Manuela D’Ávila na frente na disputa pela prefeitura de Porto Alegre: um raro caso em que o PC do B tem votos

Manuela: favoritismo na pesquisa, mas ainda falta muito para a eleição  (Foto: Agência Câmara)

Amigos, a diferença a seu favor é pequena, mas a deputada “musa do Congresso” — como ela, com razão, odeia ser chamada — Manuela D’Ávila está na frente na disputa ainda longínqua pela Prefeitura de Porto Alegre, em novembro do ano que vem. Ainda é cedo para que seu partido, o PC do B, comemore qualquer coisa.

De toda forma, Porto Alegre é um dos raríssimos casos em que candidatos do PC do B, em vez de conseguirem votos por se dependurarem no pescoço do PT como aliados, têm, com Manuela, fôlego próprio.

Vejam reportagem do Estadão:

A deputada federal Manuela D’Ávila (PC do B) lidera uma pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Porto Alegre em 2012 feita pelo Ibope e divulgada pelos veículos da RBS no final de semana. Nos cinco cenários em que seu nome aparece, a comunista tem de 27% a 35% da preferência atual dos eleitores. Nos mesmos quadros, o prefeito José Fortunati (PDT), candidato à reeleição, está em segundo lugar, com índices de 25% a 29%.

A menor distância é de dois pontos porcentuais (27% a 25%) em um cenário em que também aparece a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, com 18%. A maior é de seis pontos porcentuais (35% a 29%), em cenário sem candidato do PT. Todas as situações configuram empate técnico porque a margem de erro de cada índice é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos.

Em outros dois cenários, sem Manuela, Fortunati lidera, com 32%, quando o candidato do PT é o deputado estadual Raul Pont, que fica com 13%, e empate com Maria do Rosário, com índice de 28% para cada um. O prefeito também é primeiro colocado na modalidade espontânea, com 11% da preferência do momento, seguido por Manuela, com 9%. A pesquisa foi feita entre os dias 2 e 5 de setembro, com 602 entrevistados.

(…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 20 =

Nenhum comentário

  • Paulo Bento Bandarra

    Este é o eleitorado que se considera o “mais politizado” do Brasil! Podê? Vota no que há de mais atrasado no mundo! Se a “turma” aqui é assim, imagina na Somália?

  • Marcos

    O problema é que a pituchinha lindinha é comunista. Esse pessoal tende a fazer política com um fuzil na mão quando toma o poder, literalmente matando os adversários quando podem.
    Se essa Manuela estivesse em Cuba em 59-60 teria participado de execuções. Se estivesse no Camboja em 75… Afff Maria!!!

  • Petista arrependido

    Ricardo,
    Acho que vou transferir meu título para Porto Alegre,só para votar na Manuela.

  • A. Silva

    Nada contra as mulheres, bonitas ou não. Mas, a presença de algumas delas no Executivo deixa a desejar: Luiziane Lins (Fortaleza), Júlia Carepa (Pará), Roseana Sarney (Maranhão), Ieda Crusis (RS), e, principalmente, Dilma Rousseff (Presidência da República).

  • Rodrigo

    PC do B? Que elogia a experiência chinesa? Tá louco!

  • Luis Claudio

    Bem!, estou me preparando para voltar à Idade das Pedras. Até Cuba, os irmãos Castro, estão abrindo as portas da ilha, mas nós não, como bons filhos de portugueses, iremos voltar no tempo e viver de perto a experiência da Cortina de Ferro.
    Deve ter algum mensalão rolando em Porto Alegre, não é possível ter um povo tão burro assim que escolha livremente votar em comunistas. Comunista só consegue se estabelecer no poder através do terror, o que que o brasileiro tem na cabeça? Bost.?

  • Normitcha

    Eu duvido que consiga, muito fraquinha, tudo é possível, afinal o Tarso Battistti Genro é o governador.

  • Ana Lourdes

    Não sei quem é pior essa patricinha bancando a comunista ou um certo arquiteto que se diz comunista mas tem um fortuna de milhões nos bancos e não precisa de entrar em licitações para consertar certos prédios públicos.

  • zemane

    Totalmente insossa, sem bagagem ou conteúdo.

  • Roberto Sterling

    Uma bela casca vazia !!!! Conteúdo ??? 0 !!!

  • Tuca

    Os comentarios daqui estão parados na guerra fria!

  • jair jacoh

    Esquece o PCdoB.
    Os votos são da moça, não do partido.

  • Marco

    Amigo Setti: Só para complementar Dilma teve 63 % de ótimo e Bom, Tarso Genro teve 50 % e aí q vem a contradição Fortunatti teve mais aprovação q os dois. E a Manu é um Fenômeno Portoalegrense !
    Abs.

  • Paulo Bento Bandarra

    Não, Tuca, Manoela que parou da raciocinar antes da queda do muro de Berlin. Ainda sonha em meter a mão no capital alheio para fazer o outro mundo que ela não consegue fazer possível.

  • Luis

    Setti, “Trabalhador rural fez testamento doando para o filho a fazenda que é do patrão e o caso foi parar na justiça. …”Nunca tive nada na vida meu filho, mas vou deixar para você a fazenda que é do meu patrão, para que você possa ter algo para o futuro”, escreveu José Joaquim no testamento””. rs. Essa é boa!

  • Luis

    Paulo Bento, a garota no mínimo pretende ser da cúpula do partido único qdo o comunismo for implantado nessepaíz, aí o resto da história vc conhece, eles bebem e comem do bom e do melhor e o proletariado vive como os irmãos cubanos.

  • Juvenal

    Encontrei um livro de um comunista que está na moda um tal de Zizek, o cara fala em “violência divina”.
    Vou resumir à minha maneira (p.170) o terror é justificável porque é um “crime fundador”, p/exp. Rev. Francesa. Pede para recordarmos do pânico que tomou o Rio qdo uma muldidão desceu das favelas e começou a saquer e a queimar supermercados da parte rica da cidade, “isso foi “violência divina”” o outro nome da “ditadura do proletariado”. A coisa não é imoral, não!, é extramoral, aqui o cara fala feito Nietzsche, ou seja, além do bem e do mal, uma moral nazi no mínimo.
    Eu fico pensando se esse tipo de intelectual acha que tela de cinema e realidade se misturam, não há distinção em praticar violência em um video game ou num corpo de um sujeito real.
    Porco é a única palavra que encontro. Esse tipo de apologia ao terror deveria colocar um fdp desses atrás das grades. Como não há lei contra o terror essse m. tá solto dando entrevistas e escrevendo livros a favor do caos, do derramamento de sangue, da inveja e da discórdia. E no mínimo o cara deve viver bem e em uma casa de luxo e etc. Está longe de ser um Bill Gates que fez doaçoes para a caridade.

  • Jefff

    Pelos comentarios postados até aqui não estamos em 2011 estamos em 1991. O muro caiu, o consenso de washington foi para o vinagre… e os chavões continuam os mesmos.

  • Jefff

    Se a Manoela parou de raciocinar antes da queda do muro de Berlim em 1989 então ela seria retardada mental, pois ela era uma criança quando isso aconteceu. Rs

  • carlos nascimento

    O povo gaúcho precisa de sérias reflexões, já conseguiram eleger Tarso, o genro, isso não é pouco, é muita bobagem, quanto a bela parlamentar,não tenho opinião formada sobre o seu conteúdo intelectual, só beleza não ganha jogo, uma ressalva, ela andou namorando (me ajuda ai Marco) – se não me falha a memória – o atual Ministro da Justiça, só isso já deveria servir de alerta máximo, bem, precisamos auscultar melhor para emitirmos opinião, vou me informar melhor.

  • Paulo Bento Bandarra

    Caro Juvenal, deve ser daí que o nosso colega comentarista Pedro Luiz Moreira Lima (- 02/09/2011 às 16:51) tirou o ensinamento evangélico: Cristo disse – “Naõ trago a PAZ,trago a Espada! irmão lutarão contra irmão, pai contra filho”.

  • Fernando

    Ola Ricardo tomara que os gauchos tenham melhor sorte que nos de Fortaleza a prefeita de m…. daqui diz que a oposiçao nao tem o que fazer quando pede esclarecimentos legitimos sobre gastos indevidos essa v…e do PT

  • Paulo Bento Bandarra

    Foi você quem disse, Jefff, na mosca!

  • Marco

    Amigo Setti: Amigo Carlos Nascimento é verdade, só não sei se continuam juntos, quanto a Manu, filha de Juízes, ela representa para juventude a mulher perfeita de todos os tempos, o sorriso revelador d querer e poder. É impossível desconfiar dos seus sentimentos, os jovens acabam seduzidos q realmente dá para melhorar o mundo. Apesar da renúncia dela d querer ser bela. A característica politica do RS sempre foi pelo novo. É difícil por aqui reeleição.
    Abs.

  • Lemos

    Prezado Paulo Bento Bandarra, não entendi a comparação de Jesus com Marx, mas quer dizer que o Pedro Luiz Moreira Lima vê o comunismo como uma religião?
    De fato é por aí, inclusive os nazi tb eram e faziam questão de serem uma religião. No caso do comunismo ele quis varrer Deus da face da terra e fazer do homem um homemdeus e aí vem aquela historia toda de estudar o cérebro de Lenin e etc e tal.
    Olha, hoje há três classes socias, o proletariado, a burguesia e a dos membros do partido único (políticos). Na antiga URSS identificou-se essa nova classe que vivia da máquina estatal, o par do capitalista burguês, que mamou na teta da vaca até secar a bicha. Em Cuca a mesma história.
    Aqui no Brasil essa história de revolução do prolet., luta de classes, Marx é ainda novidade, então, tem gente nadando de braçada pra garantir seu lugar ao sol.

  • Marco

    Amigo Setti: Amigo Carlos Nascimento me esqueci q a paulista Yeda Crusius tbm é uma mulher lindíssima.Não sei te dizer se beleza na política do RS pode ser uma regra ou exceção.
    Abs.

  • Paulo Bento Bandarra

    Caro Lemos, Zizek não é Marx, senão não estaria vendo “violência divina”, estaria vendo “violência científica” advinda da luta de classes. Como está cheio de cristãos hoje marxistas, pode ser isto.

    Pedro Moreira respondeu isto:
    .
    Bandarra – primeira e unica vez que volto a vc,sou católico e um católico meio fora da curva,minha única santinha de dovoção é judia – Anne Frank – o restos dos santos e santas católicas não me dizem muito.Caso escolhece um santo,seria o Mal.Rondon pela sua vida na defesa de nossos índios – não sou bíblico – mas existe essa passagem no Novo Testamento – pode parecer algo sem sentido Cristo dizer “Trago a espada…” se somos todos filhos de um mesmo DEUS,logo somos irmãos.Irmão não explora irmão,irmão não oprime irmão,assim que faço a interpretação de Cristo – a palavra do AMOR na Humanidade é uma Espada em nossos espiritos a transformação do puro individualismo para um SER COLETIVO – difícil para todos.
    Pedro Luiz Moreira Lima – 05/09/2011 às 10:44
    .
    Não sei se deu para entender.

  • JOSÉ CARLOS WERNECK

    Também pudera.
    Diante de tanta beleza declaro que SEMPRE FUI COMUNISTA DE CARTEIRINHA E AINDA POR CIMA DA LINHA ALBANESA.
    Mas voltando ao sério,a deputada Manuela D’Avila é uma parlamentar competente,inteligente,trabalhadra,além,de ser uma campeã de votos.

  • Marcos

    José Carlos Werneck, não dá para ninguém ser comunista e inteligente ao mesmo tempo. Comunista e esquerdistas são apenas espertos o bastante para enganar o povão, mas inteligentes, não.

  • Lucia s

    Meu caro Setti, minha Portinho realmente quer se suicidar…
    O inominável como governador (ha,ha, ha) e pcdob na prefeitura, “deusnosajude” , socorro!
    A gauchada ou anda maluca , ou andam colocando alguma coisa na água.
    Já temos até favela no centro, graças ao pt.
    Adeus, minha linda cidade.

  • ALGUEM ME AJUDA AI...

    E ainda tem gente insistindo na balela de que o gauchos sao muito politizados, ja elegeram um governador que expulsou o complexo automotivo da Ford para a Bahia,e agora dao votos para uma deputada do pc do b que desfila com o simbolo da falida uniao sovietica,uma foice e um martelo, regime que matou mais de cem milhoes de pessoas,que afundou aquele pais e que ja terminou faz tempo. Votando nessa candidata talvez o porto-alegrense queira incentivar o turismo na Capital, os visitantes poderao ver uma prefeita gostosona e uma raridade ja inexistente no resto do planeta,o tal simbolo do comunismo russo.Nao se pode duvidar, tem louco e bobo pra tudo nessa terra.Ser comunista no Brasil eh uma beleza,todos eles sao multimilionarios,ocupam cargos de destaque no servico publico e em sindicatos, mandam seus filhos para a Disneylandia e mais tarde para as universidades americanas, nao dividem nada do que tem,mas falsamente falam em dividir o que eh dos outros.Concordo com o Marcos, nao da para ser comunista e inteligente ao mesmo tempo,a menos,eh claro, que voce seja politico,mas ai nao eh inteligencia e sim esperteza.

  • Paulo Bento Bandarra

    Lucia s, sem esquecer que quando a URSS se democratizava e retirava a estátua de Lenin e Stalin para o lixo, em Porto Alegre a câmara de vereadoras comemorava a revolução bolchevique, de 1917. O povo comemorava lá a derrubada do comunismo! E em Porto Alegre sabiam melhor do que os próprios russos o que era bom para aquele povo!

  • BILONTRA

    É a Lucélia Santos da política gaúcha.
    Bonitinha, mas ordinária ….

  • Lucia s

    Caro Paulo, deu uma louca no meu povo. Antigamente er: “Hay gobierno, soy contra” Agora é, há governo, mesmo que ruim, estou aderindo.
    Sumiu o gaúcho contestador, acho que estamos sendo invadidos por alienígenas.Parece que 90% viraram pt.
    A bonitinha da foice&martelo, daqui há algum tempo, vai estar passeando em New york e fazendo suas comprinhas na Macy’s.Mais uma para gargalhar dos bobalhões que nela votarão. Tem futuro, a garota.
    Pc do B, hoje em dia? só o Rabelo, o comunista favorito das mães com filhas casadoiras.E vá Lá…
    Jovens comunistas, atualmente, são os politicos mafiosos de amanhã.
    Continuo com peninha da minha Portinho.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Como sáo estupidos em seus comentarios.Uma coisa digo a voce Paulo Bento Bandarra – qualquer men;áo em me CHAMAR de COMUNISTA tera que provar – nada tenho contra comunistas – estivemos em muitas trincheiras juntos na defesa da soberania nacional.Por absoluta falta de conhecimento de FILOSOFIA nunca consegui digerir Marx,Engels e cia.Minha visáo do mundo e HUMANISTA e náo religiosa ou de ideologias,bem se o HUMANISMO for ideologia me sinto abrigado nela.
    Sou cristáo por receber o batismo,minha religiáo e do Papa Joáo 23,D.Helder Camara,Frei Beto,D.Evaristo Arns e todos aqueles que colocaram a religiáo em defesa dos OPRIMIDOS.
    Faco uma homenagem ate a religiosos conservadores como D.Eugenio Salles que se arriscaram escondendo perseguidos politicos da Ditadura Civel Militar.
    Náo sou estudioso da Biblia e náo tenho a m[inima ideia em que sermáo,salmo – que Jesus disse trazer a Espada,somente ouvi em diversos sermóes em igrejas.Reclama com os padres e náo comigo.Para mim e claro – o AMOR náo permite a exploracáo do homem – afinal se somos filhos de um mesmo Pai entre nos so a SOLIDARIEDADE deveria existir – Essa e ESPADA que Jesus se refiriu – MUDANCA de uma vida egoista para uma VIDA de AMOR AO PROXIMO – náo facil para ninguem dar a Outra Face.
    Náo sou ateu – creio sim em outra vida – apenas náo sei se voltamos ou náo,nunca fui para o outro lado,espero que demore para descobrir – ADORO VIVER.

  • Paulo Bento Bandarra

    Caro Pedro Luiz Moreira Lima, eu já disse que você é que escreve as suas idéias. Estão escritas com todas as letras.
    .
    Pois é, tão fácil dizer sou teu amigo, sou pela democracia, sou pelos direitos humanos e na mesma hora é a favor do apoio do governo as ditaduras, pela anulação da anistia para um lado apenas, contra as manifestações contra a corrupção, contra que a Casa do Povo, discuta o projeto que NÃO FOI DISCUTIDA com o eleitor em nenhuma das eleições. Um projeto da extrema esquerda de seu único interesse. E, perdendo as várias tentativas da virada da mesa dentro dos fóruns democráticos dentro do país, os traidores do povo e do país ainda buscam uma condenação ilegal em um tribunal criado décadas depois, e que o país aderiu apenas muito depois. É fácil falar, o difícil é de fato ser amigo, católico, democrata ou pelos direitos humanos de verdade. De fato!
    .
    “Por absoluta falta de conhecimento de FILOSOFIA nunca consegui digerir Marx,Engels e cia.” Pois é, assim como possui falta de conhecimento total dos evangelhos também tem total falta de conhecimento de FILOSOFIA que aconselhou os outros lerem para atingir o teu nível.

  • maria

    Esqueceram de contar com a senadora Ana Amelia…

  • Gustavo

    A musa do congresso diz que pratica um jeito novo de fazer política. Isso significou defender que o Palocci não devia qualquer explicação à sociedade e ser contra a CPI da corrupção.
    Quem quer política feita desse jeito?!?!
    Pobre Porto Alegre…

  • Paulo Bento Bandarra

    É que antes, Gustavo, a política comunista era roubar e distribuir. Agora é roubar e ficar para si. Veja só quantos rolos o ministro dos Esportes, Orlando Silva de Jesus Júnior, filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), já tem nas costas. De tapioca com cartão corporativo a desvios de milhões. Isto que é um partido nanico que rouba que nem gente grande.

  • AJS RJ

    Setti,
    Aqui no Rio temos a dupla dinâmica do PMDB do B, Cabral, o Aviador, turista e incompetente. Paes, o Filhote do Lula. No Sul tem o Tarso Genro, O poeta e amigo de terrorista, e futuramente, a bonintinha comunista que é do partido do atraso, da tapioca e afins. Tadinho dos gaúchos e cariocas.

  • wilson

    Como programa de governo sugiro “Albania Gaudéria”

  • Lamento, Eduardo, mas seu comentário era ofensivo e tive que deletá-lo.
    Fica para uma próxima vez, tá?
    Abraços

  • Comunista Lindinha

    E’ a unica comunista bonitinha do planeta!

    Ja pensou se essa ai se elege? Os comunas do mundo inteiro vem pra Porto Alegre arrumar uma boquinha na prefeitura da capital dos gauchos.

  • juracy

    UM CASO RARO EM QUE O PC do B tem voto. Muito bem colocado. A própria Manuela com certeza nem sabe definir a sigla do seu partido e muito menos o que significa ser COMUNISTA.É cruel, mas é verdade, o nível cultural está tão baixo que as pessoas não tem a menor noção, em plena DEMOCRACIA votar em partido comunista. É difícil de acreditar em pleno RS onde o povo gaúcho se orgulha de ser culto e desenvolvido. Vamos estudar pessoal!!!!

  • Marcos

    Concordo com o Juracy. Quem vota em comunista é extremamente ignorante ou tem tendências claras ao assassinato.
    Gauchada… que vergonha…
    Depois reclamam de piada de gaúcho!!