Image
Uma das mais importantes cidades brasileiras, São Paulo figura na lista das 2.500 cidades com nome de santo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um daqueles órgãos públicos que constitui uma exceção: dá orgulho aos brasileiros.

O banco de dados do IBGE contém um volume de informações sobre o Brasil que constitui um tesouro — e uma massa tão gigantesca que é necessário tratá-la em partes, por temas. Ninguém é capaz de inteirar-se de tudo e digerir tudo.

Hoje, o IBGE está lançando o Banco de Nomes Geográficos do Brasil (BHGB), um manancial riquíssimo de história e de curiosidades.

Uma delas: entre os 5.565 municípios brasileiros, há nada menos do que 2.500 localidades com nomes de santos.

E somos uma República laica, não é mesmo?

Santa Maria…

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 8 =

Nenhum comentário

Paulo Lopes em 19 de novembro de 2012

MPF é HIPÓCRITA : Quer retirar a expressão "DEUS SEJA LOUVADO" das notas do Real... É um BABACA ! Por que não RETIRA os FERIADOS RELIGIOSOS do CALENDÁRIO ? Assim como tem muito POLÍTICO CANALHA, também há no MPF PROCURADORES SAFADOS ! Nesse sentido, Nelson Hungria, entendia que o FUNCIONÁRIO PÚBLICO que TRAI O SEU DEVER por COMODISMO e/ou DESÍDIA, satisfaz um SENTIMENTO PESSOAL e/ou INTERESSE PESSOAL e, conseqüentemente, comete o DELITO de PREVARICAÇÃO, por deixar de praticar ato que lhe incumbia em razão de seu dever de ofício. MEIA VOLTA Após o recente julgamento de CARLA CEPOLLINA, o PROMOTOR JOÃO CARLOS CALSAVARA foi entrevistado na saída do FORUM DA BARRA FUNDA e sentindo-se um tanto frustrado, declarou que NÃO IRIA RECORRER do resultado da ABSOLVIÇÃO da RÉ, pois achou quem foi julgado teria sido o MITO do Coronel UBIRATAN, pela ação no CARANDIRU. Depois, noutra entrevista, de forma, aí sim, ÉTICA e PROFISSIONAL, VOLTOU ATRÁS das INSÓLITAS DECLARAÇÕES, e garantiu que RECORRERÁ, por DEVER DE OFÍCIO e OBRIGAÇÃO para com a família do Coronel UBIRATAN. O artigo 319 do Código Penal Brasileiro tipifica três condutas praticadas por funcionário público, duas omissivas e uma comissiva, passíveis de configurar o crime de prevaricação quando aliadas ao especial fim de agir descrito no dispositivo, qual seja, satisfazer interesse ou sentimento pessoal. O interesse exigido no tipo penal do art. 319 deverá estar descrito concretamente na peça acusatória. Não basta, por exemplo, a afirmação genérica de que o agente público foi movido por interesse ou sentimento pessoal. Fundamental, sob pena de inépcia, que a denúncia indique expressamente o sentimento (p. ex: afeição, simpatia, ódio) ou interesse pessoal que motivou o agente público a delinqüir, seja ele patrimonial, material ou moral (p. ex: comodismo), bem como que sejam declinados os atos que o mesmo praticou ou deixou de praticar para satisfazer tal interesse. A AÇÃO VIRÓTICA DO PT CONTAMINOU O APARELHO DO ESTADO BRASILEIRO E CORROMPEU AS BASES DA ÉTICA E DA MORALIDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA ! O PT ESTABELECEU NOVOS PARADIGMAS : Como no Caso CELSO DANIEL ROUBAR PARA O PT PODE, ROUBAR DO PT NÃO PODE ! CONDENAR PETRALHA NÃO TEM PREÇO ! VÊ-LOS PRESOS SERÁ UM ORGASMO !!! O STF tem que METER em CANA, depois, os MENSALEIROS de MINAS ! O STJ tem que METER em CANA os MENSALEIROS do DEM de BRASÍLIA ! ABAIXO A CORRUPÇÃO !!!

Paulo Lopes em 19 de novembro de 2012

PROCURADOR HIPÓCRITA, Se esse PROCURADOR for macho que MUDE os nomes : Estado de SÃO PAULO para "ESTADO de PAULO MALUF" ; ESPÍRITO SANTO para "ESTADO do ESPÍRITO de PORCO" ; Estado de SANTA CATARINA para "ESTADO DE PUTA CATARINA" ; Retire o santo SÃO JORGE do CORINTHIANS ; Que mude o NOME da NOVELA da GLOBO, SALVE JORGE ; (SÃO SEBASTIÃO DO ) RIO DE JANEIRO ; Do ABC : SANTO ANDRÉ, SÃO BERNARDO e SÃO CAETANO ; Que, por exemlo, mude os NOMES de : SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP) SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO (RJ) SÃO BORJA (RS), onde nasceram Getúlio Vargas e João Goulart SANTA MARIA (RS) ; SÃO MIGUEL DAS MISSÕES (RS) SÃO LUIZ GONZAGA (RS) SÃO TOMÉ (RS) SANTIAGO (RS) SANTA RITA DO SAPUCAÍ (MG) SANTA RITA DO PASSA QUATRO (MG) SÃO CARLOS (SP) SANTA GERTRUDES (SP) E outros exemplos... No PARÁ : Santa Maria de Belém do Grão-Pará Santa Bárbara Santa Izabel São Miguel do Guamá Santo Antonio do Tauá Santa Maria do Pará São João de Pirabas São João da Ponta São Geraldo do Araguaia Santa Maria das Barreiras São João do Araguaia São Francisco do Pará Santa Lúzia do Pará São Feliz do Xingu São Caetano de Odivelas Santana do Araguaia São Domingos do Araguaia São Domingos do Capim No RIO DE JANEIRO : Santa Maria Madalena (poderiam já ter mudado para "Santa Dercy") Santo Antônio de Pádua São Fidélis São Francisco de Itabapoana São Gonçalo São João da Barra São João de Meriti São José de Ubá São José do Vale do Rio Preto São Pedro da Aldeia São Sebastião do Alto (São Sebastião do) Rio de Janeiro Em PERNANBUCO : Belém de Maria São Caetano Vitória de Santo Antão Belém de São Francisco Brejo da Madre de Deus Cabo de Santo Agostinho Camocim de São Félix Santa Filomena Santa Maria da Boa Vista Santa Maria do Cambucá São Benedito do Sul São Bento do Una São Joaquim do Monte São José da Coroa Grande São José do Belmonte São José do Egito São Lourenço da Mata São Vicente Ferrer São João Na BAHIA : São Félix Santo Amaro Santa Brigida Santa Bárbara Santa Luz Senhor do Bonfim Feira de Santana Bom Jesus da Lapa Santa Maria da Vitória Santa Cruz Cabrália São Francisco do Conde São Sebastião do Passé Mata de São João Madre de Deus Santa Cruz da Vitória Conceição do Coité São Gonçalo dos Campos São José do Jacuípe São Miguel das Matas São José da Vitória Bom Jesus da Serra Campo Alegre de Lourdes Conceição da Feira Conceição do Almeida Conceição do Jacuípe Coração de Maria Fátima Livramento de Nossa Senhora Muquém de São Francisco Nazaré Riacho de Santana Santa Inês Santa Luzia Santa Rita de Cássia Santa Teresinha Santana Santanópolis Santo Antônio de Jesus São Desidério Santo Estévão São Domingos São Gabriel São Felipe São Félix do Coribe

Jefferson em 10 de outubro de 2012

O fato de sermos um republica laica, não impede do Catolicismo impere em determinadas regiões. Em Campinas SP, tem um Bairro todo com nomes de religiosos católicos, ainda não vi nenhum bairro com nomes de pastores, missionários, entidades, etc. Isso é ser Laico?

Victor em 27 de setembro de 2011

Não consigo entender o senhor. Não leve como uma crítica, por favor. Como o senhor pode admirar Churchill e, ao mesmo tempo, se mostrar tão pouco direitista? Não me refiro ä matéria sobre as cidades com nomes de santos, mas ao fato de que o senhor critica, por exemplo, o Tea Party em colunas mais antigas. De qualquer modo, continuo achando impressionante que o senhor responda a cada uma das críticas feitas aqui. Isso é admirável. Obrigado, caro Victor. Mas entre o primarismo do Tea Party e o gigante que é Churchill há uma distância da Terra à Lua. Quem admira um não pode, então, criticar o outro? E a matéria sobre cidades com nomes de santos faria, com certeza, Churchill dar boas gargalhadas... Abraços

Victor em 27 de setembro de 2011

Mas será que o senhor sabe diferenciar Estado laico de Estado confessional? Podemos ser um povo católico e viver em um Estado laico... uma coisa não exclui a outra. Além disso, santos são personagens populares. Qual o problema em homenagear um personagem do povo? Não comentei nada, só registrei o fato -- e, no final, fiz uma brincadeira.

JT em 24 de setembro de 2011

Tenho um amigo ateu que torce pelo Corinthians, mora em São Paulo e se formou pela Metodista. Ele ficou furioso quando comentei que a vida dele era permeada de elementos religiosos.

Victor em 23 de setembro de 2011

O Estado é laico, mas a cultura brasileira se inscreve numa antiq6uíssima tradição católica. Eu, agnóstico que sou, não reclamo, até porque adoro feriados. O que seria de nós não fosse a igreja católica para nos dar todos esses maravilhosos feriados?

Betão em 23 de setembro de 2011

Nosso Estado é laico, não é ateu!

patricia m. em 23 de setembro de 2011

Oops, a pergunta eh voce discorda que HAJA separacao entre Igreja e Estado? Obviamente, até pelo que já escrevi várias vezes -- levando bordoadas por isso, aliás --, sou inteiramente favorável à separação entre Igreja e Estado, a favor de um Estado totalmente laico, algo que, no Brasil, não é completo. A Constituição já começa dizendo que os constituintes se reuniram "sob a proteção de Deus" -- e por aí vai. Abraço

patricia m. em 23 de setembro de 2011

Sermos uma republica laica e termos cidades com nomes de santos nao sao fatos opositores. Senao vejamos, Setti, voce discorda entao que NAO ha separacao entre Igreja e Estado no Brasil? Eh isso que caracteriza uma republica laica. So falta agora os PC quererem mudar os nomes das cidades, haja paciencia. Sou inteiramente a favor de um Estado laico, mas acho que não há problema algum em dar nome de santos católicos ou de personagens de outras religiões a lugares públicos ou mesmo cidades. O texto que fiz é obviamente uma brincadeira com o fato dos 2.500 nomes de localidades. Abraço

Zé de Tremembé em 23 de setembro de 2011

O estado é laico, mas o povo brasileiro, (como o espanhol) em sua maoiria não o é. Aliás, ao contrário de outras condições humanas, ser religioso e exprimir sua religiosidade, são opções exercidas (ainda) livremente. Hoje em dia, alguns politicamente corretos vêem isso como um incômodo aos demais, como fumar, por exemplo.

*Mari Labbate*44milhões em 23 de setembro de 2011

Significa que alguma influência esses lugares exercem nas pessoas. TUDO é Energia, no Universo, e TUDO faz parte de um contexto maior! Nesse Terceiro Milênio, a tendência é explicar as Religiões através das Ciências. E esses locais auxiliam, energeticamente, esse Grande Projeto. Observe que o homem está até tentando reproduzir a Criação do Universo. É o início desse processo! Por isso, o Lullinha ficou tão raivoso: tentou introduzir ultrapassados conceitos marxistas, só que não foi permitido! Ilustração: O Movimento de 12/10, em SÃO PAULO, disparará no Universo as Energias da Descoberta da América, intensificadas pelas Energias de SÃO PAULO, o Santo. Será SUCESSO, portanto!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI