Por Domitila Becker

Em comemoração ao Dia da Terra, 22 de abril, dezenas de pessoas de 144 países se uniram em ações para inspirar a Humanidade a apreciar as belezas naturais do planeta a fim de preservá-las. Entre elas, o fotógrafo norueguês Terje Sorgjerd, nascido em 1979, e sua impressionante paciência.

Sorgjerd passou praticamente sem dormir uma semana, entre os dias 4 e 10 de abril,  registrando 16.500 imagens da Via Láctea no topo do vulcão El Teide, em Tenerife, uma das Ilhas Canárias — o ponto mais elevado da Espanha, com 3.718 metros de altura.

As fotos foram tiradas uma a uma em intervalos de 20 minutos. A cada disparo, a câmera era empurrada alguns centímetros por um trilho meticulosamente posicionado por Sorgjerd. Nas tomadas do céu noturno, tem-se a impressão que a Terra está parada e a abóboda celeste em movimento.

O resultado é um filme impressionante que nos faz realmente refletir sobre o futuro de um planeta tão belo.

Leia mais sobre o trabalho de Terje Sorgjerd aqui. Ou confira um vídeo de Sorgjerd sobre a aurora boreal gravado na Sibéria aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =

12 Comentários

Humberto em 05 de novembro de 2011

Magnífico! Me faz pensar no Salmo 8:3 e 4 "Quando vejo os Teus céus, obra dos Teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que Te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?

Carmem Queiroz Costa em 06 de setembro de 2011

maravilha de musica

julio holtz em 27 de abril de 2011

sem palavras para comentar tamanha beleza

Kitty em 27 de abril de 2011

Olá Ricardo, É um espetáculo muito lindo, não canso de assistir!! A música me fascina. ABS

Wilson em 26 de abril de 2011

Lindo, extraordinário mesmo, quase esqueço que a natureza é madrasta, vide o Japão (outra vez) arrasado. Na atual paixão pelo meio ambiente há boa dose de ingenuidade mileranista e de aversão à política adulta, observou G. Steiner, o que o debate sobre o novo Código Florestal brasileiro parece confirmar. A propósito, grupo de cientistas acredita (e já alertou) que justamente Tenerife, como todas as ilhas, criada por atividade vulcânica, ademais dominada pelo colosso Teide, o terceiro maior vulcão do mundo, ativo e com três erupções nos últimos trezentos anos, a última em 1909, Tenerife está fraturada e um enorme pedaço da ilha, em breve (em termos geológicos, daqui a dez mil anos ou amanhã de manhã, toc, toc, toc), vai cair no oceano, causando um gigantesco tsunami que varrerá o Atlântico e destruirá as regiões costeiras das Américas de norte a sul. Outros cientistas, claro, discordam disso, afirmando que o naco que despencará (bem, alguma coisa despencará!) é pequeno, vai se esfarelar quando cair e as ondas que vai provocar não servirão nem para um bom filme caseiro de catástrofe. E assim prosseguimos, entre a admiração e a incerteza.

Edneia Sanches em 26 de abril de 2011

Como duvidar da existencia de DEUS?Que ELE criou tudo?Eu sei que ELE vive e que é O criador de todas as coisas no uviverso e na Terra e meu Pai.

Pimenta em 26 de abril de 2011

Caro Setti, Sobre a terra, coisa tão bela! Sobre nós, coisa tão feia que são Lula, Dilma e seu PT jogando o Brasil nas trevas.

Rosângela em 26 de abril de 2011

Setti, perante a natureza temos que nos curvar e também fazer um agradecimento por existir pessoas sensíveis como esse fotógrafo Terje Sorgjerd e a jornalista Domitila Becker que captam e divulgam todo esplendor para as pessoas que nunca imaginariam que isso existisse. Beleza pura em movimento que nos deixa extasiados e mais confiantes para seguir em frente. Abraço.

Kitty em 24 de abril de 2011

Olá Ricardo!!, Imagine o espetáculo que acabamos de apreciar, mais a música que acompanha o vídeo, "Now we are free", torna o momento, absolutamente mágico!!!! Só Você sabe nos proporcionar sensações como estas.Ricardo VC está certo quando diz que o nosso planeta é lindo. Pena, que temos sempre menos tempo para apreciar, ainda que seja, um beijaflor libando as flores do nosso jardím!!!! Abraços!

AHT em 23 de abril de 2011

Volta e meia divulgo assuntos tratados no Blog Coluna do Ricardo Setti. Por exemplo, este "post" sobre o fotógrafo que tirou 16.500 fotos da Via Láctea acabei de divulgar para amigos, sobrinhos(as) e neta. Nem só de assuntos políticos e econômicos (disputa pelo poder, corrupção e traições) vive o Homem... Ter consciência que somos o "vice-treco do sub-troço" (vide vídeo "Sabe Com Quem Está Falando?", palestra do filósofo Cortella), amar, admirar a vida e a arte é valorizar a nossa rapidíssima passagem por estas paragens do Universo. Valeu, Ricardo Setti!

Marco em 23 de abril de 2011

Amigo Setti: Eu olho para o alto- Lá rolam mares de Luz: -Oh, noite,oh silêncio, oh balbúrdia mortalmente silenciosa Eu vejo um sinal- da distância mais distante uma constelação se inclina, lentamente cintilante, até todos nós ! Parabéns Setti, pela estréia do texto da Domitila no Blog. Abs. Grande Marco, você é leitor fidelíssimo, mas deve ter perdido a estreia da Domitila, que ocorreu ainda no ano passado. Ela assinou até agora pelo menos meia dúzia de textos. De toda forma, obrigado pelos parabéns. Ela é uma excelente jovem jornalista. Abração

Mario Sergio Machado em 23 de abril de 2011

Magnífico! - http://www.mariosergiomachado.com/

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI