Image
BONS TEMPOS — Lula, presidente, faz campanha para Marta ao Senado em 2010 (Foto: estadao.com.br)

A hoje senadora Marta Suplicy foi, desde os primórdios do PT, uma incondicional de Lula.

Esteve presente nos palanques de Lula e empenhou-se a fundo por ele em todas suas fracassadas campanhas presidenciais – 1989, 1994 e 1998 –, esteve com ele nas vitoriosas campanhas da eleição, em 2002, e da reeleição, em 2006, bem como fez tudo o que pôde pela presidente Dilma Rousseff, candidata sacada do colete de Lula para disputar (e vencer) a corrida pelo Planalto em 2010.

Cansou de elogiar, ao longo de décadas, as qualidades do operário que se tornou político e chegou ao cume: inteligente, genial, político habilíssimo, alguém que dava nó em intelectuais, homem sensível aos desejos do povo, filho da massa pobre e sofrida. Se fôssemos fazer um levantamento das frases elogiosas, em que Marta babava de entusiasmo por seu líder – dizer que foi o melhor presidente da História do Brasil é pouco, quase nada –, seria até constrangedor.

Pois bem, Marta Suplicy era a favorita dentro do PT paulistano para concorrer à Prefeitura da maior cidade do Brasil. Não só isso: nas pesquisas de intenção de voto realizadas desde o ano passado, ocupava invariavelmente o primeiro lugar, sozinha, ou o disputava com o tucano José Serra, que ainda vivia a fase sou-não-sou-candidato.

Mais: Lula, com a pretensão de “passar a limpo” a política brasileira e seus métodos, quando fundou o PT, foi o idealizador da realização de prévias dentro do partido para a escolha de seus candidatos. (Prévias, por sinal, que quase nunca o partido realiza). Os candidatos seriam, então, o resultado da vontade dos militantes, e não a consequência do “dedaço” dos caciques.

(Embora a coisa tenha começado mal: o maior líder do PT quase perdeu as estribeiras e precisou conter sua notória, incontrolável loquacidade quando, querendo jogar o que era a regra do jogo, o senador Eduardo Suplicy ousou insistir em disputar as primárias para concorrer ao Planalto, com o próprio Lula, em 2002. Concorreu, e ficou com apenas 20% dos votos.)

Aí, então, o PT iria realizar primárias para escolher seu candidato a prefeito de São Paulo, cargo que perdeu há oito anos, com a própria Marta sendo derrotada por Serra.

Marta, evidentemente, era candidata.

Image
MAGOOU — Tratorada por Lula na sucessão em SP, a altiva Marta não reagiu — tudo o que faz agora é beicinho e não trabalhar para Haddad (Fotos: veja.abril.com.br)

Pois eis senão quando entra Lula em cena. Como os velhos, autoritários e carcomidos caciques da velha política, que ele condenava e pretendia “refundar”, o ex-presidente mela as primárias e, não contente com isso, resolve impor um candidato de sua cabeça e de sua escolha – que não é Marta, é o ministro da Educação, Fernando Haddad, que nunca disputou cargo eletivo antes.

Qual a reação da altiva, muitas vezes petulante e não raro agressiva Marta? Reagiu, furiosa? Insistiu na disputa democrática das primárias? Criticou duramente a intromissão de Lula?

Nada disso. Engoliu, é verdade que não sem esforço, a decisão do chefe. Não rebelar-se, de todo modo, não deixou de ser mais um ato de vassalagem. A partir daí, tudo o que esboçou de reação foi fazer beicinho, não levantar um dedo pela eleição de Haddad, faltar a compromissos como o de sábado passado, quando o PT finalmente lançou em caráter oficial a candidatura do companheiro petista.

E ainda sofreu a humilhação de virtualmente ser considerada velha e superada por Lula, na sua tristemente famosa entrevista ao Programa do Ratinho, do SBT. (Leia post de Reinaldo Azevedo).

Anos de idolatria e vassalagem ao chefe enfim sendo pagos com ingratidão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =

Nenhum comentário

Jeremias-no-deserto em 08 de junho de 2012

Não sei quem disse que o maior inimigo do PT é o próprio PT. Com a sua malsinada escolha, Lula livrou a maior cidade da América Latina do risco de ser administrada uma vez mais pela desastrosa Marta, uma das piores prefeitas que essa grande cidade já teve. Mais ainda, a se confirmar as previsões,o grande cacique vai sofrer uma acachapante derrota nas urnas.Quanto aos muchochos de Marta por ter sido preterida, não devem ser levados muito a sério, pois ambos se merecem.

Márcia em 07 de junho de 2012

Magoou? Relaxa e goza! PT, discriminando a 3a idade. Brasil do PT, um país de TOLOS.

Marcia Freitas em 07 de junho de 2012

Eu acho que lula nunca gostou da Marta porque ela é uma representate dazelite que ele sempre invejou.Ele aturou sua presença numa época que todo apoio era benvindo mas agora na sua megalomania está mostrando sua verdadeira face que é ditatorial.

Fernando (mega anti-corruPTos) em 07 de junho de 2012

Tadinha dela! Que maldade! Deixa ela levar mais uma sova...

Mari Labbate *44 Milhões* em 07 de junho de 2012

LUIZ DA SILVA = IMPERADOR PEDRO I! A lula-assassina, após usufruir de todo sangue de Marta Suplicy, assassinou-a e esquartejou-a, politicamente. E esse contumaz serial-killer ainda afirma que respeita as mulheres: mata-as (Dona Dilma e Marisa Letícia Rocco Casa que se cuidem...), acondiciona-as em sacos-azuis de lixo com fitilhos vermelhos, e descarta-as, nos matagais da Nação. Marta Suplicy representa, nas atuais Coordenadas de Espaço e Tempo, a Imperatriz Leopoldina do Brasil. A ferocidade da faminta-lula já atingiu a "amada" e "idolatrada" Dilma, que, apesar de ter concordado em ser uma presidenta-tampão, com certeza resistiria ao desligamento da presidência, pois o poder seduz. Senhores: esse louco é perigosíssimo, e destruiu completamente as Instituições brasileiras. CAMISA-DE-FORÇA NELE! Reaja, Marta! Dê uma guinada em sua vida, à direita, antes que o Tempo-Político consuma-a, totalmente. Conclusão: estamos percebendo claramente a instalação do GOLPE DE ESTADO-COMUNISTA. Dissimulada-Lula II: TENHA VERGONHA NA CARA! Saiba que não poderá mais reencarnar no Brasil, e necessitará de séculos, para purificar-se, após ter desafiado o Universo, desrespeitando aproximadamente 200 Milhões de irmãos. Nem o seu querido neto Gabriel poderá auxiliá-la. Lula I e seus seguidores receberam a mesma sentença! Excelente matéria, querido fratello! ADOREI: "em que Marta babava de entusiasmo por seu líder". Como sempre afirmo: para cada movimento de IDA existe um correspondente, na VOLTA. É a Lei Universal de Causa e Efeito.

Roberto Souza em 06 de junho de 2012

Bem feito! Inteligente como é, Marta sempre soube como era o jeitão Lula de fazer política, ou seja, mentindo, dissimunlando e atropelando o que lhe atrapalhe o caminho, portanto, se continuou a vassalagem até aqui, certamente porque nutria esperanças e interesses questionáveis. Como dizem cá no interior, quem cria cobra, corre o risco de ser picado.

Osvaldo Aires em 06 de junho de 2012

Nenhuma velha gosta de ser trocada nada "novo" - a raiva é eterna. Quem sabe o Rei da Espanha... Abraço a Todos Osvaldo Aires

freetibet em 06 de junho de 2012

Ah! O poder...o poder! A escola de livros e cadernos, que o cara não frequentou, e nem precisava, pois a baba do poder, já despertava um pequeno stalininho, no seu coração vagabundo, distante de sentimentos, além do "eu" apenas eu, somente eu, nas diliças du pudê. Mostra a história, que de imperadores a ditadores, qualquer vacilo na vassalagem, o aniquilamento politico ou a morte, segue inevitável no rastro da sanha. É o que vemos, em nosso paíszinho de bananas convictos: devotos mesmerizados, séquitos de oportunistas, milhões de indiferente, outros tantos de joelhos e contritos,assistido a venezuelização do Brasil. E nós, por aqui, tentando resistir à mediocridade avassaladora.

mts em 06 de junho de 2012

EH PERUA...QUEM GOSTA DE MENSALEIRO SO PODE SE FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!! BEM FEITO. EH ESSE O FIM Q QUERO VER PARA TODO PUXA SACO DE MENSALEIRO, ****, ******, ******, ******, ACOBERTADOR, APEDELLLLLTA.

SergioD em 05 de junho de 2012

Ricardo, acho a atitude da Martha muito digna. Lula ainda vai se arrepender de tentar um segundo milagre eleitoral. Tudo bem, na eleição da Presidente Dilma a situação era-lhe muito favorável. Com Haddad ele tenta o impossível. Posso estar enganado mas acredito num segundo turno entre o Chalita e o Serra. Vamos ver em outubro. A Martha toda a minha admiração pela atitude. Abraços

Tico Tico em 05 de junho de 2012

Tema Livre Da droga para a lama: imagens chocantes mostram a destruição física de viciados. Pena que não deu para colar nesse espaço, a foto, da frase acima. Ali temos a Martaxa, com o título, "Da Globo para o PT". Até a próxima Setti.

Osmar em 05 de junho de 2012

Lula, ao lançar candidatos que nunca participaram de eleições (Dilma e Hadad) está mais interessado em medir a sua popularidade. Se o Hadad for eleito ele dirá: tá vendo eu sou o maior, se eu apoiar um poste ele será eleito.

beto em 05 de junho de 2012

espero que o povo brasileiro abra o olho com esse chavez brasileiro

claudia em 05 de junho de 2012

a mascara de democrata de lula esta caindo

Auri Dantas em 05 de junho de 2012

Isso vem mostrar o quanto o PT é sórdido. Qualquer tipo de sujeira a esse partido é permitido. A imoralidade e a indecência que o PT combatia hoje, ele pratica.

Inácio em 05 de junho de 2012

Setti: Lula, sem querer é claro, fez um grande favor ao PSDB. Acho que Marta venceria esta eleição mesmo com Serra como seu adversário. Aliás, acho que Serra nem sairia como candidato com receio de enfrentá-la.

Justiça em 05 de junho de 2012

Marta****! RELAXAAA E.............. GOZAAAAAAAAA....

Ailton em 05 de junho de 2012

Marta Suplicy, herdeira de familia quatrocentona, relegada a Estafeta de Lula (Luiz Inacio da Silva), retirante nordestino, analfa de pai e mãe. São acasos da vida ou talvez, covardia e medo de ficar ao relento. Ver o ocorrido a Cristovão Buarque, Eloisa Elena, Baba, Luciana Genro e tantos outros, perderam a mordomia, mas não perderam a dignidade. Marta já se passou a servir agua a Presidente Dilma em evento oficial, espero que não serva de capacho.

EVANILDO em 05 de junho de 2012

LULA DA CILVA *** **** ***** ***** ****** NA SENADORA. MUITO TIPICO, MUITO TIPICO.

Valfrido M. Chaves em 05 de junho de 2012

Na Revista Brasileira de Psicanálise "Ètica e Psicanálise" há um artigo oportuníssimo, de Marion Minerbo, intitulado"Corrupção, poder e loucura:..." Vale a pena ver para entender as manifestações de onipotência e arrogância que puLulam nesta quadra.

lul@ o Chefe do MENSALÃO em 05 de junho de 2012

... Existe algo mais VELHO, DESGASTADO e RANÇOSO do que o Gabola de Garanhuns ????????

Sara em 05 de junho de 2012

Quem mandou confiar neste partido de mentiras e traições? Um dia a casa ia cair como caiu. Neste partido vale tudo pelo poder.

zz em 05 de junho de 2012

Ora, Lula apenas está trocando um capacho velho por um novo, nada pessoal. Será que a Marta teria 30 anos de PT se não aceitasse esse tipo de coisas? Sempre aceitou e apoiou quando não era ela a vítima. O PT é isso aí, o quintal desse sujeito.

Ivan Sraga em 05 de junho de 2012

Todo babão tem o castigo que merece.

catson aruak em 05 de junho de 2012

O mais incrível é a quantidade de gente que é preparada, no caso de Marta e de muitos outros, e que é sistematicamente engabelada por llulla, o maior vigarista vivo do brasil. Esse cara deve ter borogodó e eu vou ficar rezando muito para não cruzar com ele e acabar sendo atraído, como os ratos de Brehmen e do Brasil.

ANTONIO REZENDE em 05 de junho de 2012

Eu penso que esse pode vir a ser um momento especial para a sen.Marta. Ela tem a oportunide de se mostrar aos paulistanos como alguém que tem brilho próprio e que teve coragem de contrariar Lula (enfrentar já seria pedir demais).Lula tem errado muito(felizmente). Isso pode indicar a necessidade de novas lideranças no PT. Dependendo do desfecho dessa eleição Marta pode sair na frente dos demais.

Istenio Pascoal em 05 de junho de 2012

Ahh, agora compreendi porque o Setti queria a Marta candidata. Era prá não votar nela. Ficou fácil compreender seu texto...

cleusa maria das dores em 05 de junho de 2012

SORTE DE S. PAULO, NOS LIVRAMOS DA INCOMPETENCIA & CORRUPÇÃO, DESSE PARTIDO. MARTA, RELAXA E GOZA, NÃO FICA TRISTINHA COM O PAINHO !!!

Paulo Cesar em 05 de junho de 2012

o pt nao e um partido polico e sim uma organizaçao eu provo olha um partido que manda e o presidente a atual nao o que acontece no pt nao o que acontece no psdb nos partido o poderes sao reipeitados nas organizaçao sao demoralizados no caso pt lula que ainda tem poder no exscutivo partidos se tem doaçaes nas organizaçaes semontao crupos criminozos como mensaçao e delta pt se montou uma das maiores organizaçaes criminoza que esse pais ja viu como chede lula e dirceu espers um pouco de tempo o povo vai me dar razao

Nilton em 05 de junho de 2012

Quero que esta quadrilha, que chamam de PT, sejam dezimados, que vença o Brasil descente

Sergio Puccetti em 05 de junho de 2012

rsrsrsrsrsrsrsrsrs... eu quero mais é que os ptralhas explodam... aliás, que o brasil exploda... chega, cansou...

Ricardo em 05 de junho de 2012

Estou morrendo de rir.O pau d'água não é o maior,melhor,etc,etc.Até que ele te indicava,sim.E agora?Supapo do chefão dos ladrões e da midia comunista,certo?Obedeça,lute pelo Haddad,ou PAREDON,rsrsrs. MELHOR AINDA,DONA MARTA.VÁ CUIDAR DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS- A MAIORIA EM GREVE-,POIS TEM COCÔ ROLANDO A CÉU ABERTO, ALI, AO LADO DAS SALAS DE AULA.Obra do Haddad,o maior esparramador de cocô das Universidades Federais. QUE LEGAL!!!!

Silvia em 05 de junho de 2012

Fico triste, foi uma ótima prefeita,a cidade sempre estava limpa, cuidou com muito carinho ....Gostaria dela na prefeitura novamente,...

jose roberto cardoso em 05 de junho de 2012

Pela primeira vez na vida sou obrigado a elogiar Marta. Tem que ter altivez sim. Esse sapo barbudo tem que ir é para a cadeia.

GutoBACKYARDS em 05 de junho de 2012

Que texto primoroso! Verdadeira peça literária! Um breve ensaio sobre a curiosa trajetória política da perua dondoca trabalhadora ministra que relaxa e goza ,agora e desde sempre vassala de coronel, Martaxa.

Tuco em 05 de junho de 2012

. Não há ingratidão entre peçonhentas serpentes. Esse negócio de "gratidão" pertence a um processo civilizatório e cultural. Os canalhas não conhecem virtudes. Assim, uma cusparada na cara do Lularápio, partindo da Martaxa, nada há a considerar-se. São todos imundos e estão contidos pela pior lixeira moral da humanidade. Martaxa, A Ressentida, faz um vento contra mostrando bem quem é. Lularápio, covardão, faz-de-conta que não é com ele. .

Renato em 05 de junho de 2012

Bem feito. Marta merece. Todos os petistas merecem e se merecem. Vão afundar todos juntos com o Lula. Partido de oportunistas, aproveitadores e canalhas.

Márcio Domingos em 05 de junho de 2012

Sugestão para a ex-ministra do turismo: "D. Marta, relaxa e goza..."

Marcio Lima em 05 de junho de 2012

Em Recife o baxarolá de Banana, também fez o mesmo, no Maranhão para gonverno,a cumpanheirada toda teve que se ajoelhar perante SARNEY. Não será diferente esse ano, o seu método todos conhece, cabe a população dizer um NÃO! EU DIGO NÃO!AQUI NÃO!!

jccelidonio em 05 de junho de 2012

Perfeito! E bem feito pra Marta...

gilmar em 05 de junho de 2012

Que isto sirva de lição para ela e outros que são ptistas ou reagem ou logo logo vão desaparecer até a 'santinha' da Marina viu que o PT não é um partido e sim uma quadrilha e eu quero que ele continue fazendo todas estas asneira que el vem fazendo desde o seu'cancer' quem sabe assim o povo acorda.

jefff em 05 de junho de 2012

Dos palanques as redações a vassalagem será paga com ingratidão. A vassalagem em certas redações -- e blogs -- é muito bem paga, ainda que sua audiência seja mínima.

nino em 05 de junho de 2012

Cedo ou tarde isso acontece com quem abre mão de suas convicções. Realmente o chega pra lá foi constrangedor e humilhante.

Mairalur em 05 de junho de 2012

Eles se conhecem e se entendem há anos. Essa rusguinha não é nada que uma embaixada não cure. Aquela que fica em Washington, por exemplo.

Istenio Pascoal em 05 de junho de 2012

Prezado Setti, Para essa análise ser completa só faltou você virar a moeda... e citar as oportunidades que a Marta já teve no PT (Deputada, Prefeita, Ministra), além de lembrar um grande detalhe: ela já fora candidata a Governadora... e a Prefeita de São Paulo nas últimas eleições, infelizmente derrotada para o mesmo PSDB. Deu ao partido tanto quanto ganhou do partido. Ser candidata à prefeitura não é um direito natural... Claro que não é direito natural. Não defendi essa tese no meu post. Sim, Marta já teve várias oportunidades. Mas você há de concordar que Lula impor um candidato não é propriamente uma prática que ele defendeu ao longo da vida, não é mesmo? Para mim, a Marta foi felizmente derrotada pelo PSDB... Hahahaha, cada um com sua opinião. E não gosto do PT, como deixo claro. Embora, evidentemente, haja políticos no partido que eu respeite. Um grande abraço

Franco em 05 de junho de 2012

Artigo muito didático. Esse caso e os últimos acontecimentos após o retorno de Lula a ativa mostram que há algo fugindo do controle dele.

Silvio Fernando Santos em 05 de junho de 2012

ELES SE MERECEM!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI