Lenda urbana que nunca deixa de intrigar: as coincidências de datas e números envolvendo os presidentes americanos Lincoln e Kennedy — que governaram com 100 anos de diferença

Abraham Lincoln e John F. Kennedy, dois grandes ex-presidentes, com histórias com muito em comum

Abraham Lincoln e John F. Kennedy: 100 anos separam sua eleição, várias datas e números aproximam seus destinos

É algo verdadeiramente surpreendente, chegando às portas do assombroso, verificar o quanto existe de coincidência em números cruciais da vida de dois dos mais marcantes presidentes da história dos Estados Unidos — Abraham Lincoln, o 16º e para muitos o maior entre os 44 presidentes americanos, e John F. Kennedy, o 35º e o primeiro presidente católico do grande país.

A lista de coincidências é uma lenda urbana quase tão antiga quanto a morte de Kennedy, ocorrida em 1963. Pelo que se sabe, começou a circular no ano seguinte e, conforme a versão, é acrescida de um, dois ou até dez itens em relação aos de abaixo.

Mas vejam só que interessante:

* Abraham Lincoln foi eleito deputado à Câmara de Representantes em 1846 e John F. Kennedy foi eleito para o mesmo posto exatamente em 1946.

* Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos em 1860, e John F. Kennedy em 1960.

* Ambos se empenharam pelos direitos civis — Lincoln, pelo fim da escravidão, Kennedy, por igualdade plena de direitos aos negros.

* As mulheres de ambos — Mary Todd Lincoln e Jacqueline Bouvier Kennedy — perderam filhos quando residiam na Casa Branca.

* Abraham Lincoln foi assasinado numa sexta-feira. John Kennedy também.

* Lincoln foi assassinado com um tiro na cabeça. Pelo menos um dos tiros que mataram John Kennedy foi na cabeça.

 

Os dois ex-presidentes foram assassinados em uma sexta-feira, com um tiro na cabeça

Entre vários exemplos de coincidências, os dois presidentes foram assassinados em uma sexta-feira, ambos com um tiro na cabeça, ambos por um assassino do Sul, que em ambos os casos foram mortos antes de serem julgados

Agora, como se já não bastasse, as semelhanças ganham um pouco mais de mistério:

* A secretária de Abraham Lincoln tinha como sobrenome Kennedy, e a secretária de John F. Kennedy tinha como sobrenome Lincoln.

* Ambos foram assassinados por sulistas

* Ambos foram sucedidos por um vice com o mesmo sobrenome: Andrew Johnson substituiu Lincoln, Lyndon Johnson, a Kennedy.

* Andrew Johnson nasceu em 1808, e Lyndon Johnson, em 1908.

* John Wilkes Booth, o assassino de Lincoln, nasceu em 1839, e Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1939. Ambos eram conhecidos por seus nomes por extenso, o que é incomum na cultura norte-americana, que privilegia a versão com o segundo nome ou o primeiro sobrenome grafado apenas com a inicial.

Ambos lutaram para melhorar os direitos civi

Ambos lutaram para melhorar os direitos civi

Quer mais? Tem mais:

* Abraham Lincoln levou um tiro na cabeça dentro de um teatro, o Ford Theatre de Washington, e John F. Kennedy foi alvejado dentro de uma limusine Lincoln — produzido pela Ford.

* Os dois assassinos, Booth e Oswald, acabaram sendo assassinados antes de serem julgados por seus crimes.

Já quase no fim, mais uma coincidência :

* Uma semana antes de ser morto, Lincoln esteve em Monroe, no Estado de Maryland. Uma semana antes de morrer, Kennedy esteve com Marilyn Monroe.

Finalmente, um acréscimo à lenda urbana:

* O filho caçula de Lincoln, Tad, foi sepultado no dia 16 de julho de 1871. Mais tarde, seu corpo foi exumado e transferido para outro túmulo.

* O filho caçula de Kennedy, John Jr., o John-John, que sobreviveu ao pai por mais de três décadas, morreu no mar num acidente com o avião que ele pilotava num mesmo 16 de julho — de 1999. Mais tarde, bombeiros encontraram seu corpo, que foi retirado do mar próximo à ilha de Martha’s Vineyard, em Massachusetts, para autópsia e, posteriormente, conforme seu desejo, suas cinzas lançadas ao mar em outro ponto da costa do mesmo Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + um =

Nenhum comentário

  • Marco

    Dom Setti: Parece sombra um do outro!
    Abs.

    É espantoso, não, caro Marco?

  • edson

    O ex-presidente Lula nasceu no mesmo ano que Aldolf Hitler se mato em 1945 e foi membro do partido do trabalhador que coincidência, e não gostava do pai, adorava a mae, passo fome etc.

  • Vera Scheidemann

    Eu já havia lido algo a respeito, mas reli
    agora, com mais atenção. Realmente é de arrepiar !
    Um abraço !
    Vera

    Outro pra você, prezada Vera.

  • Luiz

    É bom lembrar que o SR JFK fez com que os EUA entassem na Guerra do Vietnã, onde seriam ocorridos alguns dos piores crimes de guerra da historia. Mas essa parte da vida dele nunca é lembrada.

    O post não tem nada a ver com esse assunto que você comenta — e que, de resto, é verdade.

  • Angelo Losguardi

    Kennedy foi o primeiro e único presidente católico deles, né? Perderam a chance de ter outro, caso o excelente Rick Santorum tivesse ganhado a convenção republicana.

  • carlos eduardo

    Prezado Ricardo

    Nos Estados Unidos essas “coincidências” que realmente são incríveis , são muito badaladas pelos Democratas , eles tentam colar a imagem de Kennedy a de Lincoln .
    Ricardo , mas , seria interressante falar das diferenças , Lincoln foi o primeiro presidente Republicano , passados mais de 160 anos não foi achado nenhuma bandalha ou devassidão dele , ele não enfiou o pais na guerra , foi obrigado e finalmente ele acabou com a escravidão.
    Kennedy , faria o Bill Clinton e o John Edwards parecerem seminaristas virgens , com o jornalismo independente atual JFK não se elegeria Deputado.
    A lei dos direitos civis foi encaminhada por ele , mas foi assinada apos sua morte por LBJ , o que custou sua tentativa de reeleição.
    Kennedy enfiou os EUA no Vietnã e LBJ afundou o pais lá , foi pura incompetência.
    A baia dos porcos e a Crise dos misseis em Cuba são mais incompetência , sendo que no caso dos misseis, durante muito tempo a derrota foi considerada vitoria.
    Ricardo as coincidências são incríveis , mas , são só isso.

    Eu não escrevi uma linha, nem uma só palavra dizendo que eram mais do que concidências de números e datas, Carlos Eduardo.

    Pode ficar sossegado: acho Lincoln quinhentas vezes mais marcante e importante do que Kennedy.

    Abração

  • Rodrigo

    Mas Marilyn Monroe não morreu em 1962? JFK morreu em 1963. Assim, ele não esteve com ela uma semana antes de morrer.

    Você tem toda razão, caro Rodrigo. Toda razão! Vou eliminar essa bobagem que publiquei.

    Muito obrigado por sua atenção.

    Um abraço

  • julio

    Caro Senhor Ricardo eis um tipico caso de reencarnação.. e eu acredito em reencarnação

  • Mari Labbate *44 Milhões*

    Querido Setti: essas “coincidências” são definidas como interseções de Coordenadas de Tempo e Espaço. Através da Física Quântica, o Universo resolve a sua problemática. Todo governante tem a Marilyn Monroe que merece. O “Todo-Poderoso” possui duas: Ideli Salvatti e Dilma Vana Silva (= Vavá = Lili = Didi = Sissi), que foi traída pela sua Marilyn: Gleisi Hoffmann. Coincidência? Não! As interseções podem colar elementos desiguais, visto que o objetivo único é provocar a evolução do Planeta Terra. Ressalto a nossa atenção para a solução da crise gerada pelos guerrilheiros, na Colômbia, e vermelhinhos de Havana, porque o copo do Continente Americano transbordou, e deve combinar com as atitudes do Cristo em relação à Primavera-Árabe. Os ventos mudaram de direção e todos foram bem avisados! Edson, já informei ao Luiz Inácio Lula da Silva, através de carta, em 01/2009, na questão “Cesare Battisti”, sobre as suas afinidades com Hitler. A “Excelência” não acreditou, não respondeu, não agradeceu, mas acusou o recebimento da mensagem. Aguardemos, portanto, o desfecho de todas essas interseções americanas. Adianto que, energeticante, Cuba pertence aos Estados Unidos da América, e as Ilhas Malvinas à Argentina = Estados UNIDOS em Cuba-Havana e Buenos Aires, com os elementos /U/ /N/ e /E-A/ em interseção.

  • Flavio Amaral

    Reencarnaçao, veio fazer a sua missao em 2 etapas.Grande Espirito.

  • Henrique M

    Ninguém sabe que esses cara são da mesma linhagem família veja que Obama é primo distante de Bush de Lincoln também e a semelhança de Kennedy com Clinton é impressionante parecem até irmãos

  • Geraldo Euclides

    Isto apenas um caso de reencarnação que é questão de justiça segundo os espíritas

  • Juliana

    Tem coincidências que são mentiras, uma delas é que Marilyn Monroe foi assassinada em 4 de agosto de 1962 e o Keneddy em 22 de novembro de 1963, com 1 ano dois meses e 28 dias de diferença e não uma semana.