MENSALÃO — Advogados de mensaleiros criam nova e extraordinária figura: o “respeito” ao Supremo que, na verdade, é ofensa

Tudo pareciam flores: advogados dos mensaleiros gargalham no plenário do Supremo no início do julgamento, em agosto de 2012 (Foto: André Dusek / Agência Estado)

TUDO PARECIA FLORES: advogadões dos mensaleiros gargalham no plenário do Supremo Tribunal Federal, no início do julgamento, em agosto de 2012 (Foto: André Dusek / Agência Estado)

Todos já conhecemos a enorme capacidade dos bons advogados no uso e na manipulação de palavras.

Com a condenação dos envolvidos no escândalo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, vários advogados dos mensaleiros estão conseguindo se superar em matéria de acrobacias verbais.

Criou-se a extraordinária figura do “respeito” ao Supremo, por meio de palavras que, na verdade, ofendem profundamente a Suprema Corte.

Vários advogados, a começar pelo defensor do ex-ministro José Dirceu, José Luís de Oliveira, juram por tudo quanto é santo que “respeitam” o Supremo — para, logo em seguida, dizer que…

*  o tribunal condenou seus patrocinados sem provas

* o tribunal julgou seus patrocinados contra evidências contidas nos autos

* o tribunal atropelou a legislação

* o tribunal não levou em conta sua própria jurisprudência

* o tribunal conduziu, na verdade, um julgamento político

E por aí vai.

“Respeitam” o Supremo.

Imaginem se não respeitassem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário

  • M. PACHECO

    Não vejo contradição na atitude dos advogados referidos. Eles respeitam tanto o STF que lamentam o comportamento de seus membros em não respeitá-lo.

  • Luiz Neto

    Meu amigo, respeitar o supremo, ou seja qualquer juiz que for, não significa concordar com a decisão.

    Discordar da decisão não pode significar desqualificá-la.

  • Ari Fernandes

    Aquela roda de figurões de operadores do direito riam e com muita razão. Eles sabiam ser impossível defender os mensaleiros, mesmo assim cobraram fortuna para defende-los e riam pelo fato deles terem pagado o que pediram. Quanta inocência Genu, quanta inocência Dirceu. Vocês que se julgavam espertos encontraram-se com advogados.

  • Joca

    São os “grandes” advogados ou “grandes” bancas de advocacia que aprenderam a ganhar processos judiciais através da prática de corrupção ativa, tráfico de influência e chincanas. Como agora o método não funcionou totalmente e os seus constituintes criminosos foram condenados, eles estão tentando desrespeitar o STF e, principalmente, o Ministro Joaquim Barbosa.

  • Paulo

    Ora meu amigo, tem advogado especialista em defender traficante, bandido do PCC e ladrões do dinheiro público. É aí que eles faturam. Esses advogados deveriam ser presos junto com o cliente, pois sabem bem o que fizeram.

  • Fernando Pawwlow

    Caro Setti,o Supremo seguirá sendo achincalhado enquanto não agir com firmeza contra agressores,simples assim.

    Seu Presidente já foi retratado como macaco( com a omissão compreensiva(?) de entidades,oficiais e não-oficiais,de associações de defesa dos negros)e blogs que recebem patrocínios de estatais(Banco do Brasil,por ex) publicam acusações alusivas à “ilegalidade” do julgamento.
    O Supremo trata tais agressões como zumbidos indistinguíveis , filosoficamente, com a altivez de quem senta num bueiro,declarando”O que vem de baixo não me atinge”,desprezando as ratazanas .

    Não sei se tribunais superiores de outros países são atacados com esta desenvoltura,se um dos Três Poderes é afrontado,sem qualquer punição,como aqui no Brasil.Você,Setti,sabe se é comum isto em outras paragens?
    Agressão sem resposta é,todos sabem,convite a outras agressões.Maquiavel lembrava que o temor do revide reprimia muito da agressividade humana(acho que diz algo assim no livro sobre Tito Lívio)e no Brasil agride-se sem este temor civilizatório,caro Setti,daí as “observações respeitosas” dos ilustres advogados.
    Que te parece?
    Abraços do Pawwlow

  • JOEL LUIZ

    Não publico acusações sem provas, caro Joel.

  • AI JESUGI

    Peço que critique sem xingamentos, palavrões ou baixarias. Com isso, não publico.

  • ADÍLIO BELMONTE

    Há excessos de “verbarrogia”. Houve profundo desrespeito da própria tribuna do STF quando um ilustre desses advogados insinuou que no STF também se estava cometendo crimes de corrupção, quando os Gabinetes dos Ministros recebiam obras jurídicas ofertadas pelas editoras ou distribuidores de livros. Ora, ofertar um livro ao Supremo Tribunal Federal parece ser um dever de toda editora jurídica que se preza, notadamente quando se sabe que o STF é serviço público e que tem uma biblioteca aberta ao público. Demais, raciocínio com esse porte jurídico tinha mesmo que ajudar a mandar o cliente para cadeia. Infelizmente, no Brasil há muitas pessoas que ainda procuram o advogado pela beleza da gravata, pela grife do terno ou pela sua atuação midiática. Vale ainda mencionar que somente um advogado(defensor público) conseguiu para o seu patrocinado tudo aquilo que todos os mensaleiros queriam obter, o envio do processo para o primeiro grau de jurisdição, afastando a tese do foro privilegiado. Quem vive de fantasia nem sempre obtém frutos reais.

  • Zizi Cat

    Estão envenenados pelo veneno lulopetista, bolivariano,comunista,petralhista cubanista, enfim toda essa idiotisse! Ou são mesmo rábulas oportunistas na mira só do dinheiro que é nosso próprio também!

  • JOEL LUIZ

    Sim por que não, roubaram não devolvem o que roubaram e ainda se fazem de inocentes, enquanto isso o povo não tem educação, saúde, segurança. Pena de morte no Brasil já

    A pena de morte nunca poderá ser instituída, Joel, porque é barrada por uma das cláusulas pétreas da Constituição — ou seja, aquelas que não podem ser objeto de mudança.

  • CerradoemChamas

    Uma jornalismo investigativo poderia verificar quem está pagando os honorários destes senhores, principalmente os da cúpula do PT.

  • Carlos

    Critique sem ofender, caro Carlos. Assim não dá.

  • Osmar

    É muito dinheiro (provavelmente público) para pagar estes caras. Eles tem que pelo menos tentar fazer sua parte, mesmo que contrariando as leis.

  • Silva Júnior

    Patéticos!

  • Cidadã Consciente

    Elles estavam rindo à toa, porque tinham certeza que os braços da Justiça jamais alcançariam réus tão poderosos, contando com a leniência do nosso sistema judiciário, o enorme arsenal de recursos e os Ministros cooPTados!
    Não contavam com a persistência, argúcia e integridade do nosso Joaquim Barbosa e alguns de seus pares.

  • João

    A verdade é que o Supremo fez um julgamento, atípico, como já disse, um ponto fora da curva. Importaram uma teoria, da Alemanhã, coincidentemente, de onde GILMAR MENDES teria feito seu doutorado. (é especializado em direito alemão).
    Todo mundo que é razoável nesta matéria não titubeia em dizer que há algo de anormal no julgamento do mensalão.
    Afinal, Que houve o mensalão, ninguém nega. Mas o que ganhou de recursos Dirceu? Genoíno? e alguns outros acusados? Ganharam a reforma da Previdência? a governabilidade? Então, não podemos dizer que são ladrões. FHC também fez o seu mensalão, para uma causa, a REELEIÇÃO, houve denúncias, Denúncia de mensalão, de compras de deputados para inserção do INSTITUTO DA REELEIÇÃO, mas a imprensa esvaziou as denúncias? porque?

    O caso da reeleição já mereceu uma CPI e investigações da Polícia Federal e do Ministério Público.
    Nunca se provou nada contra o ex-presidente Fernando Henrique.
    Caso você não se lembre, a reeleição beneficiou 27 governadores e 5.656 prefeitos do país. As pressões para que o Congresso aprovasse a reeleição partiram de todos os setores geográficos e políticos.
    A imprensa não esvaziou nada — todos os grandes veículos deram enorme cobertura às denúncias. Basta procurar a coleção de qualquer jornal ou revista, começando por VEJA.

  • diva mota

    – Esses advogados estão é levando todo o dinheiro dos ladroes do povo. Na minha opinião eles já estão sem dinheiro e esses advogados ainda estão nos casos só pra terem publicidade, aparecerem.

  • Zé Geraldo

    Os advogados estão gargalhando, e com razão, em acintoso escárneo ao STF. Seus embargos infringentes pelos crimes capitulados como de quadrilha ou bando, e de lavagem de capital, imputados ao núcleo político petista,estão “no papo”, graças a certos togados cujos nomes são de conhecimento público.

  • Zé Geraldo

    Os advogados estão gargalhando, e com razão, em acintoso escárneo ao STF. Seus embargos infringentes pelos crimes capitulados como de quadrilha ou bando, e de lavagem de capital, imputados ao núcleo político petista,estão “no papo”, graças a certos togados cujos nomes são de conhecimento público.

  • daniel

    ê todo profissional tem que ganhar seu dinheiro, justo , agora defender pessoas que estao destruindo uma naçao, e ainda fazer gosaçao dos Juizes (dignos) da suprema corte de uma naçao, nao pode ser chamados de advogados , nunca na historia deste Pais ouve tanta degradaçao moral como agora.

  • João

    Muitas pessoas insistem em dizer. LADRÕES…Mas será que estão sendo justos. O que roubou Genoíno? Qual foi o ganho pessoal de Dirceu? Não existe, não existe nada provado. E não existe mesmo. Desafio qualquer um a mostrar que existe. Não existe. O que foi o mensalão? muita gente, diz mensalão, etc e tal.. mas o que foi o mensalão? Mensalão foi um esquema montado, DIGAMOS, pela teoria do domínio do fato.. montado por Dirceu, Lula e PT para dar governabilidade ao seu governo, para aprovação das reformas, principalmente, REFORMA DA PREVIDÊNCIA. E como se fez este esquema? Este esquema foi feito pagando deputados da base não do PT.. MAS àqueles deputados de alguns partidos (PL, PTB, PMDB)… E QUEM PAGAVA? MARCO VALÉRIO… COM QUE RECURSOS? recursos públicos que eram pago a agência de comunicação de MARCO VALÉRIO… Resumindo, Ladrão, Dirceu? porque em nome da governabilidade para aprovação da de reformas super necessárias como reforma da previdencia utilizaram-se destes recursos? não sei. Está errado. Sim. Mas daí a virar este escandâ-lo todo não sei. FHC também comprou DEPUTADOS com emendas, houve denuncia até de compra direta.. que não foi apurada, que não houve denuncia pelo MP (não lembro.. mas dizem que a compra direta ou indiretamente foi para aprovação do INSTITUTO DA REELEIÇÃO… fhc roubou? ACHO QUE TALVEZ NÃO.. O FEZ EM NOME DE PROJETO POLÍTICO.

  • Marcelo

    O sr, pode dar uma lida rápida.

    http://pt.scribd.com/doc/160479658/Laudo-2828-2006-do-Instituto-Nacional-de-Crimanlistica-da-PF

    Esse é um dos relatórios que o sr. Babosa nunca quis dar publicidade, ao contrário.
    Leia e verá quem recebeu a grana do BV,e quem assina como responsável.
    O nome de Pizzolato nunca apareceu em qualquer documentos da Visanet, muito menos das agências de publicidade.
    Se isso não é um tribunal que condenou sem provas, se isso não é um Tribunal de Exceção, o sr. poderia nos dizer o que é?

    O que você quer dizer por Barbosa “nunca querer dar publicidade” ao documento?
    O processo inteiro é público, pode ser consultado.
    E para fazer a acusação grave que você faz ao Supremo teríamos que conhecer TODA A DOCUMENTAÇÃO que liga Pizzolato ao escândalo.
    Por que o STF, sob o governo Lula, com um procurador-geral da República nomeado por Lula atuando no processo (e depois outros dois, um deles nomeado por Dilma), com a quase totalidade dos ministros nomeados por Lula ou Dilma iria se transformar, no julgamento de um caso envolvendo poderosos do PT, em um “tribunal de exceção”?
    Que misteriosas forças ocultas levariam um colegiado de 11 ministros a isso?

  • Luiz

    Não é à toa que existem tantas piadas sobre advogados…

  • Zé Azedo

    Olá Setti,

    Defender o indefensável,só pode dar em perda da causa,mesmo para defensores graúdos ganhando um ótimo pagamento. Aí então tem que achar um culpado pelo fracasso regiamente pago e o STF foi o escolhido.Assim como os militantes da causa socialista Txukarramãe vão bater bumbo até cansar e óbvio vão desqualificar o STF que tem pelo menos 4 votantes pela causa. Não tem noção de ridículo.
    Um abraço caipira

  • Percival

    Esses milionários são repulsivos!! Da mesma laia daqueles que, a pese de ouro, defendem!!!

  • José Maria

    Critique, por favor, mas sem xingar, insultar ou ofender. Do jeito que veio, não publico.

  • José Carlos

    PT ! Cadê o dinheiro ???

  • luiz ferreira

    O Supremo não interessa nem para a maioria absoluta dos advogados nem muito menos para a maioria absoluta da população brasileira que nunca foi nem irá naquela corte. O gargalho da justiça esta na primeira instancia e nos tribunais. O supremo é um circo. Ministros palhaços e advogados malabaristas. E na gestão esquerdista está sendo devidamente aparelhado ha mais de dez anos…

  • Otário do DF

    Esses Advogados desrespeitosos deveriam ser presos também, por defender crimonosos hediondos e ofender alguns ministros que não agiram como advogado de defesa. Advogados, políticos estão todos atordoados com o desfecho da robalheira. BRASIL, UM PAÍS DE TODOS, OS BANDIDOS.

    O advogado não pode ser confundido com o réu que ele defende. Em qualquer país decente, qualquer tipo de criminoso tem direito — sagrado — aos serviços de um advogado. É errado e injusto criticar um advogado pelo tipo de pessoa que ele defende.

  • augusto correa de oliveira neto

    São elitistas no pior sentido.Todos sonhando com uma vaga no supremo.Nestes últimos dias toda soberba de afronta as leis e ao Ministro do Supremo
    desapareceu e se tornaram advogados de porta de cadeia.
    Nesse meio, homem mesmo, se mostrou Joaquim Barbosa, o nosso negro querido que eles odeiam.

  • manoel

    Esses figurões advogados, a exemplo do Kakai, figura hiponga, tornaram-se famosos na era petista. Cheios de saberes e dinheiro que ganham dos Cachoeiras da vida nesse toma lá da cá e salve se quem puder. Portanto, agora estão insatisfeitos por que STF presidente por Joaquim Barbosa que mudou as regras do jogo sobre o seu comando, mandando os clientes famosos dos Kakais e cia para o xilindró. O ministério publico tem que denunciar esses figurões que estão a achincalhando o STF.

  • pedrusko

    O incrível exército de Brancaleone.

  • mary halfen

    sabemos que todos tem direito a advogados de defesa,que se valem de todas manobras e malabarismos,para defender seus cliente,mas dai a desrespeitar e ofender o mais alto poder da república,o STF,isso é crime SIM,de injúria,e devem ser denunciados SIM.esses “nobres”advogados,estão atuando como advogados de porta de cadeia.
    será que por perderem as causas,estão preocupados em não receber seus honorários???

  • Alberto

    Justiça só é justa quando é a favor!!

  • Roberta

    Acabei de ver pela primeira vez ao filme “Os Intocáveis”… a reação dos condenados e seus patronos foi idêntica à do bandido ‘Al Capone’…

  • Tcheves

    Setti, a pergunta que vc fez ao Marcelo pode ser respondida por qualquer um que ler essa matéria: http://correiodobrasil.com.br/noticias/politica/pizzolato-revela-na-italia-dossie-que-embaraca-julgamento-de-barbosa/663253/

    O Marcelo não faz nenhuma acusação ao STF, pois o próprio STF solicitou o sigilo do inquérito paralelo à AP470 e que continha tais documentos.

    O STF só liberou tais documentos após a condenação dos réus.

    Essa bomba bale um post, nao?

  • Isaias

    Estão inconformados com o estoque de recursos dos quais dispõe, ou decepcionados com a qualidade do aparelhamento do Supremo? Eis a questão!

  • toninho Malvadeza

    Ficaram todos os risonhos advogados ainda mais ricos, e seus clientes na CADEIA.

    Valeu Joaquim Barbosa !
    PERDEU,PT !

  • Maria Luz

    Reunam-se agora no circo mambembe do Marco Aurélio
    para rir de suas palhaçadas.

  • Corinthians

    Setti,
    Como tenho uma cópia do apenso 142 completo (de mais de 24 MB, por que existem cópias incompletas por aí só com 6 MB) aqui comigo, também disponível na internet, peço licença para colocar o que simplesmente é ignorado por quem defende a corja condenada – imagino que vários que usam o documento não chegaram a ler nem parte deste.
    Página 20:
    “Em que pese seu teor completo ser de leitura obrigatória, ante a profundidade da análise empreendida, alguns trechos do Laudo Pericial no. 282812006-INC merecem destaque, pois a imputação feita na denúncia de que Henrique Pizzolato e Luiz Gushiken beneficiaram a empresa de Marcos Valério, ao fazer adiantamentos de valores sem a devida contraprestação de serviços, foi confirmada pelos dados levantados.”

  • Luiz

    No fundo, mas no fundo mesmo, são boas pessoas.

  • Artur Souza

    Estão rindo de quê? Estamos rindo de quem respeita a lei neste país.

  • Ronaldo Barra

    Diógenes saiu de Atenas e se encontra em Brasília com sua lanterna procurando um político honesto e íntegro para dar um basta a incongruência dos defensores dos condenados políticos do mensalão. Até agora não apareceu um só político do Senado ou Câmara dos Deputados para dar um pronunciamento mostrando o desrespeito a Justiça e Constituição do Brasil. É um país acéfalo onde os bandidos e seguidores tem voz com o apoio dos bajuladores e capadócios do país. Temos de reinventar o Brasil. Um país onde o juiz é criticado por fazer valer a lei e os facínoras são ovacionados pelos crimes que cometeram.

  • Moacir 1

    Corinthians – 19/11 às 23:45
    Grande Corinthians,
    Importantíssimo o seu comentário, por várias razões:
    1-Pela divulgação do trecho da página 20 do apenso 142,onde está CITADO com todas as letras e números o tal do laudo pericial 2828120006-INC,desmentindo as levianas acusações recentemente postadas por aqui, de que teria sido “omitido” por JB e por ele criminosamente colocado sobre segredo de justiça numa outra ação,esse laudo pericial da PF.
    2-Por explicar-nos que as cópias do material em 6MB espalhadas pela web,estão convenientemente incompletas.
    3-E finalmente, por ter matado a charada.
    Há muitos que não leem,só repetem o que ouviram.Há outros que leem, mas não param para pensar no que leram ou checar as suas fontes ou a completude do material lido.
    Muito poucos leem tudo,à esquerda e à direita e só depois de o ter feito,filtrado e cruzado informações ,se acham suficientemente informados para manifestar opinião.Uma pena.
    Mas é que tanto ler quanto pensar TUDO,às vezes DÓI!
    Grande abraço

  • Meia Verdade

    “Eles vasculham o lixo e acham a pérola”….assim e o nosso código penal.

  • Luiz Carlos (não o Barretão)

    Depois que os doutores receberam tudo ou parte de mais de sessenta milhões de reais, que poderiam ser chamados também “de faz-me rir”, soltaram esta imensa gargalhada. é muito dinheiro hein Setti?

  • Artur Souza

    Estão rindo de quê? Estamos rindo dos bandidos que não roubam o suficiente para pagar nossos honorários.

  • douglas

    Sera que o Dr:Ives Gandra Martins tambem esta rindo??

  • Maria

    Estão rindo dos contribuintes brasileiros que estão pagando: pelo dinheiro que foi desviado dos cofres públicos, pela incompetência da quadrilha que se aboletou no poder e pelos honorários caríssimos de cada um deles.

  • Eliezer Ribeiro de Oliveira

    Caro Saulo, como venho lembrando incansavelmente aos amigos do blog, as regras para publicação de comentários, em nome da boa legibilidade e da atenção para com os demais leitores, vedam a publicação de textos escritos em maiúsculas.
    Consulte as regras, se quiser, no link http://goo.gl/u3JHm
    Conto com sua cooperação da próxima vez.
    Obrigado desde já.

  • Kitty

    Caro Ricardo, me lembro muito bem daquele dia em que os advogados de defesa estavam festejando o primeiro embate na Corte e, seguramente, pensavam que eram favas contadas a liberação dos mensaleiros..que os advogados tirariam de letra o julgamento e que no final seria apenas caixa-2, teoria esgrimida pelo mestre Thomas Bastos quando socorreu às pressas ao PT, na época do estouro da bomba que levou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu no governo Lula, à cassação! Esqueceram um detalhe importante aquele dia em que estariam comemorando a piada de salão de Delúbio Soares, que no STF existia um juiz que não teve medo de cara feia e que fez questão de vestir aquela toga com dignidade e disposto de por um basta na impunidade que sempre reinou absoluta quando se tratava de julgar gente graúda no poder e demostrar que ninguém por poderoso que fosse os estaria acima da LEI..e, eu acho que, aquele deboche demonstrado nas gargalhadas irreverentes dos risonhos advogados, nos bastidores devem ter amarelado bastante..Grande Joaquim Barbosa! Os nocauteou..e como!!!///Abs-Kitty

  • PRDM

    Sr. Setti,
    É forçoso reconhecer que, frente a obrigação de se declararem sobre o resultado deste caso, os ilustres causídicos, que pegaram a difícil, mas muito lucrativa tarefa de defender os mensaleiros, não poderiam mesmo reconhecer o acerto da decisão do Supremo. Porém todas as declarações demonstraram absoluto desconhecimento do teor do processo. Nenhuma de suas alegações resistem à mais perfunctória das leituras dos autos. Ou lhes está faltando capricho na elaboração das desculpas para o retumbante fracasso ou, não estudaram mesmo os autos, o que explicaria as pífias defesas apresentadas que mais que justificaram o resultado.

  • Fernando

    Então quer dizer que os advogados dos mensaleiros continuam a ser remunerados para atuarem em defesa dos seus bandidos? Com que dinheiro e de onde? E Rose com seus poderosos 23 advogados, de onde sai tanto dinheiro para superprotegê-la? O Barba acha isso legítimo? hehe
    E a esgotosfera não se manifesta, esta tão apegada à justiça segundo sua visão!

  • NERVAL DA COSTA

    Se você quiser saber porque seu texto foi deletado, por favor consulte as regras para publicação de comentários no blog no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado.

  • juscelino

    http://www.youtube.com/watch?v=Tb7cAwd-cSI&feature=share_email#t=85 – como se deve fazer uma reportagem para confrontar toda sorte de mentira e mazelas mais.