Diante da inacreditável lentidão da presidente Dilma em tomar decisões diante da situação catastrófica da Petrobras, imersa no escândalo do petrolão — roubalheira para rechear cofres de partidos políticos que apoiam o governo, a começar pelo PT –, decisões que deveriam ter sido adotadas há meses para recuperar minimamente a credibilidade da empresa, como afastar toda a diretoria da Petrobras e todo o seu Conselho de Administração até o fim das investigações da Polícia e do Ministério Público, a presidente da empresa, Graça Foster, debaixo de fogo cruzado vindo de todos os lados, fez o que sua chefe não conseguiu: decidiu sair.

Graça, assim, facilitou a tarefa da indecisa, confusa Dilma, que deixou vazar a informação sobre uma saída da presidente da empresa — mas, Deus do céu, só dentro de um mês, em março!

Agora, a presidente se vê às voltas com algo inteiramente novo na longa história de 61 anos da sempre cobiçada empresa: está difícil encontrar quem aceite assumir sua presidência.

Há indícios de uma sondagem feita junto a uma figura de prestígio fora das hostes do PT — o ex-tucano, ex-presidente mundial do BankBoston e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, atualmente filiado ao PSD de Gilberto Kassab.

Não se sabe, por ora, o destino de Foster, funcionária de carreira com 37 anos na Petrobras. De todo modo, ela tem tempo de serviço suficiente para aposentar-se pelo fundo de pensão da estatal, o Petros.

Resta saber se a presidente, pessoalmente, tem responsabilidade criminal na questão do petrolão, algo que ainda não apareceu nas investigações.

De VEJA.com

A presidente da Petrobras, Graça Foster, e cinco diretores da companhia renunciaram ao cargo e novos executivos serão eleitos em reunião do Conselho de Administração que será realizada na sexta-feira. As renúncias foram comunicadas pela própria estatal nesta quarta em um ofício ao mercado.

A saída da diretoria acontece em meio às investigações de um escândalo bilionário de corrupção e a dificuldade da atual gestão da companhia para quantificar os prejuízos com fraudes em contratos de obras durante anos.

Ações – As ações da Petrobras voltavam a disparar nesta quarta-feira reagindo à renúncia de Graça. Na terça, rumores sobre a saída da agora ex-presidente da estatal levaram os papéis da Petrobras à maior alta em 16 anos.

Às 11h desta quarta, os papéis preferenciais da companhia subiam 6%, enquanto as ações ordinárias avançavam 6,33%. No mesmo instante, o Ibovespa tinha valorização de 0,51%.

“Qualquer mudança na companhia tem viés benéfico, pois mostra que o governo está empenhado em fazer de tudo para que ela não perca o grau de investimento”, disse o gerente de renda variável da Fator Corretora, Frederico Ferreira Lukaisus, logo após a notícia.

Em relatório a clientes, antes do anúncio, comentando os rumores sobre a iminente saída de Graça Foster, o analista Frank McGann, do Bank of America Merrill Lynch, ponderou que encontrar substitutos não será fácil. Para McGann, será fundamental a nova diretoria combinar força técnica e um maior nível de independência do que o visto nos últimos anos.

Leiam mais:
De salvadora da Petrobras, Graça Foster vira presidente ‘moribunda’
Fitch rebaixa nota da Petrobras e coloca empresa em perspectiva negativa

Substituto – O governo busca um executivo para comandar a estatal que preferencialmente seja ligado ao setor de petróleo, afirmou à Reuters na terça-feira uma fonte do governo. O objetivo é ter uma nova diretoria composta por nomes do mercado e também da empresa, disse a fonte.

A presidente Dilma Rousseff procura definir ainda em fevereiro o nome para comandar a estatal, após ter aceito a demissão de Graça Foster em uma reunião em Brasília na terça-feira, afirmou a fonte.

A próxima diretoria terá a missão de apresentar o balanço do quarto trimestre auditado até o fim de abril, já com baixas contábeis necessárias devido ao escândalo de corrupção. Caso não cumpra o prazo, a diretoria terá que conversar com credores para a postergação dos resultados.

No entanto, há credores que acreditam que a empresa já pode ser declarada inadimplente em bilhões de dólares em dívida, mesmo tendo divulgado os resultados atrasados do terceiro trimestre dentro de um prazo autoimposto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − nove =

46 Comentários

FM em 08 de fevereiro de 2015

Com um país desgovernado, Dilma sabe que vai ser responsabilizada pelos desmandos na Petrobras. Daí suas escolhas até aqui ser as piores possíveis, com exceção de Joaquim Levy. Ela sabe que seu segundo mandato será curto, apenas venderá caro a sua saída para que a vejam como vítima e não como vilã. Na verdade serão 13 anos com a marca do pt em que o país se marginalizou do resto do mundo e só afundou.

Ronaldo força em 08 de fevereiro de 2015

A Dilma Roussef tem três saídas: a primeira renunciar e com isso estancar a sangria do estado brasileiro. A segunda, seria sofrer o impeachment pelo congresso brasileiro com o respaldo da população, o que seria mais demorado e doloroso para todo o país. E a terceira saída á a internação num manicômio judiciário por não aguentar a pressão e abandonada por todos sair rolando pela rampa do planalto tal qual Vampeta, jogador da seleção brasileira de 2002.

Aderbal Dominguez da Silva em 08 de fevereiro de 2015

Dona Dilma! Será que Senhora não percebeu que não tem mais a credibilidade que um Presidente tem que ter! E que todos vão aproveitar a situação para tirar um proveito desta situação! Que você e seus pares se assim podemos dizer só isso deles! , pois de outros adjetivos eu acho que a policia federal e o ministério publica vão dar! Espero! Conta do recado, para o bem de uma nação que você acha que esta ajudando e não esta! Com a sua permanência no poder, não será melhor renunciar ao invés de jogar tudo o que foi feito desde 1991 ate agora pelo cidadão de boa índole, ou quer virar um novo Collor de Mello. Nem mesmo o seu partido acredita na sua permanência ate o final do ano! A sua saída o quanto antes, melhor para esta nação, que e um país onde bem administrados não deixam a desejar a qualquer país do mundo. Vamos La dou algumas sugestões Aumento salários! a qualquer servidor publico bem como parlamentares (como Ministro, Deputados, Senadores Governadores, Prefeitos, Juízes E Etc.....), e da Senhora Mesma deve ser aumentada em maio e o mesmo índice do Salário mínimo. Como e de costume as promessa de campanha de qualquer candidato eles dizem que querem o melhorar o país, então porque não fazer o seguinte, eles assumem o cargo com o salário declarado em seu Imposto de Renda. Qualquer desvio de conduta, destes candidatos, prisão perpetua e para quem os ajudaram também, assim estaremos criando um cidadão de bem em nosso país. Tudo na vida começa com os bons exemplos, e se perceber as pessoas que nos comanda não nos dão! Assim a população também já esta com a sua paciência esgotada de ver tantos desmando , às vezes tomam atitudes de mesma natureza, pois sabem que não a impunidade o que não justifica. Sabe aquele País de pequena dimensão, mas com uma grande presidente! A Indonésia, que fuzilou o Brasileiro que já havia viajado não uma vez só diversas vezes levando Drogas e a Senhora estavam pedindo clemência para ele, e não foi dado corretamente, ele sim quer o bem do seu País, pergunto à senhora acha que algum Brasileiro vai tentar novamente levar drogas para La? E dessas atitudes que precisamos, firmes, onde errou tem que ser pagos, não digo com a vida mas sim com seriedade e severas, punições. Se Senhora Tiver coragem e como diz que quer o melhor para o país, tome atitudes! A própria Bíblia dizia que não se deve dar o peixe ao pescador e sim ensinar a pescar, e olha que ela foi escrita há muito tempo, ainda não aprendeu! Chega de tanta Bolsa! de Emprego , saúde, educação , segurança e dignidade a elas. O montante que se diz que foi roubado do País será que daria para dar, dignidade aos menos favorecidos diminuir a carga tributaria aos empresários (pois eles da maneira que podem sonegam e muito), assalariados que deixam quatro meses de salário para serem distribuído a essa pessoas de ma índole, que dirigem o nosso País. Acorda tome atitude Sra.Presidente.

