

 

VEJA TAMBÉM:

VÍDEO DESLUMBRANTE: A aurora boreal no Ártico norueguês

EM FOTOS tiradas do espaço, maravilhas e mistérios da Terra, o nosso planeta

Fotos do espaço: um espelho da nossa extraordinária pequenez

Espante-se com os hotéis mais loucos do mundo

Vídeo espetacular: A Terra vista do céu, como se você estivesse parado e ela, girando

Uma pausa nas notícias chatas: fotos estupendas do astronauta-poeta

Impressionante: fotógrafo passa uma semana tirando 16.500 fotos da Via Láctea para criar um dos vídeos mais bonitos do ano

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =

5 Comentários

MARIA Josete Marques de Almeida em 07 de março de 2014

Imagens como essas, dá-nos prazer de visitar as páginas,pois na sua maioria trazem tanta barbaridade,que não dá gosto de compartilhar.

Luis Perdigao em 06 de março de 2014

Caro Marco, compartilho com voce. Somente quem já viu esse estonteante fenômeno sabe do está falando. Nossa primeira Aurora foi em 2004, em Fairbanks - Alaska. Voltamos em 2005 e novamente conseguimos ver. Esperamos 8 anos até que em setembro de 2013 fomos novamente na esperança das grandes explosões do ciclo 24, o que não ocorreu. Vimos algumas muito fracas, elas estavam mais ao sul do Canadá. Até que no dia 22 de setembro, já sem esperanças lá está ela, maravilhosa no céu da Península do Kenai. Para nós, esse é o MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA, NO CÉU... Não tão belas quanto as suas, mas fica a lembrança...para sempre! Querido Setti, posso colocar um link aqui? são nossas photos da Aurora. Parabéns Marco, também estarei a espera do livro. https://groups.google.com/forum/#!topic/panoramio-share-photos/9_zqEeJSD8k

Aline Felix Tanjioni em 05 de março de 2014

Parabéns Marco! Tive o privilégio de participar de uma expedição com você e presenciar todo o seu desempenho na caça a Aurora Boreal. A sua experiência e entusiasmo me auxiliaram a obter uma caçada farta, repleta de imagens e histórias para contar. Parabéns caçador!

Aline Crivelari em 05 de março de 2014

Parabéns, Marco Brotto! Você merece, pois virou um especialista de auroras!!! E nos ajudou muito em nossa "caçada" pela Noruega. Sucesso e muitas novas auroras pelo mundo!

marco brotto em 05 de março de 2014

Muito obrigado a Rita e ao Ricardo por compartilhar minha aventura no ártico. Meu prazer , mostrar as pessoas que sonham em ver esse espetáculo da natureza. Um grande muito obrigado a todos.Quem tiver alguma duvida, precisar de alguma ajuda relacionada com a aurora e o artico pode me add facebook. abracos O prazer é todo nosso Marco. Estamos aguardando o livro. Abraços.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI