Em sua já famosa entrevista conjunta com a presidente eleita Dilma Rousseff, o presidente Lula cometeu um lapso que, aliás, é comum, quase inevitável em grande parte da mídia, sobre a real duração de seu mandato.

— Quando eu entrei aqui [referia-se ao Palácio do Planalto, sede do governo da República] eu sabia que tinha data para entrara e data para sair. Portanto, é igual contrato de aluguel. Eu, dia 31 [de dezembro], tenho de dar o fora.

O presidente errou. Ele se esqueceu de um detalhe importante da Constituição. Ele precisa “dar o fora”, para usar sua linguagem, não no dia 31, e sim na tarde de 1º de janeiro de 2011 — o horário exato será fixado pelo Cerimonial do Palácio –, quando, tendo sido empossada pelo Congresso, a presidente Dilma receberá a faixa presidencial de suas mãos.

Até lá, durante 15 ou 16 horas do dia 1º de janeiro de 2011, ainda será presidente.

No engano de Lula incorre quase toda a mídia, que sistematicamente se esquece de que o mandato dos presidentes, como os dos governadores e prefeitos, se encerra não num dia 31 de dezembro, mas num 1º de janeiro. Assim, o governo FHC começou em 1995 e terminou não em 2002, como geralmente se publica, mas em 2003 — no primeiro dia do ano, mas já em 2003.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − oito =

Nenhum comentário

Mateus B. B. em 27 de dezembro de 2010

Isso nem se considera uma gafe, é só mais uma desculpa babaca para taxa-lo de ignorante. E o povo, seguidores alienados de FHC, mais babaca ainda acha isso engraçado. Mas comparemos o desenvolvimento que o nosso país teve no governo de um sociólogo e no de um metalúrgico e veremos o quão importante é a formação pedagógica de um cidadão para mostrar do que é capaz. Mais um tópico inútil na rede. Não importa o quanto vocês tentem distorcer a imagem do Lula, ele não deixará de ser considerado o melhor presidente que o Brasil já teve até os dias atuais. ;)

eder em 06 de novembro de 2010

Nossa essa nformação é de uma importância enorme

Erismar da Vitória em 06 de novembro de 2010

Qualquer pessoa que cultua um apedeuta é um fracassado. Ou é fracassado financeiramente, ou emocionalmente, ou intelectualmente. Funcionário público não gosta de FHC, justamente porque ele tomou medidas saneadoras em benefício dos mais pobres. Os novos funcionários públicos não gostam de FHC porque não conformam em ganhar menos do que os funcionários antigos que tiveram direitos adquridos incorporados, por ocasião do corte na farra do boi. Sou funcionárío público, e sofri na época FHC. Mas ainda assim o admiro muito, e sei que ele está consolidado na história, que não é escrita por fanáticos populistas. LULA marcou o seu lugar na história apenas porque é o símbolo da mobilidade social do Brasil: qualquer brasileiro nato pode ser presidente da república. Mas ele nunca poderá ser comparado a FHC. Espero que um dia ele ainda debata com FHC, se tiver coragem de sustentar todo o processo de desconstrução da imagem de FHC - principal objetivo de LULA.

nelson em 06 de novembro de 2010

NOSSA!!! QUE CRIME!!! EU ACHO QUE O PRESIDENTE LULA, POR ESSE ERRO IMPERDOÁVEL DEVERIA SER PRESO, NÃO?? POR QUE VEJA NÃO PEDE A PRISÃO. SEI QUE O BRASIL NÃO TEM PERPÉTUA MAS NESTE CASO TÃO ABSURDO SERIA O CASO. ERRAR O DIA QUE SAI DA PRESIDÊNCIA? É UM HORROR. SÓ PODERIA SER MESMO UM TRABALHADOR, LIDER SINDICAL. COISA DESSE TIPO DE GENTE.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK XO COMENTARISTA....HAHAHAHA

Dauro Machado em 06 de novembro de 2010

Na verdade o senhor está enganado. O Presidente não fica na Presidência até hora em que o cerimonial do palácio marca a posse do novo Presidente. Na verdade há cerca de 16 horas de vacância na Presidência. O Presidente Lula perde a investidura de seu cargo já no primeiro minuto do dia primeiro de janeiro. A posse é apenas protocolar. O mandato da nova Presidente começa as zero hora do dia primeiro de janeiro. Dauro Por aí se vê, caro Dauro, que o assunto não é tão irrelevante como alguns comentaristas aqui sustentaram, não é mesmo? Mas me explique, caro Dauro: como é que o mandato da nova presidente começa antes de ela ser investida no cargo pelo Congresso, como manda a Constituição? Abraços

osvaldo em 06 de novembro de 2010

Meu amigo, voce se lembra porque sua vida é só de fa- zer fofocas, só que o cara é o presidente de uma republica de 186 milhoes de pessoas e jamais se iria apegar a esse detalhe! Aliás se lembraria se a vida dele fosse para fofocar!

Hamilton Gonçalves em 06 de novembro de 2010

Incrível essa minoria! Fica procurando detalhes (por vezes inúteis) para desqualificar o governo Lula. É o melhor que vocês podem fazer? Francamente!

jorge em 06 de novembro de 2010

Nossa em questão de ficar mais um pouco ,acho que o colunista esqueceu-se do FHC com o Ronivon santiago kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Berta Reel em 05 de novembro de 2010

Que pena!Dia 1ºde janeiro ele ainda estará lá. O nascimento de 2011 sem Lula não vai acontecer! Ele vai aparecer ao vivo em 2011 assombrando os brasileiros.Surpresa!

Marcos em 05 de novembro de 2010

É impressionante como a oposição se apaga a pequenos detalhes somente para contrariar, que oposiçãozinha de **** ...Chamar isso de notícia é ridículo u falta de assunto... Francamente... Não tenho nada a ver com a oposição, Marcos. E, por favor, não use palavrões porque aqui eu não publico.

Luiz Martins em 05 de novembro de 2010

Imperdoável!

Samuel em 05 de novembro de 2010

Não dá para saír no final deste mês já? Ahahahahaha, não, não dá. Só se ele renunciar ao mandato antes. Você acredita? Abraços

Jefferson em 05 de novembro de 2010

Não sou contra o Lula querer deixar a presidência de jeito nenhum. Aliás, se ele quiser cair fora já no dia 30, ou até mesmo no dia 29, seria melhor ainda. Quanto antes o papagaio de palanque cair fora melhor.

valentim em 05 de novembro de 2010

Pra quem já falou que a mãe nasceu banguela sem dente e analfabeta, que tinha uma frustação de não ter aprendido falar latim pra se comunicar melhor com uzz póvusss da américa latina, uma dessa aí até que é levezinha. Bye Bye The Tramp!

Rere em 05 de novembro de 2010

Que pena, Ricardo Setti! Eu já estava tão eufórica PENSANDO QUE DIA 31 O HOMEM CAIRIA FoRA , COMO ELE DISSE e VOCÊ VEM ME LEMBRAR QUE SÓ DIA 1º DE JANEIRO É QUE ELE SAI! ESTOU DESOLADA.

Lanza em 05 de novembro de 2010

Sr. Setti, já reparou que alguns comentaristas acham que o assunto deste artigo é bobagem? Quando este pessoal acessa o site da Veja, sua intenção é encontrar doses fartas e venenosas de críticas ao presidente Lula e ao seu partido. Quando você não faz isto, torna-se uma decepção perante aos "sedentos de sangue". Imparcialidade não faz parte do vocabulário deste pessoal. É mesmo, caro Lanza. Abraços.

Alpas em 05 de novembro de 2010

É querer demais que o Lula entenda dessas coisas.Êle nunca sabe de nada.

felipe em 05 de novembro de 2010

Não há nada mais de interessante para escrever não ? Que desnecessário setti

Lucas em 05 de novembro de 2010

Tecnicamente perfeito, porém preciosista por demais! De toda forma louvemos Setti, o oposicionista responsável!!!

smokeman em 05 de novembro de 2010

OOOOOHHHHHH...

Celinha/Marília-SP em 05 de novembro de 2010

Caro Setti, neste caso, um dia a mais parecerá uma eternidade. Muito boa sua observação!Que bom contar com um jornalista bem informado pra nos apontar detalhes que fazem a diferença. Abraços!

mafarrico em 05 de novembro de 2010

Setti, escrever e ter que explicar! Se precisar desenhar, eu ajudo! Abraços!

fred em 05 de novembro de 2010

Sr Setti, um dia a mais com o Lula?!?! vixiiiii,vai chegar 2050 mas não chega 1º de janeiro!!!

rafael coutinho em 05 de novembro de 2010

Não gostaria de assistir o processo de Mainardização do melhor jornalista que aparenta fazer oposição. Senhor Setti, realmente há coisas melhores para escrever. As pequenas coisas, quando ligadas à Constituição, também têm seu valor, caro Rafael. Obrigado pelo elogio, mas não "faço oposição", faço críticas. Aliás, acabei de postar um texto elogiando a iniciativa de Lula por tomar a si a negociação da futura reforma política, mas critiquei alguns aspectos dessa abordagem. Abraço

Seilon em 05 de novembro de 2010

Você não acha que o dia primeiro de janeiro é uma data muito inconveniente pra uma posse? Completamente, caro Seilon. Há governadores que, para assistir à posse e à transmissão de cargo do novo presidente, fazem suas próprias solenidades em horários absurdos -- 7, 8 da manhã --, sem participação popular, quase às escondidas. Por outro lado, sendo no dia 1º do ano, jamais contaremos na posse do nosso presidente com presidentes de países realmente importantes do mundo -- Estados Unidos, China, Reino Unido, França, Rússia... Os presidentes não vão deixar seus países no dia 31 de dezembro e passar o réveillon voando, não é mesmo? Um abração

Reynaldo-BH em 05 de novembro de 2010

A sorte é que há o horário de verão... Uma hora a menos. Será que Lula, O Magnífico, exigirá do Congresso a reposição desta hora perdida?

Tito em 05 de novembro de 2010

Na verdade ele já "deu o fora" durante a campanha da criatura quando virou cabo eleitoral.

Augusto em 05 de novembro de 2010

Posso estar enganado, mas acho que de fato o Presidente do Brasil, só fica no cargo até a meia-noite do dia 31 de dezembro, do ano final do seu mandato. No período compreendido entre 00:01 e o momento em que o próximo presidente assume, cabe ao Senado mater a ordem e o poder no país, não exatamente o Presidente do Senado, mais a instituição inteira zela pelos interesses da Nação neste período, tanto que neste ínterim, o Presidente hora em substituição, não pode editar ou reeditar nenhuma lei ou similares, nem usar mais seus poderes confiados pela Nação. Não, caro Augusto. Basta ler a Constituição. Está claro lá que o presidente fica no poder até o momento, que ela não fixa, de em que o outro assume.

Luíza em 05 de novembro de 2010

Mas é muita falta de assunto mesmo!

edilson em 05 de novembro de 2010

As Eleições provaram a falta de preparo do nosso eleitor, sinto muito que iremos todos sofrer por isso.

Flávio Monteiro em 05 de novembro de 2010

Mas é dedir muito ao cachaceiro que lembre de datas tão bobas quanto esta. E viva a volta da CPMF. Os 55 milhões de eleitores da Dilma estão felizes que nem pinto no lixo.

edilson em 05 de novembro de 2010

Entendo que nossa presidenta da Republica foi eleita devido ao eleitor não estar preparado para votar, pois a mesma não condições de exercer o cargo, e nem mesmo vereadora poderia ser.

paulo em 05 de novembro de 2010

aeroevo (com a nacionalização da petrobras nacional do brasil),é o que falan no meu boteco que eu tomo as minhas - não acredito, e voce? Bem, caro Paulo, o companheiro Evo já colocou até o Exército boliviano nas refinarias que a Petrobrás possuía no país, lembra? E o presidente Lula passou a mão na cabeça dele. Mas agora as relações entre os dois países caminham para um nível melhor de racionalidade. A Petrobrás tornou-se parceira da estatal boliviana de petróleo. Só que, se eu tivesse dinheiro, não investiria na Bolívia sob o atual regime, não. A Petrobrás já havia investido muito, e continua investindo. Supõe-se que sabem o que fazem. Abraços

Glênio Sarmento em 05 de novembro de 2010

Mas, que bobagem! Não tem mais nada para escrever? Tenho muita coisa que escrever, sim. Mas isso não é bobagem. É o que diz a Constituição. Que má vontade com o colunista, hein, meu?

Marcelo em 05 de novembro de 2010

Nooossa... que post relevante em Ricardo? "Lula erra, por algumas horas, a data em que termina o seu governo". Diria o tucano médio (do tipo que que fica procurando errinhos irrelevantes nas falas do Lula para chamá-lo de burro): "noossa que presidente tonto!". Não tem nada mais interessante para falar neste espaço não?

Luiz Resende em 05 de novembro de 2010

E aguentar "o cara" quase um dia a mais, é mole? Calculo que ele consiga fazer nestas poucas horas,entre 31/12/10 e 01/01/11,uns 10 discursos furibundos,20 espancamentos no idioma,40 pauladas na ética,80 agressões à oposição,160 botinadas na democracia e mais trocentas toneladas de esterco adicionadas na carroceria do caminhão de sua biografia.

Lílian em 05 de novembro de 2010

Contrato de aluguel? O imóvel? O Brasil. Lula no dia 1º deverá comprovar que deixou as taxas de água, energia e telefone pagas! Senão, é Procon!

Amauri em 05 de novembro de 2010

Meu caro Ricardo, o nosso presidente não erra, ele se equivoca! De deslize em deslize se constrói uma nação ignorante, pois vamos tolerando, tolerando, achando "bonitinho" o presidente que fala errado, que fala como o "pôvo"... É! Quem dera o presidente que falasse como o povo o fizesse com um português bem pronunciado, cuidado, como um espanhol ou um britânico usam suas palavras com orgulho do seu idioma... Se nem palavras saem corretamente daquela boca, quem dera as idéias... discordo de ti quando diz que ele é inteligente, pois para mim ele é esperto! Abraço!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI