Image
Lula com Kotscho: o amigo de há décadas cobra que o ex-presidente venha a público explicar-se (Foto: pedromigao.blogspot.com)

Ricardo Kotscho, 64 anos, repórter extraordinário e homem de bem, amigo que conheço desde 1969 e com quem tive o prazer enorme de trabalhar por longos anos, é amigo íntimo de Lula há décadas, e colabora como assessor com o ex-presidente desde a campanha eleitoral de 1989, além de ter sido, durante parte do governo Lula, secretário de Imprensa da Presidência.

Ele publicou hoje um artigo em que cobra do amigo que venha a público falar do mensalão e do recente escândalo ocorrido no escritório da Presidência em São Paulo em seu blog, Balaio do Kotscho — atitude que só o engrandece como jornalista e como cidadão.

Não concordo com várias das assertivas e premissas de Kotscho no texto abaixo, mas faço questão de publicá-lo pela enorme importância que atribuo a essa manifestação de alguém que, de longe, é das pessoas mais próximas e leais a Lula.

O título original do artigo é:

A hora da verdade para Lula e o PT

“Por que o bloguista inexplicavelmente não conta nada sobre Rosemary e o possível envolvimento do ex-presidente Lula em algumas operações ilícitas? Aonde está a sua imparcialidade de jornalista?”, pergunta o leitor Fernando Aleador, em comentário enviado às 04h57 desta sexta-feira.

Tem toda razão o leitor.

Demorei para escrever e dar esta resposta porque, para mim, estes últimos foram os dias mais difíceis da minha já longa carreira, posto que os fatos envolvem não só velhos amigos meus, como é do conhecimento público, mas um projeto político ao qual dediquei boa parte da minha vida.

Simplesmente, não sabia mais o que dizer. Ao mesmo tempo, não podia brigar com os fatos nem aderir à guerra de extermínio de reputações e de desmonte da imagem do ex-presidente Lula e do PT que está em curso nos últimos meses.

A propósito, escrevi no começo de novembro um texto que se mostrou premonitório sob o título “O alvo agora é Lula na guerra sem fim”, quando o STF consumou a condenação dos ex-dirigentes do PT José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares.

De uma hora para outra, a começar pelo julgamento do mensalão, até chegar às revelações da Operação Porto Seguro, o que era um projeto vitorioso de resgate da cidadania reconhecido em todo o mundo levou um tiro na testa e foi jogado na sarjeta das iniquidades.

“O que me intriga é saber por que agora, por que assim e por que tamanha insistência. É claro que o esforço para acabar com a corrupção é legítimo e louvável, mas não terminaram recentemente de sangrar o PT até a entrada do necrotério? Quem estaria sedento por mais?”, pergunta-se a colunista Barbara Gancia, na edição de hoje da Folha, e são exatamente estas as respostas que venho procurando para entender o que está acontecendo.

Talvez elas estejam na página A13 do mesmo jornal, em que se lê: “FHC acusa Lula de confundir interesses públicos e privados”. Em discurso num evento promovido pelo PSDB no Jóquei Clube de São Paulo, na quinta-feira, o ex-presidente pontificou, mesmo correndo o risco de falar de corda em casa de enforcado:

“Uma coisa é o governo, a coisa pública, outra coisa é a família. A confusão entre seu interesse de família ou seu interesse pessoal com o interesse público leva à corrupção e é o cupim da democracia”.

Sem ter o que propor ao eleitorado, após sofrer três derrotas consecutivas nas eleições presidenciais, e perder até mesmo em São Paulo na última disputa municipal, o PSDB e seus aliados na mídia e em outras instituições nacionais agora partem para o vale-tudo na tentativa desesperada de eliminar por outros meios o adversário que não conseguem vencer nas urnas.

Nada disso, porém, exime o ex-presidente Lula e o PT de virem a público para dar explicações à sociedade porque não dá mais para fazer de conta que nada está acontecendo e tudo se resume a uma luta política, que é só dar tempo ao tempo.

A bonita história do partido, que foi fundamental na redemocratização do país, e a dos milhões de militantes que ajudaram a levar o PT ao poder merecem que seus líderes venham a público, não só para responder a FHC e às denúncias sobre a Operação Porto Seguro publicadas diariamente na imprensa, mas para reconhecer os erros cometidos e devolver a esperança a quem acreditou em seu projeto político original, baseado na ética e na igualdade de oportunidades para todos.

Chegou a hora da verdade para Lula e o PT.

É preciso ter a grandeza de vir a público para tratar francamente tanto do caso do mensalão como do esquema de corrupção denunciado pela Operação Porto Seguro, a partir do escritório da Presidência da República em São Paulo, pois não podemos eternamente apenas culpar os adversários pelos males que nos afligem. Isso não resolve.

Mais do que tudo, é urgente apontar novos caminhos para o futuro, algo que a oposição não consegue, até porque não há alternativas ao PT no horizonte partidário, para uma juventude que começa a desacreditar da política e precisa de referências, como eu e minha geração tivemos, na época da luta contra a ditadura.

Conquistamos a democracia e agora precisamos todos zelar por ela.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + vinte =

79 Comentários

Luiz Pereira em 30 de novembro de 2012

Reynaldo, maré mansa? Vc facilita minha vida. Perfeito ghost writer. Parabéns! abs

Eli(BH) em 30 de novembro de 2012

Caro Setti, Pra quê pedir que o Lula venha a público "esclarecer" aquilo que está escancarado para todo mundo, sobre estas "obras do acaso" executadas por "entes golpistas" que assaltaram as pobres almas de pessoas tão nobres como Dirceu, Genoíno e Delúbio e os forçaram a fazer o que fizeram; se já sabemos a resposta, ou melhor, as respostas que já este apedeuta cansou de dizer, ou seja, "eu não sabia de nada", "fui apunhalado pelas costas", "isso é invenção da oposição" etc e tal?...É só escolher uma e pronto, já está respondido.

Caio Frascino Cassaro em 30 de novembro de 2012

Prezado Setti: Esqueci de dizer. Mais uma vêz, você marcou um golaço publicando a choradeira do Kotcho. Só um "Lord" como você para nos proporcionar a oportunidade de desconstruir a argumentação do fulano. E é por essa e por outras que vamos seguir firmes e juntos rumo ao segundo milhão neste espaço em que se respira pluralidade, e por conta disso, vive-se o exercício da democracia e da liberdade de expressão na acepção da palavra. Abraços. Muitíssimo obrigado, caro Caio. De verdade. Abração!

Risa em 30 de novembro de 2012

Setti, não é que não se tenha entendido sua intenção, mas na minha cabeça funciona assim: A pessoa ou é inparcial, ou é amigão do Lula, as duas coisas não se misturam. Sentimos um cinismo por trás dessa proposta vindo de um "cumpanheiro". É como a história do escorpião ajudando o sapo a atravessar o rio, ele vai matar o sapo porque é da natureza do escorpião, simples assim! Perfeito, Risa. Mas ninguém disse que ele é imparcial. Pode voltar ao post e conferir. Abração!

ze do matogrosso em 30 de novembro de 2012

...é preciso ter a grandeza de vir a público...sobretudo coragem e moral, poderia o jornalista ter acrescentado. Todos sabem que este não é o forte do amigo do sr. Kotscho.

Dimas em 30 de novembro de 2012

Pois é, fui petista e era militar. Tinha esperanças, queria mudanças. Lia bastante. Hoje tenho raiva de mim por isso. Mordo a língua, enfio a mão em formigueiros, arrependido. Tenho nojo de toda essa bandalheira que parece ser espontânea já que ninguém sabe de nada.

