Fotos

Numa salinha de 9 metros quadrados, realizamos um debate entre o senador e o deputado mais votados do Brasil nas eleições para a Constituinte: Mário Covas x Lula

Eles foram chegando sem nenhum tipo de esquema espetaculoso que envolve, hoje, qualquer celebridade, começando pelos políticos.

De repente, na então algo acanhada redação da sucursal paulista do Jornal do Brasil — que pouco mais tarde mudaria para um andar inteiro no mesmo e moderno edifício –, naquela tarde de 27 de novembro de 1986, chegou o senador até então mais votado da história do Brasil nas eleições para a Assembleia Constituinte realizada 12 dias antes: Mário Covas, na época do PMDB, acompanhado apenas de um amigo, o jornalista Osvaldo Martins.

Sem terno nem gravata, vestindo uma camisa de mangas compridas escuras e carregando nas mãos um cigarro apagado — um enfarte e uma cirurgia de ponte de safena naquele mesmo ano o levara a parar de fumar –, ele concederia uma entrevista-debate com o deputado mais votado da Constituinte: Luiz Inácio Lula da Silva, que obtivera vistosos 651 mil votos.

Instantes depois, também só acompanhado de um correligionário, apareceu, vestindo roupa esporte e um par de tênis brancos, o presidente do PT.

Os dois, que eram adversários mas se davam bem, se cumprimentaram cordialmente e foram encaminhados ao único local razoável que tínhamos à disposição para um evento desses: a sala do diretor regional, Augusto Nunes, em cujos meros 9 metros quadrados se acomodaram os dois, o jornalista Ricardo Kotscho, um dos entrevistadores, junto comigo, o repórter de política Aristeu Moreira e o fotógrafo José Carlos Brasil, que não sei como conseguiu um ângulo para pegar todo mundo na mesma imagem. Augusto não participou da entrevista porque estava em missão profissional em Brasília.

Covas e Lula divergiram menos do que ocorreria três anos depois, quando ambos disputariam a Presidência.

A íntegra da entrevista, em que os dois candidatos coincidiram em relação a vários temas, você pode ler clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 3 =

Veja mais fotos