Lula mente descaradamente ao enxergar “pensamento único” da imprensa, a favor, durante o governo FHC — e omite que ele próprio foi “blindado” de críticas por longo período

Lula durante a entrevista com veículos amigos: reescrevendo a história — inclusive a dele mesmo (Foto: Instituto Lula)

Como ele só fala para a companheirada, encontra sempre ouvidos amigos e aplausos. Com jornalistas minimamente independentes, de quem foge como o diabo na cruz, ele não se encontra há séculos.

Ontem, Lula concedeu uma entrevista a jornalistas de publicações sindicais ou ligados ao movimento sindical. Veículos amigos, portanto.

Disse que não haveria “perguntas proibidas”, mas nada respondeu de concreto sobre o mensalão, uma vez mais — embora alegue estar com “cócegas na garganta” e ter “muito a contar” –, alegando que espera o final do julgamento.

Nada disse, nem lhe foi perguntado, sobre o escândalo de sua amiga do peito Rosemary Noronha, que fez do escritório da Presidência em São Paulo um balcão espúrio de tráfico de influências.

O blog de Augusto Nunes lembrou esta semana que Lula ultrapassou a vergonhosa barreira dos 300 dias de absoluto silêncio sobre um caso no qual tem a irrecusável responsabilidade de haver colocado “Rose” — a Rose de tantas viagens no jato presidencial sem qualquer função definida — no cargo desde o início de seu governo e, depois de seus oito anos no Planalto, ter pedido à presidente Dilma que a mantivesse.

Entre outros pontos escandalosos de sua entrevista, há a crítica — inevitável, em se tratando do grão-senhor do lulalato — à imprensa. Fantasiosa, como sempre, e, no caso específico, mentirosa.

Vejam só:

“Muita coisa evoluiu no Brasil, mas os meios de comunicação não quiseram evoluir. Saíram de um momento de pensamento único em defesa do governo anterior ao nosso e passaram a um pensamento único contrário. Até hoje continua assim”.

Pensamento único em defesa do “governo anterior”? (Ele agora deu de não mais citar sua obsessão freudiana, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.)

Como assim, cara-pálida? Lula está querendo reescrever a história recente! Mas ela foi vivida por milhões de brasileiros!

Tudo bem que Lula não gosta de ler, mas, durante o governo FHC (1995-2003), para qualquer pessoa que haja acompanhado com um mínimo de sentido comum o período, o presidente não passou uma semana sem levar bordoada.

FHC não teve sequer os tais 100 dias de lua de mel.

Mal sentado na poltrona de seu novo gabinete no Planalto, para começar, FHC já enfrentou uma enorme barragem de críticas — corretas, aliás — por não ter peitado o Congresso e vetado lei que anistiou o então senador Humberto Lucena (PMDB-PB) de condenação por crime eleitoral.

A partir daí, jornais como a Folha de S. Paulo encontravam alguma razão para criticar o presidente dia sim, dia não.

Qualquer pessoa com um mínimo de equilíbrio que consultar a coleção de VEJA desde seu lançamento, em 1968, disponível neste link, constatará que a revista publicou no mínimo uma centena de reportagens que não agradaram ao Planalto durante o governo FHC, e dezena e meia de reportagens de capa.

FHC foi criticado — em jornais, revistas, sites noticiosos, blogs, emissoras de rádio e TV por gente de esquerda e de direita, por intelectuais, por colunistas, por sindicalistas,  — por sua aliança com o então PFL (hoje DEM), por ser apoiado pelos fisiológicos do PMDB (os mesmos que foram depois, correndo, para o colo de Lula), por privatizar estatais, pela forma como privatizou, por privatizar muito, por privatizar pouco, por ter iniciado a reforma da Previdência (veja-se o que se diz, até hoje, do fator previdenciário, instituído por lei proposta por seu governo), por não ter ido fundo na reforma da Previdência, por haver conseguido quebrar o monopólio estatal sobre o petróleo, por não ter aprofundado a quebra de monopólio, por criar o Ministério da Defesa — sempre ocupado por um civil, com a extinção dos ministérios militares –, por não haver reformado mais ainda as Forças Armadas, por ter criado uma “rede de proteção social” (origem do Bolsa Família do lulalato), por não ter ampliado suficientemente a rede…

A coisa não acaba mais. E a metralha de críticas sobre a REELEIÇÃO? Já esqueceram?

E as críticas por não ter recusado o apoio de Maluf em 1998? E por haver abrigado ministros como Renan Calheiros ou Íris Rezende?

FHC foi tão criticado como qualquer outro presidente.

Achar que houve “blindagem” a ele e seu governo pela “mídia” — como se a grande imprensa fosse algo compacto, unívoco, de pensamento único, posicionamento e interesses únicos, e de teor invariavelmente conspiratório — é simplesmente trombar escandalosamente com os fatos.

Blindagem houve, sim, a ele, Lula, por parte da maior parte dos veículos de imprensa, e sobretudo dos repórteres encarregados de cobrir suas atividades desde os primórdios de sua atuação sindical, nos anos 70. O fato de Lula nunca admitir esse fato notório também integra sua tendência a querer reescrever a história — no caso, a sua própria.

A lua-de-mel longuíssima somente começou a acabar no dia em que um repórter da Folha de S. Paulo — para espanto absoluto de Lula e de seu séquito — ousou contar que o já então ex-deputado constituinte e ex-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva havia se referido ao Presidente Itamar Franco (1992-1995), numa rodinha com jornalistas supostamente “amigos”. como sendo um “filho da puta”.

Este foi o ponto fora da curva na cobertura de um Lula de que até então, de forma esmagadora, ressaltava sobretudo o carisma, a liderança, a capacidade de mobilização, a astúcia nas negociações, a energia e disposição com que o pobre migrante nordestino subiu na vida até fundar e colocar de pé um partido político — deixando de fora seu lado escuro e criticável.

Lula mente descaradamente quando afirma que não houve críticas a FHC e torna a tapar o sol com a peneira ao fingir que não existe um monumental esquema de sustentação à presidente Dilma e ao lulopetismo nos meios de comunicação, sobretudo na internet, mas que abrange também revistas e um sem-número de colunistas, inclusive na grande imprensa “burguesa”.

O fato de que parte desse esquema se assente sobre espaços alugados e pagos não exclui a realidade de que eles não apenas sustentam ideias e ações do lulopetismo, como metralham de forma incessante e frequentemente vil os adversários, especialmente do PSDB, e mais ainda se próximos a FHC.

O Lula que pediu desculpas aos brasileiros pela TV pelo mensalão em 2005, sem contudo explicar nada nem admitir nada, e nem esclarecer quem supostamente o “traiu”, continua o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =

73 Comentários

  • sidney

    Ola Setti
    A proposito , repasso-lhe o que acabo de receber de uma amigo ; quem sabe possas aproveita-lo !!
    PURA VERDADE
    O homem que esteve à frente desta nação e não teve coragem, nem competência, nem vontade para implantar reforma alguma neste país, pois as reformas tributárias e trabalhistas nunca saíram do papel, e a educação, a saúde e a segurança ficaram piores do que nunca.

    O homem que mais teve amigos safados e aliados envolvidos, da cueca ao pescoço, em corrupção e roubalheira, gastando com os cartões corporativos e dentro de todos os tipos de esquemas.

    O homem que conseguiu inchar o Estado brasileiro e as empresas estatais com tantos e tantos funcionários vagabundos e ainda assim fazê-lo funcionar pior do que antes.

    O homem cuja mulher usava, indevidamente e desbragadamente, um cartão corporativo, ao qual ela não tinha direito constitucional, que ia de avião presidencial para São Paulo “fazer escova” no cabelo e retornar a Brasília.

    O homem que ajudou seu filho a enriquecer, tornando-o milionário do dia para a noite, sem esforço próprio algum, só às custas de conchavos com empresas interessadas em mamar nas “tetas” do governo. E depois ainda disse para a nação que “esse garoto é um fenômeno”, e lhe concedeu um passaporte diplomático.

    O homem que mais viajou inutilmente, quando presidente deste país, comprando um avião caríssimo só para viajar pelo mundo e hospedar-se às custas da nação brasileira nos mais caros hotéis, tão futilmente e às custas dos impostos que extorquiu do povo.

    O homem que aceitou passivamente todas as ações e humilhações contra o Brasil e contra os brasileiros diante da Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai.

    O homem que, perdulária e irresponsavelmente, e debochando da nossa inteligência, perdoou dívidas de países também corruptos, cujos mandatários são “esquerdistas”, e enviou dinheiro a título de doação para eles, esquecendo-se que no Brasil também temos miseráveis, carentes de bons hospitais, de escolas decentes e de um lugar digno para viver.

    O homem que, por tudo isso e mais um elenco de coisas imorais e absurdas, transformou este país num chiqueiro libertino e sem futuro para quem não está no seu “grande esquema”.

    O homem que transformou o Brasil em abrigo de marginais internacionais, FARC’anos etc., negando-se, por exemplo, a extraditar um criminoso vaga-bundo, para um país democrático que o julgou e condenou democraticamente. Esse homem representa o que mais nos envergonha pelo Mundo afora!!

    O homem que transformou corruptos e bandidos do passado em aliados de primeira linha.

    O homem que transformou o Brasil num país de parasitas e vagabundos, com o Bolsa-Família, com o repasse sem limite de recursos ao MST, o maior latifúndio improdutivo do mundo e abrigo de bandidos e vagabundos e que manipulam alguns ingênuos e verdadeiros colonos.

    Para se justificar a estes novos vagabundos, o homem lhes afirma ser desnecessário ESTUDAR e que, para se “dar bem” neste País, basta ser vagabundo, safado, esquerdista e esperto. Aliás, neste caso, o homem fez inverter uma das mais importantes Leis da Física, que é a Lei da Atração e repulsão; significa que força de idênticos sinais se repelem e as de sinais contrários se atraem. Mas esse homem inventou que forças do mesmo sinal se atraem. Por exemplo: ele (o homem) atrai, para sua base, políticos como JOSÉ SARNEY, COLLOR, RENAN… que ficaram amiguinhos de seus comparsas JOSÉ DIRCEU, GENOÍNO, e ainda agregaram o apoio de juristas como LEWANDOVSKI, TOFOLI, etc. …

    É, homem… Você é o cara… É o cara-de-pau mais descarado que o Brasil já conheceu.

    Você é o homem que envergonha todo brasileiro honesto e trabalhador.

    É, homem, você é o cara… É o cara que não tem escrúpulos, é “o cara” mais nocivo que tivemos a infelicidade de ter como presidente do Brasil!

    Mas …como diz o velho ditado popular:
    NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE…
    Baita abraco

  • Gilberto

    Ricardo, bom dia. Faltou citar o programa Casseta e Planeta que sempre tinha pelo menos uma piada sobre o FHC e foi só o Apedeuta assumir, sumiram com a parte política (pelo menos a presidencial). Será que houve alguma forcinha do Planalto ? Um abraço

  • arilson sartorato

    Esse pessoal sentado ouvindo as besterias do molusco,estão pagando alguma promessa,ou gostam de sofrerem mesmo????

  • arilson sartorato

    O molusco,não aguenta ficar sem uma platéia por menor que seja,ouvindo seus besteirol!!!!!

  • Caps

    “Lula mente descaradamente”… onde está a novidade?

  • Reynaldo-BH

    Todo populismo nasce de uma mitificação que supre o desejo de futuro de uma nação em um determinado momento.
    E os mitos são, em essência, falsos.
    O mito não precisa guardar coerência entre o discurso e a ação. Ao contrário, o mito vive da contradição. Vale-se dela para se fazer maior. O mito precisa ser incompreensível, pois assim justifica a narrativa.
    Os deuses gregos eram incompreensíveis para todos. Contraditórios e plena de certezas fornecidas pelos que criavam as fantasias míticas.
    A filosofia – e entre esta a ciência política – não admite contradições. Há uma lógica no agir que demonstra a personagem analisada e explica a incompreensão.
    Mesmo na teologia, esta se nutre de razão. O filósofo é menor que a análise. Que a razão lógica.
    O que é Lula afinal?
    Um mito? Mesmo sendo este o desejo do lulopetismo, falta muito para que seja ao menos isto. E não é um ser político. Reduzir a política à esperteza simplória é diminuir a capacidade intelectual de toda civilização.
    Se não é mito (é somente um ídolo de alguns, ou seja, um objeto de adoração) e não pode ser considerado um ser pensante, resta a rotulação de oportunista. Aquele que usa fatos e age de acordo com o melhor proveito próprio, mesmo que distorcendo a realidade.
    A mitificação exaltada do Lula “fazedor de reis” (ou postes), do gênio da raça que se comunica com os desvalidos como ninguém antes neste mundo ou o revolucionário que mudou a face do Brasil (resta saber com que feição) é somente o que resta aos lulopetistas para tentar justificar esta excrescência política.
    A insistência de se alegar sempre ter sido eleito – sim, é verdade, e por isso em nome da democracia merece respeito. Que ele mesmo não tem pela própria democracia – não resiste a uma análise sociológica minimamente séria. Collor também foi eleito. E foi colocado a pontapés para fora do Palácio do Planalto.
    Sadam tinha entre 96 e 99% dos votos no Iraque.
    Em Cuba, o partido único tem somente 100% dos votos (não por ser único, mas por não haver sequer abstenções).
    Hitler foi eleito premier.
    O corrupto José Roberto Arruda, de Brasília, foi reeleito após ter enunciado por ter fraudado o painel de votação do Senado. E hoje, após o escândalo recente, já é – novamente – o melhor colocado nas pesquisas eleitorais.
    Com isso quero desprezar o voto popular? Ainda não enlouqueci de vez. Óbvio que é o que nos resta e o instrumento de expressão da cidadania pelo qual luto e lutarei sempre.
    O que afirmo é que o voto por si não dá atestado de deC~encia a ninguém. Mito, ser político ou oportunista.
    O oportunista aproveita o que se apresenta para moldar a realidade aos interesses pessoais. Alguém pode dizer que Lula não fez isto a vida toda?
    Fiquemos no passado recente. Quem foi o maior beneficiado com o mensalão, com a prática de compra de votos em um Congresso abominável? Quem teve amante paga com nossos impostos? Quem continua mandando (até mais!) na presidência ao colocar um poste na cadeira presidencial? Quem criou um Instituto em São Paulo, com recursos de empresários? Que é lobista de empreiteiros, os mesmos que acusava como o câncer do Brasil? Quem se aliou a ladrões (na definição do mesmo) e com que objetivo?
    Se isto não é oportunismo, o que seria?
    A mesma práxis que acusava o STF de ser um antro de perseguidores do lulismo e hoje exalta o mesmo Tribunal, é usada em relação à imprensa.
    Lula só existe por que houve – sempre! – uma imprensa que o exaltava, combatia os ditos “governos anteriores”, apoiava as denúncias (algumas delas sem o menor fundamento), se encantava com o “operário, pobre e nordestino” (que diferença para hoje!), abria TODOS os espaços de mídia e se declarava ABERTAMENTE como petista. Saudavam o novo tempo.
    É um caso para a história. A mesma “Mea culpa” feita pelo O GLOBO por apoiar a ditadura, será um dia feita (será?) pelos que apoiam o oportunismo populista, que mente, inverte fatos e tenta ser mito.
    Tenta ser no aspecto da não coerência. Na fantasia mítica. Na falta de lógica. No ser eternamente incompreensível.
    E na aposta permanente de não ter que dar explicações a ninguém.
    Por isso fala somente a quem se recusa a questionar.
    E é surdo frente aos que ousam perguntar.
    Lula não é mito. Nem um gênio político.
    É somente um oportunista. A oportunidade, nós demos.
    Quem pode mais, pode menos.
    Se foi dada, é mais que hora de pedir de volta.

  • Antonio

    Sidney, a propósito de seu texto abaixo, sugiro apenas que troque, sempre que utilizada, a palavra “homem” pela palavra “verme”. Não dá para dizer que esse sujeito seja homem. “Verme e covarde”? talvez

  • Fernando Pawwlow

    Caro Fernando, você já adivinhou a resposta em seu próprio comentário: não publico aqui críticas a VEJA pela excelente razão de que não é o espaço apropriado — VEJA dispõe de um site, aberto a comentários, e seu diretor de Redação, Eurípedes Alcântara, tem um email, veja@abril.com.br.
    Responder pela revista está além de minhas sandálias, como diria o dr. Ulysses Guimarães.
    Sou apenas o titular deste blog.
    Abraços

  • Roberto Silva 51 RJ

    Lula mente descaradamente sobre tudo.
    Mente sobre sua não participação no mensalão.
    Mente sobre as falcatruas do PT.
    Mente sobre a amante Rose.
    É o verdadeiro Pinocchio nordestino.

  • João Marcos

    O Lulla e sua turma conseguiu aumentar o índice de corrupção e dos esconderijos de sujeira por baixo do tapete.
    Ele foi oposição ao governo FHC e atrapalhou muito a governabilidade nesse período. Sua oposição não tinha motivos justificáveis, era oposição por inveja e esta continua até hoje infernizando a vida do grande líder da falta de vergonha.
    O legado de FHC continua batendo forte nas suas falas e em suas atitudes. A postura de estadista letrado de FHC causa uma inveja muito forte no líder bolivariano de araque.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Caro Setti:
    Lamento discordar mais uma vez de você,não em sua opinião do Presidente Lula,é fruto pessoal e nada a comentar cada um tem a sua,ficaríamos numa troca de ideias quilométricas,sem nenhum resultado, a não ser o fígado azedado.
    Minha discordância é em relação a sua definição de IMPRENSA – BOA e RUIM – é um conceito perigoso numa democracia, sei que há de concordar e ponderar, você é Democrata e Legalista.
    Quando se fala em Imprensa – Boa ou RUIM – existirão milhões de leitores furibundos berrando “essa é boa”,”essa é ruim” e na realidade é a IMPRENSA nada mais do que isto – BOA ou RUIM é o cidadão que irá julgar.
    O primeiro a evitar um clima de ódios e julgamentos, são os jornalistas, serão os primeiros a serem atingidos.
    Grande abraço
    Pedro Luiz

  • Luiz C.

    Não fosse a monstruosa blindagem feita a Lula, ele teria sido cassado em 2005.

  • Maurice

    Ô Setti, falemos francamente.
    Esse elemento não presta: é um rematado caajte, imune a qualquer ética que não seja seu interesse pessoal – imediato, de médio e longo prazos.
    Mas o Brasil merece.
    Por mais incrível que possa parecer, lula da silva é a cara, sempre escarrada, do Brasil.
    Essa coisa horrorosa chamada Brasil vai patinar por outros 500 anos, dentro do inexpugnável mix de ignorância + má fé, faróis da nacionalidade.

  • Marcia

    E tem gente que sai de casa e se mete em salinhas pra ouvir esse cara e as patacoadas de sempre… Será que sabem que tempo é vida?

  • ALARICO TROMBETA

    Prezado Setti

    Estamos vendo os efeitos do VOTO DA IMPUNIDADE de Celso de Mello, voto este que deu o apito de largada para a canalha do PT soltar seus cachorros e fazer o “diabo”…
    A primeira investida foi o ataque racista contra o Dr.Joaquim Francisco Pres. do STF e não deu nada!, a segunda foi a truculência contra o Presidente do CRM do PR e ameaças que acabou renunciando por ser contra os abuso do programa “mais médicos” e agora chega a vez do Lulla, que animado com a “carta branca” dada por Celso de Mello já avisou ” que está de volta no jogo para desgraça de muita gente”(sic)
    O Brasil esta em plena ditadura comuno-petista pois não há quem se contraponha a esses debochados malfeitores e nem há mais justiça digna de confiança a recorrer pois o Celso de Mello literalmente a desmontou por completo,a que existe é a tradicional contra POBRES<PRETOS E Prostitutas.
    O Brasil vai sofrer muito mais abusos e arbitrariedades por conta do EFEITO CELSO DE MELLO.

  • Fernando Pawwlow

    Caro Setti,a crítica ao silencio da revista é parte apenas de meu comentário,e sei que seria injusto pedir que você o editasse então,e publicasse o resto.
    Observei que Lula estava certo quanto ao “pensamento único”,pois a mídia silenciou durante anos sobre o “Foro de São Paulo” e o maior denunciador Olavo de Carvalho,foi pintado como lunático de comédia americana.
    Isto eu penso que poderia ter sido aproveitado no meu comentário,e portanto,repito aqui.
    Você poderia me enviar o comentário para eu aproveitá-lo no meu próprio espaço,não tive o cuidado de salvar.
    Abraços do Pawwlow

    Caro Pawlow, infelizmente não tenho mais como recuperar o comentário. Caso contrário, certamente faria o que você pede.
    Abraços

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    Para o Apedeuta, nada como um poema que diz tudo sobre quem ele é:

    Poema DA MENTE
    Affonso Romano de Sant`Anna

    “Há um presidente que mente,
    Mente de corpo e alma, completa / mente.

    E mente de maneira tão pungente
    Que a gente acha que ele, mente sincera / mente,
    Mas que mente, sobretudo, impune / mente …

    Indecente / mente.
    E mente tão nacional / mente,
    Que acha que mentindo história afora,
    Vai nos enganar eterna / mente”

    Pois é. Antigamente, os comunas mandavam reescrever os livros, suprimiam figuras das fotos, alteravam registros, mudavam depoimentos. Hoje não dá mais…
    Abs

    Caro Caio, que sensacional! Você poderia me indicar em que livro está o poema? Acho que vou publicar, como “contribuição literária” ao blog…
    Aguardo algum sinal seu.
    Um abração

  • Paulo

    Tudo que se falar além de “Lula mente” é redundância ou pleonasmo.

  • Vera

    E onde está o Ministério Público Federal, tão zeloso de seus afazeres durante a presidência de FHC, que já tarda e não abre processo sério para averiguar a procedência da riqueza de Lula, principalmente do exorbitante dinheiro pago ?

  • Vera

    esqueci de terminar a frese: ….principalmente do exorbitante dinheiro pago a título de palestras?

  • Fernando Pawwlow

    Caro Setti,eu já ia te enviar pedido de desconsideração ao meu pedido.
    Tenho que escrevê-lo de forma diferente,mais trabalhada,no meu espaço.
    Não ia adiantar muita coisa o envio do material. Mesmo assim,obrigado pela gentileza .
    Trocamos, em nossa breve colaboração, boas mensagens.
    Isto é o que importa,no fim das contas.
    Abraços do Pawwlow

    Caro Fernando, OK quanto ao tema que vc pediu para não publicar. Nem precisa me mostrar, não. Mas agradeço.

  • FORA PT

    Esse cara reúne o que há de pior no ser humano!

    Ser desprezível

  • Bruno Sampaio

    FHC foi criticadíssimo pela imprensa durante seu governo, Itamar também, só que não davam ataques de pelanca nem mentiam descaradamente e como método, feito esse sujeito, que nem em foto consigo olhar mais, de nojo que me dá!
    E a imensa maioria imprensa tem sido EXTREMAMENTE, para não dizer CRIMINOSAMENTE conivente com o lulupetismo.
    Pudera, nos intervalos comerciais, especialmente em horário nobre tentem reparar o percentual de propagandas do governo.

  • gines moreno

    Eu não entendo como a “grande imprensa” apanha
    tanto desse indivíduo, e o protege tanto.

  • TROVÃO

    O lulla desgraça disse que voltou para a desgraça de alguns.
    Fico imaginando qual será o sentimento de profissionais que investiram fortunas em estudos, faculdades, cursos, etc., e depois tem que obedecer a ordens desse tipo de desgraça, sim porque a partir de hoje vou tratá-lo de lulla desgraça.
    Essa desgraça deve pensar que o povo vai aturar elle cometendo desgraças por muito tempo.
    Em 2014 teremos eleições e o povo vai se livrar dessa desgraça através do voto.

  • Junin

    Caro Setti, num passado não muito longe e negro neste país esse senhor quando assumiu o seu primeiro mandato em 2002, a dívida externa era de R$ 212 bilhões, enquanto a dívida interna era de R$ 640 bilhões. Ou seja, o total, dívida externa mais interna, chegou aos inacreditáveis R$ 852 bilhões. Em 2008, quando o Lula assumiu, mentirosamente e descaradamente, ter pago a dívida, a dívida externa caiu para zero, já a interna chegou a pasmem R$ 1,4 trilhão. Total da dívida: R$ 1,4 trilhão 65% do PIB do Brasil.
    Contra fatos não há argumentos: Lula “pagou”, sim, a dívida externa. No entanto, nota-se que a dívida interna aumentou exorbitantemente. Na realidade, o Governo se endividou internamente para se quitar externamente. Diversos economistas alegam, ainda, que os novos acordos de endividamento interno seriam muito mais desvantajosos, tendo em vista o menor prazo e a maior incidência de juros.
    Para o Brasil, pouca ou nenhuma diferença faz para quem deve, o fato é que a dívida não só continua como aumentou. É necessário ressaltar que apenas de juros para a dívida interna foram pagos, no mês, R$ 13 bilhões. A efeito de comparação, a verba destinada, naquele ano, para a educação foi de R$ 12,7 bilhões (média de 1,05 bilhão por mês).
    Este fanfarrão deveria era trabalhar num circo como mágico que engana o povo vendendo ilusões e mágicas.
    Pior que este mesmo povo bate palmas para essa figura toda vez que ele os engana.
    Abraços Setti

  • Renato di V

    Este é um canastrão de novela latina.
    Mentir é o que mais fez este sujeito, enquanto houver palanque para esta figura lá estará a falar bobagens e palavrões.

  • angelo

    Senhores,O Lulopetismo nada mais é do que o nazismo
    reeditado em terras brasileiras,com tudo a que tem
    direito,uma propaganda mentirosa,um séquito podre,
    alienado e subserviente através de dinheiro público
    para lhe dar sustentação,uma máquina poderosa que
    mina qualquer força oculta que lhe venha a opôr
    resistência,tudo como manda a cartilha petista.
    Portanto nem as Urnas Eletrônicas nos darão a
    certeza de sua derrota.

  • Roberto Souza

    Setti,

    há muito tempo desisti de entender e muito menos levar a sério o que diz esse mentiroso patológico compulsivo.

  • marco

    Eu ainda tenho uma curiosidade (mórbida?) a ser saciada por repórteres investigativos: cadê os maridos (creio que foram dois, no período em questão)da ‘amiga íntima’ Rose?

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    Recebi esse poema certa vez e repassei para muita gente. Em função do seu questionamento, procurei aonde estaria publicado. Parta minha surpresa, parece que o Affonso não é o autor, sendo o texto apenas uma paródia do poema que segue abaixo e que eu certa vez publiquei aqui no Blog

    A Implosão da Mentira

    Fragmento 1

    Mentiram-me. Mentiram-me ontem

    e hoje mentem novamente. Mentem

    de corpo e alma, completamente.

    E mentem de maneira tão pungente

    que acho que mentem sinceramente.

    Mentem, sobretudo, impune/mente.

    Não mentem tristes. Alegremente

    mentem. Mentem tão nacional/mente

    que acham que mentindo história afora

    vão enganar a morte eterna/mente.

    Mentem. Mentem e calam. Mas suas frases

    falam. E desfilam de tal modo nuas

    que mesmo um cego pode ver

    a verdade em trapos pelas ruas.

    Sei que a verdade é difícil

    e para alguns é cara e escura.

    Mas não se chega à verdade

    pela mentira, nem à democracia

    pela ditadura.

    Fragmento 2

    Evidente/mente a crer

    nos que me mentem

    uma flor nasceu em Hiroshima

    e em Auschwitz havia um circo

    permanente.

    Mentem. Mentem caricatural-

    mente.

    Mentem como a careca

    mente ao pente,

    mentem como a dentadura

    mente ao dente,

    mentem como a carroça

    à besta em frente,

    mentem como a doença

    ao doente,

    mentem clara/mente

    como o espelho transparente.

    Mentem deslavadamente,

    como nenhuma lavadeira mente

    ao ver a nódoa sobre o linho. Mentem

    com a cara limpa e nas mãos

    o sangue quente. Mentem

    ardente/mente como um doente

    em seus instantes de febre. Mentem

    fabulosa/mente como o caçador que quer passar

    gato por lebre. E nessa trilha de mentiras

    a caça é que caça o caçador

    com a armadilha.

    E assim cada qual

    mente industrial?mente,

    mente partidária?mente,

    mente incivil?mente,

    mente tropical?mente,

    mente incontinente?mente,

    mente hereditária?mente,

    mente, mente, mente.

    E de tanto mentir tão brava/mente

    constroem um país

    de mentira

    —diária/mente.

    Fragmento 3

    Mentem no passado. E no presente

    passam a mentira a limpo. E no futuro

    mentem novamente.

    Mentem fazendo o sol girar

    em torno à terra medieval/mente.

    Por isto, desta vez, não é Galileu

    quem mente.

    mas o tribunal que o julga

    herege/mente.

    Mentem como se Colombo partindo

    do Ocidente para o Oriente

    pudesse descobrir de mentira

    um continente.

    Mentem desde Cabral, em calmaria,

    viajando pelo avesso, iludindo a corrente

    em curso, transformando a história do país

    num acidente de percurso.

    Fragmento 4

    Tanta mentira assim industriada

    me faz partir para o deserto

    penitente/mente, ou me exilar

    com Mozart musical/mente em harpas

    e oboés, como um solista vegetal

    que absorve a vida indiferente.

    Penso nos animais que nunca mentem.

    mesmo se têm um caçador à sua frente.

    Penso nos pássaros

    cuja verdade do canto nos toca

    matinalmente.

    Penso nas flores

    cuja verdade das cores escorre no mel

    silvestremente.

    Penso no sol que morre diariamente

    jorrando luz, embora

    tenha a noite pela frente.

    Fragmento 5

    Página branca onde escrevo. Único espaço

    de verdade que me resta. Onde transcrevo

    o arroubo, a esperança, e onde tarde

    ou cedo deposito meu espanto e medo.

    Para tanta mentira só mesmo um poema

    explosivo-conotativo

    onde o advérbio e o adjetivo não mentem

    ao substantivo

    e a rima rebenta a frase

    numa explosão da verdade.

    E a mentira repulsiva

    se não explode pra fora

    pra dentro explode

    implosiva.
    De qualquer forma, o poema completo e/ou a paródia são a cara do Luizinacio e da sua turma, não é mesmo?
    Um abraço

    Se é…
    Abraço

  • Leonardo Saade

    Lula e sua eterna obsessão com FHC. Talvez por ter perdido duas vezes no primeiro turno(nuncaanteznahistoriadeztepaiz) para FHC, Lula não consegue esquecê-lo . E talvez oque mais incomoda Lula é que FHC com certeza nunca perdeu uma noite de sono por causa de Lula.
    Na sua fase oposicionista , Lula criticou a reeleição , a CPMF, o plano Real. Na sua fase governista Lula nunca cogitou não se reeleger, lutou pela continuidade da CPMF dizendo que ” o povo ia sair as ruas se ela acabasse” e nunca mais falou mal do Real.
    Nos anos 90 chamou Sarney de ladrão , pediu a cabeça de Collor no episódio do impeachment, e xingou Maluf várias vezes. Depois de se eleger presidente , foi a público defender Sarney , coisa que FHC nunca fez,, e dividiu palanque com Collor. E ninguém nunca viu FHC ir na mansão de Maluf para abraçá-lo e tirar fotos, um fato na biografia esquizofrênica de Lula.
    E na critica a imprensa , discursos batido entre os petistas, Lula se esquece que Dirceu, Pallocci e companhia desfilavam pelo congresso com as mesmas publicações que criticam hoje, durante o governo FHC. Inclusive com a revista Veja.

  • Lange

    Continua sim,o mesmo hipócrita,megalomaníaco,bravateiro e com uma inveja de FHC,de matar Caim de inveja.

  • Paul

    O MEC deveria criar mais um desses institutos “maravilhosos” para esses hipócrita e mentiroso se diverti em falar bravatas; sua função seria o ensino da trambicagem.

  • jotapê

    Para mim, Lula mente descaradamente. Ponto.

  • Jorge Medeiros

    Mediocres, com megaegos, e carismáticos, são um perigo.
    Para um pais, as vezes para o mundo.
    Detesto ser liderado por ignorantes e despreparados.
    Se ninguem aceita um chefe assim, por que um presidente?
    Com a popularidade que tinha podia ter sido o melhor presidente da História, e alçado o Brasil ao primeiro mundo. Mesmo sem instrução formal.
    Mas, é mediocre, pensa miudo e desconhece as prioridades de uma nação.
    Um mundo de oportunidades perdidas. À um custo obceno.

  • Sandra Inês Coelho Teles

    É inegável o preconceito que alguns brasileiros da chamada “classe média” e a grande maioria que integra a classe “A” tem pelo Presidente LULA, ´(e não é fanatismo). É tão somente a arrogância de ainda hoje não aceitar ter tido um Presidente, sem escolarização.
    Às vezes, vc vê uma pessoa sem defeitos físicos aparentes, porém a ALMA…podre!!!

    Talvez seja esse o caso de muitos dos dirigentes do lulopetismo, não é mesmo?

  • Átila Lopes

    TÁ BOM SETTI!
    Me conta algo novo, por favor! Que “Lula mente descaradamente…” isso todos os brasileiros que têm pelo menos uma dúzia de neurônios e “dois dedinhos” de discernimento já sabem a muuuuuuuito tempo!
    Pena que eles sejam tão poucos, a ponto de nem sequer interferirem nos resultados das eleições.

    Não sei, não, caro Atila. 44 milhões votaram em Serra em 2010, 20 milhões em Marina. Se contarmos mais os que anularam, votaram em branco e não votaram, a grande maioria do eleitorado NÃO votou no PT.
    Abraço

  • Ricardo

    Existe uma coisa que o Lula não consegue mudar:a inveja que têm do FHC por este ter lhe aplicado duas surras eleitorais seguidas. Essa inveja exposta todos os dias na imprensa amiga,o transforma num imbecil e podem crer, todo político que gosta de distorcer os fatos sempre é admirado por pessoas de igual caráter.

    Duas surras eleitorais, caro Ricardo, e no PRIMEIRO TURNO. Coisa que ele, do alto de sua empáfia, não conseguiu nem com Serra nem com Alckmin, e que não conseguiu para Dilma.
    Abraço

  • Átila Lopes

    Deus te ouça, Setti! Deus te ouça!Quem sabe existe uma luz no fim do túnel para este País! Só espero que não seja o farol do trem…com Dilma e Marina brigando no segundo turno!
    Que o eleitorado te ouça Setti, que o eleitorado te ouça…

  • Santana*100

    Vocês da mídia vão pagar um preço muito alto por terem acobertado e apoiando durante anos todas as safadezas e vagabundagens desse FANFARRÃO DE ARAQUE. – “Quem com ferro fere; com ferro será ferido.”

    NÕS????? Você está falando sério? Acha que VEJA, seu site e seus colunistas “acobertaram” as maracutaias lulopetistas?

  • Ronaldo barra

    Parabéns pelo artigo caro Ricardo Setti. O Lula só tem coragem , hoje, de aparecer como mostra a foto para meia fuzis de pessoas favoráveis. Por que do alto de sua liderança nao convoca a imprensa sem exceção para prestar conta neste quase um ano de sua relação espúria com a Rosemary e suas negociatas. Tem de explicar, também, a riqueza do gênio da família Lulunha, sem esquecer de seu lado lobista com as grandes construtoras. O ex-presidente tem de se explicar a nação brasileira olho no olho, ou ficara conhecido como o político fujao , que nao se atreve a enfrentar a imprensa livre. Tem,ainda, de explicar o perdão de dividas dos países africanos e os empréstimos a Cuba. Se a garganta esta cocando vamos começar as explicações cabíveis e esperadas pelo povo brasileiro. Fala Lula!
    O

  • Ronaldo barra

    Meia dúzia de pessoas!

  • MARCONDES

    Peço que critique sem xingamentos e ofensas, Marcondes. O blog precisa ter um mínimo de nível também neste espaço.
    Conto com você das próximas vezes.

  • MARCONDES

    De novo, xingamentos e ofensas a pessoas em vez de críticas. Assim não dá, não publico.

  • marcelo aranha de sousa pinto

    Hip-Hip-Hurrah … IBOPE !

    Relevante é que na pesquisa de 60 a 65% dos eleitores não quer votar na atual presidente da República, mesmo ela tendo uma exposição diária, na mídia, quase uma lavagem cerebral, uma candidata “fulltime marketing”.
    O candidato que chegar no segundo turno será vitorioso, o ciclo PT será encerrado.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Caro Reidson:
    A goleada que Lula tomou de FHC duas vezes, verdade absoluta.
    O time de FHC foi vendido e acabou e agora sendo goleado sucessivamente.
    “Foi Vendido” linguagem de futebol, na realidade VENDIDOS ATÉ HOJE.
    Solidariedades ao ser chamado de Fanático.
    Pedro Luiz

  • GlorInha de Nantes

    Nem que __ num momento “extrema-unção” ou num surto “DudaMendonça na CPI”, em seu momento apoteótico “livrai-nos da prisão!” __ ou seja (ops!), mesmo que todas as verdades verdadeiras fossem reveladas por essa desgra?a em formato de “serumano”!
    .
    Pela sua voz, as maiores verdades jamais teriam a força da verdade. Ninguém, nem petralhas de carteirinha, dariam uma hóstia abençoada por revelações ou declarações enfatizadas como verdades, pelo “serumano” dono daquela rouquenha e atordoante voz.
    .
    __ Sei! He he he he . . . ! Conta outra, vai! __ Suas “memoráveis” sibilações e “paupérrimas” palavras, acompanhadas por seus gestos, olhares e ênfases, de triste memória, seriam interpretados como amálgama dos sete pecados capitais, no mínimo.
    .
    E, incrédulos, perguntaríamos uns aos outros : __ O que será que vem agora?! __ Tal o descrédito que tem essa desgra?a em formato de “serumano”.
    .
    __ E “vade retro”, desgra?ado! __ como diria minha mãe.

  • GlorInha de Nantes

    Perfeito, Ricardo! “. . . a grande maioria do eleitorado NÃO votou no PT.” E nunca mais nele votará.
    .
    Exatamente porque, uma vez percebido o equívoco, o blefe, a mentira, desde logo o eleitor vê, ouve, sente, e até pressente o grande engodo construído por muitos.
    .
    Ao longo da existência do partido, há os que jamais abriram mão do seu “latifúndio”, dentro do PT, apesar de tudo. Outrora defensores da Ética na Política, Mercadante e Suplicy, são emblemáticos na farsa. Verteram falsas lágrimas, como se verdadeiras fossem, diante das câmeras da TV Câmera/Senado. Duda Mendonça, testemunha de atos e fatos criminosos, desvendara-os à CPI do Mensalão.
    .
    A partir daquela revelação, petistas históricos desfiliaram-se. Abandonaram o PT. Por oportunismo, alguns. E, por decepção, outros. Dentre estes, é muito significativa e contundente a desfiliação do jurista Hélio Bicudo. Distanciou-se, certamente, por ter firmado convicção do crime cometido pelos que hoje são condenados e apenados.
    .
    Assim também a grande maioria dos eleitores, cada vez mais numerosa, vai firmando sua convicção contra o PT.
    .
    É o momento do CONS. Uma construção partidária impactante. Um movimento forte e definitivo. Há muito tempo exigidos e necessários. Uma ruptura abrupta da presente estrutura político-partidária. Desde há muito tempo, vítima da entropia, vem acontecendo tal processo, sinalizando a decrepitude, o definhar, até mesmo o fim e a morte do sistema iniciado em 1988.
    .
    Uma grande frente partidária de oposição reuniria, tardiamente __ antes tarde do que nunca __ contudo, oportunamente, o conjunto dos partidos de oposição ou não, em torno de uma única candidatura :
    .
    __ Serra & Aécio, a união para o bem do Brasil! E depois, Aécio & Serra, a sucessão para o bem do Brasil! __ O espírito dos tempos está exigindo, não inusitadamente, personalismos à parte, a dupla de super-herois. Para, enfim, confrontar a dupla de Vilões da República.

  • Corinthians

    Setti,
    Brilhante. Eu sinceramente prefiro textos assim – com “os pingos nos is” – como neste caso que é claro que Lulla mente ao falar disso.
    Conforme o tempo passa, este senhor demonstra cada vez mais a torpeza de caráter que rege sua vida, assim como a sua criação, o PT.
    Não é à toa que Hélio Bicudo diz o que diz.
    Sua inveja de FHC, e principalmente do governo que FHC fez, com projetos executados, reformas, fim da inflação e da herança BENDITA que permitiu um presidente inerte e mentiroso como o Sr. “Eu fui traído” Lulla pudesse colher os frutos, deve corroê-lo por dentro, como uma gastrite que vai se transformando em úlcera.
    Pode-se achar que ele deve se esquecer da quantidade de vezes que o PT entrou massivamente no Congresso segurando a Veja nas mãos para fazer oposição ferrenha à FHC.
    Mas não é isso. É propaganda política. É distorção de fatos.
    Tudo para ganhar o voto dos ingênuos e ignorantes, que não tem noção do contexto, nem consideração por tudo o que ocorreu no Brasil.
    Afinal, aqui existe a crença de que a pseudo-ideologia esquerdista latino-americana é viável…

  • Dalberto Giacometti Lima

    De onde essa tal Glorinha tirou essa idéia, Serra&Aecio playboy neves, sai capeta, desconjuro 3 vezes, como dizia minha santa maezinha, é cada uma,acorda moça, voce deve estar sonhando, coloque na sua cabeça, Dilma vai ser reeleita, e o Sr Lula volta em 2018, será que dá para entender isso, e que estes oportunistas estiveram ai no governo e não fizeram o suficiente, agora querem dar uma de salvadores da pátria, e o pior é que justamente os que se consideram “PSEUDOS INTELECTUAIS” acreditam neles, meu Deus do céu, como diria o meu pai: “ESTUDARAM PRA BURRO” chegar ao ponto de querer colocar na presidencia um “PLAY BOY” ou um homem obcecado por um sonho só de querer ser PRESIDENTE e nada mais, eu me lembro muito bem quando o Serra foi governador, o cara não aparecia em lugar nenhum, ai largou o cargo de governador de São Paulo, para se candidatar a presidente que nem um louco, sabendo que suas chances eram mínimas, quer dizer, essa é a famosa “ELITE” que é inteligente e culta, e sabe escolher um candidato, a por favor me poupem dessa novela mexicana e vão procurar o que fazer, e deixem a Dilma cuidar de seu país, e o Lula dar sua contribuição como sempre fez, FORA SEUS FRUSTARADOS, QUE MORREM DE INVEJA DE UM GOVERNO QUE MUDOU TOTALMENTE A FORMA DE GOVERNAR, ABRINDO AS PORTAS PARA O POVO BRASILEIRO, QUE SEMPRE VIVEU AS MARGENS DO PODER, ai vem essa turma de egoístas que não se conformam de ver o BRASIL dando certo, e vai ficar melhor ainda, porque o PT ainda vai ficar no comando por um bom tempo, com esse incrível ser humano que é o Sr. LUIZ INACIO LULA DA SILVA, voces não suportam ver que ele é inteligente naturalmente, e não precisou se formar em HARVARD para administrar um País como o nosso, voces adoram chamá-lo de ladrão, mas como diz o velho ditado ” O QUE VEM DE BAIXO NÃO ME ME ATINGE” gente de mentalidade pequena, que são egoístas por natureza.
    COMO DIZ O ZAGALO: VOCES VÃO TER QUE ENGOLIR O LULA E SEUS COMPANHEIROS POR MUITO TEMPO, se queiserem, se não a porta da rua é serventia da casa, duvido que tem outro país lá fora como o nosso, que voces tanto menosprezam, e iguinorm a liberdade que nós temos aqui, quer dizer continuam cuspindo no prato que comem todos os dias.
    E para mim gente que usa nome ficitício em comentários, já mostra o perfil que tem, quer dizer não aparece só sabe atirar pedras, que a carapuça sirva para muitos aqui neste blog, que gostam de acusar o Lula a Dilma o Pt, mas não mostram a cara, ou melhor dizendo o nome.
    Então vão pentear macaco todo mundo, e deixa o governo trabalhar, e tomara que apareça um político bom e de coragem com peito de aço, para criar uma lei para fazer um verdadeiro pente fino e ir atraz dos SONEGADORES DE IMPOSTO que tem neste país, fazer todo mundo devolver cada centavo que ROUBOU DO GOVERNO atravez da sonegação, o país ia ficar vazio, porque o que vai ter de bom vivam se mandando daqui, ai caberia bem aquela musica que diz assim: SE GRITAR PEGA LADRÃO, NÃO FICA UM MEU IRMÃO, e essa novidade tem que se estender em todas as camadas sociciais do Brasil, na política, as empresas que são milhares de todos os tamanhos, as TVs, imagine os Hipermercados, no futebol, nas Igrejas, Facudades particulares, nos bancos nossa ai então o couro ia comer legal, na classe artística porque esse povo ai deve sonegar legal, enfim uma varredura, ai sim eu poderia dizer vamos passar esse país a limpo, quem teria a coragem de enfrentar esse SATANÁS DA SONEGAÇÃO QUE POSSUI TODA ESSA RENCA QUE MENCIONEI E MUITO MAIS POR AI, que corroe uma nação inteira na calada da noite, e ditam regras de moral e bons costumes.
    Eu garanto que esse político não ficaria vivo por muito tempo, porque ia mexer com marimbondo africano, e ai o ferrão ia rolar solto em cima dele.
    Eu se me candidatasse a deputado dedicaria meu tempo todo para conseguir esse intento, mesmo sabendo que ia morrer como TIRADENTES….hahahahah UM MARTIR IMPORTANTÍSSIMO, E QUE NINGUÉM NEM SE LEMBRA DELE, QUER DIZER EU ME LEMBRO E JAMAIS ESQUECEREI, se é que me entendem, porque os caras iam me esquartejar inteirinho tenho certeza disso, ia virar ração rapidinho pra cachorro, por isso deixo para JESUS CRISTO que vai por um fim neste SATANÁS DO INFERNO APENAS COM UM SOPRO, que faz milhões de criancinhas no mundo inteiro passar fome e necessidade de tudo, esse ‘DEMÔNIO DA SONEGAÇAO” o que siguinifica isso, SONEGAÇÃO É O EGOÍSMO, É UM CÂNCER QUE TOMOU CONTA DOS HOMENS, E ELES NÃO REPARTEM COM OS OUTROS, PAGAR IMPOSTO CORRETAMENTE É UMA FORMA DE DISTRIBUIR SUA RENDA, MAS É CLARO QUE AINDA PRECISA É ACHAR O HOMEM CORRETO QUE ADMINISTRA AS QUANTIAS ARRECADADAS PARA O BEM DELE MESMO, não tem ainda esse homem, então eles começam a se degladear e passam a desconfiar um do outro, ai vira essa lambança, então os menos favorecidos são os que sofrem mais, porque os que conseguem produzir mais, ficam ricos milhonários obsecados pelo volume de ganho, ai não querem abrir mão do que conseguiram achando que estão perdendo ou sendo passados para traz, e a forma de impedir isso é sonegando, ou melhor mentindo no papel o que realmente ganharam, esse é o mundo louco em que vivemos, e para eles se torna natural sonegar achando que não é problema, porque está evitando o tal político roubar o seu dinheiro que as vezes também foi ganho de uma forma não convencional, se é que meentendem, simplificando o homem é corrupto por natureza, ai fica muito difícil suportar, definitivamente eu não sou desse planeta, porque não precisa tanto para se viver neste mundinho tão pequeno chamado terra, é inadmissível agora neste exato momento tem gente que está morrendo de fome, NÃO TEM O QUE COMER, e temos alta tecnologia rolando solta, e vemos empresas de diversos ramos fechando seus balanços anuais anunciando seus BILHÕES DE FATURAMENTOS, e vejo gente morando em caixa de papelão, isso tem que ter um fim com ceteza, está tudo errado e vai mudar, porque Deus está no comando definitivamente, aguardem suas ivestidas em todas as áreas da vida, será sobrenatural nunca visto antes por ser humano nenhum na face da terra, a nova CIVILIZAÇÃO está chegando, acredite se quiser.
    Os homens são ainda realmente muito primitivos e não conhecema a Deus, a maioria não tem noção de quem Ele é, por isso agem assim sem medo e sem culpa, mas vão conhecer muito em breve, e não tem nada a ver com religião ou doutrina, vai ser bem diferente do que todo mundo espera ou pensa.
    Então é o seguinte”MACACO ENRROLA RABO SENTA EM CIMA, E OLHA OS DOS OUTROS” aviso aos navegantes antes de apontar seus dedões “puritanos meia boca” as escondisdas, reflitam sobre suas atitudes em todos os aspéctos de suas vidas, depois aponte os erros dos outros, mas sem julgá-los, porque só Deus pode julgá-los.
    É de embrulhar os tômago de ver tanta gente reclamar de barriga cheia, e ainda escondem o nome, assim fica fácil acusar escondidos na moita.
    Saiam do armário e mostrem seus projetos e propostas para o governo e para o mundo, já que são tão cheios de idéias mirabolantes e tão honestos e puritanos.
    Comecem devolvendo o que sonegaram ao longo da vida, que vamos ter bastante dinheiro para melhorar muita coisa, parem de cuidar só do quintal de voces e distribuam mais que é muito melhor, não arrumem desculpa para sonegarem sempre.
    Essa é a minha opinião,
    Dalberto Giacometti Lima
    O EXTRATERRESTRE….hahahahahah
    Ciao Bellos

  • Capixaba de Vergonha na Cara

    Sugiro permanecer no blog o comentário do Dalberto Giacometti Lima – 29/09/2013 às 16:43, como exemplo clássico de uma pessoa abduzida pelo cleptolullopetralhopetismo.

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    Esse Luizinacio havia prometido que depois de entregar a faixa para dona Dilma ” Poste” Roussef (ou será que ela prefere ser chamada de “Posta”?)iria para o sítio com dona Marisa Letícia, A Traída, assar coelho e viver no sossego. Pois bem, como o fulano mais uma vez mentiu e não faz outra coisa senão continuar infelicitando a Bobolândia, só nos resta lembrar sempre quem é essa criatura. E só para irritar a petralhada, essa seita de histéricos que trocou o senso crítico por palavras de ordem, a análise racional dos fatos por um sistema fixo de emoções repetitivas, sua personalidade genuína por um estereótipo grupal ou ideológico, segue um trecho de um comentário que fiz em 14/02/2011 e que deixou os milicianos bem nervosinhos à época.

    “FHC lê, Luiz Inácio assiste.

    FHC discursa (em várias línguas), Luiz Inácio vocifera (em uma língua que lembra o português).

    FHC produz conceitos, Luiz Inácio emite cretinices.

    FHC escreve – livros, artigos, discursos, etc – Luiz Inácio rabisca bobagens.

    FHC degusta, Luiz inácio bebe.

    FHC viveu de ensinar, Luiz Inácio sempre se recusou a aprender.

    FHC sempre ganhou no primeiro turno, Luiz Inácio nunca levou no primeiro turno.

    FHC sempre bateu Luiz Inácio, Luiz Inácio nunca bateu FHC.

    FHC é o Plano Real, Luiz Inácio é o mensalão.

    FHC é Bill Clinton, Jacques Chirac, Helmut Kohl, etc; Luiz Inácio é Chavez, Ahmadinejad, Castro e todo e qualquer ditador que se apresente como “de esquerda” e grite bobagens contra os “Países Ricos”.

    Enfim, FHC é educação, Luiz Inácio é barbárie.

    Cada um escolhe seu paradigma.

    Certamente Luiz Inacio não é o meu.”

    O link do post, para quem quiser relembrar ou ler pela primeira vez é:

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/post-do-leitor-a-insistencia-dos-petistas-de-querer-comparar-fhc-com-lula-e-patologica/

    Um abraço

  • Diana

    Diana, não publicamos comentários escritos em letras maiúsculas, pois ferem as regras do blog. Contamos com a sua compreensão. Abraços

  • Corinthians

    É incrível como uma leitura errada distorce a situação.
    Como os que querem defender o indefensável, quando dizem que é preconceito contra Lulla criticar o fato de ele ser semi-analfabeto.
    Não é preconceito. Assim como se exige estudo e diploma para ser médico, advogado, engenheiro, administrador, eu espero um mínimo de preparo para quem vai gerir a máquina executiva do país.
    Lulla teve oportunidades – e sempre desprezou o estudo. Não é um gênio, não sabe matemática. Como já colocado maestralmente por Reynaldo-BH, é apenas um oportunista.
    Por isso Não deixou nenhum legado, não concluiu nenhum projeto, não executou nenhuma reforma. Só utilizou seu inegável carisma para continuar a enganar os incautos.
    Assim como quando vejo as críticas sobre sonegação de impostos, como se todos os que criticam o governo sonegassem impostos.
    O maior incentivador de sonegação de impostos que temos hoje é o governo lullo-petista.
    Afinal, o que podemos dizer de um governo que aparelhou as agências reguladoras e todos os outros órgãos de fiscalização do país ?
    O que podemos dizer de um partido que foi ao STF contra a Lei de Responsabilidade Fiscal ?
    Basta verificar o que temos aqui em São Paulo.
    Um dos maiores problemas que temos são os camelôs irregulares. Não estou falando daquelas barracas em lugares marcados. Estou falando do que vemos na 25 de Março e praticamente em toda esquina e rodoviárias.
    O camelô não paga imposto. Pior, normalmente ele vende item de contrabando ou pirata – o que aumenta a sonegação e coloca em risco o comprador, que está adquirindo produtos duvidosos.
    Além disso, ele não paga o ponto – simplesmente monta sua barraca/mesa na calçada e pronto.
    O coitado do trabalhador, que paga fornecedores, que paga o ponto, que emite nota, não vai conseguir nunca chegar ao preço dos camelôs – e perde clientes. Além disso só pode contar com o serviço público para remover estes que vendem produtos chineses, cigarros e outras coisas contrabandeadas, CDs e DVDs piratas – para ficar nos mais comuns – que em muitas situações atrapalham o acesso dos clientes à loja devidamente estabelecida.
    Pois bem, o prefeito-poste Haddad já declarou que não vai fazer nada para tirar os camelôs das ruas e regularizá-los.
    O que podemos concluir ? Que Haddad apóia os camelôs, e com isso, apóia a pirataria, apóia o contrabando, apóia a sonegação de impostos – punindo o trabalhador com sua loja física e emissão de notas.
    Isso para não lembrar o caso do assessor do José Nobre Guimarães (PT), pego com dólares não declarados na cueca… essa aí foi sinegação suja mesmo…
    É contra a sonegação ? Então não vote no PT, procure políticos que implementaram leis e projetos para reduzir esta chaga do país, e não incentivar como o PT faz.

  • Flavio

    Olha, esse Dalberto Lima, foi comprado por este governo corrupto, deve fazer parte da gangue de ladrões de brasilia, começando pelo luladrão de 9 dedos, mas em 2014 isso vai acabar e ficar na historia passada do Brasil, ele fala que o povo saiu da pobreza, mas pelo jeito ele próprio NÃO ANDA nas regiões POBRES deste Brasil para ver a realidade do país. Como ele disse, CIAO BELLO em 2014…

  • Ronaldo Barra

    A duas coisas que LUla sabe fazer: mentir e roubar não necessariamente na mesma proporção. As vezes rouba e depois mente. Quem afirma que o Brasil vai bem, talvez nunca tenha colocado o pé fora do país. O Brasil está fora do Brics há muito tempo pela falta de estrutura e respeito as leis de mercado e contratos. Por isso que os investimentos de fora estão desaparecendo. Andamos na África do Sul pais que está 10 vezes mais estruturado que o Brasil. Percorre-se mais de 300 km de estradas e não se vê um só buraco. Os hospitais estão abandonados, o SUS falido , o transporte deficitário, a educação em frangalhos. O Brasil só tem dado certo para os petistas, temos de mudar e vamos mudar esta tragédia que se abateu sobre o Brasil.

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    Encaminhei um comentário e não sei porque ficou retido.
    Como eu sou um sujeito persistente (os adversários diriam teimoso) lá vai de novo.

    Prezado Setti:
    Esse Luizinacio havia prometido que depois de entregar a faixa para dona Dilma ” Poste” Roussef (ou será que ela prefere ser chamada de “Posta”?)iria para o sítio com dona Marisa Letícia, A Traída, assar coelho e viver no sossego. Pois bem, como o fulano mais uma vez mentiu e não faz outra coisa senão continuar infelicitando a Bobolândia, só nos resta lembrar sempre quem é essa criatura. E só para irritar a petralhada, essa seita de histéricos que trocou o senso crítico por palavras de ordem, a análise racional dos fatos por um sistema fixo de emoções repetitivas, sua personalidade genuína por um estereótipo grupal ou ideológico, segue um trecho de um comentário que fiz em 14/02/2011 e que deixou os milicianos bem nervosinhos à época.

    “FHC lê, Luiz Inácio assiste.

    FHC discursa (em várias línguas), Luiz Inácio vocifera (em uma língua que lembra o português).

    FHC produz conceitos, Luiz Inácio emite cretinices.

    FHC escreve – livros, artigos, discursos, etc – Luiz Inácio rabisca bobagens.

    FHC degusta, Luiz inácio bebe.

    FHC viveu de ensinar, Luiz Inácio sempre se recusou a aprender.

    FHC sempre ganhou no primeiro turno, Luiz Inácio nunca levou no primeiro turno.

    FHC sempre bateu Luiz Inácio, Luiz Inácio nunca bateu FHC.

    FHC é o Plano Real, Luiz Inácio é o mensalão.

    FHC é Bill Clinton, Jacques Chirac, Helmut Kohl, etc; Luiz Inácio é Chavez, Ahmadinejad, Castro e todo e qualquer ditador que se apresente como “de esquerda” e grite bobagens contra os “Países Ricos”.

    Enfim, FHC é educação, Luiz Inácio é barbárie.

    Cada um escolhe seu paradigma.

    Certamente Luiz Inacio não é o meu.”

    O link do post, para quem quiser relembrar ou ler pela primeira vez é:

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/post-do-leitor-a-insistencia-dos-petistas-de-querer-comparar-fhc-com-lula-e-patologica/

    Abraços
    Caio, seus comentários estão liberados. Abraços

  • Joaquim Arraes

    Lula devia estar bêbado quando deu esta entrevista. Descontando a burrice do cara, é a única explicação plausível para falar tanta besteira.

  • maria jose moura

    Maria, por fugirem às regras do blog, não publicamos comentários escritos em letras maiúsculas. Abraços

  • Dalberto giacometti Lima

    Emprimeiro lugar Sr. Flávio vou reclamar para o Setti, porque ele esta cansado de dizer para comentar sem ofensas, como ele permitiu o Sr. dizer que faço parte de uma gangue, que fui comprado e que sou ladrão, ISTO NÃO SERIA CALÚNIA E DIFAMAÇÃO…???? ou estou errado, baseado em que o Sr. tirou essa conclusão, e quanto ao Sr. Ronaldo Barras, que leviandade chamou novamente o um ex Presidente da República do Brasil de “LADRÃO” e o Setti permitiu, que ele mesmo ja disse aqui, que não devemos acusar ninguém sem provas, quanto a minha pessoa não me importo em receber estes nomes de “PETRALHAS, LADRÃO, CORRUPTO QUE SOU PAGO PARA EXAUTAR O PT, A DILMA E O LULA, iso para mim é uma vitória, porque estou tranquilo, tenho berço, pago imposto corretamente, trabalho muito, amo meu país, e jamais chamaria ninguém de “LADRÃO” áté por uma questão de educação, e não posso acreditar que este tipo de eleitor que chama os outros de “LADRÃO” quer eleger um PRESIDENTE DA REPÚBLICA, com essa educação..? quer dizer falta realmente formação e educação, porque perdem o controle fácil, ao ponto de acusar pessoas de um ato tão grave, o ex Presidente está na midia,e tem famíla como qualquer pessoa, ele está sempre em evidência e tudo mais, agora quanto a mim, voces não me conhecem, como podem ter tamanha petulãncia, como fica minha filha e meu filho, que são uma benção de pessoas, e um presente de Deus, voces acham, em especial o Sr. Flavio que eu seria capaz de trair meus filhos me transformando em um “LADRÃO..?
    Não acho que não, então para não descer no seu nivel “INTELECTUAL” aceito se queiser um pedido de desculpas por voce ter se exaltado um pouco ao ponto de chamar de “LADRÃO” sem me conhecer, e se eu for uma autoridade de primeira linha incorruptível, o que voce acha que eu faria..?
    Quer dizer se quiser aceito suas desculpas, se não eu te entrego nas mãos de Deus que é a autoridade maior, e um dia vai te cobrar esta “CALÚNIA” então durma tranquilo, e encare seus filhos se os tiver, sabendo que o Sr. chamou um cidadão do bem, um cidadão brasileiro de verdade que é o que me considero, pai de um jovem de 24 anos e uma jovem de 20 anos, muito bem educados e pacíficos ao extremo, nunca tive trabalho com ambos.
    Então eles me confortam e me faz continuar sendo um homem honesto, trabalhador, transparente e acima de tudo CRISTÃO, isto quer dizer “SERVO DE DEUS”
    Eu não tenho recentimentos de voce Flavio, mas reveja seus conceitos,expresse suas opiniões, nunca esquecendo que somos apenas “SERES HUMANOS” cheios de falhas, e precisamos uns dos outros para evoluirmos espiritual e materialmente entende,
    Isto é o que Cristo Jesus veio nos mostrar lembra..? e voce viu o que a intolerância fez com Ele, mas não se engane Deus permitiu e JESUS aceitou a ordem do Pai, ainda não acabou, Ele vai voltar, e eu quero estar no “TIME” Dele, por isso vigio o tempo todo para tentar fazer sempre o que agrada a Deus, porque Ele se entristece quando vê um semelhante chamando o outro de “LADRÃO” isto não é bom, porque é como se voce estivesse fazendo o mesmo que fizeram com o filho Dele JESUS CRISTO, O CALUNIARAM, CUSPIRAM NELE, SURRARAM ELE, MOERAM ELE E AINDA COLOCARAM UMA COROA DE ESPINHO EM SUA CABEÇA,E PARA ENCERRAR O PREGARAM EM UMA CRUZ, ali Ele pode ver o quanto o ser humano éra e ainda continua pequeno espiritualmente, porque não conhece a Deus verdadeiramente, jamais será capaz de suportar “UM TAPA NO LADO DIREITO DO ROSTO, E VIRAR O ESQUERDO PARA LEVAR O PRÓXIMO, a frase é sempre essa:EU NÃO NÃO SOU JESUS CRISTO” que pena eu quero ser igual a Ele porque Ele nos autorizou a ser, e disse que faría-mos coisas até maior que Ele se tivésse-mos Fé e Humidade sempre, POR ISSO MESMO NAQUELA HORA CRUCIAL, ELE AINDA PEDIU PARA QUE O PAI, NOS DESSE O PERDÃO,
    Então meu querido pode me chamar de “LADRÃO” que não me importo, porque sei que CRISTO me conhece a fundo e sabe o quanto eu o amo, por isso fico triste de ver meu semelhante agindo dessa forma para comigo e para o homem cujo único defeito foi se envolver na política e acabou se transformando em um Presidende de um País tão maravilhoso como o nosso, e assumiu a responssabilidade, que não é fácil, claro que errou mutas vezes, mas todos erramos, voce talvez errou ontem, e se não vigiar vai errar novamente hoje, e acredito que tudo é por Deus, por isso se ele foi eleito e conseguiu a Presidência e fez sua parte, é porque Deus permitiu, essa é minha opinião.
    Meu querido quando digo aqui que sou um “EXTRATERRESTRE” não estou brincando é sério, tenho um jeito muito SINGULAR de enxergar a vida, é sobrenatural, é tanto amor que tenho pelas pessoas, que não consigo ver só seus erros e defeitos, mas vejo primeiro suas qualidades, porque todos temos a “CENTELHA DE DEUS EM´NÓS, SOMOS A OBRA PRIMA DELE,as vezes eu acho assustador esse meu sentimento, e a capacidade de perdoar a todos, muitas vezes sou chamado de inocente e bobo, por isso digo que não sou daqui, porque vejo que a maioria das pessoas não evoluíram ainda, e olha que já passaram milhões por aqui, na minha opinião está chegando a hora da grande mudança neste planeta, e a nova CIVILIZAÇÃO vai surgir linda, leve, igual e pura para sempre, acredite se quiser.
    E que fique bem claro não pertenço a religião nenhuma e muito menos doutrina ou seita, apenas sou diferente sem querer ser melhor ou maior que ninguém, sempre acredito que tudo tem solução e concerto, sem violência, sem ataque pessoal e com muito amor como CRISTO JESUS ensinou, sim Ele o “ALIENÍGENA”….hahahahahahah, a pouco tempo tive uma perda na minha vida, a coisa mais preciosa da minha vida, que foi a minha FAMÍLIA” CALMA ELES NÃO MORRERAM, APENAS SAIU MEU DIVÓRCIO QUE LUTEI DURANTE 4 LONGOS ANOS PARA NÃO FAZER, resumindo. fui de uma certa forma separado dos meus filhos que tanto amo, porque moram com mãe que se transformou como um camaleão, então poderia ser um homem “GÉLIDO” e nem ligar para mais nada, mas estou aqui, defendendo meu País e duas pessoas que não conheço pessoalmente, mas se puder ajudar vou faze-lo.
    É isso gente isso tem um nome se chama “AMOR” é o que o mundo está precisando, ainda que nos tire tudo, nos acuse, nos cruxifique, batam em nós enfim nos matem, continuem perdoando e amando, e as coisas vão acontecer, não é fácil doi e muito, mas a recompença é maravilhosa que é ver as pessoas feízes e realizadas, esse é o pagamento, o que Deus vai nos ofertar só Ele sabe, é só esperar.
    Estou preparado para as críticas desse meu comentário, se tiver, e eu garanto a voces “eu não sou louco”…hahahahahah
    Setti por favor, ensina essas pessoas criticar, mas sem ofender, porque tem gente que se ofende,e fica muito mau, o que não é o meu caso, porque já expliquei quem eu sou, então se em algum comentário me chamarem de “LADRÃO E PARTICIPANTE DE GANGUES,por favor não publique, o Sr. poderia me fazer essa gentileza..?
    Um grande abraço a todos os comentaristas deste blog, e por favor controlem-se, o mundo precisa de paz e muito diálogo.
    Dalberto Giacometti Lima
    O EXTRATERRESTRE…hahahahahah
    Ciao Bellos.

  • Adilton

    A grande lição que o chefe da organização criminosa com registro de partido político, o sem caráter e oportunista, deixa para todos os brasileiros é de que trabalhar, bater ponto, estudar, não ser um mentiroso contumaz, é para os otários que carregam este país nas costas, trabalhando e pagando uma carga tributária extorsiva, para que políticos desonestos gastem tudo com empréstimos para amigos, 9 bilhões para Eike Batista, obras desnecessárias, superfaturadas e abandonadas antes da conclusão. E ainda receba 200 mil dólares, injustificáveis, por hora de palestra para empreiteiros amigos.

  • alberto santo andre

    isto sem contar que no governo FHC ,havia sempre os ataques ao seu governo devido a divida externa bruta de 180 bilhoes de dolares ,que o pinochio lula afirmou que pagou e ao final de seu governo estava em 1,4 trilhoes de dolares, e hoje com o em 1,8 trilhoes de dolares ,e ao FMI ,alem das privatizacoes que diminuiram os gastos do governo ,e trouxeram dinheiro externo ao pais alem de fazerem com que apetrobras passasse de producao de seisentos mil barris dia em 1993 para hum milhao e oitocentos mil barris dia em 2002, [ hoje a producao da petrobras e de pouco mais de dois milhoes de barris BOE,]do salto das telecomunicaçoes que ja em 2000, tinha uma boa rede de celulares, e um parque de antenas que perduram ate hoje , asim como as criticas a carga tributaria que chegouaos 33% ,hoje oficialmente esta em 36%,mas na realidade segundo um colega meu professor de contabilidade ja ultrapassa os cincoenta por cento , ainda mais com correçao das tabelas do imposto de renda sempre abaixo da inflacao ,,este anocorrigida quase em dois por cento a menos ,,5,68% contra 4% da correçao da tabela tende a aumentar mais ainda.[[[ COMO EU SEMPRE AFIRMO, A HISTORIA SEMPRE SE ENCARREGA DE DESMASCARAR E DESMISTIFICAR AS ESTORIS CONTADAS POR PINOCHIO E PSEUDOS FAZEDORES DE ESTORIAS, NAO IMPORTA O TEMPO QUE LEVE ]]]]]]]]]]

  • odilon o. barth

    ele esta mesmo convencido de que alguem de bom senso vai acreditar em suas sandices alucinações,perdeu a chance de fazer algo de bom e ficar calado.

  • fernando

    …Lula …..saga é mentir…até morrer…seja breve…

  • Celeste carvalho

    Sidney, parabens, faço minhas, as suas palavras!

  • caio portella

    Se você quiser saber porque seu texto foi deletado, por favor consulte as regras para publicação de comentários no blog no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado.

  • Ronald

    Caio Frascino Cassaro, seu comentário é ótimo e as comparações não poderiam ser mais verdadeiras. Com sua prévia autorização estarei repassando para minha de contatos de e-mail.

  • chagas

    Uns não aceitam, outros preferem não ouvir. O lula é um cara que vive escondendo de Jornalistas como Reinaldo, Augusto, Setti e outros que não precisam bajular pois são éticos na profissão que abraçaram e o compromisso é com a verdade… E assim vão desvendando o governo mentiroso/petista

  • Joao

    O Lula não é blindado pelos críticos, a blindagem desse mensaleiro corrupto que finge não saber de nada estar além das críticas; está justamente, no sistema judicial brasileiro que de certa forma protege marginais políticos…

  • Sol

    Quem patrocinou o lobista, e lhe garante impunidade? http://www.youtube.com/watch?v=7OHNWC-ITmM

  • Ze Ruella

    Se você quiser saber porque seu texto foi deletado, por favor consulte as regras para publicação de comentários no blog no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado.

  • Joaquim Amancio de Carvalho Filho

    Se você quiser saber porque seu texto foi deletado, por favor consulte as regras para publicação de comentários no blog no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado.