Frase do mês — do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), sobre Lula: “Nunca foi tão difícil ser oposição ao maior canalha deste país. Eu sei o que é enfrentar esse poderio”

Perillo, na convenção do PSDB, sobre Lula: “O maior canalha deste país“ (Foto: psdb.org)

Não consigo identificar nenhuma outra frase de político no mês que seja tão direta e contundente — e, no final das contas, tão reveladora e importante — como a do governador de Goiás, Marconi Perillo, durante fala na convenção do PSDB que escolheu o senador Aécio Neves (PSDB) como presidente do partido, no sábado, em Brasília, referindo-se claramente à advertência que fez a Lula, então presidento da República, sobre a existência de um esquema de compra de votos para apoiar o lulalato na Câmara dos Deputados:

— Nunca foi tão difícil ser oposição ao maior canalha deste país. Eu sei o que é enfrentar esse poderio. Um dia eu alertei esse canalha que no governo dele havia mesada para comprar deputados e, desde então, fui escolhido ao lado de José Agripino, Arthur Virgílio e Tasso Jereissati [à época, respectivamente, senadores oposicionistas do DEM-RN, PSDB-AM e PSDB-CE] como os seus adversários maiores.“

A advertência de Perillo a Lula se deu no começo de 2005 (o escândalou estourou em agosto do mesmo ano), e o então presidento não deu qualquer sinal de que fosse tomar providências.

Advertiu-o, também, do esquema que resultaria no escândalo do mensalão e na condenação de figurões do PT à cadeia pelo Supremo Tribunal Federal o à época deputado Roberto Jefferson (RJ), presidente do PTB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

38 Comentários

  • carlos nascimento

    Ricardo,
    Oxalá o seu amigo Senador das Alterosas, possa ter a mesma coragem do Governador Marconi, dizendo as coisas de maneira franca, sem a famosa conversa de “vaselina”.
    Se adotar o mesmo ritmo, com certeza vou rever os meus votos.

  • Kildare

    Finalmente um oposicionista com coragem para usar um adjetivo que deveria ser estampado na testa de Lula!

  • Luiz C.

    Pode ser a senha para mais pessoas começarem a dizer a verdade acerca desta figura, aparentemente inimputável. Qualquer pessoa só tem o poder que lhe é dado; o poder não é inerente ao ser humano; pode, a qualquer momento, ser tirado. Oposição, MEXEI-VOS!!!

  • Mariah

    Ricardo,
    O carlos nascimento está pensando em rever seu votos caso o Senador Aécio adote uma postura tão franca e contundente quanto o Governador Marconi.Fiquei então pensando será que o Carlos vota em Marina ou será que ele é petista.Não creio!
    Apesar dos pesares meu caro, meu voto será do Aécio.

  • Mariah

    Ricardo,
    O Carlos Nascimento está pensando em rever seus votos, caso o Senador Aécio adote uma postura tão franca e contundente quanto o Governador Marconi. Fiquei então pensando ,será que o Carlos vota em Marina ou será que ele é petista.Não creio!
    Apesar dos pesares meu caro, meu voto será do Aécio.
    Todo empenho e mais um pouco, em apear essa gente do poder.

  • Nélio Santana

    Eles que são canalhas, que se entendam…

  • Jonas

    É com este comportamento de moleque que a tucanada quer se eleger aos poder central?
    É com esse tipo de político enrolado com o Bicheiro Cachoeira que a tucanada quer ganhar votos?
    É com esse palavreado chulo e baixo que eles querem conquistar os cidadãos?
    Coitados…

  • ademar filho

    Marconi avisou ao Lula que seus comandados estavam roubando. Roubavam a pedido de quem? Óbvio que do comandante. A verdade é uma só, a maioria desses políticos, além de não terem vergonha na cara, possuem uma folha corrida imensa. Os que ainda não estão sujos, por uma questão de tempo, em breve estarão respondendo algum processo de desvio de verba ou beneficiamento feito com dinheiro da viúva. O setor que mais cresceu (Renda per capita por corrupto) é o setor das empreiteiras que obram para o estado (em todas as esferas). O Brasil tem poucos homens públicos que são sérios e honestos. Teremos que procura-los com uma lanterna na mão. Os que são honestos, estão com medo de enfrentar essa corja instalada no governo.

  • joaol

    Ricardo, que outros politicos comecem a tratar esse petralha pelos adjetivos que merece, canalha e um adjetivo muito leve.

  • Marcial

    Setti, agora fiquei indignado com o Perillo. Se ele avisou o Lula sobre a compra de votos, por que não colocou a boca no trombone assim que o então “presidento” começou a falar que não sabia de nada? Ou “gritou” e eu não “ouvi”?

    Perillo botou, sim, a boca no trombone em 2005 e informou à imprensa várias vezes que havia avisado o então presidente.

  • Renato

    O MarCorleone Perillo falando isso? Hahahahaha.

  • José Roberto Paranhos da Silva

    O que será que o imaculado governador acha do cachoeira,Demóstenes eo Dantas?

    Pergunte a ele.

  • Angelo Losguardi

    Realmente é muito difícil fazer oposição com esse partido, o psdb, ocupando o espaço da oposição e se fazendo de morto. Oposição muda eu nunca vi.

  • Geová Elias

    Mais aos poucos o povo brasileiro esta sentindo e vendo quem é quem e as falcatruas deste governo esta minando e muitos estão caindo na real, a luz no fundo do túnel já foi acessa. Vamos conseguir mudar!.

  • kleber de Paula

    O Governador Perillo foi mansso com este sapo barbudo,pelo que sei o PT nunca ganhou do Perillo em Goias nas eleições para presidente.

  • Eduardo

    Finalmente aparece uma voz na oposição para divulgar a banda podre que lula representa neste pais. Pau nele governador.

  • Aranha

    Quando é que Lulla vai falar do seu affair com Rose?
    Que os petralhas puxa saco de Lulla têm a dizer? Não sou do PSDB nem sou Marconi Perillo, mas que Lulla é um grande canalha é e com seu espirito de grandeza, acho também, que é o maior de todos os tempos.

  • Verlaine

    Não era o Nelson Rodrigues quem dizia que a pior ofensa que um homem pode receber, é ser chamado de canalha? Está no livro “Flor de Obsessão”! É Lula, de que adianta tanto poder, se sua honra está nesse estado?

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Marco Perillo chamando alguém de canalha vira um símbolo de autoridade moral?
    É… a oposição no Brasil é uma de autoridade de moral e bons costumes – Marcos Perillo líder da moralidade brasileira!

    Há gente que lê o que não está escrito. Onde figura, em qualquer lugar deste blog, qualquer afirmação segundo a qual o governador Marconi — MARCONI, e não Marcos — Perilo é “líder da moralidade brasileira”?

  • Jotaga

    Boa Governador Marconi Perillo. Isso mesmo. Todos sabemos que o senhor avisou o Lula sobre o mensalão.
    Depois ele veio com aquele olhar perdido no espaço dizer a nação que não sabia de nada.

  • Luiz

    Caro Luiz, seu comentário faz acusações graves sem provas e não posso publicá-lo.

  • In Hoc Signo Vinces - Viva PII

    A oposição está acordando? Quero desesperadamente acreditar que o pesadelo em que estamos vivendo terá um fim. Sim, a vida do brasileiro mediano, que trabalha e paga impostos tornou-se simplesmente um pesadelo. Não há palavra que melhor a defina.

  • Marcial

    Resposta à minha indagação: “Perillo botou, sim, a boca no trombone em 2005 e informou à imprensa várias vezes que havia avisado o então presidente.”

    Ufa! Então passei em branco e não “ouvi”. Obrigado, Setti.

    Com sua resposta, Perillo continua merecedor do meu respeito.

    Falando sério, caro Marcial: a imprensa toda noticiou isso na época. Durante os trabalhos da CPI dos Correios, que investigou o mensalão.

  • Angèlìka

    Por falar em PSDB…
    Como eles ganharão apoio do povo para a eleição de 2014 com Aécio falando docemente, donzelamente nas propagandas políticas dizendo – “Vamos conversar?” Tensooo.
    Está mais para conluio do que disputa.
    Se vou limpar flocos de neve, pego uma pá.
    Se vou limpar o LAMAÇAL de políticos brasileiros…só com a escavadeira O&K RH400.
    Tá tudo combinado…descendo, descendo…põe a bundinha no chão…requebra, requebra!

  • juscelino

    o que o perillo fala é real, mas não vamos também posar de vestal…né? ta longe….mas bons ventos o traga de volta.. qualquer coisa é melhor que essas coisas que estão aí.. mais 5 anos na mão deles o pais vai se sacramentar como um pardieiro..sacramentar de vez, pois já o é.. vai ser um caminho sem volta.. tá em tempo ainda de mudar e fazer uma devassa minuciosa nos esgotos dessa republica dos últimos 11 anos. até o momento…

    E quem é que disse que o governador é vestal? Onde é que você leu isso no blog?

  • Luiz Pereira

    Setti,
    Um gambá conhece o outro pelo cheiro.
    abs

  • Eduardo

    Tanto é verdade que o Marconi Perillo avisou a imprensa que virou inimigo número 2 de Lula, o inimigo número 1 é o FHC é claro!
    O Lula e os petralhas criaram até uma CPI fajuta para atingir o Marconi Perillo.
    É isso aí mesmo, bota a boca no mundo que essa farsa tem que acabar.

  • Zaratrusta

    Setti, em primeiro lugar parabéns pelo “PresidentO” utilizado para se referir a essa aberração, seja linguística como de caráter a que fez referência! Eu fiz a pergunta a diversos professores de português, seja do ensino médio como superior (letras), exatamente sobre a exigência de lógica-coerência sobre a necessidade de se passar a flexionar o gênero do cargo também quando empregado para o masculino, ao se adotar a flexão do feminino como “norma” e todos me confirmaram que “deveria ser assim”!
    .
    É importantíssima a declaração do Perillo, não tanto pelo que expõe da força onipresente dos petralhas infiltrados em todos os níveis da máquina do Estado, em seu segundo parágrafo, mas especialmente pela manchete da impotência em confrontá-la pelas atuais forças políticas, dada a profunda ramificação que a estrura petralha se infiltrou na sociedade. É a mais clara radiografia já apresentada por alguém nesses 10 anos, em pouquíssimas e impactantes palavras.
    .
    Ora pessoal, todo mundo sabe que câncer tem cura! O que é preciso é apenas ser “controlado” a tempo! Quando é que vamos chamar os especialistas nessa doença para não deixar que o doente venha a morrer?

  • Zaratrusta

    Atenção: Entendam bem! O “doente” a que me refiro no meu último paragrafo abaixo são as INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS BRASILEIRAS!

  • Luiz

    Setti neste caso pesquise as sobre o Dossiê K do jornalista Jorge Kajuru. Documento que fala sobre as denuncias de corrupção em Goiás, proibiddo de circular no estado pelo gorvernador. Ele até mandou a PM invadir o Campus da UFG em 2002 para tomar os livros dos estudantes.

  • Fernando

    Setti, por que exaltar uma declaração esdrúxula de uma figura envolvida até a alma com um dos maiores bandidos brasileiros(Cachoeira)?Digo esdrúxula,pois, em nenhum momento ele provou que teria avisado Lula do esquema de compra de votos. Não que eu ache que Lula não sabia de nada, mas Perillo se aproveitou do escândalo para faturar politicamente. Por falar nisso,será que a imprensa goiana continua silenciada perante os desmandos dos políticos locais?

  • Jujuba Salgada

    Nãlo sou PT mas confesso que o senhor Perillo pode ser classifcado como um da raça dos corruptos no Brasil e seu partido foi covarde em não expulsa-lo e dar sua cabeça na bandeja e assim por tabela o outro corrupto do PT “Agnelo Queiroz “ser cassado e metido na cadeia .A CPI do Cacheira ,seu “amigo” serviu para mostrar o que é na verdade o PSDB ,a mesma m…. que é o PT ,com a unica diferença que um esta no trono e o outro esperando a vez.

  • William Thame

    O governador de Goiás não acho flor que se cheire, mas alguém precisava dizer alto e bom som o que ele disse. Parabéns, governador!!!

  • juscelino

    Caro Ricardo Setti, Normalmente te catalôgo Dezz mas no seu comentário em cima do meu logo abaixo , voce não foi nem SETTI , nem DEZZ, mas , Umm, pois acho que entendeu errado… Em momento nenhum falei ou escrevi com intuito de criticar o seu post.. simplesmente achei que na frase que o perillo ditou , ele está meio que dando uma de vesta.. critiquei a frase dele , não seu post.. ok? discurpa o mal entendido..

    Tá discurpado. Achei que você escrevera que, em minha opinião, o ilustre governador enrolado em problemas fosse uma vestal.
    Um abração pra você!

  • Fernando

    Zaratrusta-22/05/2013 às 10:01- A que “especialistas” você se refere? Não acredito que seja saudade de nossa “ditabranda” ( segundo a Folha). Militares devem ficar quietos em seus quartéis, e não meter o dedo em política. Nós já vimos quais são os resultados.
    Impressionante como ainda existem ” viúvas de coturno”…

  • jefff

    Não publico ofensas a pessoas, sejam quais forem. Críticas, sim. Ofensas, xingamentos e semelhantes, não.

  • Luiz Pereira

    Fernando,
    Perillo disse que alertou Lula, e este não retrucou o governador.
    Donde eu disse que um gambá conhece o outro pelo cheiro.
    att

  • Edu

    Caro Setti, de fato a frase de Marconi Perillo é muito importante. A popularidade de Lula inibe seus adversários, que têm medo de criticá-lo com dureza e perder votos. Por conta desse medo, tucanos e democratas perderam a chance de atacar Lula quando ele estava mais vulnerável, e isso só o fortaleceu. Mesmo que a oposição não repita o adjetivo usado por Perillo, ela precisa subir o tom da crítica ao PT, se quiser ser ouvida pelo eleitor. Campanha política, mais que razão, é coração, até fígado.