BOB BRUZA em 08 de fevereiro de 2015

Caro Setti, sou leitor mais do que assíduo da sua coluna em Veja.com. Sempre visito a página inúmeras para saber se foi postado algo novo. Sou assim também com a coluna do Augusto Nunes, do Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constantino. Vou te pedir um favor. Não ponha fotos como essa que encabeça este post. Tamanha **** fere os olhos e não acrescentou nada ao texto. Sua coluna é diferente. Aqui sempre desfilaram beldades. Volte mais vezes com elas.

Roberto Flores Martins em 07 de fevereiro de 2015

A PresidentA Dilma RussefA não bate bem da bola! É louca e a família não sabe.

Meia Verdade em 06 de fevereiro de 2015

Primeira medida de Bendine na Petrobras..... Vamos ter mais adição de alcool na gasolina...mas desta vez com champanhe.

Meia Verdade em 06 de fevereiro de 2015

Essa Dilma é Dimas....mudou a cara da Petrobras....agora é Val Marchiori......fora Foster

Jorge Santos em 05 de fevereiro de 2015

Ja foi tarde

Caio Frascino Cassaro em 05 de fevereiro de 2015

Prezado Setti: Tenho uma sugestão para dona Dilma: Luizinacio para diretor da área de álcool e cana da gigante estatal. Não há ninguém no Brasil com a expertise do ex-presidente nesses assuntos. Abs

sandovalsader em 05 de fevereiro de 2015

Alguem pode explicar? Por que o Dutra do PT, há anos na Petrobras, não renunciou também?

bernardo melo em 04 de fevereiro de 2015

ESTA QUADRILHA NADA MAIS É DO QUE OS DISCÍPULOS DO DR *** ****, LARÁPIOS EM SÉRIE A TRINTA ANOS DESTRUINDO APETROBRAS .

Ernesto Barros em 04 de fevereiro de 2015

Como Dilma costuma piorar o que já está ruim, existe o risco de Eike Batista ser convidado para substituir Graça Foster.

Wander Mathador em 04 de fevereiro de 2015

Se a Graça é inocente, o Paulinho do Lula também é.

Balú em 04 de fevereiro de 2015

Só idiotas acreditam que a des-graça não tinha conhecimento da baderna que ocorria e continuou durante a sua malfadada gestão. Em caso negativo esta senhora se declara uma perfeita ********* mental e na possibilidade de saber e deixar correr o lugar dela não é aposentadoria não, e sim penitenciária junto com dilma e o ****** maior(lulllla***)

ricardo garcia em 04 de fevereiro de 2015

o advogado Edward Willians diz o seguinte...`Defendo meus clientes da culpa legal O julgamento moral deixo para a magestosa vingança de Deus` esse será a solução para o caso desses corruptos do governo

Gertonio Ferreira de Almeidagertonio@gmail.com em 04 de fevereiro de 2015

Aproveita a oportunidade e sai pela porta dos fundos PresiDNTA

maremoto em 04 de fevereiro de 2015

NÃO SE SABE O QUE FOI O "MALFEITO"(TERMO RENOMEADO PELO PT) E COMO SERÁ A NOVA DIRETORIA SOB A DIREÇÃO DA DONA DO PAIS SEI QUE ESTAMOS PAGANDO MAIS PELA GASOLINA E ÁLCOOL !

ricardo oliveira em 04 de fevereiro de 2015

existe um máxima de roosevelt que diz...É mais fácil lançar-se a luta alcançar sucesso e gloria mesmo expondo-se ao insucesso do que formar filas com os pobres de espirito pois eles não sofrem muito e não gozam muito pois vivem nessa penumbra cinzenta que nao conhecem nem a vitória nem a derrota`... o porque dessa máxima para esse esse estado de coisas que ora acontece na nossa terra...simples os brasileiros acostumaram a ver as vantagens como premissas de suas vidas e não a luta do dia a dia para se chegar ao sucesso... é uma pena a herança que estão deixando

Vagner em 04 de fevereiro de 2015

Graça Foster em dois anos levou a Petrobras a bancarrota. Hoje a Petrobras é a empresa com a maior dívida empresarial do planeta, infestada de corruptos petistas, as ações na pior baixa da história com perda de mais de 70%, caiu de 1ª empresa nacional para 5ª, caiu de 12ª empresa internacional para 120ª, com uma perda por fraudes e corrupção de mais de R$85 BILHÕES. Em qualquer outra empresa Graça Foster não passa nem do portão.

Edson em 04 de fevereiro de 2015

A propósito, gente honesta e competente não mente em CPI como fez dona Graça. É farinha do mesmo saco petista!!

adelu em 04 de fevereiro de 2015

Será que como fruto de tamanha amizade a presidNTA Dilma aprendeu alguma coisa e também renuncia levando o pt junto?

milton em 04 de fevereiro de 2015

Eu queria saber se a Dilma não queria ou não podia demitir a presidente da Petrobrás? Só Deus e as duas sabem.

Edson em 04 de fevereiro de 2015

Não resta saber se dona Dilma tem responsabilidade criminal...é obvio que tem, se não meteu a mão pessoalmente no dinheiro, no MÍNIMO tem responsabilidade como a última a dar a cartada final na empresa, seja como chefe do conselho ou como presidente. COMETEU sim, crime de responsabilidade e a oposição não pede já a sua cassação por que são uns bananas.DEveria pedir de volta todo os premios e dinheiro que esta dona recebeu como conselheira-mor da petrobrás,estão amaciando demais com ela.Imaginem uma gestora como essa nos EUA?? estaria na cadeia há muito tempo;só nesta terra "DESGRAÇADA" uma inútil como essa consegue ser presidente.

Osmar em 04 de fevereiro de 2015

Os novos diretores serão uma nova safra de assaltantes ptistas, coordenados por Lula e Dilma.

augustocorrea em 04 de fevereiro de 2015

Se gigantesca quantia de dinheiro desviado do petrolão serviu para abastecer partidos, inclusive o pt, O lulla, a dilma e os presidentes desse partido nunca se perguntaram de onde vinha tanto dinheiro.

Walmir Pifano em 04 de fevereiro de 2015

Gente quando sera que os verdadeiros chefoes serao citados, intimados a depor. Walmir

haroldo sales em 04 de fevereiro de 2015

Quero saber quando vao investigar o lula, quebrando seu sigilo bancario e telefonico, entre outras.

Míriam em 04 de fevereiro de 2015

Acho que a reunião no Planalto ontem foi a gota d'água. Parece que Graça Foster não tem o mesmo estômago do Mantega. Vejamos agora quem vai querer arriscar a biografia nesse mar de lama, ops, na presidência da empresa.

Kharma Kahn em 04 de fevereiro de 2015

Pois é Setti. Graça Foster, funcionária de carreira da Petrobrás, provavelmente honesta e competente no que fazia, é uma perfeita síntese do que a administração petista fez ao Brasil e à Petrobrás.Teve seus sonhos destruídos e uma carreira encerrada prematura e melancolicamente, muito possivelmente sem ter qualquer culpa no que ocorreu à Petrobrás. Assim como seus sonhos foram destruídos, também foram os nossos de pelo menos sermos auto suficientes em produção de petróleo e derivados. E ainda por cima, vamos ter que pagar a conta!

Bruno Sampaio em 04 de fevereiro de 2015

Quem vai topar servir de para-raio para os marginais hoje no poder? Vai uma petrobrás aí?

Sergio em 04 de fevereiro de 2015

Quando você vira máscara de carnaval e fazem panelaço na sua janela, é o inferno. Na prática, muito conveniente para Dilma, Graças Foster estava sendo cozinhada. Na prática, estava virando a vilã da estória, no lugar de Dilma. O papel que ela vinha cumprindo agora era de apanhar no lugar da chefe. Evidentemente, toda amizade tem limites. Apanhar no lugar da outra já era demais. Agora a dita cuja vai ter que arrumar um João Bobo para ficar levando porrada por causa da furibunda Petrobras. Ou alguém ainda acha que tem jeito ?

Biagione Range de Araújo em 04 de fevereiro de 2015

Ela pode até não ter participação ou ser culpada pelo Petrolão, mas em diversas oportunidades ela demonstrou, agiu para impedir ou dificultar as investigações sobre esse assalto a Petrobras, seu depoimento no congresso é uma prova, bem como, as ações para fraudar a CPI. Portanto, a medida que as investigações se aprofundam e se aproxima da presidente e do embusteiro, como noticiou a última Veja, ela deve ter sido instada a aprofundar ações de bloqueio/blindagem da presidente e do verdadeiro mentor de toda essas falcatruas que assolam o país hà12 anos e ai o limite da Graça deve ter sido ultrapassado e ela jogou a toalha. Em algum momento, não muito distante, ficaremos sabendo.

sergio braga em 04 de fevereiro de 2015

Lullallá já indicou um nome para substituir Graça Foster: Rosemery Noronha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tucson58SP em 04 de fevereiro de 2015

O MAIS RECENTE CASO DE INIMIZADE ÍNTIMA! A Dona Dilma não vai perdoar a Dona Graça, de jeito nenhum, virulenta como é a presid *nta. Com certeza será o caso mais recente de inimizade íntima que a Dilma vai anotar no seu caderninho preto. A Dona Graça corre o risco da Dona Dilma não mais emprestar a vassoura voadora nem mesmo para vôos nacionais.

norberto em 04 de fevereiro de 2015

Caro Setti. Sinto-me como que anestesiado pelo que o PT fêz com o país.Parece um pesadêlo e me esforço para acordar mas não consigo.Eu sabia que quando este partido chegasse ao poder estaríamos perdidos pois afinal para que serve "o" sindicalista marxista. Sei que voçê abomina qualquer insinuação sobre golpe de estado.A minha pergunta é a seguinte: do jeito que as instituições (Judiciário e legislativo)estão aparelhadas voçe acredita em mudança pacífica? Eu SÓ acredito em mudança pacífica. O resto é barbárie, e estou fora.

silvando antonio em 04 de fevereiro de 2015

Graça Foster percebeu agora que a Gerentona queria um anteparo para as críticas, caiu nas costas dela toda sujeira, virou fantasia de carnaval, olha que o período negro da historia da Petrobras quem estava a frente era o Sergio Gabrieli, nomeado pelo Deus Lula. A justiça americana não perdoa nem autor intelectual e nem laranja.

Armando Corvéia em 04 de fevereiro de 2015

Se a presidente da Petrobras não tem responsabilidade criminal, por que teria transferido apartamentos e outros bens para o nome de seus filhos? A imprensa brasileira é ingenua pra ***! Ou é covarde pra *******! Qualquer uma das dua alternativas, transforma o jornalismo dito independente em mais uma sucursal do inferno.

sandra em 04 de fevereiro de 2015

A renúncia deve ter sido combinada ontem na reunião com Dilma. Mas há também a possibilidade de Graça Foster ter se recordado dos valores que aprendeu na infância, tais como dignidade moral.

pierre em 04 de fevereiro de 2015

E quando será a solenidade de outorga da comenda "Mérito da Estrela Vermelha Petista" para Graça e sua turma "demissionária"? Afinal, de onde mesmo, saiu a grana para garantir a reeleição da governanta? A Petros já está cantando: -"Comendadora Graça! Agora quem te paga sou eu... Será que o Haddad vai contratá-la para secretária de balanços enrolados e camuflados?

wilson www em 04 de fevereiro de 2015

Sempre se lembra de Henrique Meirelles quando há um incêndio a apagar. Que ele foi um excelente banqueiro e presidente do BC, não restam dúvidas. Mas quem garante que será um administrador eficiente de uma empresa tão complexa, tão viciada, tão aparelhada e tão afundada quanto a Petrobras? Estaria ele disposto a enfrentar as macabras forças político-partidárias que a infestam? Mágico certamente ele não é. Administrar o dinheiro dos clientes especiais de um banco premium é uma coisa. Sanear, estabilizar e levantar uma empresa cambaleante como a ex-gigante sexagenária, só pagando para ver. Quanto à demissão da engenheira Graça, a análise do colunista é certeira: já que a chefa não fazia nada, ela mesma se demitiu.

Ronaldo força em 04 de fevereiro de 2015

É evidente a responsabilização desta senhora por conta do petrolão. Ela foi convidada pela dileta amiga para fechar os olhos e ficar calada diante das negociatas e ladroagem existente. Ela como Dilma *** *** **** e **** ***** para impedir a malversação do dinheiro público e a atuação irresponsável do Lula que se considerava o rei Midas. Tudo em que tocava transformava-se em ouro. Só que o ouro era roubado e parte ia para o partido, empreiteiros e funcionário e outra parte para o *** **** ***. Portanto, no mínimo a Graça Foster foi omissa e responsável pela **** e o Lula *** *** *** **** *** ***do enredo. Espero que no próximo ano saia o petrolão como enredo de escola de samba e Lula num carro especial como o chefe maior. Isto vai dar samba!

FORA BOLIVARIANOS ! em 04 de fevereiro de 2015

Repassando a soberba análise de um leitor do Constantino sobre o impeachment da governanta! Para reflexão! . "A Dilma não pode sofrer impeachment de jeito nenhum! Onde vocês estão com a cabeça? Vocês acham que estamos em um país onde os eleitores entendem as relações de causa e efeito de forma clara? A Dilma ter ganho essa eleição foi uma BÊNÇÃO. E eu vou dizer o por quê. Desde que começamos a crescer baseado em crédito sem o devido aumento da produtividade, e com a fixação de juros abaixo do seu estado natural, ficou óbvio a qualquer economista de botequim que um dia teríamos que sofrer um ajuste macroeconômico, que seriam épocas difíceis e que isso iria causar dor. Pois esse momento é agora. . Como foi o PT que gerou esse desequilibro, por meio da má gestão do Brasil no tempo de “vacas gordas”, é ELE que tem que passar por esse momento de dor, de “vacas magras”, para ficar CLARO, ÓBVIO TRANSPARENTE até aos mais tolos dos mortais que foi o PT que gerou tudo isso. É colher o que plantou, nada mais justo. Depois de mais 4 anos de (des)governo da Dilma, o PT vai perder a fama de milagreiro junto ao pobre, e isso é muito importante, deixe eles descobrirem que não existe o tal do “almoço grátis”, e que nem o PT seria capaz de inventá-lo. Desmistificar o PT é a nossa missão agora. . Se a Dilma sofrer impeachment, a máquina de propaganda petista vai vitimizá-la, como sempre faz, e os duros anos de ajuste ficarão na conta do PMDB do Michel Temer, que é o vice presidente, enquanto o PT, provavelmente na oposição vai (oportunisticamente) esbravejar contra tudo que está sendo feito, na maior cara de pau, como se não tivessem sido eles que tivessem gerado o problema. . Que a Dilma fique sentadinha na cadeira dela colhendo o que plantou até acabar." Felipe P.

Paulo Marcelo Farias Moreira em 04 de fevereiro de 2015

Ela DECIDIU SAIR! Que isso fique registrado para que depois não mudem o discurso e digam que foi EXONERADA, como prova de que são intolerantes com a corrupção.

Mairalur em 04 de fevereiro de 2015

Seguramente o juiz Moro já ouviu muito mais que uma vez os nomes do ex e da atual presidente da República. Nada pode fazer, pois não lhe cabe. A menos que, como cidadão, pedisse o impeachment da mulher. Quanto a Lula, parece, o juiz Moro pode, sim, tomar as necessárias providências. O mandão não é mais nada, na ordem das coisas. Mas, segundo se sabe, ele se recusa a depor à PF quanto àquela história do dinheiro do banco português. E a PF nada faz. Não tem força. Moro enfrentaria, e enfrentará, se for o caso.

Bianca Cavani em 04 de fevereiro de 2015

Ricardo, eu acho que elas vinham "pensando" há muito tempo como apresentar a saída da Graça, de um modo que não ficasse muito chato para elas. Cara Bianca, mais "chato" do que já está é quase impossível... Abraço

Caco em 04 de fevereiro de 2015

Não apareceu a presidente nas investigações por excesso de zelo do MPF e do juiz Sergio Moro, ou eles estão se esforçando para deixar isso à cargo do STF. VEJA deu a notícia de que Lula e seu poste sabiam das maracutaias. VEJA deu os e-mails de Paulo Roberto Costa para a Dilma. Ives Gandra Martins publicou análise da materialidade da culpa (não dolo) de Dilma. E a palavra "impeachment" está sendo falada com mais frequência no Congresso. Collor tinha um Fiat Elba no caminho. Dilma tem uma refinaria, no mínimo.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI