ME EXPLIQUEM, QUE EU QUERO ENTENDER: Governo tem máquina de comunicação que gasta meio bilhão por ano e abriga 2,3 mil funcionários, gasta 1,1 bilhão em publicidade oficial, e ainda precisa contratar agência de comunicação, como acaba de ocorrer?

A estrutura gigantesca de comunicação do governo mostrada no painel acima, mais a colossal despesa com publicidade oficial, não são suficientes: é preciso também contratar, por 40 milhões por ano, uma agência privada para cuidar   (Foto: EBC)

A estrutura gigantesca de comunicação do governo mostrada no painel acima, mais a colossal despesa com publicidade oficial, não são suficientes: é preciso também contratar, por 40 milhões por ano, uma agência privada para cuidar (Foto: EBC)

Vêem a estrutura acima? Isso tudo é a Empresa Brasil de Comunicação, empresa estatal criada por Lula em 2007 como sucessora da velha Radiobras.

A empresa é ligada à Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), e é gestora da Agência Brasil, da TV Brasil, da TV Brasil Internacional (sim, existe uma TV Brasil Internacional!), da Radioagência Nacional e do sistema público de rádio (com oito emissoras, como as rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio e a Rádio MEC), além de gerir o canal de televisão NBr e o programa de rádio A Voz do Brasil”.

Esse paquiderme, que ostenta emissoras de TV com décimos de percentual de audiência, como a tal NBr, tem exatos 2.333 funcionários e gastou, no ano passado, 463,9 milhões de reais do Tesouro.

Além disso, o governo federal alcançou a marca de 1,1 bilhão de reais em gastos com publicidade em 2014, segundo a respeitada ONG Contas Abertas (conferir aqui).

Pois bem, a despeito de toda essa torração de dinheiro para divulgar o governo, a newsletter Jornalistas & Cia. desta semana informa o seguinte:

“A CDN, que desde 2009 vinha atendendo à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no relacionamento com a imprensa internacional e relações públicas no exterior, venceu nova licitação e seguirá por mais um ano a desenvolver o trabalho de imagem e reputação do Brasil lá fora. O contrato, que poderá ser renovado por até 60 meses, prevê também serviços como planejamento estratégico de ações de comunicação, organização de atividades de imprensa por ocasião de viagens, monitoramento e análise de mídia, entre outros. A agência não terá estrutura fixa de atendimento e as equipes serão montadas por projeto”.

O interessante é que o contrato anterior era de 16 milhões de reais por ano. Agora, pulou para 40 milhões.

Nada contra a CDN, que cumpre as leis e trabalha direito. Conheço gente de lá, são ótimos profissionais.

Mas não dá para evitar a pergunta: para que serve toda a estrutura de comunicação pública do governo? Para que serve a enorme estrutura de embaixadas e consulados que o Itamaraty mantém pelo mundo afora? Além de gastar 1,1 bilhão em publicidade, ainda é necessário contratar agências para “relacionamento com a imprensa internacional” para fazer “relações públicas no exterior”?

Me expliquem, que eu quero entender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − três =

29 Comentários

  • FALTA oficializar o DIP, a lá Gegê



    Só falta toamr coragem e oficializar o DIP, como fez o Gegê, na DITADURA ” A ESQUECIDA” … por falra nele, NÃO LI NADA SOBRE O MP, OAB, ONGs, HISTORIAORES, ETC E TAL, QUEREREM TRIAR O NOME DO GETÚLIPV ARGAS DE BEM PÚBLCIO … por ques erá ?????????????????


    OLAVO DE CARVALHO ESTÁ CERTO …


    “Graças à omissão dos comandos militares, que nunca processaram os caluniadores das Forças Armadas, a juventude de hoje está completamente persuadida de que, no regime militar, quem dissesse algo contra o governo era e troturado e assassinado. se fosse isso, tipos como eu e Ricardo Setti estaríamos no cemiteprio a várias décadas. ” Olavo de Carvalho

  • carlos antonio

    Mais tem que fazer assim, as empresas do governo são cabides de empregos para cabos eleitorais, sindicalistas, amantes, ali ninguém sabe nada de comunicação, é tudo funcionário fantasma. enfim alguém com conhecimento tem que fazer, paga-se gente de fora. Simples assim.

  • Marcelo

    Eles precisam “desconstruir” o Petrolão.
    Por isso, quanto mais propaganda, melhor.

  • RONALDE

    Ricardo, se for iniciada um dia uma investigação a respeito de propaganda do governo e de estatais, além do patrocínio em esportes, surgirá outro escândalo não menos tenebroso como o da Petrobras.O que deve haver de superfaturamento e tramoias nesses contratos não está escrito em gibi nenhum.

  • Maria de Sá

    Deve ser outro ralo de dinheiro público, principalmente, agora, com o petrolão secando.
    Aliás, deve ter desvio de dinheiro em todas as obras, em tudo o que o governo põem as mãos.
    Deveria ter pena de morte para corruptos, porque, indiretamente, matam mais do que os bandidos de rua.

  • João Alves

    Tá na cara que o governo só se preocupa é ficar abrindo frentes para justificar movimentações milionárias ! Só um inocente perguntaria para que ! Já pensaram em quanto não se meteu a mão nos R$ 2,7 bilhões investidos nas 2 refinarias que por gozação e eufemisticamente ainda foram chamadas de Premium I e II, e isso sem sair do papel, ou seja, só oba oba ??? Um verdadeiro prêmio que simplesmente é justificado como se não fosse nada, uma merrequinha do nosso dinheiro público ! Enquanto isso, só em 5 meses, a Petrobras se desvaloriza em R$ 200 bilhões… outra merrequinha ! Cadê a justiça, cadê os órgãos controladores, as agências reguladoras, o TCU ? Cadê os agentes públicos sendo enquadrados ? Para que serve as leis, principalmente as de improbidades ?

  • Celia

    E ainda tem que fabricar leis para controlar a mídia e calar a boca dos adversários! Por que? Porque a mentira só convence se não tiver concorrência da verdade…

  • Roberto Souza

    Setti,

    Essa cambada, responsável pela propaganda governista, está me fazendo crer que Joseph Goebbels era apenas um inocente propagandista de calçadão.
    Um abraço!

  • marco

    virou CIRCO

  • domenico

    Ora, como toda “doidivanas”, o negócio dela é gastar ! O povo que não tem hospitais decentes, escolas e creches, segurança, etc,etc,etc…, que se lasque !

  • TEODORO

    É simples, meu caro Setti: toda e qualquer ESQUERDOPATITE não combina com empreendedorismo. Eles desperdiçam essa fortuna toda (no fundo, dinheiro da sociedade) porque eles jamais construirão uma VEJA, um ESTADÃO, uma Globo, etc., com o próprio dinheiro. O PARASITISMO é a natureza intrínseca de toda ESQUERDOPATITE. Mesmo com essa dinheirama, a comunicação produzida é de uma abissal incompetência, a audiência é nula. É por isso que eles ODEIAM a VEJA, GLOBO, etc.

  • Mery Nishiyama

    Querido Ricardo.

    Isso torna cínico o discurso do Joaquim Levy acerca do ajuste das contas.
    O que factualmente se faz aparente é que os tais ajustes se propõe aumentar a Receita para o Governo continuar esbanjando.
    Nada de cortes significativos para a Máquina Petista de cometer erros?
    Porque o que vejo são aumentos e cortes que ferem apenas a População em geral.
    Não questiono a competência do Levy, tão pouco a necessidade das medidas adotadas até o momento. O que questiono são as contradições e o quanto ele pode fazer para restabelecer a economia quebrada e a credibilidade do Brasil sem que o Brasileiro seja mais sacrificado que o necessário.
    A incompetência e aparente leniência da Presidente”enta” e as ideologias do Partido para o qual ela realmente tenta governar é o muro que separa o Ministro das atitudes reais e concretas.
    Vontade é insuficiente para não dizer, nada, diante de todos os ajustes e reajustes proporcionais de que o Brasil realmente necessita.
    E ele já sabia disso quando aceitou o Cargo; ainda sim, assumiu o desafio.
    No entanto, até o momento, tudo o que vejo sendo noticiado são aumentos sobre aumentos.
    Não ouvi nadica acerca de redução de ministérios, revisão de contratos superfaturados, enxugada nos gastos da Máquina Pública…
    Então me pergunto: a que papel está se prestando o senhor Joaquim Levy, já que o seu desempenho tem de ser condizente com tudo a que se propôs.
    aceitar o papel da personagem que vai representar e restabelecer a Economia e o Crédito de um governo inepto, corrupto e irresponsável acaso seria cinismo, ambição ou ingenuidade?

  • Marco Balbi

    E a única diretriz(?) da presidente para o seu super, em quantidade, ministério foi travar a guerra da comunicação, não deixar sem resposta nenhuma aleivosia que se levante contra o governo.

  • Antonio Henriques Cardoso

    “A Voz do Brasil”, será que ainda vou viver para ver o fim desta aberração radiofônica? Liberdade no rádio já!

  • Cidadão Quem

    Será que é por isso que há tanto petista na imprensa?

  • Paulistana

    Por que o governo não começam a “democratização das mídias” pela EBC? Isso aí é q é um oligopólio.
    Parece q eles tbm são adeptos da terceirização, assim como a Petrobrás. Se procurar …

  • rchamoun

    Qualquer estagiário de auditoria sabe que os gastos com serviços são onde se concentram as maiores possibilidades de fraude no ambiente empresarial. Gastos com comunicação empresarial, então, são os campeões em termos de rebates pro bolso do gestor picareta. Audita que vcs vão ver que tem muita mutreta..

  • Pietro Furlanetto

    Me perguntei e me pergunto sobre essa ebc ja faz tempo, se for pra gastar tudo isso que seja no padrao bbc pelo menos e nao neste ‘ebc‘ ahueiahueahiuea, se os parentes dos funcionarios assistirem ela ja eh muito.
    @pihfurlanetto

  • zé pedro

    Nos governos passados, a gente ouvia muita propaganda no rádio e na tv. alertando pessoas, principalmente os mais jovens, sobre drogas e outras coisa nocivas à sociedade, e à saúde; Hoje não se vê nada disso. essa bica de dinheiro que escorre pelo ralo, gasta com propagandas enganosas, que a gente sabe muito bem que é mentira, é somente para dizer que o governo é “bonito”. Mentira pura. Se o governo propagandeasse informações públicas, de interesse da sociedade, seria mais proveitoso. Tipo: respeite seu semelhante, não use drogas, elas matam você, sua família e a sociedade. respeite as leis de trânsitos, respeite os bens públicos , eles são seus também. e por ai se vai. Só que isso não da voto.

  • FORA BOLIVARIANOS !

    O Brasil deixou as malditas saúvas vermelhas procriarem… agora já era!

  • ps

    Ô Setti, vou te explicar em uma só palavra: roubalheira!

  • JOÃO

    Acho que a tesoura do Levy,náo vai prestar pra nada ,se não for amolada urgente.
    Será que todo mundo ficou cego ou somos um povo resignado ou acovardado?
    E agora a Petrobrás,na UTI, com um cancer em fase terminal , chamdo corrupção, fazendo propaganda tentando vender a imagem de empresa modelo.
    Propaganda funciona, vende qualquer porcaria, dese que bem elaborada.So que engana o povo menos esclarecido. Vai perguntar para empresários e economistas o que acham do momento atual da Petrobrás.Falando em Marketing, entrem de Socio do Palmeiras, que é um bom negócio.kkk

  • Berlatto

    Socorro!!! Cadê a oposição, cadê os “intilictuais”, cadê os políticos decentes deste país, cadê os black blocs p/ vandalizar Brasilia, cadê os sindicatos e, CADÊ O POVO BRASILEIRO NAS RUAS?
    Definitivamente estamos na escuridão, literalmente.

  • Paulo Souza

    Mais do mesmo. Foi bom a Dilma ganhar as eleições, assim a coisa derrete na mão dela. Se a oposição lograsse êxito,apareceriam como os vilões. O duro é tudo isto ocorrer e a oposição fazer o papel de cúmplice e não de delator! Mais uma estatal para abrigar a companheirada. Quero o meu dinheiro de volta, o filme prometido não foi o exibido.

  • Berlatto

    Setti, esqueci de dizer que até o nazista Goebbels, que detinha uma máquina infernal de fazer propaganda, ficaria se ainda estivesse por aqui, como diz a nossa gerentona/Dilmona, estarrecido com tantos gastos. São bilhões do pobre contribuinte brasileiro indo pro ralo. Isso pra fazer proselitismo de um governo vagabundo e incompetente como este dos petralhas, né?

  • Americo

    O senhor confunde público com estatal. não só o senhor. o conceito de público e de estatal é rudimentar no brasileiro.

  • Bruno Sampaio

    Isso sim é que é lutar pelo fim do “monopólio da mídia” e lutar contra a propriedade cruzada.
    E mesmo com tanto aspone não consegue passar do traço! É que nos, pobre povo que deve ser conduzido ao paraíso pelos “intelectuais” revolucionários não sabemos escolher bem! Só eles que “sabe”!
    Só falta mesmo avisar todo mundo!

  • HR

    Pois é, tudo obra do partido bandido que o povo elegeu por 12 anos e renovou para mais quatro…

  • Luiz Antônio

    Nem com uma lupa se consegue enxergar a audiência dessas emissoras.
    Gasto inútil.
    Eis aí uma gordura que poderia ser cortada com a finalidade de ajuste de contas públicas.

    Caro Luiz Antônio, sem dúvida poderia. Se “eles” cortarem aí, porém, corto eu o meu pescoço.
    Abraços