Image
Ideli: bye, bye, CPI (Foto: Agência Brasil)

Pouca gente saber dizer o que faz, realmente, no dia a dia, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Ela aparece menos do que outros ministros. E, volta e meia, aparece mal.

Vejam só: o senador Mário Couto (PSDB-PA) apresentou, no Senado, projeto de constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para, hipoteticamente, ir fundo na questão do futebol no Brasil. A ambição da CPI era provavelmente excessiva para um Congresso onde existe, há anos, uma “bancada da bola” que faz o possível e o impossível para impedir que as bandalheiras do futebol e, especialmente, da CBF, sejam trazidas à tona.

A intenção declarada do senador era investigar não somente a penca de suspeitas pendentes sobre a CBF mas também problemas em federações estaduais e — aí 0 bicho pega — a montanha de dinheiro público enterrada na construção de estádios para a Copa de 2014.

Quer dizer, além de esbarrar nos interesses escusos do futebol, a CPI poderia afetar empreiteiros de obras, também detentores de poderoso lobby no Congresso.

A coisa na caixa-preta que é a CBF, como se sabe, é tão feia que, chegada a um ponto, o que parecia seu presidente perpétuo, Ricardo Teixeira, acabou sendo ejetado — embora para um doce e milionário exílio em Miami, nos Estados Unidos. A caixa preta, contudo, não foi aberta, e parece que nem será.

O Regimento Interno do Senado exige que 27 senadores — um terço do total — apóiem a formação de uma CPI para que ela possa existir. O senador Mário Couto arrebanhou 33 assinaturas, folgadas sete mais do que o necessário.

Antes da CPI ser instalada, porém, o Planalto mandou correndo a ministra Ideli ao Congresso, com a gloriosa missão de articular a retirada de assinaturas para barrar as investigações.

Deu certo. A ministra baixou no Congresso, conversou com muita gente e, no final das contas, nove senadores da base de apoio parlamentar do governo retiraram suas assinaturas.

A CPI morreu antes de nascer.

E este é o governo que sempre falou, de boca cheia, em “transparência”.

Este é o governo que sempre alegou ser o campeão da luta contra a corrupção.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 2 =

20 Comentários

norton em 08 de novembro de 2013

Esta senhora em Santa Catarina não ganha nem como vereadora.

norton em 08 de novembro de 2013

ESCOLHA MELHOR leiam até o fim ABAIXO UMA DAS ALTERNATIVAS PARA AJUDAR NA ESCOLHA DE UM POLÍTICO WWW.POLITICOS.ORG.BR muitos eleitores pretendem anular o voto não vamos permitir que isto aconteça VAMOS FAZER UMA GRANDE LIMPEZA DEMOCRÁTICA, PELO VOTO VAMOS RENOVAR A MAIORIA DOS ATUAIS POLÍTICOS vamos disseminar ao máximo este texto não fique só reclamando compartilhe no facebook, entre nesta corrente copie o texto e envie por e-mail para conhecimento dos seus amigos AJUDE A MUDAR O BRASIL

jorge caliman em 08 de novembro de 2013

dá pra 'intender' o dedinho No.1 da belezura catarina né... bobeou nos pa$$amos a mão no seu e transformamos no MEU = farinha pouca meu $$$ primeiro !!!

Santana*100 em 07 de novembro de 2013

Não consigo olhara para esta senhora e ver nela uma pessoa séria, idónea! Muito pelo contrário.

Dulce Regina em 07 de novembro de 2013

Gosto muito de analisar as fotos das pautas. E olhando esta Ideli, achei algo estranho, fotoshop ? Plástica ou, maquiagem de $500.00 ? Como quase não aparece, emprestou sua mãozinha ao governo, com direito a dedinho levantado. Olhar " maroto " e sorriso cínico. Aaafffeee !!!

Lucia S em 07 de novembro de 2013

Bem feito para Sta Catarina se esta criatura for eleita.

Solismar em 07 de novembro de 2013

Imagine se isso acontecesse no governo FHC quando o PT era oposição fervorosa até quando dormia?

Fernando em 07 de novembro de 2013

Mais uma vergonha para o governo Dilma e uma decepção para que acreditava que a até então candidata a Presidente se recusaria a curvar-se perante os vícios da velha política.

Marcondes em 07 de novembro de 2013

PT = Um enorme bando de baratas corruptas. Francamente...que fique longe de mim, mas bem longe mesmo, qualquer petista. Na minha pequena empresa, qualquer sinal que ali possa ter um petista, esse(a) vai pro olho da rua na hora. Sem pestanejar. E não me venham com xurumelas, que não são todos, não generalize, etc. Prá mim hoje, nem Eduardo Suplicí se salva ou honra as calças. Por muito menos que já fizeram, se ele fosse um Homem Honrado e digno, já teria tirado seu time de campo desse NOJENTO partido há muito tempo.

Marcondes em 07 de novembro de 2013

Marcondes, acho que você JAMAIS lê resposta a seus comentários, não é mesmo? Pela centésima vez, e que será a última, explico ao prezado leitor que não publico insultos, ofensas ou xingamentos a quem quer que seja. Criticar, OK. Isultar, ofender, xingar, deleto.

Schumy em 07 de novembro de 2013

A CBF não recebe dinheiro público.Não sei porquê o Congresso deveria perder tempo com ela.Seria como o Congresso Americano investigando a NBA. Já a uma CPI pra investigar o dinheiro dado para a construção dos estádios da Copa,eu sou a favor. Não há nenhum dispositivo da Constituição que determine que o Congresso abra investigação de alguma entidade ou área de atividade do país apenas quando está em jogo dinheiro público.

Luiz em 06 de novembro de 2013

Setti, onde Ideli Salvatti se mete é para avacalhar a ética. Ela é aquela senhora que irrigou várias ONGS ,que desviaram dinheiro público, em Santa Catarina. Não é por acaso que está onde está!

Moacir 1 em 06 de novembro de 2013

Setti, O seguinte desabafo foi atribuido por Noblat ao Mário Couto, Senador (PSDB-PA), ao ver derrotada a sua proposta de criação de uma CPI da CBF: // FRASE DO DIA "Dane-se o Senado! O Senado não quer? Dane-se o Senado! Os senadores não querem? Danem-se os senadores!" // Pois é ,Senador,concordamos com o senhor! abc

toninho Malvadeza em 06 de novembro de 2013

Tudo anda calmo,os manifestantes ordeiros e pacíficos de junho sairam das ruas.Não duvido que voltem logo mais,cobrando CPI e hospitais padrão FIFA. Com a aproximação da Copa do Mundo,é capaz de voltarem as cobranças...

Passofundense em 06 de novembro de 2013

Caro Setti, o senhor tem deletados alguns comentários meus por serem um tanto agressivos com essa gente que governa o nosso pobre Brasil. Tudo bem, até reconheço exageros meus. Mas dá para ser diferente com um governo que, mediante compra de políticos venais, já conta com mais de 80% do Congresso e abafa qualquer CPI? Um governo que nomeia seus próprios advogados para juízes da Corte Suprema para absolver os companheiros criminosos? Dá para ser educado com um governo desses? Em grande parte compartilho de sua indignação, caro Passofundense. Mas não posso permitir que o blog se transforme em uma lata de lixo -- você me perdoe a sinceridade. Vamos criticar com a máxima dureza o que tiver que ser criticado, mas sem baixarias. A baixaria, a ofensa e o insulto não são argumentos, e diminuem quem os profere. Conto com sua cooperação nos próximos comentários para que isso não ocorra. Abraço

Trovão em 06 de novembro de 2013

Sabe quem vai acabar com essa corrupção deslavada naquela latrina fétida, conhecida como congresso? O POVO!!!!!. Isso mesmo, O POVO, mas sabem quando? NUNCA!!! O povo brasileiro vende o voto, vota em corrupto, vota em ladrão, vota em covarde, vota em falsário, vota em procurado pela polícia, vota em assassino, vota em mensaleiro, vota em chefe de quadrilha, só não sabe que, se boicotar as eleições, vai limpar aquela latrina. Eu prefiro pagar R$3,50 de multa do que elger um ladrão, que vai roubar por muitos anos.

Depetralhando em 06 de novembro de 2013

A maior caixa preta é o próprio PT que está á frente e acima de todos os pontos fora da Curva (também chamada de malfeitos por madame satã), essa quadrilha petralha.

Júlio em 06 de novembro de 2013

Boa tarde Ricardo. Dizem q esse governo não tem coerência, mas se observarmos melhor o PT é muito coerente consigo mesmo pois divide os brasileiros em inimigos e aliados para manter o poder pelo poder. Quem se alia ao PT tb é imoral. Parece que os brasileiros estão passando por uma cegueira coletiva, pois apesar dos claros e insistentes alertas dos jornalistas - os chapa-branca não são jornalistas mas sim publicitários - fico espantado com gente q a mim me parecia sábia não enxergarem. Abraço. Saúde e Paz.

Luiz C. em 06 de novembro de 2013

Então precisamos mudar o Governo, via voto.

Marcos em 06 de novembro de 2013

Caro Setti, você poderia listar quais foram este nove senadores, que foram "motivados" a retirarem suas assinaturas da proposta? Ou então o senador Mario Couto, deveria fazer isso, e mostrar a população e aos eleitores destes nove senadores, quem são eles. Estou tentando obter a lista. Se eu estivesse em Brasília, conseguiria em 5 minutos. Abraço

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI