Marta Suplicy é caso exemplar de vassalagem a Lula paga com ingratidão

BONS TEMPOS — Lula, presidente, faz campanha para Marta ao Senado em 2010 (Foto: estadao.com.br)

A hoje senadora Marta Suplicy foi, desde os primórdios do PT, uma incondicional de Lula.

Esteve presente nos palanques de Lula e empenhou-se a fundo por ele em todas suas fracassadas campanhas presidenciais – 1989, 1994 e 1998 –, esteve com ele nas vitoriosas campanhas da eleição, em 2002, e da reeleição, em 2006, bem como fez tudo o que pôde pela presidente Dilma Rousseff, candidata sacada do colete de Lula para disputar (e vencer) a corrida pelo Planalto em 2010.

Cansou de elogiar, ao longo de décadas, as qualidades do operário que se tornou político e chegou ao cume: inteligente, genial, político habilíssimo, alguém que dava nó em intelectuais, homem sensível aos desejos do povo, filho da massa pobre e sofrida. Se fôssemos fazer um levantamento das frases elogiosas, em que Marta babava de entusiasmo por seu líder – dizer que foi o melhor presidente da História do Brasil é pouco, quase nada –, seria até constrangedor.

Pois bem, Marta Suplicy era a favorita dentro do PT paulistano para concorrer à Prefeitura da maior cidade do Brasil. Não só isso: nas pesquisas de intenção de voto realizadas desde o ano passado, ocupava invariavelmente o primeiro lugar, sozinha, ou o disputava com o tucano José Serra, que ainda vivia a fase sou-não-sou-candidato.

Mais: Lula, com a pretensão de “passar a limpo” a política brasileira e seus métodos, quando fundou o PT, foi o idealizador da realização de prévias dentro do partido para a escolha de seus candidatos. (Prévias, por sinal, que quase nunca o partido realiza). Os candidatos seriam, então, o resultado da vontade dos militantes, e não a consequência do “dedaço” dos caciques.

(Embora a coisa tenha começado mal: o maior líder do PT quase perdeu as estribeiras e precisou conter sua notória, incontrolável loquacidade quando, querendo jogar o que era a regra do jogo, o senador Eduardo Suplicy ousou insistir em disputar as primárias para concorrer ao Planalto, com o próprio Lula, em 2002. Concorreu, e ficou com apenas 20% dos votos.)

Aí, então, o PT iria realizar primárias para escolher seu candidato a prefeito de São Paulo, cargo que perdeu há oito anos, com a própria Marta sendo derrotada por Serra.

Marta, evidentemente, era candidata.

MAGOOU — Tratorada por Lula na sucessão em SP, a altiva Marta não reagiu — tudo o que faz agora é beicinho e não trabalhar para Haddad (Fotos: veja.abril.com.br)

Pois eis senão quando entra Lula em cena. Como os velhos, autoritários e carcomidos caciques da velha política, que ele condenava e pretendia “refundar”, o ex-presidente mela as primárias e, não contente com isso, resolve impor um candidato de sua cabeça e de sua escolha – que não é Marta, é o ministro da Educação, Fernando Haddad, que nunca disputou cargo eletivo antes.

Qual a reação da altiva, muitas vezes petulante e não raro agressiva Marta? Reagiu, furiosa? Insistiu na disputa democrática das primárias? Criticou duramente a intromissão de Lula?

Nada disso. Engoliu, é verdade que não sem esforço, a decisão do chefe. Não rebelar-se, de todo modo, não deixou de ser mais um ato de vassalagem. A partir daí, tudo o que esboçou de reação foi fazer beicinho, não levantar um dedo pela eleição de Haddad, faltar a compromissos como o de sábado passado, quando o PT finalmente lançou em caráter oficial a candidatura do companheiro petista.

E ainda sofreu a humilhação de virtualmente ser considerada velha e superada por Lula, na sua tristemente famosa entrevista ao Programa do Ratinho, do SBT. (Leia post de Reinaldo Azevedo).

Anos de idolatria e vassalagem ao chefe enfim sendo pagos com ingratidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =

Nenhum comentário

  • Silvio Fernando Santos

    ELES SE MERECEM!

  • Franco

    Artigo muito didático. Esse caso e os últimos acontecimentos após o retorno de Lula a ativa mostram que há algo fugindo do controle dele.

  • Istenio Pascoal

    Prezado Setti,
    Para essa análise ser completa só faltou você virar a moeda… e citar as oportunidades que a Marta já teve no PT (Deputada, Prefeita, Ministra), além de lembrar um grande detalhe: ela já fora candidata a Governadora… e a Prefeita de São Paulo nas últimas eleições, infelizmente derrotada para o mesmo PSDB. Deu ao partido tanto quanto ganhou do partido. Ser candidata à prefeitura não é um direito natural…

    Claro que não é direito natural. Não defendi essa tese no meu post. Sim, Marta já teve várias oportunidades. Mas você há de concordar que Lula impor um candidato não é propriamente uma prática que ele defendeu ao longo da vida, não é mesmo?

    Para mim, a Marta foi felizmente derrotada pelo PSDB… Hahahaha, cada um com sua opinião. E não gosto do PT, como deixo claro. Embora, evidentemente, haja políticos no partido que eu respeite.

    Um grande abraço

  • Mairalur

    Eles se conhecem e se entendem há anos. Essa rusguinha não é nada que uma embaixada não cure. Aquela que fica em Washington, por exemplo.

  • nino

    Cedo ou tarde isso acontece com quem abre mão de suas convicções. Realmente o chega pra lá foi constrangedor e humilhante.

  • jefff

    Dos palanques as redações a vassalagem será paga com ingratidão.

    A vassalagem em certas redações — e blogs — é muito bem paga, ainda que sua audiência seja mínima.

  • gilmar

    Que isto sirva de lição para ela e outros que são ptistas ou reagem ou logo logo vão desaparecer até a ‘santinha’ da Marina viu que o PT não é um partido e sim uma quadrilha e eu quero que ele continue fazendo todas estas asneira que el vem fazendo desde o seu’cancer’ quem sabe assim o povo acorda.

  • Marcio Lima

    Em Recife o baxarolá de Banana, também fez o mesmo, no Maranhão para gonverno,a cumpanheirada toda teve que se ajoelhar perante SARNEY. Não será diferente esse ano, o seu método todos conhece, cabe a população dizer um NÃO! EU DIGO NÃO!AQUI NÃO!!

  • Márcio Domingos

    Sugestão para a ex-ministra do turismo: “D. Marta, relaxa e goza…”

  • Renato

    Bem feito. Marta merece. Todos os petistas merecem e se merecem. Vão afundar todos juntos com o Lula. Partido de oportunistas, aproveitadores e canalhas.

  • Tuco

    .

    Não há ingratidão entre peçonhentas
    serpentes.
    Esse negócio de “gratidão” pertence
    a um processo civilizatório e cultural.
    Os canalhas não conhecem virtudes.
    Assim, uma cusparada na cara do Lularápio,
    partindo da Martaxa, nada há a considerar-se.
    São todos imundos e estão contidos pela pior
    lixeira moral da humanidade.
    Martaxa, A Ressentida, faz um vento contra
    mostrando bem quem é. Lularápio, covardão,
    faz-de-conta que não é com ele.


    .

  • GutoBACKYARDS

    Que texto primoroso! Verdadeira peça literária! Um breve ensaio sobre a curiosa trajetória política da perua dondoca trabalhadora ministra que relaxa e goza ,agora e desde sempre vassala de coronel, Martaxa.

  • jose roberto cardoso

    Pela primeira vez na vida sou obrigado a elogiar Marta. Tem que ter altivez sim. Esse sapo barbudo tem que ir é para a cadeia.

  • Silvia

    Fico triste, foi uma ótima prefeita,a cidade sempre estava limpa, cuidou com muito carinho ….Gostaria dela na prefeitura novamente,…

  • Ricardo

    Estou morrendo de rir.O pau d’água não é o maior,melhor,etc,etc.Até que ele te indicava,sim.E agora?Supapo do chefão dos ladrões e da midia comunista,certo?Obedeça,lute pelo Haddad,ou PAREDON,rsrsrs.
    MELHOR AINDA,DONA MARTA.VÁ CUIDAR DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS- A MAIORIA EM GREVE-,POIS TEM COCÔ ROLANDO A CÉU ABERTO, ALI, AO LADO DAS SALAS DE AULA.Obra do Haddad,o maior esparramador de cocô das Universidades Federais.
    QUE LEGAL!!!!

  • Sergio Puccetti

    rsrsrsrsrsrsrsrsrs… eu quero mais é que os ptralhas explodam… aliás, que o brasil exploda… chega, cansou…

  • Nilton

    Quero que esta quadrilha, que chamam de PT, sejam dezimados, que vença o Brasil descente

  • Paulo Cesar

    o pt nao e um partido polico e sim uma organizaçao eu provo olha um partido que manda e o presidente a atual nao o que acontece no pt nao o que acontece no psdb nos partido o poderes sao reipeitados nas organizaçao sao demoralizados no caso pt lula que ainda tem poder no exscutivo partidos se tem doaçaes nas organizaçaes semontao crupos criminozos como mensaçao e delta pt se montou uma das maiores organizaçaes criminoza que esse pais ja viu como chede lula e dirceu espers um pouco de tempo o povo vai me dar razao

  • cleusa maria das dores

    SORTE DE S. PAULO, NOS LIVRAMOS DA INCOMPETENCIA & CORRUPÇÃO, DESSE PARTIDO. MARTA, RELAXA E GOZA, NÃO FICA TRISTINHA COM O PAINHO !!!

  • Istenio Pascoal

    Ahh, agora compreendi porque o Setti queria a Marta candidata. Era prá não votar nela. Ficou fácil compreender seu texto…

  • ANTONIO REZENDE

    Eu penso que esse pode vir a ser um momento especial para a sen.Marta.
    Ela tem a oportunide de se mostrar aos paulistanos como alguém que tem brilho próprio e que teve coragem de contrariar Lula (enfrentar já seria pedir demais).Lula tem errado muito(felizmente). Isso pode indicar a necessidade de novas lideranças no PT. Dependendo do desfecho dessa eleição Marta pode sair na frente dos demais.

  • catson aruak

    O mais incrível é a quantidade de gente que é preparada, no caso de Marta e de muitos outros, e que é sistematicamente engabelada por llulla, o maior vigarista vivo do brasil.
    Esse cara deve ter borogodó e eu vou ficar rezando muito para não cruzar com ele e acabar sendo atraído, como os ratos de Brehmen e do Brasil.

  • Ivan Sraga

    Todo babão tem o castigo que merece.

  • zz

    Ora, Lula apenas está trocando um capacho velho por um novo, nada pessoal. Será que a Marta teria 30 anos de PT se não aceitasse esse tipo de coisas? Sempre aceitou e apoiou quando não era ela a vítima. O PT é isso aí, o quintal desse sujeito.

  • Sara

    Quem mandou confiar neste partido de mentiras e traições? Um dia a casa ia cair como caiu. Neste partido vale tudo pelo poder.

  • lul@ o Chefe do MENSALÃO

    … Existe algo mais VELHO, DESGASTADO e RANÇOSO do que o Gabola de Garanhuns ????????

  • Valfrido M. Chaves

    Na Revista Brasileira de Psicanálise “Ètica e Psicanálise” há um artigo oportuníssimo, de Marion Minerbo, intitulado”Corrupção, poder e loucura:…” Vale a pena ver para entender as manifestações de onipotência e arrogância que puLulam nesta quadra.

  • EVANILDO

    LULA DA CILVA *** **** ***** ***** ****** NA SENADORA. MUITO TIPICO, MUITO TIPICO.

  • Ailton

    Marta Suplicy, herdeira de familia quatrocentona, relegada a Estafeta de Lula (Luiz Inacio da Silva), retirante nordestino, analfa de pai e mãe. São acasos da vida ou talvez, covardia e medo de ficar ao relento. Ver o ocorrido a Cristovão Buarque, Eloisa Elena, Baba, Luciana Genro e tantos outros, perderam a mordomia, mas não perderam a dignidade. Marta já se passou a servir agua a Presidente Dilma em evento oficial, espero que não serva de capacho.

  • Justiça

    Marta****! RELAXAAA E………….. GOZAAAAAAAAA….

  • Inácio

    Setti: Lula, sem querer é claro, fez um grande favor ao PSDB. Acho que Marta venceria esta eleição mesmo com Serra como seu adversário. Aliás, acho que Serra nem sairia como candidato com receio de enfrentá-la.

  • Auri Dantas

    Isso vem mostrar o quanto o PT é sórdido. Qualquer tipo de sujeira a esse partido é permitido. A imoralidade e a indecência que o PT combatia hoje, ele pratica.

  • claudia

    a mascara de democrata de lula esta caindo

  • beto

    espero que o povo brasileiro abra o olho com esse chavez brasileiro

  • Osmar

    Lula, ao lançar candidatos que nunca participaram de eleições (Dilma e Hadad) está mais interessado em medir a sua popularidade. Se o Hadad for eleito ele dirá: tá vendo eu sou o maior, se eu apoiar um poste ele será eleito.

  • Tico Tico

    Tema Livre

    Da droga para a lama: imagens chocantes mostram a destruição física de viciados.
    Pena que não deu para colar nesse espaço, a foto, da frase acima. Ali temos a Martaxa, com o título, “Da Globo para o PT”. Até a próxima Setti.

  • SergioD

    Ricardo, acho a atitude da Martha muito digna. Lula ainda vai se arrepender de tentar um segundo milagre eleitoral. Tudo bem, na eleição da Presidente Dilma a situação era-lhe muito favorável. Com Haddad ele tenta o impossível. Posso estar enganado mas acredito num segundo turno entre o Chalita e o Serra. Vamos ver em outubro.
    A Martha toda a minha admiração pela atitude.
    Abraços

  • mts

    EH PERUA…QUEM GOSTA DE MENSALEIRO SO PODE SE FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!
    BEM FEITO.
    EH ESSE O FIM Q QUERO VER PARA TODO PUXA SACO DE MENSALEIRO, ****, ******, ******, ******, ACOBERTADOR, APEDELLLLLTA.

  • freetibet

    Ah! O poder…o poder! A escola de livros e cadernos, que o cara não frequentou, e nem precisava, pois a baba do poder, já despertava um pequeno stalininho, no seu coração vagabundo, distante de sentimentos, além do “eu” apenas eu, somente eu, nas diliças du pudê. Mostra a história, que de imperadores a ditadores, qualquer vacilo na vassalagem, o aniquilamento politico ou a morte, segue inevitável no rastro da sanha. É o que vemos, em nosso paíszinho de bananas convictos: devotos mesmerizados, séquitos de oportunistas, milhões de indiferente, outros tantos de joelhos e contritos,assistido a venezuelização do Brasil. E nós, por aqui, tentando resistir à mediocridade avassaladora.

  • Osvaldo Aires

    Nenhuma velha gosta de ser trocada nada “novo” – a raiva é eterna.
    Quem sabe o Rei da Espanha…

    Abraço a Todos
    Osvaldo Aires

  • Roberto Souza

    Bem feito!
    Inteligente como é, Marta sempre soube como era o jeitão Lula de fazer política, ou seja, mentindo, dissimunlando e atropelando o que lhe atrapalhe o caminho, portanto, se continuou a vassalagem até aqui, certamente porque nutria esperanças e interesses questionáveis.
    Como dizem cá no interior, quem cria cobra, corre o risco de ser picado.

  • Mari Labbate *44 Milhões*

    LUIZ DA SILVA = IMPERADOR PEDRO I! A lula-assassina, após usufruir de todo sangue de Marta Suplicy, assassinou-a e esquartejou-a, politicamente. E esse contumaz serial-killer ainda afirma que respeita as mulheres: mata-as (Dona Dilma e Marisa Letícia Rocco Casa que se cuidem…), acondiciona-as em sacos-azuis de lixo com fitilhos vermelhos, e descarta-as, nos matagais da Nação. Marta Suplicy representa, nas atuais Coordenadas de Espaço e Tempo, a Imperatriz Leopoldina do Brasil. A ferocidade da faminta-lula já atingiu a “amada” e “idolatrada” Dilma, que, apesar de ter concordado em ser uma presidenta-tampão, com certeza resistiria ao desligamento da presidência, pois o poder seduz. Senhores: esse louco é perigosíssimo, e destruiu completamente as Instituições brasileiras. CAMISA-DE-FORÇA NELE! Reaja, Marta! Dê uma guinada em sua vida, à direita, antes que o Tempo-Político consuma-a, totalmente. Conclusão: estamos percebendo claramente a instalação do GOLPE DE ESTADO-COMUNISTA. Dissimulada-Lula II: TENHA VERGONHA NA CARA! Saiba que não poderá mais reencarnar no Brasil, e necessitará de séculos, para purificar-se, após ter desafiado o Universo, desrespeitando aproximadamente 200 Milhões de irmãos. Nem o seu querido neto Gabriel poderá auxiliá-la. Lula I e seus seguidores receberam a mesma sentença! Excelente matéria, querido fratello! ADOREI: “em que Marta babava de entusiasmo por seu líder”. Como sempre afirmo: para cada movimento de IDA existe um correspondente, na VOLTA. É a Lei Universal de Causa e Efeito.

  • Fernando (mega anti-corruPTos)

    Tadinha dela! Que maldade!
    Deixa ela levar mais uma sova…

  • Marcia Freitas

    Eu acho que lula nunca gostou da Marta porque ela é uma representate dazelite que ele sempre invejou.Ele aturou sua presença numa época que todo apoio era benvindo mas agora na sua megalomania está mostrando sua verdadeira face que é ditatorial.

  • Márcia

    Magoou? Relaxa e goza!
    PT, discriminando a 3a idade.
    Brasil do PT, um país de TOLOS.

  • Jeremias-no-deserto

    Não sei quem disse que o maior inimigo do PT é o próprio PT. Com a sua malsinada escolha, Lula livrou a maior cidade da América Latina do risco de ser administrada uma vez mais pela desastrosa Marta, uma das piores prefeitas que essa grande cidade já teve. Mais ainda, a se confirmar as previsões,o grande cacique vai sofrer uma acachapante derrota nas urnas.Quanto aos muchochos de Marta por ter sido preterida, não devem ser levados muito a sério, pois ambos se merecem.