MENSALÃO: Certas coisas não têm preço. Ver pegar mais de 10 anos de cadeia o chefe da quadrilha que queria assaltar o poder corrompendo o Legislativo, por exemplo

José Dirceu: a longa sequência de desmentidos, acusações, ironias, ameaças e desculpas chega ao fim — ele vai mesmo para a cadeia

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, foi quem fulminou em declaração histórica em que constituiu, em resumo, o mensalão: uma tentativa de golpe contra as instituições — um poder do Estado, o Executivo, tentando se apropriar de outro, o Legislativo, mediante a corrupção de integrantes seus. E, como se não bastasse, com dinheiro público.

Assim sendo, não há como não comemorar, em nome da democracia e do Estado de Direito, o que o Supremo decidiu, soberanamente, hoje: condenar a uma cadeia dura o ex-chefe da Casa Civil, ex-todo-poderoso cacique do PT e virtual Delfim do lulalato, José Dirceu, como o chefe da quadrilha do mensalão, tal como o definiu o procurador-geral da República na denúncia oferecida ao tribunal em 2006, aceita em 2007 e cujo julgamento, agora, se aproxima do final.

Um esquema que sangrou os cofres públicos em pelo menos 153 milhões de reais, e pelo qual Dirceu recebeu pena de 10 anos e 10 meses de prisão como chefe de uma quadrilha formada por políticos, empresários e banqueiros e por ter coordenado, no início do primeiro lulalato, a corrupção de parlamentares do PTB, do PP, do PL (atual PR) e do PMDB.

Como informa o site de VEJA, “ao sacramentar a pena do ex-todo-poderoso ministro do governo Lula, Barbosa foi claro: o petista ‘colocou em risco o próprio regime democrático’. A pena imposta a Dirceu exige que ele inicie o pagamento de sua dívida à sociedade necessariamente atrás das grades.”

E continua o texto:

“Na sessão plenária desta segunda-feira no Supremo Tribunal Federal, ao descrever as atuações de bastidores de José Dirceu – suas ações criminosas foram documentadas nos autos –, o relator disse que os fatos ilícitos do ex-chefe da Casa Civil incluíam ‘conversas reservadas e clandestinas’ em um estratagema que deixou ‘diminuídos e enxovalhados pilares importantíssimos da nossa institucionalidade’.”

Tal como Ayres Britto, Barbosa considerou a bandalheira toda como uma ameaça gravíssima às instituições democráticas.

Depois de tanto esperneio, depois de tanta negativa, depois de tantas acusações irrersponsáveis e mentirosas sobre o “golpismo” de quem queria só ver justiça sendo feita e os culpados punidos, depois do fajutíssimo “pedido de desculpas” de Lula, depois de suas sucessivas bravatas de que iria “desmontar” a “farsa do mensalão”, depois de ironias e ameaças de petistas ilustraes, depois da arrogância do estalinista presidente do PT, Rui Falcão, sobre o Supremo fazer parte de uma “elite suja e reacionária” — ver Dirceu atrás das grades não tem preço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário

  • J4S0N7

    O governo Lula, foi julgado e justamente condenado.

  • Silva

    Vai ser muito bom. Vamos lavar a alma com esta cena. Ainda assim achei pouco, merecia muito mais.

  • luiz eduardo monge dos reis

    O BRASIL, começou a lavar o primeiro degrau, apos este julgamento.

  • ana serra

    Não tem preço mesmo!!! Estou aqui exultando com a decisão do STF!!!
    VQV!!! haveremos de conseguir desmantelar e prender essa quadrilha!

  • Sylvio Haas

    É verdade, não tem preço. Mas Dirceu, como chefe de quadrilha, está para o Mensalão assim como Ethan Hunt está para as tarefas do grupo Missão Impossível. Diz a gravação na fita, segundos antes de se autodestruir: “caso ele ou qualquer membro do grupo seja apanhado, o secretário de defesa negará qualquer conhecimento dos fatos.” Sabemos bem quem é o secretário de defesa, nesse caso, não?

  • Moisés Fróes

    Que beleza!
    Afinal um corruPTista na cadeia.
    Falto o chefão-mor, o Lula****.
    É só o ‘Carequinha falar o que sabe e tem provas, que o corruPTista-mor, em 2014, estará também numa cela, bem lotada de gais que Elle gozu em Pelotas/RS.

  • marco antonio do prado

    E seria mais impagável ainda, ver o “nove dedos” atrás das grades. E o seu povão mentecapto levando “cafezinho” para elle…

  • Lia

    cuidado senhores presidiários!!!!!!!!! Zé Dirceu vai chegar e roubar marmitex!!!!!!!que no caso tb é pago com nosso dinheiro

  • Manny Lite

    10 anos eh muito pouco para a gravidade dos Crimes que o Camarada Ze Dirceu cometeu. Ter ele solto e com direitos politicos serah uma ameac,a constante ao regime democratico Brasileiro e aos Cofres Publicos.

  • Francisco Rafael

    Não acredito em punição real para os mensaleiros. A chicana vai continuar até não mais poder. Vai sobrar alguma coisa para um ou outro, mas DIRCEU, JENUÍNO, JOÃO PAULO, DELÚBIO e os banqueiros… não acredito.

  • calebi

    Só 10 anos,por tanto mal ao Brasil?mesmo assim lava a alma ! viva o supremo !

  • Deborah

    Agora falta organizar uma carreata prá acompanhar o meliante até a entrada do presídio, com uma banda tocando o Hino Nacional!

  • calebi

    Setti,o chefe ainda não foi julgado,mas se Deus quiser o será.Segundo um amigo do Zé ele está se sacrificando por Lula,seu chefe,portanto vamos aguardar.

  • Adi

    Caro Ricardo Setti

    José Dirceu, chefe de quadrilha, condenado pelo STF, a prisão o aguarda.
    Mesmo assim o PT não expulsa do partido, contrariando regimento interno, que partido é este ?
    O Brasil espera o pronunciamento da presidente, vários envolvidos estavam atuando nesta administração. O governo precisa se posicionar a favor ou contra a corrupção, não estamos falando de um acontecimento qualquer, foram anos de processo que culminaram em um julgamento imparcial, público e o mais importante, de acordo com as normas legais vigentes e preservado o direito de defesa de cada réu no limite máximo.
    Dilma por exemplo poderia parabenizar o judiciário pelo trabalho e declarar à todos que em seu governo este tipo terá vez.
    E ai, ela tem coragem para isto ?

  • zm

    Setti
    só vou me contentar quando pegarmos o capo principal, o substituto de Deus, o principal pilantra: Ignorácio! Nem um pio seu se ouve do falastrão.Onde te escondes, covarde? Não ficou de desmontar a farsa do mensalão, malandro?
    Maior embusteiro de todos, entrega os comparsas, para se livrar do pior.Tua batata tá assando….

  • Davilson

    é impressão minha o sr. está feliz mesmo, nao basta ser inimigo da esquerda tem que colaborar.

    Não sou INIMIGO da esquerda. Sou ADVERSÁRIO da esquerda. INIMIGO sou é de ladrões e safados, como os condenados pelo nosso principal tribunal, de quem, pelo jeito, você gosta.

  • HOK do Brasil

    Mas as penalidades estão invertidas! O mandante maior com 11 anos e o mandado menor (Valério) com 40 anos! A Justiça continua penalizando mais os “pequenos”. Se considerarmos a proporcionalidade da penalidade versus importância de cada um na quadrilha, deveria ser de 120 anos para 40 anos.

  • Zaratrusta

    É uma catarse nacional aguardada a longa data! Agora resta saber se a pena será efetivamente cumprida,… e se seu “cumpanhêro” e co-mentor benificário apedeuta irá fazer-lhe companhia…. e quando!
    É necessário que esse “progressista-castrista” mofe numa cela da DEMOCRACIA, e que de lá não saia novamente, nunca mais! Tem 68 anos, com 10,8 anos de reclusão sairia com 79,… para voltar à liberdade apensado à vergonhosa imagem de um fascínora social incorrigível!
    Entretanto, só comemorarei o veredito quando o enjaulamento desse verdadeiro mimético-exterminador-de-democracias for consumado!

  • Osvaldemir G. Rodrigues

    Esperava mais anos de cadeia, mas cadeia em regime fechado é o mínimo pra esse malfeitor.

  • jatobá

    So quro saber se ja mandou o lalau pra Catanduvas FAZER COMPANHIA PRA SEU XARA ZEÇÃO PÉ DE MESA

  • Bruno Guerra

    Caro Setti,
    .
    O que não tem preço foi a jogada magistral de Barbosa em inverter uma suposta sequencia de votação para poder, tranquilamente, dar a Britto a oportunidade de votar JD !
    .
    Como fica evidente não existe nenhuma irregularidade nessa mudança. Os juizes são BEM pagos para estarem no tribunal a tempo inteiro (e não em bancas de mestrado….) e os advogados, que se saiba, seguem pelo mesmo caminho – bem pagos deveriam NO MINIMO dar exclusividade aos seus clientes, em vez de andarem com agendas multiplas…Não estarem presentes devia dar direito a desconto nos “fees” finais ! LOL !!!
    .
    Hoje o “Brasil que se quer” ganhou do “Brasil que existe”. A elite corrupta-politica foi punida. É sim uma “pseudo-elite” de gente ou gentalha que sob a sombra do poder apenas busca se perpetuar no poder e se beneficiar do poder. Não são só do PT. Não, eles não tem o exclusivo do ruim do Brasil. Mas são do Brasil que queremos esquecer, deixar para trás.
    .
    Um Juiz ficou e fica defendendo a todo custo o Brasil que existe. Outro, mais corajoso, luta pelo Brasil que se quer. E como um todo, o STF vota pelo futuro de um Brasil melhor.
    .
    Hoje ganhou o Brasil. Eu, vc, todos nós. Parabéns 🙂
    .
    Abr, BR

  • roberto dimas

    Comentários sobre VEJA, dirija-se — escrevo pela milésima vez — ao diretor de Redação, veja@abril.com.br

    Críticas ou comentários a meu respeito ou a respeito do blog, aqui estou para publicar. Se forem minimamente civilizados.

  • Bruneida Linck

    Estou de alma lavada.É preciso que o Zé, devolva o dinheiro aos cofres públicos!!!Que momento!!!!

  • carlos nascimento

    Dia histórico, acredito que o País vira uma página negra da República – a da impunidade – finalmente, se aplica normalmente às Leis. Sim, pois em Países soberanos, com o Estado de Direito em pleno funcionamento, transgressões cometidas, não importam as colorações de quem tenha praticado, se aplica à Lei e, fim de papo.
    Duro é ler por aqui, pessoas duvidando e questionando se vai ou não ser cumprida, vai ser cumprida, claro que sim, não tem jeito, o STF é um Poder Constitucional, está acima de qualquer outro Poder, desrespeitá-lo é anarquia.
    Peço ao RS que pare de fazer enquetes perguntando se a sentença será cumprida, isso só faz estimular insegurança e desrespeito para com o STF.

  • José Malinovski

    Porque M. Valério 40 anos de cadeia e Dirceu apenas 10 anos, não entendi…. Pois o assalto a Republica favoreceu principalmente Dirceu.. Sinceramente; acho que o STF pendeu para a pressão petista… Muito Lamentável !!!

  • freire

    http://joaquimbarbosapresidente.com.br/

  • freire

    Para muitos que acreditavam na justiça,tudo tem um preço,esse é o nosso Brasil,todos querem tirar proveito da situação.

  • freire

    Para muitos que acreditavam na justiça,tudo tem um preço,esse é o nosso Brasil,todos querem tirar proveito da situação.
    http://joaquimbarbosapresidente.com.br/biografia/

  • Reynaldo-BH

    Dirceu irá cumprir pena. Pouco importa se por meses ou um ano. Basta que a nação assista a entrada do condenado pelos portões de um presídio, para que seja exemplo a não ser imitado.
    No mesmo dia que pesquisas encomendadas pela Presidência da República – tendo como público-alvo a dita nova classe C, a emergente e que enche de orgulho aos lulopetistas – revela que 51% dos entrevistados preferem uma ditadura competente a uma democracia incompetente.
    Assustador. Assim como me assusta a própria pergunta. Qual o objetivo, o que quereria saber quem a formulou? É um cenário que sequer deveria ser levado em consideração.
    Neste mesmo dia – como sempre acreditei – o Poder Judiciário dá provas que é (e que sempre seja!) o garantidor de nossa liberdade, cidadania e democracia.
    A história haverá de registrar este julgamento. Certamente já como o mais importante já levado a cabo no país.
    Ao lado da condenação, fica um alerta. Um sinal de perigo.
    Jamais havia presenciado ou lido, uma defesa como a feita por Lewandowsky na primeira sessão do julgamento do mensalão. Foi absurdo e ofensivo. Elogios a advogados de defesa como jamais um juiz houvera coragem de assim proceder.
    Posteriormente, as intervenções comprovavam o que suspeitávamos. A clara e reconhecível preferência de Lewandowsky por ignorar o que os autos exibiam como verdade, a todos os seus pares. Exceto a Dias Toffoi, o que só reforçava a suspeita de todos nós.
    Lewandowsky jamais foi um revisor. Foi um opositor. Abandonou a análise dos fatos e tipos penais para ser – o que ele mesmo havia anunciado – um contraponto a outro juiz.
    Um ineditismo jamais visto em qualquer tribunal colegiado em todo o mundo.
    Usando e abusando de argumentos de defesa. Qualquer argumento.
    E hoje vi que este processo é didático. Mais do que poderíamos, de início, imaginar possível.
    A atitude de Lewandowsky em se retirar do plenário, tomado por um ataque de fúria pelo fato do relator exercer a função de meramente ser um relator, foi constrangedora. Confesso que senti vergonha. Por ele.
    Agiu como um advogado agiria. Se usasse de táticas dos rábulas que se especializavam em atitudes teatrais. Não é o caso.
    Dirceu condenado.
    E Lewandowsky passando recibo.
    Realmente um dia que merece uma reflexão.

  • Sergio

    Justiça seja feita!

  • Carvalho Netto

    Caro Setti!!!
    Esse é o 2o na escala dos chefes, falta mesmo o Ali-Babá, agora a PGR, tem que aceitar, e fazer as investigações necessárias, esse aí que diz que não sabia, não viu, e nem falou, É O CHEFÃO, esse verme tem que tomar 20 anos e devolver tudo que fora usurpado do povo brasileiro, aí sim se fará a justiça.

  • vera regina

    Estou contigo, com o nosso país e nao abro!!!

  • freire

    Agora quero ver o STF pedir a devolução do dinheiro publico desviado.

  • sergio lima

    http://joaquimbarbosapresidente.com.br/
    Para muitos que acreditavam na justiça,tudo tem um preço,esse é o nosso Brasil,todos querem tirar proveito da situação.

  • Fred

    Ainda falta pegar o outro, aquele que dizia que ninguem é mais honesto ou tem mais moral que ele no Brasil. E dizer que este partidinho usava a palavra TRANSPARENCIA. Vamos ajudar o Valério a explicar o caso do prefeito assassinado.

  • vera

    Que vão todos presos e fiquem la por muitos anos!!!

  • vera

    Justiça é o que o povo quer…

  • LILIANE

    o que se precisa definitivamente , e a devolução do dinheiro publico desviado.
    tem que voltar o dinheiro para os nossos cofres , tem que voltar para ser usados pelo governo para beneficio do povo Brasileiro.

  • Eny passini Moreno

    Eu acho eh pouco.E o Lula,nao vai ser investigaddo?
    Ele sabia de tudo e deu uma de Santinho.
    Recebi um email em que um ministro chines diz que no Brasil,nesses anos,foram desviados 100 Bilhoes dos cofres publicos.Sao verdadeiros assassinos esses corruptos.O que morre de gente por nao ter uma Saude decente, e as criancas que tomam agua barrenta la no Nordeste, e a falta de saneamento em boa parte deste Brasil,e por ai vai.

  • ORF

    Ricardo, o chefe da quadrilha esta condenado; eu tambem estou feliz com a aplicacao da lei. Mas peco que voce e os outros blogueiros da Veja nao esmorecam e continuem investigando a pergunta que nao cala: Quem eh o chefe do chefe da quadrilha?

  • marcelo

    Acredito que agora sim,após 20 e poucos anos a democracia foi estabelecida este fato historico seria em outro tempo e por outras gerações comemorado nas ruas é o começo de uma nação limpa esse momento de hoje tão esperado por muitas pessoas que sirva de lição para outros politicos que pensam podem tudo e ainda ficarem impunes,sei pode parecer ingenuidade mais estou tão emocinado e como fez a defesa dos réus citando músicas que eu vou citar os versos de Lulu santos eu vejo um novo começo de era de gente fina elegante sincera……….

  • celi

    “Mensalao: dinheiro que o brasileiro nunca mais vera.” Com a prisao dos mensaleiros, e ainda falta um chefao (aquele que nao sabia de nada), resta ao STF confiscar os bens desses corruptos que surrupiaram os cofres publicos em beneficio proprio. A justiça seria perfeita, o prejuizo nao seria total e os brasileiros de alma lavada e enxaguada!!! E viva o Brasil e a autonomia do STF!

  • Tuco

    .

    O Brasil avança, não há dúvidas!
    No entanto ainda teremos de trilhar
    longo e tortuoso caminho: só com o
    lularápio no banco dos réus poderemos
    começar a chamar esta terra de Nação.


    .

  • Ana

    Boa noite, Setti. Estou feliz como todos os brasileiros de bem, seu artigo foi no alvo!

    Tenho uma notícia péssima, li agora no blog do Reinaldo Azevedo e peço que o senhor leia alguns trechos:

    ‘Tarso Genro apoia evento em Porto Alegre abertamente hostil a Israel e viola 9 dos 10 incisos do Artigo 4º da Constituição! Que os civilizados apelem ao Supremo Tribunal Federal’.

    O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) — decidiu dar mais uma grande contribuição ao bem, ao belo e ao justo e resolveu emprestar apoio oficial ao “Fórum Social Mundial Palestina Livre”, que acontece em Porto Alegre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.

    Segundo o site do evento, delegações de 36 países já se inscreveram. O endereço para a inscrição fala por si mesmo: http://www.inscricoesfsmpl.rs.gov.br/pt.

    Você leu direito, leitor amigo: ali está “rs.gov.br”. Sim, Tarso não apenas dá apoio ao fórum como transformou o ato num evento oficial.

    A tempo, os respectivos dirigentes de ambas perceberam que estavam sendo arrastados para um encontro que, na prática, defende atos terroristas de grupos palestinos e prega o fim do Israel.

    O tal fórum tem um espantoso documento de referência, eivado de mentiras.
    Ele contém tudo o que a gente precisa saber para ter noção clara da natureza do acontecimento que está sendo financiado por Tarso Genro, com o dinheiro dos gaúchos:

    1: defesa do direito do povo palestino a resistir à ocupação e ao apartheid, dirigindo-se à obtenção do direito de retorno e do exercício de autodeterminação, inclusive o estabelecimento de um Estado nacional independente e soberano, em conformidade com as resoluções da Organização das Nações Unidas(ONU).

    2 – fortalecimento e expansão da participação na campanha global, liderada pelos palestinos, de boicote, desinvestimento e sanções (BDS) contra Israel, uma das mais importantes formas de solidariedades com nosso povo e seus direitos.
    As campanhas BDS englobam boicotes a Israel e empresas internacionais cúmplices das violações israelenses das leis internacionais, e boicotes acadêmicos e culturais de instituições israelenses, parceiras coniventes na ocupação e no apartheid.

    14. apoio à resistência popular palestina contra a ocupação israelense, legitimando-a como forma primordial de luta em benefício do povo palestino.
    ‘De novo, a referência velada às ações terroristas, chamadas de “resistência popular”.
    Isso inclui, por exemplo, os foguetes que o Hamas vive disparando no Sul de Israel’ – Reinaldo

    15. incitamento aos meios de comunicação a ter papel ativo na exposição das políticas colonialistas e racistas do Estado de Israel, lançando campanhas de informação pública.

    Denunciei na ADL, esta associação registra mundialmente as pessoas que pregam ódio contra o Estado de Israel e aos judeus.
    Aqui está o link: http://www.adl.org/ para quem quiser fazer o mesmo.
    Divulguei para os meus contatos e para o senhor.
    Acredito que o senhor possa escrever um artigo sobre isso, caso não escreva, divulgue para os seus contatos, sei que são muitos.

    Abraços fraternos, Ana Graña.

  • NILTON PEDRON

    AGORA FALTA COLOCAR NO BANCO DOS RÉUS O EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA E SEU FILHO, PARA COMPROVAR A ORIGEM DE SUAS FORTUNAS.

  • Roberto Souza

    Setti,
    concordo que certas contas não tem preço, porém vou deixar aqui um pouco do meu azedume.
    Tanto é verdadeira a sua frase que, para ver Dirceu pegar 10 anos de cadeia, temos que pagar o preço de assistir a uma atuação absolutamente absurda, inacreditável, vergonhosa, ultrajante, desrespeitosa, aviltante de um ministro da nossa Corte Suprema atuando claramente em defesa de bandidos.
    comprovadamente criminosos.
    Foi realmente gratificante assistir as condenações, porém, foi deprimente, as vezes angustiante ver um de nossos representantes no mais alto escalão da justiça agir como um advogado de porta de cadeia, usando argumentos e recursos grotescos, truques quase infantis, não se importanto com o ridículo a que se submeteu.
    Sinceramente, em alguns momentos senti a chamada vergonha alheia.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Uma pergunta e duvida:
    Caso a teoria do fato e seu uso no caso do “mensalão,”foi condenado até pelo autor da teoria na entrevista que concedeu recentemente na Folha de S.Paulo,condenando seu uso pelo STF.
    Caso a certeza absoluta seja substituída pela incerteza?
    Pedro Luiz

  • Vania Brandalise

    O povo tem que fazer pressão para aprofundar as investigações da família do lula*****. Eu não acredito em 10 anos pro Dirceu, com a palavra algum advogado falando do 1/3 da pena já cumprida etc. etc.

  • J.R.Monteiro

    Esse Zé Dirceu é um trapalhão.
    Se o PT tivesse mais iguais a ele, já teria acabado. Ele foi um revolucionário mediocre, presidente da UNE fujão e convencido, um lider só de si próprio e um parasita do Lula, a quem vai acabar levando para o buraco. Eu espero.
    Essa fantasia do todo poderoso é ridícula. Todo poderoso, foi e continua sendo, o Lula, o faraó a quem todos servem e idolatram, os quais ele usa e abusa. Verdadeiros capachos, burros e trouxas.
    Quando a luz do deus Lula se apagar a longa era da mediocridade deverá se extinguir, lentamente, a burrice é extremamente contagiosa.

  • luiz fernando de souza

    sera que vai preso essa quadrilha??? se fossem um simples cidadão que tivesse roubado um pacote de bala/biscoito numa grande rede de supermercado…acabaria preso …. mas como estão na ilustre classe dominante e enganadores…só sabem roubar descaradamente…

  • Observador100

    Naquela sala tá faltando um….fala Valério!!!!!

  • D.Roscito

    Sinto vergonha em pensar que temos “juízes” tendenciosos e “meliantes” sem julgamento! VERGONHA .

  • moacir

    Bom dia Setti!
    **Na guerra não há nada que substitua a vitória**….
    Pois é,acho que ganhamos ,senão a guerra,pelo menos
    essa batalha
    Hoje é dia de festa.Comemoro não as penas mas o fim da impunidade.Foi um grande passo.
    Dirceu vai vestir uma camisa listrada e NÃO vai sair por aí.O Rei Luís ESTÁ NU e….por enquanto MUDO. O PT resta julgado,condenado e apenado.
    O Brasil ficou contente…mas ,coisa esquizofrênica! é como se as pessoas comemorassem
    a vitória de seu time num jogo,o final feliz de uma novela na TV , dos quais tivessem sido, em vez de participantes , apenas expectadores.Não percebem que
    as coisas estão evoluindo,que todos estamos caminhando,que tudo está num movimento irreprimível
    pra frente,pra mais ,pra melhor.
    Não avaliam que o desfecho do mensalão foi a única resposta jurídica cabível à condenação das ruas.
    Persistem atribuindo a outrem a autoria da vida,dentro das suas zonas de conforto,brincando de herói e bandido (Joaquim X Lewandowski!) ,clamando pelas casernas,manifestando um saudosismo verde oliva,precisando de figuras de poder: por óbvio ,coróneis.
    Continuam a não se reconhecerem sujeitos e sim objetos da propria história,satanizando as diferenças,glorificando a intolerãncia.
    MAS…aprendemos juridiques,descobrimos que o Brasil tem leis e juízes desassombrados o bastante para aplicá-las ao partido do governo.Percebemos que temos voz,que valeu a pena os posts, as charges,as vaias e os aplausos dos quais foram alvo,nos aeroportos da vida,alguns ministros.
    Tenho lido alguns comentários interessantes (ainda raros!) tipo – Cuidado! temos que falar para os senadores sabatinar de verdade os canditados ao Supremo – ou – Gente,se liguem entre elles e o poder estamos nós e as urnas – ou -Tio Rei, escreve aí que a Carmem Lúcia é incoerente – ou –
    PODEMOS PROTESTAR !!! Sim, há esperança.Sim,estamos
    a caminho e na verdade,não importa de onde viemos e
    em tese,nem mesmo aonde chegaremos : o importante
    É A VIAGEM.
    PS Belas fotos! Identificação total com chamada**Estranho no Ninho**

  • pedrusko

    ELIS REGINA – CARTOMANTE
    http://letras.mus.br/elis-regina/209463/
    CAI O REI DE ESPADAS
    CAI O REI DE OUROS
    CAI O REI DE PAUS
    CAI NÃO FICA NADA (6X) ( ASSIM DESEJAMOS)

  • jfaraujo

    Esquenta não Dirceu, os cumpanhêiros vão levar cigarros pra você no xilindró. Só não se sabe se vai ser Milano ou Hollywood…

  • Enio Oliveira

    Caro Pedro, não existe certeza absoluta, a certeza, por sí só, já é total e absoluta !
    Quanto ao autor da teoria do fato ter condenado o uso pelo STF, não é bem assim, por favor, leia as declarações do autor na língua original, alemão, nos jornais de Berlim, verá que houveram distorções na tradução.

  • Eloy Paulino dos Santos

    MUITO BOM… Mas queremos o chefe do chefe sendo julgado também !!!

  • Enio Oliveira

    Aliás, recomendo esta leitura, no original, para ver que não é bem assim o que foi dito sobre a teoria do fato: Strafrecht, Allgemeiner Teil, Band I: Grundlagen. Der Aufbau der Verbrechenslehre
    Para os não chegados na lingua germânica: Direito Penal, Parte Geral, Volume I: Fundamentos. A estrutura da teoria crime

  • Fernando X

    Poxa, “J.R.Monteiro – 13/11/2012 às 0:26”, quanta injustiça!
    Você se esqueceu do Genoíno?

  • Adilson

    Que a cobertura jornalística da Veja continue da mesma forma para que O Mensalão do PSDB não fique impune ou só valo o do PT.

  • Ismael Pescarini

    Espero que com esse resultado o STF ponha um fim à prática da compra de apoio, isto é, corrupção pura e simples com desvio e dinheiro público, na política brasileira. Ainda veremos muitos casos de corrupção por obras e troca de favores, como os futuros ministérios de Kassab e Chalita, mas essas práticas um dia também terão fim. Como disse o Demétrio Magnoli, as condenações dessas pessoas em si não são motivo de orgulho, mas o resultado do processo é.

  • José de Araújo Madeiro

    No Brasil, o voto não serve ao eleitor, mas para dar legitimidade ao político. Este, após as eleições, faz o que lhe aprouver dos votos que lhe foram conferidos, inclusive para fazer negociações com o governos e com grupos do poder financeiro e especulativo. Reflita sobre as causas, meios, objetivos e as consequências do Mensalão.

    Lutemos, então, pela instalação da LEI DO VOTO FACULTATIVO!!!!

    Abs, Madeiro.

  • Artur Souza

    Ver Zé Dirceu condenado à cadeia (zum, zum, zum, tá faltando um) é ótimo e dá a sensação de que este país está mudando para melhor. Mas tem um preço, sim. De agora em diante, Dilma e seu chefe, Lula, só indicarão para o STF ministros “de absoluta confiança”, que sejam meros empregados do PT e de seus aliados, e atuem como advogados de defesa de corruptos que façam parte da corriola no poder. Gente de espinha encurvada, com pouco respeito pela profissão e pela própria biografia, como Ricardo Lewandoviski, Dias Toffoli ou, quem diria, Carmen Lúcia.

  • LUIZ OLIVEIRA

    Não sei se você já tomou conhecimento do site http://www.implicante.org . Lá tem um página com uma amostra dos ataques racistas dos petralhas contra o Ministro Barbosa no Twitter que é um coisa impressionante. Coisa do tipo Ku Klux Klan. Tem uma tal de Lúcia Rodrigues (pelo menos se autodenomina assim) que é a mais revoltadinha e barulhenta de todas. A dita cuja destrata o Ministro Barbosa de todas as formas possíveis, de modo abertamente racista, mas no caso de Lewandowski se refere a este nestes termos, “mas a gente tem o Lelê”! O Lewandowski é carinhosa e afetuosamente tratado por Lelê! Interessante que a tal Lúcia Rodrigues tem a foto do Dirceu em seu perfil. Cheguei a pensar no caso de o Dirceu, o homem das mil faces e disfarces, estar usando a alcunha de Lúcia Rodrigues no Twitter, para se disfarçar. Ou se tratar de uma seguidora bovina do Dirceu. Fui investigar. Na página da dona (https://twitter.com/LuPetralha ) o endereço é @LuPetralha (que orgulho hein? Agora os petralhas estão se orgulhando de ostentar tal título.) a mesma se define como “Mãe da Malu. Petista, feminista e militante desde 82. Faço parte da #Ondavermelha no twitter. Não sou formada em nada. Não deu tempo!” Não tem tempo para estudar, mas tem muito tempo para militar no Twitter e praticar racismo contra o ministro Joaquim Barbosa e atacar a todos que considera um estorvo contra o projeto de poder do PT.
    É a ética pluralista e multiculturalista dos companheiros petistas que não se conformam com a independência de Barbosa. A prática de racismo é crime e os delinquentes deveriam ser processados. Eis a página http://www.implicante.org/blog/o-racismo-petista-contra-joaquim-barbosa-no-twitter/

    Um abraço

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Amigo Enio Oliveira:
    Juro que não sou advogado e muito menos um expert no assunto,agora ao pedir que leia o artigo em alemão,COMO???aqui é uma brincadeira que faço contigo – não tem tradução em ARAMAICO???
    Coloquei uma dúvida e meu amigo ReynaldoBH me explicará laudas mais laudas e continuarei com a dúvida – colocar alguém na cadeia sem provas usando uma TEORIA – e caso a TEORIA demonstrar não bater com a realidade?
    Olha o STF ao longo da História do Brasil em inúmeras vezes mostrou que Deus também erra!
    “Desembargador se considera Deus,Ministro do STF é a própria Divindade” observações dos advogados.
    Grande abraço obrigado pela civilidade e respeito nas discordâncias,você assim como eu concorda que na discordância que nasce a sabedoria.
    Pedro Luiz

  • Enio Oliveira

    Pedro, infelizmente não existe tradução em Aramaico, mas se tivesse eu daria um jeito de ler. tudo se consegue quando se quer ! Não sei alemão, mas com a ajuda de amigos e do google tradutor, foi possível ler a matéria na íntegra ! Simples não ?

  • Eurico Marques

    Tem cego que enxerga mais longe do que quem tem olhos perfeitos. Todo mundo, mas todo o mundo mesmo sabe que Zé é o comandange em chefe da quadrilha. Este papo de prova concreta é o melhor argumento; bandido passa recibo de assalto? Bastava andar de ônibus em Brasília para saber onde q o quanto mandava e desmandava zéca diabo.

    Vai ser enjaulado. Sem essa de tribunal viviado. Deváiamos ser viciados em honestidade, e não em acretidar em vagabundos sindicalistas e seus comandados.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Enio Oliveira:
    Perdão,quis realmente fazer uma brincadeira sem maldade,falha minha e novamente desculpas.
    Quanto ao google tradutor sou uma nulidade em mexer nestas coisas – até meu filho ou filha me ensinarem.
    Grande abraço
    Pedro Luiz

  • AlexRio

    Tá tudo muito bem, pena q nesse país as coisas sejam só pra um lado. Só espero que partir de agora as coisas mudem de vez. Tinha que começar por algum lugar, ok então que se comece por esse, mas que isso vire o comum pra todo mundo.

    Ou alguém em sã consciencia acredita que FHC não tinha o “dominio do fato” da compra de voto de parlamentares para a emenda de reeleição? O mesmo “dominio do fato” que Freire e o PSDB querem aplicar a Lula nesse (é claro que os dois tinham conhecimento e deram o ‘niil obstat’)

    Espero que o “domínio do fato” (que vai destruir o direito constitucional no país, a presunção da inocência, e já está deixando empresários em pânico) seja usado daqui pra frente em tudo relacionado à vergonhosa politica nacional.

  • AlexRio

    Artur Souza – 13/11/2012 às 11:06 Seu comentaqrio pressupõe que só existem réus a serem julgados do PT?

  • Mairalur

    Cruzes, o que estão falando do ministro Joaquim! A maioria das ofensas é criminosa. Será que ninguém do STF vai tomar providências? No fim deste mês ele será o presidente da Corte. Merece respeito, já por isso, se mais não for pela impecável atuação no julgamento. Que vulgares e agressivos são esses petistas fanáticos, meu Deus.

  • Rosely

    Pena bem fajutinha! É semelhante à impunidade!
    PAra que SUBCOMANDOU esse esquema de desvios homéricos? Menos do que aqueles que operaram?

    Considera-se corrupção “crime pequeno”!
    Quantas pessoas morreram ou deixaram de ser atendidas pelo SUS, ou estão a espera na fila para iniciar o tratamento de câncer, etc etc, porque muuuuuuuito dinheiro tem sido desviado.

    Para os políticos que assaltam os cofres públicos ée fácil! Qualquer probleminha de saúde, correm para o Sírio Libanês em São Paulo!

    Claro, o dinheiro para a saúde de suas cidades foi desviado, mas seu lugar está garantido!

  • Corinthians

    Vendo os descalabros colocados aqui, sinto-me obrigado a replicar um comentário já feito em putro post.

    Não existem provas contra José Dirceu.
    Valério não confirmou que Dirceu era o mandante em seus depoimentos e testemunhos.
    Roberto Jefferson não confirmou que Dirceu era o mandante em seus depoimentos e testemunhos (nem vamos lembrar o “sai daí Zé, e sai rápido” prontamente atendido pelo pobre coitado).
    Silvinho “Land Rover” Pereira também afirmou que Dirceu era o chefe do grupo no esquema – aliás seu depoimento o fez se beneficiar da delação premiada, talvez o único que aceitou ser condenado por um crime que não existiu.
    A CPI do Mensalão, presidida por um petista e com ampla maioria governista não relatou que Dirceu era o principal mandante do esquema.
    Seu acessor e amigo Bob não retirou R$ 50 mil reais de dinheiro que havia sido transferido das contas que abasteciam o esquema.
    Ele não se encontrou com a operadora Katia Rabelo um dia antes do empréstimo do Rural.
    Coitado do Dirceu.

    Setti,
    Comemoro com você a prisão deste meliante. Infelizmente teve sim um preço. Até o momento foram comprovados desvios da ordem de R$ 55 milhões – um preço absurdo – e segundo a má língua (de Valério), chegariam facilmente à R$ 350 milhões. Um dinheiro que não mais veremos – portanto saiu caro esta prisão. Ainda mais vendo que boa parte das pessoas ainda acha que ética e moral são um defeito a ser combatido.

  • Enio Oliveira

    Pois é senhores, o que se vê é muita gente tentando dizer que o julgamento foi injusto, que estão perseguindo o PT, que é tudo uma conspiração da “direita raivosa”, etc…
    A verdade é que HOUVE sim o roubo e desvio de dinheiro público, que o Sr. Dirceu et caterva SÃO culpados e que inúmeros ilustres do PT ESTÃO envolvidos até o pescoço na falcatrua. Essa é a verdade nua e crua e que muitos petistas não querem ver…
    Se o PSDB tem mensalão, que seja julgado COM O MESMO RIGOR que o do PT, simples, é isto que nós, cidadãos honestos e que trabalham de sol a sol para pagar os inúmeros impostos desse país queremos.
    Pagamos caro por sermos brasileiros, essa é a verdade !

  • Artur Souza

    AlexRio – 13/11/2012 às 13:45. A resposta à sua pergunta é não. Releia o meu comentário e verá que eu me refiro ao “PT e seus aliados.” No caso do mensalão, isso inclui petistas (que comandavam o esquema, não vamos ser ingênuos), publicitários, banqueiros e políticos de outros partidos. Ou seja, aquilo que o STF chamou de “sofisticada organização criminosa.” Sofisticada coisa nenhuma, são trapalhões que deixaram provas contra si mesmos espalhadas por todos os lados.
    Mas eu quero, Alex, que essa faxina continue e o valerioduto mineiro de Eduardo Azeredo seja julgado com a mesma severidade.
    Só lamento que a CPI do Cachoeira tenha terminado antes da hora. Ela foi interrompida assim que começou a assustar os petistas e seus aliados.

  • toninho malvadeza

    ALMA LAVADA BRASIL !! Zé compre bastante ********,vc vai precisar na CADEIA.

  • Corinthians

    Enio Oliveira – 13/11/2012 às 17:49
    Assino embaixo.

  • Marco Balbi

    Saiu barato!

  • Luis

    De acordo com as leis e com a Justiça Zé Dirceu e a cúpula petista são corruptos. Para os menos letrados (o povão de modo geral) pode-se dizer que corrupto é o mesmo que ladrão!!!!

  • markito-Pi

    Ver o Zé em cana não me satisfaz completamente. Quando sair a pena para o larápio Waldemar Costa Neto, aí sim, comemorarei em grande estilo.

  • Denise

    Pena muito baixa. Com o recurso, poderá ficar somente 2 anos na cadeia. Marcos Valério não teria feito o que fez se não fosse Zé Dirceu e companhia.

  • Mario

    Li na Veja.com, que José Dirceu, o guerrilheiro de festim, que comandou a trama criminosa de compra de votos, visando a perpetuação do Partido dos Trabalhadores no poder, estará inelegível por no mínimo 18 anos e dez meses, período que compreende a pena imposta pelo STF, somada aos oito anos fixados na Lei da Ficha Limpa. Para satisfação dos que acreditaram na Justiça, o corrupto condenado por chefiar o mensalão, não poderá se candidatar a cargos eletivos pelo menos até 2031, quando já terá 85 anos. O Brasil agradece, penhoradamente.
    A defesa de José Dirceu aponta que Lula o considera como “um cidadão que lutou pela democratização do Brasil, pagando com o exílio”. Falso como uma nota de 3 reais. Lutou (em sentido figurado) pela implantação de uma ditadura comunista no país. Ou foi aprender democracia em Cuba, no seu curso de guerrilha? Ao voltar ao Brasil, escondeu-se no interior do Paraná e não participou da política, muito menos da luta armada, até a anistia. Enganou seus companheiros e a própria esposa, com quem teve um filho, e que não sabia com quem, realmente, estava dividindo o leito e a vida em comum.
    Merval Pereira, disse: a tentativa por parte de Dirceu de colocar-se como um grande brasileiro com “valor social” tem a ver com a possibilidade de anistia por parte da presidente da República, hipótese aventada para o fim do ano. Seria um acinte ao STF, um escândalo para a opinião pública e um reforço à percepção de que, no Brasil, quem tem amigos poderosos não vai para a cadeia.
    Dizem que o preço da democracia é a eterna vigilância. Contamos com jornalistas como você, Setti, Reinaldo e Augusto Nunes e a imprensa independente, para denunciar as verdadeiras tentativas de golpe contra nossas instituições, perpetradas pela alta cúpula do PT, conforme palavras do Ministro do STF, Ayres Britto.

  • Antonio Ribeiro Guimarães

    No Estado Democrático de Direito,a liberdade de um
    não pode adentrar na liberdade de outrem,nem física
    e nem econômica; os seus excessos cometidos preci
    sam ser cobrados pela justiça.E foi isso que STF
    fez: Cobrou criminalmente,dos desordeiros o que ti
    raram dos ordeiros. Fez Justiça com J maiusculo.

  • fpenin

    Todos os brasileiros decentes gostariam de ser o homem da bengala, Setti.

  • Nelson Coelho Filho

    LULA perante a Beleza da Revolução (Graças a Deus Existiu), todos sabemos, foi DEDO-DURO da “reba” de safados que queriam o tal do COMUNISMO ( Já imaginaram o BRASIL Tipo CUBA hoje ??? ).
    LULA ( VULGO ALI-BABÁ ) está fazendo hoje um cursinho com o professor MALUF, aprendizado de como continuar se safando.
    ZÉ DIRCEU covarde (fez plástica). Já na época assaltava Bancos e com dinheiro dos assaltos “fugiu do país, sem encarar a situação” e sabe-se como viveu lá fora. De onde vinha o Dindin ??
    Genoíno, espelha na fisionomia o GATO viralatas. GATÃO TROUXA, que rouba comida para os outros GATOS comerem mais que ele.
    Tof, Lewando, Carminha e Rosinha, deviam se solidarizar mais com os CONDENADOS e deveriam fazer GREVE de fome ou quem sabe, se APRISIONAREM cumprindo as penas dos VAGABUNDOS LADRÕES DE COLARINHO “SUJOS”.
    Ainda bem que existem os “Romanus” .. BARBOSAS, AYRES, AURÉLIOS, MELLOS, MENDES e FUXS (este de uma performance maravilhosa, entendido e ao qual presto minha grande admiração).
    CADEIA para os comandados pelo ALI-BABÁ (que um dia ainda cairá do Cavalo).

  • Norma Reis

    Em fim uma esperança que este país pode fazer diferente.Estou muito contente com o resultado.Acredito no STF,porém só vou crer verdadeiramente quando ver todos os condenados realmente cumprindo suas penas sem que existam aquelas “saídas” da justiça que acabam com valor do julgamento e dando a sensação sempre que se morre na praia.
    Me deixa pasma também,como pode o maior beneficiário pelo caso estar isento de qualquer julgamento.É no mínimo fazer pouco da inteligência do brasileiro.Todos sabemos que o ex-presidente Lula não é nenhum “bobo da corte”.
    Quando vamos chegar lá???????????