Leitores do blog acertaram o desafio e mostraram conhecer história contemporânea

Leitores do blog acertaram o desafio e mostraram conhecer história contemporânea Foto: Pixabay

Os leitores acertaram, o discurso do desafio era de Afonso Arinos, ex-deputado da velha “Banda de Música” da UDN nos anos 50-60, ex-chanceler e,  já nos anos 80, senador pelo PSDB.

Arinos viveu política desde a era Vargas até morrer, no curso do mandato, em 1990.

O discurso, contundente e dramático, que foi proferido no dia 9 de maio de 1954, responsabilizava o presidente Getúlio Vargas pelo atentado da rua Toneleros, no Rio, contra o jornalista Carlos Lacerda, no qual morreu o major-aviador Rubens Vaz, e pedia a renúncia do presidente da República.

Eis em quem os amigos do blog votaram:

Afonso Arinos: 31

Carlos Lacerda: 7

Ulysses Guimarães: 5

Aliomar Baleeiro: 4

Paulo Brossard: 1

Pedro Simon: 0 voto.

Parabéns aos leitores que acertaram: Maria, L., Saulo Machado, Laís Bessa, Letícia, Thiago Lima, Renata, Pedro Luiz Moreira Lima, roberto, @outraideia, Marcelo Caldas, SergioD, José Carlos Werneck, Fvieiradutra, Alcides, Maria Koenigkan, Getúlio Lulla Vargas, Altamiro Martins, Álvaro Junqueira, Rosa Maria Pacini, netto-rs, H. Thales, aze, Carlos Nascimento, Miguel Alves pereira Jr, Perola Soares Zambrana, João Amaro Jr., sinisorsa, Vera Natali, Georgia e Elisa Cristina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 2 =

9 Comentários

  • Marcelo Caldas

    Na verdade Setti, sou vidrado por TV Senado, e tive a chance de ouvir muitos senadores citarem esse discurso em plenário, Mão Santa, ALvaro Dias e outros. Parabéns pra todos que fazem seu Blog.

    Obrigado, caro Marcelo. Somos a jovem jornalista Domitila Becker e eu.

    Abração

  • SergioD

    Ricardo, já li sobre isso, mas nunca ouvi de sua própria voz ou por artigo publicado pelo mesmo. Afonso Arinos solicitou mesmo a retirada desse discurso dos anais da Câmara dos Deputados, chocado que ficou com o suicídio do Getúlio?
    Um abraço

    Não sei se é verdade a retirada dos anais, mas sei que ele se arrependeu de ter feito o discurso, no sentido de que acha que contribuiu para o suicídio do presidente.

    Abração

  • JOSÉ CARLOS WERNECK

    Prezado Setti.
    O atentado contra Carlos Lacerda foi no dia 5 de agosto de 1954 e Afonso Arinos fez este seu discurso quatro dias depois,exatamente em 9 de agosto.Afonso Arinos iniciou sua carreira política,em Minas Gerais,no ano de 1947,como depútado federal e exerceu o cargo por 3 legislaturas.
    Em 1958,com o apoio de Carlos Lacerda elegeu-se senador,pela UDN,pelo antigo Distrito Federal.
    Em 1986 foi eleito senador pelo PFL do Rio de Janeiro,e não pelo PSDB.

    Obrigado, caro Werneck. Vou checar se e quando ele se transferiu para o PSDB.

    Abraços

  • carlos nascimento

    Ricardo,
    Se possivel – com a sua permissão – gostaria de indagar do comentarista José Carlos Werneck, se êle tem algum parentesco com o Hugo Werneck, caso positivo, se é possivel transmitir um grande abraço ao mesmo e que êle retorne ao convivio dos debates democráticos, sua ausência é sentida, está fazendo muita falta pela qualidade de seus conteúdos.
    Grato
    Carlos Nascimento.

  • JOSÉ CARLOS WERNECK

    Prezado Setti.
    Respondendo a sua pergunta Afonso Arinos foi para o PSDB em 1988,quando o partido foi criado,em 25 de junho, e ele foi um dos seus fundadores,ao lado de nomes ilustres como Mário Covas,Franco Montoro,Fernando Henrique Cardoso,José Serra entre outros.

    Você foi mais rápido que eu, que lhe agradeço muito, caro José Carlos.

    Abração

  • JOSÉ CARLOS WERNECK

    Prezado Carlos Nascimento.
    Geralmente os Werneck de Minas Gerais e do antigo Estado do Rio de Janeiro(Vassouras e adjacências)fazem parte de uma só família.Existem muitos também na cidade do Rio de Janeiro.Não conheço o Hugo,a não ser através dos comentários que fazia na coluna do excelente Augusto Nunes,que ao que me parece,o conhece bem e lhe pode dar notícias dele.
    Cordialmente,
    Werneck

  • Alcides

    Caro Setti
    Sua prestigiada e já indispensável coluna, para você ver, tem qualificados leitores.
    Afonso Arinos foi também prof. de Direito Constitucional na antiga Faculdade Nacional de Direito.Venceu Mario Casasanta(salvo engano meu) na disputa da cátedra.
    Um abraço

    É verdade, caro Alcides. E eu me orgulho muito disso.

    Sábado, irá ao ar um desafio ligado à II Guerra Mundial. Aguarde.

    Abração

  • carlos nascimento

    Ricardo,

    Na próxima semana estaremos às portas do NATAL, um dos raros momentos em que o planeta faz uma pausa para reflexões, os dias atuais estão terriveis, porém, temos o direito de momentos lúdicos e sua Coluna e esta seção é deliciosamente maravilhosa, diante disso gostaria que vc nos brindasse com diversos e variados desafios, estará contribuindo bastante ao lazer nos dias de feriados.
    – Diversas áreas:jornalismo, esporte, politica, música, variedades).
    – Enquetes.
    – Musicais.
    – Desafios.
    – Eleições dos piores momentos do ano (DRAGÃO DE KOMODO ou JABUTI SURRUPIADO) e dos melhores (R7 DE OURO).

    Enfim, vou confiar em sua grande capacidade de criação.
    Vamos lá aceite essa idéia.

    Abraços.

    Carlos Nascimento.

    Caro Carlos,

    Suas idéias são sempre boas, vou anotar as sugestões. Quanto a implementar, não sei ao certo, porque muita gente na Editora Abril entrará em férias coletivas. Eu próprio sairei por uns dias, sem que, no entanto, o blog fique sem material.

    Abraços

  • carlos nascimento

    É hora de um enquete sobre a qualidade do Ministério da nova Presidente – Dilma -, dando o pontapé inicial, descrevo a primeira pérola abaixo:-
    Pedro Novais – Ministro do Turismo – Deputado Federal do Estado do Maranhão, morador do Rio de Janeiro, já está próximo de 80 anos e segundo li no RADAR não gosta e nem usa celular.
    Numa pasta onde há necessidade de hiper atividade, buscando alavancar negócios, infra estrutura e parcerias com o exterior, temos essa raridade para dinamizar o Turismo.
    E ai o que vcs acham, eu diria que trata-se do maior testa de ferro da era sir nei, uma VERGONHA.