Lula seria incapaz de enviar a mensagem que Dilma mandou a FHC por seus 80 anos

Dilma: reconhecimento e gentileza para com FHC de que Lula seria incapaz

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso mais de uma vez brincou com algo sério: em 8 anos no Palácio do Planalto, Lula nunca o convidou “sequer para um cafezinho”.

Como sabemos, o grão-vizir do lulalato não apenas jamais chamou para uma conversa seu antecessor, que obviamente poderia ser proveitosa apesar das divergências entre ambos, como passou 8 anos no governo criticando FHC, sem jamais reconhecer qualquer mérito no presidente que preparou o país para que ele próprio, Lula, surfasse na bonança econômica e na popularidade.

Lula, reconhecidamente incapaz de praticar esse tipo de cavalheirismo, usual em qualquer país civilizado, além do mais mordeu a própria língua ao prometer, sem cumprir, que, diferentemente do que ele dizia ser hábito de FHC, deixaria de palpitar sobre o governo de sua sucessora.

Por tudo isso, é um alívio para os brasileiros de bem, favoráveis ao diálogo e despidos de ódios, constatar a mensagem dirigida a FHC pela presidente Dilma Rousseff  como homenagem aos 80 anos que o ex-presidente da República cumprirá no próximo sábado, 18 de junho.

A mensagem não apenas reconhece os méritos de FHC na “saída da hiperinflação” e na contribuição decisiva “para a consolidação da estabilidade econômica”, como o saúda como democrata e homem de diálogo. Isso não apenas Lula, mas o grosso do PT, com raríssimas exceções, reconhece ou reconheceu.

Para finalizar chamando-o, numa linguagem jamais utilizada por qualquer petista graúdo desde sempre, de “querido presidente” e enviando-lhe um “afetuoso abraço”.

Para quem acha, erradamente, que não há qualquer diferença essencial entre Dilma e Lula, não poderia haver evidência mais clara. Aliás, a presidente parece prosseguir na mesma linha de civilidade que a levou a convidar todos os ex-presidentes da República ao almoço que ofereceu ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quando de sua visita ao Brasil, em março passado. Aliás, Lula foi o único a não comparecer, alegando “outros compromissos”. (Claro, almoçar com o presidente dos Estados Unidos não tem importância nenhuma, não é?)

Diz a mensagem, postada no site especialmente colocado no ar por amigos de FHC —   http://www.fhc80anos.com.br/ — em que há manifestações provenientes de todo o mundo saudando o ex-presidente, de personalidades que vão de Bill Clinton a Ronaldo Fenômeno:

“Em seus 80 anos há muitas características do senhor Fernando Henrique Cardoso a homenagear.

 

O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica.

Mas quero aqui destacar também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje.

Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato.

Fernando Henrique foi o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito. Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas, justamente por isso, maior é minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias.

Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço!

Dilma Rousseff”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − oito =

219 Comentários

  • Geraldo Morais

    lulla não tem altivez e nem carater para uma atitude como esta.

  • Jotavê

    Também acho. Avançamos MUITO com esse gesto de Dilma. É preciso superar essa oposição cheia de ódio e preconceito que se criou ao longo dos últimos anos. Não é necessário chamar ninguém de “canalha” para dizer – “discordo disto e daquilo”. É fundamental que nós comecemos a nos OUVIR.

  • Paulo Toshiharu Watanabe

    O que me chateia é que os “patrulhas petralhas” vão encostar a Dilma na parede para as velhas negociatas…

  • Ela está evidentemente desesperada.

  • Magda

    Dilma é Presidente da República, e pode estar assumindo esse papel, acima do petismo (ela nunca foi petista, era do PDT; foi para o PT por pragmatismo).
    Nessa qualidade, está cumprimentando um ex-presidente, no seu aniversário. Seria uma extraordinária descortesia se não o fizesse.
    Além disso, ela precisa recompor votos no Congresso, esta atitude é elegante, civilizada e simpática. Pode ser também útil politicamente.
    É assim que se comportam os políticos com os adversários – que não são inimigos.
    O sindicalista Lula passou 8 anos tratando como inimigos, e fez um enorme mal para a política brasileira.
    Saudações aos gestos de cortesia e elegância da Sra. Presidente.

  • josilfer

    Se o Lula estivesse enterrado, certamente estaria se remexendo no caixão! Vivo que está deve estar P da vida com a Dilma! Mas ela é a presidente e ele é um ex e como ex deve se comportar!

  • Dawran Numida

    E também, o ex-presidente, não vai ter coragem de dizer que a sua correligionária e presidente atual, está errada em ter enviado a mensagem no tom em que enviou. Pois, com certeza, ele lembra-se de como foi tratado por FHC durante a transição de governos em 2002. Onde teve até um gordo empréstimo-ponte do FMI para poder lançar mão, em caso de agravamento de uma crise de insegurança provocada pelas bazófias do PT. Graças a FHC, as medidas que foram tomadas, tranquilizaram os agentes econômicos e o empréstimo nem precisou ser utilizado. E a atual presidente, talvez tenha entendido que era “dossiê” e não “banco de dados” o que fora urdido na Casa Civil, nos tempos dos cartões corporativos que esticavam qual elástico, exatamente para tentar atingir FHC e sua esposa. Não deixa de ser um bom momento da alta política. O tempo ensina. E não é FHC o aluno.

  • Alberto

    Geraldo, pois eu acho que nem mesmo ela tem altivez nem caráter para tal atitude. Tomou por conveniência, por peso na consciência de ter feito o que fez com D. Ruth. Elaborou um dossiê fajuto, para “provar” que a ex-primeira dama gastava muito com cartões corporativistas. É outra infeliz. O outro, então, é um verme.

  • Roberto

    Quem será que escreveu a mensagem? A Dilma **** ***** ***** ******demais. Talvez tenha até assinado sem ler. É um bonito gesto e nada mais.Nada que o PT produz é bom e mesmo que venha a produzir, ou tenha produzido, ou produza tanto faz, traz em si um preço muito, mas muito caro embutido. O PT submete o país a uma degradação e um rebaixamento nunca visto na história “destepaiz”. Para esta nota vale o mesmo, ela é gentil sim mas nunca, JAMAIS atenuará o oceano de grosserias e mentiras vociferadas contra FHC.

  • Luiz

    Não é demérito para a presidente reconhecer os feitos do ex-presidente FHC.
    Isso demonstra grandeza de espírito, coisa que não existi ao Sr Lula, que sempre satanizou publicamente FHC.
    O gesto da Presidente Dilma é digno de louvor.

  • Tião

    Foi o Palocci que escreveu esse bilhete escroto. Palocci, o bajulador da direita fascista e dos banqueiros elogia FHC. Só podia ser esse mala que graças a Deus foi extirpado desse governo.
    Agora Dilma poderá fazer o nosso governo, aquele que elegemos.

  • Suely Marques

    Não votei nela e, com esse gesto, ela cresceu no meu conceito e está-se vendo que é bem diferente dos petralhas rancorosos, principalmente o chefe…

  • paulo

    Ao contrário do que dizia durante a campanha eleitoral, hoje, Dilma, implicitamente, reconhece os méritos do FHC, ao mandar esta carta pelos seus 80 anos de vida.
    Isso mostra as amarras a que ela estava presa ao PT, e que, lentamente, vai se libertando. É um bom sinal! Começa a andar com as suas próprias pernas, o que permitirá que demonstre toda a sua capacidade (ou incapacidade) gerencial. Torço por ela!

  • Dexter

    Estou perplexa. ___”Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço!”
    Jamais imaginei ouvir dela uma frase assim, nem mesmo para seus pares.
    Agora é tomar muito cuidado com o Babalorixá. Com inveja e pessoas dissimuladas não se deve brincar.
    É melhor tomar banho de sal grosso.

  • Neile

    É realmente surpreendente o gesto da presidente .Mas como não dá p´ra confiar em ptralha ,fazemos a
    pergunta que não quer calar:será que não existe algum interesse maior atrás de tudo isso?Espero estar redondamente enganada .

  • anonimo

    É como eu comentei no BLOG do TIO REI, quando a pessoa tem NÍVEL e EDUCAÇÃO é outro MUNDO é outra VIDA, ou seja RECONHECE os BENEFICIOS que o ANTECESSOR (FHC) fez e deixou, e procura APERFEIÇOAR o que deu CERTO e está DANDO CERTO, sem neura, sem mesquinharia e sim pensando no bem DA NAÇÃO. Mas reconheco que essa atitude é muito para o Lula, é pedir demais para ele enfim. O que da para notar é que a Dilma está sentindo algumas FERIDAS na pele, isso são os ossos do oficio da presidencia, de qualquer forma é um bom começo do DEGELO.

  • Liz

    Pessoas finas e civilizadas têm realmente atitudes diferenciadas.Atitude esta que, um megalomaníaco narcisista como o ex presidente Ptralha jamais teria.

  • Shirley

    Admirável!

  • João

    Caro Ricardo,

    Para ser um Presidente (com letra maiúscula) não basta apenas ser eleito pelo povo. Este é o primeiro passo. Os outros vêm num trabalho diário. Manter a elegância, dentro de todas as dificuldades que possa estar passando, é a postura de um Presidente. Não votei na Presidente Dilma, mas reconheço, até com certo orgulho, que ela teve a elegância de um Presidente.

  • giovanei frança

    eu acho que lula ta certo um partido que so quer privatizar tudo,e sempre se achando que o pt nao daria conta de administra esse pais o psdb quebrou a cara pois o pt vai ficar pelo menos 12 anos e fez muita mais coisas do que o psdb que so criticar e nao fazer nada ,eles concerteza tao envergonhados.

  • Luciana

    Apesar de não ter votado e não gostar da presidente fiquei contente em saber de seu reconhecimento(merecido aliás) do querido ex presidente FHC

  • Brasileiro Roubado

    Lula e um analfabeto que subiu na vida atraves da ******* **** *******. Nao sabe o que e decencia ou bons modos.

  • Ana

    Acho que Dilma está comecando a entender quem deixou “heranca maldita” para quem…
    Agora, para provar que está realmente comprometida com o Brasil terá de fazer muito mais do que enviar “cartao de Feliz Aniversário”…

  • HENRIQUE

    CARO SETTI , O INVERSO TAMBEM É VERDADEIRO !!!NUNCA VI FHC SAUDAR LULA POR NADA !!NA ULTIMA ENTREVISTA DE FHC NO PORTAL IG , O RANÇO FOI INACREDITAVEL !!PORTANTO´É NORMAL ESTA INDIFERENÇA DESDE QUE NAO VÁ PARA BAIXO NIVEL !!!AGORA QUANTO A DILMA E FHC , VOU NAQUELA MUSICA DO BRUNO E MARRONE AH VAI DAR NAMORO !!!!!!!!!!!!!!!!!

    Meu amigo Henrique, basta ler os artigos de FHC, os mais recentes inclusive, para ver lá o reconhecimento de muitas das medidas de Lula.
    E lembre-se como FHC tratou Lula como presidente eleito, fazendo uma transição de poder exemplar, recebendo-o para jantar no Alvorada, com as respectivas esposas, etc etc.
    No site do Instituto Fernando Henrique Cardoso — http://www.ifhc.org — você encontra os artigos.
    Um abração

  • zilma

    Se Lula deichar a presidente Dilma em paz,ela querendo, agradará ao PAIZ…ELA TEM QUE TER PULSO FORTE, E NÃO TEMER AOS “PETRALHAS PATRULHAS”

  • Setti, penso que Lula tem um complexo imenso em relação a FHC e isso acabou tornando-se não só obsessivo, mas quase que persecutório. Não sou psicóloga,nem psiquiatra, mas a impressão que eu tenho é de que Lula manteve profundo ressentimento pela derrota que FHC lhe impôs e durante todo o seu governo empenhou-se em desconstruir a imagem de FHC, como se temesse o seu retorno.
    A verdade é que Lula nunca conseguiu vencê-lo em uma eleição e ainda que FHC tenha perdido popularidade no segundo mandato, por medidas discutíveis, diga-se, o fato é que a popularidade de Lula deve-se acima de tudo ao seu marketing político, já que durante os 8 anos de seu governo ele fez intensa campanha para fortalecer sua imagem junto ao público. Jamais desceu do palanque onde quer que estivesse, assim como jamais enrubesceu por mentir descaradamente, seja inflacionando seus feitos, seja simplesmente anulando os acertos de seu antecessor, provavelmente partindo da falsa premissa de que uma mentira contada à exaustão acaba sendo assimilada pelo povo como se verdade fosse.

  • José Américo C Medeiros

    Parabenizo esse gesto civilizado, e de reconhecimento aos serviços de FHC.
    Infelizmente o PT não reconhece, por egoísmo truculento e de baixo alcance, que o seu parceiro ideal seria o PSDB.
    Mas, não, prefere alianças com o que há de pior na política e coronelismo brasileiro.
    Parabéns, Presidente Dilma!
    Seja corajosa e rompa com as amarras que o seu antecessor fincou.
    E feliz aniversário, Presidente Hernando Henrique Cardoso!

  • 100destino

    Isso demontra que de petista

  • Antoniobrasil

    A Presidente Dilma tem com certeza ,muito mais humildade,coragem e sensatez que o ex-Presidente Lula! Ela precisa se livrar urgente dos escândalos e da corrupção do governo Lula,não cometendo os mesmos erros e não aceitando que ele se meta nos assuntos dela…

  • Vera Scheidemann

    Belo gesto. Denota bom senso e delicadeza.
    Menos mal…
    Vera

  • Paulo Palmeira

    É com agradável surpresa que vejo essa atitude de DILMA. È uma demonstração de honestidade reconhecer o valor do FHC. cujo governo propiciou ao Lula os resultados econômicos e sociais atuais do Brasil. Parabens, Dilma.

  • 100destino

    A falta de educação é tamanha e tacanha desse individuo que não me surprenderia em ve-lo chamar o diabo de pai com todo fervor desse mundo . Seu rancor e hódio por pessoas com diplomas não só transpacece em seu olhar ,mas tambem no fundo de suas entranhas, pois se imperador foce ,mandaria queimar todos os livros e diplomas para que ninguem pudece superar com muito orgulho sua ignorancia.

  • edison oliveira

    Parabéns Presidente,
    Seu gesto para com FHC, além de nobre foi muito educado e elegante.
    Espero que a sra. seja feliz em seu mandato e que ensine, tanto quanto o Presidente Fernando Henrique ensinou, a democracia a todos aqueles que a circundam.
    Com os meus respeitos,
    Edison Oliveira

  • Erik

    Uai kd a Dilma “terrorista”, “assassina”, “ladra” etc etc?? kkkkk com o “curriculum” de FHC até o sarcasmo protocolar da Presidenta virou “lucro”

  • Fersoares

    ATÉ QUE ENFIM LEIO ALGO INTELIGENTE, EDUCADO E SOCIÁVEL VINDO DE UM PETISTA, OU MELHOR DE UMA PETISTA. ESTOU ESTUPEFATO.

    VOU DESFAZER AS MALAS, TENHO QUE PARABENIZAR A PRESIDENTE DILMA POR TER AGIDO COMO UMA VERDADEIRA ESTADISTA.

    COM CERTEZA DE HOJE EM DIANTE VOU TER-LHE RESPEITO, POIS AGORA SEI QUE O BRASIL TEM UMA PRESIDENTE E UMA LIDER NA AMÉRICA DO SUL.

    ILUSTRÍSSIMA SRA. PRESIDENTE ESTOU VENDO-A COM MUITA GRANDEZA E RESPEITO, PARABÉNS PELO COMPORTAMENTO E POSTURA, ESTOU VENDO QUE O SEU NÍVEL CULTURAL É OUTRO E CONDIZ COM O CARGO DE PRESIDENTE DE UMA NAÇÃO COMO O BRASIL, POIS AQUI NÃO TEM SÓ ANALFABETOS E IGNORANTES QUE NÃO ENXERGAM UM PALMO NA FRENTE DO NARIZ (E QUE SE ACHAM OS TAIS…RSRSRSRS)AQUI EXISTEM PESSOAS QUE POSSUEM UM BOM NÍVEL CULTURAL.

    PARABÉNS Á VSA. EXCELÊNCIA, É COMO UMA VERDADEIRA PRESIDENTE QUE NÓS BRASILEIROS (NÃO OS BRASILEIRINHOS, ENTENDEU NÉ?)QUE QUEREMOS ENXERGÁ-LA. MAIS UMA VÊZ, PARABÉNS.

  • Gabriel

    É por esse motivo e por muitos outros, que nunca chegaremos aos pés dos países desenvolvidos. Não se pode construir uma nação séria com pessoas iguais a Lula, fingido, dissumulado, que usa os juízes do STF para legitimar seus atos obscuros – muitas vezes mandando o Brasil para “pqp” – que tem o PT como líder de um sistema de corrupção em todas as esféras. Não sei onde iremos chegar com esse “sistema”, mas uma coisa é certa: sempre seremos um país subdesenvolvido…

  • GUARARAPES

    O que poderia se esperar desse ***** que passou toda sua existência a criticar todo mundo que não fazia parte de sua gangue????…Este Molusco além de não ter nenhuma formação escolar,TAMPOUCO tem educação de BERÇO….MERECE O ESQUECIMENTO ….

  • hebe

    Ricardo,honestamente vc acredita mesmo na sinceridade della? Não é melhor ficar com um pé atrás?
    O que ella escreveu é a verdade,mas e o dossiê que ella mandou fazer da D.Ruth,esqueceu?

  • Estou começando a ademirar a Dilma espero que ela seja diferente,da maioria dos petista onde o discurso contradiz as ações.
    .

  • andrré

    depois de ler a mensagem “Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço!
    Dilma Rousseff”
    Tem gente mascando a barba e uma ciumeira que o “Cara” não se conforma. Aos poucos a nossa Presidente esta se libertando do “O CARA”

  • A melhor maneira de enganar o outro é você mesmo está enganada sobre aquilo que você acredita. Foi isso que aconteceu com o Lula companheiros!!!!!

  • Mara

    Eu não acredito em nada que venha do PT, Lula, Dilma…nadica. Com o escândalo Palocci, mais um…escândalo..sempre eles..Lula, Dilma,PT, precisam inventar alguma propaganda boa, e essa é das boas – elogiar FHC. È oportunismo, como tudo que vem de lula e cia (***********).

  • ribeiro

    até q enfim alguem senssato no PT nada mais justo, esse reconhecimento deveria vir por pate de todos Petistas.

  • Francisco

    Pode parecer um sonho, mas também pode ser que, de repente, a Dilma começe a enxergar quem são seus verdadeiros inimigos (Lula e seus petistas).

  • Somente por esta demonstração, reconheço a superioridade da nossa presidenta com relação a Lula.

  • Renato

    Não acredito em sinceridade em nada que venha do PT e sua turmna. Oportunismo puro. O que procuramm de fato, com esta manifestação da presidente, é ganhar espaço positivo na mídia. Somente foram capazes de produzir escândalos.

  • Eduardo

    Lula jamais passaria a faixa presidencial a Fernando Henrique Cardoso.

  • Alberto

    Como os brasileiros são ingênuos! Acreditam no bom-senso dessa “veneranda senhora”. É dissimulação, não estão percebendo? Ninguém dessa quadrilha merece confiança. Aliás, se vocês continuarem confiando, vão ver aonde eles vão acabar nos levando. Brasileiro é ingênuo demais. Então, pague por isso!

  • sofia

    Muito bem, Dilma Roussef. Parabéns ao Fernando Henrique e parabéns a você, por esse gesto de educação, gentileza e justiça. Torço para que você faça um bom governo e que reconheça, que, independente do que disserem as pesquisas, oas eleitores não votaram em um terceiro mandato de Lula, apenas em alguém indicado por ele. Seja dura com os corruptos. Pelo amor de deus, não seja paciente com isso como foi o Lula. Chega. Não merecemos viver mais sob essa praga.

  • Think tank

    Respondendo a pergunta do NYT: “Why don’t women politicians get caught cheating?”
    Desconfio que é por elas chegarem no homem enviando mensagens como essa da EreDilma e não metendo a mão como fez DSK.
    Na base do ” Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço!”, joga se a isca para ver se fisga.
    EreDilma, EreDilma, ….

  • Frank

    Caro Ricardo:

    Melhor assim do que o molusco, raivoso por ter perdido duas eleições seguidas, nunca ter reconhecido que FHC foi e continua sendo o maior e melhor presidente desde as diretas já. Porém não se deve esquecer -não sei se FHC esqueceu- que a “presidenta” foi quem liderou a feitura do falso dossiê contra a saudosa Dna.Ruth Cardoso. Como se diz no popular: ” melhor é fritar o peixe olhando no gato”.

  • Gilberto

    Parabens Dilma pelo seu reconhecimento.
    Pena que você esta no partido dos corruptos e ladrões.

  • largaticha

    imagine só a cara do molusco ahahah são poucos os honestos do PT valeu presidenta

  • sérgio

    É a Presidente Dilma, demonstra com sua atitude que possui luz própria, e inteligentemente está se desvencilhando da teia, lhe imposta pelos estrategistas do Pt. que a querem como uma competente “marionete”, para atingirem seu objetivos.E se não chutar o pau da barraca, e passar a governar com autonomia, deixando bastante a margem essa rídicula base de apoio, que nada mais almeja do que cargos e boquinhas. Seu governo vai pro brejo.

  • Ferreira Pena

    É nessa linguagem que o PT e o ***** deveriam ter se dirigido ao grande FHC. Não acredito que sejam palavras sinceras, mas são verdadeiras. Quanto ao ******, com mais um ano, quem se lembrará dele? E se a Dilma se distanciar, não dar pelotas (o que acho extermamente dificil), então esse ***** vai sumir de cena. Me apontem um país, onde um ignorante mandou, que foi para a frente. Esse ****** só não fez pior, porque o Brasil estava sólido. Em 8 anos nos deixou em situação dificil, quase acabando com a estabilidade econômica. Esse indivíduo **** ***** ***** ***** **** ****** ***** **** *****.

  • É meu caro Setti, esperar que alguém como Lula tenha a grandeza de tal ato, é no mínimo ingenuidade. Como disse o apóstolo Paulo, na sua carta aos coríntios: “quando eu era menino, agia como menino, discursava como menino. Mas quando cheguei a ser homem, deixei as coisas de menino…”. Com o Lula, não há a menor possibilidade de ocorrer tal coisa, pois ele ainda não saiu do estágio de primeira infãncia no seu processo de amadurecimento. Desconfio até que tal mudança não aconteça nesta encarnação.
    Atitudes como essa que a presidente Dilma tomou, exigem algumas virtudes ausentes no caráter do Lula. Não se pode esperar que um ***** tenha o comportamento de um homem.

  • Fersoares

    …CHEGA DE DESINTELIÊNCIA,ATAQUES E APONTAR CULPADOS INEXISTENTES, NÃO ASSUMINDO OS SEUS PRÓPRIOS ERROS POLÍTICOS…SEJAMOS MAIS SOCIÁVEIS E EDUCADOS PARA COM AS PARTES…EXISTE ANALFABETOS E IGNORANTES QUE NÃO SUSTENTAM UM DEBATE E LANÇAM MÃO DA AGRESSIVIDADE…EXISTEM BRASILEIRINHOS, QUE NA REALIDADE NÃO SÃO VERDADEIROS BRASILEIROS SÃO CONTRÁRIOS Á NAÇÃO E TORCEM PARA QUE OS ENGANOS E OS EQUÍVOCOS SE FAÇAM PRESENTE, SÃO UNS DERROTADOS E INVEJAM OS DE BONS PROPÓSITOS PARA COM A NAÇÃO E PARA O ENGRANDECIMENTO GERAL…AOS ANALFABETOS SOCIAIS E IGNORANTES INIMIGOS DO PROGRESSO E DO BEM ESTAR DO NOSSO PAÍS, SIGAMOS O EXEMPLO DA NOSSA ILUSTRE PRESIDENTE DILMA AO DEMONSTRAR QUE É UMA PESSOA DE VISÃO, COM CERTEZA AMANHÃ SERÁ A PRESIDENTE QUE RECEBERÁ AS HOMENAGENS DEDICADAS HOJE A UM GRANDE BRASILEIRO E PATRIOTA. ENTÃO VOCÊ QUE É UM FANTOCHE FINGINDO-SE O QUE NÃO É LHE CONDIZ, VOCÊ QUE É UMA PIADA PARA A NAÇÂO TORNE-SE HONESTO, SOCIÁVEL, EDUCADO E PROCURE O SEU BEM ESTAR BALIZADO NO RESPEITO, CORDIALIDADE, DE ACORDO COM O SEU ZELO, TUDO DEPENDE DESTA ATITUDE E POSTURA, RESPEITE E RESPEITE-SE, SÓ DEPENDE DE VOCÊ. MAIS UMA VÊZ ILUSTRÍSSIMA PRESIDENTE DILMA, MEUS PARABÉNS PELA LIÇÃO POLÍTICA QUE VOSSA EXCELÊNCIA DEU A TODOS OS POLÍTICOS E BRASILEIROS AO CUMPRIMENTAR E ELOGIAR O EX PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. SINTO-ME HONRADO POR TÊ-LA COMO MINHA PRESIDENTE.

  • Roberto Carlos dos Santos

    Para o Prof. Pasquale: não seria “mantivemos”?????

  • Isabel

    Não publico comentários com referências à vida privada das pessoas públicas.

  • PRIVATARIA PETISTA ou PT das PRIVATIZAÇÕES ?

    Fernando Henrique não foi importante APENAS para a estabilidade econômica, foi importante para o desenvolvimento do Brasil. Essa visão estreita de ver apenas aspectos econômicos é coisa de PETRALHA.
    Juntamente com Itamar Franco, FHC fêz e gerenciou o Plano Real que acabou com a inflação, e por consequência, aumentou o poder de compra da população brasileira. Mas tão importante quanto o Plano Real, foi a privatização dos elefantes brancos que davam prejuízos todos os anos, prejuízos esses que eram cobertos pelo Tesouro (nossos impostos). FHC fêz a Lei de Responsabilidade Fiscal que acabou com a Gastança desmedida dos Estados e Municípios. FHC fêz a Reforma Previdenciária, a Reforma Bancária (PROER), FHC juntamente com D. Ruth Cardoso fizeram os Programas Sociais atrelados a presença das crianças na Escola (tão bom que foi USURPADO pelo lula), mudou o perfil da Dívida que era Externa (em dólares) para Interna, baseada em títulos do Tesouro (diminuindo a dependencia de dólares)………Enfim, as reformas feitas por FHC foram tão importantes que já suporta NOVE anos de Gastança e de Incompetência PETISTA e não desmorona.

  • Irapuan Senna

    Se realmente Dilma honra o passado dela de luta politica,vai supreender Lula e as quadrilhas que tomaram conta do Brasil ( PT,PMDB,PSDB,DEMOCRATICO e os Partidos NANICOS).

  • me surpreendeu!também achei legal, elegante e sincero…

  • BSB

    Presidenta,porque não mudar para o PSDB,Aí sim
    A Presidenta Poderia fazer um bom Governo,
    Poque o PT não está com nada?
    Sai desta canoa furada?
    O P T só tem mentirosos,
    Por tratar o Ex? presidente, F H C,como ele Merece.
    A Minha nota é 10 Valeu?
    O EX; Presidente pode ajudar muito, ele sabe como.
    Governar o Brasil.

  • Francisco Kaveski

    Mui Querida Presidenta.
    Heis que me penitencio de meus últimos comentarios.
    Quero crer que a nossa verdadeira revolução está se iiniciando. Ñ me arrependo e nem condeno nada.
    -A vida é dinâmica e eu tenho o direito de ir e vir, acertar e errar, juntamente com todos os meus próximos. Mas é como eu tenho dito sempre a Sra.
    -Serás a redentora do Brasil se acertares mais do que errares.
    -Ñ vou me cansar de te pedir, que reduzas a selic para tendencia zéro. Precisamos economizar nossos gastos com juros para reduzirmos o custo Brasil e podermos competir no mercado mundial. Desoneres tudo que puderes para que nossas industrias consigam se modernizar e competir la fora. Com os impostos que temos eles ñ conseguem.
    É Véro que o Governo tem q arrecadar, para investir. Mas tambem é Véro que o governo ñ pode gastar os tubos de oxigênio da economia nacional pagando juros altissimos, que enibem a capacidade do governo na reduçao dos impostos ou chame se quizer de desoneração.
    -Agora vamos ao mais crucial: Tens que reduzir os pagamentos de juros para poderes implantar o ensino em tempo integral, sem isto ñ é possivel desenvolver o Brasil nas proximas décadas.
    Poia temos muitos analfabetos e mal alimentados desde o berço, que ñ comeram proteinas suficientes e assim sendo ñ podem se profissionalizar. É por isso que está faltando mão de obra qualificada, embora sobrem vagas nas industrias e até mesmo na construção civil.
    -É urgentissimo a implantação do ensino em tempo integral com ,4 refeições diaris + Mestres bem pagos+material escolar sem os erros crassos que estão tentando impingir as nossas crianças+uniformes para elevar o moral delas+transporte escolar seguro contra os traficantes e os pedofilos.
    -Tem muito mais, depois falaremos ou leiam todos os meus comentarios. É só digitar francisco kaveski e se divertir lendo as minhas sonhadas
    profecias. Se acertares mais que errares, poderás se reeleger folgadamente. Shalom!

  • A luta não deve ser cega e o ideal tem que ser movido por boas ideias. Antes dessa surpreendente, prudente e compreensiva atitude da presidente eu apresentei um comentario tão condizente que peço para repetir: pois quando da campanha eleitoral para a presidência, torci pela alternância dos poderes, contra os vícios do PT, e não confiei na última cartada do sagaz Lula, impondo o enigma da Dilma para substituí-lo. E combati a Dilma com unhas e dentes obstinadamente. Mas ao vê-la ocupando afinal a presidência, senti que a nova presidente não era o bicho que nos ameaçava e podia ser como mulher sem ter seguido o currículo corruptor dos políticos brasileiros, ela, pelo menos podia ser um bom atenuante para os vícios do PT e seus aderentes. Agora tomara que a politicalha dos ******* junto à peemedezada não tome as rédeas do govêrno.

  • Amigo Jose

    A Presidente está se revelando.
    Amaciando o único oposicionista perigoso, tocando o ponto fraco dele, a vaidade, ela mostra que pode, mais rápido que esperado, deixar de ser meramente
    a Criatura.

  • Eduardo Queiroz

    Parabéns à Dilma pela mensagem de reconhecimento ao melhor presidente que o Brasil já teve: FHC

  • Rodrigo Rosário

    O sociólogo alemão Herbert Mercuse escreveu que, o único animal especialista em se enganar a si mesmo é o Homem (neste caso, a Mulher). Todo mundo sabe o coro que ela fazia com o pupilo e irmão do Kadaffi durante os oito anos de governo, principalmente durante as eleiçãos para insultar e debochar FHC.Meus amigos, não acreditem, ela e o Lula (pupilo e irmão do Kadaffi, como ele já falou) não prestam.

  • joao netto

    concordo com a Mara.como sempre, coisa de marqueteiro.

  • Geraldo

    Ricardo, apenas uma complementação em seu exelente comentário. Não somente o grosso do PT, mas também o PT grosso.

  • Té Carvalho

    Quando a àgua sobe até a altura do queixo, o melhor é fazer, ou mostrar pelo menos, o desejo de fazer uma rápida revisão de conceitos, de valores e dos atos de desrespeito cometidos, pois: o céu e o inferno têm portas contíguas sempre abertas aos enteressados!

  • Almir Bohana

    Toda a imprensa brasileira costuma falar de Lula.
    Já disse várias vezes um ditado popular e vou repe-
    tir (os mais idosos conhecem): quem nasceu para dez réis nunca chega e vintém – ou hoje – quem nasceu para um centavo nunca chega a um real.

    Lula é ignorante, mal educado, sem principios. sem ****, sem ****, ***** e muito mais.

    Creio que ele não vai ser ***** nunca. Faz parte da vida de Lula tudo isso. Ele pode ter o dinheiro que tiver, morar em palacetes, dar palestras e tdo mais e vai continuar sendo o mesmo.

    Eu não tenho pena de Lula, arrogante, prepotente.

  • Muttley,

    Pura marquetagem!!! Me engana que eu gosto!!!
    (O Diabo também se veste de Prada para enganar incautos) Que fofa a diabinha do dia… (Rsrsrsrs)

  • josé marques

    AMIGO , NÃO HÁ SINCERIDADE EM POLÍTICA , HÁ COMVENIÊNCIAS . A DE DILMA ESTÁ NO FATO DO PMDB SE AFASTAR ,QUANDO PERDE ESPAÇO , DAÍ A DILMA “NAMORA ” UM POUCO COM O PSDB . POIS A VERDADE É QUE HÁ UM ACORDO , UM SUB ACORDO,PARA QUE O PODER FIQUE SEMPRE FORA DAS MÃOS DE NACIONALISTAS E DOS RADICAIS . “A VIGILÂNCIA CUIDA DO NORMAL !” POIS O PAIS TEM DONO SIM , SE NÃO TIVESSE , JÁ ESTARIA PERFEITO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO,SAÚDE, CULTURA PURA, INFRAESTRUTURA,ETC……. , MAS DESENVOLVER ESTA ÁREA INCOMODA OS DONOS DO BRASIL. OU SERIA ,DONOS DO BRAZIL REPUBLICANO.

  • Helio

    Para o bem da democracia nao desejo o fim do PT mas sim,o fim de petistas sem escrupulos.Peço à Deus encarecidaamente que esta senhora,Dilma Rouseff nao seja o continuismo do Lulismos sen educaçao,deslegante,bonachao e retardado.Continuo Fernandista mas reconheço que Dilma foi de uma elegancia comum so em pessoas que admiram a educaçao como forma para uma convivencia civilizada.Aceite de um Psdbista meus parabéns. Continue assim,Dilma distanciando-se a cada dia do lulismo.

  • Carlos E.

    Caro Setti,
    Polidez, educação, espírito público, civismo…e,acima de tudo, humildade, sem perder a altivez. Essas deveriam ser qualidades mínimas esperadas num governante. Infelizmente, o que saiu (e quer voltar) não tem nenhuma das acima citadas. Apesar de possíveis diferênças, um presidente deve portar-se como presidente de todos. E isso o Sr. Ex-Presidente(graças a Deus) nunca soube faze-lo.

  • Gilmar

    NOSSA!
    Finalmente alguem do PT elogia o FHC, que foi o pilar para que o brasil avançasse economicamente. Segundo o LULA, o Brasil melhrou da noite para o dia, quando assumiu a presidência, sempre menosprezando o grande trabalho do FHC.

  • Cristiano

    Ele não mandaria uma carta assim porque: primeiro ele não sabe escrever nem tem idéias e segundo porque é um recalcado contumaz.

  • Prezado
    Prezado Setti:
    Não sabemos fazer somente críticas. Sabemos elogiar também. Por isso, elogiável esse gesto da presidente Dilma. Há muito tempo não se via isso! Ela parece estar com os democratas hoje.
    Vejam como é percebido um bom exemplo! Presidente dilma faça-se um bom exemplo para os petistas renitentes. Diga-lhes que as conquistas políticas no jogo democrático são mais justas, legítimas, honestas, duradouras, seguras, e agradam a todos. Faço votos que a Senhora persiga este desiderato.
    Grande abraço, Setti.
    Fernando M. Rodrigues

  • Thereza

    Essa senhora mandou fazer dossiês contra FHC e Dona Ruthe e agora vem dar uma de boazinha.
    Na certa essa carta foi escrita por algum assessor e ela nem leu!!!!
    Não confio em petistas…

  • Romiran

    Achei muito elegante e apropriado da parte da representante da nação, reconhecer valores de um ex presidente ainda que da oposição. O caminho para o entendimento passa por aí.

  • José

    O que Dilma fez, Lula jamais faria.
    Lula se acha “o cara” e pensa que é o “reinventor do Brasil”.
    Jamais teve a hombridade de reconhecer que se seu governo teve algum êxito foi por conta da herança que recebeu do governo anterior.
    Mas esperar o que de Lula?
    Dilma, ao contrário, pelo menos tem respeito pelos ex-presidentes.
    Não há quem cometa apenas acertos ou só erros.
    Não acredito que seja “jogo de marketing” de Dilma.
    Creio na sua coerência e boa educação.
    O que jamais existiu em Lula.
    Justamente naquele que recebeu a faixa de presidente de FHC com todo o respeito que merecia um presidente eleito.
    Mesmo que o eleito fosse um oposicionista.

  • Berta Reel

    As eleições estão distantes… daqui a três anos ela volta a jogar “m.” no “querido presidente” (com p minúsculo). Apesar disso, considero importante esta homenagem, mesmo partindo de uma ***** *******.

  • Terezinha Abreu

    A incapacidade de Lula não tem limites, nunca na história deste país se viu um presidente com tamanha
    grosseria e que renomeu falta de educação como espontaneidade e quebra de protocolo. E o povinho do meu pais aplaude e o chama de carismático. Dilma ao que parece frequentou a escola e teve algum berço.

  • Miguel D'isep

    Nunca fui simpático à candidatura de Dilma.Mas, sempre fui mais ela que todos os petistas juntos. A prova está aí. Valeu Presidente, todos precisamos desses diálogos e entendimentos. O Molusco barbudo sempre foi e é um zero à esquerda.

  • Salvador V. Conceição

    Um cara mediocre e mesquinho, que não sabe escrever e que jamias lê coisa alguma, com efeito não poderia, pois não pode por incapacidade, mandar carta cumprimentando alguém que lhe é sueprior em tudo, sobretudo no trato fidalgo com as outras pessoas. É querer demais.

  • A Língua!

    DESEJO O INFERNO A TODOS QUE VOTARAM NA MÁ-RAXA SHUPICY!

  • Raul

    Quem viveu a época da hiperinflação sabe muito bem o quanto foi importante para o Brasil ter alguem como o Sr.Fernando Henrique, que realmente com sua equipe teve a maestria de dar todas as condições de sustentabilidade ao pais. O Brasil ainda deve muito a Fernando Henrique, quanto ao outro, a propria vida vai se encarregar de lhe mostrar a sua natureza.

  • Joelson

    Ai, meus sais!
    Será que Presidenta tá conseguindo
    passar a perna até no “inominável”?
    Essa mulher é escândalo de esperta.
    Tá levando a direitona toda na maciota.
    Dilma, você me surpreende a cada dia,
    vá ser inteligente assim lá no PT.

  • illa

    Ter educação não é pra qualquer um…

  • Alexandre

    Lula é digno como uma ****.
    O que mais pode dizer?
    Um sujeito que confunde alhos com bugalhos.
    Que dá asilo para um assassino.
    Que esnoba o clamor de justiça dos italianos, dizendo que é choradeira.

  • José Américo C Medeiros

    Dia histórico, dia da verdade!
    Cai a grande farsa petista, e o maior fanfarrão da história desse país.
    Gesto ousado da Presidente, talvez seja a tacada definitiva para afastar o fantasma que já começava a rondar o Palácio do Planalto conduzindo caveiras e esqueletos, principalmente esqueletos, numa paródia grotesca das obras de William Shakespeare.

  • osmar

    Deprovavel isso!!! A situação de Dilma está tão crítica que agora tenta ser a dilminha “paz e amor”, porque sabe que precisa da oposição, pois a própria base tem sido oposição camuflada e traidora…

  • petronio

    Não acredito na sinceridade de Dilma. Ela apenas aproveitou a ocosião para se mostrar boazinha e elegante ao Brasil. Ela está desesperada, sem saber que rumo dar ao seu governo e cada vez mais dependente do molusco.Não duvido que tenha sido de comum acordo com o seu criador enviar este cumprimento ao FHC. Inteligente como é, FHC já percebeu a intenção do parabéns, porém não irá melindrar a presidente pq não é de seu feitio. Grosso, mal edeucado e analfabeto de pai e mãe é o mesmo o chefe da quadrilha petista: Lula, o explorador da pobreza brasileira.

  • Não votei na Dilma

    Não votei na Dilma, mas confesso que com este gesto ela conseguiu algo que jamais esperei que ela pudesse conseguir: colocar-me na torcida pelo sucesso de seu governo. Sei que isso não parece muito republicano de minha parte, nunca me senti obrigado a torcer pelo governo de uma petista. OBRIGADO, DILMA!

  • walterjosé

    o jogo acabou e o ex não ouviu o apito do povo, e continua correndo, atrás do que?

  • ROSANA

    Até aqui,confesso Ricardo, nao gostava de Dilma, de seu jeiro, mas dou a mao a palmatória, Dilma demonstrou educaçao,civilidade, consideraçao e apreço pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Palmas para ela.

  • JCB/RJ

    Olá Ricardo,
    Sincera ou oportunista – ou nada disso – é melhor essa atitude da Dilma do que a má educação do molusco.

  • José de Ribamar de Sá Bogéa

    Amigo, Setti, exigir do Lula, o que ele, não tem pedir a qualquer miserável deste mundo, o que não pode dar. Lula, terá enquanto vivo, o karma de FHC pelo resto de sua vida, queira o não, apesar de sua ****** nunca invalidará a figura de estatista habitável na pessoa de FHC.
    Lula foi uma vergonha e péssimo exemplo para educação neste país. Chegar aonde chegou, não mérito e sim, porque os que voltaram nele mostraram uma realidade doentia que existe na formação política no país: volta-se na circunstânica. Dilma, usa da perspicaz política do cargo que ocupa, querendo placar no PSDB. Ora, um presente, afago ameniza-se e conquistas adversários; entretanto, não se tira o mérito de sua atitude. Para o Lula, sua criatura, envergonhou o seu criador.

  • Sandro Ferreira

    Olá Setti. Com certeza essa mensagem de Dilma ao ex-presidente FHC é o melhor momento do seu governo até agora.

  • Erik

    É só alguém aparecer nesse “velório” interminável e acender uma vela pro “defunto” para que as viúvas comecem, em coro, a “ladainha” kkkk meldels que triste fim… amém!

  • Ailton

    Cartão de felicitações devem ser trocados de ambas partes, Lula nunca recebeu nenhum cartão de parabéns, nenhuma palavra de felicitações do FHC, como Lula ia retribuir uma coisa que nunca recebera?
    Lula nesses ultimos oitos ANOS, só recebeu mensagem de despeitos, criticas e inveja, como enviar flores em retribuição a esses ataques? Afinal, Lula não é nenhuma MADRE TEREZA DE CALCUTÁ para enviar flores ao FHC em agradecimento aos seus ataques e achaques.

    Reveja o videotape da posse de Lula e veja como FHC o tratou. E antes, na transição de governo. E o jantar que ele e Dona Ruth ofereceram a Lula e Dona Marisa, no Alvorada. Por aí vai…
    Memória seletiva não vale, amigo Ailton.
    Abração

  • osmar costa

    Agora que ela se elegeu ficou fácil aceitar a sugestão de algum esperto do PT e fazer êsse elogio. Suspeito não ser de sua própria iniciativa, dado o quanto ela o maltratou na “campanha”.

  • André

    Diante de tanta insanidade nos desgovernos do
    Dinte de tanta insanidade nos desgovernos petistas enfim um momento de lucidez da Sra. Dilma. Que pena que o babacão não tem a capacidade e nem a dignidade de reconhecer a grande contribuição de FHC em prol de TODA a nação.

  • Pedro Luiz

    Amigo Setti:
    Só perguntando ao FHC – Lula e FHC – se bicaram mais muitas vêzes junto, não se pode afirmar se houve ou não um telefonema.
    Melhor perguntar aos dois, não acha?

  • Pedro Luiz

    Amigo Setti:
    Complicado o entendimento do que escrevi.
    Só perguntando ao FHC, se ele recebeu um telefoema de Lula – adversários políticos sim!inimigos odiosos?nunca parceu.
    Melhor perguntar aos dois, não acha?
    Abração

    Criticar em público e cumprimentar por telefone — se é que cumprimentou? Você acha ético?
    Estamos falando de declaração pública.
    Abração

  • BSB

    Presidenta,faço votos que estes Comentários, ajude
    Ter mais força para retirar todas as armaras que.
    Lhe foi imposta,é substituir alguns dos ministro.
    Sem competência, principalmente o do MEC?
    Final de contas quem governa o Brasil, no Momento?
    Fácil não é, mais não impossível?
    Veras como terás mais a paio da população?
    Penas que a Presidenta, é de um partido que não.
    Da Para fazer Comentários?

  • juspuniendi

    o lula não tem HUMILDADE SUFICIENTE PRA ENFRENTAR FHC,APESAR DELE SER DE ORIGEM POBRE E NORDESTINO,QUE SÃO UM POVO EXTREMAMENTE HUMILDE,MESMO QUANDO SÃO RICOS…

  • JaSoN

    Quem é Lula?

  • Adilton

    Fez muito bem, o reconhecimento justo que o molusco não teve a grandeza de admitir.

  • Amadeus


    Setti,

    Não consigo ser generoso e crédulo nessa medida.

    Vejo no gesto da primeira mandatária o exercício calculado da prática do utilitarismo.

    A mão que hoje afaga com esse tardio reconhecimento é a mesma que ontem apedrejou quando permitiu que viesse a público a lista de gastos sigilosos do casal FHC.

    A pele pode ser nova, mas o lobo continua lobo.

  • Pedro Luiz

    Amigo Setti:
    Ser adversario e existir respeito, amizade não é falta de ética.Quantas vêzes aqui discordamos? varias vezes e em nenhum momento minha admiração a sua coluna aberta foi arranhada.
    Outro dia li com alegria um elogio feito a voce pelo Nassif e duas pessoas com blogues opostos.
    O Marechal Cordeiro de Farias, em plena ditadura fez uma defesa de Luiz Carlos Prestes – adversários mas não inimigos.
    Vejo a mesma coisa entre FHC e Lula – acho difícil não ter havido um telefonema entre os dois, bicaram e ainda bicam – e na intimidade – um Alô Lula, ou um Alô FHC – um parabéns em nada feriria a ética, ao contrario – um grau de civilidade entre diferentes.
    O Livro esta na fase das tarnscrições da entrevita – se puder por email manda as pessoas que interessariam na obra.
    Um grande abraço

    Caro Pedro, sou um grande admirador de quem consegue conviver na divergência.
    Seria a última das pessoas a considerar que amizade entre adversários políticos é falta de ética: é justamente o oposto. E é manifestação de alto grau de civilização, quase ausente entre nossos políticos.
    O meu ponto é simples: a presidente fez uma manifestação PÚBLICA em relação a FHC.
    Isso faz toda a diferença.
    Quanto ao livro, como já lhe expliquei, acho o material fabuloso, mas os dois escritores que procurei têm problemas diferentes: um está envolvido com um livro enorme e complexo, em fase final; o outro não pode se dedicar a uma tarefa como esta sem ter uma editora que obtenha patrocínio, porque seu trabalho consome quase todo o tempo.
    De todo modo, vou entrar em contato com os dois e, depois, passo a você os emails de ambos, para que você explique o material, conte algo da vida do grande brigadeiro e, quem sabe, sai algum acerto.
    Está bem assim?
    Abração

  • Joel

    Foi só Dilma passar mel na boca de FHC que a mídia direitista caiu aos seus pés.
    Dilma, é Dilmais.

    Adoroooooooo !!!!!!

    “Mídia direitista”? “Cair aos pés”? Deus do céu, a que ponto chega a cegueira ideológica.
    Reconhecer um gesto de civilidade leva a comentários boçais como este.
    Você precisa se tratar, meu amigo. Tomar algum calmantezinho, fazer terapia.

  • J.Alves

    Meu caro,
    Isso chama-se CIVILIDADE.Querem que o nosso macunaima,o herói sem nenhum caráter tenha a mesma atitude da Presidente Dilma.Um ignorante, pela sua própria ignorância não age como uma pessoa educada,especialmente quando ela tem um complexo de inferioridade do tamanho do monte everest.De onde nada se espera é que nada sai mesmo.Por isso defendo que aqueles que desejam a Presidência teria que imperativamente ter curso superior.Para alguém ser chamado de médico,precisa de faculdade,para advogado,administrador, juiz,engenheiro e por que para comandar um país inteiro pode ser um analfabeto?Pensem nisso!

  • Jeremias-no-deserto

    Dilma faz parte do PT, tanto quanto o grande palanqueiro itinerante Lula e ambos escamotearam a verdade da atuação política de Fernando Henrique Cardoso.Mentiram deslavadamente sôbre o plano real, o qual teve a sistemática e fisiológica oposição desse partido mesmo depois da sua aprovação.Mentiram sobre as intenções políticas de privatização de FHC e tentaram envolver a ex primeira dama em um vergonhoso dossier, cuja autoria é hoje atribuída à Dilma.É só rever os inúmeros videos da campanha de Dilma disponíveis no youtube para se duvidar muito da sua sinceridade nessas congratulações. Ou ela mentiu antes quanto satanizou FHC ou mente agora, quando diz reconhecer o seu papel importantíssimo na recuperação da economia brasileira.

  • franz

    Como disciplinado estreante no seu sítio, tenho a dizer apenas que não dou 90 dias para assistir o rompimento do criador com a criatura. A conferir.

    Acho otimismo demais, caro Franz. E obrigado por visitar este blog. Espero que goste, volte mais vezes e comente os posts que publicamos.
    Um grande abraço.

  • Wanda

    Eu estou com o Amadeus. Não dá para acender uma vela para Deus e outra para o dia…

  • Maria de Lourdes Roder

    É a primeira vez que entro em sua coluna, mas estou profundamente, vamos dizer, chateada, por reconhecer em seu artigo de apresentação da mensagem de nossa presidente Dilma Rousseff ao Sr. Fernando Henrique que o senhor guarda sentimentos maniqueístas nos quais tem reações de complexo de inferioridade, já que agora a sua turma não conseguiu chegar ao poder. O senhor deve ser um burguês da elite “casa grande e senzala” e que torce muito para que, mesmo enaltecendo a nossa presidente, só quer ver de sua base aliada se dar mal para continuar tecendo farpas sobre o nosso querido presidente Lula. Aproveito para lhe perguntar uma coisa: o senhor já ouviu falar em povo,arroz com feijão, pé de moleque, festa de São João? Conhece a língua portuguesa do povo? Ou somente a de seus pares?

    Maria de Lourdes, cheguei a ensaiar uma resposta a esses pontos completamente absurdos que você inclui em sua mensagem, mas, diante de comentários tão estapafúrdios, tão agressivos, tão reveladores de uma mente impenetrável a qualquer argumento racional, resolvi deixar para lá.
    Você diz que é a primeira vez que entra em minha coluna.
    Pois bem, então lhe digo, com toda sinceridade e sem querer ser ofensivo, que a este blog não faz falta alguma alguém que tem a carga de preconceitos e de rancor que você demonstra.
    Passe bem e seja feliz com sua estreiteza de horizontes.

  • Olá Setti. Com certeza essa mensagem de Dilma ao ex-presidente FHC é o melhor momento do seu governo até agora

  • Walter

    LULA, SEMPRE TERÁ INVEJA DE FHC.

  • Afonso Matos Martins (aquimera.com)

    PARABÉNS Á PRESIDENTE DILMA…

    Ela têm agido de maneira muito mais grandiosa do que o seu antecessor que dizia pra todo mundo que foi ele quem salvou o Brasil. Parabéns a presidente Dilma que tem um pensamento mais estadista do que partidário. Foi o que fez o grande Fernando Henrique Cardoso, pensou na nação e não em interesses individuais. A presidente Dilma começa a ganhar minha confiança ao se distanciar do PT, mostrou isso também nas ultimas escolhas para o ministério. E PARABÉNS AO GRANDE FHC, o homem que realmente mudou o Brasil (Pena que não gastou tanto com propagandas, como fez o PT, pelo menos as deles não seriam falsas.

  • Barba

    Não votei em Dilma; porém, seu gesto foi generoso e demonstra civilidade e respeito pela história de FHC! Neste episódio, parabéns a Presidenta Dilma! Quanto ao seu antecessor, dispensa comentários!?!?

  • LC Albino

    – Grande Setti, lendo o seu texto, refleti e cheguei a conclusão de que o pior problema não é direita versus esquerda, ou qualquer dicotomia ideológica: o problema maior é o cidadão exercer sua cidadania consciente; para termos direitos, é preciso termos devêres – com o país, com o próximo, com o vizinho, e não esperar soluçóes vindas de cima, do estado. Este paternalismo estatal, esta mansidão e individualismo do brasileiro, faz com que não haja ação alguma de baixo para cima, mas o povo sempre à espera de alguma coisa vinda de cima – do estado, que é uma coisa movida à vaidades e interêsses corporativos, e nunca funciona de forma prática aos anseios de um país que deseja ser realmente próspero em todas as áreas. Precisamos de atitude, de que cobremos as ações nescessárias do estado. Precisamos de educação, do básico, de cidadania, e não de esconder a sujeira debaixo do tapete, que é o que está sendo feito desde o governo do PT. Eles vieram como “salvadores da pátria”, mais uma vez, e continuamos a seguir sem esperança, pois não há senso de realidade. O estado não funciona e não vai funcionar enquanto não for cobrado, e a estrutura do poder foi montada de forma perversa, eles estão inatingíveis, soberbos, no olimpo da sua vaidade. Dá muita tristeza, pelo menos é bom saber que há brasileiros alertas, e temos aqui um bom espaço para tocarmos o dedo nas feridas. É sempre um prazer ler a sua coluna.

    Caro Albino, concordo sem tirar nem por com cada uma de suas palavras.
    Perfeito.
    Parabéns e um abraço.

  • Corinthians

    Estou aturdido.
    Quase achei que era piada.
    Mas deixo aqui minhas congratulações à presidente. Este gesto está de parabéns. Espero, mas espero mesmo que continue assim.
    Só faltou citar as privatizações, então nota 9.

  • Renato

    Não votei e acredito que nunca voterei nela e não me interessa seus motivos pela mensagem mas é bom ver práticas civilizadas de fazer política.
    Nosso país precisa respirar um pouco de civilidade o que com a **** asquerosa era impossível.Parabéns Presidente.

  • Itamar Piffer

    Não acredito neste papo da presidente.
    Para mim é “marketing” para alcançar a classe média onde existe uma maior percepção do que sejam os petralhas.

  • Muttley,

    Ricardo, me explica aí…: se o Serra deu com os burros n’água tentando se colar no lullão (na campanha presidencial) por que será que a Presidanta está tentando se colar no FHC? Eu só queria entender…

  • lavinia

    Desculpe-me,respeito sua opinião,mas não acredito na sinceridade da nossa presidente.Acho que foi para reverter um pouco sua imagem de mulher fria e calculista.Deve ter sido orientada para tomar essa atitude.O Lula não precisava fazer essas gentilezas porque seus seguidores são fanáticos por ele.E Dilma não é Lula.E,como Lula,se DEUS assim o permitir,nunca mais o Brasil terá outro.O PT já está tentando ser um pouco,mas só um pouco mais humilde aos olhos dos brasileiros.Apenas isso.Mais nada!

  • jefff

    A maioria dos jornalistas também é incapaz de chama-la de presidenta ao invéz de presidente como ela prefere. Um gesto de civilidade forte demais para alguns egos!

  • carlos nascimento

    (OFF)

    Ricardo, bom dia !

    Ontem (domingo) tive o prazer de verificar em importante jornal da Região Norte, sua foto estampada na 2a.página, com grande destaque para o seu comentário a respeito da posse do “berreiro” no Ministério de Articulação Politica.
    Parabéns, vc merece, acredito que daqui prá frente toda semana iremos ver seu trabalho espalhado pelo Brasil afora.
    Não vou dizer o nome do Jornal, vou fazer o seguinte: tente descobrir, o AN pode lhe dar uma dica.
    Abraços
    Carlos Nascimento.

  • Elvio

    Caro Setti,
    Não sei se é lenda ou verdade:
    Os morcegos hematófagos, com sua baba, anestesiam a ferida em suas vítimas por dois motivos:
    1- a vítima não sente a dentada;
    2- o sangue não coagula e flui livremente.
    3- a baba transmite a raiva. (vacinas disponíveis)
    Ainda dizem aquí pelo interior que crina embaraçada é “travessura do sací”, nada, é arte do morcego pendurado prá morder.
    abs
    Elvio

    Valeu, caro Elvio. Gostou de seu Post do Leitor como saiu?
    Abração

  • Elvio

    Caro Elvio, a seu pedido não publico seu comentário. Mas fiquei sem entender se você havia visto ou não seu Post do Leitor.

    De todo modo, mando o link para facilitar sua vida:

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/post-do-leitor-o-perigo-na-similaridade-dos-rotulos-de-remedios/

    Abraços

  • observador 100

    Caro Setti

    No meu entender foi Lula o grande culpado por esta “futebolização” das relações na política onde vale a máxima: “se não pensa como eu é meu inimigo”. Embore considere que o PT tem um projeto de Brasil bastante peculiar e perigoso e que se portou de vestal até a “tomada” do poder em 2003 quando se revelou “o pior entre os piores” não há necessidade de agressões entre os contrários. Existe sim uma necessidade diuturna e incansável de controlar e denunciar esta turma, que verdadeiramente é da pesada, vide dirceus, palocis, erenices, genoínos e tantos outros
    abraço

  • fabio

    Sim, sim! O Lula é isso é aquilo! mesmo sendo tudo isso, a encarnação do mal, para 64% dos brasileiros ele deve participar do Governo. Você poderia definir melhor o que é ser brasileiro do bem?

  • djalma barros

    Sincera ou não, a mensagem da presidente ao Presdente Fernando Henrique foi a primeira coisa descente que ela produziu nos últimos oito anos. Oxalá que tome gosto e trilhe por esse caminho.

  • Parece que é muito difícil para alguns entender quem é essa figura nefasta do Luís Inácio da Silva, esse cara veio pra mostrar realmente o quanto somos frágeis, seja no judiciário, legislativo e também o parque de diversão, o executivo. Só humanos com o mínimo de lealdade, respeito e humildade tem iniciativa de reconher atos ou gestos positivos dos seus INIMIGOS. Para quem tem amigos como Jader Barbalho, José Sarney, Fernando Collor e mais tantas outras novas amizades ratificam postura que aqui em Recife chamamos de ***** *******!. Agora, encerrar com uma frase oportuna: “Se me enganas uma vez, tua é a culpa. Se me enganas duas vezes, minha é a culpa”. Anaxágoras de Clazómenas

  • Marcelo Caldas

    Recife – Pernambuco
    Parece que é muito difícil para alguns entender quem é essa figura nefasta do Luís Inácio da Silva, esse cara veio pra mostrar realmente o quanto somos frágeis, seja no judiciário, legislativo e também o parque de diversão, o executivo. Só humanos com o mínimo de lealdade, respeito e humildade tem iniciativa de reconher atos ou gestos positivos dos seus INIMIGOS. Para quem tem amigos como Jader Barbalho, José Sarney, Fernando Collor e mais tantas outras novas amizades ratificam postura que aqui em Recife chamamos de **** ******!. Agora, encerrar uma frase oportuna: “Se me enganas uma vez, tua é a culpa. Se me enganas duas vezes, minha é a culpa”. Anaxágoras de Clazómenas

  • ALCIONE

    Eu acho que entendi a do leitor Elvio e, se for certo, também concordo com ele. Acho que os oposicionistas adoririam enfrentar a Dilma (sem o Lula) em 2014. A presidenta Dilma “parece” ser dócil, mas se enganam, só o que ela faz é apenas “dar corda”, mas ela tem consciência de que o querem dela e apenas “desgarrá-la da matilha”, como fazem os predadores na luta pela sobrevivência na selva real. Adulam-na, incentivam e plantam desentendimentos na esperança de que, em 2014, ela esteja só ou com menos aliados. Engano! Lula conhece esse “povo”, não há a menor possibilidade dele estar fora em 2014. Quem perdeu tantas eleições aprendeu. Aprendeu a se adaptar (basta ver os vices de que ele lança mão). Não adianta, oposição, não conseguirão separar a Dilma e o Lula. Os dois são muito inteligentes para caírem nessa. Ela é caça para a oposição e sabe que, para sobreviver, deve continuar no grupo, no meio e junto ao Lula. Estou errado? Um abraço.

  • Kitty

    Caro Ricardo,
    Sempre a eterna dicotomia ideológica,direita versus esquerda!!! Que besteirol.
    Sou positiva por natureza,e trato de ver o lado bom das coisas, negativismo faz mala saúde!!. Pelo tanto as palavras dirigidas ao caro ex-presidente-estadista, por que ele foi SIM um ESTADISTA,pela Presidente Dilma é um sopro de esperança que nos fazem entrever que há sempre a possibilidade que na política,e que, a pesar de estar em lados opostos, pode-se convivir em forma civilizada e sem agressões destrutivas,cada um cumprindo a sua parte de situação e oposição.Se este foi o intuito da Pte. Dilma tenho de parabenizá-la.Bem diferente da posição de Lula, que pela sua pequenéz intelectual e seu exacerbado egocentrismo,teria sido incapaz de um gesto desta natureza.
    Mas, caro Ricardo, como não sou perfeita, tenho também o meu lado escuro: sou desconfiada!Sabe aquele ditado popular que diz:quando a esmola é grande, até o santo desconfia.
    Os petistas, pela sua trajectória velhaca de fazer oposição, sem se importar nem um pouco em destrturar pessoas dignas como o nosso ESTADISTA FHC, temos de manter um pé atrás.O tempo é o Senhor das verdades e mentiras. Se são rosas florecerão!
    Um abraço/Kitty

  • Ailton

    Ricardo Setti;

    Em 01/01/2007 o Lula enviou convite para segunda posse e o Ex-presidente Fernando Henrique preferiu chamar a imprensa e tentar desmerecer a simpátia de Lula com o convite enviado pessoalmente ao FHC.
    Desculpas dadas: FHC estava em Paris em sua casa da Avenue des Champs-Élysé.
    FHC não foi a posse, pois não tinha previsão de sua volta “au Brèsil” ,perdão, ao Brasil.

    Ô, Ailton, não exagere: FHC não tem casa alguma na Champs-Elysées.

  • Mirian

    Caro Setti, Boa Tarde!
    O fato é que o gesto da Presidente faz parte do jogo democrático, da elegância, sobriedade e até educação. Assim sendo, é um comportamento normal.
    Nós é que nos “acostumamos” à anormalidade. Nos acostumamos às transgressões, aos ressentimentos e aos recalques que transbordaram em todos os gestos do ex-Lula em relação ao FHC.
    É bom estar de volta às regras civilizadas do jogo.
    Abraços.

  • Ixe

    Os 8 anos do lulalato foram um massacre da grosseria, cinismo e boçalidade que acabaram sedimentando uma sensação de “fim-do-poço” ou de nivelamento por baixo. Fomos governados, e 8 anos acabaram deixando marca difícil de sair, por uma cafajestice nunca vista. A nova presidente ao menos mostra ser uma pessoa que tem bons modos e diante do que se foi, nesse aspecto , a diferença é gigantesca.

  • Renato Carvalho

    Olha o tamanho da conta que o PSDB apresentou a Dilma por causa das peripecias do Palocci. Acho que para o PSDB foi bom negocio. Para o PT, veremos o tamanho do estrago nas proximas eleicoes.

  • Cristaldo-SP

    Ricardo,

    A vida pregressa, o histórico, a folha corrida, dos petistas não justificam nenhum otimismo, por mínimo que seja, como essa nota da presidenta. O mais plausível é que esta a mesma tenha por objetivo amenizar as críticas que virão quando a situação piorar.

  • Rodrigo Moreira

    Acho que ela mandou muito bem. Foi republicana. Simples assim – o que já nao é pouca coisa para a nossa tradição.

  • Eduardo

    Quando petista mente, precisa se convencer da própria mentira: acrescentam que a mentira “é fato”.

  • Marcelo Meireles

    Pelo que vejo Setti, muitos dos seus leitores ainda estão hipnotizados e não onseguem perceber a grandeza do gesto da Dilma.

    É a tal alienação, cusada pela desinformação.

    Segundo a Época ano passado, naquela famosa capa em que pintaram uma “Dilma bandida”.
    Lá dentro da matéria, a informção que “escapou” da Grande Mídia e com isso, é de seus alienados leitores.

    FHC visitava e levava roupas para as presas políticas.
    E foi lá nos tempos de cadeia, que Dilma conheceu FHC.

    7, 8 anos depois; Dilma já era Funcionária Pública, e participava de um grupo de Estudos Sociais em SP.
    Um dos professores que palestrava lá frquentemente era quem ? FHC.

    Dilma não tá mentindo. Ela realmente reconhece e admira o trabalho de FHC.

    Ele alentou as presas políticas numa época difícil.
    Uma delas, teve a chance de retribuir publicamente : Dilma.

    É por essa mesma razão, que José Aníbal (tucano) foi convidado PESSOAL na posse de Dilma.Ele era o dono e motorista do carro que levava pra lá e pra cá os integrantes da POLOP, COLINA.

    Se hoje estã em campo oposto, isso não impediu que Dilma se lembrasse dos velhos tempos e o convidasse pra parte pessoal da festa da posse.

    Isso se chama gratidão.

    Outra coisa que quero comentar.
    A Grande Mídia tenta pintar Dilma como alguém solitária nas decisões, que decide sem ouvir outros.

    Pode crer, Dilma ouve sim. Mas não ouve os de sempre. Ouve outras pessoas. Está tentando do jeito tosco dela, mudar os caminhos por onde passam as decisões.

    Não tenha duvida, Setti. Estamos sim diante de uma grande governante. Arrogante,chata, sem charme pessoal,mandona e barraqueira sim. Mas alguém com “dotação intelectual apreciável” ou “figura feminina tristemente notável” pra ficar com a definição que os brucutus do DOPS fizeram dela.

    E tem mais. A Dilma não tem o apetite político profissional de Lula, Temer, Aécio, Sarney.

    Estamos diante de alguém diferenciado da política tradicional. E alguém que não parece fazer muita questão de “entrar pra História”, ou de ter 80% de aprovação. O negócio dela é fazer as coisas andarem.

    Se ela tiver apoio do povo e da Mídia, vai fazer o Basil deslanchar. Se ela tiver esse apoio, poderá dispensar o “apoio” de Sarney, Temer, PT de SP, PMDB; gente que só faz é atrasar seu governo.

    Caro Marcelo, eu sabia, sim, de vários desses fatos que você relata, e acho que, independentemente do passado e da eventual gratidão que Dilma possa ter, o gesto da presidente foi em si um gesto de grandeza. Por definição.
    Imagino que estará lhe custando uma grande patrulha dentro do PT.
    Nunca houve de parte de Lula reconhecimento tão claro das qualidades de um adversário que já ocupou a Presidência. Aliás, não me recordo de reconhecimento algum sobre nada de positivo em relação a FHC que Lula haja feito. Palocci, sim, elogiou publicamente, quando ministro da Fazenda, a política econômica do governo anterior.
    De minha parte não tenho nenhuma predisposição de criticar a presidente. Acho que tenho mostrado isso no blog. Critico quando acho que devo.
    Já elogiei diversas medidas e posturas de Dilma, e isso me custou até desaforos aqui no blog, mas não interferiram nem vão interferir em minha maneira de agir.
    Considero que, sim, ela tem qualidades e que trouxe compostura a um cargo que Lula, independentemente da avaliação que se faça de seu governo, estava maltratando.
    Tenho um certo conhecimento de sua trajetória porque, para o dia da eleição em segundo turno, fui incumbido de traçar um perfil dela e, além de haver lido quilos de material, entrevistei um monte de gente que a conhece de perto ou que trabalhou com a presidente, além de ter tido acesso a depoimentos gravados de alguns amigos de infância e de militância política.
    Os petistas fanáticos que continuam acreditando que “a mídia” é uma coisa compacta e se comporta da mesma maneira, em uma mesma direção, deveriam pelo menos ler os veículos que criticam. O Estadão em seus editoriais já elogiou Dilma, em diferentes circunstâncias, pelo menos uma dúzia de vezes — para citar só um órgão de imprensa.
    Um abraço

  • Natale

    Pois é Sr. Setti, imagunar que esta mensagem saiu de uma pessoa de “neuronio solitário” como define seu colega de blog o Sr. Augusto Nunes, quero crer e dimensionar então a plasticidade neural da oposição em relação a esta mensagem, pois nunca um aliado de Fhc escreveu texto semelhante, simplesmente.
    E quanto a este venrável senhor octagenário, o Fhc, será, mesmo, que ele acredita em seu cardilogista, em seu urologista e outros “gistas”, que possam, eventualmente, ser “habitue” da cannabis sativa…

  • Ailton

    Serra não conecia o poder politico do FHF.

    Serra escondeu de todas as formas que podia, execrou e dissimulou Fernando Cardoso de sua campanha eleitoral em 2010, hoje eu acredito que esses 42 milhões de votos que ele recebeu, foi devido lembranças que eleitores simpáticos ao ex preidente nutre por ele, na hora do sufrágil, votaram no Serra para homegear o FHC.
    Serra e Tucanário de plumagem mais densa, não perceberam esse fato, e tornaram a figura do ex-presidente uma coisa nefasta para a campanha dos emplumados. Erraram

    Amigo Ricardo Setti;! Eu brinco, faço graça, pilherias com os tucanos, sim, sou PT, voto só no PT havia 25 anos, más tenho um grande respeito a pessoa do Fernando H.Cardoso.

    Abraços

  • Elvio

    Caro Setti,
    Grato. Vi sim. Dentre várias qualidades suas me agradam a elegãncia e o cuidado que você tem com cada um, por mais escalafobéticos que sejamos.
    Culpa sua que deixa a porta “encostada”.
    Já é um previlégio saber que um jornalista de seu calibre lê os retornos e cuida de cada um.
    Grato pelo seu tempo e atenção.
    abs
    Elvio
    Caro Elvio, é um privilégio ter leitores como você.
    Um grande abraço

  • Reynaldo-BH

    Setti, seria inocência minha ou Dilma irá – mesmo não desejando – mostrar o ídolo de pés de barro que Lula é ou está a caminho de deixar de ser? Sempre defendi que o emprego mais fácil de ser exercido seria o de pós-Lula! Reconheço que Lula teve um mérito: conseguiu por vias tortas, ser um presidente hiper-popular como pós-FHC. Um feito! A história costuma ser paciente. Nos dá, com o afastamento crítico necessário, a visão mais precisa dos fatos. Aconteceria com FHC. Está acontecendo. E também está acontecendo com Lula. A comparação é inevitável. QUALQUER UM que sucedesse Lula – até Dilma! – teria a oportunidade de com bom senso e nada mais, se destacar frente ao senhor das certezas e “fundador do Brasil”. Um simples gesto de cordialidade que mereceria quando muito, em situações normais, uma nota de roda-pé, é muito justamente alçada à manchete jornalística. Lula quando aproximou-se de Collor e Sarney (a quem havia chamado de ladrões!) teve como motivação a baixa política do “dando que se recebe” e a aceitação da folha-corrida de ambos(ao invés de biografia)como forma de se manter no poder. Dilma, com seis meses de mandato, tratou FHC com a gentileza democrática e a dignidade que o cargo exige. Nada mais. Comparando, já foi muito. Talvez eu seja o otimista de plantão, mas aos poucos o Brasil vai tendo consciência dos malefícios que Lula legou à história do Brasil. Começa com estes pequenos fatos. Quem sabe não termina com a análise – a partir de comparações – do caráter truculento, ditatorial, de “reinventor” da história, de ufanismo pessoal, de escárnio com a ética, de leniência com os roubos, de destruição dos sonhos de toda uma geração?
    Dilma, certamente sem querer mas assumindo os riscos, talvez não queira passar à história como uma ignorante desprovida de visão histórica.
    O outro já passou…

  • Luiz Antonio Dias Neto

    Acho que até no PT existem pessoas dignas… Apesar de alguns jornalistas (provavelmente PSDBistas)não acreditarem

  • Perminia

    Bravo, presidente Dilma, por ter tido a humildade de reconhecer os grandes feitos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que tirou o Brasil do caos ao elaborar o plano econômico que o Sr. Lula criticou sempre, mas que manteve seu governo durante oito anos, ou teria afundado junto com o brasil.
    O presidente Lula creditou em sua conta a estabilidade financeira do pais e o poder de compra dos brasileiros, porém só os ignorantes não sabem que isso se deve a criação do plano real criado pelo capacitadíssimo ministro da fazenda na época do governo Itamar Franco e logo após presidente da república por dois mandatos consecutivos, o Sr. Fernando Henrique Cardoso.
    Como brasilerira e profunda adimiradora da pessoa do ex-presidente FHC, quero parabenizá-lo por seus 80 anos de vida e pelos muitos desses anos que dedicou ao seu povo na política.
    Que Deus o abençoe e lhe dê muita saúde.

    Feliz Aniversário

  • Luiz Carlos dos Santos

    Mesmo tendo absoluta certeza que meu comentário não será aprovado exercerei a liberdade de expressão.
    Não sei porque Lula teria obrigação de convidar FHC para jantares ou cafezinhos.Acho extremamente supérfluo discursões como esta. A grande mídia brasileira nunca digeriu o fato de um “nordestino” e além de tudo, um trabalhador gente do povo ter assumido o poder maior da república na pessoa de um opoerário.Se FH teve mérito de cunho econômico neoliberal.Seria justo e ético por parte dos meios Comnunicações de massa reconhecerem as grandes tranformações sociais ocorridas com acensão de Luis Inácio da silva ao poder.
    Afinal de contas, foi a própria população brasileira que expressou este reconhecimento, ao classificá-lo como o presidente mais popular da república Brasileira.
    No mais acho paixonite tucana. E ponto final.
    Sou baiano, nordestino e trabalhador.

    “Absoluta certeza de meu comentário não será aprovado”. Enganou-se, Luiz Carlos.
    Um abraço

  • Reno

    Dilma desarmou-me, confesso. Fez jus a pontos que achei que nunca mereceria.

    Bom saber.

  • Leila

    Meus deuses, essa repetição de prazer mental vai durar os 8 anos de Dilma? Foi bom mesmo, hein?
    Quanto a Lula, ele não dorme com os inimigos.
    Já a Dilma, coitada… não enxerga que o chefe dos inimigos está querendo ser o primeiro “damo”. Só assim pra ele por os pezinhos no Planalto.
    kkkkkkkkkkkk

  • fpenin

    Não seria, não é e…nem será. Por uma simples razão: não sabe escrever. Agora, caro Setti, não sei como qualificar a presidente Dilma,que, no aniversário do ex- presidente,ofereceu-lhe dois livros. Gozação, ironia, incentivo ou o quê? Seria como dar um pente a um indivíduo completamente careca…

  • joaquim da silva

    A revista veja e seus aceclas não suportam o Lula e fazem de tudo. O lula é o maioral

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Amigo Reynaldo BH:
    Conheço e voce e o Setti e sei que são sinceros no voto de recuperação do Lula – dos outros se o fizerem – difícil não considerar hipocrisia.
    Quanto a o Nestor e a Cristina,vc disse que foi a Argentina, os dois deixaram a Argentina num colapso?já viu os indices de crescimento economico da Argentina quando da Presidencia de Nestor e Cristina?a fantástica distribuição de renda?para o quase PLENO EMPREGO?pois deveria pesquisar,suas idas e vindas da Argentina, as pessoas do qual vc teve contato – levaram uma SURRA ELEITORAL de sair feito cachorro fujão – caim ,caim,caim.
    Lembra como Nestor assumiu o PODER?Com uma dívida impagável – do Mestre Menen.Decretou uma moratótia UNILATERAL – não aceitou qualquer tipo de negociação.Nestor ditou os termos – “pagaremos 20% da dívida o 80% não reconhecemos,são imorais!”
    Usou da combalidíssima economia da Argentina para o INVESTIMENTO INTERNO, resultado?crescimento da Argentina em 10%aa e o mais importante com Distribuição de RENDA!
    Conseguiu após duros embates na JUSTIÇA e CONGRESSO acabar com a Lei de Anistia aos criminosos civis e militares da Ditadura ARGENTINA.
    Em 2004 EXPULSOU A MARINHA DE GUERRA DA ARGENTINA da ESCUELA MECANICA DE LA ARMADA,fundado por volta de 1920.Voce foi lá?deveria!!!
    Um Centro de Morte e Tortura – la foram torturadas,estrupadase jogadas VIVAS no MAR mais 5.000 pessoas,somente 200 sairam VIVAS desse INFERNO.
    O horario de visita, nas Tercas e Quintas com horario marcado e em grupo – Faca essa visita e depois na Quinta va a Plaza de Mayo,por volta das 16hs,as Maes de la Plaza de Mayo e hoje as Avos de la Plaza de Mayo,fazem seu protesto – aproveita e compra na barraquinha delas os DVDs- A historia das Madres de Mayo e a Retomada da ESMA(ESCUELA MECANICA DE LA ARMADA) – destaco no DVD – a entrada das MADRES na ESMA e transformacaó num CENTRO DE EDUCACÁO e CULTURA – garanto que ira se emocionar.
    Outro destaque – Nestor ao lado de um GENERAL ARGENTINO,disse um GENERAL ARGENTINO! bem – Nestor aponta para a parede,o GENERAL SOBE UMA ESCADINHA E RETIRA UM POR UM OS QUADROS DOS EX COMANDANTES DA ESMA – EU DISSE!O GENERAL SOBE NA ESCADINHA E RETIRA DA PAREDE UM POR UM DOS EX COMANDANTES DA ESMA.
    A mesma coisa foi realizada na Garagem Olimpo do Exercito Argentino,outro Centro de Tortura e Assassinato.
    Videla teve suas dragonas cassadas e condenado a Prisão Perpétua,não esta sozinho existem na mesma situação mais de 50 bandidos do mesmo tipo e agora mesmo quase uma centena condenados e entre eles o Anjo da Morte – Artiz condenado a prisão perpetua.
    Enrriquecimento de Nestor e Cristina, o DENUCIANTE? O jornal Clarin – conhece os antecedentes desse jornal?
    Vamos a dois casos:
    1 – havia uma grafica pertencente a dois irmão JUDEUS responsaveis pela fabricação do PAPEL PARA A IMPRENSA. O CLARIN com sua ligação com os MILICOS GOLPISTAS ASSASSINOS E O ARTICULADOR -AL.MASSERA.Com esses parceiros um dos irmãos JUDEUS foi sequestrado e o outro ameaçado vendeu a grafica para o CLARIN na bacias das almas e com um boa “comissão”para o Alm Massera.
    2 – os herdeiros do Clarin,filhos adotivos,sob forte suspeita de serem meninos sequestrados da Escuela de Mecanica de las Armadas – onde Massera tinha seu quartel general – estão sendo colhido amostras de sangue para exame DNA – o primeiro deu inconclusivo.
    Amigo Reynaldo BH – esses dois casos do Clarin estão na Justiça da Argentina – o irmão sequestrado JUDEU sobreviveu e entrou com uma ação contra o Clarin e o governo Argentino da Ditadura.
    Os herdeiros por força de LEI – obrigados a fornecer amostras de sangue.
    Não satisfeito,O Clarin, denunciou de corrupta a PRESIDENTA DAS MADRES DE MAYO, pode acreditar em tal INDIGNIDADE DE UM JORNAL? pois é Reynaldo BH, o Clarin fez isso!
    É esse Jornal que faz as suas afirmativas?
    Outro fato para voce pensar – quando do atentado ao Clube Judeu em Buenos Aires matando quase 400 SERES HUMANOS – manchete do Clarin – “33 PESSOAS e
    340 JUDEUS,mortos em atentado…”
    33 Pessoas e 340 Judeus – é esse ´´orgão de imprensa que voce baseia suas acusações?
    Só falta me dizer a ação contra o Clarin é crime contra Liberdade de Imprensa,aliás o CLARIN com esse prontuario deveria ser chamado de o SUJIM,não concorda?
    Em outro POST mostrarei a minha visão de Chavez.

  • ademir souza da silva

    luiz inacio lula da silva, de maos dadas o meu e o seu çoraçao esta unidos na mesma fe,uma so oraçao.ademircompositor nas redes sociais.www.ademircompositor.com

  • adriana rodrigues estevam

    foi pego de surpresa com sua doença mas espero em Deus que tu se recupere mas rapido possivel pois os pobres brasileiro precisa muito de voce

  • adriana rodrigues estevam

    foi ler outros comentarios e vi que muita gente nem sabe como falar de lula eu pura ENVEJA KKKKKKKKKKKK

  • adriana rodrigues estevam

    eu acho

  • HENRIQUE

    FERNANDO HENRIQUE QUE TEVE 3 FILHOS FORA DO CASAMENTO COM DNA RUTH (FHC É TAO BONZINHO ), UM COM A JORNALISTA DA GLOBO , OUTROS 2 COM A SECRETARIA , NAO PERDE TEMPO !!ISTO VAI DAR NAMORO !!AHAHAHAH

  • HENRIQUE

    SETTI , PORQUE A VEJA MORRE DE CIUMES ?FHC ALGUMA VEZ ELOGIOU LULA EM PUBLICO ??PORQUE LULA TEM QUE MANDAR CARTINHA DE AMOR ?APOSTO QUE OS DOIS SE RESPEITAM , É O SUFICIENTE !LULA NAO FOI NO ENTERRO DE DNA RUTH ?NAO SEI PORQUE TUDO TEM VALER BONUS PARA FHC !!!

    Se quer criticar VEJA, dirija-se ao diretor de Redação: veja@abril.com.br

  • Evaldo Muller

    Apesar de ter chego a presidencia, ele não superou seu recalque perante pessoas intelectualizadas. Acho que não vai superar isso nunca.

  • Valentim-Pr

    Aos anestesiados de plantão:
    Quem nasceu para ser lula, jamais vai ser um FHC.
    Comparar lula ou, tentar fazê-lo melhor do que é
    Fernando Henrique Cardoso, só se soma às asneiras,
    roubalheiras, e, outras safadezas mil que a petralhada aprontou e atrasou este País em no mínimo vinte anos. Um jesto de carinho da dona dilma e; a cambada se derrete em pavorosa repúdia
    ao Homem(com H mesmo)que foi o melhor Presidente
    que o Brasil já teve.
    Longa Vida, SR FERNANDO HENRIQUE CARDOSO!
    – Meu presente e Eterno Presidente.-
    (Saudades de Dona Ruth e, de seu trabalho que ajudou e muito este Pais)

  • Cir Marques

    Lula,morra de inveja da sua criatura.

  • PSamuel

    A presidenta se continuar nesta linha de atuacao a qual tem se posicionado, candidata-se a ser uma das maiores estadistas da America Latina dos ultimos 50 anos. Parabens Presidenta, nao votei em voce mas esta comecando a me cativar.

  • Paulo

    É claro que Dilma difere de Lula.
    Ela encarou no Senado a acusação de mentirosa de forma incisiva e castrou a intenção de negativa-la. Lula afirmou haver 300 picaretas na Câmara (porquê 300, não seriam 301?)
    Lula fingiu não ser com ele o mensalão, Dilma demitiu liminarmente ministros malfeitores.
    Hilary Clinton não taxaria Dilma de “primária”, afinal ela passou para o ginásio, científico, faculdade, etc…
    O que vem de dentro define o ser humano. Emoções geram popularidade, mas para governar bem é preciso, além do mais, força e competência.
    Hoje todos nós fazemos parte da rotina de uma mulher, e se confirma que a força está com elas.

  • valmir de oliveira cavalcante

    nunca gostei de fhc,nao acho que ele foi esse presidente maravilhoso que vcs tentam colocar em evidencia na veja[reconhecidamente fhc de carteirinha]mais reconheco que de lula tenque-se esperar tudo de ruim,pois ele e um bocal de esquerda,amigo dos piores elementos do mundo.

  • elias de oliveira

    Elias, seu comentário é ofensivo e foi deletado. É perfeitamente possível criticar, inclusive duramente, seja quem for sem ofender ou xingar.

  • werlonmonteiro

    poxa porque os empregado domestico são descriminados e ñ tem direito au fgts,poxa poderia aprovar alei que dar odireito como todos ostrabalhadores

  • werlonmonteiro

    poxa vcs do pt que dis que trabalha pra craser trabalhadora aprova alei que da odireito aus domesticos de ter direito au fgts

  • Luiz Alfredo

    FHC, o maior presidente da História do Brasil, teve vários gestos de grandeza para com Lula. Recentemente, foi emprestar solidariedade ao ex-presidente durante seu tratamento de câncer. Nunca Lula fez nada semelhante, e nem fará. Dilma tem sido correta. Lula não tem educação nem respeito. Infelizmente.

  • Vald

    Ele não tem a menor educação, jamais faria isso. Dou toda razão ao texto.

  • Sandra Helena

    Sem a menor dúvida!

  • Breno Teixeira

    Tem absoluta razão Ricardo Setti, o lula não faria isso de jeito nenhum. um Abraço

  • Versátil

    Fernando Henrique foi o maior presidente da História. E, além de todas as qualidades, é um cavalheiro.

    Já Lula, coitado…

  • Dulce P.

    Pegando pelo título do artigo, respondo: não tenho a menor dúvida! FHC, além de ter sido o melhor presidente da História do Brasil, é um cavalheiro.

    Já Lula, é o que se sabe.

    Cordial abraço.

    Dulce

  • Josaphat Tavares

    Disso você não tenha a menor dúvida, meu caro Ricardo Setti. Esse senhor ignora o que seja civilidade ou cavalheirismo.

  • Walter Colton Jr.

    Ah, grande Setti, disso eu não tenho a menor dúvida. O homem só falta comer com a mão — acho até que o faz.

  • Hélio Gentil Neto

    Grande Setti, nem precisava escrever isso. É óbvio!!!

    Um abração

  • JAUS PHAN

    -FALANDO NO PROGRAMA DO APÓSTOLO VALDEMIRO SANTIAGO QUE PASSAVA NA BAND DE MANHÃ CEDO, AO COLOCAR NUM CANAL AONDE PASSAVA FILMES ANTIGOS, NAQUELE MESMO HORÁRIO, O QUE ESTAVA PASSANDO, O PROFETA MAOMÉ, QUE DESGRAÇA, QUASE JOGUEI A TV PARA FORA DA JANELA, NADA HAVER COM O ASSUNTO SOBRE A BÍBLIA, É O CONJUNTO DA OBRA QUE NÃO AGRADA. (PIADINHA)

    MENSAGEM TESTE DO BLOG DO ABOBADO.WORDPRESS.COM

  • JAUS PHAN

    VOU PEDIR UM ESPAÇO PARA A VEJA PARA FAZER ALGUNS COMENTÁRIOS E NÃO UTILIZAREI ESSE BLOG PARA ENVIAR MENSAGEM PARA SEMPRE,TALVEZ ALGUMAS MENSAGENS E DEPOIS PODEM DELETÁ-LAS, ONDE NÃO TEM OBRIGAÇÃO NENHUMA DE ENVIAR ESSAS.

    -COMO NO BLOG DO ABOBADO TERMINEI MINHA TESE(SITE: ABOBADO RIO EM GUERRA)NÃO PRETENDO MAIS UTILIZÁ-LO POIS SUPOSTAMENTE E APARENTEMENTE APARECERAM INFLUÊNCIAS DO ALÉM.

    -NAQUELE BLOG NA MENAGEM 2011, 2012 E A ÚLTIMA A 2013 APENAS COLOQUEI AS RESPOSTAS E NÃO ENVIANDO ÀS PERGUNTAS POIS NÃO SERÃO DIVULGADAS, SENDO QUE AS TRÊS RESPOSTAS FORAM POSITIVAS, APENAS NA 1°MENSAGEM OU SEJA NA 2011 ONDE A RESPOSTA FOI PROIBIDO NÃO SIGNIFICA QUE SEJA ALGO NEGATIVO, FOI PROIBIDO DIVULGAR POR MIM MESMO.

    -EIKE BATISTA DOA 30 MILHÕES DE REAIS PARA HOSPITAL, DEVE DOAR PARA OUTRAS ENTIDADES TAMBÉM, SUPONHO EU, TERIA ELE A INTENÇÃO DE COMPRAR UM LOTE NO CÉU, DIGO ALGUNS ALQUEIRES!

    -DILMA E LULA FORAM PARA PARIS COMPRAREM SUBMARINOS NUCLEARES E AVIÕES, O SUS JÁ FOI A PIQUE E OS APARELHOS RADIOATIVOS ESTÃO ALGUNS PODRES, ISSO DEVE SER PARA FAZER A PROTEÇÃO DAS RIQUEZAS SUB-AQUÁTICAS, ENQUANTO ÀS RIQUEZAS HUMANAS ESSAS SÃO MORTAS À CADA ESQUINA, PROVAVELMENTE AS COMISSÕES DAS AQUISIÇÕES IRÃO ÀS ALTURAS.

    -RAPAZ DE 19 ANOS PRESO EM VOLTA REDONDA FRAUDAVA URNAS ELETRÔNICAS E PARECE QUE O PRESIDENTE DA ALERJ ESTAVA METIDO NISSO, NOTÍCIA POR ALTO – FONTE: RÁDIO.

  • JAUS PHAN

    DILMA DISSE QUE COM ESSAS ONDAS DE DENÚNCIAS QUEREM DESESTABILIZAR O GOVERNO, ELA APENAS ESTÁ DIZENDO EM OUTRAS PALAVRAS O QUE O PAULO MALUF DIZ, É INTRIGA DA OPOSIÇÃO.

    OBSERV. EU ESTOU INVADINDO TEMPORARIAMENTE ESSE BLOG E OUTROS DA VEJA APENAS PARA OS LEITORES TOMAREM CONHECIMENTO DO BLOG ACESSE: ABOBADO RIO EM GUERRA PARA VER SE ALGUÉM TENTA ENVIAR ALGUMA MENSAGEM NAQUELE BLOG MESMO QUE SEJA PARA CRITICAR OU XINGAR, CASO CONSIGAM TENTEM ENVIAR AQUELA MENSAGEM ESPECÍFICA QUE É IMPEDIDA DE SER ENVIADA SEM TER QUE PASSAR POR MODERAÇÃO, E SOBRE AS MINHAS CRÍTICAS SOBRE O GOVERNO E OUTROS SÃO APENAS PARA CHAMAR À ATENÇÃO, NÃO AFIRMO ELAS. DETALHE TEM COISA SOBRENATURAL NAQUELE BLOG, COMO TINHA NO BLOG DO PORTAL TERRA QUE SAIU PARCIALMENTE DO AR, MUITOS IRÃO BOIAR ATÉ TOMAREM CONHECIMENTO DA SITUAÇÃO!, OS ERROS DE PORTUGUÊS PODEM DESCONSIDERAREM POIS FIZ AQUELA TESE PARA MIM PRÓPRIO COMO RASCUNHO.

  • JAUS PHAN

    -COMO NINGUÉM SE MANIFESTOU NO BLOG “ABOBADO RIO EM GUERRA” VOU ENTENDER QUE NINGUÉM DESEJA SE MANIFESTAR SOBRE MINHA TESE, E NEM NESTE FALANDO SOBRE O OUTRO BLOG, ENTÃO FIZ A MINHA PARTE E SE NINGUÉM RECLAMOU, VOU ENTENDER QUE ACEITARAM O QUE ESCREVI NO QUE TANGE OS ASSUNTOS SOBRE O QUE DIZEM OS MÉDIUNS E A BÍBLIA, MAIS A FÓRMULA.

    -PODE SER QUE NINGUÉM CONSIGA SE REFERIR SOBRE O OUTRO BLOG NESTE!, SENDO QUE NÃO TERIA QUALQUER PROBLEMA FALAR SOBRE AS MINHAS MENAGENS POIS É UMA TESE E UM FATO ISOLADO NÃO COMPROMETENDO NINGUÉM NO ALÉM E PODE SE IDENTIFICAR COMO ANÔNIMO.

    -NO OUTRO BLOG NÃO TEM REGRAS ATÉ O MOMENTO DO DONO DELE PARA QUE SEJA APROVADO OS COMENTÁRIOS, OU SEJA ESCREVEU E ENVIOU APARECE NA HORA O COMENTÁRIO, DIFERENTE DESTE QUE PASSA POR MODERAÇÃO.

    -COMO DISSE A VEJA PODE DELETAR OS MEUS COMENTÁRIOS COMO TAMBÉM O BLOG DO ABOBADO SE O DESEJAREM FAZER.

    -DIA DESSES O APÓSTOLO VALDEMIRO DISSE QUE ERA CEGO, POBRE E NU?, CEGO DA MENTE TALVEZ!, COMO A IGREJA CATÓLICA NÃO FAZ OS MILAGRES IGUAL AO DELE?, POBRE COM DUAS FAZENDAS ABARROTADAS DE GADO, MANSÃO, CARRÕES, AVIÕES, IGREJAS NO EXTERIOR E ESPÉCIE EM GRANDE QUANTIDADE?, NU?, NUNCA VI ELE PELADO!, TALVEZ NA DESONESTIDADE DE PREGAR DIGO HONESTIDADE QUE SE REFERIU, SERIA ISSO? (PIADINHA TEMPLAL)

    -HOJE NO OUTRO BLOG TENTEI NOVAMENTE ENVIAR AQUELA MENSAGEM ESPECÍFICA SOBRE O PROFETA QUE É IMPEDIDA DE SER ENVIADA SUPOSTAMENTE PELO ALÉM.

  • JAUS PHAN

    CORREÇÃO DIGO: MENSAGEM POIS MENAGEM SEGUNDO O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL MILITAR É O LUGAR EM QUE RESIDIA O MILITAR QUANDO OCORREU O CRIME, OU A SEDE DO JUÍZO QUE O ESTIVER APURANDO. MARCO MAIA COGITA EM DAR O CONGRESSO NACIONAL COMO UMA ESPÉCIE DE ABRIGO AOS CONDENADOS DO MENSALÃO, A IDEOLOGIA DELE É A SEGUINTE, TROCAM-SE AS CUECAS POR OUTRAS LIMPAS EM TROCA DE MONEY, OU SERIA PELOS LINDOS OLHOS DOS CONDENADOS?, SARNEY É A FAVOR DO PERDÃO DA DITADURA, ELE FOI UM QUE APOIAVA. MINISTRO JOAQUIM BARBOSA FECHE O CONGRESSO NACIONAL CENTRO DA CORRUPÇÃO E O PALÁCIO DO PLANALTO A SEDE DA CORRUPÇÃO, LEMBRANDO DE UMA TAL VÍDEO QUE NÃO GRAVOU A DILMA COM A AGENTE DA RECEITA FEDERAL COM UMA AGENDA COMPROMETEDORA QUE SUMIU.

  • JAUS PHAN

    DILMA CRIA DIFICULDADES PARA VENDER FACILIDADES, MÉDICO NA SUA CASA, 600 CRECHES AONDE ESTÃO?, ESQUECERAM MALA DA DILMA EM VIAGEM PARA TRATAMENTO DE SAÚDE EM SP E TIVERAM QUE ACIONAR UM JATO DA FAB PARA BUSCÁ-LA, TEVE UMA PESSOA BRASILEIRA MORTA EM UM OUTRO PAÍS QUE OS FAMILIARES SEM RECURSOS PARA FAZER O TRANSLADO PEDIRAM PARA O GOVERNO BRASILEIRO PARA BUSCAR O CORPO COM O AEROLULA, RESPOSTA: FOI NEGADO E O LULA ESTAVA NAS IMEDIAÇÕES DAQUELE PAÍS, DILMA FOI VISITAR O TÚMULO DA PARENTADA DESCONHECIDA. CURTO E GROSSO O GOVERNO QUER QUE O POVO SE DANE E QUE SE LIXE, LIXADO JÁ ESTÃO COM O ATENDIMENTO DO SUS-VIP.

  • JAUS PHAN

    SUS-FALIDO, VIOLÊNCIA-MIL, CORRUPÇÃO-1.000.000, INFLAÇÃO-GERAL, IMPOSTOS QUE NEM EM 1º MUNDO TEM, LAMENTO DIZER, O POVO É REFÉM DO GOVERNO E O GOVERNO AINDA USA A FORÇA POLICIAL A FAVOR DELE. IMAGINE AGORA SE O SUS FOSSE MODELO PARA OUTROS PAÍSES, SE A VIOLÊNCIA FOSSE IGUAL A ZERO, SE NÃO HOUVESSE INFLAÇÃO, SE OS IMPOSTOS FOSSEM JUSTOS E APLICADOS EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE, SE NÃO TIVESSE CORRUPÇÃO, QUER O QUE AQUI NÃO FICA O PARAÍSO, É O PRÓPRIO INFERNO, MATARAM ATÉ JESUS. TENHO DITO

  • JAUS PHAN

    ETA VERGONHA NACIONAL O DISCURSO DE NATAL DE ONTEM DA DILMA, DA BOCA PARA FORA DISSE FANTASIAS, ACABOU COM A POBREZA EXTREMA?, DESSE JEITO O GOVERNO PODERIA VIRAR UM TEMPLO DA FÉ, LEMBRANDO QUE A ARTE DO POLÍTICO ESTÁ NA FALA PARA PEGAR TROUXAS, NÃO ACREDITE EM 100% O QUE DIZEM OS POLÍTICOS E OS PASTORES, UM ESTÁ INTERESSADO NOS IMPOSTOS E O OUTRO NOS DÍZIMOS, UM É CORRUPTO E O OUTRO É CHARLATÃO, O POVO É A FONTE DE RENDA DELES, O MUNDO É DOS ESPERTOS, OS INGÊNUOS CONTINUEM COM A BÍBLIA QUE É O ANTIDOTO ANTI-INFERNO NO ALÉM.

  • JAUS PHAN

    SE JESUS É O CAMINHO, O BI$PO MACEDO E O APÓ$LTOLO VALDEMIRO SÃO O PEDÁGIO. ***** *****

    SE O LULA É O CAMINHO, A DILMA E O FERNANDO HADDAD SÃO O PARQUIMETRO DA FÉ. ***** ENGANADORES

    OBSERV. NEGUINHO MATA NA RUA POR UM REAL OU UM PAR DE TÊNIS!

  • JAUS PHAN

    OOOPPPSSS!!! CORREÇÃO DIGO: SE O LULA É O DESCAMINHO…..

    -O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA E NOS FALTARÁ E O LULA FOI NOSSO COIOTE E TUDO NOS FALTOU, DILMA APENAS DANDO CONTINUIDADE COMO UMA RAPOSA.

  • JAUS PHAN

    COMPARAÇÕES, SEM ACUSAÇÕES, APENAS SIMULAÇÕES:
    -O BISPO EDIR MACEDO FOI PROFESSOR DO APÓSTOLO VALDEMIRO SANTIAGO, PROVAS: YOUTUBE EDIR MACEDO ENSINANDO A ROUBAR NA IGREJA UNIVERSAL – OBSERV. DETALHE ROUBAR POR ELE PRÓPRIO!, LULA E DILMA, O MENSALÃO É O PRODUTO DA CORRUPÇÃO DO PT, STF PROVA ISSO, MARCOS VALÉRIO E CARLINHOS CACHOEIRA SÃO TESTEMUNHAS VIVAS, DILMA VIAJANDO PARA OUTROS PAÍSES TODOS OS MESES MOSTRA A FALTA DE OCUPAÇÃO E FINGE EFICIÊNCIA, TRAZ NA BAGAGEM TONELADAS DE PAPÉIS TIMBRADOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ACORDOS QUE SERÃO APRECIADOS POR ALGUNS PARLAPATÕES PARA DEPOIS SEREM ARQUIVADOS POR FALTA DE INTERESSE DE AMBOS OS LADOS, OS PROGRAMAS SOCIAIS SÃO APENAS CAMUFLAGEM PARA ENCOBRIR AS CORRUPÇÕES E TEREM ARGUMENTOS QUE ESTÃO FAZENDO ALGO DE ÚTIL PELO BRASIL, E LEMBRANDO QUE O LULA FOI CONTRA O PLANO REAL E SE BENEFICIOU DELE, ATÉ O PRÓPRIO IRMÃO DO LULA O FREI CHICO É CONTRA ELE.

  • JAUS PHAN

    -TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO OS FUNDOS PÚBLICOS FORAM REDIRECIONADOS O CANAL PARA OS FUNDOS PARTICULARES, AS CUECAS DOS PARLAMENTARES MOSTRAM O PRODUTO DO ROUBO.
    -O LULA DISSE QUE OS BRASILEIROS SÃO PALHAÇOS, ESTÁ GRAVADO, ELE USUFRUI DO HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS ENQUANTO O POVO O SUS.

    OBSERV. ESTOU UTILIZANDO DESTE ESPAÇO NA VEJA ATÉ 31 DE DEZEMBRO 2012 PARA QUE CONHEÇAM A MINHA TESE NO BLOG DO ABOBADO OU SEJA FIZ UMA TESE PARA APRENDER O QUE DIZ A BÍBLIA E OS MÉDIUNS E POR ACASO APARECEU IMPEDIMENTOS SOBRENATURAIS, MINHA INTENÇÃO NÃO É EM APARECER OU RECEBER DINHEIRO, MELHOR DAS HIPÓTESES ME AUTO HUMANIZAR E QUEM QUISER SER HUMANIZADO CASO DESEJE, AQUILO NÃO É UMA IMPOSIÇÃO É UMA CURIOSIDADE ONDE OS ERROS DE PORTUGUÊS, NEXOS, CONCORDÂNCIAS, PIADAS, FALAR DO OUTRO FEZ PARTE DAQUELA ESTRUTURA, AQUELA TESE É UM FATO ISOLADO E NEUTRO ONDE TUDO FOI ESCRITO ALEATORIAMENTE E SEM PREMEDITAÇÃO.

  • Mauro Pereira

    Caro Ricardo Setti, boa noite.
    O tempo provou que Dilma havia escolhido FHC para seu coveiro. Fingiu-se de morta com muita competência.

  • Bruno

    Nessa época eu cheguei a pensar que as coisas tinham jeito, que a Dilma era sensata, e etecetera. Quebrei (quebramos) a cara!

  • Luiz

    Caro Ricardo, vc nao deve comparar o APEDEUTA a nada, porque, NADA e o que ele e, infelizmente pernambucano para nossa tristesa, e um *****, IGNORANTE e ******, infelizmente temos outros iguais ou bem parecidos a ele, tipo Sergios Guerra, Inocencios, Severinos e tantos outros, PE nao merece ter essa excoria.

  • Dulce Regina

    Por que mudou, hein??? As eleições estão chegando…as trocas de favores estão acontecendo e, ella não falava tanto. Agora, com seu dilmes e digna de sanatório.

  • J.B.CRUZ

    Será que ninguém nota que DILMA está tentando se desvencilhar da companhia do “PADRINHO’ desde que começou a GOVERNAR??O que está difícil para ela é apagar o ESTIGMA petista pelo qual foi eleita …

  • moacir

    Setti,
    Enquanto ministra ela tinha uma cara honesta e,confesso,mesmo no Senado em meio as denúncias sobre a salafrária da Erenice,admirei-a quando
    respondendo ao Senador Agripino Maia que a acusava de ter mentido nos porões da Ditadura,ela respondeu
    que mentira,SIM,e por fazê-lo,evitara que outros
    companheiros fossem também torturados.Maia calou-se
    Na campanha passei a ficar com o pé atrás:era a favor pra depois deixar de ser a favor do aborto e respondia que quanto a Deus ia se equilibrando pra em seguida, de véu sobre os cabelos e se confundindo ao fazer o sinal da Cruz, aparecer no programa eleitoral rezando em Aparecida.Tive esperança quando falando da Imprensa citou
    como única opção de silêncio – o controle remoto.
    Torci a favor, quando ela começou a decapitar ministros em efeito dominó,para entender logo depois,que ela faxinava as cadeiras apenas, e não os partidos donos das poltronas,de cujos ventres
    carcomidos nasceram os novos ministros para os mesmos tronos.Continuou inalterada a mesma e espúria e perversa antiga base aliada.
    Também não gostei nada,nada,daqueles inconclusos mestrado e dourado…Vergonha…
    Briguei no Reinaldo e nesse mesmo dia caí de pára-quedas neste blog ,porque já que ela havia dito**que preferia o ruído da imprensa livre ao silêncio tumular das ditaduras** eu estava – e continuo convicto – de que aquelas palavras TINHAM
    que ser publicadas.E foram.
    A pergunta que não quer se calar é se algum dia a Criatura se libertará do Criador.
    Se Dilma conseguir,o Brasil agradecerá.
    Porque apesar das besteiras intervencionistas na economia – botando investidores pra correr a vassouradas,forçando goela abaixo das elétricas seus bem intencionados mas mal calculados e argumentados 20% de desconto,deixando rolar solta
    a não-gestão da Petrobás,fazendo arremedos de leilões em vez de honestas privatizações de aeroportos,diminuindo o IPI que só satura as ruas de carros e o povo de dívidas, apesar do imenso fiado na saúde,nas creches,na educação, nas moradias,nas estradas de qualquer tipo,na cucaracha política externa,nos disparates proferidos em parcos palanques eleitorais,Dilma mesmo falando dilmês, na maioria das vêzes,consegue ter muito mais Compostura do que o autor do seu script.
    E quanto a carta de Feliz Aniversário para FHC,finalmente,um viva pra PresidentA!

  • José Herculano da Silva Filho

    Sem criticar a personificação do Presidente Lula, pessoa pela qual tenho admiração, não acho que seja proveitoso para a continuidade das melhorias de um país e até para o sentimento da humanidade , ignorar seu antecessor, seu semelhante. Nesse sentido, enalteço em muito a atitude da Presidente Dilma.

  • edson luiz

    o lula é o grande e verdadeiro ***** ******* ******* ******* ****
    Conseguiu enganar todos simplesmente fazendo o quer os outros não souberam fazer.dividindo os lucros de seus ***** com todos os que teem dinheiro, fazendo desta forma os trouxe para o seu lado. e coitada da população que não entende que a medio e longo prazo a bomba ira explodir, mas até este momento o lulizmo estara em alta e todos que antes so roubavam quando estavam no poder agora roubam descairadamente e sem que a sociedade se manifeste, pois eles comem em sua mão.
    é chegada a hora de não mais aceitarmos esse mau carater no comando deste pais.
    tenho vergonha de não ter força o bastante para reclamar…

  • @miltonbsg

    O senhor ex-Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, é incapaz de qualquer gesto, ou fazer qualquer coisa que não seja em benefício próprio.

  • Sebastiao

    Infelizmente existe um ditado. “O brasilero tem a memória curta”.

    E é a mais verdade.

    O brasileiro tem a mania de elevar qualquer governante as alturas qdo comem um kilinho de carne a mais, toma uma cerveginha a mais, sem o devido conhecimento das causas, Ou seja, oque levou para tal.

    O lulismo e o petismo levaram toda sorte no período. O Brasil não é uma ilha isolada do resto do mundo. Qualquer governo sai numa boa, se o resto do mundo está indo tudo muito bem.

    Lá atrás, me lembro como se fosse hoje, eram depressões e mais depressões econômicas mundiais.

    Quem não se lembra da crise asiática, os tigres asiáticos que abalávam o Brasil.

    No periodo do Fernando Henrique Cadoso, quem não se lembra dos elefantes que pesavam sobre os ombros dos contribuintes. Foi uma luta, que até hoje, políticamnte FHC é taxado de “vender o Brasil”.

    Falam tanto nos ouvidos dos que menos leem jornais da “privataria” que eles mesmo vem se beneficiando com altas arrecadações e geração de empregos. Quem não se lembra que uma linha telefônica, o sacrifício e custo que p/ poucos podiam obter. Qualquer um pelo menos deveria saber que para colocar uma fábrica em funciomento leva muito tempo importando equipamentos e tecnologias.

    Tudo isto foi preciso ser feito no periodo de FHC. Tdos deveriam se lebrar da inflação que corroia os salários dos trabalhadores. Sem desmecer alguém, quem na verdade acertou a situação do Brasil, foi este homem, Fernando Herique Cardoso.

    Vamos fazer justiça!!!!!!

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Alguém aqui ou mesmo o colunista garante que Lula não pegou o telefone e disse -“Oi FHC, chegando ao 80 hein danado!” e conversas informais e risos – sinceramente coisa sem sentido discutir o assunto e ainda mais sabermos que existe entre Lula e FHC envolvimentos pessoais e políticos de anos.
    A Presidenta Dilma desejar parabéns em publico faz parte do protocolo de boas maneiras entre uma Presidenta Eleita e um Ex Presidente Eleito, no resto para que formalismo?
    Perda de tempo o post e debate.

  • paolo

    lula é uma vergonha para os cidadãos decentes brasileiros.mas,um orgulho para aqueles que são de sua mesma laia.

  • Meméia

    Inocentes os que pensam que a Presidente Dilma Rousseff faz isso por educação ou seja por qualquer outro motivo além do que “jogar areia” nos olhos da população e suavizar seus amigões corruptos; Lula, Dirceu, Renam, Genoíno,Lobão e tantos outros.
    Eles e ela nunca me enganaram!!!

  • maloa

    Não posso publicar acusações graves sem qualquer prova, cara Maloa.

  • zé Pedro

    Essa simpatia toda deverá ter um preço.

  • Marcelo SP

    Pela primeira vez devo admitir que a Sra Presidente carinhosamente presenteou o saudoso Presidente FHC e a toda a populacao brasileira que aposta na etica, democracia e liberdade…

  • Rodrigo

    Lulla poderia sim enviar a mesma mensagem que a governANTA do Brasil do Norte, pela ocasião do aniversário de FHC: bastaria contratar o mesmo “ghost writer”.

  • Paulo

    Hipocrisia ! Basta ver o que ela disse de Fernando Henrique na
    campanha eleitoral! Exatamente o oposto do que disse agora!
    Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!

  • Cris Campelo

    Ela se arrependeu amargamente…basta ver como ela se comportou nessa campanha. O que não lhe faltou foi falta de civilidade.

  • MariaMoreira

    Mas o autor da carta foi Nelson Jobim…

  • Amélia

    18 de junho faz parte de nossas vidas. Nasci no mesmo dia em que o Senhor Fernando Henrique Cardoso nasceu.Tenho o maior orgulho disso. Parabéns meu Presidente !!!!!!! O Lula nunca o convidou para tomar um café no Planalto, mas está convidado a tomar um café aqui em casa com a minha família. Serei eternamente grata por tudo que o senhor fez pelo nosso Brasil. Fique com Deus. Um forte abraço.

  • Audilia Souza

    A presidente agiu de forma correta. Só não entendo, o porquê de a mesma ter usado o nome de Fernando Henrique Cardoso, no transcorrer de sua campanha eleitoral, de forma tão desrespeitosa. Não é uma campanha eleitoral que dá a qualquer candidato o direito a cometer este tipo de desrespeito. Isto eu desaprovo. Faltou ética moral e profissional.

  • Adilson Leite

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado