O gabinete executivo nacional do MDB enviou ofício ao ministro do Exército solicitando a abertura de Inquérito Policial-Militar (IPM) para apurar a responsabilidade de militares acusados de terem torturado presos políticos em Brasília, Uberlândia e Goiânia.
O ofício resulta do que foi apurado em visita que diversos parlamentares realizaram a presos políticos em Uberlândia (MG), na semana passada, e é acompanhado de relatório já lido na Câmara pelo deputado Mário Covas [SP], líder da oposição.
(Texto de Ricardo Setti publicado no jornal O Estado de S. Paulo a 27 de outubro de 1967, sob o burocrático,tímido e não revelador título “MDB pede instauração de IPM”)
(A timidez de um texto tão pequeno para problema tão grande é sintoma da época: abordar o tema tortura era algo complicado para os jornais. Tanto é que a Redação do jornal, em Sâo Paulo, optou por este título absolutamente genérico, “MDB pede instauração de IPM [os famosos na época “inquéritos policial-militares”]. Os jornalistas seguiam diretrizes vindas de cima. Se o texto diz que “diversos parlamentares” visitaram presos políticos, era tarefa bastante simples entrevistá-los para publicar o que viram e ouviram. Mas…)
