A briga do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, ainda vai dar o que falar.

O ministro, conforme publicamos em post anterior, bateu de frente com sua colega em seu discurso de posse, ao contestar declaração de Kátia Abreu à Folha de S. Paulo segundo a qual “não existe mais” laifúndio no Brasil.

Em seu discurso, Patrus Ananias, integrante da ala mais à esquerda do PT, defendeu a “derrubada das cercas” do latifúndio, como talvez fizesse o líder do MST, João Pedro Stedile, com a seguinte e preocupante frase:

— O direito de propriedade não pode ser em nosso tempo um direito inconstratável, inquestionável, que prevalece sobre todos os demais direitos e sobre o próprio direito de realização das possibilidades nacionais.

O direito de propriedade, como Ananias deveria saber, está garantido no artigo 5º, inciso XXII da Constituição, como cláusula pétrea — ou seja, que não é possível em hipótese alguma de modificação.

Como Ananias não rasga dinheiro, acabou reconhecendo que este tema ainda “causa divergências” (junto a quem?) e que uma modificação no direito de propriedade não depende apenas da vontade da presidente da República e de seus ministros, mas também “do Congresso Nacional, do Ministério Público, do Poder Judiciário e da sociedade”.

Na verdade, seria preciso uma reviravolta histórica de proporções cataclísmicas que conduzisse a uma nova Assembleia Constituinte para que houvesse uma revisão desse dispositivo pétreo da Carta de 1988. O Ministério Público e o Judiciário nada têm com isso. Quanto à “sociedade”, talvez o ministro abrigue, bem lá no fundo, a esperança em algum tipo de revolta popular rupturista — não se pode descartar que gente do PT queira esse tipo de coisa, não é mesmo?

Então, por mais que Ananias esbraveje, não vai ocorrer nada com o direito de propriedade, exceto o que a própria Constituição prevê e que já ocorre desde 1988 — que a “função social” da propriedade privada, quando for o caso de o poder público intervir em benefício do que entende ser a sociedade, siga o mandamento do inciso XXIV do mesmo artigo 5º, que dispõe:

“A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição”.

Bem, dito isso a respeito do destampatório incendiário do ministro Ananias, vamos a Kátia Abreu.

Empresária e pecuarista, a senadora está no Congresso desde 1998, primeiro como suplente de deputado federal, que assumiu o posto em várias passagens, depois como deputada eleita e posteriormente como senadora, em dois mandatos.

Defensora da livre iniciativa, do capitalismo moderno, dos investimentos estrangeiros e da privatização de estatais, a ela foi fustigada durante todo esse período pelas fileiras do lulopetismo — principalmente quando passou a liderar a bancada ruralista, satanizada pelo PT & Associados como uma Besta do Apocalipse, como um conjunto maléfico de parlamentares defensores do Grande Capital contra o Povo, embora o agronegócio signifique 20% do Produto Interno Bruto do Brasil e nada menos do que 40% de tudo o que o país exporta.

Deixando isso para trás, como se não houvesse ocorrido, Kátia Abreu, pois, merece as agruras por que começa a passar, como nessa trombada com Patrus Ananias. Não será nem a única trombada com ele, certamente, e ela pode esperar problemas de outros colegas lulopetistas de ministério.

A ministra-senadora merece esses outros aborrecimentos que ainda vai passar, por haver debandado das hostes da oposição — era figura forte e importante do DEM — e ter, primeiro, se transferido para o ridículo partido do ex-prefeito Gilberto Kassab, o PSD, feito com refugiados de outros partidos para apoiar o governo da presidente Dilma Rousseff . única e exclusivamente de olho em nacos do poder.

Kassab, cria do tucano José Serra, deu ele próprio o exemplo, passando uma rasteira em seus aliados de sempre e mudando de lado.

Quanto à senadora, posteriormente, resolveu marchar para essa confraria de caciques regionais fisiológicos e que é o PMDB.

Finalmente, ao aceitar o convite da presidente para ser ministra da Agricultura, caiu nos braços do lulopetismo que antes, com correção e firmeza, combatia.

As dores de cabeça que começa a ter foi ela quem procurou.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =

51 Comentários

Eduardo em 10 de janeiro de 2015

Alguma coisa me faz sentir que Kátia Abreu é o ex-senador ****** de saia. . Essa senhora gastou metade da vida defendendo a verdade. O que é que fez mudar de lado? . Parece-me incompreensível!

olavo em 10 de janeiro de 2015

Nunca imaginei que a Katia Abreu um dia se uniria àqueles que ela sempre criticou...enfim isso é a politica no Brasil...

interrogações à distância em 10 de janeiro de 2015

Seguindo sua própria sugestão, seu comentário foi deletado. E me surpreendeu pela "modéstia"...

pierre em 09 de janeiro de 2015

"O hábito não faz o monge"! "Mas, é pelo hábito que se conhece o monge"! Dilma ,na posse, vestiu-se à caráter! Como um velho botijão de gás...vazio! A Kátia adotou o petismo e homenageou-o com um vestido verde... pamonha! Dilma, botijão! Kátia,pamonha! As monjas do petismo!

Fernando em 09 de janeiro de 2015

Prezado Ricardo, A Katia Abreu "malufo"!

Tereza em 09 de janeiro de 2015

Pois é. Mais uma grande decepção a minar minha esperança de que o Brasil um dia ainda vai ter jeito... Eu era fã dela, tinha-a como modelo de mulher de atitude, de fibra. Das poucas que nos davam orgulho nesse mundo político tão carente de mulheres que nos honram como nossas representantes. Mas agora que aderiu à Irmandade Petista, só me resta lamentar a persistente e (parece que) inexorável instalação da treva nos horizontes do Brasil.

olavo em 09 de janeiro de 2015

Agora só falta ela aparecer com uma foice, um lencinho vermelho no pescoço à frente do movimento sem terra...será que vai ficar amiguinha do Stedile?

olavo em 08 de janeiro de 2015

A Katia perdeu uma grande oportunidade de fazer oposição a esse governo eslameado. a proposito, que tal o povo brasileiro não abastecer nos postos Petrobras? vamos continuar dando milho pra bode?

jose rei em 08 de janeiro de 2015

eles se mercem, é um gambar cheirando o outro, pra ver quem bufa mais *****.

wilson1 em 08 de janeiro de 2015

Esta senhora é mais um dos que comprovam que a vergonha está em baixa no país.

lídia em 08 de janeiro de 2015

A propósito da vocação para a ribalta da Sen. Kátia Abreu, muito contribuiu para o seu destaque na Ala das Ministras aquele vestidinho verde "cheguei!" amarrado na cintura; estão dizendo que o design foi uma homenagem à PAMONHA, uma iguaria da roça...Pensando bem, tal e qual, doce ou salgada?

sergio braga em 08 de janeiro de 2015

Por curiosidade, do que vivia esse tal de Patrus Ananias (nome de jegue), antes de se beneficiar das safadezas do PT???Era alguém expressivo????? Formador de opiniões??? Porque hoje, não passa de um recalcado a mais, mamando nas tetas do desgoverno.

Pagador de Impostos em 08 de janeiro de 2015

Não da pra entender o comportamento desta senhora...o que a fez mudar tanto de idéia quanto ao governo do PT? Será que ela acha que vai poder agir com liberdade num partido em que boa parte dos membros a odeiam?

Pagador de Impostos em 08 de janeiro de 2015

Qual o significado de agora Katia Abreu ser amiga intima de Dilma???

wilson www em 08 de janeiro de 2015

Sua síntese foi precisa, Ricardo. E expõe, além dos pensamentos conflitantes, a indecência em que se transformaram essas criações fisiológicas de ministérios às dúzias para acomodar aliados interesseiros. Para que precisamos de um ministério para a agricultura e de um outro para esse tal de desenvolvimento agrário? Será que não se trata da mesma coisa ou isso é feito de propósito para que suas excelências fiquem medindo publicamente a força de tão impressionantes e sofisticadas ideologias ou sirvam como padrão de medida do seu prestígio junto àquela que os nomeou? Brasil, ah! Brasil...

Léia em 08 de janeiro de 2015

Ricardo, acho que a imprensa não leu com a atenção devida a Medida Provisória nº 664, de 30 de dezembro de 2014. Vi um comentário aqui e ali sobre auxílio doença e auxílio acidente. Há uma alteração drástica na PENSÃO POR MORTE, o que afetará a população mais carente, e não vejo ninguém debatendo a matéria. E tudo se deu por medida provisória!!!! Cara Léia, diferentemente de você, eu li, sim, vários comentários, em diferentes veículos, vi na TV e ouvi na rádio a respeito do assunto. Arrocharam para valer a pensão por morte -- conforme a idade da viúva, ela em pouco tempo deixa praticamente de receber, por exemplo. O governo, com medo de dizer a verdade, deixa de explicar que esses arrochos destinam-se a impedir que a Previdência quebre.

Angèlìka em 08 de janeiro de 2015

Quero saber é onde anda e o que está fazendo a OPOSIÇÃO!!! Terminou a eleição e Aécio/PSDB desmontaram seus palanques e foram DE NOVO descansar?! Não vejo e nem leio nada sobre a atuação deles no Congresso. Se nada é divulgado é porque não estão verdadeiramente na luta contra a facção que os rodeiam "quase" todos os dias da semana. Oposição FOGO DE PALHA?!

Alberto de Araujo em 08 de janeiro de 2015

Mais uma demonstração de desvio de conduta de um político deste país. De oposição passou a situação. Interesse pessoal ficou acima da ética e do respeito aos eleitores que escolheram-na para ser oposição. Uma vergonha. São mercadores persas. Debanda para o lado que oferece maiores possibilidades de poder. Triste país.

deaC em 08 de janeiro de 2015

Estranho o comportamento dessa mulher, lembro da mesma, na tribuna do Senado, esbravejando contra o PT e agora se juntou aos mesmos. É, o mundo dá voltas, quem diria que agora seria "amiga íntima" da presidente. Bizarro!

Mario Sergio em 08 de janeiro de 2015

No século passado esse tipo de pessoa era chamada de "companheiro de viagem" ou de "inocente útil"que, logo após prestar seus serviços,era descartada.Lenin ou Stalin mandava matar.Nossa senadora não me parece inocente,mas será útil para os comunas manterem seus discursos.

observador100 em 08 de janeiro de 2015

Pior que isto meu caro Setti é, mais uma vez, o comportamento da nossa “oposição”. Depois de um início avassalador, logo após as eleições, agora estão todos quietinhos, olhando o PT se organizando para 2018. Cadê o Aécio, Serra, Aloysio Nunes e os demais? Infelizmente só temos oposição nos blogs….

Charles A. em 08 de janeiro de 2015

No Brasil temos homens e mulheres probos , competentes, inteligentes com visão analítica dos fatos. Infelizmente,estas pessoas não se dedicam à política,salvo exceções como o Senador Ronaldo Caiado e, se Deus quiser, Senador Aécio Neves. A senadora Katia Abreu mostrou-se uma figura desatenta,pouco inteligente , propensa a aceitar trocas com o inimigo. Com o pt não se troca e náo se brinca, senadora; se combate! A Sra teve seus motivos para enganchar-se com o petismo.Mas jogou fora a oportunidade de fazer história, de cumprir seu destino de ser uma mulher forte de oposição, quem sabe até chegar à presidência da república. Não vai mais seguir este destino. Deixou-se levar pelos encantos do poder fácil, Dilma viu sua fraqueza, chamou-a de amiga e a destruiu. Pior para a senhora, senadora. Pior para o Brasil.Meus pêsames à senadora Kátia Abreu, que morreu para a política...

Abreu e Lima em 07 de janeiro de 2015

. Quem é mais indecente: KAbreu ou GKassab? Difícil, não? . Revelações... http://goo.gl/vCnoQ2 .

O Demolidor em 07 de janeiro de 2015

A Katia e o Patrus são farinha do mesmo saco; são da mesma essência e moldadas com o mesmo barro da ganancia pelo poder e o dinheiro; esse pugilato está apenas começando, alias só o mal combate o mal.

interrogações à distância em 07 de janeiro de 2015

Olá Setti, Extremamente louvável à sua atitude de se indignar com o terrível golpe conferido à SACROSSANTA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, ontem, na França. Logo na França! A terra de Voltaire... Sem sombra de dúvida um "11 de setembro" simbólico. E também o prosseguimento de um certo confronto, "Choque de civilizações" Uma teoria proposta pelo cientista político americano Samuel P. Huntington. E, segundo a qual as identidades culturais e religiosas dos povos serão a principal fonte de conflito no mundo pós-Guerra Fria. *** Tido como estigmatizante, o estudo foi rejeitado. Mas a menos de prosseguirmos com os olhos vedados, nos últimos tempos, num "continuum" de ações e atos que não deixam mentir à coisa anda a prometer *** Em outro registro, não sem franco interesse, continuo também à acompanhar a maioria de seus posts políticos. E portanto! *** E portanto, em razão dos inaceptáveis "astéricos" freqüentemente introduzidos na maioria dos comentários de seus leitores (seriamos todos, assim tão "vulgares"? "Inelegantes"? "Equivocados"?)perdi de vez à motivação de reagir. Espírito crítico, livre e seguro do seu bom direito - justamente! - não sou de aceitar censuras... *** De quebra, os seus "temas livres" com mulheres francamente desnudadas poderiam ser deixadas para outro tipo de publicação. Como as "Casas de tolerância"... certas revistas também existem para isso! *** Sinceros votos!!! Os asteriscos que coloco em muitos comentários são palavras que você não deixaria pronunciar na sua sala ou, então, qualificativos e acusações sem prova atirados gratuita e irresponsavelmente, sem qualquer prova, contra políticos ou homens públicos -- de "ladrão" e "assasino" para baixo. Você achar que mulheres bonitas como as que publico aqui são intoleráveis revela uma mentalidade não muito distante dos radicais que fazem loucuras na Europa. Me desculpe a franqueza.

Andre M. Andrade Jr em 07 de janeiro de 2015

Kátia Abreu agiu como Kassab.É uma pessoa em quem não se pode confiar.Trata-se de uma carreirista apesar de ser pessoa de nível e de preparo para o cargo.No entanto, eu não daria um ministério para sua administração.Antes de tudo coerência e lealdade.Foi uma decepção!

Renato em 07 de janeiro de 2015

A vaidade e a paixão pelo poder falaram mais alto. Decepcionado.

Marcos F em 07 de janeiro de 2015

Ufa! Que alívio! Você tirou a palavra que me sufocava a garganta.

marcelo matos em 07 de janeiro de 2015

Mais um membro da organização criminosa querendo nos roubar. procurem trabalhar bando de corruptos e deixem as propriedades das pessoas.

Paulo Luz em 07 de janeiro de 2015

Um duelo de titãs da sapiência, dois scholars de peso. A elite intelectual brasileira vai ficar embasbacada com a capacidade desses dois gênios indomáveis produzirem platitudes. É bom lembrar que estamos chegando ao carnaval!

fernando em 07 de janeiro de 2015

Katia Abreu está usando as regras do jogo para chegar ao poder, num país onde falta de caráter tem o bonito nome de pragmatismo... Se ela ainda acha que todo eleitor vota como gado, que caia do cavalo direto no ninho das cobras petistas... O colunista disse tudo: bem feito mesmo!

aparecido f. em 07 de janeiro de 2015

Será que ela não conhece ( acho que não) a frase : quem cria cuervos, un dia sacarán os ojos....

Lobinho em 07 de janeiro de 2015

Essa senhora não engana mais ninguém. Ruim de voto, fisiológica, elegeu-se senadora em 2006 contra o político mais rejeitado do Estado. Reelegeu-se em 2014 com apenas 5.932 votos de frente sobre o segundo colocado, apesar da campanha milionária e do apoio do governador eleito Marcelo Miranda, o político mais popular do Tocantins. Deixou o PSD por divergências com o Kassab (cada um queria ser mais fisiológico do que o outro), mas deixou o filho na presidência estadual do partido. Ambiciona dominar a política tocantinense (quer ser governadora), se não for antes apanhada em uma dessas operações Lava-Jato da vida.

Ribeiro em 07 de janeiro de 2015

Vendeu-se por tão pouco! Se os petralhas conseguirem alcançar seus pérfidos objetivos - que Deus nos livre disso - os primeiros a cair serão esses oportunistas da "base aliada".

Valdeke Silva em 07 de janeiro de 2015

Bem que os sem terra poderiam invadir umas propriedades do Ministro Patrus Ananias.Seria bem legal ver a sua reação.

Moacir 1 em 07 de janeiro de 2015

Prezado Setti, Devo confessar que ando meio por fora , mas acredito que esse screenplay belicoso entre a Kátia e o Patrus é doido demais para ser SÓ o que parece : mais um capítulo da novela Os Aloprados. Para mim , trata-se já da campanha eleitoral Lula 2018 . O projeto é simples : de um lado a tchurma de Chicago da DilmonA - que aliás o PT quer mais é que "expluda" - do outro o PT vermelho da gema : os movimentos sociais , os sindicalistas , os esquerdopatas do PCdoB, PSOL e PSTU ,o MST , a massa de manobra do MTST , os que recebem mesadinha na UNE e por aí vai, todos na planície sonhando com o Lula-LÁ! Já no Planalto, a estratégia lulopetista é embromar as ezquerdaz e o povo deztepaiz, com os ministros lulistas na ribalta mistificando dia, noite e madrugada temas como * a perseguida " regulamentação social da mídia " * o manjado "abaixo os latifúndios " * as impossíveis "reforma pulítca" e "discussão da propriedade privada" * os plebiscitos nas coxas e as semi-Constiuintes. Enfim...Abaixo o Império! A corrente- facção petista que lula , vai caprichar nas mesmas histéricas acusações contra " às elites golpistas" , tudo isto ao som dos teclados de blogueiros amestrados , acusando a CriaturA dele de estar " neoliberalizando" demais. Afinal o eleitorado não entende muito bem que os petistas levaram o país a essa pasmaceira econômica e que , para tentar sair dela, foram forçados a implementar o plano de governo do Aécio.E mesmo que venham a desconfiar logo logo - devido ao "ajuste" cumpanheiro e às "medidas impopulares urgentes - é só chamar o Santana para dar um jeito. Ou seja ,nosso Metamorfose Ambulante agora será Esquerda Beleza - para se contrapor à tão necessária guinada à direita da IncompetentA dele. Sonha o Grande Líder - desde 2009 quando flertou com um imediato terceiro mandado, mas optou por uma PostA tapa-buraco - em voltar aos braços do povo como um Papai Sabe Tudo , prometendo um outro grande boom nas commodities , o pré-sal jorrando a US$ 50 dólares o barril - eleitor sabe lá a diferença? Já vimos o filme.Já lemos a carta aos Brasileiros. O Lula viajando por aí jurando que sua mãe nascera analfabeta , enquanto o pragmático Palocci e o ex-tucano Meirelles tocavam a economia super nos trilhos.O único risco aí é que a RepresidentA não tem cintura nem jogo.Acho que faltou cumbinar, soletrar e desenhar lá com a húngara o enredo.TeimosA! E se Dilma 2 der errado? A culpa , além de FHC , será do mundo e .... delA. E Viva o Salvador da Pátria! Abc

Alex o antipetista em 07 de janeiro de 2015

Fica tranquila senadora o "fogo amigo"nem começou, espera mais um pouco que os cumpanheiros vão descer a borduna e logo a senhora vai descobrir que certas alianças com certas pessoas assim como com o diabo não demoram e o preço vem.Escolhas erradas, consequências certas.

Ricardo em 07 de janeiro de 2015

Os petistas, como sempre, gostam de dividir o que pertence aos outros, desde que o delles continue no próprio bolso! Ainda tem quem acredite no idealismo de araque dessa quadrilha!!!! Idealismo de bolso cheio!!! Quanto a D. Katia, quis ser mais sabida do que é! Vai apanhar todo dia, para aprender a não compactuar com bandidos!!!!! Bem feito, traíra !!!!

JoaoR em 07 de janeiro de 2015

Esse tal de Patrus Ananias é mais um ministro ***** e incompetente que a presidNTA enfia goela abaixo da população brasileira. Pelas bobagens ditas em seu discurso de posse já podemos imaginar as parvoíces que nos aguardam.

RONALDE em 07 de janeiro de 2015

Essa posição do Patrus vai mais do que intensificar os movimentos dos invasores de terras particulares. É um incentivo inconstitucional à agressão sem combate das instituições como se vê atualmente. Esse homem é um subversivo.

AS em 07 de janeiro de 2015

Devemos observar que a menos de uma semana,o ministro do planejamento foi publicamente repreendido pela presidente,apenas por falar à imprensa a respeito de regras de reajuste de salários. Agora o seu ministro do (sub)desenvolvimento agrário,Patrus Ananias, questiona publicamente a propriedade privada,que é lei e direito constitucional,e o pilar central da economia de um país,e até o presente momento não se ouviu nenhuma crítica da presidente. Será que ela concorda com o seu ministro?

Guatimozim em 07 de janeiro de 2015

Muito bem! Toda traidora como Katia Abreu merece viver no ninho de cobras como o PT, vcs ainda não viram nada, ainda vai ver a Katia Abreu propondo e defendendo a volta da CPMF,vai acabar no esquecimento,pois sabeis vóz que ela quase perdeu as eleições no Tocantins, já traiu todos seus antigos companheiros, agora certamente terá os petista para defender.

Erasmo Moraes Oliveira em 07 de janeiro de 2015

E o pior para os "polítiqueiros" é que não é o Primeiro caso , temos outros que chamavam os Petistas de LADRÃO , mas se juntaram a eles , porque será .

Passofundense em 07 de janeiro de 2015

Pois é, Senadora Katia Abreu. Ser oposição é incômodo, porem a senhora abandonou a democracia para unir-se a terroristas e comunistas, esperava o que? Meteu-se num verdadeiro ninho de cobras, gora aguenta o veneno.

Luiz em 07 de janeiro de 2015

Foi se juntar àqueles que considerava ultrapassados e populistas autoritários que queriam tomar as terras produtivas que ela defendia. Foi cooptada na presunção de mais poder e dinheiro. Seguiu o caminho do prefeito do Rio , Eduardo Paes que hoje faz o discurso dos corruptos que assaltaram a Petrobras, Eletrobras,BNDES,Fundos de Pensões e o Estado.

marcos em 07 de janeiro de 2015

Descanse em paz depois de levar os tradicionais socos e pontapés da petralhada ignóbil. Merece, trairona, ou, traideira! Como quiser.

Dumma Zimmer em 07 de janeiro de 2015

Caro Setti, esta Senhora é uma autêntica *** ****, como se diz, nestes casos, na Itália.

Marcelo em 07 de janeiro de 2015

O Ananias é apenas um coitado dum oportunista *****, que se joga de corpo e alma, tentando sorver os luxos e prazeres do poder. Mas não é tão bronco assim, como mineiro ele sabe, ao menos intuitivamente, que palavras populistas não são mais que palavras.

Paulo Terracota em 07 de janeiro de 2015

É uma pena que essa pantaneira inteligente e corajosa vire a casaca por um naquinho de poder. Kátia Abreu, nunca mais.

Margareth Morgado em 07 de janeiro de 2015

Diante do exposto pergunto: como acreditar no ser humano?

Mairalur em 07 de janeiro de 2015

Essa senadora e Demóstenes Torres nos enganaram direitinho. Por motivos diferentes, claro, que dela não se sabe até agora de envolvimento com ilícitos.Mas, que enganaram, enganaram. Era tudo performance.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI