Fotos -

Foi uma aventura trabalhar na Visão, prestigiosa revista quinzenal que pertencera a um grupo internacional mas que se "nacionalizara" completamente em mãos do publicitário e empresário Saïd Farhat.

Era uma revista cult, de não muitos leitores, mas leitores influentes, e tocada por uma redação pequena mas muito qualificada.

Farhat vendeu a revista ao empresário Henry Maksoud, em 1974, e este chamou o grande repórter do Jornal da Tarde Ewaldo Dantas Ferreira para dirigi-la.

Com Ewaldo, tomaram o rumo da revista um grupo de jornalistas do JT que andavam insatisfeitos: Carlos Brickmann, Rolf Kuntz, João Vitor Strauss, Gabriel Manzano, Fernando Morais, Antonio Carlos Fon, Miriam Paglia Costa e eu.

A entrada de Maksoud no ramo editorial, porém, provocou uma enorme reação em determinados meios jornalísticos. Desatou-se uma feroz campanha contra ele, que começava por chamá-lo de forma pejorativa e imprópria de "empreiteiro", quando na verdade era dono de uma empresa de projetos e planejamento que detinha o maior número de PhDs no Hemisfério Sul, a Hidroservice.

Da Tribuna na Imprensa, o jornalista Hélio Fernandes era quem mais fustigava Maksoud. Inevitavelmente, e quase de imediato, o tiroteio começou a atingir os jornalistas que ele contratara -- a um tal ponto que um grupo de colegas respeitado de São Paulo viu-se obrigado a pagar um anúncio no Estadão para dizer, de público, que éramos decentes.

Mesmo assim, e com resistências e animosidades dentro da antiga equipe, conseguimos produzir uma boa revista, até que as sucessivas e nem sempre corteses interferências de Maksoud no trabalho da Redação levou a que um grupo de jornalistas pegassem seu boné, após biológicos 9 meses, a começar pelo diretor, Ewaldo, e pelo redator-chefe, Rolf Kuntz.

Eu fui um deles, e dali pulei para a grande escola de jornalismo de minha trajetória -- quase dez anos em Veja.

Enquanto em Visão, porém, tive oportunidade de escrever matérias que me agradaram. Algumas, mesmo vistas décadas depois, até que não estão mal. Se você quiser conferir, este site contém exemplos desse trabalho, abaixo.