Image
Vargas Llosa e o colunista, na casa do escritor, em Lima, no final de 1985

A tarefa era para meu amigo Carlos Maranhão, então, como eu, um dos editores da revista Playboy naquele longínquo ano de 1985, sob o legendário, talentoso e ciclotímico diretor Mário Escobar de Andrade.

Já não me lembro qual foi o problema que surgiu, mas o fato é que Maranhão não pôde viajar, e assim me coube a honra e a alegria de entrevistar, e de acabar me tornando amigo, do homem que hoje, merecidamente, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura: o escritor peruano Mario Vargas Llosa.

Naquele tempo, não era brincadeira, para um jornalista, fazer uma entrevista para Playboy.

A regra era que levássemos pelo menos 150 perguntas por escrito para esse tipo de trabalho.

Dez horas de entrevistas em três dias 

Assim, eu, que já gostava muito do escritor e lera quase todos os seus livros, precisei mergulhar em uma enorme pesquisa e ler o que me faltava de sua obra para me sentir suficientemente seguro antes de embarcar para Lima com minha mulher, Marcia — deferência especial de Mário de Andrade, uma espécie de prêmio pelo duro que eu vinha dando na revista.

Não foi fácil: conversei com Vargas Llosa um total de dez horas, repartidas por três manhãs, em sua estupenda casa de dois andares, repleta de bons quadros e bons livros, decorada com capricho e dotada de piscina no elegante bairro de Barranco, em Lima, de onde se descortina, quando a frequente bruma da cidade permite, o azul poderoso do Oceano Pacífico.

Meu torcicolo e os temas do escritor

Foi agradável, mas não foi fácil — e também porque segui para o Peru com um fortíssimo torcicolo, que quase me impedia de respirar, fruto da fragilidade de minha coluna cervical e do carinho de meu filho Daniel.

Hoje com 31 anos e pai de nosso netinho André, ele tinha sete anos e, quando me abaixei para abraçá-lo na despedida, dependurou-se no meu pescoço. Minha mulher mantém sempre à mão uma pequena farmácia familiar para emergências, e recorri a ela durante a viagem, mas pouco adiantaram os remédios.

Com meu pescoço duro e tudo, a entrevista acabou sendo tão longa que Vargas Llosa incluiu uma referência à sua duração na dedicatória que apôs ao exemplar de A Guerra do Fim do Mundo que eu levara na viagem: “Para Ricardo Setti, después de una ‘Conversación en Barranco’ interminable, (sin enbargo) agradable, con la amistad de un brasileño de corazón, Mario Vargas Llosa”.

Vargas Llosa falou de tudo: amigos e inimigos, a feitura dos livros publicados até então, os projetos para o futuro, o ofício e a paixão de escrever, fama, sexo, a relação com o pai que só conheceu aos 10 anos, a mulher, os filhos, dinheiro, marxismo, liberdade, democracia… A lista de assuntos é interminável.

Uma proposta obscena de Cuba

Um entusiasta da revolução cubana desde seus primórdios, ele com o tempo se decepcionou diante do alinhamento de Havana à União Soviética, afastou-se do marxismo e passou a polemizar de tal forma com a esquerda radical peruana — e as esquerdas em geral — que já na época, segundo me disse, seria linchado se entrasse na multicentenária Universidade de San Marcos, onde se formou em Direito.

Um dos episódios marcantes de seu afastamento em relação a Cuba se deu quando Vargas Llosa, que residia em Londres mas estava cumprindo compromissos em Paris, viu-se agraciado com o Prêmio Rómulo Gallegos de literatura por seu romance — relamente magnífico — A Casa Verde.

Sua editora na Espanha, a Seix Barral, inscreveu o livro sem que o escritor soubesse, e, de repente, lá estava o prêmio, prestigioso, e o dinheiro, uma fortuna para a época, 25 mil dólares.

Como quem bancava o prêmio era o governo da Venezuela, que à época o escritor criticava e não tinha relações com a ilha de Fidel, ele, então “amigo da revolução”, resolveu “saber a opinião de Cuba” a respeito. E o fez por intermédio do escritor Alejo Carpentier, adido cultural de Cuba em Paris. Dias depois Carpentier lhe telefona dizendo que precisavam ter uma conversa e segue para Londres.

Lá, faz-lhe a proposta obscena, que horrorizou o escritor: ele doaria o dinheiro a um fundo que financiava a guerrilha de Ernesto “Che” Guevara em algum lugar do mundo (não se sabia, mas depois se saberia que era na Bolívia, onde Che morreria assassinado). Mas, como um escritor “tem necessidades”, “a revolução” o reembolsaria em seguida, discretamente. Vargas Llosa ficou estupefato e enfurecido, e recusou a proposta.

Image
O escritor Alejo Carpentier: adido cultural de Cuba em Paris

Ele e eu levamos o cano de um editor

Como se pode ver por esse único exemplo, o material colhido na série de conversas com Vargas Llosa resultou tão rico e volumoso que, mesmo editando uma longa entrevista de dez páginas em Playboy, muitos temas ficaram de fora.

Mário de Andrade acabou autorizando que eu o utilizasse num livro, publicado no ano seguinte, 1986, pela Editora Brasiliense sob o título Conversas com Vargas Llosa. Mais tarde o livro seria editado em Portugal e na França e também sairia junto com uma série de artigos de Vargas Llosa em uma edição em língua espanhola na América Latina e na Espanha, Sobre la Vida y la Política.

O trabalho continuou rendendo publicações — e pouco dinheiro. Cinco anos depois da entrevista, a prestigiosa Paris Review, de Nova York, publicaria um grande extrato da entrevista, que seria reprisado num livro editado pelo crítico George Plimpton em 2003, Latin American Writers at Work.

Vargas Llosa e eu levamos o cano do editor do livro em espanhol, um cubano naturalizado americano que já faleceu. Recebi só um adiantamento pelos direitos da edição de 25.000 exemplares, e ele, segundo me disse mais tarde, nem um só centavo.

Um belo dia o editor me escreveu dizendo que, com graves problemas de saúde, estava falindo e fechando a editora. O livro, porém, continua disponível na internet até hoje, e tanto ele como a edição original foram pirateados furiosamente no Peru e em outros países. Não há como correr atrás do prejuízo.

UM JANTAR COM CAETANO, GIL, JÔ, FHC… — Depois da entrevista, passamos a trocar cartas, aqui e ali. Para a edição francesa do livro, telefonei a ele para adicionar algumas questões, e conversamos. Falamos outras vezes por telefone.

Acabamos rindo gostosamente do cano de direitos autorais numa das vezes em que nos reencontramos pessoalmente, em dezembro de 1994, quando o editor Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras, homenageou-o com um jantar repleto de personalidades — de Jô Soares a Caetano Veloso, de Gilberto Gil ao então presidente eleito Fernando Henrique Carsoso, que o escritor admirava.

Naquela mesma vinda de Vargas Llosa ao Brasil, participei de um programa Roda-Viva da TV Cultura em que ele foi entrevistado. De outra feita, sentei-me a uma mesa com ele e outros jornalistas num almoço no restaurante Fasano, em São Paulo, em sua homenagem. E por aí vai.

Image
Vargas Llosa autografando um livro em Lima, no Peru

Em Barcelona, num palco de teatro

Vi-o três anos atrás, em Barcelona, quando, no acolhedor Teatro Romea, ele fez uma espécie de leitura dramática de trechos de obras alheias que o fascinam, com a participação da bela atriz Aitana Sánchez-Gijon. Quis procurá-lo após o show para um papo, mas uma legião de fãs amontoados no corredor que levava aos camarins me fez desistir da idéia.

Na semana que vem, se tudo der certo e o delírio do Nobel permitir, ele estará em São Paulo, fazendo uma palestra na Editora Abril em que serei o mediador.

Será então a hora de rever o primeiro e até agora único amigo que tenho que ganhou um Prêmio Nobel.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + onze =

182 Comentários

Kitty em 22 de outubro de 2014

https://www.youtube.com/watch?v=VACb1Q7hAO8////Olá Ricardo , analise e se interessa aproveite, senão delete. Estou fazendo a minha parte. Depois do que Lula falou de Aécio em Minas, a maldade que destilou sem dó que me sinto no dever moral de quer ver o PT e CIA derrotados. Nunca em toda a minha vida vi tamanha baixaria. Um bêbado alucinado!! Um Abração-Kitty

Kitty em 21 de outubro de 2014

Pessoal olhos abertos!!!! a bandidagem é capaz de TUDO Olavo de Carvalho Recebi inbox, sem autorização para divulgar o nome do remetente: Olá professor Olavo gostaria de fazer uma denuncia! Muito importante gente leiam!!!!!!!!!!!!!!!!!! Recebi de um amigo e acho muito importante compartilhar... Alguém estava ciente do feriado prolongado de sexta-feira 24 de outubro a terça-feira 28 de outubro, e o segundo turno sendo marcado PROPOSITADAMENTE para 26 de outubro, novamente acontecendo o que ocorreu no segundo turno de 2010? ENTÃO PRESTE ATENÇÃO: Em 2010 houve feriado no segundo turno, e todas as abstenções foram votadas para o PT pelos mesários arregimentados. E o PT venceu. Neste ano, haverá feriado na terça-feira, dia do Funcionalismo Público, e se houver abstenções os mesários arregimentados pelo PT votarão de novo o PT. NÃO DEIXEM DE VOTAR NESTE ANO NO SEGUNDO TURNO. NÃO DÊ SUA ABSTENÇÃO PARA REELEGER A DILMA. LEIAM ISTO: PRESTEM MUITA ATENÇÃO NO QUE IREI DIZER! BY Luiz Felipe Rangel Aulicino Acabo de desligar o telefone com um amigo de muitos anos e que trabalha dentro do Datafolha. Ele me assegura que lá TODOS, sem exceção, estão entre a cruz e a caldeirinha. A pesquisa já foi registrada no Tribunal e o levantamento já foi feito. Ocorre que o resultado apurado é muito desinteressante para o Governo, seu principal cliente. Daí a polvorosa, explico: Ou eles perdem completamente a credibilidade ou eles atendem aos interesses do alto escalão do atual Governo. Assim, PRESTEM ATENÇÃO, o Datafolha está apostando em feriados que ocorrerão em muitos Estados, emendando com o "Dia do Funcionário Público" 28 de outubro e, neste caso, a abstenção nas eleições seria grande, justificando eventual erro. Amigos do bem, é MUITO mas MUITO importante que compareçamos ao nosso local de votação e depositemos nossos votos (mesmo que eu não acredite muito em urna eletrônica). Incentive seus familiares e amigos. Não programem viagem (se seu Estado for um desses que terá feriado de sexta a terça). Vamos com tudo para cima deles e extirpar esse governo nefasto que está aí! Curtam! Compartilhem! Comentem! VOTEM! E ajudem seus idosos para que possam ir votar. Novamente lhe incomodando para que analise. Só Vocês, caros formadores de opinião, podem agora ajudar o candidato tucano. Eles acham que fulminaram Aécio com a saraivada de baixaria de Lula em Minas Gerais e com esta triquinela seria o golpe de graça para derrotar Aécio. Caro Ricardo nunca em toda a minha vida assisti tanta baixaria como o que li e ouvi no vídeo da campanha nojenta de Lula em Minas. Chorei de indignação e impotência..Lula é um alucinado e intoxicado pelo poder. Um ser desprezível e canalha. Ainda nutro a esperança que a pesquisa Datafolha esteja errada como no primeiro turno. O TSE aparelhado permitiu e assistiu de camarote o assassinato da reputação de Aécio pelo PT. Quando o tucano partiu para o ataque, o tribunal mudou as regras..Amigo Ricardo estou muito preocupada se Dilma vencer, ela nos levará ao caos como a Venezuela ou a Argentina, que têm uma inflação de 61% e 40% respectivamente e uma sistemática perseguição à imprensa. Mais uma vez eis me aqui lhe incomodando, mas é tudo que posso fazer para ajudar a derrotar o PT aportando o meu grãozinho de areia...//Um abração-Kitty

Kitty em 20 de outubro de 2014

Caro Ricardo. No blog deixei o meu comentário sobe o novo tema: a irmão do Lula. Também expliquei que tem outro vídeo mostrando esta senhora pedindo votos para o Aécio, mas como gato escaldado tem medo de água fria, preferi mandar o link para esta seção e Você avaliará se vale a pena ou não. Fique a vontade para deletar..achei que é uma complementação do vídeo postado na sua coluna..Um abração-Kitty http://youtu.be/SqEY-r_JH4Y//// Fisicamente, ela se parece mesmo com a irmã do Lula. Mas não sei, não, na web há tantas armadilhas... Vou tentar checar a veracidade desse vídeo. Obrigado, em todo caso. Um abração!

Kitty em 17 de outubro de 2014

Em época de campanha temos que colaborar. Caro Ricardo, eis aqui este vídeo que Aécio veiculou. Se já assistiu desconsidere..e se for útil pode aproveitá-lo. Cada um faz o que pode..Gosto demais do Brasil e quero vê-lo livre do Partido dos Trabalhadores e sua tendência nefasta ao bolivarismo. Sofro com a situação da Argentina e não quero o Brasil numa situação semelhante. O meu abração de sempre-Kitty. http://youtu.be/vFyPcEKmcuU

Kitty em 11 de outubro de 2014

Olá caro amigo Ricardo. Tal vez interesse assistir: http://youtu.be/0WM5DIKzHR0//Um forte abraço e um bom domingo! Obrigado, querida Kitty. Assino o canal, já havia recebido o vídeo, mas o envio por você me estimula mais ainda a publicá-lo Farei isso amanhã, pela manhã. Abraços

Kitty em 04 de outubro de 2014

Bom, você conseguiu me emocionar! Foi um amigo que enviou para mim sem saber que eu conhecia Adriana através de você e do blog dela. Não resisti a vontade de compartilhar com você...às vezes,e reconheço,de ser 'invadente', mas sempre me impulsiona um sentimento nobre..!//Um abração Você é visivelmente uma pessoa nobre, cara Kitty. Obrigado pelo carinho. Abração

Kitty em 04 de outubro de 2014

Olá caro Ricardo. Envio um belíssimo presente para você. Por favor, não deixe de olhar!! Eu adorei, pode acreditar. Uma agradável e inusitada surpresa que quero compartilhar com o meu amigo Ricardo:///Um forte abarço-Kitty http://abr.ai/1oGWEMx Ela é uma luz na minha alma, um motivo de orgulho 24 horas por dia, querida Kitty. Abração!

Kitty em 01 de outubro de 2014

Caro amigo Ricardo, vamos ajudar Aécio subir mais um degrau na pesquisa para atingir o segundo turno. Aqui envio o link do vídeo que mostra o que foi dito no novo escândalo dos Correios..Come sempre, se já assistiu, desconsidere..este não é um rumor A notícia está nos jornais: http://youtu.be/j2RgPwP_Fds//Um abração..Kitty

Kitty em 29 de setembro de 2014

Caro Ricardo acabei de receber uma notificação do ex-ministro Joaquim Barbosa. Estou enviando o link, mas se já assistiu, desconsidere! Um Abração-Kitty http://youtu.be/9PP3JzvzvgI/// Obrigado, querida Kitty. É o programa do Roberto d'Avila com ele, feito há alguns meses, e a que assisti na GloboNews. Muito bom!

Kitty em 24 de setembro de 2014

Sou eu quem agradece a sua atenção e gentileza de sempre!//Um abração

Kitty em 24 de setembro de 2014

Obrigado, querida Kitty. Acho improvável o conteúdo desse, chamemos, rumos. Mas agradeço seu interesse. Abração!

Kitty em 27 de agosto de 2014

Olá caro Ricardo, assisti o seu encontro no "Aqui entre nós", de TVEJA esta terça-feira 26/08, mas não encontrei no Blog a matéria para deixar um comentário. Gostei muito o enfoque do seu ponto de vista sobre a performance de Aécio e a sua lentidão para mostrar mais garra nas criticas ao governo Dilma. Não me surpreendeu o resultado do Ibope no que se refere a subida de Marina que considero de efeito emocional. Aécio deve acelerar o passo para não ser atropelado pelo tsunami Marina. Se não perder mais tempo pode até recuperar-se...Dilma como sempre bastante escorregadia e usou mais uma inverdade quando disse que o PSDB afundou o país três vezes. O candidato tucano está pisando em ovos, já que não sabe como bater dada a figura de aparência frágil de Marina que ela sabe explorar muito bem. Mas, caro amigo, faltam ainda algum dias para outubro e torço para que Aécio encontre o tom certo para começar bater nas "meninas", por tanto, não devemos entrar em pânico. Não está o ideal, a morte prematura de Eduardo Campos acabou embaralhando a corrida presidencial, infelizmente. Agora é só esperar as próximas pesquisas para ver se Marina é apenas um globo de ensaio ou veio para apear a Dilma do poder e tirar de Aécio a oportunidade de ir pata o segundo turno.//Parabéns pelas suas excelentes considerações no TVEJA sobre o processo eleitoral atual e seus desdobramentos. Resultou ser um perfeito analista político!! Um forte abraço-Kitty

Kitty em 10 de agosto de 2014

Caro Ricardo, desejou-lhe um felicíssimo DIA DOS PAIS. Um belo dia na companhia da família!Tem coisa melhor na vida do que estar com os seres queridos//Um forte abraço//Kitty Muito obrigado, querida Kitty. Minha filha e meu filho, como também meu netinho, filho do filho, vivem no exterior, mas estamos sempre conectados -- eu indo pra lá, eles vindo pra cá. E o filho chega em férias nesta quinta-feira. Hoje, já nos falamos longamente por Skype. Um abração pra você!

Kitty em 20 de julho de 2014

FELIZ DIA DA AMIZADE, caro Ricardo, É também o dia do amigo, que Deus o ilumine sempre! Obrigada pela sua amizade que se mantêm incólume desde o ano 2010. Mesmo que em forma virtual, eis aqui o meu forte abraço. Estamos vivendo tempos difíceis,caro amigo, tanto no Brasil, como também no mundo todo. A intolerância e o ódio primam por cima de qualquer sentimento..de novo nos deparamos com o começo da guerra fria entre as grandes potencias. Os efeitos nocivos deste revival da violência está na morte nos céus da Ucrânia de 283 passageiros que, a única culpa foi se estar no lugar errado, na hora de serem atingidos por um míssil russo que pode ser uma forte ameaça à paz mundial. E nos comovem os permanentes conflitos entre palestinos e judeus e em muitos outros lugares do mundo; conflitos que fazem as fabricas de armas manter o seu poderio..sempre haverá um conflito a mão para manter o tão rentável negocio em alta. Vejo pouca Amizade em tudo isto..muito pouco para ser festejado! Deixando de lado este rapto de pessimismo, novamente Feliz Dia, caro jornalista!!!//Kitty

Kitty em 12 de julho de 2014

Meu caro amigo Ricardo, senti muito mesmo esta mais uma derrota do time brasileiro, pensei que poderia vencer a Holanda, mas a falta de motivação jogou em contra..Amanhã será o dia da Argentina perder para Alemanha, mas mesmo assim, vou torcer pelo time de Sabella..Itália foi para casa cedo demais; o Brasil, inesperadamente, também.Torci por estes dois países, o primeiro porque é a minha terra natal e o segundo, a minha terra de adoção. Só me resta torcer, agora, pela minha segunda terra de adoção onde passei uma boa parte da minha vida e lá moram parentes e bons amigos. Deixo aqui o que o grande Neruda dizia, "pobre de quem finca raízes em dois lugares:sofre duas vezes". Eu, três vezes! Um forte abraço-Kitty Puxa, Kitty, seu coração vai ficar partido de uma forma ou de outra. Mas não se precipite: o resultado só será conhecido mesmo no final da partida... Abraço

Kitty em 29 de junho de 2014

Caro Ricardo, como prometi no FACE na notificação do amigo Augusto que você estaria na Tabelinha/ VEJA como convidado de honra dele, aqui estou eu para parabenizar Augusto pela escolha do convidado de hoje. Caramba, meus dois amigos Augusto & Ricardo na Tabelinha de VEJA. Poxa, como gostaria ser versada no tema Futebol, para fazer um belo comentário à altura dos dois experts no assunto. Me contento de dizer que também penso que decisões tão importantes nos jogos de Copa do mundo, ganhar por pênaltis tira o brilho do jogo, claro que no final, o que importa é vencer e se classificar para a próxima rodada. Também acho injusto colocar nos ombros de um jovem de 22 anos no, caso Neymar, toda essa responsabilidade que considero por demais temerário. Muito certo também realçar que hoje em dia não mais existem cinderelas nos times que concorrem para a Copa. Todos são muito bem preparados e organizados, já que muitos deles jogam na Europa, um pouco o berço do aprendizado, como muito bem você menciona.Ainda temos jogos pela frente e o Felipão desde, o alto da sua experiência, fará os ajustes necessários para que finalmente haja esse entrosamento que vocês dizem que faz falta para jogar aquele futebol-arte de outros tempos..Do resto não me atrevo falar além da conta do que não intendo muito. Adorei vê-los juntos de novo, vocês sabem a simpatia que nutro por vocês, meus caros amigos…Ficaremos atentos os próximos jogos, mas se palpite funciona, o Brasil leva a COPA. Também penso que política e futebol não é uma boa mistura..claro, que o governo fará de tudo para reverter o pessimismo inicial em lucros eleitoreiros, mas também, acho que o povo vai sentir no bolso o custo de tanta gastança e voltará a protestar por obter melhorias…O tempo nos dirá se a Copa pode ser o fiel da balança em outubro..Por enquanto só, e peço desculpas por não ser mais original no comentário, mas reconheço as minhas limitações no tema. Para isso tenho vocês dois como mestres e, é sempre um prazer escutá-los ou ler os vossos brilhantes textos. Caro Ricardo, não encontrei no Blog o vídeo e pensei deixar meu comentário aqui, nesta seção. Se, por acaso, você o colocará em outras seções, voltarei a repassar o comentário. Um grande abraço e meus parabéns pelo belo programa de ontem, após a vitória suada do Brasil contra o Chile.///Kitty Pelo visto, você não é tão pouco versada no assunto quanto diz, modestamente, cara Kitty. Obrigado por sua atenção de sempre.

Kitty em 22 de junho de 2014

Desculpe Ricardo, agora consegui virar a notificação no visualizador de fotos..releve a Kitty afoita, tá? Um abração dobrado pelo incomodo...rsrsrs!!!

Kitty em 22 de junho de 2014

Olá Ricardo. Acontece uma coisa esquisita nas notificações. Acabei de receber uma sua notificação, mas quando clico nela, não entra..insisto bastante, mas fica congelada. Ai eu vou no seu Face e consigo enviar o meu comment..talvez seja a minha 'compu' ou algum problema no site. Não é a primeira vez que acontece...Por isso o atraso em responder, espero para ver se mais tarde entra..//Um abração-Kitty

Kitty em 19 de junho de 2014

Antes de deitar, não resisti a tentação de comentar para você que senti muitíssimo a saída prematura da Espanha do mundial. A Fúria sempre nos prodigou um excelente futebol, mas hoje não consegui segurar a emoção quando vi refletida nos rostos dos jogadores uma profunda decepção e tristeza pela segunda derrota sofrida que os tirou da Copa..mas o jogo é isso, feito de alegrias e decepções..Me criei na Argentina e lá aprendi a querer a Espanha como a Madre Pátria..só isso, caro amigo Ricardo..Boa noite!/um Abração-Kitty Também lamentei enormemente, fiquei muito triste. Mas o futebol é assim -- e a vida também. Um abração

Kitty em 17 de junho de 2014

Olá caro Ricardo, dei uma passadinha nesta seção do Blog apenas para lhe parabenizar pelo jogo do Brasil versus Croácia..claro que é apenas o começo e, a caminhada para ganhar a tão cobiçada e polêmica Copa é ainda longe. Até aqui foram surpresas e mais surpresas e alguma decepção, também como da Espanha campeã perder pra Holanda de 5 a 1, foi sim uma derrota pra lá de humilhante e, depois, para coroar mais uma zebra, a queda do playboy Cristiano Ronaldo o quase dito invencível...Até aqui a Seleção, embora não jogasse o seu melhor futebol, está invicta e liderando o grupo A..vamos ver os próximos lances. Itália e Argentina não mostraram todo o seu provável potencial. Na minha modesta opinião, nem um Messi nem um Balotelli soinhos podem fazer milagres, tem de se apostar na equipe toda..Mas, deixemos a bola rolar e ter confiança que todo o dinheiro gasto na Copa das Copas como, o companheiro Lula se ufanou em chamar, não tinha sido em vão..Temo a uma Alemanha aguerrida e forte, mas, seguramente a família Scolari saberá dominá-la. Então, amigo Ricardo será o que Deus quiser..Uma boa noite e até a próxima visita/ Um abração-Kitty Obrigado pelo seu carinho de sempre, Kitty. Uma ótima noite pra você também e até breve. Abração

Kitty em 31 de maio de 2014

Caro amigo Ricardo, segunda-feira 02-06 terei que me submeter a uma intervenção cirúrgica que realmente não estava nos meus planos, mas a vida nos prega alguma peça de vez em quando. Apenas puder dedilhar o computador voltarei a lhe enviar meus mais do que simples comentários..eu sei que estou em falta porque diminui as incursões no blog devido a todo este problema. Quando viajei a Baires sabia que teria que passar por isto. Dou como certa a sua compreensão..Estarei boa logo, se Deus permitir//Um forte abraço-Kitty

Kitty em 19 de abril de 2014

Caro amigo Ricardo,lhe desejo uma muito FELIZ PÁSCOA em companhia dos seus seres queridos..!! Estarei viajando para Baires o dia 24 do corrente mês e estarei de volta ao Brasil 12 de maio. Sempre que puder estarei no Blog e no Face apreciando suas múltiplas matérias. Temas não faltam, né caro Ricardo? Os escândalos não param de pipocar..O da Petrobrás foi o cúmulo da ousadia na ocultação de uma negociata muito malsucedida onde primou uma bestial malversação de dinheiro público, onde diretores da mega empresa Petrobrás foi ludibriada em milhões de dólares. A presidente Dilma acusa adversários de tentar destruir a grande petrolífera brasileira. Com cara de um mastim prestes a morder e usando o populista linguajar do mestre e padrinho,Lula da Silva, Dilma se afunda num mar de incoerências e de frases rebuscadas que caem por si só porque não têm fundamento. A pergunta que não quer calar, me diga caro amigo o que tem a ver a oposição com a compra da refinaria de Pasadena, nos Estates? Onde a oposição interveio para que a companhia caísse da 12ª para 120ª posição da lista das maiores empresas do mundo?..Claro que ela não iria dizer que em estes quase 13 anos de desgoverno petista o único que fizeram foi um escuso aparelhamento da outrora poderosa petrolífera brasileira e os diretores envolvidos em escândalos, e ela mesma como ministra das Minas e Energia não leu os termos do contrato leonino, rubricou e quando veio a descobrir da burrada que fez? Ficou calada e enfiou a lama debaixo do tapete por alguns anos. Simplesmente ela quer transferir para a oposição a negociata e da queda livre da companhia junto com a total desmoralização da Petrobrás. Lhe sobra muita cara de pau..aprendeu direitinho as lições do mandachuva Lula. Parece que as palavras humildade e bom senso não existem no vocabulário do PT nem da mandatária brasileira. No final das contas, por que Dilma é contra a CPI..se teme tanto da instauração da CPI é porque tem muita mais sujeira por trás da trapalhada do que se pensa..desculpe que estou fora do tema, mas me empolguei um pouco...um abração/Kitty Você disse bem, querida Kitty: um mar de incoerências. Espero que este governo pague por tudo isso nas urnas. Boa viagem a Baires e boa Páscoa! Um grande abraço.

Kitty em 31 de março de 2014

Achei no buscador: na seção MUNDO sob o titulo de Reformas Economicas/Inversiones extranjeras-: Cuba aprueba... e as relacionadas: claves de una mutación. Data: 29/03/14/. Também encontrei, prezada Kitty. Obrigado!

Kitty em 31 de março de 2014

Caro Ricardo, com a intenção de colocar o artigo sobre a apertura de Cuba aos capitais estrangeiros nos favoritos me deparei que o artigo desapareceu, procurei no arquivo do jornal..repassei toda a folha de notícias e nada. O encontrei no Herald, na versão inglesa, mas muito reduzido..então procurei e achei en La Nación mas não tão completo como estava escrito no Clarin. Guardei o Herald..e algumas anotações tiradas do Clarin, mas claro era muito cumprido para escrever tudo..Alguém mandou tirar e colocaram duas matérias novas e uma lista de colunistas, mas o artigo sumiu!/// Buenos Aires Herald///Mais um abraço-Kitty

Kitty em 30 de março de 2014

Bom dia Ricardo, Eis me aqui perturbando ao caro amigo mais uma vez. Ricardo li no Clarin uma notícia que me deixou perplexa porque aqui não a li ainda..os jornais e revistas estão calados, mas eu gostaria que VC desse uma olhada e tire suas próprias conclusões. Acho que dará uma explicação sobre a construção do Porto Mariel em Cuba e outras novidades que me deixaram de queixo caído. Daí as contantes visitas de Lula e cia para Cuba, mas isto desbarataria o socialismo do século XXI que tanto alardeiam Cuba e Venezuela..Leia, por favor...para o PT e Foro de S. Paulo pode ser uma bomba de nitroglicerina!!!! Clarin.com//30/03/2014//Ultimas noticias Inversiones extrangeras: Cuba aprueba una histórica apertura de su economia//embaixo:Claves de una mutación//vale a pena ler.Desculpe o atropelo, mas não li em canto nenhum esta notícia. Se não interessa ou está sendo noticiada aqui no Brasil, desconsidere este comentário Um forte abraço-Kitty Você é uma leitora gentil, generosa e querida, Kitty. Não precisa pedir desculpas, não incomoda nunca. Obrigado pela dica. Abraços

Kitty em 21 de março de 2014

http://youtu.be/TpaQYSd75Ak Espero que goste, Ricardo..///Um abraço-Kitty

Kitty em 20 de março de 2014

Um abração, caro amigo..que alivio!!

Kitty em 20 de março de 2014

Caro Ricardo, novamente peço desculpas porque achava que você faria parte do debate de hoje. Além de não consegrir assistir por problemas técnicos venho a descobrir que é o Podval que faz parte do debate. No Face de Augusto aparece você e ai me enganei..tal vez consiga assistir na reprise..me desculpe, esta Kitty não se emenda. Mais esta gaffe..//Abraçõs e mil desculpas...// Imagine, querida Kitty! Que gafe, que nada. Eu não participei até porque estou fora do país por uns dias, mas trabalhando. Um grande abraço!

Kitty em 07 de março de 2014

Bom dia, querido Ricardo Não podia deixar passar em brancas núvens o dia de hoje: o Dia do Jornalista! Sem vocês a escuridão no mundo da notícia seria total, por isso que você e muitos outros bravos brilham tão intensamente..são os nossos voceros, os brilhantes formadores de opinião que diariamente nos informam e comentam os acontecimentos nacionais e internacionais. Como sempre aqui estou eu, firme como uma rocha para lhe parabenizar e lhe desejar um Feliz Dia do Jornalista!!!Um abração-Kitty Obrigado pelo carinho, querida Kitty. Abraços

Kitty em 19 de fevereiro de 2014

Caro Ricardo, mais uma vez aqui estou eu para lhe parabenizar duplamente, no Face e agora nesta janelinha que fui autorizada de abrir quando precisasse me comunicar. Hoje é um dia muito especial para você que, atingiu mais um espetacular recorde de acessos no Face, quase 2 milhões..não é pouca coisa não!!! Claro que senti emoção quando vi a bela notícia e vibrei porque eu faço parte desse contingente de pessoas que apreciam seus posts, que gostam demais do que você escreve, a sua inconfundível verve e a diversidade dos temas que exibe no blog e que são passados para o Face...Meus cariños, meus parabéns caro escriba Ricardo...Vamos continuar essa parceria no Blog e no Face..Um forte abraço--Kitty Obrigado pelo carinho, querida Kitty. Grande abraço

Kitty em 04 de fevereiro de 2014

Caro Ricardo, vibrei com o programa Roda Viva e a sua participação foi excelente. Romeu Tuma não decepcionou demonstrando que não se deixa intimidar e soube responder com convicção mesmo as perguntas capciosas...Consegui assistir ao vivo e a audiência foi arrasadora..os comentários dos twitteiros pareciam uma avalanche e contei mais de 3000 expectadores, me incluindo é claro..Parabéns para você e ao Augusto..simplesmente arrasaram em tudo, inclusive, na elegância! Um forte abraço/Kitty Bondade sua, como sempre, querida Kitty. Muito obrigado! Um grande abraço

Kitty em 03 de fevereiro de 2014

Caro Ricardo, estou exultante de saber que hoje à noite você fará parte da bancada de jornalistas que enfrentarão com perguntas de peso ao ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Jr. Espero ansiosamente que o Tuma responda com certeza e embasado de provas contundentes sobre as denuncias que revelou no seu recente livro, apontando nomes do PT de como usam a máquina destruidora de reputações, entre outras coisas. Felicíssima que esteja lá na TV Cultura junto ao irmão-amigo Augusto. Que o programa seja um êxito total, caro amigo! Um abração, meu caro jornalista! ( Estou no hospital cuidando de um familiar que vai fazer uma angioplastia amanhã, e o WI-FI não está muito bom, espero que não falhe esta noite às 9 horas- horário de verão para o NE-, mas se acontecer e não poder assistir ao vivo, por favor, deixe o link...muito obrigada!!!

Kitty em 14 de janeiro de 2014

Bom dia caro Ricardo, espero que tudo esteja bem com você! Um abração-Kitty

Kitty em 09 de janeiro de 2014

Olá caro Ricardo, desculpe vir a este espaço para lhe perguntar o porquê não aparece nas configurações do Feed como fazia enquanto estava de férias. Errei ou cliquei sem querer em algum lugar sem intenção e lhe tirei das mesmas?. Não sou muito esperta em computação...De qualquer maneira posso ir ao blog ou no seu perfil no Face...Me acostumei com a sua presença e a de Augusto...meus dois queridos amigos!!!//Um forte abraço e mais uma vez lhe peço desculpas..Kitty Prezada Kitty, não sei responder a sua pergunta. Vou verificar com o pessoal de TI o que se passa. Mas será que você não se descadastrou sem querer? Obrigado por me avisar! Abraços

Kitty em 31 de dezembro de 2013

De onde você estiver,caríssimo Ricardo, receba os meus votos de um felicíssimo ANO 2014 e que este seja portador de muita saúde,e de muita disposição para continuar a luta desde a prestigiosa trincheira do seu Blog com inteligentes textos e opiniões ponderadas, para que possamos sonhar com um Brasil muito melhor.! Um carinhoso abraço-Kitty//

Kitty em 29 de dezembro de 2013

Bom dia Ricardo, sei que está de férias e, talvez não leia esta mensagem..mas hoje é o dia do amigo e não poderia deixar de lhe enviar um abraço. Acabo de ler esta frase e a compartilho com você:" Amigo é aquele que o vento não leva e a distância não separa". Feliz dia do amigo, então!!! Kitty

Kitty em 12 de dezembro de 2013

Boa noite caro amigo Ricardo,corri para esta seção do Blog onde me sinto à vontade para lhe deixar uma mensagem de um merecido descanso, vai fazer muita falta!. Ainda estou sem internet, depois de seis protocolos e duas notificações ao setor técnico da Oi que no total somaram 15 dias, vieram e trocaram o modem..só que depois de quinze minutos caiu de novo e até aqui nenhuma notícia da operadora. Ontem não consegui entrar nem no seu blog nem o de Augusto, parece que segundo o próprio Augusto, houve problemas técnicos...o 3G da Tim é fraco e muito lento...espero que na sua volta o meu problema também esteja solucionado. Querido Ricardo, aproveito esta breve missiva para lhe desejar um Natal abençoado junto à sua querida família e para todos nós, um 2014 de muitas realizações e de Mudanças que possa deslanchar o País ao lugar de excelência que lhe corresponde no mundo..assim espero pela pobre Argentina tão vilipendiada por um governo que dá vergonha...Em fim, caro amigo, descanse muito porque teremos um ano agitado..um forte abraço desta amiga que lhe acompanha desde 2010 e que espera de poder fazê-lo por muitos mas muitos anos mais..sempre lhe admirando..respeitosamente -Kitty

Kitty em 14 de novembro de 2013

Boa noite caro Ricardo, Novamente batendo a porte desta seção do blog. O que me traz são duas coisas, a primeira é que fiquei muito feliz de saber que hoje teremos debate e que você fará parte dele, incrementado assim o alto nível. E segundo,lhe parabenizar pelo excelente número alcançado no Face: 150.000 comentários, pena que alguns não foram aproveitados, posso imaginar as grosserias que deve ter recebido, às vezes, no Face eu leio algumas bastante desrespeitosas e eu dou o troco fazendo o contraponto com um elogio. De todos modos foi uma brilhante performance..também pudera, é um justo merecimento pelo empenho na qualidade dos temas escolhidos e a seriedade como são tratados os temas políticos com a sua finesse de sempre, mesmo na critica mais dura. Bom, meu caro amigo, paro por aqui e estarei lhe assistindo no debate, que promete ser muito bom! Um abração-Kitty Você é um doce de pessoa, prezada Kitty. Muito obrigado pelas palavras gentis. Abração

Kitty em 01 de outubro de 2013

Caro Ricardo, não deixe de colocar as matérias no Face, mesmo que a minha atividade diminuiu um pouco devido que parentes da Argentina vieram a me visitar, talvez fugindo do clima instável da primavera bonaerense. O nosso mar verde esmeralda e o clima aprazível que estamos tendo depois das chuvas que se tornou tentador de visitar. Não fica muito tempo, mesmo assim sempre estarei lhe acompanhando nem que seja com um curtir ou algum comentário no Face. Dentro de poucos dias tudo voltará ao normal se Deus permitir..por enquanto, o meu bom dia e o meu abração de sempre//Kitty

Kitty em 01 de outubro de 2013

Caro ricardo, não deixe de colocar as matérias no Face, mesmo se a minha atividade diminuiu um pouco devido que parentes da Argentina vieram a me visitar, talvez fugindo do clima instável da primavera bonaerense. O nosso mar verde esmeralda e o clima aprazível que estamos tendo depois das chuvas que se tornou tentador de visitar. Não fica muito tempo, mesmo assim sempre estrei lhe acompanhando nem que seja com um curtir e algum comentário no Face. Dentro de poucos dias tudo voltará ao normal se Deus permitir..por enquanto, o meu bom dia e o meu abração de sempre//Kitty

Kitty em 14 de agosto de 2013

Caro Ricardo, permita-me fazer uma correção sobre o post que se refere a Cristina Kirchner e as premárias na Argentina onde o kirchnerismo perdeu feio. Cristina perdeu também em SANTA CRUZ( reduto eleitoral dos Kirchner).É lá que eles fugiram durante o tempo do terrorismo, e também possuem muitas propriedades e um hotel de importante porte em Calafate na provincia de Santa Cruz.Expressiva vitória da oposição nas 5 principais colégios eleitorais do país: Na província de Buenos Aires e Capital Federal, Cordoba, Santa fé,e Mendoza. No post você colocou Santa Fé como o reduto do casal K. Não que seja tão importante, mas como informação correta!Um abraço-Kitty Querida Kitty, obrigado pela correção. O texto, como você verá se olhar bem o post, não foi de minha autoria -- só o comentário de introdução a ele. Mas vou corrigir já. Um abração

Kitty em 12 de agosto de 2013

Bom dia caro Ricardo, Depois do susto e um pouco de decepção devido ao caso Siemens, que fiquei um pouco sem ânimo, não vou esconder isso de você...mas hoje tive uma alegria que me reanimou um pouco. E queria lhe participar desta minha alegria: os primeiros resultados apontou derrota do kirchnerismo nas eleições primárias na Argentina..o candidato da oposição está cinco pontos porcentuais do candidato oficialista. Cristina não terá o quorum suficiente para alcançar o seu tão sonhado terceiro mandado..sei que é ainda cedo para comemorar, mas pelo menos é um bom sinal..desculpe este meu impulso de lhe contar isto, mas eu a considero uma boa notícia. Quem sabe se também no Brasil as coisas se dê da mesma forma...///Um forte abraço e um muito obrigada pela sua eterna paciência, caro amigo--Kitty Deus a ouça, querida Kitty. Acho Cristina Kirchner um baluarte do atraso e do autoritarismo. O bravo povo argentino não merece esse tipo de gente no poder. Abração

Kitty em 20 de julho de 2013

Caro Ricardo, não sei se está no Brasil ou em Barcelona, isso não importa, porque esteja onde estiver amanhã é o Dia do Amigo, então estou aqui para lhe enviar, mesmo que seja virtualmente, um abraço carinhoso.//Kitty Estou em BCN, prezada Kitty, e daqui agradeço e retribuo sua mensagem tão carinhosa. Abração

Kitty em 05 de julho de 2013

Meu caro Ricardo, por isso não lhe vi no debate ontem. Solucionei o problema enviando o meu comment no Política e Cia, embora que o tema esteja off topic, mas você entenderia. O comentário foi salvo porque o coloquei no Word. O link é: http;//goo.gl/1zwQK Agradeço o seu empenho em me atender, e desejou-lhe uma ótima permanência em Barça e volte logo..gosto demais d suas aparições nos debates//Um abração e muito obrigada pela sua gentileza///Kitty

Kitty em 05 de julho de 2013

Boa noite, caro Ricardo, estou aqui lhe incomodando porque tenho um comentário do artigo de J.R.Guzzo: 'O Fim do Resto'. Bom , ele está lá entalado. Explico, quando clico no 'comentar, ele não entra. Uso a seta para voltar e o screem fica branco. Volto e ele está lá e não entra. Passei para o Word e quando o problema for solucionado eu envio..queria lhe contar. Obrigada e um abração, Kitty Kitty, você não incomoda. Eu não consegui localizar o problema porque o título que dou aos comentários do Guzzo no post são diferentes dos que ele escreve no original. Você poderia me passar o link do post? Aí eu peço para o pessoal de TI resolver o problema. Estou em Barcelona, mas isso é possível de ser feito. Abraços

Kitty em 22 de maio de 2013

Caro Ricardo, FELIZ DIA DO ABRAÇO!!! Então, aqui deixo o meu abraço fraterno a um excelente amigo!///Kitty Outro pra você, Kitty. Obrigado!

kitty em 04 de abril de 2013

Caro Ricardo, hoje é o último dia de Cyber. Estarei voltando para J. Pessoa sábado 06/04. Continuarei em contato a partir de domingo ou segunda-feira , se Deus permitir. Um abração,Kitty Que seja um bom retorno, cara Kitty. Um grande abraço

kitty em 27 de março de 2013

Boa noite caro Ricardo, Hoje voltei de Pinamar. Espero que aceite, embora que tarde, uma Boa PESAJ! Judeus e cristãos possuem o comum desafio de buscar os caminhos que levam à dignidade do indivíduo alcançada mediante uma labor espiritual, no berço de uma sociedade que persegue paz e justiça! Aproveito e adianto , também, Felizes Pascoas para você e para a sua família///Um abração--Kitty Obrigado, prezada Kitty. Pra você também. Seja bem-vinda de volta! Abraços

kitty em 16 de março de 2013

Caro amigo Ricardo, Amanhã domingo estarei viajando a Pinamar, apenas uma semana.Volto para passar as Páscoas com a família e voltarei para o Brasil o dia 06 de abril.Nestes dias não estarei pouco conectada a internet e aproveitarei estes dias para finalmente terminar de ler o livro do escritor Vargas Llosa, O Sonho do Celta. Também vou tratar de encontrar o livro que você mencionou na seção Livros & Filmes: Diário de um Marine/// Simón Bolívar Buckner. Você disse que era um texto longo? Não! Um texto brilhante, esclarecedor, didático.... Adorei. Sempre que possível estarei em contato. Um abraço Outro abraço pra você e que aproveite a viagem. Tudo de bom!

kitty em 28 de fevereiro de 2013

Caro amigo Ricardo, Graças a Deus a sua foto está no meu perfil novamente!!! Realmente não estou entendendo o que aconteceu. Fiquei como medo de perder o seu contato, mas está tudo bem agora...agradeço a sua preocupação de coração///um abração e meu sempre obrigada pela gentileza. Não há de quê. Abração!

kitty em 27 de fevereiro de 2013

Caro Ricardo, não sei o que passou mas você desapareceu do feed e na minha lista de fotos onde você está junto de Augusto e Ricardo Noblat. Fiz alguma coisa errada? Um abraço// Que eu saiba, não, prezada Kitty. Você quer que eu fale com o pessoal de TI da VEJA? Abração

kitty em 25 de fevereiro de 2013

Caro amigo Ricardo, Se tiver um tempinho sobrando, dê uma olhada ao artigo escrito por o Prêmio Nobel M. V. Llosa no jornal La Nación no setor ; Opinión/página 17 lunes 25/02 sobre la renuncia do Papa; El hombre que estorbaba"///um abraço-- vão fechar--Kitty Obrigado pela dica, Kitty. Abração

kitty em 20 de fevereiro de 2013

Caro Ricardo, embaixo está a minha mensagem que lhe informei que estava viajando para Argentina como todo ano faço em fevereiro. Estou com muita saudades...dentro do possível estarei em contato com a coluna...um abração da amiga Kitty..Lhe encontro no Face também...

kitty em 20 de fevereiro de 2013

Boa noite caro Ricardo, hoje é o primeiro dia que entrei na internet. Só queria que soubesse..O lugar onde tenho Wi-Fi está um pouquinho longe do meu apartamento..sempre que possível deixarei um comment...abraços--Kitty Você está em Baires ou no Brasil? Seja sempre muitíssimo bem-vinda! Abração

Kitty em 15 de fevereiro de 2013

Caro Ricardo, Mais uma incursão minha neste canto tão agradável.Desculpe por estar um pouco ausente do blog nestes dias prévios e pós carnaval. Duas amigas de São Paolo me visitaram e, também estou viajando para Baires neste sábado 16 de fevereiro, estarei fora do Brasil 50 dias. Mas, estarei sempre lhe acompanhando tanto no blog como no Face, sempre que possível..onde tiver Wi-Fi entrarei em contato nem que seja com um simples comentário, um olá, em fim, sempre participando dentro do possível.//Um abração y um 'hasta la vuelta, querido amigo Ricardo'////Kitty

Kitty em 31 de dezembro de 2012

Caro Ricardo, levando em conta a minha impulsividade, não resisto à tentação de exprimir mais uma vez os meus votos de um Feliz Ano Novo. Que 2013 seja portador de muita Saúde, Alegria e Prosperidade; um ano de crescimento e melhoria de vida para todos nós!Que todos os seus sonhos e desejos lhe sejam concedidos, extensivos a sua família.Um forte abraço//Kitty Igualmente, querida Kitty. Abraço

Kitty em 20 de dezembro de 2012

Meu caro Ricardo, Mais um ano que se vai, e já são três..Este será o terceiro Natal que lhe acompanho neste seu prestigiado Blog.Tudo começou quando tive a curiosidade de assistir o vídeo postado na sua coluna, na qual, o irmão e amigo Augusto Nunes lhe perguntava como seria o lay-out ou formato do seu blog. Permita-me dizer, que foi simpatia e empatia à primeira entrevista! E aqui estou.. O ano que nos deixa, 2012, foi um ano de altos e baixos. Baixos, porque ambos perdemos entes queridos: seu irmão e a minha cunhada Graciela. E os altos, o elogioso despertar dos cidadãos de bem que, voltaram acreditar que no Brasil temos um Justiça independente que demostrou que os princípios republicanos são respeitados e que a Lei é igual para todos os brasileiros, indistintamente,do seu poder aquisitivo, cor, religião ou o fato de serem diferentes. Isso foi comprovado no julgamento do mensalão que julgou, condenou e mandou para a cadeia os poderosos medalhões do Partido dominante e muitos outros dentre os 40 quadrilheiros-mensaleiros envolvidos no maior escândalo de corrupção da era Lula. Claro que não ganhamos a guerra definitiva contra os crimes de colarinho branco, mas sim,foi uma grandiosa e edificante batalha. Não podemos deixar de mencionar o ministro Joaquim Barbosa com sua firme atuação no julgamento do mensalão, o primeiro negro a assumir a presidência do STF,que encarnou o clamor popular!Nem poderíamos,esquecer a brilhante atuação da imprensa independente que em forma corajosa, manteve o mensalão em constante evidência nos seus editoriais, para que este crime de assalto aos cofres públicos, fosse julgado em tempo antes que prescrevesse. Daí, os meus parabéns aos jornalistas da imprensa decente,especialmente os da Revista VEJA, que com textos primorosos mas, ao mesmo tempo, contundentes e críticos que, nos mantiveram sempre antenados, atentos e bem informados. Caro Ricardo, desejo a você e a sua família um sem fim de felicidades, bonança, saúde e muita paz nas Festas de Natal e Ano Novo! Também, um bom e merecido descanso nas férias que estão começando hoje e desejo um bem revigorado Ricardo, no retorno ao trabalho. O Blog estará um pouco saudoso da sua presença na mediação, mas não devemos ser egoístas,o jornalista Setti merece esta pausa! Um forte abraço//Kitty ( Espero que esta missiva chegue a tempo antes do recesso) Querida Kitty, Mais uma vez, muitíssimo obrigado pela mensagem carinhosa. Sim, foi um ano de perdas, mas também de conquistas. Altos e baixos, como você escreveu. Um ótimo fim de ano para você e família. Um forte abraço

Kitty em 01 de novembro de 2012

Obrigada, caro Ricardo, pelas suas palavras. Mais uma resposta sua que postei nas páginas em branco do seu livro:"Conversas com Vargas Llosa". um abraço//Kitty

Kitty em 31 de outubro de 2012

Querido Ricardo, Uma vez você me disse que eu era uma leitora muito especial. Fiquei muito feliz com essa deferência que para mim foi um elogio que guardo como um presente, e hoje faço uso desse privilegio, inclusive você me disse que, poderia usar este espaço sempre que eu quisesse.Pois bem, abusarei mais uma vez da sua gentileza e hospitalidade e usarei este aparte para Parabenizá-lo de todo coração por ter ultrapassado a cifra de um milhão de acessos mensais! Um número extraordinário! Dentre esse universo de pessoas interessadas no seu blog, a minha modesta pessoa, sente-se orgulhosa de um dia ter tido a coragem de escrever comentários para o blog do brilhante jornalista Ricardo Setti! A sua longa trajetória periodística em relevantes órgãos de comunicação; a sua inteireza de caráter; a sua firme convicção democrática; mesmo na critica o faz de forma elegante, sem cair nunca na vulgaridade;mesmo tratado sem respeito por leitores mal-educados e grosseiros, responde com paciência e educação. Para completar tenho que realçar o peculiar dom da escrita plasmado nos seus textos inteligentes e bem escritos, que justifica com louvor este tão merecido e clamoroso êxito.Não foi de graça, fez por merecer mesmo! ( Uma pergunta: essa cifra inclui os comments e os "curtir" do Facebook também, ou é somente do blog do site de VEJA?) Mais uma vez peço desculpas pela invasão mas, foi por um bom motivo! Um grande abraço e que, brevemente, possamos festejar mais milhões de acessos! Uma sugestão: por que no colocar no seu perfil como na época que atingiu aquela cabala 3333?///Kitty Cara Kitty, Você é uma leitora especial, sim, pela gentileza, pelo carinho, pela delicadeza, pela inteligência e pela extrema polidez. Além de seu permanente interesse nas coisas do mundo e da vida. Obrigadíssimo por seu gentilíssimo comentário. Quanto a suas perguntas, o milhão (já quase 1,1 milhão) de acessos são só os acessos propriamente ditos ao blog. Os números do Facebook e os comentários são outros. Os comentários estão chegando perto de 100 mil publicados. Quando atingirmos esse número, anunciarei aos leitores. Os números do Facebook, que eu não opero pessoalmente, são enormes, mas não os tenho no momento. Aliás, há algum tempo não recebo os relatórios regulamentares. Vou ver se é o caso de mexer no perfil do Face. Um grande abraço

Kitty em 12 de outubro de 2012

Bom dia da CRIANÇA!! Caro Ricardo mais uma vez no cantinho reservado ao grande escritor Vargas Llosa! Desta vez é para lembrar e festejar um dia especial para nós que, não somos mais crianças, mas, pobre daquele que abdicar completamente do menino que mora dentro de nós, quando a gente fica adulta.Ficará velho muito mais depressa.O menino que a pessoa conserva em si é um obstáculo no caminho da velhice. Concorda Ricardo? Um abração, caro amigo. Concordo plenamente, cara Kitty! Um abraço Kitty

Kitty em 28 de setembro de 2012

Caro Ricardo, Assisti o 22°debate e gostei demais.Gostei da afinidade que há entre os quatro debatedores. Neste debate, além dos importantes tópicos sobre a novela mensalão, ficou claro, finalmente que o maior escândalo da era Lula, não foi uma farsa como queriam fazer-nos acreditar mas, uma vergonhosa realidade! Espero que continue assim quando estarão dendo julgados os tubarões do PT! Aproveito o espaço para lhe desejar uma boa viagem, um feliz retorno, precisamos das suas ponderações e ótimas analises sobre os temas políticos que nos afligem tanto . Tomara que esses debates continuem além das eleições. São muito esclarecedores, já que nos ajuda a compreender melhor o que acontece nos bastidores do poder! Um abração e volte logo!///Kitty

Kitty em 24 de setembro de 2012

Querido Ricardo, Hoje, embora que só assisti o debate pela metade, faltou pular de alegria quando finalmente lhe vi fazendo parte do debate.Agora posso dizer com todas as letras e sem medo de exagerar, que a sua presença valorizou ainda mais a excelência do debate! Na reprise terei a oportunidade de entender melhor o que aconteceu no julgamento. Pelo que vi no Face e, inclusive deixei um cometário,vim a saber que Valdemar Costa Neto foi achado culpado e outros foram inocentados pelo traíra Lewandowski. Ricardo estranhei que você não estivesse desde o 19° debate. Por enquanto só. Sei que estrá viajando para Barça proximamente, desejo-lhe uma boa viagem e uma ótima estadia..volte logo.///Um abração///Kitty Prezada Kitty, eu estava ausente de São Paulo, mas no Brasil. Vou viajar para BCN proximamente, mas deverei estar no nosso debate de depois de amanhã. Obrigado por seu interesse. Um abraço

Kitty em 16 de setembro de 2012

Claro que sim caro Ricardo, haverá muito tempo para inúmeros comentários. Tenho medo que Serra não chegue ao segundo turno. Os outros candidatos são, na minha opinião,um desastre para Sampa. Imagine Russomano faz parte da "industria do céu" e o Haddad será a satisfação do vingativo Lula a respeito do PSDB, incluindo FHC e ,claro, o pior desafeto: Serra. Mas como sempre se diz que enquanto há vida haverá esperança! Um bom resto de domingo caro Ricardo..nos vemos en el debate el lunes a las 7:40 aproximadamente...mal posso esperar!!!Kitty

Kitty em 16 de setembro de 2012

Caro Ricardo, nada poderia ter me deixado tão feliz com a noticia da sua presença nos comentários pôs-julgamento.No debate só faltava você para completar a excelência do programa. Se você se lembra, postei aqui mesmo essa possibilidade, após a resposta de Augusto a um eleitor que você estaria no programa. Ótima ideia caríssimo amigo!Estou ainda no hospital e a previsão de alta do doente não me foi confirmada. Mas após a boa notícia do médico , trouxe o meu "amigo" de horas tão agradáveis na companhia de queridos jornalistas que eu gosto tanto. Esse amigo fiel e silencioso é o meu laptop! Segunda-feira será um debate sensacional. Se, por acaso, não conseguir ao vivo, será na reprise. Obrigada pelas suas respostas e "in bocca al lupo" na estreia!!! um forte abraço da amiga Kitty Outro abraço pra você. Estarei em alguns debates próximos mas preciso voltar a Barcelona por questões pessoais em duas semanas. Pena, vou perder as eleições... Mas se Deus quiser haverá tempo para comentar muita coisa depois disso. Abração!

Kitty em 15 de setembro de 2012

Caro Ricardo, Novamente lhe visitando neste espaço por você tão gentilmente cedido.. Me trazem duas coisas. A primeira,para parabenizá-lo por um ano mais de êxitos no sempre prestigiado blog de Ricardo Setti que, na realidade foi no dia13/09.E a segunda que por problemas de saúde de um familiar muito próximo,que me ausentei da internet por uns dias. Só queria que soubesse o motivo da minha ausência tanto no Face como no blog.O paciente superou a crise pela qual foi internado. Hoje sábado o médico nos disse que estava fora de perigo. Daí a minha alegria de voltar a participar dos seus sempre inteligentes e atualíssimos textos, sem contar com os variados temas do Vasto Mundo e Tema livre e outros não menos importantes. Os primeiros comentários estão no Face.Pode acreditar senti muito a falta deste momento todo meu de lazer participando com os meus comentários. Por enquanto o meu abraço de sempre///Kitty Olá, Kitty, fico feliz em saber que essa pessoa querida já está melhor. Deus é grande. Como sempre, agradeço sua extrema generosidade para com meu trabalho. Nesta segunda-feira deverei estar no programa de TV do site, participando dos comentários sobre o andamento do processo do mensalão. Um grande abraço!

Kitty em 04 de agosto de 2012

Querido Ricardo! Hoje consegui assistir o vídeo onde o debate no site de VEJA, entre Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, o historiador Villa e o advogado Podval. Gostei muito e achei as performances de Augusto e Reinaldo magníficas.Para ser sincera com você,eu não gostei do advogado. A impressão que passou no debate de hoje foi que, Augusto e Reinaldo estariam criando fatos para denegrir os réus. Inclusive, quando disse que não se impressionou com as acusações apresentadas pelo Procurador Gurgel.Na minha opinião, o Procurador esteve à altura do que se esperava dele. Foi ponderado, com uma linguagem clara e entendível por todos. Naquele debate faltava mais alguém, e ai, descobri com imensa alegria, que você faria parte dos debates! Fiquei muito feliz com a noticia, e pensei que se os debates são já muito bons, imagine com você fazendo parte do grupo! Você já conhece a Kitty, ela tinha que compartir a ótima notícia com o amigo Setti! Então, aqui vai o meu carinhoso PARABÉNS!!!! Um abração caro Ricardo!/// Kitty

Kitty em 20 de julho de 2012

Querido amigo Ricardo, O que me traz hoje aqui nesta agradável seção do blog é o prazer de compartir com você o Dia Universal do Amigo. Os amigos e parentes me enviaram saudações pela passagem do dia,em que é lembrado o valor de uma amizade sincera. Então, eu não poderia deixar passar esta oportunidade de lhe enviar, embora que virtualmente, um forte e carinhoso abraço!//Kitty Abraço que retribuo com prazer, prezada Kitty.

Kitty em 16 de julho de 2012

Caro Ricardo!Hoje é 16 de julho e eu estou ansiosa do seu retorno à coluna, sem você por trás da mediação fica sem graça. O trabalho é uma distração que ajuda a sobrelevar uma dor que só o tempo poderá mitigar! Benvindo caro amigo e que Deus lhe abençoe! Um forte e carinhoso abraço desta amiga que lhe quer muito bem e que compreende o momento difícil que está passando.///Kitty A Equipe do Blog agradece em nome do Ricardo Setti

Kitty em 09 de julho de 2012

: iii http://t.co/anFsAMGj, Estou enviando esta fascinante interpretação de Mikhail Pletenev que toca Rachmaninov Rhapsody of Paganini, fundo musical do excelente filme Somewhere in Time( Em algum lugar do passado). Um abração e espero que goste esta sempre linda música, um bálsamo para a alma!//Kitty A Equipe do Blog agradece em nome do Ricardo Setti

Kitty em 09 de julho de 2012

Meu querido Ricardo, Acabei de ligar o computador e fui logo ver se havia alguma noticia, esperançosa de ter uma boa noticia a respeito da saúde do familiar doente, mas infelizmente, em vez disso, a triste noticia do falecimento do seu irmão. Neste momento tão difícil, as palavras de consolo parecem soar distantes porque a dor leva tempo para estagnar-se. Mas mesmo assim, caro amigo, estou profundamente sentida e de todo coração a seu lado. Desculpe, Ricardo este momento em que estou muito sensível, porque eu também perdi um ser querido, a esposa de meu irmão Ricardo,de um infarte fulminante enquanto dirigia levando os três netinhos para casa. Bateu o carro contra o carro da frente, e graças ao neto de oito anos que puxou o freio de mão e assim conseguiu deter o carro antes que acontecesse um acidente ainda maior. Imagine o drama e o susto destas crianças e a consternação da família, sobretudo pelo fato inusitado da súbita morte na rua. Mais uma vez, todo o meu carinho e agora temos que ir em frente, é isso mesmo que digo para o meu irmão que sofre muito é está muito abatido....coragem amigo! Um beijo e um forte abraço da amiga Kitty A Equipe do Blog agradece em nome do Ricardo Setti

Kitty em 07 de julho de 2012

Querido amigo Ricardo, Novamente aqui, espero não incomodar,mas o que me traz é que após ler a sua mensagem sobre um problema grave de saúde de um familiar, eu postei na coluna o meu irrestrito apoio, embora que distante fisicamente, mas muito perto, pela amizade que cultivamos desde o começo do blog em que você escreve.Não sei quem é a pessoa que está doente, porque isso é da sua intimidade, mas está nas minhas orações! Quando li a notificação no Face, e depois na seção do Blog, eu fiquei desmotivada para escrever. Tenhamos fé de que tudo não passe de um susto. Meus incondicionais carinhos e um forte abraço desta sua leitora, às vezes um pouco irreverente, mas muito sincera! Querida Kitty, Não incomoda, de jeito nenhum. Muito obrigado pela mensagem carinhosa. Um abraço

Kitty em 19 de junho de 2012

Caro Ricardo,para não deixar nenhuma dúvida sobre a minha saúde,que graças a Deus está boa. Quando estava em Bs. As., nas minhas recentes ferias estive sim adoentada pelas bruscas mudanças de clima que acontecem na Argentina,e como moro faz alguns anos na Paraíba, não estou mais acostumada.Em joão Pessoa o clima é aprazível, embora que está chovendo muito por estarmos em plena época das chuvas, que é o nosso inverno, que mesmo assim a temperatura não desce tanto(neste momento às vinte horas, após uma noite e todo um dia de intensas chuvas, a temperatura é de 26°C. Desculpe, Ricardo.O elogio não é por causa do meu bom coração, é mesmo pela sua capacidade demonstrada através de tantos belos e inteligentes textos, sua trajetória,e seriedade na sua profissão. Você me conquistou à primeira entrevista! Obrigada pelo espaço! Um forte abraço///Kitty Obrigado, Kitty. E fico feliz em saber que você está OK. Um abração

Kitty em 19 de junho de 2012

Caro Ricardo, Novamente lhe visitando neste meu canto favorito do Blog, e nesta oportunidade será para deixar um comentário que faz um tempinho que está engavetado, ainda desde Baires, esperando a oportunidade de comentá-lo. Na realidade não encontrava um lugar adequado nas seções do blog, porque estava fora do contexto dos temas atuais. Mas, após assistir o vídeo onde o governador Covas, já gravemente doente de câncer, estava sendo covardemente agredido por uma turba de manifestantes e militantes petistas, decidi que estava na hora de escrevê-lo. Um dia, que chovia torrencialmente em Baires com direito a trovões e relâmpagos e a temperatura de 24°C despencar para 4°C, e uma incômoda virose que me manteve em casa. Uma ótima oportunidade para organizar jornais e revistas e papeis em geral que sempre prometia a me mesma, que um dia o faria. Em plena tarefa, eis que me deparei com uma velha edição de Veja—edição1684—ano 34—N°3 datada em 24/01/2001—a ilustração da capa com o titulo: O CERCO DA PEREFERIA e no canto à esquerda uma franja amarela com a frase: CÂNCER—o exemplo dos famosos. Com curiosidade comecei a foliá-la , e nas paginas 36 e 37 o titulo escrito em grandes letras: O CÂNCER VERGA COVAS. Um emocionante texto escrito pela articulista Flávia Varella. A doença não dá sinais de regredir e o governador Covas iniciou uma nova fase de luta contra a terrível doença. Com a disseminação das células malignas pela meninges ele foi submetido à primeira sessão de quimioterapia. Só nas últimas semanas apareceram os sinais de exaustão que o levariam a vergar sob o peso da doença. Nos últimos dias, com o humor alterado, Covas chegou a fazer um desabafo em tom de desafio aos jornalistas. “ Estou para morrer, podem publicar”, disse. Contrariando o que há pouco tempo era regra, ele foi admirável ao deixar tudo às claras. Pouco depois, ao tentar deixar a cadeira de rodas para uma curta caminhada dentro do Palácio dos Bandeirantes, só não caiu porque foi amparado por assessores. No dia seguinte, alguns jornais, ignobilmente publicaram a foto de um Covas descomposto, os joelhos dobrados, pendurado pelos braços”. “ Não precisava comparecer a eventos arrastando-se, nem discursar com a cabeça estourando de dor. A esse seu erro de cálculo correspondeu outro, da imprensa, ou de parte da imprensa, ao aproveitar-se da situação no que ela tinha de mais constrangedor. Quando o governador, com problemas de fala, não conseguia articular o discurso, numa cerimônia, houve jornal que, com prazer sádico, registrou fonema por fonema a torrente de expressões sem sentido que lhe saia da boca”. Triste papel dessa imprensa. “ Presa da velha hesitação entre a informação e o espetáculo, ela cedeu à tentação do espetáculo, mesmo sendo o espetáculo em questão do mesmo nível dos programas de vulgar voyeurismo da TV”. Caro Ricardo, quem escreve o que está entre aspas, na última pagina da revista, é o excelente jornalista Roberto Pompeu de Toledo num irretocável ensaio. Não termina aqui o meu comentário, ele me serviu para trazer à tona outro excelente texto escrito por outro excelente jornalista, que com uma extraordinária sensibilidade, escreveu : “ Lula, a quem tanto critico, tem um tumor na laringe. Torço de todo coração para que se recupere plenamente”. Que categoria de jornalista! Que atitude digna que faz a grande diferencia entre os dois tipos de jornalismo! Você, Ricardo, foi o primeiro a deixar bem claro que uma coisa é ser um critico de um político que não atua dentro das suas tendências políticas. Mas os desejos de pronta recuperação são dirigidos ao cidadão Lula. Pensei de fazer este paralelo para diferenciar o verdadeiro jornalismo e os jornalistas que exercem a profissão com princípios é ética. Para terminar, como você pode apreciar não tenho outra alternativa que elogiá-lo: Parabéns, Ricardo! Fica difícil não lhe admirar, não acha?///Um abração----Kitty Prezada Kitty, uma vez mais nem sei como lhe agradecer, exceto dizendo que boa parte de sua admiração é furto de seu bom coração. E você me fez relembrar esse extraordinário artigo do Roberto Pompeu de Toledo sobre a exploração ignóbil que alguns órgãos de imprensa fizeram do digno governador Mário Covas, de quem fui muito próximo quando ele era um jovem deputado, em Brasília. Um homem de bem, sério, correto, enérgico, ético, que faz muita falta ao Brasil. Espero que você esteja melhor de saúde. Um grande abraço e desculpe a demora na resposta.

Kitty em 22 de maio de 2012

Boa noite, caro Ricardo! Embora que atrasada,mas não queria que passasse em brancas nuvens, um dia em que eu mesma não sabia da sua existência: O DIA DO ABRAÇO! Por isso envio ao caro jornalista e amigo Ricardo Setti um forte e carinhoso abraço neste dia em que medimos a nossa capacidade de demonstrar o nosso afeto aos bons amigos,simplesmente assim, com um abraço afetuoso!///Kitty Também não sabia, mas vai daqui o meu abraço a uma leitora tão gentil e tão fiel. Obrigado!

Kitty em 24 de abril de 2012

Boa noite caro Ricardo, Ontem, finalmente,assisti os cinco vídeos da entrevista entre você e Augusto Nunes.Como lhe falei desde Baires que para assistir uma entrevista desses quilates só poderia fazê-lo na tranquilidade da minha casa e num momento que fosse todo meu.Sabe Ricardo, eu me considero uma leitora realmente privilegiada, pela simples razão que tenho acesso a este canto tão especial no seu blog, e muitas das coisas que você falou sobre o Prêmio Nobel de Literatura e o seu orgulho de tê-lo entrevistado, por primeira vez, em 1985, você me participou com muitos detalhes sobre a primeira edição que acabou não sendo publicada por varias razões.Mas, você me disse, também,que não desistiria! Então você pode imaginar que no desenrolar dos cinco vídeos eu me senti um pouco partícipe dos acontecimentos que você revelou ao amigo e entrevistador AN. Eu posso imaginar a sua grande alegria quando o escritor peruano após receber o merecido Prêmio, veio ao Brasil em 2010, e novamente teve a chance de entrevistá-lo pela segunda vez,e,eu li a matéria na Veja e assisti a entrevista no Blog!E, finalmente, a grande surpresa: a do lançamento do livro "Conversas com Vargas Llosa"!O seu sonho tornou-se realidade e, aqui ao meu lado está o livro que, inclusive levei na minha viagem, e lá deixei a minha família e alguns bons amigos do tempo do colégio babassem quando toda orgulhosa mostrava a eles as múltiplas dedicatórias, que na realidade, eram as suas respostas que você tão gentilmente escrevia e escreve no rodapé dos meus comentários! Por tudo isto amei assistir os cincos blocos da entrevista e co-participar, ainda que seja em forma virtual,das "conversas de dois grandes jornalistas"que os considero, com muito orgulho, meus amigos que, embora, não ganharam o Prêmio Nobel(ainda) mas, são feras no que fazem! Isso, meus queridos,me basta! Um forte abraço, Kitty Prezada Kitty, nem sei mais como lhe agradecer tanta atenção, tanta delicadez e tanto carinho. Um grande abraço

Kitty em 17 de abril de 2012

Caro amigo Ricardo, não só li o excelente texto sobre a expropriação de Repsol-YPF, mas também o emotivo texto-resposta sobre a Argentina. As suas idas lá, os elogios ao cinema argentino,aos seus escritores...você sempre elogia ou a Itália, ou a Argentina como neste caso! Posso lhe garantir que nesta minha viagem eu sofrí muito.Mal posso acreditar que novamente,a Argentina, que tem tudo para ser um grande país, esteja passando por mais esta crise tanto econômica como de moral, por culpa deste desgoverno kirchnerista, que usa o populismo, o sentimentalismo barato, e falsos discursos patrióticos só para se manter no poder.Obrigada, caro Ricardo,você sempre consegue me enternecer com os seus comentários. Deve ser por isso que lhe admiro muito! Você é demais! Um grande abraço-Kitty

Kitty em 08 de abril de 2012

Caro Ricardo, desta vez não estou ocupando este querido espaço para escrever alguma coisa do Prêmio Nobel, mas sim, para desejar-lhe Felizes Pascuas! As duas, a cristã e a judea,já que este ano as Pascuas cristãs coincidem com o Pesaj Judeu, O que realmente importa é a mensagem que as duas transmitem: o Amor,a União familiar,o respeito aos bons costumes e às tradições que tanto os cristãos e os judeos professam. Por isso, caro amigo desejo para você e a sua familia muitos bons momentos nesta celebração. Ontém voltei de Pinamar e hoje curti as Pascuas com a minha familia. Não podia faltar esta minha mensagem para um bom e apreciado amigo...Um forte abraço da Kitty. Obrigado, prezada Kitty. Desejo o mesmo para você com os seus. Um abração

Kitty em 04 de abril de 2012

Fico feliz que o tenha encontrado. Achei o artigo muito interessante e complementou um pouco mais o que tinha lido no seu livro. Agradeco a resposta e postei um brevissimo comentàrio sobre as Malvinas. Como voce pode ver jà me apoderei deste canto do Blog, que também, agradeco esta deferencia--Um abraco e hasta la vista! cariñosamente Kitty

Kitty em 03 de abril de 2012

Data certa na NACION: 31-03-2012 Prezada Kitty, Não se preocupe com os artigos de Vargas Llosa. Eles são rotineiramente publicados no Estadão, jornal que assino e leio. Acabo de localizar "Uma temporada no inferno", publicado na edição de 25 de março passado. Um abração

Kitty em 03 de abril de 2012

Caro amigo Ricardo,estou escrevendo estas lineas desde Pinamar. O dia da minha chegada a esta aprazível praia, a temperatura que beirava os 25º despencou a 4º.Consequencia desta abrupta queda, uma indesejável gripe me afastou do Cyber-café em que pretendia continuar me comunicando com os amigos do Brasil via internet. Mas, como eu sou afortunada um amigo nao me abandonou: " Conversas com Vargas Llosa" do autor querido Ricardo Setti. O seu livro é interessante nao só pelo belo diàlogo entre amigos, mas tambèm, porque nao è escrito em forma cronològica dando a possibilidade de escolher o tema do dia.E assim eu estava lendo a parte antes do Nobel-pag.152-tema: Luta armada e Sendero Luminoso. Me interessou o tema porque nao conhecia os meandros dessa luta,mas apenas como noticia jornalìstica.O tema desde a pag. 152 atè 163 me mostrou todo o sofrimento e os nefastos bastidores e derivaçoes polìticas que aconteceram durante o conflito e a posiçao clara do escritor peruano para mediar o conflito. Entao caro amigo, pense na minha surpresa quando no outro dia, no conceitado jornal La Naciòn, aparece um artigo de Vargas Llosa sobre o mesmo tema: A luta entre Sendero Luminoso e os militares, no Perù nos anos 80. Titulo do artigo é: Uma Temporada no Inferno. Ricardo, o artigo està uma barbaridade!Veja se vc pode ver na seçao OPINION--sábado 313 de 2012( pag. 37)Se por acaso nao conseguir, eu vou escreve-lo aqui nesta seçao na ìntegra, em español. O farei em J. Pessoa. Aqui no Cyber é impossivel. o computador està terrível.Eu me atrevi traduzí-lo e talvez em Baires , no Word, consiga no meu pequenino laptop e na confeitaria onde há WI-FI possa envi`-lo Nao resistí à tentaçao de contar-lhe esta boa noticia. O artigo é um luxo de detalhes sobre essa nefasta época. Ele compara dois personagens: Carlos Flores Lizana, um jovem jesuíta que escreveu diarios sobre o inferno vivido naquele terror....e um outro personagem Rimbaud,que tinha sido uns dos seus livrinhos de cabeceira que conseguiu ler em frances: UNE SAISON EN ENFER...vou deixá-lo com vontade de saber mais. Desculpe mas agora tenho de ir. Está ficando frio e eu ainda estou um pouco fraca....Adorei o novo mural! Um forte abraço da admiradora Kitty! Muito obrigado por tanta gentileza, prezada Kitty. Localizei o artigo na Web e já o copiei para o Word. Vou ler com muito prazer! Um abraço e boa viagem de volta ao brasil

Kitty em 17 de março de 2012

Boa noite caro Ricardo, Mais uma vez entrando neste espaço tão especial, e hoje mais ainda porque ao ler o Jornal La Nación encontrei, para minha imensa alegria, um artigo do escritor Mario Vargas Llosa. Não resisti de, pelo menos de traduzir alguns trechos. "O autor da CASA VERDE volta à Piura da sua infância. O titulo: A desaparição dos "piajenos" Desapareceram os burrinhos das ruas e aos redores de Piura. Os piuranos os chamavam "piajenos" e o apelido lhes caíam como anéis ao dedo: eram os pés dos demais. E, supostamento, também os lombos e os braços. Estoicos e pacientes, carregavam cestas( costales) de fruta, lenha, pessoas, tudo que se podia carregar; e se viam trotando dia e noite pelas ruas de altas calçadas( veredas), soportando mal tratos dos mal humorados e os sádicos, alimentando-se do encontravam ao passo ou vivendo do aire e da sua mera teimosia de não resignar-se a morrer.Mas agora extinguiram-se e ninguém se importa com isso, e alguns o celebram porque sabem que a desaparição dos piajeros é, ay, sintoma inequívoco de modernização e de progresso...... E é verdade: as mudanças em todo Piura são impressionantes. a Piura de minha memoria se volatizou num redemoinho de gigantescos centros comerciais, flamantes urbanizações que se comem o deserto, galhardos predios, universidades, colegios, fábricas novas avenidas, novos hoteis e plantações de agroindústrias para exportação que colocaram esta região à vanguarda do desenvolvimento peruano........."Nunca acreditei que o veria e agora o vejo: O Peru despegou por fim e a Puria querida da minha infância e adolescência está em pelotão de cabeça desta transformação....." .....Em algum lugar do que agora o vasto distrito de Castilha restam as cinzas do que foi, alguma vez, a pecaminosa CASA VERDE.....Já de regresso à cidade, vejo nas margens da rodovia, num conjunto de choças onde se oferece bebidas e carne seca aos viajantes, alguma coisa me fez detr. Está tumbado ao sol,virando-se sobre si mesmo na terra parda e áspera, peludo,de cor grisalha , e a julgar pelos desafinados rebuznos que lança de repente, sem tom nem som, gozando do instante. O último piajeno de Piuria parece feliz." Caro Ricardo, este artículo completo esta na seção OPINION de la Nación dia 17-03-12 Um abraço- estâo fechando e tenho de ir Desculpe a apressada tradução mas, queria escrever isto a VC. Espero tenha gostado... Muito obrigado, Kitty, e desculpe pelo atraso na resposta. Vou conferir se o artigo está saindo na edição de hoje, domingo, no Estadão, que publica com regularidade artigos do grande escritor. E não deixe de ler, se já não o fez, o belíssimo "A Casa Verde". Um abração

Kitty em 07 de março de 2012

Não agradeça caro Ricardo. Só não mude, seja sempre como você é, autêntico e atencioso! Amigos de mais de quarenta anos lhe prestigiam como o fazem Augusto Nunes e Roberto Pompeu de Toledo, já é uma constatação da sua inteireza de caráter e fino trato! Merece sim o meu respeito e de todos os leitores que o acompanham dia a dia na sua coluna! Um abraço---Kitty

Kitty em 06 de março de 2012

Caro amigo Ricardo, estou feliz porque sou eu que completo o número 100 de comentários nesta seção, que está dedicada ao seu amigo e escritor M.V. Llosa. Tantas coisas para lhe contar!Mas hoje só reafirmo a minha felicidade pela entrevista, que ainda não tive o imenso prazer de escuta-las na íntegra, porque não há como apreciá-las num lugar público.Uma conversa tão interessante como esta, só na intimidade da minha casa em Jampa! Constatei que o escritor Vargas Llosa gosta mesmo é de conversar, e você, claro, soube como conduzi-lo com maestria, e assim, inteirar-nos de muitas facetas desta mais do que interessante vida de escritor. Um escritor que fascina pela inteligência, mas sobretudo pela simplicidade que quase, sem perceber, até cheguei a imaginar que eu estava ali escutando-os maravilhada! Gostei muito quando lí que o nosso Prêmio Nobel, referiu-se a Jorge Luis Borges e Sarmiento, dentre os vários autores da literatura latino-americana--página 29--Em fim, caro Ricardo, o livro está repleto de anedotas, experiências vividas por um brilhante homem!! estou amando....Já estou pensando comprar o Sonho do Celta em espanhol.... Querido Ricardo, sem querer ser exagerada demais eu faço minhas a palavras do jornalista Roberto Pompeu de Toledo, porque ele disse as palavras mais certas a seu respeito e que eu comparto por completo:" Ricardo Setti pertence à categoria de pessoas que cativam pela simpatia e cuja inteligência e interesse apaixonado por vasta gama de assuntos faz o interlocutor sentir-se mais inteligente e com interesse igualmente apaixonado pelos mesmos muitos assuntos".Pura verdade..aconteceu comigo, aprendi a alongar meus horizontes lendo seus textos e conhecendo um pouco mais o famoso escritor V. Llosa! Obrigada...um cálido abraço! Hasta pronto!!! Prezada Kitty, já nem sei mais como agradecer a você por tanto carinho e atenção. Não sei se mereço... Um grande abraço pra você também.

Kitty em 19 de fevereiro de 2012

Caro Ricardo, não resisto á tentação de vir a este simpático setor do blog, eu sempre penso que é o lugar reservado ao escritor Vargas Llosa. A seção está perto de completar 100 comentários! Nada mal, caro Ricardo! Novamente faço uso deste espaço, que você tão gentilmente me permitiu usar, para me despedir, em forma simbólica,claro, já que,embora fique fora do país 45 dias, sempre que puder, acompanharei os seus belos textos, e todas as novedades do blog, especialmente áquelas dedicadas aos nobres e fieis amigos do homem,os cachorros.Pena que o seu amigo Mário V.Llosa não esteja em Bs. As. para poder assim, enviar-lhe algum comentário sobre o ilustre visitante e os comentários maldosos dos pseudo- intelectuais Kirchneristas! Estarei voltando em 14 de abril... Muito obrigada pela atenção, e cuide muito bem da nossa prestigiada coluna! Brevemente seremos uma legião...torço pra isso acontecer,caro amigo... Um abraço da sua fâ incondicional Kitty! Hasta la vista!!! Obrigado pelo carinho e que você tenha uma ótima estada em Baires! Abraços

Kitty em 21 de dezembro de 2011

Bom Dia Caro Ricardo, Desejo a você e a sua família um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO 2012. Um abraço-Kitty Muito obrigado, cara Kitty. Agradeço e retribuo de coração seus bons votos. Um grande abraço!

Kitty em 15 de dezembro de 2011

Bom dia Ricardo, Por gentileza leia este link:http://en.wikipedia.org/wiki/Montoneros A verdade dos fatos são duas vias!Quem conta a historia são os vencedores, mas, quem conta a verdade é a Literatura(escritores ou jornalistas isentos de toda paixão). A barbárie foi cometida por ambos lados! Por designo do destino minha mãe e eu não tomamos o metrô aquele fatídico dia em que uma bomba ceifou a vida 22 pessoas entre cadetes coronéis e civis. Isto é só uma amostra do inferno que vivíamos na Argentina. As palavras comunismo, terrorismo de direita e de esquerda me dão cãibras no estomago!Desculpe de novo por estar aqui neste espaço. Os terroristas não foram santos e nem os militares, claro! Ricardo como isto não tem nada a ver com O escritor V. Llosa, após ler pode deletar se achar que deve.Um abração fraterno/Kitty CAra Kitty, obrigado pelo link. Estou bem ao par disso tudo, trabalhava na seção Internacional do Jornal da Tarde, depois na extinta Visão e mais tarde em VEJA quando os fatos estavam ocorrendo. Um grande abraço e utilize este espaço aqui o quanto desejar.

Kitty em 10 de dezembro de 2011

Não precisa agradecer, caro amigo. Só lhe peço uma coisa,que faça a sua parte: "Exista"e, continue, nos proporcionado belos e inteligentes textos, e muitas outras variedades de temas como podemos apreciar nas outras seções do Blog; e poder contar sempre com a sua proverbial boa educação e paciência.Por tudo isto, Ricardo, sou eu quem agradece a sua amizade! Retribuo o grande e fraterno abraço/Kitty

Kitty em 10 de dezembro de 2011

Olá meu caro Ricardo, Hoje eu comprei o meu próprio presente de Natal, para mim de muito valor,o livro intitulado CONVERSAS COM VARGAS LLOSA, autor do livro o excelente jornalista Ricardo Setti.Na capa, um sorridente e good-looking Mário Vargas Llosa e no interior uma emotiva dedicatória ao netinho André Cortizas Setti!!A encadernação do livro é um luxo e pelo que andei lendo por cima, promete ser uma leitura cativante e, escrita em uma maneira diferente do que estamos acostumados. Uma conversa informal, um empolgante diálogo entre dois amigos, que a pesar, de uma interrupção de 25 anos entre a primeira entrevista em 1985 e, a segunda, em 2010 não se percebe que houve essa longa descontinuidade.É como se dois amigos depois de muitos anos de separação,se reencontram e retomam a conversa no ponto em que foi interrompida no passado!!! Genial!! Caro Ricardo você teve e tem o privilégio de ser amigo do Prêmio Nobel de Literatura, e ainda a chance de entrevistá-lo sentindo-se muito orgulhoso dessa amizade. Eu também me sinto orgulhosa de ser amiga do autor do livro, dos 94 comments aqui postados só no Bytes de Memória, 50 são da Kitty!Mas,infelizmente, não tenho como pedir-lhe um autógrafo ou uma singela dedicatória. O meu livro é lindo, mas, faltá-lhe alguma coisa.Então, se você me permitir, eu pensei escolher quatro ou cinco respostas em negrito que, você tão gentilmente,postou no final do comment, e os copiaria nas folhas em branco no interior do livro. Seria uma linda lembrança que não se perderia quando decidir mudar ou tirar as kitties do Bytes! O quê você acha Ricardo? Assim eu ficaria com se fosse uma colectânea de respostas suas. Voltando ao livro só me resta parabenizá-lo por esta sua profícua trajetória de tantos êxitos acumulados, e por outros que virão!! Termino com estas palavras do grande escritor peruano:"Gostaria que minha obra fosse como a dos escritores que mais admiro, como uma esponja, que absorve tudo o que está acontecendo em seu tempo,e,entre essas coisas, a problemática social e política." Um abração/Kitty Prezada Kitty, muito obrigado por seu comentário tão carinhoso. Para mim é uma honra que você escolha respostas minhas para adicionar ao livro. Nem sei como agradecer. Um grande e fraternos abraço.

Kitty em 04 de dezembro de 2011

Palavras muito reconfortantes que me fizeram muito bem!Obrigada caro amigo Ricardo!/um abraço carinhoso-Kitty

Kitty em 03 de dezembro de 2011

Boa noite caro Ricardo, Novamente aqui abusando mais um pouquinho da sua hospitalidade. Ontem 02-12 escrevi um comentário na seção Política&CIA sobre a carta que você dirigiu à presidente Dilma que me comoveu profundamente. Primeiro pela perfeição das palavras escolhidas, a beleza da mensagem, a emotividade que soube transmitir em quase todos os leitores, salvo mesquinhas excepções que não vale a pena tê-las em consideração,e pela profundidade do pedido feito a alguém que não sei se tem a capacidade de entender e valorizar o seu gentilíssimo e altruísta gesto. Por outro lado, sempre Itália vem à tona, a suas palavras carregam uma emoção sutil, que eu sempre descubro. Sempre você encontra a maneira de elogiar, mesmo em momentos não muitos agradáveis que os italianos estão vivendo nesta época pós-Berlusconi.Caro Ricardo isso enternece as pessoas e eu sou uma delas! Tomara que a presidente em exercício leia esta carta maravilhosa, e, que servisse de inspiração na hora de redimensionar os Ministérios. Você esta mais do que certo que 40 ministérios são demais para serem administrados. O exemplo de Mário Monti é para ser imitado, mas, com os nossos políticos e o presidencialismo de coalizão com o viciado toma-lá-dá-cá e, onde, o País é retalhado em feudos, por muita boa vontade que ela possa vir a ter, temo que seja uma tarefa complicada. Na Itália os governantes atuais são técnicos, e não políticos.Os políticos não conseguiriam impor sacrifícios que os italianos deverão enfrentar, pela simples razão, que eles são demagogos e pensam sempre nas eleições. Sinceramente espero que a Euro Zona encontre o caminho da bonança novamente. Parabéns Ricardo, já o admirava antes da carta,e agora muitíssimo mais!! Um abraço desta italiana hiper-emotiva que está apreensiva com o futuro da sua terra natal./Kitty Obrigado por suas palavras, cara Kitty. E eu confio em que a Itália sairá desta crise. Afinal, quem entende mais de Renascimento?... Abraços

Kitty em 13 de novembro de 2011

Meu querido Ricardo!! Novamente ocupando este seu espaço, que o faço quase meu também, porque desde o começo aos poucos fui invadindo-o sem pedir permissão, e você, na sua proverbial boa educação me permitiu fazê-lo. Estou aqui hoje porque, ao abrir a minha revista Veja, e começando de trás para frente, sendo isto um vicio que não intendo ainda já que o faço desde jovem, levei um susto quando vi a sua foto que tanto conheço porque foi ali que comecei conhecer e gostar do grande escritor Vargas Llosa e recebendo dicas suas sobre os seus livros. Foi aqui, também que soube do seu sonho de reeditar um livro sobre a vida de prêmio Nobel adicionando as entrevistas realizadas em 2010, em São Paulo. Então caro Ricardo você pode imaginar a minha grande alegria de ver a linda fotografia ao lado de seu amigo querido M.V. Llosa e a capa do seu livro que farei questão de procurá-lo nas livrarias de J. Pessoa.Às vezes as palavras não são suficientes para exprimir sentimentos ou emoções, por isso, só vou dizer que uma forte emoção tomou conta de mim e estou aqui para compartilhar com você todo este exagero latino-italiano da Loriana para lhe dizer " Ricardo você conseguiu, você é demais! Eu sou a sua fã incondicional. Também terei o orgulho de dizer: o autor deste livro é meu amigo, claro não pessoal, mas amigo de muitos comentários meus, tanto no Bytes de Memória como em outras seções do Blog. Agora é a vez de pedir desculpas por este atropelo e da minha impetuosidade, mas acho que você já me conhece un poquito e saberá relevar.Ricardo estou muito feliz por estar seu livro nas prateleiras das livrarias brasileiras e as de fora do país!!! Um abração e um beijo.E que seja um Best-seller, por que VC merece caro amigo! Muito obrigado, querida Kitty. Também me cnsidero seu amigo. Espero que você goste do livro, que ficou muito bonito e bem feito. Um grande abraço pra você!

Kitty em 19 de outubro de 2011

correção: está no começo no meu perfil e o titulo Os locos K/ I beg your pardon!!!

Kitty em 19 de outubro de 2011

Ricardo quer se divertir um pouquinho e dar uma boa risada? Então, entre no Face e vá no meu perfil, e procure um vídeo que acabei de receber da Argentina.O nome A Família "K". Tem de rolar um pouco até achar. Domingo têm eleições na Argentina!!!.Espero que goste. Um abraço e desculpe por invadir, uma vez mais, a minha seção favorita!!! Obrigado, cara Kitty. Tremo só de pensar que a pobre da Argentina vai ficar mais 4 anos nas mãos dessa máfia kirchneriana, autoritária e estatizante. Mas vamos em frente. Abração

Kitty em 25 de setembro de 2011

“Belas palavras, caríssimo Ricardo, um verdadeiro hino à sua origem latina; à sua família paterna, de italianos; ao reconhecimento dos esforços dos seus bisavôs que emigraram para conseguir bem-estar e prosperidade e, o mais emocionante, o grande amor que você teve por seu pai, de sangue italiano, exaltando as suas virtudes de homem probo, trabalhador e corajoso, e que foi sempre uma fonte inspiradora para você. Caro amigo sei como é difícil emigrar em busca de novos horizontes, a dor pelo que se deixa para trás .... família, amigos, em fim tudo aquilo que eram as suas referências que faziam parte da sua vida. Embora, na tenra idade, eu entendia o que a palavra “saudades” significava, quando mais de uma vez vi os olhos de meu pai marejar!! Àquele parágrafo escrito na seção VASTO MUNDO me emocionou!!!/abraços-Loriana Obrigado, prezada Kitty. Você é uma leitora muito especial. Um abração

Kitty em 13 de setembro de 2011

Meu caro Ricardo, Saudades de Bytes de Memória!!!Amanhá 13/09/11, salvo que não esteja enganada,é o primeiro aniversario que começou o Blog de Ricardo Setti. Meu caro Ricardo desejou-lhe muitos longos anos de éxitos, muita saúde e permanência no blog para alegria de tantos leitores e leitoras que gostam do seu estilo de conduzir o blog,e, claro de seus excelentes textos!!! Por esta oportunidade e por ser um dia especial e de comemoração,junto com um abraço vai um beijo também!!!!LO Muito obrigado, sinceramente, Kitty. Postei um texto específico agradecendo muito aos leitores como você. Abraços

Kitty em 22 de agosto de 2011

Ricardo que bom que esclareceu o malentendido, mas desculpe reiterar-lhe que teria sido anti-ético fazer isso porque o meu respeito por você é muito grande!! Vai fazer um ano que acompanho o seu blog e ter o privilegio de compartilhar no seu blog os meus simples comments.Aprendí muito com você e sou grata por isso. Desculpe, porque não sou muito experta com Internet ou o Face./mando um abraço e um beijo de desculpas/Kitty Nada de pedir desculpas, cara Kitty. Está tudo bem. Abraços

Kitty em 22 de agosto de 2011

Carissimo Ricardo, Você nem sequer imagina como eu estou triste!!!Estava muito feliz quando hoje abri o meu mail porque vi o seu nome.Mas fiquei estarrecida quando percibí que VC tinha me confundido com outra pessoa-ELIANA-- que queria saber o link de Reinaldo Azevedo e contar a ele sobre um assunto... Ricardo eu sou Loriana e não Eliana. Agora o que mais me entristeceu foi Você pensar que eu poderia ter-lhe pedido uma coisa dessas, passar na sua frente e dar qualquer informação a um colega seu? Eu sei como me comunicar com Reynaldo. Eu já escriví alguns comments para Azevedo muito antes de lhe conhecer.... Aproveito para lhe desejar uma boa viagem para Barcelona, e também lhe desejar muita sorte com o seu tratamento da coluna...e volto a reiterar-lhe que meus santos, que são fortes,estão a sua enteira disposição!!! Ricardo, se eu tivesse uma informação de muita importância seria sido você o escolhido e jamais lhe pediria como entrar em contacto com outro jornalista. Entendo que é humano errar...mas a Kitty está triste/ Leia e se poder me responder faça-o e depois delete se achar conveniente!! um abraço!! Prezada Kitty, calma, por favor. Não aconteceu nada de errado. Quando a gente responde pelo Facebook, a resposta fica pública e é encaminhada para todo mundo que postou no tópico. Não foi um engano. Sei muito bem que você é a Loriana. Mas você recebeu a mensagem porque todo mundo -- os frequentadores da página no Facebook -- recebeu a resposta. E não julgo necessário deletar seu comentário daqui porque é até esclarecedor que ele seja publicado junto com minha resposta. Naturalmente, você não me deve qualquer explicação. Mesmo que tivesse passado informações ao Reinaldo ou outro colega, não haveria problema nenhum. Um abração pra você e fique bem.

Kitty em 14 de agosto de 2011

Meu caro Ricardo, Este é o meu favorito canto do blog quando lhe escrevo alguma coisa que não seja tema direto postado por você nas outras seções. Mas desta vez é por uma boa causa. Hoje é um dia muito especial O DIA DOS PAIS Li um seu comentário a um leitor, que no dia do aniversario de um ano no Blog, você não estaria no Brasil para comemorá-lo porque estaria voltando para Barcelona, para continuar o seu tratamento da coluna. Então, estou deduzindo que você esteja no Brasil,e pelo tanto, um pouco longe de seus filhos Adriana e Daniel em este dia dos pais. Caro amigo, encontrei esta frase para este dia: A MAIS BELA HERANÇA QUE PODEMOS DEIXAR A UM FILHO É PERMITIR-LHE QUE TRACE INTEIRAMENTE O SEU CAMINHO POR SEUS PRÓPRIOS PÉS----Isadora Duncan. Napoleão Bonaparte, em cartas a Felipe, disse: É TERRÍVEL MORRER SEM TER FILHOS Um abraço e um beijo da Kitty neste “Special Day” Muito obrigado pelo carinho, prezada Kitty. Falei longamente com eles hoje, e inclusive vi meu netinho pelo Skype. Brinquei com ele, foi ótimo. Um abração pra você também.

Kitty em 07 de agosto de 2011

Meu caro espero que entenda, eu sei que Daniel e Adriana são seus filhos que moram em Barcelona, mas pensei que tivesse outro morando aqui no Brasil.De qualquer jeito eu achei Felipe parecido com a foto da entrevista.Lhe peço desculpas!!! Filho de primo pode parecer com a gente,não pode? Vou ter que moderar a minha impulsividade!!!! Um abraço

Kitty em 06 de agosto de 2011

Meu caro Ricardo, O quê me traz novamente a esta seção, Bytes de Memória,é um assunto diferente do que sempre foi um canto reservado ao grande escritor Mario V. Llosa.Ricardo, no Facebook me deparei com a foto de seu filho Felipe Setti e levei um susto, porque de repente achei que era Você, justamente na foto em que VC está entrevistando ao escritor Prêmio Nobel no Perú em 1985.É impressionante a semelhança entre pai e filho!!Bom,caro amigo,a Kitty não tem mesmo jeito,e impulsiva demais e correu para lhe contar.Espero não ter incomodado muito. Estou terminando a Casa Verde e logo A Tia Julia. Para o meu aniversário me presentearam com o Best-seller O Sonho Do Celta( que virá da Argentina) em breve. Um abraço/ Prezada Kitty, o Felipe Setti não é meu filho, é filho de meu primo Márcio. Meus filhos são a Adriana e o Daniel, este pai de meu netinho André. Abração

Kitty em 04 de julho de 2011

Caro Ricardo, Desculpe a trapalhada, mas como se passaram alguns anos daquela época eu acabei associando os dois jornalistas pelo fato de terem sido os meus favoritos, independentemente, das diferentes datas em que atuaram no Jornal. Não recordo bem a data quando dei baixa à assinatura, pelos problemas que tinha com a entrega do mesmo. Ricardo, por favor, me explique se todos os 17 artigos que estão impressos no Observatório de Imprensa são reproduzidos da mesma maneira? Mas se os artigos são de sua autoria, para mim não faz nenhuma diferencia. Inclusive, um pouco inocentemente, postei um “comment”, pensando que você o receberia. Também, por considerar o post de interesse para os amigos do Facebook, abri o meu perfil e o e-mail. Na verdade, o primeiro impulso foi enviar um comentário, porque os seus artigos estão lá, com o seu nome e que eu supunha fossem seus. Caro amigo, estou envergonhada e lhe peço encarecidamente me desculpe, só quis lhe comentar que me senti feliz de ter descoberto esses artigos com o seu nome impresso. De qualquer maneira os artigos são da revista VEJA que acompanho faz muito tempo. Obrigada pela sua cortesia de sempre. OBS: se por acaso continuo metendo os pés pelas mãos, e pudendo, tire as minhas dúvidas. Por enquanto, só me resta lhe enviar um abraço.

Kitty em 02 de julho de 2011

Caro Ricardo, Uma vez mais entrei no OBSERVATORIO de IMPRENSA, e descobri 17 artigos que você escreveu em diferentes datas: 2004-5-6 e 10. Dentre destes, que lerei aos poucos, encontrei um que achei muito interessante “Como Morre um grande Jornal”, Jornal do Brasil, 1891-2010, formador de gerações de periodistas!! O JB foi o primeiro jornal a nível nacional, que assinei quando vim a morar a J. Pessoa e por muito tempo me acompanhou com as noticias do País e com o mundo lá fora, também. Adorava ler as colunas da excelente jornalista Dora Kramer e a do colunista político Carlos Castelo Branco que assinava uma coluna diária por décadas; a pesar de ser aquela uma época em que não havia liberdade de imprensa, o Castelo era bastante critico e mordaz com a ditadura militar, mantendo sempre uma posição valente e coerente em defesa dos direitos humanos e a liberdade de expressão. Ele faleceu em 1993, aos 71 anos. Infelizmente, o jornal que vinha de Recife, começou a falhar nas entregas por atraso dos aviões da cidade referida, e pela distribuição local, que acabei cancelando a assinatura. Senti muito a falta!! Caro amigo, como sempre lhe peço desculpas pela invasão do espaço, mas queria compartilhar com você este seu excelente artigo e as saudades que um grande Jornal nos deixou. A versão on-line de JB continua no ar, mas não é a mesma coisa. Eu gosto sentir o tacto do papel, o cheirinho de tinta, re-ler as noticias que achei importantes e, sobretudo, os editoriais de opinião. Participei este post no Facebook, porque não todas as pessoas conhecem os motivos de “Como Morre um Grande Jornal” Obrigada pelo espaço e espero que esteja bem melhor da coluna!!! Um abraço da Kitty Prezada Kitty, obrigado por sua gentileza de sempre. Lamentei muito o fim do JB porque vivi lá dias maravilhosos, quando dirigi a na época grande e importante sucursal de São Paulo, entre 1986 e 1990. A propósito, a Dora Kramer ainda não tinha coluna quando o Castello era vivo. E o texto que você tão generosamente elogia foi apenas reproduzido pelo Observatório de Imprensa. Ele saiu originalmente em VEJA, na revista impressa. Um abraço

Kitty em 18 de junho de 2011

Caro Ricardo, veja se interessa.É sobre declarações do ministro Ayres Britto sobre caso Battisti---Blog de Josias---Folha .com http://ejornais.com.br/jornal_folha_online.html Olha o que ele disse:"eu,no lugar do Lula, extratitaria o Battisti correndo"...o resto no artigo/Abraços e um ótimo fim de semana juntinho à familia.

Kitty em 15 de junho de 2011

Caro Ricardo, Recibi esta música brasileira "o trem das onze"em italiano.É linda e quis que você a escutasse,é bom para matar saudades do Brasil. Julho está perto,tudo que é bom acaba logo,não é? Abraços/Kitty http://www.youtube.com/watch?v=JaAdUp6oSjA

Kitty em 08 de junho de 2011

Corrijo :agradece

Kitty em 08 de junho de 2011

Caro Ricardo, Sem parecer uma "flatterer",seu blog está sensacional!! É seu estilo que cativa os seus leitores;é a "finesse"que trascende nos seus artigos,independentemente da truculência dos fatos, que nos envolvem diaramente. Eu me sinto apenas um graõnzinho de areia, que junto a outros 80 mil "followers",perfazemos o seu blog. Pelo tanto, sou eu quem agradeçe o privilégio da sua atenção, e quando pode, das suas respostas em "negrito". O comentário ficou lindo, todo arrumadinho!!! Um abraço/Kitty

Kitty em 08 de junho de 2011

Caro Ricardo, Você não imagina a grande sorpresa que levei quando me deparei com este artigo,que por simple curiosidade estava lendo.Havia alguma coisa que me chamou a atenção, o estilo, o jeito de escrever, dificil de explicar mas eu reconhecia ..subí até o headline, meu Deus!!! Ricardo Setti/25/04/2004, o nome do artigo: Lula, o NYT e a "privacidade dos políticos",estou lhe enviando só um parágrafo. Ricardo,o artigo é muito bom!! Foi uma agradável sorpresa.Please, responda se puder e depois pode deletar. Equipe Seções  Quarta-feira, 08 de Junho de 2011 | ISSN 1519-7670 - Ano 16 - nº 645 - 07/06/2011 Imprensa em Questão JORNALISMO & INTIMIDADE Lula, o NYT e a privacidade dos políticos Por Ricardo A. Setti em 25/05/2004 na edição 278 A imprensa brasileira saiu engrandecida do grotesco episódio da expulsão do jornalista Larry Rohter, depois revogada, por causa da matéria publicada por The New York Times sobre a relação do presidente Lula com o álcool. É preciso deixar isso claro, em alto e bom som, embora nós, jornalistas, tenhamos o hábito do auto-flagelo. De uma maneira geral, nossos jornais, revistas, emissoras de televisão e rádio e serviços noticiosos na internet fizeram uma boa cobertura do episódio, com seus heróis e vilões, conselheiros prudentes ou trapalhões do presidente, puxa-sacos do poder, vozes da sensatez e oportunistas de ocasião. Ficamos sabendo das atitudes do presidente e de seu círculo próximo, da atuação de políticos do governo e da oposição, da reação de entidades e pessoas ligadas aos direitos humanos e à liberdade de imprensa, da decisão civilizada e redentora do ministro Peçanha Martins, do Superior Tribunal de Justiça, concedendo salvo-conduto a Rohter para permanecer no país, e da ação nos bastidores levada a efeito pelo ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, junto aos advogados de Rohter, que finalmente solucionou o affaire, retirando o país – por ora – da incômoda companhia de repúblicas de banana. Além da boa qualidade da reportagem, a profusão de artigos, comentários e editoriais teve um teor e densidade poucas vezes vistos em crises semelhantes, o que obviamente inclui a esplêndida contribuição dada por este Observatório em sua edição passada [veja remissões abaixo]. Dissecaram-se questões como o papel da liberdade de imprensa numa democracia, a evidência de que ela não é um privilégio dos jornalistas, mas um direito do público e um esteio do Estado de Direito, a necessidade de se recorrer à Justiça – e não a gestos censores ditatoriais – na hipótese de supostos abusos, os limites entre o público e o privado, a diferença entre a pessoa física do presidente e a instituição da Presidência, a descabelada versão oficiosa de que The New York Times, crítico implacável do presidente americano George W. Bush, funcionaria como instrumento de sua política externa, o embuste do nacionalismo de fundo de quintal contido no imbroglio todo, e por aí vai. Compartilhei este seu texto no Facebook. Só faltou pular da cadeira,ainda não acredito. Um abraço/desculpe a Kitty, tá!!! Não há o que desculpar, mas devo, sim, agradecer seu interesse por meu trabalho, prezada Kitty. Colaborei muito com o "Observatório da Imprensa", mas agora, com meu blog na VEJA, não mais tenho tempo para escrever para esse excelente veículo. Um abraço

Kitty em 26 de maio de 2011

Pela amor de Deus que bagunça! Quando clicava caia e não fixava.Ricardo, a Veja hoje publicou, o universo em 3D,então o mais lógico é tirar os 3 comment para despuluir o Bytes. Obrigada pelos votos de recuperação. Estou bem melhor, obrigada. Abraços

Kitty em 26 de maio de 2011

Interssante http://www.clarin.com/sociedad/ciencia/titulo_0_487751318.html abs

Kitty em 26 de maio de 2011

Muito bom, http://www.clarin.com/sociedad/ciencia/titulo_0_487751318.html

Kitty em 26 de maio de 2011

http://www.clarin.com/sociedad/ciencia/titulo_0_487751318.html Interessante!

Kitty em 25 de maio de 2011

Querido Ricardo, El solo hecho de saber que Usted está en Espanha, sentí el impulso de escribirle unas líneas en castellano. Me encantó saber que Usted estuvo personalmente entre los" indignados", y así participar in loco de esa manifestación inocente y simple que esa linda juventud, y claro, personas no tan jóvenes, realizaron para demostrar su inconformismo con la situación económica, sobretodo, el gran desempleo que aflige a los españoles. Lo más interesante que noté en todo este bullicio fué que se puede protestar sin violencia,en forma pacífica,y sin el adoctrinamiento izquierdista del pasado.Lo positivo de esta insurrección juvenil fué recuperar la capacidad de indignarse y la valentía de obligar a las autoridades a escucharlos.No se puede negar que ha sido una grande lección!!! Como alguna vez le comenté una buena parte de mi vida la pasé en la Argentina. Los lazos que une este país con España son muy fuertes, y en la escuela nos enseñaron a llamarla La Madre Patria. Ricardo,espero sinceramente, que me perdone. Escribir en Portugués me resulta más difícil, pero estoy mejorando bastante, participar de su columna y leer sus textos tan bien escritos, me ajudaron muchísimo a superar la inhibición de escribir en su columna. Ricardo,después de leer estas líneas puede borrarlas. Le agradezco su atención y como siempre su paciencia. un abrazo/ Kitty

Kitty em 19 de maio de 2011

Caro Ricardo, foi difícil manter a promessa,e acabei respondendo ao leitor!!! 167 comments!!!!o tema foi realmente polêmico!!! Abraços

Kitty em 18 de maio de 2011

Ricardo, a minha pergunta é: vocé considera relevante postar este comentário em Política&CIA, na coluna do post:Energúmeno que se diz.... A minha dúvida é saber se vale a pena fazê-lo,já que o leitor questionou a veracidade do número que eu postei sobre os seis milhões de vítimas. Eu não tería como demostrá-lo. Por isso, a idéia de postar as palavras do Pte. Jimmy Carter,que o número em questão aparece bem claro. Não sou uma estudiosa do caso, mas através de inúmeras publicações sobre as atrocidades cometidas no Holocausto,memorizei as cifras rebatidas pelo leitor Geneurônios. Mas também, passou o tempo de responder, e não valha mais a pena polemizar sobre o assunto. Ricardo, prometo não escrever mais nada pelo menos por dois dias , para compensá-lo desta cansativa invasão.Vai ser duro manter a minha promessa,participar da coluna virou Ricardo-Blogmanía!!! Abraços Pode comentar quantas vezes quiser, será sempre um prazer, cara Kitty. Um abraço

Kitty em 18 de maio de 2011

Que confusão!!! o Pc apagou-se abruptamente e quando liguei tinha desaparecido o texto e meu nome. Seguramente um problema técnico, não sei o que aconteceu.Por favor, releve!!! Caro Ricardo,boa noite.

Kitty em 18 de maio de 2011

Ricardo, recebeu o texto sobre uma resposta ao leitor que contestou o meu comment sobre o número de vítimas do Holocausto? O meu nome e e-mail não ficam escritos nos lugares apropriados.Você deletou o texto? Cara Kitty, recebi o comentário e publiquei. Abraços

Kitty em 17 de maio de 2011

Caro Ricardo, Na seção Política &Cia, no tema: energúmeno que se diz humorista...,o leitor apelidado Geneurônios--17/05 às 8:25 questionou um comment que eu fiz sobre o exterminio de seis milhões de judeus. Sinto-me compelida a responder, embora eu não seja nem historiadora nem pesquisadora sobre o Holocausto. Peço-lhe orientação: devo ou não devo dar uma resposta ao referido leitor? No caso a sua resposta seja afirmativa, vou postar aquí o meu possível texto. United States Holocaust Memorial Museum--Jimmy Carter. "Em maio de 1978, o Presidente Jimmy Carter, numa ceremónia no relvado da Casa Branca em honra do trigésimo aniversario de Israel, anunciou que estava a estabelecer uma comissão para estudar a criação de um monumento comemorativo nacional" para os seis milhões que foram mortos no Holocausto". Na ceremônia da inauguração, adicionou mais cinco milhões de vítimas não-judías que no total somaram 11 milhões. OBS---independente do texto, agrego estas informações: A Polônia foi totalmente dizimada...conta-se aí muitos milhares..Austria, França, Itália,União Soviética são apenas alguns países que sofreram graves baixas nas maõs daqueles que se julgaram juízes do mundo. Campos de concentração dizimavam famílias enteiras sem a menor complacência. Por isto a quantidade de vítimas acima mencionadas. Caro Ricardo, se achar que não vale a pena rebater para não polemizar demais,VC lê e depois delete,tá? Agradeço e peço desculpas pelo trabalho extra. Abraços Não há nenhuma razão para deletar seu comentário, prezada Kitty. Não censuro os leitores. Só não publico, como você sabe, comentários ofensivos, com palavrões, ameaças, incitamento a atos ilícitos e coisas do gênero. Um abração -- e eis seu comentário publicado.

Kitty em 15 de maio de 2011

Caro Ricardo, Tal vez lhe intersse ver este link sobre uma flor muito rara, diferente e com odor fétido. Esta flor é a maior do mundo e, achei interessante lhe comentar como curiosidade. http://www.lanacion.com.ar/1373304-se-abre-la-flor-mas-grande-del-mundo-y-huele-a-cadaver Espero que goste da flor, claro, não o cheiro!!!!! Abraços Puxa, que interessante -- e que estranho! Obrigado, cara Kitty. Um abraço

Kitty em 12 de maio de 2011

Caro Ricardo,a Torre de Babel do Livro,foi inaugurada hoje 12/05 São 30.000 livros doados por 54 países, inclusive o Brasil. Estou lhe enviando o link onde-pode-se apreciar a obra terminada. http://www.clarin.com/ciudades/Abre-Torre-Babel-hecha-libros_0_479352173.html Me pareceu interessante e é dedicada,à Feira do Livro. Abraços

Kitty em 09 de maio de 2011

Caro Ricardo, Nem de longe me atrevería a insinuar-lhe a leitura de nenhum escritor. Imagine, sou que peço orientação, como fiz com V.Llosa. A minha única intenção foi lhe sugerir de "ver" o video da apresentação, do ponto de vista tecnológico. Nunca lí Paulo Coelho,pelo tanto, não posso julgá-lo. Mas, tenho muito que ler Vargas Llosa, já que a coleção de livros dele vai me levar quase uma boa parte da minha vida!!! Me perdoe,tá? Abracos Não há nada que perdoar, prezada Kitty. Imagine! Vou ver, sim, com prazer, o vídeo. O Paulo Coelho tem uma estrutura muito competente. E, sim, aceito sugestões de leitura, de você e de outros amigos do blog. Claro! Um abração

Kitty em 07 de maio de 2011

Caro Ricardo, estou lhe enviando o link do video de lançamento do livro "O Aleph" de Paulo Coelho. Vale a pena vê-lo. Espero que goste!! http://paulocoelhoblog.com/2011/05/04/como-a-trilha-foi-composta/ Abraços Obrigado, prezada Kitty. Não gosto nem um pouco do Paulo Coelho como escritor, mas vou fazer uma forcinha para ver o livro. Abração

Kitty em 07 de maio de 2011

Bom dia Ricardo, A inauguração da Torre de Babel de livros será na Quarta-Feira 11, do corrente mês, e poderá ser visitada no dia seguinte, dia 12. Estou lhe enviando o link como uma curiosidade a mais. http://www.clarin.com/ciudades/Levantan-San-Martin-impresionante-libros_0_476352566.html Abraços e tenha um bom fim de semana.

Kitty em 04 de maio de 2011

Obrigada, caro Ricardo.

Kitty em 03 de maio de 2011

Recebi seu comentário e, com solicitado, não publico, cara Kitty, mas agradeço suas palavras. Um abraço

Kitty em 27 de abril de 2011

Devo ter errado. POr isso estou intentando de novo... http://www.clarin.com/sociedad/Distinguen-vietnamita-arriesga-editar-libros_0_469753109.html

Kitty em 27 de abril de 2011

Caro Ricardo, Se puder e estiver interessado, dê uma olhadinha a este link sobre o jovem escritor vietnamita que ganhou o prêmio na Feira do Livro. Perseguido, e com medo, não se importa e escreve em secreto.... me parece que voçê vai gostar Não traduzi porque o artigo é grande e para não lhe incomodar demais, é melhor VC mesmo avaliar... Abraço-- shttp://www.clarin.com/sociedad/Distinguen-vietnamita-arriesga-editar-libros_0_469753109.html

Kitty em 26 de abril de 2011

Prezado Ricardo, Este video que estou lhe enviando é Florença em 3D mas no mesmo programa Vc. pode ver Barcelona, a sua cidade favorita,mas também Venice em 3D. Gostei muito do video,é o jeito mais barato de viajar. Possivelmente, Você já o conhece? Se for assim desconsidere..... http://www.youtube.com/watch?v=exrD5RwjlIo&feature=related Boa noite

Kitty em 24 de abril de 2011

Oi,tudo bem? Caro Ricardo não se assuste!!! Estou, apenas lhe enviando um link da ARANHA GIGANTE, UM ÍMÃ para 30.000 pessoas na Boca- Baires. Ela tem 9 metros de altura, 22 mil kilos de bronze,aço inoxidável e mármore,muitos milhões de dólares A grande deusa da escultura, a mãe das mães das formas, está em Baires.É uma obra de Louise Bourgeois. O Prêmio Nobel, Mario V. Llosa, visitou a exposição na Fundação PROA.A escultura permanecerá nesta cidade até 19 de junho, e depois será vista no Rio de Janeiro. Estou enviando para VC como uma curiosidade a mais. http://www.clarin.com/ciudades/arana-gigante-iman-personas-Boca_0_467953382.html Sem mais, agradeço novamente o espaço. Abraços

Kitty em 24 de abril de 2011

Caro Ricardo, Já me considero uma "invader" no seu blog. Sentirei muitas saudades das incursões do Prêmio Nobel nesta seção. O autor do Sonho do Celta ocupou este espaço por quase dois meses!!! Não mais resumos, links ou comentários sobre o famoso escritor que nos acompanhou por um tempo. Ainda ontem( 23/04)houve comentários, após o discurso,que foi impecável.(escutei o video). Em forma breve vou transcrever alguns trechos: "Os ventos que deixou o escritor Mario V. Llosa,carregados de ideias inteligentes e palavras cativantes sobrevoam a Feira do Livro. A sua presença ainda persiste pelos corredores,onde escuta-se os visitantes falar sobre o seu discurso. O furacão peruano se apresentou ontem perante 900 pessoas que o escutaram na sala Jorge Luis Borges, enquanto que outras o faziam na sala Julio Cortázar,onde um telão foi colocado e centos mais a céu-aberto. O Nobel fez gala a seu genuino liberalismo durante seu discurso "A liberdade e os livros": Não é surpreendente que os livros tenham despertado, ao longo da História a desconfiança, o receio e o temor daqueles que acreditam que são donos das verdades absolutas, de todos os dogmáticos e fanáticos que têm semeado odio e violência no curso da civilização". Os receios pelo tom que adotaría seu discurso, se disseparam. O escritor, deixou claro que, desta vez, não veio a criticar o governo. Gentilmente, agradeceu a Cristina Kirchner pela sua imediata intervenção para frear o veto que intentou o diretor da Biblioteca Nacional, H. González. Houve muitos elogios entre os visitantes a respeito do discurso: Diplomático, correto, não usou ironías. Sua galhardia, talento e charme impressionou a "quase" todos. Graças a Deus e a cordura "os trogloditas de pensamento"(palavras textuais de Setti) ficaram quietos nos seus cantos. O verticalismo no peronismo é coisa seria. A ordem da Presidente foi cumprida a risca!!!! Amem. Prezado Ricardo, termino este comment com algumas palavras em inglês para me despedir do Prêmio Nobel em forma teatral: " The curtain comes down slowly; the footlights are being switched off, and the dimly-lit theatre is becoming empty....e assim vai embora o consagrado Prêmio Nobel 2010, que tem prestigiado a Feira do Livro de Buenos Aires com a sua presença!!!!! Ricardo se não gostou.....del Abraços

Kitty em 22 de abril de 2011

Caro Ricardo, Aproveito novamente este espaço para desejar-lhe: FELIZ PÁSCOA junto a sua familia Deixo também uma mensagem de Mahatma Gandhi: "As pequenas coisas parecem não ser nada, mas elas trazem a paz; assim são as flores dos campos, que acreditamos não terem perfume mas que,juntas, perfumam." Abraços Obrigado, cara Kitty, desejo o mesmo para você e os seus. Abraços

Kitty em 22 de abril de 2011

Caro Ricardo, Estou lhe enviando um pouco mais do Prêmio Nobel, que com muita categoría discursou e foi amplamente amplamente aplaudido tanto de dentro da sala como do lado de fora!!! Esta foi a frase que empolgou a platéia: "Os comissários políticos têm sido trocados na vida moderna, pelos inquisidores de outrora." http://www.clarin.com/sociedad/titulo_0_467353433.html Abraço Obrigado, cara Kitty. Abraço

Kitty em 21 de abril de 2011

Caro Ricardo, obrigada novamente pela deferença de responder ao meu "comment"!! Em homenagem ao consagrado escritor e ao seu amigo Ricardo Setti, dei-me a liberdade de traduzir um trecho do discurso de Hernán Lombardi- Ministro de Cultura portenho, que despertou aplausos de um auditório dividido já em dois bandos.... "Uma cidade aberta ao mundo dos livros é uma cidade aberta ás liberdades ,já que o livro é uma manifestação de liberdade, de um encontro de liberdades: a do escritor que expressa sua forma de pensar e a do leitor de construir sua própria liberdade a partir do que lê. Falta grave e merecedora da maior condena social e política,será toda intromissão que impeça que estes encontros se produzam. Tarefa absurda, vã, perigosa, constitue tomar de antemão as opiniões próprias como absolutos em detrimento das dos outros...". Prezado Ricardo, saiba relevar meus erros gramaticais, não sou uma boa tradutora.... apenas quis traduzir estas palavras que achei pertinentes. Abraços

Kitty em 21 de abril de 2011

Caro Ricardo, Novamente invadindo este seu espaço, para enviar-lhe o link da abertura da Feira do Livro,com a apresentação do Escritor M.V. Llosa. Eu esperava, sinceramente, que a famosa celeuma entre o famoso escritor e os intelectuais "K",estivesse esmorecido mas houve críticas e comentários negativos. http://www.clarin.com/sociedad/Feria-lista-escuchar-Vargas-Llosa_0_466753548.html Abraços Prezada Kitty, a patrulha ideológica não descansa. Vargas Llosa é superior a isso. Obrigado pelo link Abração

Kitty em 19 de abril de 2011

Caro Ricardo, Estou quase terminando de ler o livro a CASA VERDE, que está escrito em português. Mas o próximo será a TIA JULIA E O ESCRIVINHADOR,em espanhol que acabei de comprar em Baires. Algumas pessoas que já leram a TIA JULIA..... me disseram que é empolgante, diríamos um pouco "picante". Estou extasiada como o autor descreve os personagems nos minimos detalhes e, com uma riqueza de vocabulario nos diálogos, que vai lhe envolvendo de uma maneira que parece que está lá com eles, que os conhece e que participa um pouco das suas vicissitudes. Ohh!! Ricardo me perdoe, passei dos limites, me empolguei demais..... Seguramente VC percebeu que gosto do romance que tão bem escreve M.V. Llosa. Abraços Você vai se divertir muito com o "Tia Júlia", cara Kitty. É divertidíssimo, movimentado, interessante, com pitadas autobiográficas. Quando terminar, se quiser mais dicas, é só dizer. Abraços

Kitty em 19 de abril de 2011

Olá Ricardo!!!! Resumir Vargas Llosa sería um sacrilégio, porquê não poderia mudar nem uma vírgula!!! Reconheço as minhas limitações. Por isso,caro Ricardo,preferí enviar-lhe o link. Estou quase certíssima que vai gostar. Gosto demais o jeito,ás vezes, irreverente de se expressar. O escritor peruano me cativa tanto nas entrevistas, como no livro que estou lendo!!! E foi, graças a Você, que aprendí gostar do seu amigo Prêmio Nobel de Literatura 2010!!!! Obrigada!! Quem agrede sou eu, prezada Kitty. Não me recordo direito, mas você está lendo ou já leu "A Casa Verde", não é? Quando quiser mais dicas, será um prazer passá-las. Abraço

Kitty em 19 de abril de 2011

Caro Ricardo, Novamente estou lhe enviando desta vez uma entrevista feita ao Prêmio Nobel. Permita-me pedir-lhe para não deixar de ler. Está SUPERB!!! Abraços http://www.clarin.com/sociedad/titulo_0_465553566.html Obrigado, prezada Kitty. Já copiei em Word e lerei com prazer. Abraço

Kitty em 18 de abril de 2011

Caro Ricardo, Sou eu quem agradece, a sua paciência e a sua educação.Fiquei feliz de ver as palavras em "negrito"embaixo do meu comment. Obrigada!!! Abraços

Kitty em 18 de abril de 2011

Caro Ricardo, estou lhe enviando o link do arribo a Bs As do escritor V. Llosa. http://www.clarin.com/sociedad/Vargas-Llosa-Buenos-Aires-Borges_0_464953579.html Abraços Obrigado por suas sucessivas gentilezas, cara Kitty. Um abraço

Lori em 12 de abril de 2011

Caro Ricardo, Todos os dias tem noticias do escritor V. Llosa. Aqui em baires as espectativas sao muito grandes. Estamos certos que o escritor vai responder a altura aos agravios!!! Eu acho que os intelectuais "K" estao arrependidos de ter polemizado tanto com a vinda do Nobel. Me atreveria dizer que saiu o tiro pela culatra!!! Ele vende como nunca!!! Eu assegurei minha Tia Julia e o Escrivinhador. Estarei voltando sabado 16 a Jampa. Abracos!!

Lori em 06 de abril de 2011

Caro Ricardo, No jornal Clarîn hâ uma pâgina completa sobre o escritor V. Llosa. Estou lhe enviando um pequeno resume. O empurrao do premio, mais o impacto da discussao com os "K", fizeram aumentar as vendas do seus livros. Pedro Sirera ê o vendedor mais antiguo da AV. Corrientes, e percebe como ninguêm o lance de uma boa oportunidade. A entrega do Premio Nobel a um autor em espanhol ê uma certeza: triplica as vendas logo que aterriza na Suecia. Mas hâ tambêm momentos polîticos que fazem tremer as prateleiras. A censura dos governos militares, a proibicao de um tîtulo, a perseguicao de um escritor logram o efeito inverso ao procurado pelos censuradores: que os livros se convertam em objeto de necessidade e desejo. Faz um mes, quando intelectuais oficialistas se zangaram pelo convite a M. V. Llosa para inaugurar a Feira do Livro, Pedro notou que o escritor peruano, embora que, seus livros sempre tiveram boa saîda, mas entre o Nobel e a briga com o governo, as vendas aumentaram 40 por cento. Um cronista de Clarîn repassou as suas andancas, enquanto procurava informacoes pelas livrarîas. Ê que V. Llosa redobrou a aposta: confirmou a sua presenca na Feira no dia 20 de abril, chamou a seus oponentes de "piqueteros intelectuais" e deixou o ambiente na espectativa!!!! Outra Pêrola do artigo--- Quando Horacio Gonzâlez esteve do lado do escritor Durante o percurso pelas livrarias, o cronista encontrou um exemplar de " Um golpe aos Livros" a investigacao de Hernân Invernizzi e Judith Gociol sobre a repressao cultural durante a ditadura. Era uma edicao atualizada e tinha um prôlogo de H. Gonzâlez, o atual diretor da B. Nacional e principal "duelista" governamental de V. Llosa. O texto criticava a censura sobre o romance de " La tia Julia y el Escribidor". Nessa êpoca, os jornais Clarîn e Buenos Aires Herald tambêm fizeram "comentârios crîticos" a censura contra o Premio Nobel. Gonzâlez considerou que as replicas que foram feitas pelos servicos de inteligencia a esses artigos, publicados em 1978, textualmente disse: "sao jôias aziagas do mundo ultrajante da necedade humana". Hâ tambêm em destaque o decreto do ano 78 em que o livro " Tia Julia----" foi censurado pelas reiteradas ofensas a familia, a religiao e as instituicoes armadas. O consagrado escritor guarda uma copia. E por ûltimo, a frase do escritor Eduardo Galeano, o SUPER k QUE DIZ: " A este senhor nao facam-lhe o favor de atirar-lhe ovos podres, porque provavelmente, ê o que mais lhe convem" Prezado Ricardo, se por acaso se interessou pelo artigo completo em : www.clarin.com----no îndice procure o suplemento "SOCIEDAD", pâgina 48---domingo 03 de abril 2011. Titulo do artigo em espanhol: VARGAS LLOSA. BUSCARON CORRERLO DE LA FERIA Y AHORA VENDE MÂS Pelas vias das dûvidas eu encomendei a minha TIA JULIA.!!!! Infelizmente o dia da inauguracao nao estarei mais aqui, mas meu irmao Ricardo, prometeu me manter informada sobre o evento.Estou torcendo para que os marmanjos "K" nao facam besteiras!!!! Abracos e desculpe a falta de acentos, nunca peguei um aparelho tao ruim!!!

Kitty em 18 de março de 2011

Olá, Ricardo!!! Ontem quase nao me despedí,e nem agradecí direito a última nota sobre as pessoas que leram o texto sobre o Nobel e os irados intelectuais "K". Caro Ricardo,fiquei muito feliz, Você nem imagina o quanto!! Nao podería ter sido de outra maneira. O meu texto, estilo colcha de retalhos, teve muita sorte!!!Um grande periodista com a sua "varita mágica" transformou o "patinho feio" em um "galhardo cisne branco".Ricardo o mérito é todo seu, começando pela impecável apresentaçao e os destaques dos diferentes enfoques do controvertido tema,como pelas correçoes gramaticais. Eu somente aportei uma sementinha. Sobre a minha mesa havía um monte de recortes de jornais com as noticias sobre Vargas Llosa;uma mais "spicy" do que a outra!! E um só pensamento, eu tinha que envia-las a Ricardo Setti.Ele tinha entrevistado ao consagrado escritor duas vezes,e além do mais,é seu amigo pessoal. Com todo esse material a disposiçao, e com o meu desastrado "portunhol", conseguí resumir, o mais fielmente possível, essa colcha de retalhos que foi o meu texto. Agradeço por ter sido tao gentil.No final das contas, a Kitty teve o seus cinco minutos de fama!! Como sempre, um abraçao.

Kitty em 17 de março de 2011

Olá,Ricardo!!!!!! De novo aquí abusando da sua paciencia infinita!! Tema: Atividade na "Feria del Libro" A artista plástica Marta Menujín, mais uma vez surpreenderá a Cidade.Esta vez o fará com uma torre de 25 metros de altura e formada por, ao redor de 20.000 livros escritos em diferentes línguas: será a "Torre de Babel de Libros". O día 4 de março foi anunciado a mega estrutura que a artista Minujín montará no día 7 de maio na Plaza San Martín,em Retiro. É considerada uma das principais atividades de "Buenos Aires Capital Mundial del Libro", distinçao concedida pela UNESCO em reconhecimento à Cidade, que inaugurará oficialmente no día 23 de abril. Minujín explicou o conceito da obra:"a idéia foi transformar a torre num "veículo de cultura",unificar o mundo a través dos livros,por isso convocamos a outros países, para que nos façam chegar seus livros em suas próprias línguas. Além disso desde a torre, as pessoas terao um visual muito bonito da cidade, e poderao passear entre os livros.É uma obra efêmera e de participaçao coletiva." Na apresentaçao da maquete estiveram presentes autoridades da Cidade e representantes de embaixadas e consulados de diferentes países do mundo,que já começaram a doar livros. Estes estarao embalados a vácuo e colocados em paneis metálicos, que por sua vez,se sustentarao à estrutura da torre, e as pessoas que a visitam poderao subir. A torre terá sete pisos e estará iluminada e se escutará música enquanto se sobe. Até o dìa 24 de março, os exemplares poderao ser levados às principais livrarías e bibliotecas da cidade. Na coleta dos livros, até os vizinhos terao uma ativa participaçao. A torre permanecerá na " Plaza San Martín" até o sábado 28 de maio. Nesse dia os residentes estrangeiros poderao escolher até 10 livros na sua língua materna; o resto dos livros serao transladados à biblioteca Gálvez, na Av. Córdoba 1556, onde serao catalogados e formarao a primeira biblioteca multilingüe da Cidade. Para Marta Minujín esta nao será a 1ª experiência nas ruas de Bs.As...Em 1983 montou na Av. 9 de Julio e Santa Fé, um Paternon de livros proibidos pela ditadura militar, e em 2009 pintou mais de 100 "amarelinhas" em homenagem a Julio Cortázar. Caro Ricardo, fique a vontade para decidir se vale a pena o "comment". Abraçao. Obrigado, Kitty, acho que vou aproveitar, sim. Muito interessante. Abração

Kitty em 16 de março de 2011

Caro Ricardo, Se Você nao se importar,continuo usando este espaço para escrever sobre uma atividade considerada importante na Feira do Livro: A Torre de Babel de Livros que à artista plástica Marta Minujín irá construir na praça San Martin uma torre com " 20.000" livros-------- Deixo um certo suspense no ar. Interessa? Peço desculpa pelo atrevimento. Pinamar é um lugar "aprazível" para ler M. V. Llosa. Abraços Mande o texto, prezada Kitty, que eu analiso com prazer. Você não viu seu post sobre Vargas Llosa/"intelectuais K" no ar? Muito visitado, centenas de leitores o leram!!! Abraços

Kitty em 16 de março de 2011

Caro Ricardo, Que maravilhoso ficou o texto!!! E como eu sou tao ruim em Português..mas estou orgulhosa assim mesmo, agradeço tanta deferência. Ricardo, estou enviando-lhe a continuaçao da polêmica,acabei de ler num importante jornal... VARGAS LLOSA NA FEIRA DO LIVRO: Continua a polêmica. Se fala de veto, de censura, de provocaçao.A polêmica que abriu o diretor da Biblioteca Nacional, Horacio González parece nao ter fim. Cartas,declaraçoes,notas nos meios. E nomes,que nao deixam de somar-se a um debate que,em pricípio,pareciam ter acabado, com a intervençao da Presidente C. F. de Kirchner. Na segunda-Feira, 14/03, na apertura da mostra "Homenagem ao Pensamento e o Compromisso Nacional",González disse que o escitor peruano "move-se num aparato internacional que vai captando situaçoes suscetíveis de serem convertidas numa batalha de idéias onde ele aparece como o "perseguido". Para o diretor da Biblioteca Nacional," em nenhum momento podía-se pensar nem remotamente em uma intençao de censura.. Mas o debate nao tem -e seguramente nao terá- apenas duas vozes polêmicas,pois agora o historiador Mario "Pacho" O´Donnell disse que,nao tem que se discutir sobre o Vargas escritor. O problema é seu rol como jornalista e comunicador; escreve nos jornais mais importantes do mundo e seu pensamento sempre está ao serviço dos setores mais reacionarios, mais conservadores e antipopulares. O´Donnell também referiu-se à nota publicada com o título "Piqueteros intelectuales" como um agravo e uma provocaçao. Por sua vez no relançamento dos Prêmios Nacionais,o secretario de Cultura Jorge Coscia comentou"Nós estamos a favor de que o Estado fomente as expressoes culturais próprias. Vargas Llosa nao; ele pensa que o Estado nao deve intervir" E, quiça,a voz menos esperada, foi a de Joaquím Sabina,quem chegou à Argentina para dar uma serie de recitais. " Embora quem em seus artigos e suas proclamaçoes políticas se declare quase sempre dum ultra-liberalismo feroz, com o qual nao comulgo em absoluto, seus romances sao muito mais da izquerda, a pesar dele, que as de muitos escritores de izquerda", disse o músico. E aclarou:" Vargas Llosa é meu amigo e eu aos meus amigos nao lhes pergunto de suas idéias políticas". Caro Ricardo, fique a vontade com o comentário!! R.S.V.P--Gosto sempre de ter a sua opiniao!!!! Abraços da Kitty.

Kitty em 15 de março de 2011

Caro Ricardo, Nao tenho palavras para externar a minha alegría ao ler a sua resposta.Nunca imaginei que você pudesse gostar do meu "comment" ao ponto de querer publicá-lo no "Post do Leitor". Ricardo,pode usar o meu nome real,que é o mesmo do meu e-mail; a minha profissao é professora de inglês e moro em Joao Pessoa-Pb. Muito obrigada pela sua gentileza. Abraços Sou eu quem agradece, cara Kitty. Abraços

Kitty em 14 de março de 2011

Pinamar - Bs As Caro Ricardo, tudo bem? Permita-me, mais uma vez ocupar este espaço “ Bytes de Memoria” para compartilhar com VC um comment.Eu pessoalmente, achei-o pertinente por ser Mario Vargas Llosa o protagonista do mesmo. Atrevo-me a fazê-lo por duas razoes : a primera delas é pelos laços de amizade que o une ao autor de “Conversaçao na Catedral”,e a segunda porque esta será a primeira vez na Feira do Livro em Bs. As., que um Prêmio Nobel de Literatura será o encarregado de inaugurar a trigésima-sétima ediçao deste evento mundialmente reconhecido pela sua transcendência cultural. No mesmo día 24 de fevereiro em que soube-se que o escritor peruano tinha sido convidado pela Fundaçao do Livro para que fosse o orador inaugural da mesma.uma desagradable controversia suscitou-se entre alguns airados e retrógados inteletuais Kirchneristas que questionaram com vehemência a escolha do Nobel. Uma carta foi enviada ao presidente da Cámara Argentina do Livro(CAL),pedindo-lhe que reveja A decisao do convite. O profundo desagrado pela designaçao do escritor V. Llosa deve-se ,principalmente,a sua confrontaçao com os Kirchner e seu governo,considerado pelo brillante Prêmio Nobel a pior forma do peronismo, populismo e anarquía. A desmesura do protesto e o previsível impacto negativo na opiniao pública, obrigou à presidente Cristina Fernández de Kirchner a intervir pessoalmente para esfriar os ânimos dos inteletuais “K”, liderados pelo sociólogo e docente Horacio González, diretor da Biblioteca Nacional. Ela enfatizou que a decisao das autoridades da Feira do Livro só concernem a eles e que a política cultural do Estado debe resguardar a libertade de expressao acima de tudo, detalhou. Esta celeuma trouxe como consequência que a Feira, com mais de um milhao de visitantes a cada ano e aproximadamente um milhar de atividades em três semanas de duraçao, pela primeira vez terá duas aperturas,uma formal no día 04 de abril na qual assistirao autoridades do Governo nacional ,e outra no día 21 de abril, “nao” oficial na mao do autor do”Sonho do Celta” Ricardo,houve vozes de escritores tanto localmente como no exterior que externaram o total apoio ao ilustre visitante.Entre eles alguém recordou que dois do seus livros “Pantaleao e as visitadoras” e “ Tia Julia e o escrivinhador” foram censurados na Argentina pela Ditadura. Que proibiu a escritores e artistas comunistas e peronistas. É patético que justamente inteletuais comunistas e peronistas pretendam silenciar ao autor de Casa Verde ( que estou adorando!!!). Para terminar, espero que o bom senso prevaleça!! Na Feira, entretanto, já estao pensando nas medidas de segurança a serem implementadas para evitar possíveis “escraches” por partes de grupos,como La Campora, quando o escritor peruano dará a sua conferência para um público que estima-se excederá a mais de mil pessoas, quantidade que pode conter a sala. Caro Ricardo sei que as noticias correm como regueiro de pólvora,e que você,seguramente está a par de tudo isto, mas eu quis lhe contar!!! R.S.V.P porque gostaría de saber a sua opiniao sobre o tema. Se você permitir, pretendo enviar-lhe outro “comment” sobre uma importante atividade da Feira do Livro---“ a “ Torre de Babel” de livros. Estou com saudades dos “posts”, do meu laptop, e da notivaga Kitty. Abraços Prezada Kitty, se você me autorizar, gostaria de publicar seu relato, com pequenas alterações aqui e ali, como um "Post do Leitor". Acho uma bar-ba-ri-da-de o que você está me descrevendo, com cores tão vivas. Se você topar, queria saber se devo assinar o post como sendo da leitora Kitty, ou com seu nome propriamente dito. Gostaria também de mencionar sua atividade principal e a cidade onde reside. Fico feliz por você estar gostando de "A Casa Verde". Um abraço e obrigado pela nova visita ao blog.

Kitty em 19 de fevereiro de 2011

Oi, Ricardo!!!! Fantástico!!! Quanta gente prestigiando o Bytes de Memoria.O escritor Mario Vargas Llosa está com todo!!Aquele livro que VC estava perto de reeditar,está quase pronto? Não deixe de avisar,tá? Estava tão solitária está seção,agora tem vida!!! Abraços

marina em 11 de outubro de 2010

que fantástico ! o Nobel é detalhe..

Caio Barretto Briso em 11 de outubro de 2010

Setti, o post despertou minha curiosidade e fui atrás da sua entrevista com o Vargas Llosa. Maravilhosa! Parabéns pelo bom jornalismo e pela coluna aqui no site. Abração! Muito obrigado por sua visita, pelos elogios e pelo esforço em ir atrás da entrevista. Onde é que você conseguiu localizá-la? Que eu saiba, a coleção de Playboy dessa época (1986) não foi digitalizada.

Edda em 10 de outubro de 2010

Que delicia ler este blog! Que privilégio ser amigo desse grande escritor, de quem sou admiradora. Me tornei viciada em vir aqui ler seus textos, viu Ricardo? Putz, Edda, este é o maior elogio que um jornalista pode ter. Aproveito então para um comercial: não deixe de conferir, além da seção "Bytes de Memória", a "Tema Livre". Os leitores ainda não descobriram direito que existe vida além da home page. No Tema Livre eu falo até de futebol, mas também de música, de televisão etc. Um abração e... fico lhe esperando! Ricardo Setti

bruxa velha em 09 de outubro de 2010

O Carlos Maranhao deve lamentar-se ate hoje, ou teve outra oportunidade com o Nobel VL? Voce lembrava o Magnum dos anos 80, quando eu era bruxa nova rs rs Amizades nascem por afinidades, e ter afinidade com um premio Nobel nao e pra qualquer um. Parabens Setti. Obrigado. O Carlos Maranhão esteve aqui hoje -- ele é o diretor da VEJA São Paulo -- e me refrescou a memória: depois de combinar a entrevista com Vargas Llosa e preparar-se para ela, foi convidado a deixar Playboy e assumir a direção de Redação de Placar. Por isso o então diretor de Playboy me passou a bola.

Camada von Ozonio em 08 de outubro de 2010

É um alegria poder ter o conhecimento destas suas aventurias Obrigado, caro amigo. Vem mais por aí, o Vargas Llosa é uma pessoa interessantíssima. Abraços. Ricardo Setti

Dulce Toledo / BH em 08 de outubro de 2010

Grande narrativa, Setti. VL é grande, tenho por ele a maior admiração como escritor e como político. Sempre foi coerente e defende suas idéias com a garra de quem sabe o que fala e a serenidade dos que não temem errar. Mais do que merecido, este prêmio veio mostrar que quem fala com propriedade tem reconhecimento. Grande abraço, Dulce

SergioD em 08 de outubro de 2010

Ricardo, como tenho um xará no blog, vou colocar um D para me diferenciar. Mário Vargas LLosa me foi apresentado por amigos, ainda na década de 70, quando fui presenteado com Batismo de Fogo. Achei seu estilo da narrativa elegante, e a criação dos personagens perfeita. A admiração cresceu ainda mais com Tia Júlia e o Escrevinhador, principalmente com o personagem, se não me engano boliviano, que escrevia nove novelas de rádio ao mesmo tempo. Hilário. Estava aí outra faceta do escritor. Agora, sensacional mesmo é a sua homenagem a Euclides da Cunha e ao povo brasileiro com o monumental A Guerra do Fim do Mundo. Em seu livro Vargas Llosa penetra de tal maneira no cenário que parece um escritor brasileiro conhecedor profundo da região de Canudos. Acho que nosso país tão cedo receberá uma homenagem como a que MVL nos fez com essa obra. Não se pode deixar de falar de Pantaleão e as Visitadoras, cuja adaptação para o cinema vale conferir. É fascinante ver como o capitão Pantaleão Pantoja se sai no cumprimento de sua “estranha” missão. Por fim, você está de parabéns por privar da amizade desse grande personagem de nossa América Latina. Um abraço e bom fim de semana a todos. Obrigado por sua visita e por seu comentário, SergioD. Espero que volte sempre ao blog. Abraços do SETTI

maria monteiro em 08 de outubro de 2010

Caro Ricardo, olá. A propósito deste assunto, gostaria de fazer um comentário e uma sugestão a vc, mas não neste espaço. Se for possível entrar em contato ou fornecer uma alterantiva, agradeço. OK. Aguarde.

Cândido Ponton em 08 de outubro de 2010

Totalmente merecido o Premio Nobel,um gênio.Mas cuidado!Coitado dele se elogiar,semana que vem, FHC,seja por qualquer motivo,a PTzada vai querer casar o Nobel.

Fabio em 08 de outubro de 2010

Caro Setti, A premiação, e seu texto eram os impulsos finais que faltavam para eu adentrar o universo do VL. Para um novato, qual sua recomendação: qual deve ser a primeira obra? E em sua opinião, qual a melhor obra? Abraçoes. Caro Fabio, Que prazer trocar mensagens com um leitor. Beleza! Só o seu comentário justifica o meu post. Vamos lá: comece por dois livros divertidíssimos, ótimos, irresistíveis, que são Pantaleão e as Visitadoras e Tia Júlia e o Escrivinhador. Prepare-se para dormir tarde, porque você não vai conseguir parar de ler. Para mim, o melhor livro dele, de longe, é Conversa na Catedral. Uma obra-prima por qualquer régua que se meça. Abração, volte sempre. Ricardo Setti

Claudio Versiani em 08 de outubro de 2010

Querido Ricardo Setti, bela história! Vargas Llosa é quem deve estar feliz, não pelo Nobel, mas pelo privilégio de ser seu amigo. Gde ab. Querido amigo Claudio Versiani, Muitas saudades de você. Espero que esteja bem aí em Barcelona, cidade que nós dois amamos, não é mesmo? E não deixe que seu grande coração exagere, Claudinho. O privilégio, no caso, é meu. Aliás, de ser seu amigo também, e mais ainda. Um abração Ricardo Setti

Sandra em 08 de outubro de 2010

Passeando na web, eu li coisas engraçadas sobre isso, por ex., que premiou-se, enfim, um homem, branco, heterossexual, de gravata e de direita!!! Até a penúltima característica, temos aí Saramago. Afirmar-se que ele é de direita, dá bem a medida da covardia que se abate há décadas sobre nossa pobre América Latina pobre. E posição assumida por ele, em 2 de outubro a Laura Greenhalg no Estadão. Uma vergonha!

Siará Grande em 08 de outubro de 2010

O Nobel para Vargas Llosa, alem de homenagear o grande escritor peruano, é um prêmio a todos os latinos americanos pensantes.

Markito-Pi em 08 de outubro de 2010

De novo, V. me mata de inveja.Inveja sem dor de cotovelo, mas de deslumbramento. Ô, Markito, não faça isso comigo... Sou amigo do homem, mas também nem tanto... Você é sempre muito simpático e espirituoso, meu caro. Volte sempre. Um abraço do Ricardo Setti

Sergio em 08 de outubro de 2010

Olha, fiquei tão contente com esse prêmio, como se fosse para um parente meu. Não só pelas qualidades dele como escritor,para mim entre os 2 melhores do mundo,mas por sua posição política,sempre metendo o pau nos perfeitos "idiotas latino-americanos", com o perdão do plágio ao seu filho Álvaro.

Joãozinho em 08 de outubro de 2010

Muito boa, demais a historia. E demais os personagens....Mario é grande demais e você sortudo demais por poder conhecer o mestre. Barranco é por demais lindo e o muele de los pescadores que fica em Chorrillos é uma doidera para comer cheviches. Ui hermanito, que rico!!! ALFRED: te mando um link (a todos) de uma cronica, por que é tão mal ler .... de um escritor Colombiano, que para mim é magistral. Lindo mesmo. Setti, obrigado pela sua coluna, para mim o trio (AN, RA e agora você) é demais tambem. O LINK: http://www.analitica.com/va/arte/oya/4479298.asp Caro João, Obrigado pela visita, pelo comentário e pelo elogio. Volte sempre, será um prazer. Abração do Ricardo Setti

Maria B. em 08 de outubro de 2010

Bom dia, Setti! Parabéns aos dois que escolheram um bom caminho a trilhar.O prêmio foi merecido. Agora, voltemos à política rasteira. Deixemos Varga Llosa e sua política pautada pelos princípios democráticos e falemos de submundo. Ontem, se nao me engano, a CNBB pediu posições concretas dos presidenciáveis, como se não soubesse,como se quisesse colocar os dois candidatos sob suspeita para nao pairar dúvidas sobre as boas intenções da Igreja Católica.O que se ganha com isso? O candidato Serra se justifica pelo que não tem que se justificar e se abre mais um palanque para a petista apresentar outra mentira que, já sabemos,passará como a mais nova verdade dilmística. Trago aqui um áudio da CBN que pode, sem dúvida, extirpar qualquer dúvida sobre o projeto Dilma; depois disso, se a CNBB quiser mais explicações, deveremos nos cotizar para contratar um desenhista e colocá-lo à disposição dos bisbos.Desenhando, talvez consigam entender a posição de Dilma,e a nossa, depois de Dilma.Eu sei que ficar de joelhos é natural para eles, mas nem para eles,nem para nós,imagino que esta posição seja cômoda quando se tem que adorar é o projeto petista.Eu, particularmente, só me ajoelho diante de Jesus. http://www.cbn.com.br/Player/player.htm?audio=2010%2Fcolunas%2Flucia_100915&OAS_sitepage=cbn/comentarios/luciahippolito

Frederico Hochreiter/BH em 08 de outubro de 2010

Compartilho sua admiração por Vargas Llosa, leio sua coluna no Estadão e seu Dicionário Amoroso da América Latina é um livro que volta e meia consulto abrindo ao acaso. Quanto ao seu, as Conversas, não encontrei referências no Google a não ser o que parece ser uma tese de uma pofessora em Santa Catarina. O livro ainda é encontrado em livrarias? Se não é, o Nobel não seria uma boa ocasião para justificar sua reedição? Caro Frederico, Obrigado pelo interesse. O livro está esgotado há muitos anos e, na ocasião, a Editora Brasiliense não quis reeditar. Não quero aqui ficar fazendo propaganda, nem nada, mas, como você é um interessado, você encontrará exemplares do livro no sebo eletrônico Estante Virtual, que tem praticamente TUDO. A reedição não funcionaria: passaram-se 24 anos desde que o livro saiu, e Vargas Llosa passou por muitas novas experiências e escreveu muitos livros de lá para cá. O livro precisaria ser refeito, ou seja, eu precisaria de novo tomar-lhe 3 dias para uma longuíssima entrevista. É complicado, ele tem uma agenda inacreditavlemente carregada. Mas vou propor a ele se realmente estivermos juntos na Editora Abril, na semana que vem. Abraços do Ricardo Setti

Inácio em 08 de outubro de 2010

Ricardo, sempre admirei VL. Muito se fala de seus livros mas seus artigos sobre Política são ótimos. E ele é de uma simplicidade admirável. Fico feliz por ele, pelo povo peruano que gosto tanto e também por nós, brasileiros.

veiaco em 08 de outubro de 2010

Parabéns Setti.Bela história. Obrigado, meu caro, pela visita, pelo comentário e pelo elogio. Um abração do Ricardo Setti

sinisorsa em 08 de outubro de 2010

Sou super fã do Vargas Llosa e fiquei muito feliz ao saber que ele havia ganhado o Nobel. Enfim, já era hora. Se tiver oportunidade de falar com ele, envie-lhe meu respeituoso abraço de tiete.

Carla em 08 de outubro de 2010

Parabéns... Particularmente, prefiro o filho dele.. Beijocas Carla

Danilo Thomaz em 08 de outubro de 2010

Justo o resultado. Vargas Llosa é um escritor de obra coerente, alto nível, com estilo depurado e penetração mundial. Também sua atuação política por meio de lúcidos artigos e ensaios em defesa da democracia liberal têm grande valor estilístico, dentro dos gêneros que compreendem. Só irei, porém, vibrar diante do Nobel quando ele for dado a Philip Roth, cuja obra supera em densidade, criatividade, rigor estilístico, construção de personagens e debate de ideias (políticas, literárias, existenciais) a de seus contemporâneos. Mas, pelo visto, os membros da Academia Sueca estão mais preocupados em tornar injustiçado o grande romancista americano, assim como o Oscar (dadas as devidas proporções) fez com Hitchcock. A quem quiser tirar a prova, leia "Casei com um comunista", obra que sintetiza o estilo de Roth: a união de narrativa bem estruturada com debate de ideias, história conduzida por personagens multifacetados e narrada pelo personagem-mor de Roth, o escritor Nathan Zuckermann, irônico, contestador e com alta capacidade de reflexão.

Anonimo em 07 de outubro de 2010

De volta à política: Os vagabundos petralhas não poupam nem cães e gatos. Vai ver que ter um pet é coisa burguesa! Deu agora no G1, da Globo.com "Suspensa vacinação contra raiva no país Decisão do Ministério da Saúde ocorre após morte de 217 cães e gatos."

Eddie Moraes em 07 de outubro de 2010

Boa Noite Setti, Bela história. É por essa e outras que te admiro, respeito e acompanho (tanto quanto VL). Parabéns! Eddie Moraes - Itajaí - SC Muito obrigado, Eddie, você é extremamente gentil. Volte sempre. Abraço do Ricardo Setti

Sandra em 07 de outubro de 2010

Pois, então, Parabéns para você! E mande nossos abraços fraternos a ele com nossos votos de mais bons livros. Obrigado, cara Sandra. Volte sempre.

Marco em 07 de outubro de 2010

Caro R. Setti : Essa tua foto da Idade Viril. Hein ? Numa entrevista de um escritor amigo é difícil esquecer q são amigos ? Qual o segredo ? Abs. O bigodão sumiu há muito tempo. E fiquei amigo dele, não tão próximo, naturalmente, depois da entrevista, ao longo do tempo.

daniel em 07 de outubro de 2010

Bigodão de respeito hein Setti. Viva os anos 80. Ahahahaha, é verdade, Daniel. O bigodão foi embora há quase 20 anos. Abração SETTI

Alfred em 07 de outubro de 2010

Muito legal o seu depoimento, Setti. Intimista, sem ser babaca. Obrigado por compartir. Entrevistar Vargas Llosa, hoje ou em 1985, não é pra quem quer, mas para quem pode. Li muito pouco da obra do Nobel peruano, porém gostaria de ouvir você sobre "Los Cachorros", de 1967, que me chegou às mãos há um par de semanas. Vale a pena? Parabéns e um grande abraço, Alfred P.S. - O que também me agradou na premiação de VL foi saber que nos próximos anos o Nobel visitará outros continentes. Assim, provavelmente estaremos livres do vexame global de um Nobel para Paulo Coelho. Caro Alfred, Deus me livre, o Paulo Coelho! Hipótese aterradora! "Los Cachorros" é ótimo, é uma paulada. Tenho a tese de que a melhor parte da obra do Vargas Llosa foi escrita até os 50 anos, mais ou menos. "Los Cachorros", se bem me lembro, foi o primeiro livro dele. É ótimo, é uma pancada no peito. Vale, sim, a pena. O melhor de todos, embora difícil de ler no começo -- até que seu cérebro automaticamente entende o jeito diferente de ele contar uma história com várias intercorrências de outras histórias no meio -- é "Conversa na Catedral", uma obra-prima, um dos melhores livros que já li na vida. Abração e volte sempre. Ricardo Setti

Paulo Faustino em 07 de outubro de 2010

Cadê o bigode? A foto de vcs em Lima é muito boa, o Mario sempre teve pinta de ator de cinema, um "galã", já vc está muito diferente, acho que é o bigode. Gosto no Mario de sua vocação pela democracia, sempre impermeável a moda ou as ondas esquerdistas que levaram tantos a traição dos fundamentos da democracia. Nobel em boas e merecidas mãos! Caro Paulo, O bigodaço que usei por mais de 20 anos foi embora há um tempão. Eu achava já fora de moda, incômodo etc. E estava muito branco, mais branco que os cabelos. Então tirei, e gostei. Abração, volte sempre. Ricardo Setti

André Maia Guerra em 07 de outubro de 2010

Acho o Llosa reacionário, mas umbom escritor.

Martim Fogaça em 07 de outubro de 2010

Muito interessante, boas histórias, assim é que se faz um blog.

Maria Regina Wiegand em 07 de outubro de 2010

O melhor post que li em vários dias em vários blogs. Delícia mesmo. Obrigado, cara Maria Regina. Fico feliz que você tenha gostado. Abraço, volte sempre. Ricardo Setti

Tânia Maria Chueiri em 07 de outubro de 2010

Adorei esse post, que legal, que interessante esse trabalho de jornalista. É bom sair da política e ler isso.

Carlos Leon Perez em 07 de outubro de 2010

Grande Setti, que bela história! Sensacional. Será que eu encontro ainda esse livro? Parabéns.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI