Image
O Arquipélago de Mergui, ao sul de Mianmar, na Ásia, em fotografia do Landsat 5, realizada em 5 de dezembro de 2004 (Foto: USGS/NASA)

Desde 1972, o projeto Landsat, da NASA, tem como principal missão fotografar a terra desde a  privilegiadíssima posição dos satélites.

Até hoje, milhões de imagens já foram produzidas por seis dos sete satélites utilizados pela célebre agência espacial americana na iniciativa – um deles, o número 6, lançado em 1993, teve problemas e não conseguiu atingir a órbita terrestre.

Image
Engenheiros trabalham no Landsat 8, na base da Força Aérea americana de Vandenberg, na Califórnia (Foto: NASA-VAFB)

Na última segunda-feira, 11 de fevereiro, foi lançado da Base da Força Aérea norte-americana de Vandenberg, em Lampoc, na Califórnia, o Landsat 8. Se tudo ocorrer como os engenheiros da NASA esperam, em cerca de um mês o oitavo satélite, que carrega combustível para dez anos de trabalho, estará operante a mais de 700 quilômetros de altitude, dividindo  os trabalhos fotográficos com o Landsat 7, na ativa desde 1999.

Em celebração do novo lançamento, a revista americana Wired, dedicada principalmente a ciência e tecnologia, compilou alguma das imagens mais sensacionais geradas pelos Landsat 5 – que operou durante incríveis 28 anos, entre 1984 e 2012 – e o Landsat 7. Confiram abaixo.

(Para mais beleza em fotos de satélite, deem uma olhada neste ou neste post.

Image
Centros de vulcões na ilha Alexander Selkirk, pertencente ao Chile, no Pacífico Sul, em fotografia do Landsat, 7 de setembro de 1999 (Foto: USGS/NASA)
Image
Domo vulcânico na Estrutura de Richat, na Mauritânia, em fotografia do Landsat 7 de 11 de janeiro de 2001 (Foto: USGS/NASA)
Image
Trecho do rio Mississippi, ao sul do Estado americano do mesmo nome, em fotografia do Landsat 7 que data de 7 de maio de 2003 (Foto: USGS/NASA)
Image
Porção leste da península de Kamchatka, na Rússia, registrada pelo Landsat 7 em 17 de fevereiro de 2002 (Foto: USGS/NASA)
Image
Milhares de campos cultivados próximos a Garden City, no Estado americano de Kansas, na visão do Landsat 7 a 25 de setembro de 2000 (Foto: USGS/NASA)
Image
Enormes dunas na costa atlântica da Namíbia, Landsat 7, 1 de agosto de 2000 (Foto: USGS/NASA)
Image
Parece uma flor, mas é uma das ilhas do Havaí, Landsat 7, em algum momento entre 1999 e 2001 (Foto: NOAA/USGS/NASA)
Image
O Vale da Morte, deserto na região leste da Califórnia, a região mais baixa e quente dos EUA, visto pelo Landsat a 7 de junho de 2000 (Foto: USGS/NASA)

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

María Elena Iannarelli em 01 de abril de 2013

Está muito interessante,como sou especialista em sensoriamento remoto gostei realmente dessas imagens, as do landsat 8 são inacreditaveis. Parabéns María Elena Iannarelli

Fernando 3 em 15 de fevereiro de 2013

Que maravilha, Ricardo! Este nosso planeta incrível e desconhecido...Valeu, mais uma vez!!! Abraço! F3

Heitor em 15 de fevereiro de 2013

Parece uma flor? Que educado...

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI