Me digam, amigos: as previsões do dr. Lula, advogado, sobre o julgamento do mensalão só em 2050 baseiam-se em seus profundos conhecimentos, ou é torcida dele?

Lula em Washington: “Não tem relatório final do mensalão” (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Amigos desta coluna, o homem não tem mesmo jeito.

Vocês viram o ex-presidente Lula em Washington, onde foi proferir uma palestra a convite remunerado da Microsoft, deitando falação sobre o mensalão – ou seja, sobre algo que, segundo ele, nunca existiu, embora ele tenha se dito traído e pedido desculpas ao país?

Pois bem, como vocês já devem ter visto na TV, o ex-presidente previu o julgamento do caso – um caso que nunca existiu, não é mesmo? — pelo Supremo Tribunal Federal “por volta do ano 2050”, caso o relatório final da Polícia Federal vier a ser incorporado aos autos do processo por decisão do relator do processo, ministro Joaquim Barbosa.

O relatório é duríssimo: diz, entre muitas outras coisas, que houve crime, que houve dinheiro público envolvido, e que o próprio santo-dos-santos do lulalato foi beneficiário do dinheiro sujo.

O homem, em Washington, do alto de sua infinita e reconhecida modéstia, ressalvou não ter lido o texto “por não ser advogado”.

E imediatamente, como é de seu feitio, começou a agir e a falar como se fosse, colocando dúvidas sobre o seguimento da ação.

— Não tem relatório final do mensalão – decretou o advogado Lula. — Tem uma peça que dizem que foi o relatório produzido pela Polícia Federal. Mas não se sabe se o ministro Joaquim vai receber ou não, se aquilo vai entrar nos autos do processo – explicou o causídico dr. Da Silva.

Continuando sua análise jurídica profunda, o ex-presidente doutor em Direito prosseguiu, impávido:

— Se entrar, todos os advogados de defesa vão pedir prazo para julgar. Então, vai ser julgado em 2050. Não sei se isso vai acontecer.

Agora eu pergunto a vocês: a previsão do doutor Lula é técnica, baseada em seus profundos conhecimentos jurídicos, ou se trataria de uma expressão de sua torcida para que o mensalão fique para as calendas gregas, e seja julgado quando todos os crimes apontados pelo procurador-geral da República estiverem prescritos, e os acusados já devidamente acomodados em seus postos no além?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário

  • Márcio

    Gostaria q o grande público soubesse desse absurdo: http://www.conjur.com.br/2011-abr-06/condenado-crime-cometido-25-anos-nunca-cumpriu-pena

  • Rodrigo

    Ricardo, cá entre nós, Lula não teme a condenação dos réus? Pois, se condenados, a que ele não estaria obrigado? Como enfrentar os repórteres, os jornalistas? E o PT, expulsaria os condenados?

    Caro Rodrigo, acho que se Lula tiver um mínimo de pé na realidade, deve morrer de medo da condenação dos réus, já que vários são extremamente próximos a ele.

  • Nézinho do Jegue (Neto)

    Viva o presidente Lula, pela sua ladinagem e cara de pau!

    Viva a PF pela “cera” feita e só agora entregou o Relatório!

    Viva a Justiça brasileira, sempre devagar… bem devagarinho… pra não chegar lá!

    Viva os corruptos, porque roubando é que se chega lá!

    Viva os eleitores brasileiros!

  • anonimo

    É um chiste do vagabundo desfazendo da justiça brasileira, mas que começa a lhe tirar o sono, porque a casa dele caíu.

  • nina

    Uéé´…..mas ele não é “DOUTOR” pela Universidade de Coimbra? Já pode fazer análises…

  • Eu também não tenho conhecimentos jurídicos, Setti, mas pelo que li o relatório não será incorporado aos autos do processo como afirma Lula. Assim sendo não há certeza de que esse processo “dê em nada” por prescrição de prazo.
    Claro que isso é o que ele gostaria que acontecesse, portanto respondendo à sua questão: evidentemente se trata, aqui, mais de uma torcida dele, do que uma avaliação embasada em conhecimentos jurídicos profundos.
    Por outro lado, Setti, o fato de o relatório não ser incluído nos autos não é garantia de punição dos mensaleiros, embora seja esta a minha torcida e, creio, a da população decente deste país.

  • Siará Grande

    Com toda certeza, a opinião do exLulla está baseada em seu profundo conhecimento do funcionamento da Justiça deste país.

  • Marcus Borelli

    Prezado Ricardo

    Não podemos mais ter dúvidas, nós os Homens de bem, que este senhor lula da silva é um impostor oportunista pois se ele tivesse um mínimo de vergonha não daria “palestras” nem por R$ 0,01 pois este senhor é um semi-analfabeto. Um país se faz com Homens e livros disse, se eu não me engano, Monteiro Lobato. Quanto ao julgamento eu diria que o judiciário tem uma chance de ouro para ficar em paz com o povo brasileiro. Rezo para que ele não desperdice a oportunidade.

  • Sellba

    Isso que eu chamo de político safado, Setti. É aquele que sabe que vai se safar, não por ser inocente, mas por ter certeza que, infelizmente para nós, a justiça é medieval, atrasada. Ele sabe disse e por isso a ironia. Os juízes poderiam ajudar um pouco se deixassem de se preocupar com seus salários, já astronômicos. Se tirassem férias de 30 dias como todos os simples mortais brasileiros. E por último, ministro Joaquim Barbosa : espero que não peça afastamento por motivo de saúde, para depois ser flagrado num bar com amigos. Ah, um pouco de indignação com essa situação ajudaria, Meretíssimos.

  • Ronaldo

    Percebe-se quem nem envergonhado pelo crime, ele se apresenta… Cara-de-pau!