Image
Marilyn Monroe posa para a edição da Life publicada em 7 de abril de 1952: a essência do século XX em capas (Foto: Philippe Halsman – Life)

Entre 1936 e 1972, quando funcionou como uma revista semanal dedicada ao fotojornalismo – antes abrangia humor e variedades -, a Life fez história por retratar da linha de frente os acontecimentos e personalidades mais relevantes dos Estados Unidos e do mundo.

Muitos de seus ensaios fotográficos se transformaram em lendas e boa parte de suas capas em referenciais.

Retomada em 1978 com circulação mensal, a publicação americana ainda sobreviveria em sua encarnação impressa por mais um quarto de século, e viveria sua fase final no formato como suplemento mensal, distribuído juntamente com dezenas de jornais entre 2004 e 2007. Depois disso, passou a existir exclusivamente em sua versão online.

E para celebrar a passagem de ano, o sítio entrou no clima das listas que contagia a imprensa nesta época e selecionou, entre mais de 2 mil números, as 10 capas mais “icônicas”. Apenas edições da primeira etapa semanal da revista foram contempladas.

“Com exceção de uma galeria, que data do começo dos anos 1990, nenhuma das fotografias que publicamos este ano foi feita depois de 1972”, explica o texto introdutório do especial.

“Embora algumas das matérias que publicamos façam referência ou sejam inspiradas por eventos atuais, simplesmente sentimos que nossa missão como site é rever não o ano que acaba de passar, mas sim as décadas na parte intermediária do século XX – quando a Life viveu seu auge – para nosso Top 10 de fim de ano”.

Abaixo, as outras nove capas integrantes do ranking:

Image
A primeira capa da “Life” como revista de fotojornalismo, publicada em 23 de novembro de 1936, trazia uma cobertura da contrução da barragem do rio Columbia, no noroeste dos EUA (Foto: Margaret Bourke-White – Life)

 

Image
O número de 9 de agosto de 1943 tratava do aumento exponencial de mulheres no mercado de trabalho americano – incluindo em áreas “masculinas”, como a metalurgia – em decorrência da II Guerra Mundial, em cujo curso acabaram combatendo 16 milhões de soldados americanos (Foto: Margaret Bourke-White – Life)

 

Image
Um olhar vale por mil legendas: o primeiro-ministro britânico Winston Churchill e sua inconfundível fisionomia de bulldog na edição de 21 de maio de 1945: os Aliados haviam vencido a Alemanha nazista, e Churchill fora fundamental para a grande vitória (Foto: Yousuf Karsh – Life)
Image
Soldados americanos detonam bunker em Iwo Jima, Japão, no final da II Guerra Mundial; publicado em 9 de abril de 1945 (Foto: W. Eugene Smith – Life)

 

Image
Clarence Hailey Long, o “Malboro Man” original, clicado em rancho do Texas para a edição de “Life” de 22 de agosto de 1949 (Foto: Leonard McCombe – Life)
Image
A estética futurista compareceu na capa de 6 de dezembro de 1954 (Foto: Ralph Morse – Life)
Image
“Foto inédita em cores” de um feto de 18 semanas dentro do útero materno, 30 de abril de 1965 (Foto: Lennart Nilsson – Life)
Image
Com um companheiro morto ao lado, o fuzileiro americano James C. Farley deixa de lado a metralhadora que opera desde um helicóptero e grita desesperado; a edição de 16 de abril de 1965 era pura Guerra do Vietnã (Foto: Larry Burrows)
Image
A revista esperou duas semanas para publicar edição especial, em 11 de agosto de 1969, sobre a inacreditável chegada de Neil Armstrong e companhia à lua (Foto – Life)

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =

1 comentário

Marco em 18 de janeiro de 2014

D. Setti, Oh, meu amigo! Nem sabia q tu já tinha voltado de férias.Pensei q seria no dia 20. Legal as fotos históricas, muito delas com certeza não foram por acaso. E tb com a triste marca dos registros de guerras. Mas são imagens bem feitas. Bom retorno meu amigo! Abraços. E vê se atualiza o face, ou passou batido e nem vi. Caríssimo Marco, voltei no dia 6, há duas semanas. O problema do Face é que quem o atualiza é a Rita, que está em férias mas volta logo segunda-feira. Obrigado pela atenção de sempre! Um grande abraço

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI