MARANHÃO: Catástrofe na segurança pública piora chances de Roseana eleger sucessor

roseana-pedrinhas copy

Roseana: chances de fazer o sucessor diminuem diante da catástrofe na segurança pública no Maranhão, em especial a situação na Penitenciária de Pedrinhas (na foto à direita, parentes, desesperados, querem notícias de detentos (Fotos: Marcelo Camargo/Folha Imagem e Honório Moreira/OIMP/D.A Press)

Além do horror que provocam perante o país, os acontecimentos na Penitenciária de Pedrinhas e outros flagrantes da catastrófica situação da segurança pública no Maranhão fazem minguar as chances de a governadora Rosena Sarney (PMDB) — que ocupa o cargo pela quarta vez — fazer como sucessor o candidato oficial, o secretário estadual de Infraestrutura, Luís Fernando Silva.

Roseana fechou acordo com o PT no final do ano passado para que o lulopetismo não tenha candidato próprio e apoie Silva, que tem como principal rival Flávio Dino, o presidente da Embratur e ex-deputado federal pelo PCdoB, partido aliado histórico dos petistas.

Flávio Dino, presidente da Embratur e candidato a governador do Maranhão pelo PCdoB, ofereceu palanque a Aécio e Eduardo Campos -- e não fará campanha para Dilma no Estado devido à aliança da presidente com o clã Sarney (Fotos: Ag. Câmara :: Ag. Estado :: Fernando Conrado)

Flávio Dino, presidente da Embratur e candidato a governador do Maranhão pelo PCdoB, ofereceu palanque a Aécio e Eduardo Campos — e não fará campanha para Dilma no Estado devido à aliança da presidente com o clã Sarney (Fotos: Ag. Câmara :: Ag. Estado :: Fernando Conrado)

Dino por enquanto lidera com folga as pesquisas de intenção de voto. E, em manobra ousada e surpreendente para quem integra um partido da base aliada do governo e ocupa um cargo de confiança da presidente Dilma Rousseff, mesmo antes do acordo PMDB-PT, ele já havia procurado o presidenciável do partido arquiadversário do PT — o senador Aécio Neves, do PSDB — para oferecer-lhe o palanque no Maranhão.

Disse a Aécio que, devido ao apoio da presidente Dilma ao clã Sarney, ao qual se opôs durante toda sua carreira política, ele não fará campanha pela presidente no Estado.

A mesma oferta chegou depois ao presidenciável do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

Nenhum comentário

  • antipetista

    não seja ingenuo; a roseana já tinha perdido a eleição e a justiça eleitoral deu um golpe no povo maranhense. o maranhão é um especie de cuba. lá quem manda é o sarney. dono do maranhão.

    Antes de me chamar de ingênuo, vamos esperar o resultado das urnas.

  • carlos

    interessante o comportamento do governo federal, a presidente, a secretária de direitos humanos, a de mulheres, o ministro da justiça, todos sempre vociferantes, mudinhos, mudinhos. incrível como sarney é poderoso, e como todos vendem suas almas ao demo em troca de votos.

  • Trovão

    Em respeito a todos os leitores, comentaristas e principalmente ao Setti, não vou emitir a minha opinião sobre essa famiglia, mas, com certeza, a minha torcida é para que essa famiglia apodreça em praça pública, para pagar todo o mau que fizeram para o miserável povo do miserável maranhão.

  • Marcondes Witt

    E pensar que esta mesma Roseana estava sendo incensada por diversos órgãos de imprensa em 2001 na pré-campanha presidencial, até estourar o problema do dinheiro vivo na empresa Lunus. Não fosse aquele episódio, poderia ter sido presidente da república!

  • jfaraujo

    Inacreditável, um presídio com muro de 3m de altura, celas abertas e guaritas vazias. Isso é uma aula de como ser um governo incompetente.

  • arlete

    E o PT segue com a política de pulverizar candidaturas nos estados… São Paulo e Rio de Janeiro nas manifestações de 2013, agora no Maranhão.
    Merecida ou não essa pulverização já é outro assunto.
    Eles sabem a hora de agir. Fazer política ou “politicagem” é sua especialidade.
    De maneira orquestrada as denúncias vão surgindo na hora certa… e vão dando um “chega pra lá” até nos “amigos”.
    Teremos governadores do PT em São Paulo, Rio de Janeiros e Maranhão?

  • Leonardo Saade

    As mazelas causadas no Maranhão pelo clã Sarney são conhecidas pelo Brasil, mas os acontecimentos na Penitenciária de Pedrinhas mostraram o nível absurdo que chegou a administração de Roseana. O “Sarneyquistao” é um estado abandonado, um curral eleitoral da família Sarney. O patriarca José Sarney, outrora inimigo de Lula, hoje é fiel aliado do lulopetismo. Tomara que o domínio dos Sarneys finalmente termine no Maranhão. E no Brasil.

  • Ronaldo Barra

    O Maranhão é um estado acéfalo desde que José Sarney apossou-se politicamente do estado. Antes um estado forte e produtor de cereais, tornou-se um curral eleitoral da família SArney que produz para ela própria. Os índices de saúde, segurança, educação e habitação são os piores do Brasil. Compara-se ao estado de Alagoas, onde imperam,também, duas pústulas políticas: Collor de Melo e Renan Calheiros. Por coincidência um ex-presidente do Senado e o atual mandam nos respectivos estados. Os níveis de violência se igualam. Neste estados as preocupações dos mandões são com o poder político e enriquecimento as custas dos cofres públicos. E ainda esta governadora sem nenhum respeito e amor ao próximo, diante da gravidade dos fatos está preocupada com compra de bebidas e comidas caras para abastecer a cozinha de sua casa de praia. Que mulher **** e irresponsável. Merecia com todo o clã estar na prisão ao lados dos bandoleiros maranhenses.

  • Sol

    É disputa política, mas o Estado supostamente não terá mais condições de reabilitar-se, depois de 50 anos de domínio, só um milagre dos céus. O egoísmo, patrimonialismo, nepotismo, corrupção em nossa política é o atraso do atraso, é uma guerra silenciosa, principalmente contra os pobres.

  • Paulo Marcelo Farias Moreira

    Vão aumentar as dificuldades, mas ainda vão eleger o próximo governador.
    Infelizmente.

  • ZE PEDRO

    A meu ver toda ordem saí de presídios, via celular, comete crime maior quem carrega celulares para dentro das celas. e entrega aos bandidos. Esse é um crime que até o momento, não se tem comentado, e vem trazendo muitos transtornos e prejuízos à sociedade. esse transporte de celulares, só pode ser feito por quem tem acesso à esses às celas. cuidem melhor disso, e evite tragédias irreparável, como foi a trágica morte dessa garotinha,sem contar os demais feridos. O desgoverno que estamos presenciando é quem patrocina esse tipo de coisa.. Olhem mais para essas mulas que carregam celulares e outras drogas para dentro de presídios.

  • Luiz C.

    Os Maranhenses decentes, que não votam na FAMIGLIA, só têm uma saída: Rodoviária ou Aeroporto.

  • Paulo Marcelo Farias Moreira

    Interessante a observação do ZE PEDRO.
    E se as companhias telefônicas perdessem sua clientela nos presídios?
    Alguém consegue esses dados: qual o número de ligações realizadas a partir das celas?
    Bloqueadores de celulares nos presídios, já!

  • mairalur

    Bem, se a catástrofe piora as chances, é porque elas já não são boas. Já é alguma coisa. Desde que o velho
    Sarney não consiga reverter o resultado da eleição, como aconteceu contra Lago, há esperança para os irmãos maranhenses.

  • norton

    DECEPCIONADO(A) COM OS POLÍTICOS?
    os políticos atuais estão viciados na pior forma de fazer política
    o prato do dia é a pizza, o interesse é somente individual
    NÃO DEIXE DE VOTAR, NÃO VOTE EM BRANDO E NEM ANULE SEU VOTO
    voto de protesto? e daí?
    aquele(a) que você votou decepcionou?
    troque, virão novos canditados
    você vai deixar os outros decidirem por você?
    você vai continuar somente reclamando?
    VAMOS FAZER UMA GRANDE LIMPEZA DEMOCRÁTICA, PELO VOTO
    VAMOS RENOVAR A MAIORIA DOS ATUAIS POLÍTICOS
    converse com vizinhos, no trabalho, na universidade, etc.
    vamos começar cedo a conscientização
    compartilhe no facebook, entre nesta corrente
    copie o texto e envie por e-mail aos seus amigos
    AJUDE A MUDAR O BRASIL

  • Nuno

    E’ claro que quem FEZ ALGO ERRADO NO PSDB vai pra cadeia sim DESSA VEZ, porque “NEM MESMO O EXPEDIENTE QUE O PSDB USA, DE NÃO DEIXAR ABRIR CPIs em SEUS GOVERNOS”, vai adiantar, porque ESSE CASO DA CORRUPÇÃO NO METRô de São Paulo durante os governos do PSDB do ALCKIMIN e do Serra; É UMA DENUNCIA INTERNACIONAL, que veio do GOVERNO DA SUIÇA”. Se o Aecio é a favor de punir corruptos, deveria ser a favor de abrir CPIs nos governos do PSDB.