MENSALÃO: firmeza do Supremo no julgamento do caso vira radicalmente os números da nossa enquete sobre a confiança no tribunal. Ainda há tempo de votar. VOTE!

Ministro Joaquim Barbosa, em sessão do julgamento do mensalão, no STF (Foto: Gervásio Baptista / STF)

No plenário do Supremo Tribunal Federal, em primeiro plano, o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão na Corte (Foto: Gervásio Baptista / STF)

Amigas e amigos do blog, a confiança dos leitores desta coluna em relação ao Supremo Tribunal Federal era mínima quando, no dia 2 de agosto, data do início do julgamento do mensalão, pusemos no ar a nossa 35ª enquete desde que o blog foi lançado, a 13 de setembro de 2010.

À pergunta sobre qual era o grau de confiança de que o Supremo realizasse um julgamento isento do mensalão, nos primeiros dias de votação mais de 80% dos leitores escolhiam as opções “baixo” ou “nenhum”.

Com o desenrolar do julgamento, os números e percentuais foram mudando.

Mesmo assim, quase um mês depois — no dia 30 de agosto — os números e percentuais indicavam, majoritariamente, desconfiança no Supremo.

Ministros Luiz Lux, Carmem Lúcia e Joaquim Barbosa, em sessão do julgamento do mensalão, no STF  (Foto: Gervásio Baptista / STF)

Ministros  Joaquim Barbosa, Carmem Lúcia e Luiz Fux, em sessão do julgamento do mensalão, no STF (Foto: Gervásio Baptista / STF)

A votação no dia 30, quando fizemos um segundo post chamando para a enquete, indicava:

Grau de confiança “muito alto”: 5%, com 197 votos.

Alto: 9%, com 349 votos.

Médio: 25%, com 916 votos.

Baixo: 34%, com 1.264 votos.

Nenhum: 27%, com 999 votos.

Total: 3.738 votos

Mesmo se considerarmos um grau de confiança “médio” como positivo para o tribunal, a soma de “muito alto”, “alto” e “médio” estava longe de chegar à metade dos votos: 34%

Hoje, até segundos atrás, o quadro era bem diverso. Confiram:

Grau de confiança “muito alto”: mais que dobrou, indo de 5% para 11,0%, com um total de 703 votos.

Alto: dobrou dos 9% a 30 de agosto para 18,0%, com 1.078 votos.

Médio: era de 25%, manteve-se estável, com 24,0% e 1.477 votos.

Baixo: caiu dos anteriores 34% para 26,0%, com 1.565 votos.

Nenhum: caiu dos anteriores 27% para 21,0%, com 1.284 votos.

Total de votos: 6.131

Soma de “muito alto”, “alto” e “médio”: saltou de 34% para 53%.

AINDA É TEMPO DE VOTAR.

VOTE NO NOSSO ESPAÇO PARA ENQUETES, À DIREITA DESTE TEXTO, MAIS ABAIXO.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

38 Comentários

  • julio

    muito alto

  • Paulo

    Estou confiante os Juízes ate agora estão corespondendo a expectativas da nação, infelizmente tem alguém sempre no grupo que faz opção pela corrupção mais será voto vencido e eu espero que o povo não se esqueça desta pessoa.

  • Howard França

    ESTOU CONFIANTE NO SUPREMO, JOAQUIM BARBOSA MOSTROU A RAÇA DO BRASILEIRO E COMANDA ESTA VOTAÇÃO COM FORÇA E DIGNIDADE, VIVA O SUPREMO, VIVA O BRASIL.

  • Osvaldo Aires Bade - Comentários Bem Roubados na "Socialização"

    VAMOS APOIAR O SUPREMO-STF!!!
    Um manifestação fresquinha! Cidadãos, ajudem a divulgar! Nossa meta é 20 milhões de assinaturas.
    Abraço a todos e parabéns!
    BRASIL!!!
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=mensalao

  • Carlos miranda

    Estou muito preocupado com este nucleo sendo julgado. A volta atras do voto da Rosa Weber me deixou bem desconfiado que vai ser neste item que a populacao ira se decepcionar…

  • Sandra Maria Malucelli Moro

    Eu confio no Supremo que o povo brasileiro quer castigar os mensaleiros,principalmente agora que o procurador Roberto Gurgel exigiu investigar o envolvimento do Lula,segundo Marcos Valério.Que Deus ilumine os ministros nos julgamentos e que a impunidade não prevaleça sobre a justiça.

  • Darci Aparecido lourenço

    E A OPORTUNIDADE QUE TEMOS,DE MUDAR O RUMO DA HISTÓRIA, E O PT NÃO TEM COMO CONTINUAR NO COMANDO DO PAIS POR MAIS TEMPO, JÁ MOSTROU PRA QUE VEIO!!!

  • Marie

    médio por conta do Toffoli que não deveria estar lá…

  • Graziella Marraccini

    O Brasil assiste a algo inedito que parece dar inicio a um periodo de transparencia em materia de justica. Mas quem será realmente punido? Quem ira para a cadeia? Vou esperar para ver, e entao saberei se a justica foi feita!

  • Marcelo Jacobucci

    Ninguém do núcleo político do mensalão (José Dirceu, João Paulo Cunha e José Genuíno)ficará na cadeia. E o maior beneficiário desses crimes, o Lula, nem sequer será investigado.
    Na República das Bananas, nos habituamos de tal modo com a impunidade, que um pouquinho só de punição, e ainda que afete apenas os criminosos menores, “mequetrefes”, já basta para deixar o povo surpreso e até satisfeito.

  • Chico Acácio

    Tirando o Joaquim Barbosa e mais uns tres. O que resta nada mais é que; MARIONETE do Sr LULA.

  • Dexter

    Desde o dia que a enquete foi ao ar eu votei na alternativa Alto grau de confiança. E expliquei .
    Não sei se foi raiva ou esperança, ou ambas.
    Obrigada.

  • João Bosco lopes

    A prosperarem, as punições que resultarão do julgamento em curso no Supremo, deverão estabelecer um novo patamar no nível de tolerância às práticas danosas e iníquas perpetradas por corruptos e corruptores no Brasil. Estejamos atentos e vigilantes.

  • Antonio Figueiredo

    Essa firmeza do Supremo no julgamento do mensalão virando radicalmente os números da enquete sobre a confiança no tribunal, serve para mostrar no mínimo duas coisas: o poder do povo quando manifesta a sua opinião e nesse caso o desagrado com as coisas como estavam antes e que a população deseja justiça, procedimento moral correto e respostas concretas das instituições estatais encarregadas de fiscalização e correção do rumo do País.

  • Alexandre

    O judiciário tem se mostrado o local onde toda a sujeira é limpa, ou seja, faz-se o que quiser rouba, mata, trafica droga, que lá no judiciário, tendo dinheiro tudo se resolve. Vamos ver se no caso do mensalão essa história muda, de forma que culpados sejam punidos (prisão e devolução de dinheiro desviado dos cofres públicos)…; abrindo caminho para que os criminosos, principalmente os de colarinho branco passem a temer a justiça.

  • Leandro

    Só acredito se José Dirceu for condenado. Aí, somente aí, vou “começar” a achar que esse país ainda tem esperança.

  • roberto patella

    O poder de decisão é prerrogativa dos juízes que supostamente são doutores em leis e em direito. Porém meu conceito sobre o STJ é baixo, pois ao longo dos anos, estranhamente o que temos visto são decisões claramente dirigidas a interesses pessoais ou ideológicos. Acredito que o clamor popular na imprensa e redes sociais tem influenciado as decisões tomadas no julgamento do mensalão até agora. Se continuar assim, certamente mudarei meu conceito sobre essa instituição.

  • Jotaga

    Eu votei e não acrediava na eficácia do Supremo. Se a votação fosse hoje, meu voto seria diferente. Pensando bem, vamos aguardar, ainda falta a cúpula petista. Ai o bicho pega.

  • Maria Danielly

    O nome do Ministro é Luiz Fux e não Lux…
    Lux é sabonete que deixa tua pele mais hidratada, o Ministro Fux faz outra coisa! 😉

  • DERIK SILVA

    Só se tornará confiável se condenarem à pena máxima, porque a mínima já prescreveu para todos os crimes. isso pode ser um drible a opinião pública.

  • Edivaldo Souza

    Acredito que apenas agora, com a entrada da “gangue política”, poderemos avaliar e descobrir qual o real objetivo do julgamento. Com Lewandowski e Toffoli agindo como verdadeiros defensores, só nos resta acreditar no caráter dos demais.

  • JOSÉ CARLOS WERNECK

    Setti,
    Muito oportuna sua iniciativa.
    Eu mesmo vou mudar minha opção de “Nenhum”,para “Alto”,esperando optar até o final do julgamento para “Muito alto”.
    Mas como já vi tanta coisa nestes 43 anos de jornalismo e 35 de advocacia,prefiro aguardar.

  • RONALDE

    Quem está votando no patamar baixo e médio, ou não está acompanhando o julgamento, ou não entende o que está acontecendo.

  • Artur Souza

    Ué, Ricardo, mas você tem que dar aos eleitores iniciais da enquete a chance de reavaliar o voto. Poucos imaginariam que os juízes do STF fossem tão independentes e desassombrados. Eu, que tinha um grau “médio” de confiança, com receio, principalmente, dos cambalachos de Lewandowiski e Toffoli -receio, de resto, justificado – agora votaria num grau “alto”. Com as duas exceções citadas, viva o STF!

    É possível votar de novo. A cada vez que você desliga o computador, quando religa e volta à home do blog, a possibilidade está reaberta.

    Tente para ver como funciona.

    Abraço

  • Ismael

    Dou a mão à palmatória e fico com a opinião de Dora Kramer “Talvez o erro crasso do PT tenha sido acreditar que o Brasil era pior do que de fato é”

  • STen do EB

    Vamos aproveitar as eleições e fazer a nossa “PRIMAVERA DEMOCRÁTICA” não votando nos políticos do PT, desta forma mandaremos Lula e companhia para o lixo da história…………

  • Noelia Alves Pessoa

    Eu nunca achei que o atual Supremo não merecesse minha confiança.Também confio muito em Gurgel e no Ministério Público. O BRASIL MUDOU SIM, E MUITO. Em passado bem recente, não dava para confiar.
    Antes, Procurador da Republica era chamado pela imprensa de Engavetador da Republica. Collor foi inocentado pelo Supremo da época, sob a alegação de que não havia provas. Hoje, isso não cola mais. E a exaustivamente noticiada compra de votos de parlamentares para a aprovação da emenda de reeleição que favoreceu diretamente a FHC, POR MAIS QUE A IMPRENSA GRITASSE, não impediu que êle fosse reeleito inclusive com meu voto.
    Agora é diferente. PF investiga, MP acompanha e denuncia, GURGEL dá a devida continuidade e emcaminha ao Supremo que faz o que está fazendo.
    Tudo isto, em plena ERA LULA / DILMA. As instituições estão funcionando melhor. Quando acabar este mensalação, chegará a vez do PSDB?
    Comprar voto de parlamentaR PARA EMENDAR A CONSTITUIÇÃO COM A REELEIÇÃO, NÃO É AMEAÇA A
    DEMOCRACIA ? PF, PGR e SUPREMO continuarão competentes e independentes OU TUDO VOLTARÁ A SER COMO ANTES NO QUARTEL DE ABRANTES, como dizia minha avó?

  • Noelia Alves Pessoa

    Nunca antes na história deste país a corrupção foi tão desnudada e pelo visto, tão condenada.
    Nunca tive tanto orgulho como agora, das indicações feitas pelos dois últimos presidentes LULA e DILMA.
    Parabéns Brasil.

  • Ricardo Magalhaes

    “É possível votar de novo. A cada vez que você desliga o computador, quando religa e volta à home do blog, a possibilidade está reaberta.

    Tente para ver como funciona”

    Caro Setti, não funcionou, reinicei a maquina mas não apareceu onde eu pudesse atualizar o meu voto.

    Puxa, Ricardo, que pena. Então o nosso sistema “leu” o IP e não permitiu o segundo voto. O curioso é que com o meu computador, como leitor “normal”, permite que eu vote mais de uma vez.

    Lamento. Vou ver se há alguma forma de permitir mais de um voto por IP, mas provavelmente o sistema todo do site de VEJA está programado dessa forma.

    Se houver novidades, eu aviso você.

    Abraço

  • João Fonseca

    O nível médio estar em bom tamanho, porquê, dos juízes que estão julgando o Mensalão, só tem como destaque profissional o Ministro Joaquim Barbosa, que realmente honra a toga que enverga. Porém, existem Juízes focados na defesa dos Réus doque na condenação. Isso é uma vegonha para o STF, a corte máxima que deveria ser totalmente imparcial…

  • João Fonseca

    O julgamento do Mensalão para merecer a nota muito alta tem que no mínimo condenar o pai do Mensalão, o ex-presidente Lula…

  • luiz fernando de souza

    na minha modesta opinião, esse julgamento não vai vira nada,país dos corruptos, manipuladores, salafrarios, e continuam morando no mesmo planeta…….

  • Neuza Maria Spínola(Poetaminas)

    Eu tinha medo de acreditar, mas tinha esperança de que o Brasil ainda pudesse mostrar um pouco de moralidade. Agora estou feliz, pois além do julgamento ter sido feito com toda isenção, ainda estão abrindo o processo contra o Lula, que é o principal perigo nesta história. Ele não podia ficar de fora, pois foi o presidente que mais enriqueceu a família, em todos os tempos. Nenhum outro foi tão corrupto. Hoje tenho mais confiança nos juízes do Supremo, principalmente porque o Ministro Joaquim Barbosa tem se mostrado um homem impoluto. Parabéns, Ministro! Finalmente vamos moralizar este país.

  • Paulo Lemos

    Se não houver condenação, principalmente dos mandantes no topo da pirâmide, pode ter certeza que o Brasil sai para as ruas…

  • antonio crosatti

    Estou bastante confiante na imparcialidade do nosso Colendo STF, analizando as provas e condenando até mesmo por índicios os culpado. Espero que a justiça não siga a linha da legislação penal brasileira, que é igual à chuva, molha os picos e enchaca as baixadas. Assim, espero a condenação dos líderes dessa quadrilha.

  • Cleber Tobias

    O STF não tem competência em 1 estância para julgar a quadrilha do Mensalão! Os criminosos terão que recorrer a corte internacioanl. E certamente, a Jus tupiniquim terá que rever a decisão. Será um vexame.
    Veja Art.102 da CF/88. Qual do acusados ocupam estes cargos? Logo. Parabéns STF.

  • Jarvik

    Ora Cleber, o STF é mais do que legítimo para julgar e condenar estes mensaleiros, e principalmente os políticos. Afinal quem indica, sabatina e aprova os ministros para o STF é exatamente a classe política. Sendo que entre os atuais, mire, alguns foram indicados exatamente pelo próprio Lula.

  • rogerio

    Acreditar na seriedade da justiça brasileira só se a gente acreditar também no Papai Noel e no Coelhinho da Páscoa.
    Este é o país da hipocrisia. Se faz de conta que existe justiça, que existe democracia, que existe polícia, enfim, é tudo para inglês ver.