Caio Frascino Cassaro em 30 de novembro de 2012

Prezado Setti: Petista é um ser engraçado. Até na hora de um "mea-culpa" ataca o FHC! Quem lê o texto fica com a impressão de que nenhum dos criminosos condenados pelo STF fêz alguma coisa. Segundo Kotcho, um aleijão moral, um manquitola mental, um tolo ideológico tão nocivo quanto os oportunistas fisiológicos que dão sustentação ao (des)governo petista, os partidos de oposição partem para o "vale-tudo" para tirar o PT do poder. Como se o ato de se opor ao PT fosse um crime, um ultraje ao partido que tem a exclusividade do exercício do poder. Certamente Kotcho, com sua moral de conveniência, comum a essa gente, tenha já se esquecido da forma "suave" com que o PT se opunha ao governo de FHC, fazendo uma oposição reconhecida pela "lealdade" e pelo compromisso com a verdade e a democracia - lembram do "FORA FHC!". brado lançado por Tarso "Batidstti" Genro, o Entulho dos Pampas, uma semana após a vitória de FHC nas eleições de 1998? Pois bem, além de citar ultraje da oposição em se opor ao governo(?), repete um trecho extraído de um artigo da outrora divertida, hoje patética, Barbara Gancia, em que ela diz "...mas não terminaram recentemente de sangrar o PT até a entrada do necrotério?" Terminaram? Quem "terminaram"? Que papo é esse? Os caras formam uma quadrilha, desviam dinheiro público, compram apoio parlamentar e vem esta senhora, endossada pelo Kotcho, dizer "terminaram"? Setti, é incrível como os membros da seita, mesmo quando ameaçam cair na real, não conseguem dizer o óbvio: O PT é uma erva daninha, é o governo mais corrupto da história "destepaizzzzzzz" e Luizinacio o ser mais abjeto a ocupar a cadeira de Presidente desde a proclamação da república. E é impressionante: o texto do Kotcho deblatera contra as elites golpistas, contra a oposição contra FHC, contra os que tentaram, sem especificar quem, "sangrar" o PT até a morte (dramático, não? quanto aos autores do sangramento, acho que foram os gremlins, os incas venusianos e os seres abissais a serviço do Império Klingon), numa choradeira danada até que, no final, pede uma explicação ao Apedeuta para que tudo volte a ser como antes. Aliás, se ele queria uma "explicação", já a tem: dona Rose publicou uma nota de sua própria lavra, só que obviamente redigida por Márcio Thomaz Bastos, o segundo maior câncer "destepaizzzzzzzzzz", o Conselheiro acácio do Lulopetismo, na qual ele - ela - diz que Luizinácio e José Dirceu nunca fizeram nada de errado. Claro que isso já é suficiente para aplacar a "consciência" manca do Kotcho. Ele já pode dormir tranquilo pois está tudo explicado - Luizinácio não sabia de nada. E, pelo visto, dona Marisa também. Um abraço

alvarenga em 30 de novembro de 2012

Senhor Ricardo Kotscho. Voce foi minha referencia de oposicao por algum tempo. Mas agora diante deste mea culpa. Acabou pra mim, porque ja o via diferente. Ate que enfim voce ve as coisas como nos simples mortais

Márcia freitas em 30 de novembro de 2012

Ricardo,li todos os comentários e como sempre Reynaldo-BH,é de longe o mais lúcido de todos porque ele conseguio entender sua atitude em colocar o post de um jornalista amigo do lula que já está começando a ver que a casa está caindo e mais já está pedindo explicação.

Cristaldo-SP em 30 de novembro de 2012

"É preciso ter a grandeza de vir a público para tratar francamente tanto do caso do mensalão como do esquema de corrupção denunciado pela Operação Porto Seguro". Se fizerem isso jogarão fora o trabalho de 10 anos do dr. Márcio Thomaz Bastos e outros renomados doutores. E, aí é só a polícia estacionar os camburões e levar todos prá prisão. Serão criminosos confessos.

Pedro Luiz Moreira Lima em 30 de novembro de 2012

Caso a carta seja publicada - peço a todos os amigos do blogue - apenas a SOLIDARIEDADE. Pedro Lui

Pedro Luiz Moreira Lima em 30 de novembro de 2012

Querido Setti: Perdemos recentemente o simpático e bem humorado Joelmir Beting,um dos poucos Economistas com direito "PELO SIM,PELO NÃO" o direito ao PARAÍSO. A carta dom seu filho independente de quem foi oferecida,uma mensagem linda de um filho ao admirável pai. Peço pela beleza das palavras e emoção contida você abra uma exceção e publique. Do amigo Pedro Luiz. Por Mauro Beting comentário no post "A morte de Joelmir Betting" Caríssimo Nassif, brilhante colega, você realmente conheceu quem mais entendia de Economia na casa dos meus pais - Dona Lucila. Grato pela generosidade do texto e da alma. É das boas virtudes do meu pai ser igualmente generoso. E sempre que falou e esteve com você ele falou com o mesmo carinho. Não por ser generoso. Mas por retratar a sua competência e capacidade. Como qualquer filho, também não concordava com tudo que ele falava. Politicamente sou mais à esquerda que ele. Discordei veementemente de uma e outra polêmica em que ele se meteu. Mas é meu pai. Basta. Como se viu no velório e nas manifestações. De Paulo Maluf, Alckmin, José Serra, Delfim, Sarney, Lula, FHC, Fidel. O emocionado discurso do amigo Suplicy, o que mais me tirou do sério. A tocante carta de Dilma. Sim. De gente à direita e à esquerda. Do centro, de fora, de tudo. Ele é das poucas quase unanimidades que desafiam a sentença de Nelson Rodrigues. Ele é inteligente. E esforçado trabalhador. No Brasil canonizaremos Collor se morto. Ainda que sempre elle será muito vivo. Mas meu pai não merece algumas das manifestações. A família não merece tamanho carinho que recebemos de muitos. Talvez nós mereçamos algumas manifestações como a de alguém, acima, que destacou: "Que me perdoem o comentário, mas seus "editoriais" na Band eram de me virar o estomago de tão subservientes ao patrão." De fato, alguém que nâo entende o que é um editorial e diz que o jornalista que o lê é "subserviente ao patrão" está menos consciente que meu pai depois do derrame. ou como esta: "Com todo respeito gostaria de externar meus pesares pelo passamento de Joelmir Beting que foi prestimoso serviçal da direita e obstinado capataz das elites." um ctrl C + ctrl V de algum cartaz de manifestações estudantis das quais também participei teria escolhido expressões melhores que "serviçal da direita" e "capataz das elites". Mas creio que o choro e as palavras de Suplicy no Senado, as eternas manifestações de apreço de Lula, a nota oficial da presidente Dilma, e os dias em que meu pai conversou (não entrevistou) com Fidel respondem melhor ao amigo serviçal da insensibilidade e capataz da ignorância. Algo que brilhantemente e com fibra o amigo Nassif já tentou explicar. Mas que os dois vão continuar não entendendo. Aos que questionam o lado mais conservador do pensamento do meu pai, saibam que concordo muito mais com vocês do que com ele. Aos que questionam a credibilidade, honradez e seriedade do jornalista Joelmir Beting, só posso lamentar e me entristecer tanto quanto estou. Não tenho palavras. E, se como meu pai, as tivesse, vocês também não entenderiam. Nassif, meu caro, meu pai lá de cima, melhor, sempre ao meu lado agradece. A todos, uma ótima vida de muitas felicidades. A alguns, tentem ser felizes. Dá um pouco de trabalho. Mas, pelas manifestações que meu pai recebeu, também dá muito orgulho.

Risa em 30 de novembro de 2012

Me desculpe,Setti, mas para mim ele é um petista fanático, como qualquer outro. O que ele propõe que o Lula venha mentir em público? Essas mentiras que eles insistem em fazer verdades?

regina santana em 30 de novembro de 2012

quem dera o psdb e Fernando Henrique, tivesem esse poder, esse molusco e essa anta nao seriam presidentes, quem dera

Márcia freitas em 30 de novembro de 2012

O jornalista Ricardo Kotscho,é muito ingênuo,em que mundo ele vive?Até hoje acredita e defende o lula e o pt.Um homem da idade dele.Inacreditável.Andei lendo o blo dele mas realmente não dá.

Marcio Y em 30 de novembro de 2012

Gosto muito dos comentários,( são mais que comentários), do Reynaldo- BH, mas dessa vez ele está sendo cândido demais. Parece-me claro que o desejo do Kotsho é que seu amigo venha a público e faça mais uma das suas declarações metafóricas, que invariavelmente começaria com: "nunca antes na história deste pais..." e terminaria com "golpe das elites". Aí, certamente em seu próximo artigo, o jornalista escreveria: " o presidente Lula deixou claro que não tem nada a ver com as denúncias..." Caros Reynaldo e Setti ,o PT não joga pelas mesmas regras as quais vcs estão acostumados a jogar, o campo deles é gosmento e rasteiro. Abs.

Celso Dival em 30 de novembro de 2012

Diz o dito popular: “ Quem não te conhece, que te compre”. Concordo com o Setti. Kotscho foi um excelente repórter. Sou leitor da Folha há mais de 40 anos e tinha enorme admiração pelo seu trabalho. Hoje é mais um jornalista domesticado. Em 2010, no seu blog, mostrou-se inconformado com parte da população que não considerava o governo Lula ótimo ou bom. Achou que essa minoria deveria ser investigada. Reinado Azevedo, sempre ele, fez picadinho do seu texto, forçando o jornalista a explicar-se. Semana passada li um artigo seu publicado no blog do Noblat. Terminava dizendo que o Brasil não tinha mais dono. Rosemary estragou sua tese. Tanto tem dono que ele hoje trabalha na emissora do bispo e sua filha é agraciada com um programa inexpressivo na TV Traço. Quanto será que ela ganha Setti? O elogio do Setti foi precipitado. A amizade falou mais alto. Kotscho deixa claro que já alertara que: “ o alvo agora é Lula”. Com isso tenta mostrar que a rede de intrigas está vitimando o “ seu guia”. Quando pede que o PT venha a público é na verdade um pedido de ofensiva, para que nem o partido e nem Lula fiquem no “ corner”. É Setti, eu também tenho saúdes do velho Kotscho, esse que está aí pode ainda ser amigo, mas como jornalista independente morreu. E faz tempo.

sofia em 30 de novembro de 2012

SETTI.... hummmm então não vai argumentar né, mas eu sim, mês de novembro, muitos feriados e mesmo assim alcançaste mais de UM MILHÃO DE ACESSOS, que maravilha saber disso, portanto fica aqui mais uma vez meu pedido de desculpas e mais, a gente somente questiona a quem gostamos, respeitamos, acreditamos e que seguimos.... Abração Obrigado pelo carinho, Sofia. Um grande abraço!

Gléderson em 30 de novembro de 2012

E o tal ainda ataca ao PSDB, derrotado 3 vezes em campanha para a presidência, se isto é fator desqualificador, então o PT não deveria existir, quantas vezes aqueles imundos tentaram a presidência e foram derrotados?? quantas vezes eles tentaram a prefeitura de SP e foram derrotados? faz me rir

Pedro Luiz Moreira Lima em 30 de novembro de 2012

Setti: Concordo com a opinião do amigo SergioD. ReynaldoBH!!! que você pensa que é,não admito seus momentos de silencio!não apenas para a saborosa troca de contraditório e de vez em quando uns arrancas rabos - principalmente pela admiração,preocupação e amizade que todos lhe temos! Especialmente este Pedro Luiz aqui. É a ultima vez que escrevo te provocando,o pobre do Geo Matos,entendeu errado e partiu para cima de mim com justa e injusta ira. Se ficar sem mandar notícias - os adjetivos a você,Augusto Nunes e até o boa praça Setti voltarão! Quer encarar. Um beijos e um abraço forte deste amigo carioca que tanto enchia o saco dos atleticanos.Mesmo por baixo - Mengo tu É o maior!!! Pedro Luiz

Gléderson em 30 de novembro de 2012

Uma pena que Veja de espaço ao Kotsho, ele é desses progressistas, que constantemente atacam Veja e o pouco de imprensa livre que nos resta, uma pena ver este espaço tão importante contaminado por Colirformes fecais disfarçados em texto desse ser, que nunca terá a razão ao seu lado!

RONALDE em 30 de novembro de 2012

A juventude jamais obterá referências políticas da camarilha petista que assaltou o Estado Brasileiro no intuito de se perpetuar no poder. Dez anos de total ataque às instituições, começando pelo próprio poder executivo, se estendendo ao Congresso e na tentativa de subordinar o Supremo. Quais referências a juventude pode obter? O PT era um animal à espera da caça. Quando a obteve, demonstrou sua face real. Na América Latina, é um dos partidos que usou a democracia para tentar levá-la abaixo.

nena em 30 de novembro de 2012

"Conquistamos a democracia e agora precisamos todos zelar por ela". Como é que um cara com a idade dele, jornalista, tem coragem para fazer a afirmação? Em que momento da história deste país o pt fez a democracia? Pelo contrário, o partido só nasceu porque o país já voltava à normalidade democrática. O apedeuta só foi eleito porque a democracia já existia. Fizeram o que fizeram no governo porque o berço democrático estava pronto. A não ser que ele considere que liberdade democrática seja mais ou menos aquilo que o pré adolescente considera como sendo: chegar em casa a hora que quiser e fazer o que lhe dá na telha. Nisto o pt realmente inovou. O senhor esteve dormindo antes da chegada de vocês ao poder? Só pode! O PT nunca teve apreço pela democracia em que nós, democratas, acreditamos. Qualifica-a de "democracia burguesa". Os Ruis Falcões da vida nos mandarão para o pelotão de fuzilamento se um dia alcançarem todo o poder que almejam. Abração!

Luís Roberto SBO em 30 de novembro de 2012

Coitado delle, tbm.tá sendo, sempre, o último a saber das coisas da seita satânica petralhista, só que elle quer dar embora a cama do aérolulla-51. Vê se acorda, homem do deus da martaxa e caía na real. O culpado de tudo isso é do FHC, foi idéia do FHC em colocar a geny-planaltinho como secretaria do jd e do apedelta. E as viagens pelo mundo bem acompanhado pelo apedelta-da-çilva, foi o FHC q. colocou escondidinho no aérolulla-51 a nossa musa geny da casa famosa de Ribeirão Prêto. É tudo culpa do FHC, é muito malvado.....rsrs. O problema seu é do enorme amor de cólo que sente pelo apedelta....isso o FHC não tem culpa.

Reynaldo-BH em 30 de novembro de 2012

“Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, ... disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. ...” (Drummond). Eu não me chamo Carlos, mas o anjo do poeta parece que apareceu também no meu nascimento. Por coincidência eu havia citado o Kotscho em um post anterior, comparando-o com Paulo Moreira Leite, Nassif, PHA e outros. Os ditos colunistas e/ou blogueiros progressistas. Sempre reconheci no Kotscho uma integridade pessoal e profissional, que creio a maioria dos comentaristas deste nosso espaço não reconhecem. No comentário anterior havia dito que Kotscho era petista, trabalhou para e com o PT, além de ser amigo íntimo de Lula. Direito dele. Escolha errada? Para mim sim. Óbvio. Porém jamais li nada do jornalista que tangencie ao menos à canalhice de jornalistas pagos para exaltar a mediocridade ou defender o indefensável. Neste texto, de início ele cita: “não vou brigar contra os fatos”. Chama o mensalão pelo nome. Diz ter havido corrupção na Operação Porto Seguro. Todos nós sabemos e bradamos isto. A diferença é a aceitação dos fatos. Contra a negativa permanente da existência do mensalão ou de ignorar a ligação entre Rose e Lula. Para quem está do lado de lá – eles escolheram assim – faz muita diferença. A dolorosa observação de que a oposição não indica caminhos, é verdadeira. Somos os primeiros – todos nós por cá – a cobrar que esta oposição consentida e envergonhada venha a dizer o que pretende e o que propõe. E minha concordância com o artigo de RK fica por aqui. No restante (creio que assim como o Setti) divirjo frontalmente. É até incoerente acusar a oposição de não ser oposição (verdade) e creditar a esta uma campanha de desmonte de Lula. Se não é um, não pode ser responsável por outro. FHC é o ícone que o PT precisa. Assim como existiam os comunistas ferozes devoradores de criancinhas na ditadura (bastava dizer que eram antidemocráticos!), hoje temos FHC que está sempre por detrás de tudo. A prática nazifascista é a mesma. Na medida em que insistem em uma mentira. Nenhum partido político na história do Brasil teve um papel tão radical (no sentido de cegueira e nunca de raiz) quanto o PT. Qualquer oportunidade era usada até para se pedir impeachment por motivos que, comparados ao mensalão e ao rosegate, são muito menores. Não cabe ao PT se sentir incomodado se fosse verdadeira a afirmação (e não é) de estar o PSDB por trás (com o gênio do mal, FHC) das trapalhadas e patetices cometidas por descerebrados que se lambuzaram no melado e tentam colocar a culpa nas abelhas. Não me sinto obrigado – por ler e admitir que há UM ao menos que tenta ser minimamente coerente e chamar a atenção do Imperador de São Bernardo – a concordar com a linha de pensamento, ideologia e argumentos do RK. Isso não é importante. O que fica claro é que RK jamais seria chamado a dar uma “palestra” a militantes do PT de SP em que viesse a afrontar o STF ou insistir na tese absurda da inocência dos mensaleiros. Releiam o texto. E comparem com o triste espetáculo do PML que chegou a afirmar que “a pressão sobre o STF” era coisa do PIG (Partido da Imprensa Golpista). Quando ele próprio trabalha para Globo. E isto delimita o campo entre ambos. E me escuso de nominar que campos são estes. Deste modo vejo como a publicação deste post como uma contribuição do Setti para um debate, sob este ângulo. Não foi assim entendido pela maioria. Vejo grandes amigos (virtuais) a quem respeito pela cultura e equilíbrio (além da coragem) como o Tuco (abraços amigo, só o cito com exemplo pois sei que não se oporia) desconfortáveis pela debate proposto. Foi sim só uma proposta de debate. Sejamos claro: algum dia Setti deu espaço para algum “chapa-branca”? Este texto do RK não é surpreendente (por vir de quem veio, jornalista, petista, amigo de Lula) por não ter ser mais realista que o rei? Ou ser jornalista (não se opõe aos FATOS) e comentarista (emite a opinião dele, que NÃO concordo)? Setti não deixou claro – de modo sutil – a diferença entre um jornalista e “jornalistas”? Onde Setti concordou com as assertivas ideológicas de RK? Deixou claro que discordava. E que o fato que merece ser debatido é que ENFIM alguém próximo a Lula deu um BASTA! De novo, alguém leria isto no blog do coroinha do “Bispo” Macedo? “É preciso ter a grandeza de vir a público para tratar francamente tanto do caso do mensalão como do esquema de corrupção denunciado pela Operação Porto Seguro, a partir do escritório da Presidência da República em São Paulo, pois não podemos eternamente apenas culpar os adversários pelos males que nos afligem. Isso não resolve.” Até aqui fui bem? Espero. Agora o gauche. E por favor, batam leve. Também espero. Amigos deste espaço: não sejamos equalizados ao nível dos lulopetistas! Evitemos usar da mesma práxis que é comum a eles. Não discutem. São sectários. Não debatem. Preferem viver em guetos do que nas ruas e praças. Só leem o que os agradam. Idolatram quem é afeito ao pensamento único. Exigem democracia e nos isolam dela. Demonizam contrários. E nos fazem eternos inimigos e jamais adversários. Foi a antítese deste comportamento ditatorial – nossa atuação, de todos nós, brasileiros com vergonha na cara! – que levou os mensaleiros às condenações! NUNCA o PSDB! RK está errado – mais uma vez – em minorar a importância de uma oposição VERDADEIRA, que sem gritos ou ameaças (isso é do time dele!) conseguiu fazer o Brasil avançar na decência, ética e alguma esperança de vermos culpados punidos. (Falta um!). Ao termos a mesma reação que um Paulo Henrique Amorim tem em JAMAIS publicar sequer um comentário em contrário ao dono da voz (dele), estaremos jogando futebol no pântano. Eles são bons nisto. Este post do Setti é uma partida de futebol no gramado! E aí, eles sempre perdem! Abraços a todos. Grande Reynaldo-BH, obrigado por sua palavra sensata de sempre, e obrigado por haver entendido plenamente o sentido da publicação da importante manifestação do Kotscho. Um grande abraço!

jorge em 30 de novembro de 2012

SENHOR COXO,NÃO TENTE NOS FAZER DE TROUXOS,O SENHOR É AMIGO DO ALÍ-BABÁ POR MAIS DE CINQUENTA ANOS. VEJO QUE FÊZ MUITOS AMIGOS NO PT. CHEGO A SEGUINTE CONCLUSÃO:O SENHOR É AMIGO DE UM BANDO DE LADRÕRES

Jorge G em 30 de novembro de 2012

Ok, caro Setti, entendi o ponto. Mas, vamos lá! O Kotscho escreve de tal forma que espera que Lula (ou o PT, nem sei quem seria qualificado para falar pelo partido além de Lula) venha a público esclarecer as coisas e, assim, rescaldar o partido e o projeto político/ideológico a que se dedicou por toda a vida. Entendo que você ache impactante alguém tão próximo dele exigir algo assim, tão forte e contra o que o PT e seus áulicos vêm fazendo. Mas, sinto muito, o que alguém como o Kotscho, tão íntimo destes meliantes, pode esperar? Um mea culpa, na velha tradição dos partidos comunistas, que depurasse seus pecados e permitisse manter a credibilidade do partido? Não, acho que ele está querendo se descolar do chefe para salvar alguma coisa que se pareça com dignidade. Foi tarde, Kotscho, muito tarde. Você também já era...

roberto em 30 de novembro de 2012

O artigo do Cocho mostrou uma realidade que persiste apesar de tudo. A kriptonita da camarilha é o FHC.

roberto em 30 de novembro de 2012

Apesar de se mostrar "chocado" com falcatruas que a camarilha que ele conhece de longo tempo,sente-se no ar que quem tem alma petralha será sempre um petralha. Nem seu amigo Setti te dando essa tremenda colher de chá,mostra que no fundo está se lixando prá tudo isso,o que vale é a "causa". Vá te catar Koxo! Como sempre "os fins justificam os meios"!

IASSAI em 30 de novembro de 2012

Ele está equivocado achando que o PT tenha que responder ao FHC. Essa corja toda, que não é fruto da mídia, como ele deixa entender, são malfeitores condenados por atos contra o Estado e o povo brasileiros. Há muitos que decepcionaram-se com este grupo PT-PMDB. Os que não estão assaltando o braço federal, estão nos braços estaduais e municipais. Se as "mortes" produzidas por estes bandidos fossem noticiadas como a ação dos que estão agindo em São Paulo, não teríamos dúvidas que se tratam de índoles semelhantes, só têm diferenças na aparência.

Artur Souza em 30 de novembro de 2012

Isso aí é uma crítica? Tem certeza? Kotscho mais parece um pai amoroso e condescendente que, talvez cansado das reclamações de vizinhos ranzinzas, resolveu passar um pito no filho que andou cometendo algumas travessuras. Aliás, ele gastou mais parágrafos de seu artigo atacando a oposição e enaltecendo o lulopetismo do que fazendo cobranças aos crimes - a palavra é esta, Kotscho, até o STF confirma se você ainda tem dúvidas - do PT e de seus aliados.

etienne em 30 de novembro de 2012

SETTI, VOCE DEVERIA TER OMITIDO LOAS A ESSE PETRALHA, O RESULTADO TA AI ABAIXO. TEM HORAS QUE DAMOS PÉROLAS AOS PORCOS, NÉ ????

etienne em 30 de novembro de 2012

ELIANA, VOCE É DOIDA OU É PETRALHA, DIZERALHARA COM TODAS AS LETRAS QUE O LULLA ****** TRABALHA AI É DEMAIS, ELE NÃO TRABALHOU, NÃO TRABALHA E NUNCA TRABALHARA, ELE SO SABE SER APUNHALADO, VOCE É CEGA, SURDA MAS NÃO É MUDA, POIS DIZ MUITA BESTEIRAS, ALIAS MARCA REGISTRADA DE SUA QUADRILHA.

Mônica Pinto em 30 de novembro de 2012

Ricardo Kotscho, tento crer que a ingenuidade de algumas pessoas seja franca e verdadeira. Pense que esta estratégia de calar quando qualquer tipo de denúncia é feita é que manteve Lula até hoje imune a tudo. Não existe crime perfeito. É preciso coragem para ir contra o populismo deste governo. A grande massa que a cada dia acredita que o Bolsa Família foi criado por Lula e que essa esmola sai do bolso do PT é justificada pela posição que o Brasil está no mundo com relação a educação. Essa é a prova cabal do projeto de governo que está em curso.

etienne em 30 de novembro de 2012

SETTI, EU LI TODAS RESPOSTA QUE DEU AOS QUE O ACOMPANHAM NO SEU BLOG, ESSE COCHO DE NEURONIO É UM PETRALHA DA PRIMEIRA LINHA DO PETISMO, E A ALGUM TEMPO LI NO BLOG DO REINALDO ALGO SBRE ELE, E NÃO FOI ELOGIO, FOI UMA CASTANHADA, E AGORA VEM VOCE ELOGIAR ESSE PETRALHA, VOCE SABE QUE TODOS OS QUE SÃO CHEGADOS AO APEDEUTA´SÃO FARINHA DO MESMO SACO, DIZER QUE O PT É O ARTIFICE DA DEMOCRACIA, AI É DEMAIS, E QUANTO A SEU TEXTO, FOI MUI TÍMIDO EM DIZER A VERDADE E QUANTO AOS ELOGIOS FORAM MUITOS VOCE TÁ PARECENDO O FELIPÃO FANFARRÃO.

Tuco em 30 de novembro de 2012

. A que ponto chegamos... Agora temos um Ricardo vertendo loas a outro. Será que teremos também o chicanovski no balaio? Não deixa de ser mais um Ricardo. O respeito que nutro pelo Grande RSetti é por demais conhecido. E, que se frise, respeito merecido. No entanto não me calo - sequer por elegância. Até peço desculpas, mas calar-me, impossível. A mim basta a informação de que se trata de um "assessor" do lularápio desde 69! O RKotscho, "homem de bem", também nunca soube de nada, não é mesmo? Estamos numa terra de dementes. Bando de rebotalhos. Acerca do "artigo", que mais parece um bagre ensaboado, basta ler o sempre pontual e criterioso comentário do Nobre e Notável Angelo Losguardi - 30/11/2012 às 18:02 para se ter o mais fiel resumo da nefanda e pavorosa ópera! Eu também coço a cabeça imaginando (será que consigo?) "o que está por vir"... .

selminha em 30 de novembro de 2012

Setti, até que enfim o Kotscho caiu em si. Fui colega dele na faculdade de jornalismo da ECA-USP, no último ano, e sempre o vi como uma pessoa muito inteligente e competente. Se bem me lembro, na época ele trabalhava no Estadão. Vim para o Rio e perdi o contato com Kotscho. De repente, quando da campanha do Lula para presidente, li nos jornais que ele era seu assessor de imprensa, prosseguindo com ele em Brasília. Depois do escândalo do mensalão, em 2005, percebi que Kotscho ficou meio sem jeito com a situação e, algum tempo depois, saiu do Govêrno. Mas nunca deixou de ser amigão do Lula. Haja estômago. Por tudo isto, fiquei decepcionada com meu antigo colega. Agora, talvez ele recupere a antiga lucidez. Estou torcendo.

Regina em 30 de novembro de 2012

O caro jornalista ainda esta parcialmente cego, quando diz que todos os escândalos fazem parte de uma vontade de sangrar o PT. Ledo engano, o PT é vitima da ganância desmedida e da facilidade dos inerentes aos " caras de pau"

Levi em 30 de novembro de 2012

Retificando; lula NÃO TEM coragem de por a cara pornográfica para bater.

Levi em 30 de novembro de 2012

Esse Ricardo Coxo (coxo das ideias) apesar de estar ainda drogado, tem alguma razão. Mas ele que não se iluda. lula tem coragem de botar a cara pornográfica pra bater.

CARLOS ROCHA em 30 de novembro de 2012

Kotscho, me engane que eu gosto. Até parece que vc não sabe quem é o verdadeiro Lulla! Se vc já o acompanha desde a época do sindicato, vc sabe que o Lulla é isso que está mostrando: Um m#$¨&afioso!

etienne em 30 de novembro de 2012

SETTI, VOCE VAI ME DESCULPAR MAS ESSE CARA NÃO SÓ COME NO COCHO DO PT, COMO É COCHO DE IDEIAS, FALAR DO FHC, AI É DEMAIS, ELE TEM QUE LAVAR A BOCA COM CANDIDA PARA DIZER ALGUMA COISA SBRE FHC, AINDA MAIS COM O SEU PARTIDO PETRALHA NESSA ENRASCADA MORAL, VOCE É DE EXTREMOS, TER O REINALDO E AUGUSTO COMO AMIGO E TER ESSA ABERRAÇÃO PETRALHA, AI É DEMAIS, DESCEPÇÃO MEU.!

ELIANA FABIANO SOARES em 30 de novembro de 2012

SINCERAMENTE NINGUEM É BOBO...TODO POLITICO TIRA PROVEITO EM TODOS OS SENTIDOS...VIAGENS,REGALIAS Q SÓ QUEM TÁ NO PODER PODE TER,SEM MEXER NO BOLSO...O ÚNICO BOLSO QUE ELES TIRAM DINHEIRO É DO NOSSO... E SABEMOS Q NINGUEM É PRESIDENTE DA REPÚBLICA E NAO TEM PREVILEGIOS E COMETE ERROS GRAVES MUITAS VEZES...SÓ Q EXISTE UMA DIFERENÇA,O LULA FOI UM DOS MELHORES PRESIDENTES Q O BRASIL JÁ TEVE,ELE TRABALHOU PRA CARAMBA...ERROU,TODOS SABEMOS,MAS PELO MENOS ELE FEZ MUITO PELO BRASIL.

Henrique Araujo em 30 de novembro de 2012

Tive a tentação de tecer um comentário rebatendo ponto por ponto as considerações do Kotscho, mas ficaria desnecessariamente longo. Felizmente, a maior parte dos outros comentaristas falou por mim. . O que dá para perceber claramente no texto: 1) Kotscho é petista; 2) ele está com as orelhas roxas de tanto ouvir coisas; 3) é vergonhoso e extremamente difícil a alguém admitir que esteve errado o tempo todo. . A respeito do terceiro item, eu sempre terei dificuldade de entender uma pessoa *madura* que acredita em e defende certas doutrinas.

Eduardo C Costa JR em 30 de novembro de 2012

O que eu entendi e que ele cobra a justificativa do Lula, não para dar uma satisfação a sociedade, mas sim, para se defender das cobranças da oposição. Atitude inócua.

Bernardete Moraes em 30 de novembro de 2012

Eis o PT e os petistas, sempre que pegos emsafadeza são ligeiros em atribuir a culpa a terceiros, que nem fazem parte da história.FHC e o PSDB não participam dos fatos ora em discussão, a imprensa não inventou os fatos. Sr. Kotscho, o mensalão foi julgado,os advogados defenderam os acusados(lembrando que os advogados não usaram todo o tempo que dispunham para a defesa), o STF os julgou culpados, entre outros crimes, por formação de quadrilha. A Rose, os irmãos Vieira,os 122 telefonemas para o Lulla ,os e.mails tudo isso é invenção dos milhões de brasileiros que não votam no PT?Faça-me o favor!

Filipi Camargo Morais em 30 de novembro de 2012

Caro Filipi, não publico seu comentário porque você o dirigiu à pessoa errada: Reinaldo Azevedo. O blog dele é outro. Abraços

Edson Joel em 30 de novembro de 2012

Se o Ricardo é amigo de Lula há tanto tempo porque só agora, 20 anos depois, percebeu que não dá pra continuar "fazendo de conta que não está acontecendo nada"? Lula está na história brasileiro como o líder do grande escândalo do mensalão. Mais nada.

Luckenzy em 30 de novembro de 2012

Este é o segundo (ou terceiro?) artigo que li hoje sobre ícones da esquerda petista pedindo explicações ao partido, retratação do Lula ou simplesmente largando a toalha pela causa ao partido ou da ideia "socialista". Enfim, estão broxando. No twitter, a Militância Petista não está mais tão empolgada desde que Odaír Cunha voltou atrás no "projeto satânico" em acusar que não tinha nada haver com isso e não acusar quem era obrigado ser chamado pra depor na CPI. Será mesmo covardia? Agora ando lendo por aí (por outros veículos da mídia) que, na verdade, está acontecendo algo neste exato momento - uma guerra titânica dentro do Palácio: Dilma esta se libertando, olhem só, do controle do PT. Ushollah! Ninguém esta vendo ainda, mas parece que o Partido está se implodindo, o núcleo petista esta perdido e pedindo arrego. É muito nabo pelo passado. Será isso mesmo? Será a PresidentA aprendendo a fazer politica palaciana? A conferir.

Lia em 30 de novembro de 2012

quando ele diz ;para reconhecer os erros cometidos e devolver a esperança a quem acreditou em seu projeto político original, baseado na ética e na igualdade de oportunidades para todos. Agora é tarde amigo, agora somente insanos acreditarão no que quer que Lula diga. O que deve ser feito e assumido ele jamais o fará. De palavras desconexas e sem qualquer respaldo o povo está cheio, embora alguns ainda crédulos cheguem a ficar com dozinha do Sr, Lula. Para vir a publico e chorar se dizendo apunhalado pelas costas não vale mais, pois isto já está manjado e velho demais. Até parece que o Sr. Lula é o proximo protagonista do filme Duro de Matar!!!!! desta vez Duro de Matar 1.3

Anderson em 30 de novembro de 2012

Será que a ignorância será para sempre parte da história de nosso povo bravo e guerreiros? Será que não está no momento de entender que quem tem o poder, tem à responsábilidade de responder por aquilo que lhe foi confiado?

Caraminguá em 30 de novembro de 2012

Grande Setti, acho importante, sim, -- contrariando outros amigos leitores que se manifestaram neste espaço -- você publicar um texto de um cara tão próximo do Lula que, mesmo assim, cobra explicações. Isso mostra que o castelo petralha está caindo pelas tabelas. O Kotcho é claro fala mal de FHC e do PSDB para cumprir a cartilha, mas na verdade faz uma cobrança que se tivesse vergonha na cara faria o Lula ficar vermelho. Mas que vergonha na cara, né?Não tem, não. O Lula é um cara de pau, um malandraço de primeira. Mas gostei da cobrança. Tomara que venham outras. Petralhas, fora!

Natal em 30 de novembro de 2012

Setti, com todo o respeito que tenho pelo profissional que você é (já que não privo de sua intimidade), mas esse texto, artigo...? do amigo do Lula é tão sem vergonha quanto os demais que petistas espalham na internet e não merecia sair no seu blog. Quer dizer que os "eles" de sempre querem exterminar o PT, destruir a biografia impecável de Lula? Mas, que descaramento! O PT e Lula é que fazem isso desde sempre! Ademais, não foram "eles" quem meteram o PT nessas enrrascadas, foi a sede sem medida do poder que transformou o ex-partida da ética no partido da podridão! Confesso que não consegui ler até o final, meu estômago foi se revoltando... não tem jeito: petista é sempre petista! A linguagem é a mesma, a forma de ver o mundo é a mesma. Em suma: um lixo!

Bia em 30 de novembro de 2012

A democracia do PT é só na época do FHC , na oposição..o pior não é isso , o que se sabe a tempos é a incapacidade de gestão dos governos Lula e Dilma, baratas tontas é pouco. o povo que vota no PT ou é amigo do Lula não possui censo critico e nem de realidade, vivem em um mundo de fantasia. Veja o caso desse senhor amigo de tanto tempo, nunca percebeu nada de errado. como isso é possível ?

jarvik em 30 de novembro de 2012

"... nem aderir à guerra de extermínio de reputações e de desmonte da imagem do ex-presidente Lula e do PT que está em curso nos últimos meses..." Senhor Kotcho, aproveitando a deixa de seu artigo, o que está em discussão e em curso não é o extermínio de reputações petistas, senão a tentativa de extermínio de, nas palavras do procurador geral, uma quadrilha formada para nos roubar o futuro do Brasil. Esta já começou com um STF composto de 7, entre 10, juízes indicados pelo próprio PT, isento, portanto. Não maltrate nossa inteligência, por favor.

sofia em 30 de novembro de 2012

perdoa-me Setti, mas fiquei muito irritada de saber que o nobre jornalista postou o artigo desse jornalista insuportável, por isso precisei externar essas palavras porque te admiro demais,tenho por ti muito respeito e admiração. Esse jornalista seu amigo não esta com nada, sempre assim, para justificar os ptralhas mensaleiros tem sempre que incluir o FHC.

sandra em 30 de novembro de 2012

Prezado Ricardo, não concordo com Kotscho quando diz que não há alternativas ao PT - isso é quase uma confissão de que estamos sob a ditadura desse partido. Isso é a visão dele. Muita coisa nova vai surgir no horizonte político e, tenho certeza, a era do PT vai começar a definhar, apesar de parecer o contrário. Lula acabou com o PT. Ao instituir o mensalão, favorecer o enriquecimento ilícito de familiares e amigos, o caso Cachoeira/Delta/Cabral/Pac, um lamaçal sem fim e agora o caso ROSEMARY... não dá, é praticamente insuportável tanta roubalheira e tanto cinismo por parte da turma barra pesada do PT. E Kotscho quer o quê, agora? Que Lula venha a público pedir desculpas novamente, dizer que se sentiu traído, que não sabia que a sua idolatrada secretária Rose fazia??? Ora, quem lhe deu poderes, quem falava diariamente com ela era ele!! Vamos ter de ouvir novamente estorinhas para bovinos dormitar!! E QUEM FOI APUNHALADO PELAS COSTAS FOI O POVO BRASILEIRO. E Kotscho sabe disso. Ele pode ser competente etc e tals, mas sempre soube com quem estava lidando. Li e não gostei do artigo dele. Nenhum petista com jeitinho de anjo me engana mais.

SergioD em 30 de novembro de 2012

Ricardo, também tenho opiniões discordantes em relação ao artigo do seu xará. Mas em duas coisas eu tenho que concordar. A oposição não tem proposta para o país. Não tem e não apresenta claramente suas propostas. Fica pautando sua atuação em ataques ao que se descobre de corrupção dentro do governo. E olhe que há diversas maneiras de atacar as políticas do governo. Ela até procura fazer, mas com uma incompetência de dar dó. Não vejo críticas mais sérias à política econômica do governo vinda dos políticos oposicionistas. Leio-as em diversos artigos na imprensa, mas não vejo propostas mais concretas ao que é aplicado pelo ministro Mantega. Às políticas sociais nem se fala. Os prefeitos de oposição e situação se atacam com gosto à aplicação do bolsa Família e outros benefícios às famílias mais pobres. Parece que a oposição tem medo de atacar políticas de um governo que são aplaudidas por grande parte da população. Será que é tão difícil assim se fazer uma oposição competente nesse país? O mais competente opositor ao governo continua sendo FHC, que não tem muita voz nem dentro de seu partido. Não é à toa que a direção do PT se eriça toda quando da publicação de suas opiniões. A outra concordância, que assinaria em baixo, seria o pedido ao PT e aos seus próceres que se pronunciem quanto aos comportamento de seus militantes e indicados para cargos de confiança. Não dá para ficar botando a culpa na mídia e na oposição. Abraços e parabéns pelo post.

Marcio em 30 de novembro de 2012

Tá bom! Até parece que ele só percebeu que seu amigão não é flor que se cheire agora. Me engana que eu gosto. Todos petistas que tinham um mínimo de vergonha na cara já se mandaram, quem ficou faz parte da quadrilha, sem excessão.

Angelo Losguardi em 30 de novembro de 2012

Não me parece nem de longe decepção ou arrependimento (até porque todas as "licenças" que ele toma no texto até chegar aos 'finalmentes' são absurdas), ele só está cobrando que os membros da quadrilha dêem ao menos explicações minimamente críveis. . Ou seja, ele não se rebaixa ao nível de um sr. Pedro, por exemplo, até porque o limite para a indignidade poucos conseguem atingir. Entendo que o texto indica a gravidade dos fatos (imagina o que está por vir...), mas ainda é só um ensaio.

Johnny Mazzilli em 30 de novembro de 2012

Dizer que o Pt teve papel importante na redemocratização do país é patético. O PT nada fez pra redemocratizar, pelo contrário, adora uma ditadura, apóia os piores tipo sul americanos, recusou-se a votar na época da constituinte, só votou contra tudo e todos, até chegar ao poder. Pra variar, a culpa das mazelas ele coloca indiretamente na oposição. Esse Kotcho come no cocho do PT. Ao ler o título achei que seria algo interessante, mas é uma merda de texto. Caro Johnny, calma, calma. O texto é importante por ser uma cobrança de alguém tão próximo a Lula. Ele é claramente petista, pró-Lula etc. Não "comoe no cocho" do PT, ele É do PT. Daí a importância, maior ainda por sua proximidade pessoal com Lula. Não concordo com as premissas dele, com o que ele diz de FHC etc, mas ele faz uma cobrança a Lula que ninguém mais no PT teve a coragem de fazer. Por isso a publicação. Abraços

Freetibet em 30 de novembro de 2012

Sinto muito Setti, com todo respeito, este senhor em que voce penhora ser do bem, ou é conivente ou é tolinho da seita, cooptado como inocente útil, ou sabe-se lá o que lhe vai pelas ventas. Pra mim, na verdade está em curso uma operação abafa, do tipo " nóis tropeçô, mas nóis faiz" O Mensalão, Sr. Kotscho, é um crime de lesa-pátria, em Cuba ou na China dá fuzilamento!!!

sofia em 30 de novembro de 2012

EM (errado) BEM (correto)

sofia em 30 de novembro de 2012

por acaso foi a policia PSDBista quem desmantelou mais um crime ou foi a Policia Federal?. Pelo seu comentário não li nada em que voce discordasse de seu amigo jornalista, pelo contrario colocou na rede, ajudou a espalhar as fezes.Os ptralhas sempre teem que incluir o PSDB e FHC em suas sujeiras, em que FHC esta errado? ele inclusive irrita os seus simpatizantes pois é ponderado, educado quando se refere a esses bandidos mensaleiros, o que eles não faziam quando eram oposição. Fomos derrotados sim, pois a maquina do governo federal comprava todo mundo, e quem podia competir com o bando? Não perdemos as eleições porque eramos piores, mas sim, porque da mesma maneira que estamos assistindo esse novo escandalo é o que fizeram sempre desde que ocuparam o poder. Oras ptralhas. O EM há de voltar e o MAL não há mais que passar. Não é possível que, mesmo depois do que lhe passei em resposta ao comentário anterior, você ache que eu concorde com as premissas do artigo de Kotscho. Desisto de argumentar.

eli neves em 30 de novembro de 2012

Sr Ricardo todos os partidos ha corrupçao,porem no PT e generalizada,como diz no interior (de cabo a rabo) o Sr, e ingenuo ou dissimulado Se você me chama de ingênuo ou de dissimulado -- ofensa grave --, eu posso dizer que você ou é mal intencionado ou é analfabeto, porque não percebeu que o artigo É DE OUTRA PESSOA, e que eu o publiquei por considerá-lo importante. Precedido, no entanto, de texto que diz, a certa altura, CLARAMENTE, o seguinte: "Não concordo com várias das assertivas e premissas de Kotscho no texto abaixo, mas faço questão de publicá-lo pela enorme importância que atribuo a essa manifestação de alguém que, de longe, é das pessoas mais próximas e leais a Lula."

Mairalur em 30 de novembro de 2012

Com mil perdões por atacar seu amigo de tão longa data, Setti, mas ele está sofrendo do mesmo desvario conveniente dos petistas em geral. Acho que por ter as costas largas para todas as culpas que os petistas lhe atribuem, é que o presidente Fernando Henrique não traz nenhuma marca de facada! Não precisa pedir perdão, não, Mairalur. Por essas e outras que escrevi, na apresentação, o seguinte: "Não concordo com várias das assertivas de Kotscho no texto abaixo, mas faço questão de publicá-lo pela enorme importância que atribuo a essa manifestação de alguém que, de longe, é das pessoas mais próximas e leais a Lula." Um abração!

marco em 30 de novembro de 2012

1- Lula não vai fazer nada disso, mas manter o figurino de sempe, fugir da confusão, e aí o Kotscho vai atear fogo nas vestes? 2- Só agora Kotscho estranhou o próprio partido? Demoradinho, né? 3- Pelo que recordo, ele tem (ou tinha) uma filha na tal EBC, a TeleLula, ou seja: possui autonomia ou pode ser levado a sério para criticar o lulismo? Marco, o importante é justamente o fato de ele SER PETISTA e ser AMIGO DO LULA. Não é alguém que está criticando o lulismo, é alguém, de dentro, que cobra explicações e cobra que o Lula vá a público explicar mensalão, escândalo da Rose etc. Isto é muito significativo. NINGUÉM no PT fez isso desde que explodiu o mensalão, em 2005.

Jarvik em 30 de novembro de 2012

Lamentável, este senhor. Até hoje acredita que os únicos problemas do PT são O PSDB e FHC. Ao mesmo tempo se esquecem de que o começo da salvação economica do Brasil foi o plano real de FHC e PSDB, contra o qual foram todo o tempo. Como mentem e enganam! Sequer o PT é o guardião de democracia uma vez que são amigos de ditadores conhecidos. FHC e Serra tem mais a falar sobre democracia que o Sr. Lula, uma vez que seus mentores, Dirceu, Genoino e Dilma fracassaram mesmo foi na tentativa de instaurar uma ditadura no Brasil.

Airton em 30 de novembro de 2012

Esperava , ( é possível esperar sinceridade de petista ?) algum comentário lúcido , mas o que li foi a defesa , mais uma , do Lula e PT . Como sempre , como disse a Luiza no seu comentário , a culpa do FHC . Foi ele , e as derrotas nas eleições que criaram a Rose , o mensalão , os aloprados , a republica de Ribeirão Preto , a violação da conta bancaria do caseiro , o Carlinhos Cachoeira , a máfia das Ambulâncias e uma PF "incompetente ". Afinal depois de 10 anos de governo petista , esta PF não conseguiu prender nenhum tucano .

sofia em 30 de novembro de 2012

Jornalista Setti, voce concorda com o artigo do tal jornalista seu amigo? Quer dizer que a culpa é do FHC e PSDB? quer dizer que, a Policia Federal, não é policia PSDBista quem desmantela mais um crime e o jornalista e sua trupe acusa as palavras de FHC? que temivel são esses ptralhas, eles não assumem que são ladrões dos cofres publicos e que também não querem tomar o Brasil para um só partido. Acho que você não leu o post, prezada Sofia. Lá está escrito, com todas as letras, antes do texto de Ricardo Kotscho: "Não concordo com várias das assertivas e premissas de Kotscho no texto abaixo, mas faço questão de publicá-lo pela enorme importância que atribuo a essa manifestação de alguém que, de longe, é das pessoas mais próximas e leais a Lula." Fale a verdade, você leu direito o post? Abração!

Oliveira em 30 de novembro de 2012

"devolver a esperança a quem acreditou em seu projeto político original"....pra eles fazerem corrupção com mais cuidado? O PT perdeu sua grande oportunidade histórica, incorreu no mesmo erro dos paises socialistas.O país precisa é de políticas públicas de qualidade e duradouras.E VIVA a imprensa livre.

Ricardo em 30 de novembro de 2012

Decepcionante a tentativa de livrar a responsabilidade do Lula e do PT. Lula tem que ser indiciado por tráfico de influência sim. A cúpula do PT está traindo a sua base, na maioria jovens, que o sustenta. Para restabelecer as premissas e compromissos do PT a cúpula do partido deveria entregar seus cargos e fazer uma reformulação profunda no seu código de ética.

Luiza em 30 de novembro de 2012

Caro Ricardo Ainda que caindo só uma palavra define: NOJENTO. Vai ver foi FHC quem planejou a Rose no EP. Lula continua inimputável.....Um vez petista sempre petralha. A culpa de tudo é semre de FHC, não? E, agora, pelo jeito, também do Felipão... Abraços!

gilberto em 30 de novembro de 2012

Eu estava esperando mesmo alguma manifestação deste jornalista,mas francamente me decepcionei de novo.Como todo petista,ele culpa os adversários pelas mazelas do PT e atribui ao partido méritos que ele não tem.À noite ele vai à TV fazer piadinhas com os adversários junto com o companheiro Herodoto.Se depois de tudo que estamos assistindo,ele acredita ainda na inocência dos companheiros,seu comportamento é tipico daquele conhecido como o da "Velhinha de Taubaté".Ou Kotcho é bobo ou pensa que os outros são.

Eduardo em 30 de novembro de 2012

Sr Setti,estarei falando com o amigo do lulalanacadeia,Sr amigo do lula,dizer q outros partidos não tenham propostas pro Brasil e no mínimo burrice,só pá disputou algumas eleições compradas com dinheiro publico(como foi a da dilma)e mesmo assim com pequena diferença ,sem jamais esquecer q seu amigo disputou umas vinte antes de transformar o pais num covil de corruptos,se alguém trouxe novidade e coisas boas pro pais esse alguém foi justamente FHC com o plano Real, e quem surfou nele foi seu amigo q com doze anos de desgoverno não se provou nada contra ele e seu partido,agora infelizmente quanto a seu amigo e partido não faltam provas de corrupção ,ladroagem, sacanagens com o povo pobre chamando-os de classe media quem ganha R$ 300,00.FALA SERIO!!!

Eremildo em 30 de novembro de 2012

Infelizmente, para o Sr. Ricardo Kotscho, ele ainda vai ter muita desilusão com seu amigo "da onça". Como jornalista deveria estar sempre bem informado para não cair na esparrela que ele mesmo cita em seu texto como "projeto vitorioso de resgate da cidadania". Triste fim para uma ideologia cultivada por longos anos, que ao final se descobriu ser erva daninha.

Pauferro em 30 de novembro de 2012

Explicar com VERDADES o que é difícil pelo Lula e pelo PT. São sabem MENTIR!!!!!!!!!

abel em 30 de novembro de 2012

só pra quem acredita em coelhinho da páscoa, duendes e afins. a filha do Kotscho não era repórter da campanha do maléfico? tem ligações!

lula é o Chefe da QUADRILHA ??? em 30 de novembro de 2012

... "Ele é petista mas é meu amigo" !!!!!!! Lembrou aquela musiquinha do tiririca.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI